Faculdade Mental
FUTEBOL SHOW - 04/03/2010
  

FUTEBOL RECICLADO

CAMISAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS


English:
http://www.soccerwires.com/2010/02/nike-unveils-2010-national-soccer-team-kits/
Eslovênia, Austrália, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Brasil, Holanda, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Sérvia conhecem os novos uniformes para a Copa. Material de poliéster, reciclado de garrafas plásticas, foi utilizado nos uniformes.
As garrafas plásticas costumam ser descartadas em aterros sanitários, onde não são decompostas. Por isso, têm alto impacto ambiental. Para ajudar a neutralizá-lo, os fornecedores de tecido da Nike começaram a recolher as garrafas de lixões no Japão e em Taiwan. Elas foram lavadas para a retirada de impurezas, tiveram o rótulo removido e foram cortadas em flocos. Esses pequenos pedaços foram derretidos para produzir fios muito finos, que foram convertidos em tecido.
Fonte: ESPBR (http://www.espbr.com/ ) - 26/02/10.
Leia mais:
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=125301&u=0


LEI BOCA LIMPA
Entrou em vigor nos estádios da Paraíba a "Lei Pimenta na Boca", que proíbe os torcedores de xingar o juiz, os bandeirinhas e os jogadores. Além de palavrões, gestos obscenos também estão vetados a partir de agora. Ofensas graves podem parar na delegacia.
Fonte: Folha de S.Paulo – 04/03/10.


O CUSTO ROBINHO
Robinho será o novo garoto-propaganda da Volkswagen até pelo menos a Copa do Mundo. O contrato foi fechado na quarta-feira pelo Santos, que detém os direitos de imagem do atacante. São contratos como esse (o clube pretende fechar outros) que tornarão menos doloroso para o Santos o pagamento do
1 milhão de reais que Robinho recebe a cada trinta dias.
Panorama - Radar - Lauro Jardim - Fonte: Veja - Edição 2154.


CANDIDATA A ZEBRA DO MUNDIAL
Inspirada em sua campanha nas Eliminatórias Europeias, a Eslovênia quer voltar a surpreender e se candidatar a "zebra" da Copa do Mundo da África do Sul, que se inicia em 11 de junho deste ano.
O time esloveno disputa o seu segundo Mundial. Na primeira participação, em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, os europeus perderam os três jogos que disputaram: Espanha, Paraguai e África do Sul.
Oito anos mais tarde, o time da ex-Iugoslávia quer passar pela primeira vez da primeira fase da Copa. A seleção de origem eslava está no grupo C ao lado da favorita Inglaterra, do emergente Estados Unidos e da valente Argélia.
Quem conhece o futebol esloveno acredita que essa seleção pode surpreender. "Eles têm jogadores de qualidade e uma forma de jogar técnica. Fazem muitas jogadas ensaiadas e triangulações", disse o meia César Romero, do Corinthians-PR e que jogou no NK Gorica entre 2007 e 2008.
Surpresa. Nas Eliminatórias Europeias, a Eslovênia mostrou força e que realmente pode surpreender na África do Sul.
Em um grupo que contava com as tradicionais Polônia e República Tcheca, a Eslovênia conseguiu uma arrancada espetacular, venceu seus últimos quatro jogos da chave e chegou à repescagem.
No entanto, para chegar à Copa do Mundo de 2010, a Eslovênia precisava provar mais. Ela teria que derrotar os russos, que contavam com o técnico holandês Guus Hiddink.
O que parecia improvável tornou-se realidade. No primeiro jogo, em Moscou, os russos venceram por 2 a 1. No entanto, o gol marcado por Pecnik aos 43 min do segundo tempo deu esperança aos eslovenos. Para chegar ao Mundial bastava uma vitória por 1 a 0, e foi isso o que aconteceu, com gol de Dedic.
Você sabia?
Que a seleção eslovena só foi oficializada na Fifa em 1992? Até 1991, os eslovenos jogavam pela ex-Iugoslávia e chegaram a fazer história pelo país já dissolvido.
Que apenas técnicos eslovenos treinaram a seleção de seu país? Desde 1992, apenas cinco técnicos passaram pelo comando dessa seleção europeia. Atualmente, o técnico é Matjaz Kek, que está no comando desde 2007.
Candido Henrique Silva - Fonte: O Tempo - 28/02/10.


