Faculdade Mental
NOSSOS COLUNISTAS - 15/05/2008
  

CRIATIVIDADE NO MARKETING XIX

PROPAGANDAS INTELIGENTES XIX


English: http://www.ypioca.com.br/
Campanha nacional divulga a primeira e única aguardente do mundo que leva malte em sua formação. Pela primeira vez o grupo cearense Ypióca resolveu apostar nas ferramentas da comunicação integrada para o lançamento de um produto. Nessa composição, entram ações diretas de relacionamento com o público e campanha publicitária nacional produzida pela agência cearense Bolero. O produto é a cachaça extra-premium Ypióca 160. Os criativos da agência bolaram o slogan “Ypióca 160 - grandes momentos reservados para você”, baseado no conceito “Momentos 160”, que interliga produto, hábitos de consumo e público-alvo, formado por homens acima dos 35 anos, das classes A de B.
Site da Ypioca - http://www.ypioca.com.br/
21 de maio é o dia da cachaça nacional.


PROFESSOR X
CONSTRUÇÃO

Fernando Jucá e Francisco Tortorelli lançaram o livro "O Jogo das Marcas" (Editora Cultrix e Meio & Mensagem, 224 págs., R$ 32), em que falam sobre a construção e a gestão de marcas, com foco na realidade brasileira. A obra analisa cem cases, como a diversificação do design das sandálias Havaianas, a estratégia de comunicação do extrato de tomate Elefante, na Knorr Cica, e a campanha publicitária da MasterCard. Os autores também falam sobre a importância de ferramentas como pesquisas de mercado, construção do logotipo e ações de marketing.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/05/08.


SEBRAE-MG
O Sebrae-MG promove palestra, no dia 28/05, para vendedores e festores de área comercial. O objetivo é oferecer aos alunos aperfeiçoamento das técnicas de vendas para o novo mercado que está surgindo, a partir do Código de Defesa do Consumidor e da concorrência global, que faz microempresas e multinacionais competirem pelo mesmo cliente. Evento gratuito. Mais informações pelo site http://www.sebraemg.com.br.
Fonte: O Tempo - 12/05/08.


IETEC
O instituto de Educação Tecnológica (Ietec) realiza palestra gratuita sobre a importância das habilidades das pessoas como fator relevante para obtenção de resultados em gerenciamento de equipes de desenvolvimento de tecnologias diversas. A palestra será ministrada dia 21/05. As vagas são limitadas. Mais informações no http://www.ietec.com.br/.
Fonte: O Tempo - 12/05/08.


FUNDAÇÃO DOM CABRAL É 16ª MELHOR ESCOLA DE NEGÓCIOS DO MUNDO
Em um ranking publicado no jornal "Financial Times", a Fundação Dom Cabral, no Rio de Janeiro, foi classificada como a 16ª melhor escola de negócios do mundo. A instituição é a única brasileira entre as 45 citadas no levantamento, chamado de "Financial Times Executive Education 2008", e a melhor colocada na América Latina. Harvard lidera a lista, seguida por IMD, na Suíça, Duke University: Fuqua & C.E. e Northwestern University, ambas nos EUA, e Iese Business School, na Espanha.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/05/08.
Financial Times: http://www.ft.com/home/us
Financial Times Executive Education 2008: http://www.ft.com/businesseducation/executiveeducation2008
Harvard: http://www.harvard.edu/
IMD: http://www.imd.ch/index.cfm?bhcp=1
Duke University: Fuqua & C.E.: http://www.fuqua.duke.edu/admin/corporaterelations/bov.htm
Northwestern University: http://www.northwestern.edu/
Iese Business School: http://www.iese.edu/en/home.asp
Fundação Dom Cabral: http://www.fdc.org.br/pt/default.asp


