MEIO SĂCULO RAPIDINHO
ZĂ CARIOCA
English:
http://www.internationalhero.co.uk/m/morcego.htm
No dia 10 de janeiro de 1961, chegava às bancas brasileiras a primeira edição do gibi do Zé Carioca, personagem criada pela editora norte-americana de Walt Disney.
Publicada pela editora Abril, a revista protagonizada pelo famoso papagaio malandro, carioca e caloteiro iniciou sua longa trajetĂłria de sucesso. O curioso Ă© que, em sua estreia, a publicação nĂŁo trazia o nĂșmero "1" estampado na capa.
Conforme o jornalista Marcus Ramone escreve no site UniversoHQ, o motivo é que a numeração do gibi se alternava com a de "O Pato Donald", e as duas publicaçÔes se revezavam nas bancas a cada semana.
"Graças a isso, âZĂ© Carioca # 479â foi, na verdade, a primeira edição do tĂtulo", afirma Ramone.
A capa da primeira revista com o personagem teve arte assinada por Jorge Kato, o primeiro brasileiro a desenhar quadrinhos da Disney. Internamente, havia uma histĂłria do mesmo Kato protagonizada pelo personagem. De brinde, uma cartela de transfers.
Ramone aponta que, de 1961 até hoje, o gibi do Zé Carioca sofreu vårias modificaçÔes. "De periodicidade, quantidade de påginas e até de formato".
O que se manteve, como se sabe, foi o sucesso, tanto das HQs vindas de equipes criativas dos EUA quanto de criadores do Brasil.
Nada mal para um personagem criado por Walt Disney no Copacabana Palace, durante uma visita do artista ao Brasil dentro da polĂtica de boa vizinhança que se firmou com o paĂs por conta das relaçÔes durante a 2ÂȘ Guerra.
Inicialmente, ZĂ© Carioca foi inventado para o filme "AlĂŽ Amigos" (1942), depois ressurgindo em "VocĂȘ jĂĄ foi Ă Bahia?" (1945). ApĂłs algumas tiras de sucesso relativo, ainda nos EUA, o papagaio chegou de vez ao Brasil, onde literalmente se identificou com o pĂșblico.
Fonte: O Tempo - 12/01/11.
ZĂ© Carioca era Paulista:
http://historia.abril.com.br/cultura/ze-carioca-era-paulista-434986.shtml
BIODIVERSIDADE - PLANO PARA SALVAR CORAIS
Cientistas revelaram, na GrĂŁ-Bretanha, planos para preservar e proteger as mais importantes espĂ©cies de coral ao redor do mundo. Os pesquisadores da Sociedade ZoolĂłgica de Londres identificaram dez espĂ©cies que correm maior risco de extinção, jĂĄ que vĂȘm sofrendo com o aumento das temperaturas dos oceanos, o excesso de pesca e a poluição. O plano Edge, que prioriza espĂ©cies ameaçadas globalmente, decidiu que a melhor estratĂ©gia Ă© tratar o problema regionalmente, ou seja, concentrar os esforços de apoio e treinamento de ambientalistas no TriĂąngulo dos Corais nas Filipinas, na regiĂŁo do Canal de Moçambique e no Caribe. Os recifes de corais sĂŁo o ecossistema marinho mais rico do planeta e abrigam cerca de um terço de toda a vida dos mares.
Interessa - ETc - Fonte: O Tempo - 13/01/11.
Sociedade ZoolĂłgica de Londres - http://www.zsl.org/
RISCO ENEM 3.0
O MinistĂ©rio da Educação trabalha num projeto chamado UCA (Um Computador por Aluno). PrevĂȘ a entrega de 150 mil laptops em 300 escolas pĂșblicas. Funciona como piloto, mas tem o eterno componente megalomanĂaco dos educatecas. Trata-se de distribuir mĂĄquinas que saem a R$ 500 cada uma, na suposição de que um gĂȘnio em BrasĂlia pode decidir qual modelo, de qual marca, pode suprir um projeto desse tamanho.
Desde a licitação dos laptops, fechada em janeiro ano ano passado, surgiram o iPad e toda uma geração de tabuletas. Nos Estados Unidos elas começaram a invadir os colégios, custam caro, mas estão barateando.
A mania de grandeza centralizadora pĂŽs no ar um risco do tipo-Enem. Os educatecas poderiam pensar se nĂŁo Ă© preferĂvel montar redes capazes de operar quaisquer tipos de mĂĄquinas credenciadas por um programa do MEC. Cada famĂlia receberia um vale e compraria o que preferisse.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/01/11.
OVERBOOK
WEBSITE
Guest Scan
SITE www.guestscan.co.uk Site em inglĂȘs, baseado no Reino Unido, Ă© voltado para a ĂĄrea hoteleira e permite que donos de hotĂ©is e pousadas registrem maus hĂłspedes.
O motivo varia: pode ser falta de pagamento, danos aos bens do hotel, fraude, agressividade com os empregados do local...
O nome fica na lista de dois a quatro anos -o tempo varia de acordo com a gravidade do motivo.
Ă possĂvel consultar nomes, mas nĂŁo ver toda a lista. O serviço Ă© pago.
WEBSITE
Notes from the Road
SITE www.notesfromtheroad.com Site em inglĂȘs, segue as viagens de Erik Gauger, cujos hobbies sĂŁo fotografia, foto submarina e identificação de plantas e animais, alĂ©m de interesse por histĂłria.
Esses elementos dĂŁo o tom ao site, famoso pela qualidade de suas imagens, que realmente impressionam.
Com textos interessantes, em tom pessoal, Ă© indicado para quem gosta de se perder por belas imagens antes de decidir qual serĂĄ o prĂłximo destino a ser visitado.
Fonte: Folha de S.Paulo - 13/01/11.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php