Faculdade Mental
FUTEBOL SHOW - 26/08/2009
  

RIVALIDADE ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS

BRASIL X ARGENTINA – HISTÓRIAS DO MAIOR CLÁSSICO DO FUTEBOL MUNDIAL


Às vésperas do jogo entre Brasil e Argentina, 05 de setembro em Rosário, pelas eliminatórias da Capa de 2010, nada melhor do que ler detalhes desse que é considerado um dos maiores clássicos do futebol mundial.
Quando disputam uma partida de futebol, Brasil e Argentina levam a campo uma rivalidade iniciada há mais de um século. Dois países tão próximos, e ao mesmo tempo tão diferentes, compartilham uma paixão obstinada pelo esporte que leva seus habitantes a extremos de alegria, tristeza e angústia.
Com o passar dos anos, as duas maneiras distintas de se jogar futebol passaram a caracterizar cada país em seus aspectos social, político e cultural.
Assim, as similaridades e diferenças entre brasileiros e argentinos ganharam vulto e importância nos gramados quando os dois selecionados se enfrentavam, e fizeram desse encontro o maior clássico do futebol mundial.
Esse livro mergulha na história dos jogos entre as seleções de Brasil e Argentina e mostra como um relacionamento esportivo inicialmente marcado pela cordialidade foi se transformando em uma rivalidade sem igual no mundo do futebol. A intenção foi realçar as maiores conquistas e destacar os grandes jogadores de ambos os lados; descrever as principais brigas em campo; contextualizar cada partida em relação ao momento vivido em cada nação; reunir, enfim, as melhores histórias que se sucederam ao longo de um século de encontros em campo.
Brasil e Argentina são duas potências do futebol, reconhecidas mundialmente. A rivalidade que transparece e que caracteriza o confronto esconde o muito que existe de respeito, admiração e inveja entre os torcedores e jogadores dos dois países. Afinal de contas, a grandeza de um ganha muito em realce e nitidez diante da estatura da outra.
Detalhes: http://www.livrosdefutebol.com/catalogo_detail.asp?cod_produto=234


FUTEBOL - É POR ENQUANTO?
Após muita vaia, Dunga deu a volta por cima. É o preferido dos brasileiros para dirigir a Seleção na Copa de 2014. Ele aparece com 36% dos votos em pesquisa realizada com mil torcedores em 70 cidades pelo Instituto Análise/Insight. Luiz Felipe Scolari vem em seguida, só com 14%. A liderança do atual técnico, porém, é relativa. Entre os entrevistados, 31% não escolheram ninguém, produzindo quase um empate técnico entre Dunga e um ponto de interrogação.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto É - Edição 2076.
Instituto Análise/Insight - http://www.insightnet.com.br/


JOGADORES X CLUBES
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) consolidou recentemente a jurisprudência que acaba com a bilateralidade nos contratos entre jogadores e clubes no caso de cláusulas penais. Isso significa que não serão mais aceitos pedidos de atletas ao tribunal para receberem o valor da multa quando têm seus acordos rescindidos pelos clubes. Assim, ao deixarem um time por falta de pagamento ou serem dispensados, os atletas passam a ter direito apenas à metade dos vencimentos até o final do acordo como indenização.
Painel FC – Eduardo Arruda – Fonte: Folha de S.Paulo – 24/08/09.
TST - http://www.tst.gov.br/


AVAÍ – A ONDA
Sensação do Brasileiro, o Avaí tem investido pesado em licenciamentos. O time, que já conta com mais de 70 produtos com sua marca, vai lançar agora um xampu.
Painel FC – Eduardo Arruda - Fonte: Folha de S.Paulo – 26/08/09.
Avaí -  http://www.avai.com.br/


GÁS NO FLAMENGO
A Alesat é a nova patrocinadora do Flamengo. O acordo já está fechado há quase um mês, mas problemas burocráticos do clube atrasaram o anúncio e o começo do patrocínio. Distribuidora de combustível com capital 50% mineiro, a Ale substituirá na camisa rubro-negra a estatal Petrobras.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo – 26/08/09.
Alesat - http://www2.ale.com.br/home/index.jsp
Flamengo - http://www.flamengo.com.br/


A LIGA DOS MILHÕES - Campeonato Espanhol
Os times da Espanha não poupam na hora de contratar os melhores jogadores do planeta. O Real Madrid, por exemplo, gastou 165 milhões de euros somente para contratar a dupla Kaká e Cristiano Ronaldo. O Barcelona não deixou por menor e contratou Ibrahimovic. 
A partir de 30 de agosto nos canais ESPN.
Fonte: Monet - Número 77 - Agosto 2009.
Detalhes:
http://espnbrasil.terra.com.br/campeonatoespanhol


VOLUNTÁRIOS 2010
O Comitê Organizador da Copa da África festeja a marca de 50 mil inscritos para serem voluntários no Mundial-2010, pois a marca supera a da Alemanha.
Painel FC – Eduardo Arruda – Fonte: Folha de S.Paulo – 24/08/09.