TECNICAMENTE VIÁVEL
O meio do futebol é extremamente complexo e interessante. Agrega indivíduos de diferentes formações e origens, pessoas com sonhos e realidades distintos sempre em busca de suas realizações pessoais.
Contrapõe-se a esses sentimentos individuais intensos um compromisso coletivo de concretização dos objetivos. Essa dicotomia é o agente gerador, catalisador e muitas vezes destruidor de todo o processo.
Ter em mente a importância de respeitar os diversos fatores que interferem na boa convivência entre os vizinhos é questão primordial para alcançar o sucesso. Na estrutura que rege o ambiente futebolístico, um posto em particular merece toda a atenção: o técnico. Em razão de sua posição e do poder de escolher esse ou aquele jogador para vestir a camisa titular da equipe, ele é o responsável por propiciar ou restringir a possibilidade de ascensão de cada integrante do elenco e por isso mesmo é visto sob a ótica da desconfiança, do medo ou da admiração, dependendo de como trata cada um dos seus atletas. Saber lidar com as diferentes reações não é algo simples e geralmente produz sequelas nem sempre sanáveis.
Há técnicos boicotados pelos jogadores principalmente quando querem se impor pela opressão, resultado de uma postura no mínimo contestável. O treinador deveria atuar em linhas de comportamento mais maleáveis, mais democráticas. Quando ele se coloca como deus, dono do conceito absoluto da verdade, o técnico entra em absurda contradição. Nessas ocasiões ele assume um poder muito maior do que tem, o que cria conflitos. Acaba tentando determinar um tipo de conduta exigindo que todos acompanhem seu pensamento.
Na verdade, o técnico deveria servir como catalisador de expectativas, emoções e sentimentos para que possa gerar um objetivo comum. O futebol, apesar de ser um esporte coletivo, apresenta uma concorrência intrínseca, e a presença de alguns dos nossos piores sentimentos, como a inveja e o ciúme. Por isso a necessidade de estarmos atentos a todas as variáveis.
Se você entra em contato com um grupo disforme, marcado por conflitos anteriores ou que se desequilibra com a chegada de um novo integrante, há de se criar linhas opcionais para agregar os componentes. De nada adianta administrar o passado. Ao criar fatos novos, novas condutas, há maior possibilidade de aproximação. Quando, devido à premência de tempo, há a necessidade de, às pressas, formar um novo grupo, este se fará bastante heterogêneo. Assim como experiências e expectativas distintas e com inúmeros vícios de conduta.
Iniciar um processo em que regularmente se promovam discussões sobre assuntos diversos e de interesse da maioria cria uma proximidade interessante. A partir daí, surgirá uma relação diferente entre as pessoas do grupo, com maior intercâmbio de informações e mais interesse para com os companheiros. Um resultado excepcional, nascedouro de um vínculo muito grande entre todos os que estão integrados ao processo.
Dentro de campo tudo ocorre de forma semelhante. Quando um treinador tenta de todas as maneiras impor uma forma de jogar, fatalmente estará confrontando características de vários de seus jogadores e, consequentemente, limitando seus desempenhos. Esse é o primeiro passo para a derrota coletiva, não só por culpa da parca utilização do potencial do time como também pelo sentimento nascente envolvendo o descrédito em sua capacidade de comando e entendimento sobre o jogo em si.
Nada pior para quem se mete a técnico de futebol do que ter em mãos um time que não acredita nele. Questões como essas são, talvez, mais relevantes do que a peregrinação de um profissional por inúmeras equipes, como se cigano fosse, algo tão presente aqui debaixo do Equador.
Por outro lado, ainda que de forma empírica, quando um novo treinador chega a uma equipe, parece que uma transformação se instala e geralmente os resultados imediatos começam a acontecer. Logicamente, não por causa da capacitação do recém-chegado, e sim pelo fato de que a mudança de comando gera ansiedade, mas também uma injeção de ânimo novo no coração daquela sociedade.
Uns lutam para preservar os postos conquistados anteriormente e todos os demais por acreditarem em uma nova oportunidade para desbancar os titulares. Como podemos ver, nada nesse meio é simples nem coerente. Trata-se, isto sim, de uma gigantesca guerra psicológica entre muros de qualquer instituição onde qualquer detalhe pode provocar o sucesso ou a derrocada.
Pênalti - Sócrates - Fonte: Carta Capital - Edição 585.


A COMUNIDADE MORAL
Década de 60 marcou a ascensão das torcidas organizadas, que passaram de coadjuvantes a protagonistas do espetáculo ao adotarem a "metáfora da guerra".
As torcidas organizadas, no Brasil, assim como os agrupamentos ultras, na Itália, começaram a ocupar as arquibancadas e a modificar o clima e a paisagem dos estádios a partir dos últimos anos da década de 1960. Lá, como cá, abandonaram a condição de simples espectadores da partida de futebol para desempenhar o papel de protagonistas do espetáculo que elas próprias criavam e desenvolviam, inspiradas pela "metáfora da guerra", como mostra a perspectiva antropológica de Alessandro Dal Lago.
A violência, no entanto, não se restringia aos limites de uma batalha simbólica, mas se deslocava no espaço, driblava as medidas de repressão e adquiria, ao longo do tempo, forma e intensidade, alcance e significados muito diversos. De fato, como mostram os estudos feitos na Itália, os jovens torcedores logo enveredaram pela estrada do antagonismo violento, militarizaram-se, adotaram a "lógica da guerra".
Isso os levava a planificar com antecedência a escolha do lugar da luta, a calcular o momento certo da ação, a delinear previamente a tática a ser empregada no combate travado cada vez mais fora das praças esportivas.
Ao mesmo tempo, procuraram alcançar um consenso em torno das "regras do jogo" no qual se achavam imersos -isto é, definir as armas, os atores e as circunstâncias do confronto. Uma circular redigida por integrantes do movimento buscava estabelecer os ditames do comportamento ultra: "Não se toca nas mulheres e nos velhos e não se enfrenta quem não tem nada a ver e não tem a possibilidade de se defender".
Visto por esse prisma, o estereótipo da "horda de bárbaros embriagados" transfigurava-se, segundo o sociólogo Antonio Roversi, em uma "comunidade moral". Esta era edificada com base em um repertório próprio de regras, dotado de mecanismos simbólicos de integração dos jovens reunidos na cultura da curva, na qual a violência desfrutava de um lugar privilegiado, mas não se revestia de uma forma caótica nem se desenvolvia de modo aleatório.
Ao contrário, ela se desenrolava no quadro das rivalidades e das alianças tecidas entre os diversos agrupamentos e de acordo com o código de comportamento aceito e partilhado pelos torcedores. A via brasileira apresentava pontos em comum com o percurso italiano, mas também se distinguia pela elaboração de características próprias e traços originais.
Nesse sentido, enquanto o caminho dos ultras atravessava o campo minado do extremismo político (alguns grupos se autodenominavam "brigadas", em alusão ao partido armado identificado pela estrela de cinco pontas), o das organizadas desembocava na República do Futebol, paisagem histórica definida por inúmeras experiências de autonomia -como, por exemplo, o Trem da Alegria, idealizado por Afonsinho, e a Democracia Corintiana, liderada por Sócrates.
Aspectos contraditórios
Essa paisagem histórica, delimitada pelos anos de 1978 a 1984, contemplava ainda a iniciativa do jogador Wladimir de estender às gerais e arquibancadas o processo de mudança deslanchado no Corinthians: "As discussões são abertas aos diretores, aos jogadores, aos sócios e até à torcida". Mas a participação desta última nos anos revolucionários do futebol brasileiro comportava aspectos contraditórios.
De um lado, ela promovia o salto de qualidade no exercício da violência, refletido tanto no conflito entre as organizadas do Santos e da Portuguesa -em 1979, na Taça São Paulo, com um saldo de 15 pessoas feridas- quanto nas brigas ocorridas antes, durante e após o clássico entre Santos e Corinthians, em 1983, com tiros disparados ao redor do estádio e focos de incêndio dentro do Morumbi.
De outro lado, ela reivindicava o direito de participação e o concretizava por meio de várias iniciativas. Entre elas, pode-se destacar, em 1977, o debate sobre a criação de uma Associação das Torcidas Organizadas; em 1978, a greve promovida pela Torcida Uniformizada do Palmeiras contra o desgoverno implantado no clube; em 1981, a crítica da Torcida Jovem do Santos à fórmula esdrúxula do Paulista; e, em 1984, a presença da Gaviões da Fiel nos comícios das Diretas-Já.
Violência e participação se constituem, portanto, nos fatores decisivos do universo das organizadas. Isso significa que, além do combate imprescindível e sem tréguas à impunidade dos atos brutais, o enfrentamento do problema atual pode incluir a criação de novos canais de participação e espaços de debate. De fato, como diz o sociólogo Antonio Roversi, juízos acusatórios e categoriais morais impedem a compreensão do quadro dinâmico das torcidas.
Eles não permitem, assim, elucidar as linhas de continuidade, identificar os pontos de ruptura, apontar as reviravoltas que ora as colocam no exercício de uma violência desregrada, ora as aproximam da prática democrática elaborada em conjunto por aqueles que desejam reinventar a República do Futebol e manter, tanto quanto possível, a rivalidade dos jovens torcedores nos limites de um duelo simbólico.
José Paulo Florenzano é professor de antropologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista da Fapesp e autor de "A Democracia Corinthiana" (Educ). - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/02/10.
PUC-SP - http://www.pucsp.br/
Fapesp - http://www.fapesp.br/
A Democracia Corinthiana - http://www.livrosdefutebol.com/catalogo_detail.asp?cod_produto=221


