Faculdade Mental
NOSSOS COLUNISTAS - 02/12/2010
  

CRIATIVIDADE NO MARKETING

PROPAGANDAS / CAMPANHAS INTELIGENTES (350 EARTH / TERRA 350)
English:

http://earth.350.org/
See photos:
http://earth.350.org/big-pictures/
Arte pública grande o suficiente para ser vista do espaço se espalhou por 18 regiões do mundo. O projeto "350 Earth" (Terra 350) chamou a atenção para a necessidade de redução das emissões de dióxido de carbono.
As manifestações artísticas foram idealizadas para serem fotografadas por um satélite a 644 quilômetros de distância do planeta.
O nome "350 Earth" refere-se ao número de partes por milhão que muitos cientistas concordam em estabelecer como o nível máximo aceitável de dióxido de carbono na atmosfera.
Atualmente, esse nível está em torno das 390 partes por milhão. As ideias para o espetáculo foram dadas por artistas de várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Fonte: http://www.uol.com.br/ - 30/11/10.
O site:
http://earth.350.org/
Veja fotos:
http://earth.350.org/big-pictures/


PROFESSOR TOM COELHO
www.tomcoelho.com.br www.setevidas.com.br. (Confira o logo do FM - http://www.tomcoelho.com.br/sites.asp?PN=3&intervalo=10&t=) 
Metamorfose Ambulante
*por Tom Coelho


“Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou.
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor.”
(Raul Seixas)


Foram necessários dezoito séculos para que a teoria geocêntrica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo, formulada por Aristóteles, desse passagem para o modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico, com os planetas girando ao redor do Sol.
Com todo seu conhecimento e reputação, o mesmo Copérnico, que defendia a órbita circular dos planetas, teve sua tese desfeita em 1609 por Kepler, que demonstrou serem as órbitas elípticas.
A história da humanidade é repleta de passagens como estas. São os chamados paradigmas, que designam modelos científicos aceitos por longo período e que determinam todo o desenvolvimento posterior das pesquisas e das idéias.
Na vida em sociedade, somos igualmente regidos por modelos, padrões, normas, regras, leis. E a inclusão social demanda acatá-los todos. E adaptar-se.
A desobediência à Constituição torna-nos infratores, criminosos que devem ser punidos. A inobservância às tendências da moda torna-nos excêntricos, seres abjetos que devem ser renegados.
Estamos produzindo pessoas comoditizadas, que não pensam, não refletem, não elaboram, não opinam. Pessoas sem identidade, ou melhor, com a mesma identidade de todas as demais. Pessoas enquadradas, presas a um plano bidimensional. A clonagem chegou ao cérebro antes do corpo físico.
Lidere, Siga ou Saia da Frente
A teoria evolucionista de Charles Darwin baseava-se nos seguintes fatos: os seres vivos reproduzem-se em progressão geométrica, mas como o número de indivíduos de cada espécie tende a permanecer relativamente constante, significa que há uma luta pela vida na qual sagra-se vencedor o mais adaptado ao meio-ambiente.
