ROBOMANIA ELOQÜÊNTE
ELBOT - ROBÔ SIMPÃTICO
English:
http://www.elbot.com/
http://news.bbc.co.uk/1/hi/magazine/7670050.stm
Robô engana jurados em teste de inteligência artificial. Computadores discutiram, contaram piadas e enfrentaram pegadinhas verbais, como parte de um teste anual de inteligência artificial conduzido pela Universidade de Reading. Digitando em terminais de tela dupla, 12 voluntários mantinham no último domingo duas conversações simultaneamente: uma com um programa de chat e a outra com uma pessoa. Depois de cinco minutos, foram convidados a identificar quem era quem. E houve quem não estivesse muito certo quanto à identidade dos interlocutores.
Fonte: Terra - 15/10/08.
Leia mais: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3258577-EI8328,00.html
UERJ LANÇA SITE SOBRE VESTIBULAR E CARREIRAS
A Uerj lançou um site focado em seu vestibular, o Revista Eletrônica (http://www.revista.vestibular.uerj.br/), que traz informações sobre as carreiras oferecidas, questões comentadas das provas e entrevistas com professores que falam de suas áreas. Além disso, há exercÃcios resolvidos por docentes da escola e dicas para vestibulandos. A idéia do endereço eletrônico é abrir um canal entre a universidade e alunos do ensino médio, para que estes conheçam melhor a instituição fluminense.
Fonte: Folha de S.Paulo - 14/10/08.
SEM POWERPOINT
Uma alternativa para quem quer fazer apresentações em datashow é o http://280slides.com/, que é usado on-line.
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
MUSEU TOUR DE NUMISMÃTICA
Quem for a São Paulo, deve incluir em seu tour de museus o Itaú Numismática - Museu Herculano Pires (avenida Paulista 149), que conta com acervo de 7.000 itens, entre moedas, medalhas e condecorações. Possui, também, uma equipe de educadores preparados para oferecer diversos tipos de orientação aos interessados.
Fonte: O Tempo - 14/10/08.
Confira mais detalhes - http://www.itaucultural.org.br/numismatica/omuseu.htm
NOVO PICLENS
A versão atualizada do software se chama Cooliris (http://cooliris.com/). Ele cria um muro virtual e exibe até 96 sites. Com uma navegação simples, pode-se dar zoom nos site. Só faltou interagir com ele
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
MÚSICA ON-LINE - Karaokê virtual
http://www.karaokeparty.com/
Escolha seu hit (de "Wonderwall", do Oasis, a "Dancing Queen", do Abba) e boa sorte na cantoria. Para quem tem microfone, é possÃvel competir
Fonte: Folha de S.Paulo - 14/10/08.
CRIAÇÃO DE HQ ON-LINE
Hospedado no portal iG, o site Heres Mitta (http://www.heresmitta.ig.com.br/) inova com um conceito interativo para a criação de quadrinhos animados, charges e ilustrações na internet. Com base nos personagens criados pelo ilustrador Nick Mancini e em roteiros do site ou enviados por internautas, o lançamento permite a qualquer pessoa criar avatares e desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos.
Fonte: O Tempo - 12/10/08.
DIVERSÃO
O http://bitfilm.com/festival/ é um festival de filmes digitais que inclui 3D. Exibição gratuita
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
CORRIDA VIRTUAL
O portal Universia, que patrocina a equipe ING Renault F1 Team, lançou na internet a Fórmula Universia. O concurso consiste numa competição on-line do game "Trackmania Nations Forever" e permite que os usuários concorram a vários prêmios. Os interessados e fãs de corrida devem acessar http://www.universia.com.br/formulauniversia/home.htm. Os melhores classificados vão jogar com Nelsinho Piquet como adversário.
Fonte: O Tempo - 12/10/08.
NACIONAIS
O site http://3donline.com.br/ contém reportagens, tutoriais, dicas e cursos
Fonte: Folha de S.Paulo - 15/10/08.
QUADRINHOS EM CLIQUES
Nem nanquim nem papel. A nova geração de HQs se vale de outros recursos. É como se um iluminismo digital surgisse e um Rousseau cibernético declarasse: "As HQs nasceram puras e a web as corrompeu".
Para Anselmo Gimenez Mendo (http://www.nez.com.br/), 42, autor do recém-lançado livro "História em Quadrinhos: Impresso vs. Web", com a popularização da internet, criou-se uma nova forma de fazer quadrinhos. "A internet ajudou a criar uma nova arte", diz.
