ROBOMANIA PINGUIM
AQUAPENGUIN ROBOT
English:
http://www.technovelgy.com/ct/Science-Fiction-News.asp?NewsNum=2248
Video: http://www.youtube.com/watch?v=L5JHMpLIqO4
Alemães criam pinguim robô com comportamento realista. Da próxima vez que você ver um pinguim no zoológico, fique atento: ele pode não ser o que aparenta. A Festo, uma empresa alemã especializada em sistemas de controle e automação industrial, desenvolveu um pinguim robô capaz de reproduzir com precisão os movimentos de seu "primo" na natureza.
O "AquaPenguin" se locomove com naturalidade através da água. De relance é fácil confundir seus movimentos com os de um pinguim de verdade, não fosse o detalhe dos olhos que brilham em azul. Não contentes com os resultados, os engenheiros resolveram dar um passo além e criaram o "AirPenguin": uma versão maior e mais leve que usa os mesmos princÃpios para se mover pelo ar, como um dirigÃvel inspirado na natureza.
Fonte: Terra - 28/09/09.
Leia mais:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3998022-EI8328,00-Alemaes+criam+pinguim+robo+com+comportamento+realista.html
VÃdeo: http://www.youtube.com/watch?v=L5JHMpLIqO4
TRANSFORME-SE EM MÚSICO
O site francês Incredibox (http://www.incredibox.fr/) permite que você faça música em apenas alguns cliques; você escolhe voz, percussão, efeitos sonoros e instrumentos e ainda vê uma animação.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo – 30/09/09.
"HANSEL & GRETEL" (2007)
PIL-SUNGYIM
Coisas legais que você só acha na web. A velha fábula de João e Maria (as crianças que se perdem na floresta e acham uma casa feita de doces) recontada como filme de suspense.
POR QUE É LEGAL?
Visualmente impressionante, o filme sul-coreano inverte a lógica do conto: aqui, as crianças não são as vÃtimas, mas as vilãs (e são três, duas irmãs e um irmão).
http://filmescomlegenda.blogspot.com/2009/02/hansel-gretel-hansel-gretel-2008-dvd.html
http://vodpod.com/watch/1171695-hansel-gretel-2007
Meu Espaço – Só Baixando - Fonte: Folha de S.Paulo – 28/09/09.
CONCURSO/DESAFIO FACEBOOK
O Facebook prolongou o prazo para que desenvolvedores participem do concurso Desafio Facebook de Aplicativos. Os interessados têm até 19 de outubro para fazer as inscrições. Veja mais detalhes em http://www.facebook.com/desafiofacebook.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo – 30/09/09.
ESTÃ NO YOUTUBE
O YouTube, o site de vÃdeos mais popular da internet, recebe diariamente uma média de 365 000 novos filmes. São vinte horas de imagens por minuto. Em um mês, pelo menos 400 milhões de pessoas visitam o site. A diversidade de temas é tão grandiosa quanto os números. Em meio a esse universo de vÃdeos, tem de tudo. VEJA.com elegeu cinco vÃdeos em cinco categorias: curiosos, úteis, inúteis, populares e informações erradas. Nesta última estão alguns vÃdeos dedicados a ensinar procedimentos de primeiros socorros, que foram duramente criticados por médicos.
Entre os destaques:
• Como montar o cubo mágico
• Como clonar o molho do Big Mac
• Como fazer um bebê parar de chorar
http://veja.abril.com.br/ciencia-tecnologia/o-que-podemos-aprender-desaprender-youtube/index.shtml
Katia Perin - Veja.com - Fonte: Veja - Edição 2132.
O FUTURO DA IMPRENSA?
O site Gizmodo (http://gizmodo.com/5370252/apple-tablet-to-redefine-newspapers-textbooks-and-magazines) noticiou que a Apple negocia com o "NYT" a adatação das edições para "um novo aparelho", o "tablet", mistura de celular e notebook que "vai redefinir os jornais". E que a Microsoft já prepara um concorrente (http://gizmodo.com/5365299/courier-first-details-of-microsofts-secret-tablet?skyline=true&s=x).
Toda MÃdia (http://www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) - Nelson de Sá - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/10/09.
BANCA DE REVISTAS
O Google Books disponibilizou edições da revista "Life" dos anos 1930 aos 1970 (http://books.google.com/books?id=R1cEAAAAMBAJ&source=gbs_navlinks_s#all_issues_anchor); há capas como esta, de 1971, com Paul McCartney e Linda, sua mulher à época.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo – 30/09/09.
