ROBOMANIA GIGANTESTA
ROBÔ GIGANTE NA CeBIT 2008
English:
http://www.breitbart.com/image.php?id=iafp080307142512.w925r3xep0&show_article=1
http://www.cebit.de/homepage_e?typ=e
A figura de um robô gigante, instalada em frente ao estande da Microsoft, chama a atenção dos visitantes da CeBIT 2008. A maior feira de tecnologia da Europa, realizada em Hanover.
Leia mais: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2662608-EI11385,00.html
Fonte: Terra - 07/03/08.
ROBÔ CIRUGIÃO
Chegou ao Brasil o robô "da Vinci Surgical System", que atua na realização de cirurgias. O equipamento, que foi trazido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com investimentos de R$ 5 milhões, possui quatro braços robóticos que reproduzem movimentos do cirurgião.
Mercado Aberto – Guilherme Barros – Fonte: Folha de S.Paulo – 13/03/08.
Saiba mais:
http://www.intuitivesurgical.com/index.aspx
http://www.davincisurgery.com/surgery/index.aspx
FIRST Robotics Competition - Regional Brasil
FIRST é uma sigla que significa: "Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia". Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que cria programas inovadores para promover matemática, ciência e tecnologia para jovens.
http://www.brfirst.org/
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
CONCURSO: ABF ABRE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO
A Associação Brasileira de Franchising lançou a 14ª edição do Prêmio ABF Destaque Franchising. As categorias são franqueador, franqueado, jornalismo, trabalho acadêmico e parceiro do franchising. A entrega dos prêmios será em 24 de abril. Mais informações estão disponÃveis no site http://www.portaldofranchising.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
VÃDEOS SOBRE LIVROS
Recém-lançado, o site http://titlepage.tv/ tem a proposta de compartilhar vÃdeos de escritores falando de seus livros. O primeiro vÃdeo apresenta a conversa de quatro autores.
50 GBYTES
Esse é o espaço oferecido, gratuitamente, pelo disco virtual Adrive (www.adrive.com). O serviço, ainda em beta, é mais fácil de usar do que outros sites de armazenamento.
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/03/08.
MUNDO VERDE NA CEBIT 2008
Na Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, realizada na Alemanha, empresas anunciam compromisso com a onda ecológica, mas estudo do Greenpeace aprova poucos produtos no que se refere ao impacto ambiental.
Os alertas sobre a crise do clima, que ganharam força no ano passado com os relatórios apresentados pela ONU (Organização das Nações Unidas), chegam enfim ao setor de tecnologia. O tema foi um dos principais assuntos discutidos na Cebit 2008, a maior feira de tecnologia e comunicações do mundo, que acabou no domingo em Hannover, na Alemanha.
A questão ambiental ganhou área exclusiva em um dos pavilhões, onde foram apresentados produtos considerados ecologicamente corretos, principalmente com relação à economia de energia. Para entrar no clima, o local foi decorado em tons de branco e verde.
"Todo mundo na Cebit está falando sobre redução de energia porque é uma coisa fácil de fazer. As pessoas e as empresas gostam porque os gastos ficam menores. No entanto, se você quer combater o aquecimento global, deve analisar também a energia gasta para fabricar aquele produto, que tipo de material foi utilizado e como suas peças serão reutilizadas", diz Yannick Vicaire, ativista do Greenpeace e um dos autores de um estudo sobre produtos tecnológicos sustentáveis.
A pesquisa analisou 37 produtos de 14 fabricantes e aprovou apenas três no que se refere ao impacto ambiental.
Guia 3D: Na área de produtos, os aparelhos de GPS tiveram grande destaque na feira, com apresentação de modelos com imagens 3D e para uso especÃfico de crianças, bichos ou veÃculos.
A Cebit também consolidou a preferência do público por telas sensÃveis ao toque. Ao que parece, teclado e mouse estão com os dias contados.
No pavilhão do futuro, em que são apresentadas pesquisas e protótipos na área de tecnologia, houve um grande espaço para novos projetos de interação homem e máquina, tanto na área de games quanto na de equipamentos que ajudam deficientes fÃsicos. Um dos protótipos é uma máquina que "lê" o cérebro humano e consegue decifrar que palavras as pessoas estão soletrando.
A Cebit (sigla em alemão para Centro de Tecnologia de Informação e Negócios, em tradução livre) reuniu neste ano 5.845 expositores de 77 paÃses.
Felipe Maia - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/03/08.
GREENPEACE APROVA APENAS TRÊS PRODUTOS
Alguns fabricantes apresentaram na feira seus produtos ecologicamente corretos. A Fujitsu Siemens, por exemplo, mostrou um monitor ecológico. O aparelho de 22 polegadas tem tela de LCD e praticamente não gasta energia para voltar do modo de espera. Em geral, monitores usam de um a cinco watts de potência para sair do descanso de tela. Deve ser lançado neste ano na Europa, por cerca de US$ 400 (R$ 672).
