CRIATIVIDADE NO MARKETING LXXII
PROPAGANDAS INTELIGENTES LXXII (BRAZUCAS NO MOMA)
English:
http://www.coolhunting.com/archives/2009/05/moma_design_sto_1.php
MOMA:
http://www.momastore.org/)
Designers do Brasil expõem e vendem criações na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York; alguns produtos são comercializados aqui. Uma visão americana do estilo de vida brasileiro está exposta na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. A mostra "Destination: Brazil" reúne mais de 75 produtos criados por designers brasileiros. Os objetos estão à venda e também podem ser comprados pelo site da loja do museu (http://www.momastore.org/). Alguns são vendidos no Brasil.
A seleção da mostra foi feita por uma comissão de diretores do MoMA, que visitou feiras de design e showrooms no Brasil.
Marco Pulchério, dono do showroom de design Marco 500, de São Paulo, auxiliou na curadoria. Algumas peças precisaram de adaptações para atender o mercado americano. "Havia vasos muito grandes, então recomendamos que o designer fizesse uma versão menor. As casas lá não são tão amplas", diz Pulchério.
A seleção do MoMA inclui uma bolsa com a bandeira do Brasil, mas símbolos nacionais e artesanato não predominaram. "A comissão se encantou com a cerâmica, com as peças de resina e com a mistura de materiais", diz Pulchério.
O estilo de vida brasileiro surge em citações discretas de trabalhos manuais, como no brinco Colmeia, de Camila Sarpi, com bordado sobre o metal. O banco Bate-Papo, de Flávia Pagotti, é inspirado nos tradicionais móveis caipiras cujos assentos são próximos do chão. O copo "americano" Nadir Figueiredo está lá também, por US$ 3 a unidade.
Débora Mismetti - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/05/09.
Mais:
http://pt.brazilny.org/index.php?/consulado/boletim_cultural_evento/moma_design_destination_brazil
TRIPULAÇÃO NUA
"Nossos funcionários não têm nada a esconder." Com esse slogan, a companhia aérea neozelandesa Air New Zealand despiu funcionários para uma campanha publicitária. Em um vídeo, integrantes da tripulação e até o diretor-executivo da companhia, Rob Fyfe, aparecem nus, com os uniformes pintados no corpo. O comercial virou hit na internet.
Fonte: Isto É - Edição 2062.
veja o vídeo:
http://www.flightglobal.com/blogs/asian-skies/2009/05/video-air-new-zealand-has-noth.html
PROFESSOR X
INVESTIR EM EDUCAÇÃO
O Brasil deveria dar uma maior atenção à educação, desde o ensino básico até o superior. Escola de qualidade é aquela que oferece professores treinados, instalações adequadas e diretores competentes. Ao mesmo tempo, compete aos alunos maior empenho em suas tarefas, muitas horas de dedicação, visão técnica apurada e a busca por culturas diversificadas. Aliás, as escolas deveriam ensinar a seus alunos bom comportamento, envolvendo o ensino de ética, em razão do esquecimento da sociedade sobre o tema.
Para que todos esses critérios sejam atingidos, é necessária a realização de investimentos públicos e privados em larga escala. Nesse caso, chamam a atenção as iniciativas propostas pela Índia, China e Cingapura. Ou seja, para combater a crise econômica global, a solução passa pela alocação de recursos em educação, com isenção do pagamento do Imposto de Renda para qualquer indivíduo que declare ser graduado ou pós-graduado.
Para ser um país competitivo, um dos pilares é o desenvolvimento educacional. Em ciência, tecnologia e empreendedorismo, é preciso fazer algo exemplar, como as iniciativas asiáticas. E o Brasil, o que vem propondo?
Ao analisar a economia brasileira, percebe-se um elevado endividamento público, com 42% dos gastos governamentais para o pagamento do funcionalismo. Ao mesmo tempo, as manchetes dos jornais e revistas de grande circulação estampam um noticiário repleto de desvios de conduta dos representantes públicos. Quando o assunto é educação, as iniciativas são estapafúrdias. Observo também que as melhores escolas de ensino médio ainda estão abaixo dos padrões internacionais.
Existem inúmeros casos de sucesso no Brasil que deveriam ser observados de perto, como fundações e institutos de pesquisas que honrosamente realizam suas atividades com parcos recursos, mas atingindo patamares internacionais. Logo, pensar no futuro da nação requer planejamento, gente preparada e qualificada.
Enquanto as escolas nos países desenvolvidos vêm se preocupando em elevar o número de horas de estudos de seus alunos, remunerando melhor seus professores e preparando os estudantes para a vida, as propostas nacionais são para redução da carga horária e do piso mínimo salarial.
