VIDA âRAPIDINHAâ EM 3D
INVENĂĂES DO PASSADO
English:
Nytimes.com/3-d-printing
Patent-Able â
Patent-able.tumblr
Thingiverse â
Thingiverse.com/patent
MakerBot Industries â
Facebook/makerbot
InvençÔes do passado ganham vida em 3D. Arquivo de patentes reĂșne informaçÔes de objetos curiosos.
Eles sĂŁo o sonho de homens que jĂĄ morreram: um chapĂ©u-pente, um copo que nĂŁo derrama na cama, um parafuso para chaminĂ©s de fogĂ”es a lenha e um suporte para flores -objetos que, ao longo do Ășltimo sĂ©culo, ficaram discretamente arquivados no EscritĂłrio de Patentes e Marcas Registradas dos EUA.
Até agora.
Martin Galese, 31, ex-advogado de patentes em Nova York, estå ressuscitando peças e pedaços de antanho, parte por parte.
De forma semelhante aos cientistas fictĂcios de "Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros", Galese vasculha os arquivos do departamento de patentes atrĂĄs do "DNA de design" de invençÔes antigas, que ele entĂŁo reinterpreta como arquivos digitais de design para as modernas impressoras 3D. Ele jĂĄ publicou em seu blog mais de uma dĂșzia dessas invençÔes esquecidas, junto com uma biblioteca para impressĂ”es de designs em 3D, a Thingiverse, para que qualquer um possa produzir esses objetos hoje.
"As patentes do século 19 são muito bonitas", disse Galese.
Ele dĂĄ como exemplo uma espĂĄtula de cozinha de 1875, com linhas elegantes e uma utilidade modesta que foi alardeada por seu inventor, que declarou: "A quem possa interessar: saiba que eu, URIAS CRAMER, de Nova FiladĂ©lfia, no condado de Tuscarawas e no Estado de Ohio, inventei novos e Ășteis melhoramentos nas espĂĄtulas para panelas".
A solicitação de patente da espåtula descreve como ela seria capaz de raspar panelas de praticamente qualquer raio e com laterais retas ou curvas. O documento era ilustrado com imagens recortadas à mão, que Galese reproduziu como um modelo 3D.
Mas por que se dar ao trabalho de reproduzir o passado em minuciosos detalhes? "VocĂȘ estĂĄ segurando o sĂ©culo 19 por intermĂ©dio de algo que foi produzido no sĂ©culo 21", disse Galese. Ele tambĂ©m fez um porta-hashi da dĂ©cada de 1960 e um jogo de xadrez portĂĄtil dos anos 1940.
Hoje, disse ele, o sistema de patentes tem mĂĄ fama. Muita gente o vĂȘ como uma fonte de interminĂĄveis disputas de propriedade intelectual entre empresas de tecnologia ou como combustĂvel para aproveitadores dispostos a explorar as proteçÔes do sistema para conseguir dinheiro.
Galese deseja que mais gente veja os arquivos de patentes como um rico depĂłsito cheio de projetos gratuitos. Ele,Ă s vezes compara os arquivos do departamento de patentes Ă biblioteca on-line de arquivos de design partilhada atualmente por pessoas que tĂȘm a impressĂŁo 3D como hobby.
Ele disse que alguns usuĂĄrios que viram seus arquivos para impressĂŁo 3D perguntam por que ele fica postando objetos "patenteados" na internet, sem entender que muitas coisas antes patenteadas estĂŁo agora sob domĂnio pĂșblico.
A maioria das patentes emitida atualmente dura 20 anos, mas, no passado, as proteçÔes às invençÔes podiam ser bem mais curtas, às vezes durando 17 anos, às vezes menos.
Das mais de 8 milhÔes de patentes registradas nos EUA, apenas cerca de 2 milhÔes continuam em vigor, segundo Dennis Crouch, da Escola de Direito da Universidade do Missouri, que conduziu uma anålise no ano passado.
Isso deixa quase 6 milhĂ”es de patentes sob domĂnio pĂșblico, grĂĄtis para quem as desejar reusar, reformular ou lhes dar uma nova utilidade.
Galese até agora produziu apenas alguns poucos desses modelos 3D, mas continua procurando nos arquivos objetos simples e charmosos que tenham uma ligação com o passado.
No entanto, ele nunca sabe ao certo atĂ© que ponto consegue se aproximar de uma reprodução exata e se preocupa com a influĂȘncia inconsciente do nosso mundo moderno.
"Hå muito mais design no nosso mundo, muito mais objetos", disse ele sobre a comparação do seu trabalho com o filme "Parque dos Dinossauros".
"Sempre hĂĄ essa questĂŁo: serĂĄ que eles trouxeram de volta o que era realmente um dinossauro ou algo que eles pensavam ser um dinossauro?"
Amy OâLeary - Reportagem original em inglĂȘs do âThe New York Timesâ:
Nytimes.com/3-d-printing
Patent-Able â
Patent-able.tumblr
Thingiverse â
Thingiverse.com/patent
MakerBot Industries â
Facebook/makerbot
RECORDAR Ă VIVER
Literariamente, o ministro Joaquim Barbosa ainda nĂŁo produziu bate-bocas com a qualidade de EpitĂĄcio Pessoa. Em 1909 ele se meteu numa polĂȘmica com o colega Pedro Lessa e, numa carta a um jornal, retida por amigos e publicada anos depois, chamou Lessa de "pardavasco alto e corpanzudo, pernĂłstico e gabola (que) raspa a cabeça para dissimular a carapinha". Mais: "alimĂĄria" e "cavalgadura".
As malquerenças no Supremo Tribunal Federal sĂŁo velhas e gerais. O que mudou, talvez para melhor, foi a presença da cĂąmeras de televisĂŁo na corte. Afinal, se uma pessoa Ă© filmada enquanto se coça num elevador, porque um juiz nĂŁo pode ir ao ar num debate pĂșblico?
Hoje no STF hå ministros que não se cumprimentam. Na década de 80, Xavier de Albuquerque foi-se embora por não tolerar seu colega Moreira Alves e, nos 70, por pouco Aliomar Baleeiro não encestou Eloy da Rocha.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/08/13.
HUMOR PETISTA
Quando o comissariado estava certo de que melaria o caso do mensalĂŁo, DelĂșbio Soares, tesoureiro de partido e gerente de sua caixa dois, disse o seguinte:
"A denĂșncias serĂŁo esquecidas e vĂŁo virar piada de salĂŁo."
Com ele na cadeia.
Elio Gaspari - Fonte: Folha de S.Paulo - 25/08/13.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php