Quando olho para o mundo corporativo de hoje enxergo com nitidez a aplicação da tese darwiniana. O número de trabalhadores multiplica-se exponencialmente, mas como a quantidade de empregos tende a permanecer estável, ou até a se reduzir, identificamos uma luta pela inserção profissional, na qual conquista a vaga não o melhor, mas o mais adaptado ao meio-empresa.
O mais adaptado pode sê-lo porque foi indicado por alguém influente, porque estruturou bem seu currículo, porque se comportou adequadamente na dinâmica de grupo, porque deu as respostas precisas às velhas questões formuladas durante a entrevista, porque durante todo o processo usou roupas com o corte certo e o perfume na quantidade necessária.
O mais adaptado pode não ser o melhor tecnicamente, o mais preparado ou o mais competente. Foi apenas o mais flexível, dentro de sua mediocridade e de sua hipocrisia calculadas. Importa que ele foi o vencedor...
Se você tem personalidade suficientemente forte, pode ingressar no “sistema” com base no modelo descrito acima. Para tanto, terá que declinar momentaneamente de algumas de suas idéias para, num segundo estágio, trazê-las à tona, buscando influenciar os que o cercam. Primeiro você se adapta ou denota ter-se adaptado. Depois, propõe um novo modelo e o conduz. Assim são forjados os líderes corporativos de hoje.
Mas este pode não ser o seu perfil, de modo que você, uma vez adaptado, assim permanecerá. Assim é a maioria. Assim são os liderados.
Há evidentemente a classe daqueles que não se adaptam, nem para liderar, nem para serem liderados. Estes são os negligenciados.
Idéias e Ideais
Há uma distinção entre idéias e ideais. Não precisamos ficar presos aos mesmos argumentos quando outros, mais convincentes, nos visitam. é preciso praticar a flexibilidade. Keynes dizia: “Quando mudam os acontecimentos, mudo de idéia”. Mas não se deve mudar de opinião se não se pode mudar também a conduta.
Já princípios são inegociáveis. Foi a luta pelo ideal de liberdade da Escócia que fez com que William Wallace preferisse sua execução a jurar lealdade à Inglaterra, como bem retrata o filme “Coração Valente”, estrelado por Mel Gibson.
Como exemplo desta metamorfose ambulante que somos, nada melhor que o próprio amor e suas idiossincrasias. A tênue linha que separa amor e ódio, atenção e indiferença, carinho e omissão.
Garcia Marques nos ensinou que amamos outra pessoa não por quem ela é, mas por quem nos tornamos na sua presença. “Amar”, disse Mário Quintana, “é mudar a alma de casa”.
Muitos são os lares que a vida nos reserva...
09/02/2004 - Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 15 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br


