DERRETENDO RAPIDINHO...
ESCULTURAS DE GELO
English:
http://www.famousmodernsculptures.com/photo/1649020/?k=j83s12y12h94s27k02
More Photos: http://www.neatorama.com/2008/08/17/ice-sculptures-of-melting-men-by-nele-azevedo/
Video: http://www.wwf.de/
Artista plástica brasileira coloca mil estátuas congeladas sob sol de Berlim em protesto. Homens de gelo derretem em ato contra aquecimento global. ONG WWF diz que 25% da população sofrerá com degelo das calotas polares.
Cerca de mil esculturas de gelo feitas pela artista brasileira Nele Azevedo ficaram expostas nas escadarias do Concert Hall, em Berlim, na Alemanha. A artista alerta para as graves consequências que o efeito estufa está causando ao planeta Terra.
A manifestação, patrocinada pela ONG Fundo Mundial para a Natureza, a WWF, visa a chamar a atenção do mundo para o derretimento das calotas polares em razão do aquecimento global. Com o ato, a artista quis mostrar que "se algo não for feito estaremos fadados à fúria da natureza".
Os homens em miniatura foram expostos sob o sol, as esculturas derreteram em meia hora simbolizando o efeito que pode causar ao homem.
De acordo com um estudo publicado pela WWF, quase 25% da população mundial está ameaçada pelas inundações em consequência do degelo do Ártico. O estudo foi publicado à margem da conferência sobre o clima que acontece em Genebra até 4 de setembro. Segundo a ONG, o nível dos mares pode subir mais de um metro até 2100 com o impacto do aquecimento global sobre as calotas polares. A projeção, aproximadamente duas vezes maior do que o número da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros órgãos, leva em conta o impacto do desaparecimento das calotas da Groenlândia e da Antártida ocidental.
A subida acentuada do nível dos mares também pode inundar regiões costeiras em todo o mundo. "Se permitirmos que o Ártico fique muito quente, há dúvidas sobre se seremos capazes de manter esse controle", disse Martin Sommerkorn, do programa para o Ártico do WWF, em comunicado. "É urgentemente necessário que controlemos as emissões de gases do efeito estufa, enquanto ainda podemos."
A grande perda de gelo marinho resultante do aquecimento duas vezes mais rápido do Ártico em relação ao resto do mundo vai afetar as condições climáticas muito além dos polos, de acordo com a WWF. Europa e América do Norte podem, por exemplo, passar por invernos atipicamente frios, ao passo que a Groenlândia pode ter invernos mais quentes com a mudança de umidade e a subida do nível dos mares. Além disso, o aquecimento do Ártico pode se tornar em si um motor para o aquecimento global.
"Atualmente, o Ártico aquece duas vezes mais rápido do que a Terra, o que constitui uma ameaça a todo o planeta", disse o chefe de política climática da WWF Suíça, Patrick Hofstetter, citado no comunicado. À medida que a extensão do gelo diminui e que a superfície dos oceanos aumenta, a quantidade de energia solar absorvida também aumenta. "Isso faz com que as temperaturas subam mais ainda", afirma o estudo.
Números:
1 metro ou mais pode subir o nível do mar até 2100, segundo estudo da WWF;
40% das emissões de CO2 devem ser reduzidos pelos países industrializados até 2020 para evitar o degelo.
Brasil
Antártida. Em meados de agosto, o governo brasileiro aprovou uma verba de financiamento para pesquisas científicas na Antártida da ordem de US$ 7,5 milhões, a maior quantia já destinada para a atividade e mais da metade do que o Brasil já aplicou em ciência desde que criou o Programa Antártico Brasileiro, em 1982.
Objetivo. Para o Ministério da Ciência e Tecnologia, que liberou os recursos, o objetivo do financiamento é ampliar o conhecimento sobre os fenômenos ambientais na Antártida e suas influências globais, estimulando a cooperação científica com outros países sul-americanos que tenham programas antárticos.
Interessa - Fonte: O Tempo - 03/09/09.
Leia mais:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/09/090902_esculturagelo_video.shtml
Mais fotos: http://www.neatorama.com/2008/08/17/ice-sculptures-of-melting-men-by-nele-azevedo/
Vídeo: http://www.wwf.de/
MARATONA NOVO ENEM
13 de Setembro de 2009
Informações e inscrições gratuitas: http://www.maratonanovoenem.com.br/
EDUCANADÁ 2009
Feira oficial de educação do Canadá.
