ROBOMANIA ÁRABE
IBN SINA ROBOT
English:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1249663/Air-passengers-stunned-joined-talking-robot.html
http://news.cnet.com/8301-17938_105-10391357-1.html
Robô que fala árabe viaja de primeira classe para Riad.
Passageiros que iam embarcar em um voo da Emirates Air foram supreendidos com um companheiro de viagem para lá de singular: trata-se de Ibn Siba, o primeiro humanoide que fala árabe. E que, como eles, iria viajar de Dubai a Riad - e de primeira classe.
Percorrendo os corredores do aeroporto internacional de Dubai como qualquer outro viajante, o robô Ibn Siba atraiu olhares por onde passou em sua cadeira de rodas. Um de seus "pais" o acompanhou na viagem, o cientista Nikolaos Mavridis, que de acordo com notícia publicada no El País, trabalha na Universidade Tecnológica dos Emirados Árabes Unidos.
O robô foi levado a Riad para "assistir" a um congresso de tecnologia no qual seria a estrela, e o traslado não foi fácil. Para que Ibn pudesse viajar, foram necessários numerosos trâmites a fim de garantir sua segurança.
Ibn Sina, que foi apresentado ao mundo no ano passado, pode gesticular, entender palavras em árabe e é capaz de manter um diálogo. Ele tem inclusive uma conta na rede social Facebook - e seu criador espera que o perfil ajude a fazer diminuir a resistência das pessoas em interagir com um robô.
O humanoide foi batizado como Ibn Sina em homenagem ao célebre cientista persa autor do famoso Cânone de Avicena (ou Cânone da Medicina), um recompilação de todos os conhecimentos médicos existentes no século XI.
Os criadores do robô já preparam sua comercialização. Eles propõem que Ibn Sina seja utilizado como recepcionista em empresas ou estabelecimentos comerciais, como já ocorre em alguma companhias do Japão.
Fonte: Terra - 09/02/10.
Veja mais:
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1249663/Air-passengers-stunned-joined-talking-robot.html
http://news.cnet.com/8301-17938_105-10391357-1.html
JOGO DA ÁFRICA - DARFUR IS DYING
Dá uma ideia de como é o cotidiano dos mais de 2,5 milhões de pessoas que sofrem com o caos no Sudão. Copmo elas, você é um refugiado que tem de se desdobrar para conseguir água, comida, remédios e abrigo. Tudo isso fugindo fas milícias genocidas - que, na vida real, já mataram 400 mil pessoas.
Confira: http://www.darfurisdying.com/.
Fonte: Super Interessante - Edição 275.
BLUE MONK
Uma das obras-primas do pianista de jazz Thelonious Monk (1917-82), a canção foi registrada, no final dos anos 1950, para a série de TV "The Seven Lively Arts". Enquanto Monk toca, outro expoente do jazz, Count Basie, o observa. Disponível no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=CP5rfAMJGcE&feature=youtu.be&a).
Fonte: Folha de S.Paulo – 14/02/10.
APENAS UM BOTÃO
"One Button Bob" é um game (ao estilo "Pitfall") no qual, como o nome indica, você tem apenas um botão (o esquerdo, do mouse) para comandar seu boneco; mas você vai se espantar com quanta coisa dá para fazer com um só botão...
Confira: http://armorgames.com/play/5286/one-button-bob.
Fonte: Folha de S.Paulo – 15/02/10.
BLOG DO CLÓVIS: "DISFARCE NÃO É FANTASIA"
No ‘Blogs do Além’ desta semana, o museólogo e carnavalesco Clóvis Bornay apresenta algumas alternativas simples e eficientes para o folião não passar desapercebido pelo carnaval e conquistar muitos pontos no quesito originalidade. “Não é preciso apelar para clássicos como pierrô, odalisca, salva-vidas ou enfermeira”, garante Clóvis.
Entre as opções mais práticas, está a fantasia PMDB, “Use qualquer coisa e componha com qualquer bloco que estiver pela frente”, resume. Para as mulheres mais ousadas, uma alternativa é a fantasia Twitter: “Resuma sua mensagem em um microbiquíni e atraia milhares de seguidores”.
Confira outras dicas imperdíveis no blog do Clóvis Bornay: http://blogdobornay.blogspot.com/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital - Edição 583.
NA REDE - SITES AJUDAM A APROVEITAR BEM O TWITTER
Uma lista de dez ferramentas organizada pelo blog Mashable dá dicas para organizar a sua conta de Twitter e não se perder entre os seguidores.
O Tweepler (http://tweepler.com/) é uma delas. O programa ajuda a decidir se você deve seguir aquele contato que passou a seguir o seu perfil.
Já o http://twitoria.com/ descobre quais dos seus contatos não está mais postando com frequência.
Veja a em http://mashable.com/2009/06/09/organize-twitter/r.
Amanda Demetrio - Fonte: Folha de S.Paulo – 17/02/10.
