VIAGENS E MONUMENTOS VIRTUAIS
INTERNAUTAS RECRIAM MONUMENTOS EM 3D NA WEB
Na foto: Um dos cinco maiores templos góticos do mundo, a Catedral da Sé, em São Paulo, também foi recriada em 3D no Google Earth.
Fonte: Terra - 26/07/2007.
VIAGEM VIRTUAL
Viaje pelo mundo sem carro nem aviĂŁo. SECOND LIFE - Programa reĂșne rĂ©plicas da cidade maia de ChichĂ©n ItzĂĄ, da capela Sistina e de lugares que nĂŁo existem mais.
Sem pegar o carro, sem fila em aeroporto e sem passar perto de um aviĂŁo Ă© possĂvel conhecer uma das novas maravilhas do mundo moderno, a cidade maia ChichĂ©n ItzĂĄ, na penĂnsula de YucatĂĄn, no MĂ©xico.
O tour é também sem cheiro, sem gosto e sem tato: o local foi recriado pelo escritório de turismo mexicano no mundo virtual Second Life (http://slurl.com/secondlife/Visit%20Mexico/181/61/41).
Na simulação, Ă© possĂvel mergulhar no cenote, poço ritual maia, e entrar na pirĂąmide de El Castillo, alĂ©m de montar em uma borboleta que serve como guia do tour de bits.
O Velho Mundo tambĂ©m estĂĄ bem representado na realidade virtual. A Old Masters Picture Gallery (galeria de mestres do retrato; www.skd-dresden.de), de Dresden, na Alemanha, conta com um clone oficial. O museu no SL possui reprodução de todas as 750 obras do acervo -de artistas como Rembrandt e Rafael- e reprodução fiel e com escala de sua construção neo-renascentista. Eventualmente, Ă© possĂvel participar de eventos no museu (http://slurl.com/secondlife/Dresden%20Gallery/128/128/25) dentro do Second Life.
Viajantes virtuais também podem conhecer Amsterdã (http://slurl.com/secondlife/Amsterdam/136/233/25). Um dos lugares mais populares do SL, o que atrai aqui não são os museus, mas a vida noturna. O avatar pode passear entre os canais da cidade holandesa observando as famosas vitrines de luz vermelhas, ou até fazer programas. Sim, hå quem ofereça o serviço por um punhado de dólares lindel (L$, a moeda do Second Life).
Como o forte da AmsterdĂŁ virtual nĂŁo Ă© a vida cultural, os quadros do pintor holandĂȘs Vincent van Gogh podem ser fruĂdos em lugares mais apropriados. AtĂ© de dentro da obra. A consultoria de mundos virtuais Tressis recriou quadros do pintor holandĂȘs em trĂȘs dimensĂ”es. O avatar pode passear por uma reprodução da obra. O acabamento Ă© bem-feito e faz do lugar um dos melhores exemplos das possibilidades da realidade virtual. (http://slurl.com/secondlife/Luctesa/110/200/66).
Ainda na Europa, mas não no século 21, um avatar pode caminhar por uma simulação de Paris em 1900 (http://slurl.com/secondlife/Paris%201900/128/128/0) e ver a fachada do cabaré Moulin Rouge e carros antigos.
Voltando no tempo, um usuårio recriou as pinturas rupestres das cavernas de Lascaux, também na França (http://slurl.com/secondlife/Modesta/105/8/58).
Outra reprodução não-oficial, mas bem-acabada é a da capela Sistina (http://slurl.com/secondlife/Vassar/168/87/24). Com a vantagem de que, no SL, o personagem pode voar para ver as pinturas de Michelangelo no teto.
Programa exige computador poderoso.
Second Life (SL; www.secondlife.com) Ă© um universo virtual criado pelo Linden Lab. Para entrar no SL, Ă© preciso criar um personagem, chamado de avatar, e baixar o cliente do jogo -o programa para a visualização do metaverso, um dos nomes como esses mundos SL sĂŁo conhecidos. Ambas as etapas sĂŁo gratuitas, e sĂł Ă© possĂvel ter um avatar grĂĄtis. Evite infringir regras e ser banido dos lugares.
O SL requer um computador poderoso, com conexão de banda-larga à internet. Vejas as requisiçÔes no site antes de o instalar. Mesmo que seu computador tenha o que for pedido, o mundo pode ser frustrante: pequenas falhas são constantes, os lugares vivem vazios e, às vezes, demoram a carregar.
Uma vez dentro, Ă© possĂvel acessar os lugares caminhando, voando ou por teletransporte. TambĂ©m Ă© possĂvel inserir uma slurl (padrĂŁo dos endereços do jogo) em um navegador como o internet explorer.
Existem atividades e lugares pagos. A moeda Ă© o dĂłlar lindel (L$). Com US$ 1 de verdade, dĂĄ para comprar cerca de L$ 270. No site da Kaizen Games, que cuida da versĂŁo brasileira do jogo, vocĂȘ pode comprar L$ com reais (www.secondlifebrasil.com.br).
Gustavo Villas Boas - Fonte: Folha de S.Paulo - 26/07/2007.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php