TORCIDAS-EMPRESA
Em caravana de apoio ao clube que contagiou o país no final dos anos 1970, o Corinthians Paulista, no seu drama de perseguição por um título depois de quase duas décadas de jejum, os Gaviões da Fiel distribuíam um folheto aos viajantes. O lembrete aos corintianos prescrevia: "Não corra, não mate e não morra".
O prospecto foi na época guardado pelo sociólogo Sérgio Miceli e consta da abertura de um dos primeiros artigos acadêmicos sobre o fenômeno das torcidas organizadas no Brasil. Em 1978, o texto foi publicado pela "Revista de Administração de Empresas", da Fundação Getúlio Vargas (RJ). Passadas mais de três décadas de sua publicação, o lembrete ainda ecoa como advertência, mas muito pouco de sua prudente recomendação parece ser hoje aplicável a determinados setores de torcidas organizadas.
Correr, matar e morrer tornaram-se verbos até certo ponto corriqueiros, atrativas palavras de ordem entre alguns adeptos dessas associações, como se pode observar nos incidentes fatais do último fim de semana, envolvendo torcedores de Palmeiras e São Paulo. As rodovias, as ferrovias ou quaisquer outros meios de acesso aos estádios são agora os locais privilegiados para o enfrentamento desses grupos.
Houve, de fato, uma mudança na dinâmica espacial dos confrontos entre torcidas organizadas. Se, até o final dos anos 80, as torcidas se confrontavam com mais frequência dentro dos estádios, a partir do decênio seguinte, a crescente vigilância em seu interior levou à sistematização das brigas para fora das arenas.
Desde então, a cada ano, o raio de ação da polícia nas imediações do estádio tem se alargado, criando uma espécie de segundo território de conflito. Este se afigura muito mais amplo e menos controlável em relação ao primeiro, o que coloca as forças da ordem diante de uma nova série de desafios a enfrentar.
Agonia
Conforme muitos estudiosos já assinalaram, a violência -bem como a busca por sua sublimação- é um componente agonístico liminar, constitutivo da sociedade e da atividade esportiva. Como tal, essa tensão, quer latente quer manifesta, está presente em um esporte popular como o futebol. No que diz respeito às torcidas organizadas, a especificidade de seus embates físicos é que ela assiste a ciclos violentos, verdadeiras "espirais" que fazem e desfazem vendetas ao sabor das gerações e das lideranças à frente dos grupos, com o efeito alarmante de difundir aquilo que na Europa se chamou de "pânico moral".
A cada nova tragédia, a sociedade é instada a se mobilizar e a expiar os seus "bodes". Quase sempre, a pedra de toque para a solução do problema recai na interdição das torcidas, por meio da simples extinção jurídica ou da proscrição dos "baderneiros".
Como se isso fosse apenas uma questão de norma -e não, principalmente, de costume-, os decretos vêm redundando em sucessivos fracassos.
Por que a situação é tão difícil de ser solucionada? Em parte, porque a aparente barbárie que evoca o comportamento violento das torcidas constitui apenas sua franja superficial.
Quando se discute o problema, pouco se atenta para o fato de que as torcidas organizadas não estão apenas na contramão dos princípios desportivos ou nos antípodas do futebol mercantilizado moderno. De forma homóloga à lógica dos clubes-empresas, as agremiações de torcedores se tornaram elas próprias torcidas-empresas. Orbitam em torno dos clubes -razão de existirem-, mas são também autônomas, com sedes, símbolos, legendas, cânticos e logotipos que traduzem uma identidade à parte.
Seguindo o etos comercial, as torcidas organizadas converteram-se em lugares de negócios, passando a se valer do marketing, do merchandising e da oferta de uma série de produtos ligados a suas grifes. Elas competem, assim, com o material dos clubes e atendem à demanda de seu público consumidor, adolescentes e jovens seduzidos pelo pertencimento a uma coletividade.
A expansão em âmbito nacional das torcidas acarreta ainda o recrutamento de mais simpatizantes, o que leva ao seu alargamento simbólico-territorial, à semiprofissionalização de seus quadros e à formação de uma complexa rede de relações sociais.
Nos primórdios do futebol, dizia-se que a prática esportiva era uma atividade intrinsecamente amadora, razão pela qual o jogador não podia ganhar dinheiro com o jogo.
No Brasil, foi preciso esperar até os anos 1930 para que tal formulação fosse refeita, com a adoção do profissionalismo no futebol e com a transformação do jogador em atleta profissional, capaz de auferir astronômicos salários. Talvez hoje nós estejamos, em meio à globalização do futebol, onde tudo se comercializa e se rentabiliza, assistindo a um debate moral não muito distinto.
Se o torcedor representa a quintessência da paixão futebolística, último bastião de um idealizado "amadorismo", até que ponto estaríamos dispostos a aceitar o fato de que o torcedor organizado pode fazer de sua atividade uma profissão legítima e legalizada?
Bernardo Buarque de Hollanda é pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (RJ). - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/02/10.
CPDOC-FGV - http://cpdoc.fgv.br/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
esporte