Outra empresa que apresentou produtos verdes foi a Lenovo, que levou para a Cebit o ThinkCentre A61, computador que é feito com 90% das peças recicláveis ou reutilizáveis.
A IBM apresentou um protótipo de data center que recicla energia por meio de um novo sistema de refrigeração. Segundo a empresa, trata-se do primeiro equipamento como esse a gerar emissão zero de CO2 (dióxido de carbono).
Abalo: O mundo ecologicamente correto da Cebit sofreu um abalo dentro da própria feira, em razão da participação do Greenpeace. A organização apresentou um estudo que reprova praticamente todos os produtos avaliados na questão do impacto ambiental.
Entre 37 produtos analisados -computadores de mesa, notebooks, celulares e PDAs-, apenas três se safaram e tiraram uma nota acima de cinco (em uma escala de zero a dez).
Foram três itens com a marca Sony: o laptop Sony Vaio TZ11, o celular Sony Ericsson T650i e o PDA Sony Ericsson P1i.
O Greenpeace levou em conta, além da eficiência energética, fatores como a presença de materiais tóxicos, o ciclo de vida e a divulgação de informações técnicas sobre o produto.
Ganharam pontos equipamentos que foram além da legislação vigente na Europa, que proÃbe certas substâncias na composição das máquinas, entre elas o mercúrio e o cádmio. Também somaram pontos produtos com vida útil mais longa.
Felipe Maia - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/03/08.
SITE USA ESTRELAS PARA ENSINAR SUAS MÚSICAS COM AULAS EM VÃDEO
http://www.ivideosongs.com/
No princÃpio, eram as revistinhas com cifras de músicas, um clássico das bancas, sempre com os sucessos radiofônicos para os aprendizes do violão.
Mas, em plena era da internet, não dá mais para ficar restrito apenas às notações escritas como forma de aprendizado, e foi para atualizar as aulas de música que surgiu o site www.ivideosongs.com.
Sua proposta é vender lições de música on-line, em vÃdeo, tanto para os iniciantes quanto para quem já sabe tocar o básico, tendo como professores músicos profissionais de estúdio e, em alguns casos, os próprios autores das canções.
Assim, por exemplo, os alunos podem aprender o clássico "Tom Sawyer", do Rush, diretamente com o guitarrista Alex Lifeson (que também ensina "Limelight" e "The Spirit of Radio"); Graham Nash (do Cosby, Stills & Nash) ensina suas "Our House" no piano e "Teach Your Children" no violão, com direito a comentários sobre o processo de criação.
Para os fãs de Beatles, há vários clássicos do quarteto com aulas e comentários de Giles Martin, filho de George Martin (o "quinto Beatle") e produtor com o pai do álbum "Love" para o espetáculo do Cirque du Soleil sobre a banda.
Gêneros e instrumentos: A outra vantagem do Ivideosongs, além de seu método em vÃdeo, é que ele não se restringe a guitarra/violão -há aulas de piano, bateria e banjo também.
Os gêneros musicais são variados (entre eles blues, rock e folk), mas, como o site está em versão inicial, ainda são poucas músicas por gênero.
Os preços das lições em vÃdeo (que os usuários baixam, para poder assistir indefinidamente) variam entre US$ 4,99 e US$ 9,99, de acordo com o professor e com a duração.
Quando as estrelas ensinam, os vÃdeos são mais caros, mas mais longos (podem ter até uma hora de duração). As compras são feitas on-line, com cartão de crédito.
Mas nem tudo no site é cobrado. Os iniciantes, em particular, podem se beneficiar de 25 tutoriais gratuitos (restritos a violão e guitarra, no entanto) que ensinam técnicas básicas e intermediárias dos instrumentos, como afinação, notas, acordes, escala pentatônica etc.
Os vÃdeos são bem detalhados, com closes, repetições, explicações passo-a-passo. O único porém é que é tudo em inglês, ou seja, para aproveitar as lições por completo (não só vendo, mas ouvindo o professor) é preciso um domÃnio razoável do idioma. (MAC)
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
SÓ 4% DAS EMPRESAS SE SAEM BEM EM SITES DE BUSCA
Segundo um estudo que pesquisou o desempenho das 50 empresas brasileiras que mais investiram em publicidade em 2006, 96% delas não criam mecanismos eficientes para que os buscadores da internet levem os usuários aos seus sites. A pesquisa foi feita pela .FOX Networks, empresa ligada à Fox International Channels, e será divulgada nesta semana.
Os critérios para considerar um site eficiente são a utilização correta de palavras-chaves no código-fonte do site -em linguagem eletrônica, as páginas descrevem a si próprias e colocam tÃtulos e palavras-chaves para identificá-las- ou de links pagos nos buscadores.
De acordo com o estudo, 68% dos sites não têm tÃtulos otimizados nas páginas de busca, que acontece quando o cliente paga para que, a cada vez que um usuário digita determinadas palavras, veja seu link.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/03/08.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php