NOVO NOME DO SENADO: VILA SÉSAMO
E O SENADO VIROU VILA SÉSAMO
O novo presidente é o Garibaldo...ops...Garibaldi.
(Colaboração: Oliveira)
VAI VIRAR?
Garibaldo eleito presidente do Senado? A Volta da Vila Sésamo! O Senado vai virar a Vila Sésamo!
José Simão - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/12/07.
ORIGEM DA EXPRESSÃO: PARIS BEM VALE UMA MISSA
Na França do século 16, as guerras religiosas opunham calvinistas e católicos. Henrique IV, rei de Navarra, abdicou do Protestantismo para acalmar os ânimos e se manter no poder. Corre à boca pequena que teria dito a tal frase quando se convertera ao Catolicismo. Significa fazer alguma coisa inesperada por interesse.
Fonte: Almanaque Brasil - Número 104.
O BAÚ DO BARÃO
"O livro é o amigo que dá tudo e nada pede."
Amizade: Os livros só se emprestam aos bons amigos. Mas os bons amigos não pedem livros emprestados.
Visitas: As visitas, meu bem, alegria me dão, algumas quando vêm, outras quando vão.
Homenagem a AparÃcio Torelly, o Barão de Itararé.
Fonte: Almanaque Brasil - Número 104.
PIB PODE CRESCER ATÉ 5,5% em 2007, AFIRMA CONSULTORIA
O resultado do PIB do terceiro trimestre foi acima do previsto por grande parte dos analistas e indica que a economia pode crescer até 5,5% neste ano, segundo projeção da MB Associados, que foi quem mais se aproximou dos números divulgados ontem pelo IBGE.
A consultoria havia previsto uma expansão de 1,5% para o terceiro trimestre em relação ao perÃodo imediatamente anterior e o resultado foi 1,7%. Já em relação ao ano passado, a MB tinha projetado 5,1% para uma alta de 5,7%.
De acordo com a consultoria, para o quarto trimestre, a tendência é de continuidade da aceleração. A previsão é um crescimento próximo a 6% no último trimestre do ano, o que garante uma alta do PIB de 5,5% em 2007.
Esse resultado, segundo a MB, deve ser puxado principalmente pela indústria, que, em outubro, subiu acima de 10%. Para novembro e dezembro, a estimativa é que a indústria cresça acima de 7%, o que significa uma alta do PIB industrial na casa dos 5,5%.
A construção civil, de acordo com as projeções da consultoria, também deve ajudar, com um crescimento de 5,3% no ano.
Do lado da demanda, a MB chama a atenção para o crescimento dos investimentos, que devem registrar um recorde na série histórica iniciada em 1996, com uma alta de 13,3%. O número é bastante positivo porque indica que a oferta está crescendo para se ajustar à demanda.
Esses números também influenciam as projeções para 2008. A previsão para o PIB do ano que vem subiu de 4,5% para 4,7%, pelos cálculos da consultoria, com desaceleração ao longo do ano.
A grande preocupação é a inflação. O IPCA já se aproxima de 4,3%, próximo do centro da meta, de 4,5%, o que deve gerar, segundo a MB, reuniões do Copom mais difÃceis do que as deste ano.
"Mantemos, por enquanto, a hipótese de que os juros voltem a cair nas três últimas reuniões do Copom em 2008, mas não descartamos a hipótese de que o BC tenha que manter os juros em 11,25% ao longo de todo o próximo ano", diz a nota de conjuntura da MB Associados.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 13/12/07.
ESTUDO DA IBM PREVÊ COMO SERà A SOCIEDADE DO FUTURO
A sociedade do futuro terá um saldo pessoal de carbono, um avatar com informações personalizadas no computador do médico da famÃlia e, além disso, os motoristas terão nos carros informações on-line sobre a situação das estradas.
Essas e outras previsões estão incluÃdas no relatório "Five in Five" (cinco em cinco), com cinco mandamentos da sociedade daqui a cinco anos, que a IBM acaba de lançar.
A relação reúne hipóteses baseadas em tendências sociais e de mercado e em tecnologias emergentes. Todas são bastante otimistas. Os tópicos abordados vão desde a relação ecologia-economia até alimentação.
O primeiro mandamento diz que, em cinco anos, será fácil ser ecológico e ainda economizar dinheiro com isso.
As pessoas terão um "saldo pessoal de carbono" facilmente administrado por tecnologias inteligentes de energia.
Haverá uma rede elétrica que oferecerá opções limpas de energia (solar ou eólica) para abastecer a casa de acordo com a necessidade.
Meia década será tempo suficiente para mudar o modo de dirigir, de acordo com as projeções da IBM.
A empresa prevê o aumento da segurança por meio da tecnologia, com sistemas inteligentes de tráfego, que também diminuirão os congestionamentos e a poluição causada pelos veÃculos. Esse tipo de tecnologia poderá ser encontrado nas cidades e nas estradas, com sensores ao longo das vias, que permitirão a comunicação entre os automóveis.
O telefone celular terá ainda mais funções. Será carteira, vendedor de ingressos, recepcionista, banco, companheiro de compras, entre outras utilidades.
A tecnologia invadirá também a cozinha da casa. Os alimentos serão rastreados e trarão todo o seu histórico -desde o clima e o solo em que foi cultivado, até a que pesticidas ou tipo de poluição foi exposto. Com o maior trânsito de alimentos, cultivados e produzidos em diferentes partes do mundo, a frase "você é o que você come" será levada mais a sério.
Em cinco anos, a saúde evoluirá bastante. A IBM prevê médicos com "supersentidos", que poderão ver, ouvir e entender o histórico dos pacientes de novas formas.
Entre as inovações tecnológicas imaginadas para o perÃodo está o avatar do paciente -representação 3D do corpo-, que poderá ser "investigado" com um mouse. Com ele, os médicos poderão ter registros médicos com um simples "clic".
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/12/07.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php