ADM. MARIZETE FURBINO
http://www.marizetefurbino.com/ (Confira o logo do FM - http://www.marizetefurbino.com/parceiros.asp)
Importância de um bom planejamento em EAD.
Por Adm. Marizete Furbino


"O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho." ( Peter Drucker)
Dentro de uma modalidade de ensino somente presencial que prevaleceu por muitos e muitos anos, a EAD - Ensino de Educação a Distância vem revolucionar e redesenhar uma nova forma de aprender e de ensinar, pois neste ensino o aluno, além de ser o próprio ator do processo ensino-aprendizagem, será o gestor de seu estudo. É ele quem  irá gerenciar todo o seu estudo; assim, torna-se de fundamental importância  pensar e repensar neste assunto ao realizar o seu planejamento.
Pensar no planejamento significa pensar, repensar e reavaliar os recursos humanos e não-humanos envolvidos em todo o processo, bem como repensar todo o processo ensino-aprendizagem de forma séria, avaliando toda a proposta pedagógica e igualmente a atuação dos tutores envolvidos no processo. Faz parte ainda da proposta, toda fundamentação teórica e materiais didáticos existentes em cada curso, objetivos, a metodologia usada, os custos envolvidos, redirecionando todo o processo de ensino, verificando a questão da acessibilidade, dos recursos tecnológicos existentes, procurando incluir todos os recursos tecnológicos da Web, além de repensar e reavaliar todo o processo de avaliação do educando e do próprio curso.
Ciente da importância do papel do tutor torna-se de vital importância conhecer e avaliar não somente o perfil dos educandos, mas conhecer e avaliar de forma sistêmica os profissionais que irão atuar, uma vez que é de suma importância que estes esbanjem competência para intermediar todo o processo de ensino-aprendizagem, pois eles serão os pilares de todo o processo. Ainda, deverão ser capazes de interagir com os educandos, conduzindo-os à motivação e os levando de fato a buscarem mais e mais conhecimentos, sendo verdadeiros parceiros, somando forças, habilidades, conhecimentos e talentos, enfim, sendo capazes de obter mais do que o sucesso esperado.
A partir das considerações apresentadas é preciso conscientizar que, para se alcançar êxito em qualquer ação tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e organizacional, é de extrema importância planejar. O planejamento é que irá nortear todo o processo ensino-aprendizagem, uma vez que, a partir dos objetivos e metas que se deseja alcançar, irá prever ações, dando rumo em como caminhar, traçando estratégias a serem adotadas e qual o verdadeiro caminho a seguir, trabalhando os conteúdos de forma cuidadosa, selecionando metodologias pertinentes e mais adequadas a cada conteúdo estudado, garantindo dessa forma maior probabilidade de acerto e de alcançar eficiência e eficácia no que se propõe a fazer.
Outrossim, cabe ressaltar que, além de planejar, deve-se ter o cuidado de desenvolver as atividades em conformidade com o planejado, revendo e monitorando todas as ações de forma sistêmica e contínua, não se esquecendo de avaliar, reavaliar, repensar e realizar possíveis correções  que se fizerem necessárias durante  todo o processo, desenvolvendo ações em tempo hábil para que se consiga alcançar resultados além do esperado.
Observa-se, portanto, que é necessário repensar todo o processo ensino-aprendizagem com uma visão mais ampliada, tendo a capacidade de enxergar, detectar e transformar os pontos fracos existentes em fortes, bem como toda ameaça que porventura surgir, em oportunidade. Nessa vertente, além de alcançar excelente resultado, procure disseminar que esta prática de ensino pode ser uma ferramenta de extremo valor se desenvolvida com muito cuidado e seriedade nas ações, responsabilidade, envolvimento e comprometimento.
Ante o exposto, é de suma importância que haja durante todo o processo uma interação, integração e inter-relação entre educandos, e tutores. É dessa forma que o processo ensino-aprendizagem terá uma proposta pedagógica contextualizada, proposta esta que leve em consideração a realidade dos educandos e que norteará todo o processo, servindo de “bússola” no que tange à elaboração do planejamento.
Vislumbre-se, pois, que a EAD corrobore não somente para a construção de um processo ensino-aprendizagem com qualidade, mas, corrobore para formar grandes profissionais, profissionais estes que façam a diferença, não sendo apenas mais alguns no mercado. Devem também eles ser capazes de pensar, repensar, desnudar e transformar a realidade em que vivem, sobressaindo, desenvolvendo e crescendo através do curso que fizeram.
Em razão disso, o papel do tutor no ensino de educação à distância, além de mediador, apoiador e facilitador do processo ensino-aprendizagem, deverá ser o de um exímio incentivador, assegurando dessa forma a participação de todos os envolvidos e assim, além de eliminar riscos de evasão, contribuirá para que todo o processo seja realizado de forma prazerosa, o que conduzirá a um maior comprometimento de todos, tanto do tutor quanto do educando.
Em conclusão, o ensino de educação à distância “descortina” o acesso ao conhecimento, permitindo a todas as pessoas que, por algum motivo, não podem frequentar a escola tradicional e possuem o desejo de desenvolver e de crescer profissionalmente, realizando o seu sonho de estudar e/ou de continuar os estudos, enriquecendo seus conhecimentos e  galgando um espaço melhor no mercado, conseguindo enfrentar obstáculos e desafios e a permanecer por um período de tempo maior neste mercado de acirrada competitividade, através da qualidade do ensino adquirido.
20/12/2008 - Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pelo UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora de Empresa e Professora Universitária no Vale do Aço/MG.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado a autora e o site www.marizetefurbino.com e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br


