NOTAS RAPIDINHAS
DE ONDE VĂM OS NOMES DAS NOTAS MUSICAIS?
English:
Public.wsu.edu/delahoyd/
http://www.jinxiboo.com/blog/2010/7/9/the-origin-of-do-re-mi-fa-so-la-ti-do.html
See more:
Photographersdirect.com/buyers/stock
Facebook:
http://www.facebook.com/#!/guido.darezzo.7?fref=ts
Facebook.com/blognotasmusicais
De um canto do sĂ©culo 11 â mas com uma adaptadinha para ficar mais sonoro.
Quem batizou as notas musicais foi o monge beneditino italiano Guido dâArezzo. Ainda no sĂ©culo 11, ele nomeou a escala ao se inspirar no hino a SĂŁo JoĂŁo Batista, composto por outro monge, Paolo Diacono, trĂȘs sĂ©culos antes: dĂł âUt queant laxis... rĂ© ...resonare fibris... mi ...mira gestorum... fĂĄ ... famuli tuorum... sol ... solve polluti... lĂĄ ... labii reatum... si ... Sancte lohannes.â (Tradução: âPara que teus servos/Possam, das entranhas,/Flautas ressoar/Teus feitos admirĂĄveis/Absolve o pecado/Desses lĂĄbios impuros/O SĂŁo JoĂŁoâ). Para entender a lĂłgica, basta pular o primeiro verso e depois pegar a primeira sĂlaba de cada frase para reconhecer as notas â (Ut), Re, Mi, Fa, Sol, La e S. O Si ele adaptou, juntando as primeiras duas letras de Sancte e Iohannes. Cinco sĂ©culos depois, incomodado com o som da primeira sĂlaba, o mĂșsico Giovanni Maria Bononcini incrementou uma mudança. Excluiu o Ut e trocou pelo Do, de Dominus (Senhor). E, com essa benção celestial, sacramentou a nomenclatura das notas musicais.
Itamar Cardin â Fonte: Super Interessante â Edição 314.
Mais detalhes:
Public.wsu.edu/delahoyd/
http://www.jinxiboo.com/blog/2010/7/9/the-origin-of-do-re-mi-fa-so-la-ti-do.html
Photographersdirect.com/buyers/stock
Facebook:
http://www.facebook.com/#!/guido.darezzo.7?fref=ts
Facebook.com/blognotasmusicais
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php