QUALIDADE DE ENSINO EM MINAS GERAIS - Educação evolui, mas nem metade chega ao nível ideal
A qualidade do ensino público em Minas Gerais está tendo progressos, conforme apontam os dados do Programa de Avaliação da Educação Básica 2007 (Proeb), divulgados em 13/05. Foram avaliados nas disciplinas de matemática e português alunos dos 5º e 9º anos do fundamental (antigas 4ª e 8ª séries) e do 3º ano do ensino médio de escolas municipais e estaduais. No comparativo com 2006, houve crescimento em todas as 46 Superintendências Regionais de
Ensino (SRE) do Estado com destaque para o 5º ano, que apresentou aumento de 4,4% de boas notas em matemática.
Mas ainda há problemas graves. Nem metade dos alunos está dentro do nível considerado recomendado. Em matemática, no 5º ano, por exemplo, 35,1% dos alunos estão nesse nível em matemática. Em português, cai para 26,5%.
O 3º ano apontou um diagnóstico preocupante. A maioria dos alunos dessa série ficou com o pior desempenho em matemática. Cerca de 62,4% dos alunos da rede estadual e municipal que participaram dos testes estão no nível baixo, ou seja, não apresentam habilidades básicas associadas ao período de escolaridade. Nas escolas de Belo Horizonte, o índice é pior e chega a 67,2%. No Estado, a evolução nessa faixa de ensino foi de 2,8% entre 2006 e 2007.
Em matemática, no 9º ano do ensino fundamental, 30,4% dos estudantes estão na classificação baixa. No 5º, são 28,5%.
A secretária de Estado da Educação, Vanessa Guimarães, analisa que o problema vem de uma defasagem na preparação dos alunos nas etapas anteriores do ensino e terá melhorias à medida que as ações colocadas em prática hoje comecem a dar resultados nas séries anteriores. "Temos que mudar a maneira do ensino médio como um todo. Hoje, os meninos da 5ª à 8ª estão sendo trabalhados com esse objetivo. Mas é na alfabetização que está a chave para a mudança no quadro", afirmou.
O resultado foi comemorado principalmente por causa dos bons desempenhos apresentados pela região Norte, onde o problema educacional é mais grave e precário. Cidades do Vale do Jequitinhonha, como Araçuaí e Almenara, tiveram um crescimento no aprendizado dos alunos que, segundo a secretaria, acabou por reduzir a desigualdade regional.
"Temos escolas em que o acesso é feito por estradas de terra e a falta de professores é outro grande problema", contou a superintendente de Araçuaí, Elvane de Oliveira. Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, foi o destaque entre as SREs como o primeiro colocado na média geral das disciplinas. "Nosso trabalho de equipe, investimentos em reformas e equipamentos ajudaram para chegarmos nessa meta", disse a superintendente de ensino, Dinorá Moraes.
Capital
Na capital, a Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, na região Centro-Sul, está entre as melhores do 9º ano. Os alunos deram um salto de 35,14% no desempenho de matemática, um feito comemorado pelo estudante Samuel Marques, 14, que ajudou na ascensão. "Gosto de matemática e não achei a prova difícil. Achei o teste importante porque mostra o desenvolvimento da minha escola", comemorou.
Desempenho - Trabalho é conferido in loco
A principal estratégia utilizada pela Secretaria Estadual de Educação para avançar nas melhorias do ensino em Minas é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). As ações são desenvolvidas por equipes que se deslocam para várias regiões com o objetivo de conferir de perto o desempenho das escolas.
"Conto com 230 pessoas para fazer esse trabalho. As escolas têm que abrir as portas para trabalharmos todos os problemas. Acompanhamos o desempenho, traçamos metas, avaliamos tudo", explicou Vanessa Guimarães.
BH tem 28% das piores escolas em alfabetização
O ensino básico continua sendo a grande preocupação das autoridades em educação do Estado. O resultado obtido no Programa de Avaliação de Alfabetização (Proalfa) deste ano apontou que das 400 piores escolas estaduais no ranking, 115 (28%) estavam em Belo Horizonte. Participaram 310.450 alunos de 8.262 escolas estaduais e municipais.
A subsecretária de Educação Básica, Raquel dos Santos, explica que o grande desafio da alfabetização se concentra principalmente na capital e região metropolitana que têm juntas 554 escolas. "Já chegamos a identificar caso de meninos na 8ª série que eram analfabetos", disse. Segundo ela, há um programa específico para corrigir as defasagens. (FMM)
Flávia Martins y Miguel - Fonte: O Tempo - 14/05/08.
Programa de Avaliação da Educação Básica 2007 (Proeb) - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=19180
Secretaria de Estado da Educação - http://www.educacao.mg.gov.br/
Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda - http://www.fdg.org.br/leopoldo.asp


PROFESSORA PASQUALINA
LIVROS PARA SE LER
Título: A Cartomante
Autor: Machado de Assis   
Categoria: Literatura
Idioma: Português
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1965
(Colaboração: A.M.B.)