03/11/2017
FUTEBOL MALHAÇÃO... >>


09/04/2017
SHOW DE DOUTORADO... >>


18/02/2017
SHOW DE BOLA >>


30/12/2016
COMOÇÃO MUNDIAL EM 2016 >>


23/10/2016
"SHOW" NA PRAIA... >>


29/08/2016
SHOW DE INTERESSES... >>


02/07/2016
FUTEBOL E A AMIZADE... >>


30/04/2016
UM SHOW DIFERENTE! >>


12/03/2016
FUTEBOL EM FOCO... >>


25/01/2016
OS MASCOTES DAS OLIMPIADAS 2016 >>


23/12/2015
FUTEBOL NA RUA... >>


05/12/2015
FUTEBOL CAMPEÃO... >>


25/10/2015
HOMELESS WORLD CUP... >>


06/09/2015
MINEIRÃO CINQUENTÃO... >>


05/07/2015
CAMPEÓN!!! >>


24/05/2015
SHOW DE FUTEBOL… >>


22/04/2015
SHOW DE FINAL >>


03/04/2015
AS DIFERENÇAS DO FUTEBOL... >>


22/02/2015
THINKING FOOTBALL FILM FESTIVAL 2015 >>


18/01/2015
CRISTIANO RONALDO >>


11/12/2014
SHOW DE MASCOTES... >>


13/11/2014
OS 10 GOLS MAIS BONITOS DE 2014 >>


14/10/2014
FUTEBOL NOSTÁLGICO… >>


17/09/2014
O FUTEBOL E A FELICIDADE >>


31/08/2014
UM SHOW DE COLETE >>


16/08/2014
FUTEBOL PREMIADO >>


27/07/2014
SHOW DE GAME... >>


13/07/2014
SHOW DE VÍDEO >>


09/06/2014
FUTEBOL NA TV... >>


29/05/2014
SHOW DE AVIÃO… >>


08/05/2014
MADRID... >>


23/04/2014
SHOW DE ÔNIBUS... >>


11/04/2014
FUTEBOL ANIMADO... >>


21/03/2014
WE SPEAK FOOTBALL >>


08/03/2014
TODOS OS ESTÁDIOS... >>


23/02/2014
OS MELHORES MOMENTOS DO FUTEBOL... >>


07/02/2014
OS MASCOTES DA COPA >>


24/01/2014
OS MELHORES GOLS DE 2013... >>


16/01/2014
NIKE FOOTBALL: DARE TO BE BRASILIAN >>


24/12/2013
RANKING 2013 >>


14/12/2013
SHOW DE EVOLUÇÃO... >>


01/12/2013
SHOW DE CAMISA... >>


24/11/2013
FUTEBOL FANTASMAGÓRICO... >>


17/11/2013
FUTEBOL FLORENTINO >>


03/11/2013
SHOW DE FUTEBOL FILOSOFIA >>


26/10/2013
SHOW NA MULTIDÃO... >>


19/10/2013
“SHOW” REAL... >>


12/10/2013
O SHOW DO REI DO FUTEBOL >>


05/10/2013
SHOW DE ABERTURA >>


25/09/2013
FUTEBOL DANÇANTE... >>


13/09/2013
JÁ CLASSIFICADOS... >>


08/09/2013
COMO FAZÍAMOS SEM... >>


31/08/2013
SHOW DE VENDAS... >>


24/08/2013
SHOW DE CIDADES >>


17/08/2013
AH!!! O FUTEBOL!!! >>


10/08/2013
O NEGÓCIO FUTEBOL >>


03/08/2013
FUTEBOL EM ANÁLISE... >>


20/07/2013
FUTEBOL QUESTIONADO >>


13/07/2013
A COPA EM DEBATE... >>


06/07/2013
O FUTEBOL E O RECRUTAMENTO NAS EMPRESAS >>


27/06/2013
SHOW DE PROBLEMAS... >>


20/06/2013
A COPA DO SILÊNCIO... >>


13/06/2013
A MELHOR ARQUIBANCADA DO BRASIL... >>


06/06/2013
A PRIMEIRA MULHER... >>


30/05/2013
FUTEBOL SEM BARULHO >>


18/05/2013
COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NO FUTEBOL >>


05/05/2013
SHOW DE FINAL >>


29/04/2013
O VETO >>


21/04/2013
CONFEDERATIONS CUP 2013 >>


12/04/2013
SHOW DE DESAFIO >>


06/04/2013
CÓDIGO DE CONDUTA >>


29/03/2013
FUTEBOL PROBLEMÁTICO >>


23/03/2013
OS MILHÕES DO FUTEBOL >>


14/03/2013
“PÉ DE OURO” >>


07/03/2013
FUTEBOL MILIONÁRIO >>


28/02/2013
A “VUVUZELA” BRASILEIRA... >>


22/02/2013
SHOW DE CAPA >>


14/02/2013
BOLAS DE FUTEBOL NA ÁFRICA >>


07/02/2013
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


31/01/2013
SHOW DE RECEITAS >>


24/01/2013
30 ANOS SEM GARRINCHA >>


19/01/2013
MASCOTE TURCO >>


13/01/2013
MESSI SHOW... >>


04/01/2013
FUTEBOL X ESPOSAS >>


27/12/2012
OS MELHORES DO MUNDO EM 2012 >>


20/12/2012
O MUNDO É PRETO E BRANCO >>


13/12/2012
FUTEBOL NA ESTÔNIA >>


06/12/2012