BRAZIL.COM É VENDIDO POR US$ 500 MIL
O endereço http://brazil.com/ foi negociado no ano passado por US$ 500 mil, um dos valores mais altos obtidos por um domínio na internet em 2009, segundo monitoramento da empresa Sedo, de compra e venda de domínios. O endereço está registrado em nome da companhia Domains by Proxy e, atualmente, a página tem apenas classificados, sem nenhum conteúdo específico.
A Sedo afirma que, no ano passado, houve uma maior procura por endereço de regiões geográficas.
http://russia.com/ e http://sudan.com/, além de brazil.com, aparecem entre os que atingiram maior valor nas negociações em 2009.
"Isso é muito provavelmente um indicador de que mais dessas vendas devem ocorrer em 2010, à medida que os investidores globais continuam a expandir seu alcance de mercado aos domínios de países específicos", afirma a Sedo, em estudo trimestral sobre as transações nesse setor no ano passado.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo – 15/02/10.
CIBERALUNO
Internet, celulares, computadores, laptops. Parece impossível imaginar a vida moderna sem essas palavrinhas. A tecnologia está presente em praticamente todas as etapas da nossa vida -do lazer ao trabalho- e também pode ser de grande ajuda na educação.
Além dos inúmeros dispositivos eletrônicos que podem facilitar a vida do aluno na volta às aulas -a Folha selecionou dez deles - há diversos sites que complementam o aprendizado.
Foi-se o tempo em que era necessário o estudante ter muitos programas no computador. A palavra de ordem é mobilidade. Com uma conexão de internet, o aluno pode ter acesso a vários endereços que auxiliam nos estudos.
A organização de horários, metas e objetivos escolares se torna muito mais fácil com o uso do Mindmeister (http://www.mindmeister.com/), que permite salvar notas e arquivos de organização pessoal, além de possibilitar o compartilhamento dos documentos.
O Google Docs (www.docs.google.com) ajuda nas mais essenciais tarefas do mundo acadêmico: criar e editar textos, planilhas e apresentações. A vantagem é que você pode acessá-los de qualquer local e a edição é permitida por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Para pesquisas, uma referência é a Wikipédia (http://www.wikipedia.org/), enciclopédia livre que tem mais de 500 mil artigos em português disponíveis para consulta.
Se você não encontrou o que procurava, pode ser uma boa perguntar no Yahoo! Respostas (http://br.answers.yahoo.com/), uma rede colaborativa na qual os usuários recebem pontos para responder as perguntas dos outros. Em ambos os sites, fique atento às fontes das informações.
Línguas
O site iTalki (http://www.italki.com/) é uma rede social para estudantes interessados em aprender novas línguas pela internet. Nele, você pode encontrar professores on-line e pagar por aulas, ou aprender outro idioma com outros usuários do site e utilizando ferramentas gratuitas da rede.
Para quem prefere aprender sozinho, no velho esquema de exercícios e arquivos de áudio, uma opção é o site da BBC (http://www.bbc.co.uk/portuguese/aprenda_ingles/), que oferece diversas tarefas e leituras, para todos os níveis.
A empresa de comunicação Deutsche Welle (http://www.dw-world.de/dw/0,,2594,00.html) vai na mesma linha e oferece módulos gratuitos de aulas de alemão. Tanto o site da BBC quanto o da DW têm a interface em português.
Bilbliotecas virtuais
Grandes autores da língua portuguesa e até mesmo livros educativos estão disponíveis na internet.
O Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/) é um site do governo federal que oferece mais de mil livros gratuitos. O eBookCult (http://ebookcult.com.br/) disponibliza material didático.
O UOL Biblioteca (http://biblioteca.uol.com.br/) possui uma vasta seleção do que está disponível para leitura na rede. Tem uma lista de dicionários on-line, guia de jornais e revistas e até um especial sobre a reforma ortográfica.
Alexandre Orrico - Fonte: Folha de S.Paulo – 17/02/10.
EM PONTO DE BALA
Programas fazem limpeza nos intestinos do computador, deixando a máquina mais afinada e pronta para o trabalho.
O Carnaval acabou e agora não há mais desculpa, o ano precisa começar. Mas ainda dá tempo de tirar alguns minutos da Quarta-Feira de Cinzas e limpar o seu computador para deixá-lo em ponto de bala.
Há que deletar arquivos e programas que já não são mais usados e atualizar algumas funções do computador. Para isso, reunimos uma lista de programas que ajudam na faxina.
Também é tempo de organizar aqueles arquivos que foram direto para a pasta de down- loads. Conheça nesta edição um programa que organiza os arquivos em pastas específicas. Em 2011, a limpeza pode ser menos trabalhosa.
Para facilitar o uso diário do computador, confira serviços que aumentam a produtividade do usuário.
Conheça sites que prometem fazer o diagnóstico da velocidade da sua internet. Se você tem computador da Apple, veja pequenos truques para administrar melhor o seu Mac.
Os netbooks, que ganharam destaque em 2009, também têm softwares que tornam o uso da pequena tela e do pequeno teclado mais aprazíveis.
