ROBOMANIA CIENTĂFICA
BERTI ROBOT
English: http://www.daylife.com/search?q=robot+in+london
The project: http://www.brl.uwe.ac.uk/projects/gesture/index.html
Museu de Londres exibe robĂŽ humanĂłide. Berti Ă© um robĂŽ humanĂłide, projeto da Bristol Robotics Laboratory and Elumotion, do tamanho de uma pessoa, e foi criado para imitar gestos humanos, como aperto de mĂŁo.
Veja: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1005634-6174,00-ROBO+QUE+IMITA+HUMANOS+BRINCA+COM+CACHORRO+E+JOGA+JOKENPO.html
Fonte: Globo.com - 17/02/2009.
Mais fotos: http://www.daylife.com/search?q=robot+in+london
O projeto (Bristol Robotics Laboratory and Elumotion): http://www.brl.uwe.ac.uk/projects/gesture/index.html
BLOG - SĂ PARA OS ALBINOS
Um em cada 17 mil habitantes do planeta Ă© albino, segundo dados da Universidade de Minnesota (EUA). Uma minoria que o professor de inglĂȘs e literatura na Fundação Educacional de PenĂĄpolis (479 km de SĂŁo Paulo) Roberto Rillo BĂscaro, 42, quer defender, em seu recĂ©m-fundado blog, o Albino Incoerente. HĂĄ comentĂĄrios que nĂŁo gravitam, necessariamente, em torno da temĂĄtica albina: filmes, viagens e histĂłrias cotidianas.
Fonte: O Tempo - 18/02/09.
O Albino Incoerente - http://albinoincoerente.blogspot.com/
Fundação Educacional de Penåpolis - http://www.funepe.edu.br/
SINDICATO ĂNICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAĂĂO DE MINAS GERAIS
O SindUte estå comemorando 30 anos. Um novo olhar sobre a Educação em Minas.
Confira: http://www.sindutemg.org.br/
SUPER CARROS OU SUPER CAROS
Em http://www.supercars.net/ hĂĄ fotos e informaçÔes (em inglĂȘs) sobre carros de diversas Ă©pocas.
Fonte: O Tempo - 18/02/09.
"GUERRA" DE TRAVESSEIROS VIRTUAL
EstĂĄ marcado para 4 de abril um encontro, no mĂnimo, inusitado. VĂĄrias cidades do mundo vĂŁo fazer o Pillow Fight Day -isso mesmo, uma guerra de travesseiros. O blog Pillow Fight Brasil (http://pillowfightbrasil.wordpress.com/) reĂșne informaçÔes.
Fonte: Folha de S.Paulo - 18/02/09.
FILMES
Um panorama do formato super 8 vocĂȘ encontra em http://www.itaucultural.org.br/.
Fonte: O Tempo - 15/02/09.
CINEMA NO MONITOR
O volume de informaçÔes e material audiovisual lançado a cada segundo na rede deixa o interessado em cinema desnorteado. Quem não tem controle ou não consegue filtrar acaba perdido num oceano em que tudo pode parecer relevante ou irrelevante demais.
Para o mero curioso, para o atento ou para o profissional, a Variety (veja endereço no quadro Ă esquerda) e o Hollywood Reporter mantĂȘm seus postos de bĂblias, cobrindo cada minĂșsculo movimento da indĂșstria, as futuras produçÔes, o desempenho de bilheterias, os balanços de audiĂȘncia (no caso das produçÔes de TV, como sĂ©ries, que tambĂ©m ganham intensa cobertura nestes sites). Para aqueles que nĂŁo procuram tanta exaustividade, a melhor opção Ă© assinar as newsletter e dar uma espiada diĂĄria na caixa de entrada.
Ainda para os que acham que informação nunca Ă© demais, a recomendação passa inevitavelmente pelo Ain't It Cool News, que tem cara e conteĂșdo de bazar da 25 de Março -prateleiras temĂĄticas e, dentro delas, um caos de tantas notĂcias.
Por outro lado, o blog Greencine e o site de Dave Kehr alimentam sem dar essa sensação de indigestĂŁo. Com um design limpo, o Greencine coloca lançamentos, festivais ou eventos em um patamar superior de exigĂȘncia, oferecendo apenas o que Ă© estritamente relevante e distribuindo o conteĂșdo em seçÔes organizadas tematicamente, o que torna tudo bastante fĂĄcil de achar.
O Greencine Ă© tambĂ©m um Ăłtimo ponto de partida para a blogosfera cinĂ©fila em inglĂȘs, com links para praticamente todos os blogs e revistas eletrĂŽnicas que importam, como, por exemplo, a Rouge (http://www.rouge.com.au/) e a Cinema Scope (http://www.cinema-scope.com/).
Ensaios
No caso de ensaios, o que se encontra na rede varia do lixo ao luxo, e vale mais se tornar fiel de publicaçÔes como a Senses of Cinema, a Bright Lights (http://www.brightlightsfilm.com/) ou a argentina El Amante (http://www.elamante.com/) do que se dispersar na poligamia.
Para escapar da atualidade a qualquer preço e seus riscos de julgamentos apressados, um oĂĄsis Ă© a seção de artigos do site do Museum of the Moving Image, capaz de juntar desde interpretaçÔes sobre os filmes histĂłricos feitos por Roberto Rossellini para a TV atĂ© uma anĂĄlise da aparĂȘncia dos videogames dos primĂłrdios, como o PacMan.
No Brasil
Para quem nĂŁo quer ficar refĂ©m nem da lĂngua, nem da perspectiva estĂ©tica estrangeira, a rede brasileira nĂŁo deixa nada a desejar, com destaque para a produção crĂtica.
A CinĂ©tica e a Contracampo sĂŁo pontos de passagem obrigatĂłrios para quem procura profundidade e atenção especial ao cinema contemporĂąneo. A agenda e outros tĂłpicos atuais da produção audiovisual tambĂ©m encontram boas indagaçÔes em portuguĂȘs na Cinequanon (http://www.cinequanon.art.br/) e na FilmesPolvo (http://www.filmespolvo.com.br/site/).
JĂĄ a profusĂŁo de blogs em portuguĂȘs tende tanto ao ultranarcisista como Ă citação entre amigos. Fora dessas duas tentaçÔes, ninguĂ©m vai ficar com a sensação de perda de tempo se acompanhar o cuidadoso trabalho de formiga feito no DiĂĄrio de um CinĂ©filo e as entusiasmadas releituras do cinema brasileiro propostas no Estranho Encontro.
Por fim, o maior serviço de utilidade pĂșblica para quem quer aprofundar os conhecimentos vem sendo feito pelo grupo do DicionĂĄrios de Cinema (http://dicionariosdecinema.blogspot.com/), com traduçÔes de textos essenciais da grande crĂtica francesa.
CĂĄssio Starling Carlos - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/02/09.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php