EXPANSĂO RAPIDINHA
O MAPA DO UNIVERSO
English:
Abc.net.au/science/articles/2012
Sloan Digital Sky Survey:
http://www.sdss.org/
University of Portsmouth: http://www.port.ac.uk/
Facebook:
http://www.facebook.com/universityofportsmouth
Estudo faz mapa da expansão do Universo hå 11 bilhÔes de anos. Nessa época, velocidade do aumento do Cosmos perdia força.
Uma equipe de 63 cientistas, de nove paĂses, divulgou nesta semana um estudo em que foi possĂvel mapear o momento em que o Universo começou a diminuir sua velocidade de expansĂŁo, hĂĄ 11 bilhĂ”es de anos.
Nessa Ă©poca remota, ocorria justamente o inverso do que se vĂȘ hoje. No ano passado, fĂsicos americanos ganharam o Nobel por descobrirem que a atual expansĂŁo do Universo Ă© acelerada e acontece hĂĄ cerca de 5 bilhĂ”es de anos, graças Ă atuação de uma força misteriosa conhecida como energia escura, que se sobrepĂ”e Ă gravidade e faz as galĂĄxias se repelirem.
A nova pesquisa dos astrÎnomos do Sloan Digital Sky Survey (projeto de mapeamento e captação de imagens do Universo) mostrou que, diferentemente de hoje, o crescimento do Cosmos começou a desacelerar 3 bilhÔes de anos após o Big Bang.
O motivo seria a influĂȘncia da força gravitacional no comportamento e na densidade da matĂ©ria e da radiação, mantendo-as condensadas e obrigando-as a se separar lentamente.
"Se pensarmos no Universo como uma montanha russa, hoje estarĂamos descendo uma ladeira, ganhando muita velocidade", comparou Matthew Pieri, astrĂŽnomo da Universidade de Portsmouth, Reino Unido, e um dos autores do estudo, em entrevista Ă agĂȘncia de notĂcias Reuters.
"Nossa nova medição nos indica o tempo em que o Universo estava subindo a ladeira", completou.
A intenção dos cientistas é recolher mais dados para explicar o que ninguém sabe ainda: as razÔes que levaram à desaceleração inicial da expansão cósmica e, principalmente, a sua aceleração atual, muito forte se comparada ao que ocorreu no passado.
Francisco Figueiredo Zaiden - Fonte: Folha de S.Paulo â 15/11/12.
Mais detalhes:
Abc.net.au/science/articles/2012
Sloan Digital Sky Survey:
http://www.sdss.org/
Universidade de Portsmouth: http://www.port.ac.uk/
Facebook:
http://www.facebook.com/universityofportsmouth
ISSO DĂ CADEIA
Uma parte do empresariado brasileiro estĂĄ assustada com as sentenças do STF que mandaram para a cadeia diretores de bancos e de agĂȘncias de publicidade. Entendem que a jurisprudĂȘncia aplicada no caso das teias do mensalĂŁo cria um clima de insegurança para seus executivos.
Os doutores poderiam passar os olhos num manual oferecido na semana passada pelo governo americano Ă s empresas que operam no exterior. Chama-se "A Resource Guide to the U.S. Foreign Corrupt Practices Act". Ele ensina as empresas a tomar cuidado com contratos de consultoria, com pagamentos feitos em contas existentes em terceiros paĂses e com mimos em geral. Mostra o risco que um empresĂĄrio corre quando prefere nĂŁo saber o que hĂĄ por baixo do negĂłcio.
O manual avisa que cada propina pode custar à empresa uma multa de até US$ 2 milhÔes. Diretores e funcionårios arriscam canas de até 20 anos.
Elio Gaspari â Fonte: Folha de S.Paulo â 18/11/12.
O manual:
Boardmember.com/uploadedFiles
NĂŁo deixem de enviar suas mensagens atravĂ©s do âFale Conoscoâ do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php