A BOLA >>


30/11/2012
SHOW DE CARTAZES >>


23/11/2012
BRASIL CAMPEÃO!!! >>


15/11/2012
FUTEBOL CAMPEÃO >>


08/11/2012
COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 >>


02/11/2012
BOLA DE OURO MASCULINA E FEMININA >>


25/10/2012
MATEMÁTICA NO FUTEBOL >>


18/10/2012
FUTEBOL NA MEDIDA CERTA >>


11/10/2012
SHOW DE BANDEIRA >>


03/10/2012
FUTEBOL ARTE >>


26/09/2012
SHOW DE FUTSAL >>


20/09/2012
O VALOR DOS CAMPEONATOS >>


12/09/2012
MASCOTE SHOW >>


05/09/2012
A HISTÓRIA DO FUTEBOL NA ALEMANHA >>


30/08/2012
MUNDIAL INTERCLUBES >>


24/08/2012
SHOW VOLUNTÁRIO... >>


15/08/2012
SHOW DE GOL >>


09/08/2012
SHOW DE BOLA >>


05/08/2012
FUTEBOL X HUMOR! >>


30/07/2012
FUTEBOL OLÍMPICO >>


21/07/2012
SHOW DE AMIZADE... >>


12/07/2012
HORA DA TECNOLOGIA >>


05/07/2012
CORINTHIANS!!! >>


28/06/2012
SHOW BALTICO >>


21/06/2012
RACISMO NÃO!!! >>


16/06/2012
SHOW DE SELEÇÃO >>


09/06/2012
SHOW DE ABERTURA >>


02/06/2012
FUTEBOL SEM FRONTEIRAS >>


25/05/2012
A GLOBALIZAÇÃO NO FUTEBOL >>


12/05/2012
SHOW DE MASCOTES... >>


03/05/2012
SHOW DE SERIEDADE >>


28/04/2012
SHOW DE BOLA >>


21/04/2012
FUTEBOL MILIONÁRIO! >>


14/04/2012
SANTOS 100 ANOS... >>


05/04/2012
GOL CONTRA >>


31/03/2012
SHOW DE SETAS... >>


24/03/2012
SHOW DE LIGA >>


15/03/2012
SHOW DE FUTEBOL E DITADURA >>


07/03/2012
GOL DA NATUREZA >>


29/02/2012
SHOW DE GOL "PERDIDO" >>


22/02/2012
SALVE A SELEÇÃO! >>


18/02/2012
FUTEBOL SEM EDUCAÇÃO >>


09/02/2012
SHOW DE LOGO >>


02/02/2012
MURCIÉLAGOS! >>


28/01/2012
SHOW DE CAMISA >>


19/01/2012
SHOW DE "ASAS" NO FUTEBOL >>


13/01/2012
OS MELHORES DE 2011 >>


06/01/2012
O GOL MAIS BONITO DE 2011 >>


31/12/2011
OS MELHORES DE 2011 >>


22/12/2011
FUTEBOL SHOW NO NATAL >>


18/12/2011
SHOW INDISCUTÍVEL! >>


11/12/2011
RESUMO DO ANO... >>


04/12/2011
ADEUS, DOUTOR! >>


26/11/2011
SHOW DE GOLS >>


19/11/2011
FUTEBOL SHOW OU SHOW SENSUAL? >>


13/11/2011
CRISTIANO RONALDO - CHUTEIRA DE OURO!!! >>


02/11/2011
POWERCHAIR FOOTBALL >>


29/10/2011
LEVANTE >>


22/10/2011
COPA 2014 >>


12/10/2011
RYAN GIGGS >>


05/10/2011
SHOW NA REDE... >>


28/09/2011
FUTEBOL PARA QUEM ENTENDE... >>


22/09/2011
UM SHOW DE SELEÇÃO >>


14/09/2011
SHOW DE PARADINHA >>


07/09/2011
FUTEBOL NO RIO >>


01/09/2011
SHOW THE BELEZA >>


26/08/2011
SHOW DE ACROBACIA >>


18/08/2011
TRANSPARÊNCIA NO FUTEBOL >>


11/08/2011
FUTEBOL EM CAMPANHA >>


04/08/2011
PELÉ >>


28/07/2011
COPA 2014 >>


21/07/2011
19 DE JULHO >>


17/07/2011
FUTEBOL SENSUAL >>


10/07/2011
FUTEBOL A FAVOR DAS CRIANÇAS... >>


01/07/2011
SHOW DE GERAÇÕES >>


23/06/2011
MASCOTE DA COPA AMÉRICA 2011 >>


16/06/2011
MÁLAGA >>


08/06/2011
A FÁBRICA DE CRAQUES DO BARÇA >>


02/06/2011
21 DE MAIO DE 1904 >>


26/05/2011
SHOW DE SOLIDARIEDADE >>


19/05/2011
JOGO SUJO - O MUNDO SECRETO DA FIFA >>


12/05/2011
WOMEN'S SOCCER WORLD CUP 2011 >>


05/05/2011
SHOW DE AGENDA >>


26/04/2011
MARKETING ESPORTIVO >>


22/04/2011
O SHOW DO PENHAROL DO URUGUAI >>


14/04/2011
SUB 17 IMBATÍVEL >>


08/04/2011
BÓSNIA >>


31/03/2011
FUTEBOL LETRADO >>


26/03/2011
O VALOR DO TERNO NO FUTEBOL >>


17/03/2011
OLHO DE FALCÃO... >>


10/03/2011
FUTEBOL SOLIDÁRIO >>


03/03/2011
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