PODER DA INTELIGÊNCIA COLETIVA VAI AUMENTAR
"Ainda estamos na infância da cibercultura", afirma o filósofo francês Pierre Lévy, 53. Para ele, as principais transformações sociais provocadas pela tecnologia ainda estão por vir. Foi esse o tema central de seu livro "Cibercultura" (editora 34, 264 págs., R$ 38) lançado no Brasil há dez anos e que até hoje aquece discussões sobre os rumos da cultura digital. Para celebrar o aniversário da tradução brasileira, acontece em Santos, o evento Cibercultura 10+10 (http://www.cpflcultura.com.br/post/cpflcultura-apresenta-pierre-levy-e-gilberto-gil-em-evento-de-cibercultura). Além de Lévy, estará também presente o ex-ministro e músico Gilberto Gil.
Carlos Minuano - Fonte: Folha de S.Paulo – 30/09/09.
ENTRE O CÉU E A TERRA
O internauta que usa a rede mundial de computadores para encontrar endereços bem humorados certamente já se deparou com o site ou Twitter que leva a assinatura de O Criador. Com mensagens extremamente engraçadas sobre o surgimento da Terra e o futuro da humanidade, o personagem se transformou em um dos mais cultuados da internet neste ano.
Por trás das tiradas e da enigmática alcunha de Criador do Céu e da Terra está o estudante de direito Leo Cardoso, de 23 anos. O alagoano criou o perfil por enxergar toda a questão divina como uma grande corporação.
"Eu penso o universo como uma empresa, que, por ter muitos usuários, tem, também, muita reclamação (através de reza, oração, preces...). Fundei, então, a Totalidade do Universo Corporation e abri o canal de atendimento para retirar dúvidas, aceitar sugestões e para que os usuários do mundo possam reportar os erros encontrados na criação. Em tempo de web 2.0 Deus não poderia ser só onipresente, onipotente e onisciente, tinha que ser online", afirma ele, que também é colaborador de outros veÃculos de comunicação, entre eles a Revista M... (http://www.mcorporation.com.br/) e os sites http://www.idearator.net/ e http://www.playstation.com.br/.
Como o Todo Poderoso, Leo administra dois endereços eletrônicos: o SAC Divino (http://www.sacdivino.org/) e o Twitter do Criador (http://www.twitter.com/oCriador). No primeiro, de maneira ampla, ele aconselha os internautas que mandam dúvidas sobre os mais diversos assuntos. No segundo, solta pequenas pÃlulas bem humoradas que envolvem assuntos entre o céu a terra. "O Twitter surgiu basicamente para que eu divulgasse o ‘Serviço de Atendimento ao Consumidor do Criador’", diz Leo.
De acordo com o criador do Criador, poucos internautas demonstraram insatisfação por ele brincar com um assunto que, para muitos, é tão sério.
"O pessoal gosta da brincadeira, eles entendem que não é uma falta de respeito a qualquer religião. É uma sátira com um ser invisÃvel, que mora nas nuvens, que pode tudo, sabe de tudo e está em todos os lugares. As reclamações que chegam sobre as brincadeiras com Deus são muito poucas e, geralmente, eu respondo com um ‘muito cristão da sua parte me julgar, não é? nos vemos no inferno’", afirma ele, que não segue nenhuma religião. "Minha famÃlia é católica. Eu ainda não conheci nenhuma religião com que concordasse. Acho impossÃvel, inclusive, existir um Deus nos moldes de qualquer religião que eu conheço. Talvez tenha uma por aà com que eu concorde, mas ainda não fui apresentado."
As piadas que fazem sucesso na internet são, segundo o próprio criador dos endereços, criadas ao longo do dia, durante a rotina que ele normalmente tem. "Atualizo nos meus momentos de lazer e penso nas tiradas no momento de ócio", comenta.
E, embora não tenha problemas em assumir sua personalidade para entrevistas como esta, Leo não pretende deixar claro no site ou Twitter quem está por trás do Criador.
"Eu não vou escrever pelo http://www.twitter.com/oCriador dizendo quem sou, acho que vai perder a graça da brincadeira. Mas, se alguém tiver curiosidade e for atrás vai me achar", afirma ele que, além da diversão, consegue ganhar dinheiro com algumas ferramentas de seu site.
Leo Cardoso
Em Maceió (Alagoas), o internauta é bolsista do setor de Cooperação Internacional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Além disso, escreveu (em parceria com o blog Sedentário & Hiperativo) o primeiro livro interativo da blogosfera brasileira, "O Comedor de Lixo" (disponÃvel em http://www.sedentario.org/colunas/o-comedor-de-lixo).
PÃlulas
No microblog, O Criador posta mensagens como: "Adão e Eva, quase brasileiros: não tinham o que vestir, apenas uma maçã para comer, sem casa para morar e a certeza que estavam no ParaÃso", "O que é o que é: Começa com GO, sabe de tudo e está em todos os lugares? GOD! E vai para o inferno quem disse Google", ou ainda "Na escola fundamental de Jerusalém, há 2000 anos: João? Presente! Pedro? Presente! Jesus? Onipresente!"