GILBERTO FREYRE EM INGLÊS
Historiadores britânicos e brasileiros acabam de publicar, em inglês, uma introdução à obra do sociólogo Gilberto Freyre. Intitulada “Gilberto Freyre: Social Theory in the Tropics”(“Gilberto Freyre: Teoria Social nos Trópicos”), o livro é um trabalho conjunto de Peter Burke, da Universidade de Cambridge, e sua esposa, Maria Lúcia Garcia Palhares Burke, do Centro de Estudos Latino-americanos da mesma universidade.
Os autores examinam Freyre sob uma dupla perspectiva. Interior (do próprio Brasil) e exterior (comparando-o com conhecidos sociólogos como Johan Huizinga e os integrantes da famosa escola francesa dos Anais). Segundo a professora Maria Lúcia, apesar de ser brasileira, ela só conheceu a obra de Freyre muito depois de seu marido britânico, pois nos anos 60, época em que entrou para a universidade, “o escritor não suscitava muito interesse entre os estudantes por causa de seu apoio à ditadura militar brasileira”.
Fonte: O Tempo - 10/05/08.
Embaixada do Brasil em Londres: http://www.brazil.org.uk/
O livro: http://www.hotbooksale.com/p438181/Gilberto-Freyre-Social-Theory-in-the-Tropics.html


REFORMA - PORTUGAL APROVA ACORDO PARA UNIFORMIZAR LÍNGUA
O Parlamento de Portugal aprovou em 16/05 o seu segundo protocolo modificativo do acordo ortográfico que pretende uniformizar a língua portuguesa. Com a reforma, uma das mudanças será o fim do trema. Outras palavras, como herói, idéia e assembléia, perderão os acentos.
O protocolo determina que o acordo irá entrar em vigor daqui a seis anos e abre espaço para a entrada do Timor Leste, que ainda não era Estado soberano quando o acordo foi criado, nos anos 90. O acordo vigora desde que foi ratificado por Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Foi só em março passado que o conselho de ministros de Portugal também assinou o acordo e, agora, o país discute como implantar as mudanças.
No Brasil o acordo foi assinado em 1995, e o governo vinha atrasando as mudanças devido à hesitação de Portugal em assiná-lo. Para 2009, no entanto, o Ministério da Educação (MEC) já decidiu modificar a linguagem dos livros didáticos.
Demora: Aprovar as mudanças foi um longo processo. O conteúdo do acordo já tinha sido aprovado há 16 anos, mas não podia entrar em vigor sem que os Parlamentos ratificassem as modificações. Para Portugal, a aprovação é o primeiro passo para existência de uma política internacional da língua portuguesa, que deve ser anunciada em julho.
Fonte: O Tempo - 17/05/08.
Parlamento de Portugal: http://www.parlamento.pt/Paginas/default.aspx
Ministério da Educação (MEC): http://portal.mec.gov.br/index.php


