QUE BELEZA! MAIS UM PRESENTE PARA VOCĂ!
Rio de fogo
A longa exposição noturna da cĂąmera revela o brilho vermelho da lava que escorre do monte Ol Doinyo Lengai no vale Rift da TanzĂąnia. A lava do vulcĂŁo, que parece marrom a olho nu, tem consistĂȘncia de azeite de oliva..
Papel de parede: Capture esta e outras imagens para o seu computador em www.ngbrasil.com.br/0605
EXCELENTE INICIATIVA!
Imagine um lugar onde vocĂȘ pudesse ler gratuitamente todas as obras do Machado de Assis, obras como a "A Divina ComĂ©dia", ou ter acesso a historinhas infantis.
Um lugar que lhe mostrasse as grandes pinturas de Leonardo da Vinci, ou onde vocĂȘ pudesse escutar gratuitamente uma mĂșsica em MP3 de alta qualidade.
Pois o Ministério da Educação disponibiliza tudo isso. Basta acessar o site: www.dominiopublico.gov.br
SĂł de Literatura em lĂngua portuguesa hĂĄ 732 obras e estĂŁo pensando em findar o projeto por desuso, jĂĄ que o nĂvel de acesso Ă© muito pequeno!
DETETIVES DIGITAIS
"Qualquer crime pode utilizar recursos da informĂĄtica", ressalta o perito criminal Onias de Aguiar, diretor do NĂșcleo de InformĂĄtica do Instituto de CriminalĂstica da Secretaria de Segurança PĂșblica do Estado de SĂŁo Paulo. De roubo de senha a seqĂŒestro, passando por pedofilia e difamação, os especialistas se embrenham em uma montanha de dados digitais para buscar provas criminais. Durante uma investigação de assassinato, a polĂcia pode enviar o computador da vĂtima para os especialistas procurarem pistas sobre a identidade do autor do crime. Um dos casos investigados pelo nĂșcleo foi o seqĂŒestro do publicitĂĄrio Washington Olivetto, encerrado em 2002. Apesar de o chileno MaurĂcio Norambuena ter sido preso, a justiça buscava mais provas de seu envolvimento. O seqĂŒestrador nĂŁo seguiua regra bĂĄsica de nĂŁo escolher senha Ăłbvias. Os tĂ©cnicos nĂŁo tiveram dificuldades em descobrir um dos cĂłdigos que guardavam alguns arquivos com os planos para o seqĂŒestro de Olivetto e de outras vĂtimas em potencial. Foi sĂł testar o nome da equipe Colo-Colo, time de futebol chileno, cujo sĂmbolo servia como protetor de tela do computador. Documentos guardados por outras senhas foram desvendados pelos peritos com softwares localizadores de fragmentos de informação. "O computador Ă© como uma secretĂĄria eficiente, que faz rascunhos de uma informação ditada por seu chefe e guarda as anotaçÔes", compara Aguiar. Ou seja, Ă© praticamente impossĂvel eliminar todos os nossos vestĂgios no mundo digital.
(Fonte: Revista Galileu, nĂșmero 179, junho 2006).