Quando: 12 e 13/9.
Detalhes - http://www.educanada.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/08/09.
FUNDAÇÃO ECOLÓGICA CRISTALINO (FEC)
A Fundação Ecológica Cristalino trabalha na região do Parque Estadual Cristalino. O trabalho é manter as florestas. O Programa Flora Cristalino tem uma parceria com o Royal Botanic Gardens - Kew, a Fauna & Flora International, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema), e a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unimat). Ele produz conhecimento científico para outros programas da FEC, como a Escola da Amazônia.
Fonte: Tam Kids nas Nuvens - Agosto 2009.
Fundação Ecológica Cristalino - http://www.fundacaocristalino.org.br/br_index.php
Royal Botanic Gardens - Kew - http://www.kew.org/
Fauna & Flora International - http://www.fauna-flora.org/
Sema - http://www.sema.mt.gov.br/
Unemat - http://www.unemat.br/
Escola da Amazônia - http://www.escoladaamazonia.org/
10ª ANALÍTICA LATIN AMERICA
O controle de qualidade dos combustíveis será o tema da 10ª edição da Analitica Latin America - evento sobre tecnologia e equipamentos para laboratórios, análises, biotecnologia e controle de qualidade - que será realizado de 8 a 10 de setembro, em SP. Neste ano, a feira terá parceria da Unicamp, segundo Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, que promove o evento. "O tema é relevante neste momento em que os mercados buscam padrões de qualidade mundiais e parâmetros que atendam especificações e requisitos ambientais." O Instituto de Química da Unicamp vai apresentar palestra no evento sobre novas tecnologias para o controle de qualidade de combustíveis.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo – 01/09/09.
Mais detalhes: http://www.analiticaweb.com.br/main_eventos.php?ind=127
VÍDEO ENTREVISTA
A TV Senado disponibiliza para download programa de entrevistas com o jornalista Carlos Marcelo, autor da biografia "Renato Russo - O Filho da Revolução". O arquivo de vídeo pode ser baixado até 07 de setembro, em http://www.senado.gov.br/tv/.
Eventos On-line – Acontece na Internet - Fonte: Folha de S.Paulo – 02/09/09.
EDUCAÇÃO - EXTREMOS
Das cerca de 300 instituições de ensino superior com autonomia para abrir cursos no País sob avaliação do MEC, quase metade já foi visitada. Até aqui receberam a nota máxima (5) a PUC do Rio e as universidades Mackenzie e Cruzeiro do Sul, ambas de São Paulo. Com modesto 2, a Universidade Federal Rural da Amazônia e o Centro Universitário do Distrito Federal têm muitas explicações a dar ao MEC - e aos alunos.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto É - Edição 2077.
A NOVA BILLBOARD
O site We Are Hunted lista as 99 músicas mais populares que estão surgindo; as faixas podem ser organizadas por semana ou mês e você pode ouvir as tendências; em http://wearehunted.com/.
tec-tec-tec - Fonte: Folha de S.Paulo – 02/09/09.
MELHORES DO SÉCULO
O site Imdb (http://imdb.com/), principal referência sobre cinema na internet, fez uma lista dos 15 melhores filmes do século 21. "Batman, o Cavaleiro das Trevas" ganhou a eleição. Os três filmes de "O Senhor dos Anéis" estão lá também. O brasileiro "Cidade de Deus" ficou em terceiro. Veja a lista completa em http://www.imdb.com/features/poweroffilm/.
Meu Espaço - Só Baixando - Fonte: Folha de S.Paulo – 31/08/09.
"DR.KATZ"
Você já fez psicoterapia? Mesmo que não tenha feito, vai se divertir com o desenho do dr. Katz.
POR QUE É LEGAL?
Katz é um terapeuta profissional, uma figura de voz calma, fala mansa e humor bem particular, que convive com um monte de clientes malucos, além de um filho (Ben) e uma secretária (Laura) que são duas peças.
Confira:
http://www.jonathankatz.com/
http://www.imdb.com/title/tt0111942/
http://www.comedycentral.com/shows/dr_katz/index.jhtml
http://www.bcdb.com/cartoons/Other_Studios/H/Home_Box_Office/Dr__Katz__Professional_Therapist/index.html
Fonte: Folha de S.Paulo – 31/08/09.