Limpe e organize o computador
Eliminar arquivos que não estão sendo usados é um dos passos da faxina em seu PC. Para fazer a limpeza, um programa indicado pelos especialistas consultados pela Folha foi o TuneUp Utilities (http://www.tune-up.com/products/tuneup-utilities/). "Ele tem várias ferramentas para limpar o registro do Windows, desfragmentar discos, melhora a velocidade da abertura do sistema, deletar arquivos permanentemente e é bem fácil de ser usado", explica Stéphane Ruscher, editor de software do site francês http://www.clubic.com/.
Segundo Ruscher, o programa inclui assistentes que ajudam o usuário a fazer a limpeza e dão conselhos para aumentar a velocidade do micro. Também é possível desfazer algumas ações, se o resultado bom. O programa custa US$ 49,95.
Quem não quiser gastar poderá optar pelo gratuito Glary Utilities (http://www.glaryutilities.com/), semelhante ao TuneUp. Ele corrige erros, desinstala softwares que você não precisa mais e controla programas que abrem junto com o Windows.
O CCleaner (http://www.ccleaner.com/) é outro gratuito, porém é mais focado em remover arquivos que não estão sendo usados e os rastros de sua navegação na internet.
Já o Revo Uninstaller (http://www.revouninstaller.com/) remove programas do Windows e se certifica de que todos os traços do software tenham sido deletados. Veja mais programas de manutenção do Windows em http://lifehacker.com/397792/five-best-windows-maintenance-tools/.
Também é recomendado fazer a desfragmentação do disco rígido, já que os dados são lidos e gravados em pequenas partes na sua máquina. Essas partes ficam "espalhadas" pelo disco, o que pode comprometer o rendimento. Um programa para isso é o Smart Defrag (http://www.iobit.com/iobitsmartdefrag.html). Máquinas da Apple têm especificações diferentes em relação a esse processo.
Nos computadores Mac, a limpeza pode ser feita por meio do OnyX (http://www.apple.com/downloads/macosx/system_disk_utilities/onyx.html). Para a desinstalação de softwares, é indicado o App Cleaner (http://www.apple.com/downloads/macosx/system_disk_utilities/appcleaner.html). "O App Cleaner também deleta as "sujeiras" que uma desinstalação convencional pode deixar", diz Ruscher.
No Windows 7, Paulo Couto, do Fórum PCs, diz preferir o Disk Cleanup, nativo dessa versão do sistema. Couto também recomenda as ferramentas desenvolvidas por Marcos Velasco (http://www.velasco.com.br/).
Para organização de arquivos, Adam Pash, editor do Lifehacker, indica o Belvedere (http://lifehacker.com/341950/belvedere-automates-your-self+cleaning-pc/). Ele monitora arquivos novos e os arquiva segundo as configurações do usuário.
Sites fazem diagnóstico do estado da máquina e da rede
Além de limpar a máquina e organizar seus arquivos, é importante usar serviços de diagnóstico para saber o que mais pode ser feito em prol do melhor desempenho da máquina.
Para saber sobre a sua conexão de rede, uma opção é o site http://www.speedtest.net/. Ele avalia a velocidade da banda larga sem cobrar nada e a compara seus números com outros ao redor do mundo. O http://www.pingtest.net/, da mesma empresa, avalia a qualidade da rede para serviços como vídeos em streaming e jogos on-line.
Para Barry Mahfood, do Barry's Best Computer Tips (http://www.barrysbestblog.com/), o PC Pitstop (http://www.pcpitstop.com/) é um site confiável de diagnósticos. Em relação à segurança, uma dica é o Symantec Security Check (http://security.symantec.com/sscv6/WelcomePage.asp), que promete verificar se seu computador tem vírus e se está seguro contra as ameaças.
É importante lembrar que alguns sites de diagnóstico trazem vários anúncios e que nem sempre é recomendado clicar em propagandas com promessas boas demais para ser verdade. "Quando falamos de sites gratuitos de diagnóstico, é importante ter em mente que eles estão tentando vender o produto deles", alerta Mahfood.
Hardware
Para saber se seu computador tem os requisitos para receber o Windows 7, use o Windows 7 Upgrade Advisor (http://downloads.uol.com.br/windows/utilitarios/win7upgradeadvisor.jhtm).
O Auslogics System Information (http://downloads.uol.com.br/windows/utilitarios/auslogicssysteminformation.jhtm) é outra opção para saber mais do seu hardware.
Em Mac
Nos computadores da Apple, algumas ferramentas do sistema ajudam no diagnóstico da situação do sistema. Se você inserir o disco de instalação do sistema operacional e pressionar a tecla D, o programa abre uma janela que faz o diagnóstico do seu hardware. "Ele checa se fatores como processador e memória estão ok", diz Fábio Ribeiro, engenheiro de sistemas da Apple Brasil.
Para saber sobre a rede, é possível acessar direto do navegador Safari o Diagnóstico da Rede. No programa de e-mails, a função Verificador de Conexão checa problemas na conexão das contas de e-mail configuradas.
Amanda Demetrio - Fonte: Folha de S.Paulo – 17/02/10.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php