BIENAL DO LIVRO DE MINAS
Começou dia 15/05 a Bienal do Livro de Minas. Maior feira de livros já realizada no Estado.
Expominas - Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira
Até 25/05/2008. De segunda à sexta das 9hs às 22hs. Sábado, domingos e feriados das 10hs às 22hs.
R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos). O estacionamento custa R$ 7,00.
CAFÉ LITERÁRIO
Dia 18
15h - Machado de Assis é o Brasil urbano e Guimarães Rosa o Brasil rural? - Homenagem a Machado de Assis e Guimarães Rosa, Com Wander Melo Miranda e Ivana Versiani;
19h - O poeta é o intérprete de algo que está além dele? Com Antônio Calloni e Fabricio Marques;
Dia 19
19h - A biografia é um caso de amor? Com Nelson Motta e Eneida Maria de Souza;
Dia 20
19h - Escrever sobre o outro é falar de si próprio? Com Maitê Proença, Luiz Vilela e Olavo Romano;
Dia 21
19h - É possível viver o presente como se não houvesse outro dia? Com Rubem Alves e Zeca Camargo;
Dia 22
15h - Por que há tantas interpretações contraditórias para a vinda da família real portuguesa? Com Ruy Castro e Caio Boschi;
19h - Todo mundo tem seu lado oculto? Com Heloísa Seixas e Ivo Pitanguy;
Dia 23
15h - O escritor é o porta-voz de uma memória coletiva? Com Moacyr Scliar;
19h - A mulher escreve diferente do homem? Com Martha Medeiros, Maria Esther Maciel e Malluh Praxedes;
Dia 24
15h - Encontro Marcado com Fernando Sabino (através da memória de seus amigos Fábio Lucas e José Bento Teixeira de Salles);
19h - Afinal, 1968 terminou? Ainda há lugar para a utopia? Com Zuenir Ventura e Alberto Villas;
Dia 25
15h - A infidelidade ajuda a conservar o casamento? Com Julia Lemmertz e Malvine Zalcberg;
19h - O Amor só começa quando a Paixão acaba? Com Affonso Romano de Sant´Anna e Ana Elisa Ribeiro.
ARENA JOVEM
Dia 18
13h - Reality-show:o que você quer ver? Joana Meniconi, João Alegria e Jean Wyllys;
17h - Drogas: o consumidor “não tem nada com isso”? Guilherme Fiuza e João Guilherme Estrella;
Dia 19
17h - O humor mostra as coisas pelo avesso? Ziraldo e Mário Vale;
Dia 20
17h - Estar na moda ficou “fora de moda”? Erika Mares Guia, Tereza Santos e Marilia Carneiro;
Dia 21
17h - A iniciativa, agora, é delas? Cláudia Tajes, Imaculada Kangussu e Cissa Guimarães;
Dia 22
13h - Aquecimento Global, Conservação da biodiversidade e educação: o que cada um de nós pode fazer? Daniel Munduruku, Aspásia Camargo e Ângelo Machado;
17h - O que é História? Mary Del Priore e Eduardo França Paiva;
Dia 23
17h - Como a queda das torres de Nova Iorque afetou o mundo? Rui Tavares e Geneton Moraes Neto;
Dia 24
13h - Namoro pela Internet: mais parceiros, menos riscos? Fabrício Carpinejar, Inês Stanisiere e Edmundo Novaes;
17h - Hip-hop, rap e grafitti: é a periferia que dá as cartas? Francisco Bosco, Makely Ka e Rapper Renegado Dia 25 13h - O que é, hoje, “centro” e “periferia”? Affonso Romano de Sant’Anna e Walmir José.
Fonte: O Tempo - 14/05/08.
Bienal do Livro de Minas - http://www.bienaldolivrominas.com.br


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
colunas

09/04/2017
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/02/2017
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/12/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/10/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING... >>


01/09/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/07/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/04/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/02/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/01/2016
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/12/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/12/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/10/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/09/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/07/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/05/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/04/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/04/2015
THE STREET STORE >>


22/03/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/01/2015
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/12/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/11/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/10/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/09/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/08/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/08/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/07/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/07/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/06/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/05/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/05/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/04/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/04/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/03/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/03/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/02/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/01/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/01/2014
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/12/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/12/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/12/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/11/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/11/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/11/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/10/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/09/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/09/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/09/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/08/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/07/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/07/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/07/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/06/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/05/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/05/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/05/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/04/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/03/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/02/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


04/01/2013
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/12/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


23/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/11/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/10/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/09/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/08/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/07/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/06/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/05/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/05/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/05/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/04/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/03/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/02/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


06/01/2012
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/12/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/11/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/10/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/09/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


18/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


11/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


04/08/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


28/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/07/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


23/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/06/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/05/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/04/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


31/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/03/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/02/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/01/2011
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


16/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/12/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


20/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


04/11/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


21/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


14/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


02/10/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


25/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


09/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/09/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


26/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


19/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


12/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


05/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/08/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