FENÔMENO
O jogador Ronaldo está negociando com a Vale para ser o garoto-propaganda da mineradora no mundo todo. Hoje, o jogador já tem um contrato de trabalho para representar a Vale na China.
Mercado Aberto - Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.


POLÊMICA RELIGIOSA
O site da rede dos EUA, CNN, publicou manifestações de líderes muçulmanos contra o técnico da Inter de Milão, José Mourinho. O treinador disse, após empate da sua equipe contra o Bari, pelo Campeonato Italiano, que o jogador Muntari, que é muçulmano, foi mal por causa do jejum praticado no Ramadã, o mês sagrado dos seguidores do Islã.
Fonte: Primeira Chamada - 27/08/09.
Detalhes:
http://www.edition.cnn.com/2009/SPORT/football/08/26/football.mourinho.ramadan.muntari/index.html


A LEI, ORA A LEI
Logo depois de trancar o processo contra o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, o desembargador Fernando Miranda fez questão de dizer que estava cumprindo à risca o seu papel, do ponto de vista técnico. Na sua visão, Edílson não poderia ser enquadrado por estelionato, porque esse crime exige comprovação de perda de patrimônio e uma vítima identificada. Não está em julgamento se você se sentiu lesado, por comprar ingresso para jogo que estava sendo manipulado. E quem gastou em site de apostas, não é vítima? "Não, o jogo é ilegal no Brasil", diz o desembargador.
Edílson poderia ser enquadrado por evasão de divisas, segundo o desembargador. Fernando Miranda pode justificar que a argumentação do Ministério Público foi ruim. E o Ministério Público irá rebater que outro juiz aceitaria a argumentação.
O resultado prático do caso Edílson é trágico: sensação de impunidade. Edílson Pereira de Carvalho admitiu participar do esquema de manipulação de resultados desvendado durante o Brasileirão de 2005 e continua à solta.
A lei, ora a lei! Se o uso indevido da frase de Getúlio Vargas pode parecer desrespeito às instituições, façamos uma pequena adaptação. A lei, ora, a interpretação da lei. Edílson Pereira de Carvalho cometeu um crime, e isso até o desembargador Fernando Miranda admite, ao dizer que o ex-árbitro poderia ser enquadrado por evasão de divisas. Mas Edílson pagou um preço baixo demais. Deixou de apitar.
Não, não pense que interpretações das leis são problema só do Brasil. Na Itália, o caso de manipulação de escalas de arbitragem desvendado em 2006 resultou no rebaixamento da Juventus e num longo processo criminal que mantém o principal envolvido, Luciano Moggi, em liberdade. Moggi era diretor esportivo da Juventus e mantinha contatos telefônicos com árbitros. Na época, os jornais italianos revelaram: a cada conversa de Moggi, um lance polêmico a favor da Juventus.
No processo esportivo, a Juventus declarou-se culpada, uma tentativa de abrandar sua pena. O tiro saiu pela culatra: o juiz aceitou o reconhecimento de culpa como prova, e a Juventus foi condenada e rebaixada.
Luciano Moggi se demitiu do cargo de diretor esportivo para fazer sua defesa na esfera criminal. Se a Juventus se disse culpada e Moggi era funcionário do clube, então não podia ser culpado só por acatar as decisões de seu patrão. Brilhante!
Faltou dizer que quem tomava as decisões no departamento de futebol era ele mesmo, Luciano Moggi. Após três anos, o processo ainda corre em Nápoles, mas está claro que Moggi será absolvido. A alegação é que manter contato com os árbitros não era proibido pela legislação esportiva. Detalhe: após o escândalo, passou a ser. Outro ponto favorável à absolvição é a falta de provas materiais da corrupção. O resumo da ópera: ninguém vai para a cadeia, na Itália. Nem no Brasil.
Que a Itália imita o Brasil cada vez mais é claro. A Juventus, dona da maior torcida do país, declarou-se culpada e foi rebaixada. Edílson Pereira de Carvalho declarou-se culpado e vive livremente em Jacareí. Caro desembargador, tecnicamente os dois casos são iguais. E ninguém vai preso.
Paulo Vinicius Coelho (http://espnbrasil.terra.com.br/pvc/) - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.