27/02/2011
FUTEBOL PACÍFICO >>


17/02/2011
RONALDO >>


10/02/2011
SHOW FRANCÊS >>


03/02/2011
SHOW DE TRANSMISSÃO >>


27/01/2011
NOVA CAMISA DO BRASIL >>


20/01/2011
FUTEBOL SUB-20 >>


13/01/2011
REIS E RAINHAS DO FUTEBOL >>


07/01/2011
BOLA DE OURO 2010 >>


30/12/2010
OS MELHORES DO MUNDO >>


21/12/2010
OS MELHORES BRASILEIROS >>


16/12/2010
MUNDIAL DE CLUBES >>


09/12/2010
2018 E 2022 >>


02/12/2010
SHOW DE GRANDEZA... >>


25/11/2010
CONVENÇÃO GLOBAL >>


20/11/2010
SHOW DE CALENDÁRIO >>


14/11/2010
PROJETO SHOW >>


04/11/2010
MINEIRÃO >>


29/10/2010
O PRIMEIRO... FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


21/10/2010
23 DE OUTUBRO >>


14/10/2010
AMISTOSO BENEFICENTE >>


07/10/2010
SHOW DE CHARME >>


02/10/2010
COPA DO MUNDO DOS SEM-TETO >>


25/09/2010
COPA 2014 >>


17/09/2010
HOMELESS WORLD CUP 2010 >>


09/09/2010
COPA 2010 >>


01/09/2010
O CENTENÁRIO >>


26/08/2010
COPA 2018 >>


19/08/2010
FUTEBOL DE "CHAPÉU" >>


12/08/2010
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


05/08/2010
FUTEBOL MEDIEVAL >>


29/07/2010
SHOW MUNDIAL >>


22/07/2010
A NOTA DA COPA >>


15/07/2010
SHOW DE LOGOS >>


08/07/2010
SHOW DE IRONIA >>


01/07/2010
A COPA E O "SHOW" DE ERROS POLÊMICOS >>


24/06/2010
COPA DO MUNDO >>


17/06/2010
O SHOW BRASILEIRO >>


10/06/2010
O CARNAVAL JÁ COMEÇOU... >>


03/06/2010
SHOW DE MASCOTE >>


27/05/2010
ADEREÇOS DA COPA >>


23/05/2010
SHOW DE FINAL >>


13/05/2010
FUTEBOL MONUMENTAL E SUSTENTÁVEL >>


07/05/2010
SHOW DE FRASES >>


29/04/2010
FUTEBOL EM CLIMA DE COPA >>


24/04/2010
FUTEBOL SHOW EM 3D >>


15/04/2010
SHOW DE FIGURINHAS >>


08/04/2010
FUTEBOL PAIXÃO >>


01/04/2010
SHOW DE ESTÁDIO - O TEMPLO DA COPA >>


25/03/2010
FUTEBOL IRÔNICO E PROBIDO >>


19/03/2010
BAFANA BAFANA >>


11/03/2010
FUTEBOL SHOW MUSICAL >>


04/03/2010
FUTEBOL RECICLADO >>


25/02/2010
FUTEBOL FESTIVO E BARULHENTO >>


18/02/2010
COPA DO MUNDO DA CIDADANIA >>


13/02/2010
SHOW DE ENERGIA >>


04/02/2010
SHOW DE TRANSMISSÃO >>


29/01/2010
BOLA OFICIAL DA COPA DA ÁFRICA >>


23/01/2010
UM TIME, UM PAÍS >>


15/01/2010
AFRICA SHOW >>


24/12/2009
A MELHOR DO MUNDO EM 2009 >>


17/12/2009
PAPAI NOEL FUTEBOL SHOW >>


10/12/2009
A COPA JÁ COMEÇOU... >>


03/12/2009
PAIXÃO POR TORCER >>


25/11/2009
PROJETO SHOW DE BOLA >>


19/11/2009
MIL VEZES PELÉ >>


13/11/2009
NOVIDADE NO FUTEBOL >>


05/11/2009
FÓRUM INTERNACIONAL DE FUTEBOL >>


29/10/2009
O ANIVERSÁRIO DO REI >>


22/10/2009
INUSITADO NA PREMIER LEAGUE >>


16/10/2009
MUNDIAL SUB-20 - GANA CAMPEÃ >>


08/10/2009
A ESTATÍSTICA NO FUTEBOL >>


01/10/2009
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL >>


24/09/2009
O PRIMEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009 >>


17/09/2009
MUNDIAL SUB-20 DE FUTEBOL >>


10/09/2009
COUPE DES CLUBS CHAMPIONS EUROPEENS >>


03/09/2009
FUTEBOL NA LAMA >>


26/08/2009
RIVALIDADE ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS >>


20/08/2009
TORCIDA EM CAPÍTULOS >>


13/08/2009
TÉCNICO UNIVERSITÁRIO >>


06/08/2009
PAIS E FILHOS NO ESTÁDIO >>


29/07/2009
FUTEBOL NA REDE >>


24/07/2009
FUTEBOL & NEGÓCIOS >>


16/07/2009
FUTEBOL NO IRAQUE >>


09/07/2009
FIFA + STREET FOOTBALL WORLD >>


03/07/2009
COPA DO BRASIL 2009 >>


25/06/2009