22/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


08/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


01/07/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


17/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


10/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


03/06/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


27/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


23/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


13/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


07/05/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


29/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


24/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


15/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXVII >>


08/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXVI >>


01/04/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXV >>


25/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXIV >>


19/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXIII >>


11/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXII >>


04/03/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CXI >>


25/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CX >>


18/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CIX >>


13/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CVIII >>


04/02/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CVII >>


29/01/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CVI >>


23/01/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CV >>


15/01/2010
CRIATIVIDADE NO MARKETING CIV >>


24/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING CIII >>


17/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING CII >>


10/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING CI >>


03/12/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING C >>


25/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCIX >>


19/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVIII >>


13/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVII >>


05/11/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCVI >>


29/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCV >>


22/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCIV >>


15/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCIII >>


08/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCII >>


01/10/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XCI >>


24/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING XC >>


17/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXIX >>


10/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVIII >>


03/09/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVII >>


26/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXVI >>


20/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXV >>


13/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXIV >>


06/08/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXIII >>


29/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXII >>


24/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXXI >>


14/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXX >>


09/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIX >>


03/07/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVIII >>


25/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVII >>


19/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXVI >>


11/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXV >>


04/06/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIV >>


28/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXIII >>


18/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXII >>


13/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXI >>


07/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXX >>


01/05/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXIX >>


22/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVIII >>


15/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVII >>


10/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXVI >>


01/04/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXV >>


25/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXIV >>


19/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXIII >>


12/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXII >>


05/03/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LXI >>


25/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LX >>


19/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LIX >>


12/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LVIII >>


06/02/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LVII >>


29/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LVI >>


22/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LV >>


15/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LIV >>


04/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LIII >>


02/01/2009
CRIATIVIDADE NO MARKETING LII >>


25/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING LI >>


18/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING L >>


11/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIX >>


04/12/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVIII >>


29/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVII >>


20/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLVI >>


13/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLV >>


06/11/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIV >>


30/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLIII >>


22/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLII >>


16/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XLI >>


10/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XL >>