Entrevistas
Até o momento, programas como "Atitude.com" (TV Brasil), "TV Fama" (Rede TV!) e "Programa" do Ratinho foram alguns que já citaram a existência do site e do perfil no Twitter do Criador.
Ganhar dinheiro
No Twitter, Leo Cardoso costuma escrever algumas coisas sob encomenda. "Eu dou tuitadas (jargão usado para uma nova postagem no Twitter) pagas sim, mas é que tento deixar no contexto das piadas, às vezes o pessoal nem percebe", conta ele. No site, a remuneração surge através dos banners espalhados pela home.
Blog de Papel - Rodrigo Soares – Fonte: O Tempo – 01/10/09.
MOBILIDADE – DEPOIS DO MICROBLOG, SURGE O MICROVÃDEO
Simplesmente há coisas na vida que ficam melhores com um acompanhamento visual, como apresentações de negócios, aulas de culinária ou um seminário sobre teoria do cinema. Segundo Ray Flemings, diretor-executivo da Particle Brand, as atualizações de status postadas no Twitter e no Facebook devem ser incluÃdas nessa lista. A empresa dele, sediada em San Francisco, criou um serviço chamado Robo.to (http://robo.to/) que permite aos usuários postar vÃdeos de quatro segundos que funcionam como atualizações de status visuais.
"Nós já sabemos o que eu estou fazendo, mas qual é a imagem disso?", indagou ele. A ideia por trás da plataforma é simples. Além dos microvÃdeos, que podem ser filmados por meio de uma webcam ou de uma câmera de telefone celular e transferidos para a rede via Facebook e Twitter com o acréscimo de algumas linhas de texto, o Robo.to foi pensado para ser um cartão de visita on-line ou um "hub" (centro de distribuição) que hospeda informações na internet sobre a identidade de um indivÃduo. Isso ajuda a distinguir esse serviço dos demais serviços de microvÃdeo como o 12seconds (http://12seconds.tv/).
Apesar de a ideia poder interessar mais aos usuários aficionados por internet, capazes de transmitir on-line todos os detalhes de suas vidas, do que, por exemplo, a sua mãe, o serviço vem ganhando um número razoável de seguidores desde que saiu da versão beta (de testes) em agosto, atraindo mais de 100 mil novos membros.
Não atrapalha em nada o fato de o cantor pop Justin Timberlake, um dos principais investidores da empresa, também estar participando ativamente do site, postando diariamente vários vÃdeos de atualização. Mas, como afirmou Flemings, "nós não estamos tentando criar o próximo grande destino da internet". Em vez disso, a ideia é suplementar o dilúvio de mensagens que trafegam pelas redes sociais, acrescentando a elas contexto e informações que podem eventualmente se perder em meio à enxurrada, disse ele.
Por exemplo, depois da explosão de raiva de Kanye West durante a premiação do MTV Video Music Awards deste ano, tanto o Twitter quanto o Facebook ficaram inundados de depoimentos sobre o assunto. Mas como era a imagem por trás dessas respostas? A fim de responder a esse tipo de pergunta, a empresa irá lançar um novo dispositivo chamado "TV Mode" que permite aos usuários ver todos os vÃdeos cujo conteúdo esteja associado a uma determinada palavra-chave ou a uma "hashtag" especÃfica.
Flemings descreveu o mecanismo como sendo semelhante ao "Twitter Search" (mecanismo de buscas) ou ao "trending topics" (assuntos que são mais falados) do mesmo site, porém com o acréscimo de microvÃdeos. Ele espera que isso possa ajudar os usuários "a assistir à s conversas enquanto elas se desdobram em novas formas".
Anteriormente, os usuários podiam acompanhar apenas as atualizações de pequenos vÃdeos que eram postadas por um único usuário ou por toda a comunidade, apelidada de Statusfera, e sem a possibilidade de se aprofundarem em um tema especÃfico. Embora, no momento, o serviço seja gratuito, a empresa irá considerar cedo ou tarde o lançamento de contas premium ou a realização de parcerias com empresas e negociantes que pretendem hospedar promoções patrocinadas.
"Se considerarmos esse nosso serviço, tudo está ainda muito no começo. Mas, com os vÃdeos de pequena duração, esperamos introduzir um método totalmente novo de comunicação", disse ele.
Eventos On-line – Acontece na Internet – Jenna Wortham – NYT – Traduçãode Fabiano Fleury de Souza Campos - Fonte: Folha de S.Paulo – 01/10/09.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php