POR QUE NÃO DESISTO - FUTEBOL, DINHEIRO E POLÍTICA >>


19/06/2009
BRASIL É TRI NO MÉXICO >>


11/06/2009
CONFEDERATIONS CUP 2009 >>


04/06/2009
COPA 2014 >>


28/05/2009
BARÇA! BARÇA! BARÇA! >>


18/05/2009
O PLANEJAMENTO PARA A COPA >>


13/05/2009
SOCCEREX >>


07/05/2009
LIVERPOOL DE OURO >>


01/05/2009
NOVO RECORDE MUNDIAL DE EMBAIXADAS >>


22/04/2009
PRECISÃO OU FRESCURA? >>


15/04/2009
TAÇA DA COPA DE 2010 >>


10/04/2009
MARTA SHOW >>


01/04/2009
O CENTENÁRIO COLORADO >>


28/03/2009
JOGOS DO TRABALHADOR 2009 >>


19/03/2009
UEFA CHAMPIONS LEAGUE >>


12/03/2009
RONALDO, O ÚNICO >>


05/03/2009
FUTEBOL E POLÍTICA >>


25/02/2009
COPA LIBERTADORES 2009 >>


19/02/2009
FUTEBOL OU BOXE??? >>


12/02/2009
AMIZADE ETERNA / AMICI PER SEMPRE >>


06/02/2009
AH! O MINEIRÃO É NOSSO!!! >>


29/01/2009
FUTCUP >>


22/01/2009
SE É PARA O BEM DOS MILANESES, DIGA AO POVO QUE EU FICO!!! >>


15/01/2009
OS MELHORES DO MUNDO >>


04/01/2009
SULAMERICANO SUB-20 - VENEZUELA 2009 >>


02/01/2009
O FUTEBOL DO FUTURO >>


25/12/2008
O MELHOR DO MUNDO >>


18/12/2008
PAIXÃO MUNDIAL >>


11/12/2008
NATAL FENOMENAL >>


04/12/2008
INTER, É CAMPEÃO! >>


28/11/2008
ÁRBITRO DUPLO >>


20/11/2008
1° CAMPEONATO MUNDIAL DE EMBAIXADINHAS >>


13/11/2008
O PIOR TIME DO BRASIL >>


06/11/2008
TORCEDOR FAN >>


30/10/2008
O CORINGÃO VOLTOU... >>


22/10/2008
FUTEVÔLEI ORIENTAL >>


16/10/2008
O CRAQUE DO MUNDIAL DE FUTSAL >>


09/10/2008
MUSEU DO FUTEBOL É NOTÍCIA LÁ FORA... >>


01/10/2008
FUTEBOL ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA >>


25/09/2008
COPA DO MUNDO DE FUTSAL NO BRASIL >>


16/09/2008
PIRUETA E FUTEBOL >>


09/09/2008
AMERICANOS E CUBANOS NO FUTEBOL >>


04/09/2008
ROBINHO É MANCHESTER CITY >>


28/08/2008
O NINHO DO PÁSSARO E O CUBO D'ÁGUA >>


21/08/2008
MENINAS DE OURO >>


16/08/2008
DIRETO AO "CIELO" - O PRIMEIRO OURO >>


08/08/2008
OLIMPÍADA SHOW >>


31/07/2008
FUTEBOL NA LAMA >>


27/07/2008
O FUTEBOL FEMININO EM PEQUIM >>


14/07/2008
OS MELHORES DO GOL >>


06/07/2008
FUTEBOL, ALEGRIA DO POVO >>


03/07/2008
CAMPEÃO DAS AMÉRICAS >>


26/06/2008
DIVERSÃO EM CAMPO >>


19/06/2008
TORNOZICA DO BARREIRO - O GRANDE CAMPEÃO >>


12/06/2008
A GRANDE FINAL >>


05/06/2008
OS SEMI-FINALISTAS >>


29/05/2008
A LUTA PELA CLASSIFICAÇÃO >>


23/05/2008
FORTES EMOÇÕES... >>


15/05/2008
BOLA ROLANDO... >>


10/05/2008
CAMISA SHOW DO FM >>


02/05/2008
PREFERÊNCIAS ESPORTIVAS NO MUNDO >>


21/04/2008
ROMÁRIO >>


16/04/2008
BRASIL, FUTEBOL!!! >>


10/04/2008
FUTEBOL DE GENTE GRANDE... >>


03/04/2008
O FUTEBOL É UMA LOUCURA... >>


29/03/2008
100 ANOS DE ATLÉTICO MINEIRO >>


21/03/2008
O CARRASCO DO FUTEBOL BRASILEIRO... >>


15/03/2008
TLACHTLI MEXICANO >>


08/03/2008
GOLAÇO DE RONALDINHO GAÚCHO! >>


01/03/2008
FLAMENGO, A MAIOR TORCIDA DO BRASIL! >>


22/02/2008
FUTEBOL NA EUROPA >>


15/02/2008
COPA DA AFRICA >>


07/02/2008
FUTEBOL AMERICANO >>


30/01/2008
FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS >>


24/01/2008
FUTEBOL A ALEGRIA DO POVO... >>


19/01/2008
PATO EM MILÃO!!! >>


12/01/2008
BRASIL: FUTEBOL EXPORTAÇÃO >>


30/12/2007
FUTEBOL ARTE... >>


23/12/2007
RETROSPECTIVA 2007 >>


16/12/2007
O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO, AINDA É O DO BRASIL >>