01/10/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXIX >>


25/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVIII >>


16/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVII >>


09/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXVI >>


04/09/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXV >>


28/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXIV >>


21/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXIII >>


14/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXII >>


08/08/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXXI >>


31/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXX >>


27/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIX >>


14/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVIII >>


06/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVII >>


03/07/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXVI >>


26/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXV >>


19/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIV >>


12/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXIII >>


05/06/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXII >>


29/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XXI >>


23/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XX >>


15/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XIX >>


10/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XVIII >>


02/05/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XVII >>


21/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XVI >>


16/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XV >>


10/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XIV >>


03/04/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XIII >>


29/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XII >>


21/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING XI >>


15/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING X >>


08/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING IX >>


01/03/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING VIII >>


22/02/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING VII >>


15/02/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING VI >>


07/02/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING V >>


30/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING IV >>


24/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING III >>


18/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING II >>


12/01/2008
CRIATIVIDADE NO MARKETING >>


30/12/2007
UM BRINDE À EDUCAÇÃO >>


23/12/2007
POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR EM 2008 >>


16/12/2007
É SÓ CURTIR O RECESSO ESCOLAR... >>


10/12/2007
O LIVRO >>


03/12/2007
MURALHAS DO CONHECIMENTO... >>


26/11/2007
APRENDER, SEMPRE... >>


19/11/2007
O FANTÁSTICO MUNDO DO CONHECIMENTO... >>


15/11/2007
EM BUSCA DO EQUILÍBRIO! >>


06/11/2007
O TEMPO FAZ A DIFERENÇA! >>


02/11/2007
LIVROS E EDUCAÇÃO, UMA COMBINAÇÃO PERFEITA... >>


25/10/2007
O PODER DO MARKETING X >>


25/10/2007
O PODER DO MARKETING IX >>


14/10/2007
DIA MUNDIAL DO PROFESSOR >>


30/09/2007
O PODER DO MARKETING VIII >>


24/09/2007
O PODER DO MARKETING VII >>


16/09/2007
O PODER DO MARKETING VI >>


10/09/2007
O PODER DO MARKETING V >>


02/09/2007
O PODER DO MARKETING IV >>


27/08/2007
O PODER DO MARKETING III >>


25/08/2007
O PODER DO MARKETING II >>


15/08/2007
O PODER DO MARKETING >>


08/08/2007
O PODER DA COMUNICAÇÃO >>


01/08/2007
OSCAR NIEMEYER - ARQUITETO, BRASILEIRO, CIDADÃO >>


25/07/2007
PROFESSOR, NO BRASIL, TEM TEMPO??? >>


13/07/2007
SEXTA-FEIRA TTTTRRRREEEEZZZZEEEE!!!! >>


03/07/2007
DICAS PARA AS FÉRIAS E PARA A LÍNGUA PORTUGUESA... >>


29/06/2007
VOCÊ CONHECE OS COSTUMES DE OUTROS POVOS? >>


23/06/2007
VOTE NO CRISTO >>


11/06/2007
COLUNISTAS MARCIANOS??? >>


04/06/2007
ESSE É O PLANETA TERRA! >>


28/05/2007
BERÇO DA CIVILIZAÇÃO III >>


21/05/2007
BERÇO DA CIVILIZAÇÃO II >>


14/05/2007
BERÇO DA CIVILIZAÇÃO >>


07/05/2007
MATEMÁTICA E PORTUGUÊS EM BUSCA DO EQUILÍBRIO... >>


01/05/2007
PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE!!! >>


23/04/2007
COLUNISTAS INTELIGENTES... >>


17/04/2007
TIRADENTES >>


08/04/2007
NOSSOS COLUNISTAS E O EQUILÍBRIO! >>


26/03/2007
BLOCOS CULTURAIS... >>


19/03/2007
A PUREZA DE NOSSOS COLUNISTAS... >>


13/03/2007
É NORMAL??? >>


06/03/2007
LÍNGUA PORTUGUESA X LÍNGUA FINANCEIRA >>


03/03/2007
VAI DESISTIR? >>


15/02/2007
DE OLHO NO MUNDO! >>


03/02/2007
QUEM TEM MEDO DE 2007? >>


15/12/2006
SAÚDE! >>


04/12/2006
O MUNDO É NOSSO! >>


25/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DE NOSSOS COLUNISTAS - PROFESSORA PASQUALINA/PROFESSOR X >>


13/11/2006
ALBERT EINSTEIN >>


09/11/2006
O TÚNEL DO CONHECIMENTO! >>


31/10/2006
INFORMAÇÃO GIGANTESCA! >>


29/10/2006
ESTUDAR É PRECISO... >>


17/10/2006
FM NO LOUVRE! >>


10/10/2006
LIVRO ABERTO! >>


01/10/2006
UM VIAGEM ATRAVÉS DO CONHECIMENTO! >>


26/09/2006
NA BOCA DA URNA >>


21/09/2006
VÍRGULAS COM FOTOGRAFIA! >>


11/09/2006
NEM O CÉU É O LIMITE... >>


09/09/2006
PERGUNTAS E ESCLARECIMENTOS... >>


03/09/2006
NOSSOS COLUNISTAS PASSANDO A LIMPO... >>


26/08/2006
RESUMO, SINOPSE E RESENHA >>


20/08/2006
CARALHO! >>


25/06/2006
BOLA PRA FRENTE! >>


17/06/2006
TODOS OS CAMPEÕES DE TODAS AS COPAS >>


04/06/2006
VAMOS VER SE VOCÊ CONSEGUE? >>


28/05/2006
INFORMAÇÃO ABRE PORTAS! >>


20/05/2006
VALE A PENA CONFERIR >>


15/05/2006
TESTES.....VAMOS MEDIR O NOSSO NÍVEL! >>


07/05/2006
MAIS TESTES! >>


01/05/2006
OS MELHORES! >>


27/04/2006
INFORMAÇÃO E ENSINO! >>


27/04/2006
APRENDAM QUE OS CARAS SABEM!! >>


06/04/2006
Professor X >>


06/04/2006
Professora Pasqualina >>


06/04/2006
MAIS DICAS DOS NOSSOS COLUNISTAS >>


23/03/2006
NOVOS COLABORADORES DO FM >>