ROBOMANIA CINÉTICA
KINETICA ART FAIR 2010
English:
http://www.kinetica-museum.org/new_site/
Official site:
http://www.kinetica-artfair.com/
VÃdeo of the fair:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/8499476.stm
More photos:
http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI116123-EI4795,00.html
Uma famÃlia de seres humanos holográficos, esboços de robôs, uma onda eletrônica gigante vertical e uma exibição especial do trabalho de mestres da arte cinética e do show Cybernetic Serendipity são algumas das impressionantes obras em exposição na Kinetica Art Fair 2010, no Ambika P3, em Londres.
A exposição é a única na Inglaterra dedicada à robótica, arte cinética, sons e luzes. Trinta e cinco galerias, além de 150 artistas, mostrarão trabalhos no Ambika, um porão de concreto dedicado à arte eletrônica.
Entre os artistas, participam alguns dos principais nomes do gênero, como Paul Friedlander, Ivan Black, Tom Wilkinson, Paul Beckett, Bálint Bolygó, Nik Ramage, Roseline de Thelin e Ben Parry
As holografias de Roseline de Thelin são uma das principais atrações, assim como instalações interativas de uma exposição de arte cibernética realizada em 1968. "Para os colecionadores e os visitantes que vêm pela primeira vez a Fair dá uma chance a cada um de desfrutar e entender um pouco do próspero movimento internacional, participando de discussões, workshops e performances", disse Diane Harris, curadora do Kinetica Museum.
A primeira Kinetica Art Fair, realizada em 2009, atraiu cerca de 9 mil visitantes.
Fonte: Terra - 04/02/10.
Veja mais fotos:
http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI116123-EI4795,00.html
Site oficial:
http://www.kinetica-artfair.com/
Mais:
http://www.kinetica-museum.org/new_site/
VÃdeo da feira:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/8499476.stm
TV CULTURA COLOCA 17 ANIMAÇÕES NA INTERNET
17 produções do AnimaTV estão disponÃveis no site http://www.tvcultura.com.br/animatv/. O público pode votar nas suas favoritas até o dia 28. Os dois desenhos mais bem avaliados levam o Troféu Internauta.
Enquanto isso, até março, uma comissão elege duas produtoras para receber R$ 950 mil cada uma e transformar esse episódio em um seriado.
Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
TUITANDO DO ESPAÇO
A Amazônia foi registrada pelo astronauta Soichi; confira em http://twitpic.com/photos/Astro_Soichi; da Estação Espacial Internacional, ele manda fotos de pontos como ilhas e montes
Tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
SAP FÓRUM
A SAP realiza, nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, a 14ª edição de seu maior evento na América Latina, o SAP Fórum. O tema é "Clareza para um novo Brasil" e propõe debates sobre a necessidade de estratégias e processos mais transparentes e sustentáveis, fatores determinantes à realização dos melhores negócios em todos os segmentos. Para mais informações: http://www.sap.com/brazil/about/eventos/sapforum2010/index.epx.
Plug@ do - Fonte: O Tempo - 06/02/10.
STREET VIEW 1
Um grupo de alemães pregou uma peça no Google: eles instalaram um GPS em um dos carros do Street View, que estava estacionado em Berlim. A informação foi divulgada por eles mesmos, que revelaram a rota do carro em http://streetcar.fffff.at/.
STREET VIEW 2
A partir de imagens feitas pelos carros do Google, um designer belga criou cenas de cidades como Florença e Indianápolis. Veja em http://www.coolhunting.com/archives/2010/01/lehel_kovcs_goo.php.
Tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
BLOG DO SALINGER: 'FLASHES OFUSCANTES'
Após anos e anos de reclusão, o escritor americano Jerome David Salinger decidiu criar um blog. Justamente para se contrapor à série de especulações e informações sobre os anos em que viveu afastado dos holofotes. Mas Salinger adianta: não tem muitas revelações bombásticas a fazer.
“Eu queria ter tido uma vida de Paris Hilton. Mas decidi me afastar da mÃdia, passei a evitar qualquer tipo de câmera e me calei para as entrevistas. Pensei que assim eu evitaria que meus livros ficassem em evidência e causassem mais danos. Foi uma estratégia erradaâ€, escreve. “A melhor maneira de as pessoas não prestarem atenção na sua obra é a superexposição.â€
Confira as primeiras revelações de Salinger no “Blogs do Além†desta semana: http://blogdosalinger.blogspot.com/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital - Edição 582.
METAMORFOSE
O estudante Fabian Hemmert tentou prever como será o celular do futuro em sua apresentação no TEDxBerlim e suas previsões foram ousadas. Ele mostrou um protótipo que adapta sua estrutura fÃsica -o ponto mais pesado e a espessura, por exemplo- ao interagir com o usuário. Veja em http://www.youtube.com/watch?v=QCmsvXgxdDY.
Tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/02/10.
RÃDIO JACARÉ FM
Na Rádio "Jacaré FM", pauteiros, editores e locutores têm, no máximo, seis anos de idade e, no mÃnimo, quatro anos. Apesar de ser um produto veiculado apenas pela internet (http://radiojacarefm.spaces.live.com/default.aspx?sa=113409001), eles fazem sucesso com uma audiência cativa. Semanalmente, são ouvidos com atenção pelos colegas da escola -afinal, os professores não só deixam como estimulam que o programa seja tocado durante as aulas.
Não dá para saber se os integrantes da "Jacaré FM" têm futuro profissional em comunicação. Mas posso garantir que, por trás da experiência desenvolvida nessa escola municipal de São Paulo, existe uma profissão de futuro. Pela primeira vez, essa carreira ganha um curso de graduação.
A USP criou o curso de educomunicação -o que, em poucas palavras, mostra como usar os meios de comunicação na aprendizagem. É muito mais fácil ensinar português para uma criança seduzida pela necessidade de falar numa rádio, na TV ou num site do que rabiscando na lousa regras da norma da culta. Lembremos que, na semana passada, saÃram os resultados sobre o desempenho dos alunos da rede municipal paulistana -a imensa maioria não atinge os nÃveis satisfatórios em português e matemática.
Um caso de educomunicação é exibido por Maria Eugênia Geve, 14 anos, que criou uma comunidade no Orkut em que jovens escrevem romances -na prática, uma editora que estimula as pessoas a desenvolver o prazer da escrita. Vai ser inaugurada amanhã no local em que, no passado, era o Carandiru, uma biblioteca pública, onde uma das principais atrações serão os computadores com acesso livre à internet e a jogos eletrônicos. Serão disponibilizados CDs e DVDs. Por mais completo que fosse o acervo de livros, dificilmente esse espaço seduziria o público sem os recursos digitais. Não é mais possÃvel imaginar que se possa educar sem lidar com a comunicação. Fora disso, a escola vai ficando cada vez mais defasada, limitada entre quatro paredes, enquanto os alunos navegam digitalmente pelo planeta.
É um ambiente de transmissão cada vez mais veloz de informações, que exige um acompanhamento diário e profissional. Tudo corre tão rápido que aquilo que para os adultos ainda parece novidade envelhece rapidamente -o e-mail, por exemplo. Os mais jovens preferem se comunicar pelas redes sociais e se irritam com o lixo que chega nos e-mails.
Na semana passada, uma pesquisa da Pew Research Center mostrou que as crianças americanas encaram o blog como uma ferramenta ultrapassada. Optam pelo Twitter e pelo Facebook. Segundo a Kaiser Family Foundation, crianças e adolescentes estão ficando menos diante dos aparelhos de televisão, afinal podem acessar os conteúdos dos programas no YouTube, tanto pela tela de um computador como de um telefone celular. Mesmo quando diante da televisão ligada, a atenção é dividida com esses aparelhos.
Apenas um número encontrado por essa fundação já justificaria o papel do educomunicador: diariamente, um jovem americano é submetido a quase 11 horas de conteúdos de entretenimento. Pesquisas disponÃveis revelam que, no Brasil, a tendência é semelhante.
Por causa desses números, muitas vezes, os meios de comunicação são olhados com desconfiança ou até demonizados pelos professores. É como se fossem mais um elemento de indisciplina. Daà que falar em transformar as lan houses em espaços educativos parece uma heresia -aliás, recebi uma pesquisa mostrando que universitários que usam as lan houses para fazer cursos à distância demonstram melhor desempenho, por não se sentirem tão sozinhos.
Acompanho desde a década de 1990 projetos comunicação, usando recursos digitais baratos, aplicados em escolas públicas e privadas dentro e fora do Brasil. Quando bem orientados, a resposta é quase sempre a mesma: desenvolvem-se as habilidades de pesquisa e de sÃntese. Juntam-se prazer e autonomia de aprendizado. Os alunos tendem a ver sentido no que estudam.
Tais resultados apenas reforçam a importância do debate concentrado em BrasÃlia para a expansão da banda larga, foco de discórdia entre governo e telefônicas. A experiência mostra, porém, que sem a intermediação de um profissional de comunicação e educação, o computador não produz nada, mesmo com a conexão mais veloz de internet -muito menos uma rádio feita por crianças educadoras.
PS - Por falar em recursos baratos, acaba de ser produzido na internet um manual sobre como fazer vÃdeos. Ensina-se desde a montagem do roteiro até como editar as imagens feitas por celular. Coloquei o manual no http://catracalivre.folha.uol.com.br/. Ótimo para ser usado nas escolas.
Gilberto Dimenstein (http://www.dimenstein.com.br/) - Fonte: Folha de S.Paulo - 07/02/10.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php