RELAÇÕES PERIGOSAS
José Sarney, em uma de suas inúmeras e indefensáveis defesas no Senado, quis sensibilizar os políticos e a população ao questionar quem não atenderia aos pedidos de uma neta, de um neto ou de um namorado de uma neta. Ele sabe que a maioria dos que o criticam faz e faria o mesmo.
O nepotismo e tantas outras relações interesseiras, perigosas, perniciosas e antiéticas, mesmo se não forem ilegais, acontecem, com muita frequência, na política, na sociedade e no esporte. "É dando que se recebe", uma praga nacional.
Muitas pessoas bem-intencionadas não sabem, ou fingem não saber, o que é ético e/ou legal. Fazem o que a maioria faz. É a lei da esperteza e da acomodação.
É cada dia mais frequente, na administração dos clubes e nas comissões técnicas dos times de futebol, a presença de parentes e de convenientes amigos de técnicos e dirigentes. Assim, dirigentes de clubes, federações e da CBF se perpetuam no poder.
Em alguns clubes, parentes se alternam no comando. No Cruzeiro, entra Perrella e sai Perrella.
A desculpa esfarrapada de todos, no esporte e na política, é a de que precisam se cercar de pessoas de confiança.
O nepotismo tem que ser combatido, já é proibido no serviço público, mas há inúmeras outras relações tão ou mais perigosas.
Muitos dirigentes trabalham muito próximos de empresários. Um agente costuma administrar a carreira de um técnico e de vários jogadores que estão sob o comando desse mesmo técnico. Os conflitos de interesses são inevitáveis. Os técnicos falam que sabem separar as coisas. Parafraseando Caetano Veloso, de perto, ninguém é 100% íntegro.
Alguns jornalistas não escapam dessas relações perigosas. Gostam de ser amigos de jogadores, de técnicos e de dirigentes. Recebem informações privilegiadas e em troca, no mínimo, não criticam suas fontes.
É um risco hoje até elogiar jogador ou técnico. Alguns empresários se aproveitam disso para valorizar seus clientes. Os agentes entopem os e-mails de comentaristas com ótimas informações sobre seus jogadores. Por isso e por outros motivos, não coloco e-mail na minha coluna.
No Brasil, os profissionais são, a cada dia, mais valorizados pelas relações sociais e corporativistas do que pela competência técnica.
A rede de interações é extensa e com dezenas de conexões. O ser humano está a cada dia mais interligado, mais só e menos livre.
Tostão - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.


MAOMÉ E O FUTEBOL
Maomé era um profeta que não sabia nada de futebol. Esse verso, que faz parte do hino de um dos times alemães mais fortes, o Schalke 04, está, para usar uma expressão clássica tirada do mundo da bola, na marca do pênalti. A torcida do Schalke 04, uma das mais aguerridas da Alemanha, grita o hino antes de cada partida. Mas a letra, há longo tempo incorporada à memória dos torcedores e ao som dos estádios, pode ser modificada depois que partiram da comunidade muçulmana queixas em relação à presença de Maomé no hino. A administração do clube, da região industrial do Rio Ruhr, contratou um especialista em islamismo para estudar o caso. Ninguém sabe exatamente o que Maomé faz no hino, cujo título é “Azul e branco, te amo”, mas há décadas é assim, e eventuais incômodos sempre se limitaram a torcidas adversárias. Por que, agora, a reclamação?
O debate em torno do hino do Schalke 04 é um pequeno ponto no grande e crescente quadro de animosidade, na Europa, na relação entre muçulmanos e não muçulmanos. Recentemente, um vídeo de origem ignorada virou um campeão instantâneo de audiência no YouTube e gerou um inflamado debate. Até a semana passada, já tinha sido visto mais de 10 milhões de vezes. Chamado Demografia muçulmana, ele apresenta, ao longo de 7min31s, supostas evidências estatísticas da islamização da Europa.
Os números enfileirados provocaram inicialmente um choque – e foram depois submetidos a exames detalhados. A BBC checou-os um a um e constatou uma quantidade expressiva de erros, expostos num programa de rádio. Para ficar num caso, o vídeo afirma que as taxas de fertilidade dos países europeus são baixas e cadentes, o que facilitaria o caminho para uma dominação islâmica. Não é bem assim. As taxas são baixas, é verdade, mas estão crescendo nos principais países europeus. No Reino Unido, por exemplo, de 2001 a 2007, o índice subiu de 1,63 para 1,92, o maior em algumas décadas. O trabalho investigativo da BBC também já está no YouTube. Foi visto, até o momento em que é escrito este artigo, 10 mil vezes, um milésimo da audiência conquistada pelo vídeo original para o qual tenta servir de contraponto.
A Europa parece ao mesmo tempo alarmada, intimidada e irritada com o crescimento do islamismo. É da França que têm partido as respostas mais contundentes. O presidente Nicolas Sarkozy reiterou, há pouco tempo, que não é bem-vinda na França a burca, o traje típico com que algumas mulheres casadas muçulmanas cobrem todo o corpo ao sair à rua, exceto as mãos e os olhos. Símbolo do pudor feminino para os islâmicos, a burca foi tratada por Sarkozy como uma demonstração da subserviência da mulher.
No início de agosto, no verão europeu, uma francesa convertida ao islamismo foi expulsa de uma piscina pública na França por estar vestindo um burquíni, mistura de burca e biquíni. Razões de higiene foram alegadas, mas a expulsão está vinculada ao fantasma do crescimento islâmico. As estatísticas do vídeo sobre a demografia muçulmana foram desmontadas em boa parte, mas o medo segue. É o que demonstra, em sua pequenez extraordinária, a atitude da direção do Schalke 04 de considerar a possibilidade de deletar Maomé da letra do tradicional hino do clube.
Paulo Nogueira - Fonte: Época - Edição 588.
Schalke 04 - http://www.schalke04.de/
O vídeo "Demografia muçulmana" - http://www.youtube.com/watch?v=6-3X5hIFXYU
O vídeo da BBC - http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/more_or_less/8189434.stm


