GENTILEZA RAPIDINHA...
A COISA TĂ FICANDO RUSSA...
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Companhia aĂ©rea russa treina funcionĂĄrios para atendimento gentil. Empresa responde Ă s exigĂȘncias dos novos consumidores.
A sala estava cheia de homens e mulheres na primeira semana de treinamento na academia para comissĂĄrios de bordo da Aeroflot. Os homens tinham queixos quadrados e ombros largos, e as mulheres eram belezas de parar o trĂąnsito.
Encontrar equipes de cabine atraentes nunca foi um grande problema para a Aeroflot. Treinar os russos a ser gentis com os clientes, bem, essa é a dificuldade da companhia aérea e de muitas outras empresas russas. Mas a Aeroflot parece ter conseguido.
A empresa diz que seu clåssico emblema soviético da foice e do martelo alados hoje representa um sorriso.
Ela esteve na vanguarda de uma ampla tendĂȘncia na indĂșstria de serviços da RĂșssia, provocada pelas crescentes exigĂȘncias de consumidores de classe mĂ©dia.
A Skytrax, empresa britùnica que pesquisa passageiros depois dos voos, descobriu que a Aeroflot teve o melhor serviço de todas as companhias aéreas do Leste Europeu este ano.
"Anna, vocĂȘ apenas mostrou a garrafa de champanhe, mas nĂŁo disse nada", o instrutor advertiu delicadamente uma estagiĂĄria de 23 anos, Anna Grishina.
"Esse Ă© o serviço silencioso da Ă©poca soviĂ©tica", continuou o instrutor. "VocĂȘ precisa falar com ela", disse, indicando uma estudante que posava de passageira. "E deve sorrir sempre."
Acabaram-se as broncas e os confrontos silenciosos. A Aeroflot adotou um treinamento que inclui obrigar os candidatos a decorar diålogos de gentilezas e reforçou as regras sobre sorrisos.
As companhias aéreas, redes de restaurantes e lanchonetes russas estão implementando um treinamento cada vez mais elaborado que produz resultados.
Uma nova geração de comissårios de bordo, vendedores de lojas e garçonetes estå mais voltada para o consumidor.
Antes dos Jogos OlĂmpicos de Inverno em Sochi, em fevereiro de 2014, os organizadores russos deram cursos de treinamento em estĂĄdios para os voluntĂĄrios que vĂŁo conduzir os visitantes atĂ© os lugares. O ponto principal: sorria, seja amigĂĄvel.
"Ă um tema realmente atual nas empresas russas", disse Alex Sukharevsky, sĂłcio na antiga UniĂŁo SoviĂ©tica da empresa de consultoria McKinsey & Company, que tem um negĂłcio florescente no paĂs assessorando companhias de varejo.
A tendĂȘncia Ă© um sinal de como uma dĂ©cada de dinheiro do petrĂłleo estĂĄ transformando a sociedade russa.
Na polĂtica, assim como nos negĂłcios, a riqueza crescente deu lugar a novas exigĂȘncias de uma classe mĂ©dia em expansĂŁo.
"Todos nós sabemos que a cultura russa, por definição, não é a mais voltada para o cliente", disse Sukharevsky, especialista em serviço ao cliente.
A falsa amizade com estrangeiros por motivos comerciais nĂŁo fazia parte da cultura russa. O excesso de sorrisos sĂł lembrava o ditado russo: "Riso sem motivo Ă© sinal de idiotice".
Nadezhda L. Shvetsova, comissĂĄria de bordo em treinamento, descreveu suas aulas como "ensinar as pessoas a ser felizes, a gostar do que fazem e a ter uma visĂŁo positiva" -apesar dos mil anos de infortĂșnio que moldaram a mentalidade russa.
Por Andrew E. Kramer â Fonte: Folha de S.Paulo â 19/11/13.
Reportagem original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
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21 DE NOVEMBRO DE 1877
Thomas Edison apresenta seu primeiro grande invento: o FonĂłgrafo, que gravava e reproduzia sons. Edison ganhou ali o apelido de âmago de Menlo Parkâ.
Fonte: Aventuras na HistĂłria â Edição 124 â Novembro 2013.
Thomas Edison â
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INFORMAĂĂO ĂTIL: CALCULADORA DO CIDADĂO
Conforme RĂĄdio CBN, o endereço abaixo do Banco Central do Brasil se refere Ă Calculadora do CidadĂŁo, dispositivo no site do banco para que o cidadĂŁo saiba realmente o quanto terĂĄ que pagar, as correçÔes e outros cĂĄlculos mais que volta e meia estamos em dĂșvida se fizemos certo.
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(Colaboração: A.M. Borges)
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