Os quadrinhos já haviam se apropriado da rede, até como uma alternativa a meios de distribuição e publicação.
"A internet mudou o mercado", afirma Amauri de Paula, 33, editor do site Acervo HQ (http://www.acervohq.quadrinho.com/capa/) e presidente da Associação Cultural Nação HQ. No Acervo HQ, 70% dos trabalhos são especialmente desenvolvidos para a web.
Scott McCloud (http://www.scottmccloud.com/), 48, cartunista norte-americano e autor de livros sobre quadrinhos, diz que, além de ter modificado a forma de produção de HQs, há mais oportunidades para os artistas e interação autor-leitor na internet. "A tela é uma janela, é mais do que uma página. As possibilidades são enormes."
As idéias de McCloud publicadas no livro "Reinventing Comics" (2000) -que analisa o potencial dos quadrinhos on-line- foram consideradas "perigosas" por crÃticos. "Minhas idéias são estranhas e inusitadas e na época isso chateou muita gente. Continuo achando que há potencial para uma revolução nesse mercado."
Uma de suas publicações mais recentes -os quadrinhos do Google Chrome- foi pensada especificamente para ser impressa, mas ficou muito popular na internet. "Irônico, não?", insinua McCloud.
Novos elementos
Alguns elementos diferenciam as HQs feitas para a internet das para versão impressa.
"Animação, diagramação dinâmica, trilha e efeitos sonoros, tela infinita, narrativa multilinear, interatividade", enumera Edgar Silveira Franco (http://www.ritualart.net/), 37, autor do livro "HQtrônicas: do Suporte Papel a Rede Internet".
Para Franco, entusiasta das HQs eletrônicas (ou HQtrônicas, como prefere chamá-las), esse é um momento de "transição". "As HQtrônicas tiveram um perÃodo de muita experimentação no seu inÃcio e agora já começam a se aperfeiçoar."
Profecia
"A internet se tornou necessária para os quadrinistas mostrarem seu trabalho. Alguns alcançam boa repercussão e conseguem, por meio da divulgação virtual, trabalhos no mundo real", analisa Paulo Ramos, 36, editor do Blog dos Quadrinhos (http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/).
Foi assim para o desenhista Fábio Yabu, 29 (http://www2.uol.com.br/comborangers/). Ele fez parte dessa geração inicial com os quadrinhos "Combo Rangers", sucesso na rede que chegou a ganhar versão impressa. "Fazia por diversão", conta. O site esteve no ar de 1997 a 2003.
Em 2005, Elias Martins, 30, e C.George, 36, também começaram a fazer quadrinhos para web. As HQs do ae comics (http://www.aecomics.com.br/) foram criadas, escritas e produzidas por eles.
A dupla que fez história com as HQs eletrônicas diverge sobre os rumos dessa arte. "Sou radical. Como as HQs vão se adaptar à internet vai decidir a função dos quadrinhos e até sua própria existência", diz C.George. Para Martins: "É inevitável que apareçam novas formas de se ler e fazer quadrinhos, como para celulares".
Sobre o futuro, voltemos ao profético McCloud: "O processo de se fazer histórias em quadrinhos está na imaginação e isso nunca vai mudar".
WEBSÉRIE
O ex-chefão da Disney, Michael Eisner, comprou a Topps, empresa que fabrica itens colecionáveis de esportes como o beisebol, e lançou um seriado cômico on-line (http://www.backontopps.com/) que mistura ficção e realidade, mostrando como a compra da Topps afetou os funcionários da empresa.
ALTERNATIVAS
"Encontre alternativas para tudo" é o lema do site http://dooblet.com/, uma espécie de Google dos sinônimos ou coisas aproximadas: você digita uma palavra (em inglês, espanhol ou diversas outras lÃnguas, mas ainda não em português) e ele apresenta resultados "alternativos" ao que você procurou.
CRIANDO LETREIROS
Sabe aqueles letreiros de beira de estrada, de postos de gasolina, de painéis de informação sobre o trânsito? O site http://atom.smasher.org/ permite que você insira suas próprias mensagens neles; também é possÃvel personalizar as infames mensagens de erro do computador, com sÃmbolos.
Cristina Luckner - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/10/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php