PROFESSOR X


DO OIAPOQUE AO CHUÍ
Sete milhões de alunos da rede pública participaram, neste ano, de um concurso de redações escolares organizado pelo MEC e pela Fundação Itaú.
Depois de muitas eliminatórias, sobraram cerca de 150 textos. Fui um dos membros do júri na etapa final, tendo de selecionar os cinco vencedores em cada categoria (poema, crônica, artigo de opinião e memórias literárias).
As redações que li foram espantosas. No bom sentido; no melhor sentido possível.
O português era 99% correto. Fora algumas distrações, até os erros eram testemunha de que o aluno estava familiarizado com a norma culta. Exemplo clássico, o da "ascenção", com cedilha em vez de "s". Trata-se de erro que só se aprende nos livros.
Passei anos dando aulas de jornalismo numa faculdade conhecida aqui em São Paulo, e conto nos dedos os alunos que sabiam aplicar as regras da crase.
Outro mistério da língua é o uso do "cujo". Foge-se da palavra como se fosse o próprio capeta.
Pois bem, esses alunos de 13, 14, 17 anos, no máximo, tinham perfeita noção dos recursos que a gramática oferece aos interessados.
Claro que os textos passaram por oficinas e revisões em classe. Digo que me espantariam pela qualidade do mesmo jeito, se tivessem sido escritos pelos professores -de cujos conhecimentos (epa!) eu costumava desconfiar um bocado.
Os concorrentes vinham dos lugares mais improváveis. A cidade de Formiga, em Minas Gerais, era das poucas de que já tinha ouvido falar.
Vitória do Xingu (PA), Carrapateira (PB), Nova Alvorada do Sul (MS), Vila Paixão (ES): em cada lugar desses, há um adolescente escrevendo coisa com coisa, citando Clarice Lispector (1920-1977) ou Carlos Drummond (1902-1987), pesando os prós e os contras da colheita mecanizada na lavoura do café ou analisando o impacto da construção de uma barragem.
Nas crônicas, nos artigos de opinião e nos registros do passado feitos por meio de entrevistas com idosos, tem-se um vislumbre da realidade brasileira. Cidades que se formam em poucos anos e se dedicam à exportação de mexerica. Crianças que, depois de estudar, ajudam na colheita do chuchu. Economias formadas graças à exploração do xisto betuminoso.
Os relatos dos mais velhos, reproduzidos pelas crianças, tendem a assinalar o progresso material. A chegada da primeira televisão numa casa de sapé no Amazonas, a luz elétrica no sertão maranhense, a primeira viagem de trem.
Nos artigos de opinião, vê-se de que maneira a perspectiva da nova geração se modificou. O projeto desenvolvimentista clássico, que bem ou mal unificou ideologicamente o país durante boa parte do século 20, já não produz empolgação.
A mentalidade ecológica, mesmo nas menores cidades, predomina; há pequenas Marinas Silvas em qualquer escola.
Talvez não haja novos Gracilianos ou Clarices nos textos que li. Os clichês mais batidos, os "regatos de águas límpidas", as "revoadas de pássaros ao crepúsculo", não correm risco de extinção.
Do Oiapoque ao Chuí, para celebrar esse lindo clichê também, esses alunos estão aprendendo a mesma coisa e vão sendo familiarizados com o padrão que toda escola deve transmitir.
Para a realização das Olimpíadas, houve minucioso treinamento dos professores. Prova disso é que as exigências de cada gênero literário foram seguidas à risca em todos os lugares. A crônica de um menino catarinense era indiscutivelmente uma crônica, assim como era crônica o texto da aluna do Acre.
A uniformidade dos textos e o número de clichês atestaram, para mim, a presença de um esforço das escolas e dos professores, mais do que do acaso ingovernável de algum talento individual.
Cidades pequenas: qual o segredo delas? Dois, a meu ver. O primeiro é que são mais mobilizáveis para projetos desse tipo.
O segundo, menos auspicioso, é que lá o ensino público provavelmente não concorre com escolas particulares: crianças de famílias mais instruídas estudam ao lado das paupérrimas, e talvez seja esse um fator a ajudar o sucesso das primeiras na competição.
Mas escrevo isso só para não cair num otimismo exagerado. Lógico que, na média, tudo continua mal. Malíssimo. Mas não tudo, nem todos: ainda há quem fale de regatos límpidos e de revoadas de pássaros. E alunos pondo suas crases e seus cujos no lugar certo.
Marcelo Coelho - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/12/10.


PROFESSORA PASQUALINA


PRÊMIO SESC DE LITERATURA
As inscrições para a edição 2010/2011 do Prêmio SESC de Literatura estão encerradas. Esse ano, o concurso recebeu mais de 1000 obras, nas categorias Conto e Romance. Agora, os trabalhos serão encaminhados às subcomissões julgadoras e, os selecionados nessa etapa irão para as comissões finais.
A previsão para o anúncio do resultado final do Prêmio SESC 2010 é março de 2011.
Acompanhe pelo site outras notícias do Prêmio SESC e de atividades desenvolvidas na área de literatura em todo o país.
Mais detalhes:
http://www.sesc.com.br/premiosesc/index.html


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