As universidades norte-americanas, europeias e asiáticas buscam recursos governamentais e privados para o financiamento de seus projetos, maior qualificação e resultados em suas avaliações em busca dos melhores alunos. Já as nacionais ainda avaliam um novo modelo de vestibular, algo proposto há anos no exterior. Estaríamos atrasados no "dever de casa"?
Conclui-se que o Brasil ainda caminha a passos curtos quando o assunto é educação, com baixos investimentos e planejamento de longo prazo, ficando sua posição de grande potência econômica ameaçada perante seus concorrentes externos e pela correlação do tema com inovação e competitividade.
Hugo F. B. Tadeu - Professor (FJP) - Fonte: O Tempo - 17/05/09.
FJP - Fundação João Pinheiro - http://www.fjp.gov.br/
PROFESSORA PASQUALINA
DOE SANGUE
Os Bancos de Sangue dos hospitais brasileiros estão sempre com estoques reduzidos. As pessoas costumam pensar em doar sangue somente quando algum conhecido tem uma cirurgia e precisa de doadores. Não tirar essa ideia da cabeça, já é uma grande ação. Doe sangue.
Fique informado: http://www.huav.com.br/sangue.htm
O banco de sangue do Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte é um exemplo.
Local de doação = Rua Juiz de Fora, 861 – Barro Preto (ao lado 12ºBI)
Telefones (31) 3335-6600 / 3295-4584 / 8466-3672 / 8466-9493
Atendimento – Segunda à sexta-feira de 08:00 às 13:00 horas
Sábados a partir das 08:00 horas (atendimento com hora marcada)
http://www.feliciorocho.org.br/hfr08/
LITERATURA - Bibliotecas têm palestras sobre livros obrigatórios
Bibliotecas públicas da cidade de São Paulo sediam desde abril uma série de palestras sobre os livros cobrados na Fuvest, na Unicamp e em outros vestibulares. O Centro Cultural da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte), também participa da programação.
As palestras são gratuitas. Para participar, é necessário inscrição prévia. As vagas são limitadas e variam de acordo com cada unidade. Haverá um ciclo de palestras também no segundo semestre, mas ele ainda não teve o calendário fechado.
A programação está em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias/?p=6000.
Fonte - Folha de S.Paulo - 19/05/09.
MUSEU VIAJA PELA LÍNGUA FRANCESA
França ganha exposição tecnológica no Museu da Língua Portuguesa até 13/9. Moda, culinária e dança são abordadas na mostra, que traz curiosidades como o significado real de palavras francesas aportuguesadas.
Não é preciso saber francês para tirar proveito do "bistrô" e da "aula de balé" que o Museu da Língua Portuguesa apresenta aos seus frequentadores, dentro de uma mostra que pretende aproximar idiomas e revelar influências culturais.
"O Francês no Brasil em Todos os Sentidos" tem a mesma linguagem tecnológica já conhecida do museu, como um labirinto de "viadutos" metálicos logo na abertura, com palavras iluminadas em movimento, muitas das 5.000 trazidas pelos franceses ao país e incorporadas ou adaptadas ao português. "Sugeri a cidade como um gancho criativo para juntar todos esses assuntos da cultura francesa", diz o cenógrafo André Cortez. "Você fica instigado a ler, e não obrigado a ler, como acontece no dia-a-dia."
Nos letreiros de lojas antigas, o visitante se lembra da época em que o francês prevalecia sobre o inglês. Em outro espaço, vídeos mostram a língua em várias partes do mundo, como na fronteira com a Guiana Francesa, em curta de 1998 do artista Lucas Bambozzi.
No "bistrô", um garçom atende fregueses fictícios, enquanto o público de verdade pode conferir um menu com explicações culinárias, como a origem do pão francês ou do petit gâteau.
Ao lado da "aula de balé", onde bonecas exibem movimentos com seus respectivos nomes originais, placas mostram os passos da famosa dança de quadrilha de festa junina, que teve sua origem nas cortes francesas. Curiosidades, de fato, guiam toda a exposição, que aborda ainda termos de moda, como o tecido chiffon, usado em vestidos de luxo, mas cujo significado é "trapo".
"Para quem sabe francês, é uma verdadeira aula. Para quem não sabe, é legal para perceber a presença francesa no país", diz Marina Toledo, coordenadora do setor educativo.
O FRANCÊS NO BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS
Quando: de ter. a dom., das 10h às 17h; até 13/9
Onde: Museu da Língua Portuguesa
Fernanda Ezabella - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/05/09.
Museu da Língua Portuguesa - http://www.museulinguaportuguesa.org.br/museudalinguaportuguesa/index.html
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php