SETE MITOS SOBRE O CONSUMO DE ÁGUA
O corpo humano é composto de 60% de água. Ela participa de praticamente todos os processos orgânicos: da regulação da temperatura ao bom funcionamento do cérebro e dos músculos.
Por isso hidratar-se – repor a água perdida na urina e na transpiração – é tão vital, como não se cansam de dizer os médicos. Tornou-se comum, no entanto, afirmar que a ingestão de água traz outros benefícios. Diz-se, por exemplo, que ela desintoxica e até ajuda a emagrecer. Ainda não há comprovação científica dessas teses. E, como ressaltam alguns especialistas, ingerir água em excesso pode causar prejuízos ao organismo. VEJA elencou os equívocos mais comuns sobre esse tema.
1 - O que se diz: beber bastante água ajuda a eliminar toxinas do organismo
O que se sabe: a função de filtrar toxinas da corrente sanguínea é dos rins; portanto, a questão aqui é saber se água em grande quantidade melhora a função renal. "A resposta é não", diz a nefrologista Maria Eliza do Amaral Carvalho, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. "O fato de uma pessoa ingerir muita água não faz com que seus rins filtrem mais e melhor"
2 - O que se diz: para uma hidratação correta, é preciso ingerir 2 litros de água, ou oito copos, por dia
O que se sabe: a recomendação de 2 litros de água por dia não tem nenhum fundamento científico. E não há prova nenhuma de que a ingestão abundante de água seja benéfica – pelo contrário. "Muita água faz mal ao organismo", diz o nefrologista Elias David-Neto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em demasia, ela sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. Recomenda-se beber líquidos no mesmo volume de calorias consumidas. Para uma dieta de 1 200 calorias, 1,2 litro de água. "Não precisamos de mais água do que a sede solicita", afirma. É preferível tomar pequenas doses ao longo do dia a ingerir uma grande quantidade de uma vez. E deve-se lembrar que os alimentos também ajudam na hidratação
3 - O que se diz: muita água é sinônimo de pele mais bonita e saudável
O que se sabe: "essa tese não faz sentido", escreveu recentemente, num editorial do Journal of the American Society of Nephrology, o médico americano Stanley Goldfarb, um dos principais especialistas no assunto. "A água que se ingere é distribuída para todo o corpo. Apenas uma parte ínfima termina na pele." Somente o contrário é correto: a desidratação faz com que a pele perca o viço
4 - O que se diz: água ajuda a emagrecer
O que se sabe: o melhor seria dizer que água ajuda quem está de dieta, por dois motivos: ela não tem calorias e dá a sensação de saciedade. Alguns copos de água certamente tirarão a fome, mas esse efeito dura muito pouco. "Para quem está de dieta, uma forma melhor de obter água e saciar-se é por meio de frutas e vegetais", diz a nutricionista Suzana Bonumá, de São Paulo
5 - O que se diz: ao praticar exercícios físicos, é preciso beber muita água para recuperar o que foi perdido
O que se sabe: por muito tempo, a recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva era que os atletas deveriam tomar o máximo possível de líquidos durante o exercício físico para evitar a desidratação. Agora, o que se sabe é que água em excesso provoca a diluição do sódio. É o mineral que ajuda a conduzir os impulsos elétricos para os músculos, inclusive o do coração. A falta de sódio pode deflagrar dor de cabeça, desorientação e até parada respiratória
6 - O que se diz: água com gás hidrata menos e ainda causa celulite
O que se sabe: a água com gás hidrata tanto quanto a sem gás. E isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificialmente. Nenhuma delas causa celulite. "O que favorece a celulite é o açúcar dos refrigerantes, e não o seu gás", diz o dermatologista Francisco Le Voci
7 - O que se diz: a alta concentração de minérios das águas minerais pode causar pedras nos rins quando seu consumo é frequente
O que se sabe: não existe uma relação direta entre o consumo dessas águas e a calcificação dos sais nos rins. E isso mesmo em regiões onde as águas são mais pesadas, obtidas de fontes ricas em sais de cálcio. Ao contrário, uma quantidade maior de água é indicada a quem tem propensão ao problema
Anna Paula Buchalla - Fonte: Veja - Edição 2128.
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php