80 ANOS RAPIDINHOS
CRISTO REDENTOR
English:
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-15223145
More details:
http://www.corcovado.org.br/#
http://www.cristo80anos.com/home.html
Mesmo após oito décadas de sua inauguração, direitos autorais e de imagem do monumento no Corcovado ainda são alvo de disputa.
Por trĂĄs da expressĂŁo serena do Cristo Redentor, que completa 80 anos na quarta, herdeiros dos que desenharam e construĂram o monumento travam batalha por direitos autorais e de imagem.
De um lado, parentes de Paul Landowski, escultor morto em 1961, dizem que o francĂȘs Ă© o Ășnico autor, responsĂĄvel pelo desenho da cabeça e das mĂŁos, esculpidos em gesso em seu ateliĂȘ em Paris e depois concluĂdos em concreto armado no Rio.
Do outro, Bel Noronha, bisneta do engenheiro Heitor da Silva Costa, responsåvel pela construção do monumento, diz que ele, morto em 1947, foi "autor e idealizador" e que contratou Landowski para fazer só as mãos e a cabeça.
No meio da disputa estå a Arquidiocese do Rio, que encomendou a eståtua a Costa nos anos 1920 e detém os direitos de imagem.
A disputa veio à tona com as investidas recentes dos Landowski em cobrar por reproduçÔes do Cristo (para algo com tiragem de 100 mil exemplares, por exemplo, eles cobram R$ 1.000).
Os Landowski contrataram agĂȘncia de proteção de direitos autorais em SĂŁo Paulo e entraram na Justiça para obrigar a H. Stern a pagar por reproduzir a estĂĄtua num pingente, mas perderam a ação.
"Existe essa lenda de que o Cristo Ă© feito por um francĂȘs e presente da França", diz Bel Noronha.
Claudine Dutra, diretora jurĂdica da Arquidiocese, diz que herdeiros tambĂ©m jĂĄ disputaram os direitos com a Igreja, alegando que nĂŁo havia provas de que Landowski havia cedido seus direitos.
"Landowski nunca veio ao Brasil, esses direitos sĂŁo exclusivos da Arquidiocese", afirma Dutra. "A Arquidiocese nunca cobrou pelos direitos, Ă© essa famĂlia que resolveu agora ganhar dinheiro."
De Paris, FrĂ©dĂ©ric JerĂŽme, encarregado da famĂlia Landowski para resolver a questĂŁo, diz que nĂŁo se trata de uma briga por lucro.
"Costa era sĂł um engenheiro, nĂŁo artista, Landowski Ă© quem fez a estĂĄtua", diz. "NĂŁo se pode destituir o artista de sua propriedade, mas nĂŁo Ă© uma questĂŁo de dinheiro e sim de legitimidade."
Em congresso de art déco, no Rio, em agosto, o historiador Adon Peres pÎs mais lenha na fogueira.
Especialista em Landowski, disse que são inegåveis os traços de sua obra no rosto e nas mãos do Cristo, considerados os "pontos altos" da escultura.
Silas MartĂ - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/11.
Mais detalhes:
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-15223145
Mais:
http://www.corcovado.org.br/#
http://www.cristo80anos.com/home.html
COMEMORAĂĂO VAI TER MISSA, BOLO E ZECA PADOGINHO
Diz a lenda que, antes de o engenheiro Heitor da Costa e Silva vencer um concurso e propor colocar um Cristo de braços abertos sobre a Guanabara no alto do Corcovado, ilustre figura da histĂłria brasileira jĂĄ havia aberto uma rota para escalar o morro: o imperador D. Pedro 1Âș.
Ă por causa dele, que fazia aniversĂĄrio no dia 12, e nĂŁo de Nossa Senhora, que o Redentor foi inaugurado na data. Para comemorar os 80 anos foram organizados vĂĄrios eventos.
No feriado, quem for ao monumento vai receber uma fatia de um bolo de oito metros, encomendado pela Sarca (Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca).
Também haverå benção especial para os visitantes e missa na capela que fica incrustada nas costas da eståtua. A celebração serå feita pelo arcebispo da cidade, Dom Orani João Tempesta às 10h. Haverå ainda show da esquadrilha da fumaça.
A partir das 18h haverĂĄ o Show da Paz, no Aterro do Flamengo. Artistas como Zeca Pagodinho, MiĂșcha, Sandy, Beth Carvalho e a bateria da Mangueira irĂŁo se revezar em um palco na altura do Monumento aos Pracinhas, para completar as homenagens Ă obra art dĂ©co mais conhecida do mundo.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/11.
DIA DO BASTA
Pelo menos 15 capitais em todo o paĂs fazem hoje o Dia do Basta. O objetivo Ă© protestar contra a corrupção e lutar por mudanças no sistema polĂtico brasileiro, como o voto aberto no Congresso Nacional e a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, alĂ©m da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do paĂs Ă educação. Outro clamor serĂĄ pela reprovação do novo CĂłdigo Florestal, em tramitação no Senado.
Aparte - Fonte: O Tempo - 12/10/11.
Dia do Basta = http://diadobasta.blogspot.com/
QUEIJO SUĂĂO
Por incrĂvel que pareça, a SuĂça pode entrar na lista dos paĂses em risco de quebra. JĂĄ tem gente temendo que o Tesouro suĂço nĂŁo dĂȘ conta de bancar o cĂąmbio fixo adotado para proteger a moeda do paĂs. E um dos receosos Ă© ninguĂ©m menos que o ministro Guido Mantega, conforme ele mesmo revelou a um jornalista.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 09/10/11.
MAIS RELUZENTE
A produção brasileira de ouro estĂĄ cada vez mais valorizada - deve chegar, neste ano, a 62,7 toneladas, 3% mais do que em 2010. Culpa da demanda crescente dos investidores no metal, o vice-campeĂŁo na nossa balança comercial, perdendo apenas para o minĂ©rio de ferro. O Brasil Ă© o 12Âș maior produtor e exportador de ouro do mundo. A lĂder mundial Ă© a China, com produção anual de 300 toneladas. Com o ferro brasileiro, dĂĄ para construir outra muralha da China, e com o ouro, outra torre Eiffel.
Paulo Navarro (www.pnc.com.br) - Fonte: O Tempo - 09/10/11.
TĂNIS DEIXA NĂDEGAS MENOS SIMĂTRICAS
Pesquisadores espanhĂłis mediram os glĂșteos de jogadores de tĂȘnis e de futebol e comprovaram: enquanto os futebolistas tendem a ter os dois lados do bumbum do mesmo tamanho, nos tenistas uma das nĂĄdegas costuma ser atĂ© 20% maior que a outra. A explicação Ă© que os jogadores de futebol correm mais, e por isso desenvolvem igualmente os dois lados do corpo.
Thiago Perin - CiĂȘncia Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Super Interessante - Edição 296.
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php