10/12/2007
LULA E O FUTEBOL >>


03/12/2007
É CAMPEÃO!!! COOPESEF, CAMPEÃO MAIS UMA VEZ!!! >>


02/12/2007
A GRANDE FINAL... >>


19/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


15/11/2007
E COMEÇA A DECISÃO... >>


06/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


02/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


25/10/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


18/10/2007
PONTA PÉ INICIAL... >>


14/10/2007
PELÉ - O PROFESSOR DA BOLA... >>


30/09/2007
MARTA E UM GOL ANTOLÓGICO... >>


24/09/2007
MUNDIAL FEMININO - A COPA DO MUNDO "NÃO" É NOSSA... >>


16/09/2007
OUR GAME IS FAIR PLAY >>


10/09/2007
AS MULHERES ESTÃO COM A BOLA TODA... >>


02/09/2007
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO! >>


27/08/2007
A COPA DO MUNDO É NOSSA!!! >>


23/08/2007
O FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE >>


15/08/2007
A COPA VEM AÍ... >>


08/08/2007
IV COPA GREEN DE FUTEBOL DE CAMPO - É CAMPEÃO! >>


01/08/2007
FOTO DA BANDEIRINHA...CUIDADO! >>


29/07/2007
FUTEBOL É COISA DE MULÉ >>


15/07/2007
FUTEBOL É REALMENTE COISA PARA MACHO!!!! >>


03/07/2007
O NOVO MINEIRÃO >>


30/06/2007
PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DO FUTSAL EM JOGOS PAN-AMERICANOS >>


18/06/2007
COOPSEF É BICAMPEÃO!!!! BICAMPEÃO! BICAMPEÃO! >>


11/06/2007
COOPSEF X LOS HERMANOS = A GRANDE FINAL NO PRÓXIMO DOMINGO 24/06! >>


04/06/2007
A DISPUTA PELO TÍTULO ESTÁ CHEGANDO... >>


28/05/2007
4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL - RUMO À GRANDE FINAL >>


21/05/2007
4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


14/05/2007
A SEGUNDA RODADA...O ALVO É A TAÇA! A FOTO É DA COPA DA INGLATERRA. >>


07/05/2007
FUTEBOL É PAIXÃO >>


01/05/2007
ESTÁ VALENDO!!! 4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


27/04/2007
AO MESTRE COM CARINHO! >>


17/04/2007
"MIL SÃO" IMPOSSÍVEL? >>


15/04/2007
A TAÇA FNH ESTÁ AÍ... INSCREVA SEU TIME! >>


29/03/2007
JOGADOR DO FUTURO... >>


21/03/2007
TAÇA FNH E 1.000 GOLS DE ROMÁRIO... >>


12/03/2007
TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


06/03/2007
VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DA TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL! >>


03/03/2007
É FUTEBOLLLLLL!!!! >>


19/02/2007
O CRAQUE ESTÁ TRISTE >>


10/02/2007
BONITA CAMISA, FERNANDUNGUINHA!!! >>


17/12/2006
OS CAMPEÕES >>


10/12/2006
O POSTER DO GRANDE CAMPEÃO, COOPSEF! >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "FUTEBOL SHOW" >>


13/11/2006
26/11 RODADA DECISIVA. É NO PRÓXIMO DOMINGO! >>


11/11/2006
O BICHO TÁ PEGANDO NA 3ª TAÇA NH >>


31/10/2006
SEGUNDA RODADA DIA 12/11. VAMOS LÁ, GALERA! >>


25/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES - JÁ COMEÇOU O SHOW... >>


18/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES! >>


14/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


01/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


26/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


21/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


16/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


10/09/2006
HEXA NO VOLEI FEMININO >>


30/08/2006
GANHAR DA ARGH ENTINA É MUITO MAIS GOSTOSO >>


26/08/2006
GÊMEOS DA COPA >>


20/08/2006
MOTIVAÇÃO & SUCESSO NO FUTEBOL >>


27/06/2006
ADEUS À COPA! >>


17/06/2006
A TAÇA DO MUNDO É NOSSA! >>


05/06/2006
Copa do Mundo é aqui mesmo!!!! >>


28/05/2006
FUTEBOL SHOW É NO FM! >>


20/05/2006
SHOW DE BOLA >>


15/05/2006
É FUTEBOOOOLLLL!!!! >>


08/05/2006
OLHA O RAPOSÃO DO FM AÍ, GENTE??? >>


30/04/2006
É FUTEBOL!!!!!! >>


27/04/2006
FUTEBOL SHOW - 07 DE MAIO ESTÁ CHEGANDO! >>


27/04/2006
A BOLA VAI ROLAR >>


06/04/2006
Nota de esclarecimento - Futebol Show >>


06/04/2006
Futebol show >>


06/04/2006
Futebol show >>


06/04/2006
MAIS FUTEBOL >>


23/03/2006
FUTEBOL FNH >>