FESTIVAL DE LUGARES-COMUNS
No passado, um dos ditados mais falados era: "Quem corre é a bola". Os grandes jogadores, em vez de correr com a bola para entregá-la ao companheiro, faziam a bola correr, com passes de primeira, longos e curtos.
Evidentemente, só fazia isso quem tinha talento. No passado, mesmo nos grandes times, havia jogadores medianos. Hoje, tem mais.
Os atletas atuais correm muito mais que antes. Algumas TVs já mostram quantos quilômetros cada um correu. Brevemente, haverá prêmios para os que correm mais.
Vejo isso como uma evolução física, técnica e tática, desde que o jogador tenha talento, saiba para aonde e por que corre e não corra demais com a bola, a não ser em lances especiais. Kaká evoluiu porque aprendeu a esperar o momento certo para dar suas belíssimas arrancadas em direção ao gol.
A diferença hoje entre as melhores equipes da Europa e as melhores brasileiras é que lá a bola corre mais, de pé em pé. É uma delícia ver o Barcelona jogar, a equipe que faz isso melhor.
No Brasil, os jogadores correm demais, com ou sem a bola, e têm muita pressa para chegar ao gol. Importamos da Europa a correria e as jogadas ofensivas aéreas, e eles, em troca, levaram o toque de bola. Saíram ganhando.
Hoje, o futebol que se joga no Brasil se parece mais com o da Europa do passado, e o deles se parece mais com o brasileiro de outras épocas. Isso ocorre somente pela qualidade dos jogadores ou é também um estilo dos técnicos?
É preciso separar o futebol europeu de poucas equipes, no máximo dez, que contratam os melhores jogadores do mundo, das outras equipes, que, tecnicamente, não são melhores do que as melhores equipes brasileiras.
Os técnicos europeus abandonaram há muito tempo alguns conceitos que continuam presentes no Brasil. Viraram chavões. Um deles é que é preciso três zagueiros para marcar dois atacantes. Como os zagueiros brasileiros marcam muito atrás, não há espaço entre eles e o goleiro. Os times brasileiros não jogam com dois zagueiros e um terceiro na sobra, e sim com três zagueiros em linha.
Outro chavão é que é necessário ter três zagueiros para os laterais (alas) apoiarem. Corinthians e Cruzeiro, as duas melhores equipes do primeiro semestre, jogaram com dois zagueiros e com os laterais avançando, alternadamente.
A seleção faz o mesmo. Os técnicos estão acabando com os laterais que marcam e apoiam, uma virtude brasileira. É lateral ou ala, desde as escolinhas.
Enquanto os principais times europeus copiam o jeito brasileiro de jogar, de outras épocas, com dois zagueiros e dois laterais que avançam, um de cada vez, os técnicos brasileiros copiam o jeito torto e ruim dos europeus, de anos atrás, de jogar com dois zagueiros e um lateral-zagueiro.
O zagueiro brasileiro está cada dia mais mimado, mais superprotegido. Só querem jogar na sobra, ao lado de dois outros zagueiros.
A moda brasileira é o zagueiro especializado. Há os que só atuam bem pela direita, os que só atuam bem pela esquerda e os que só atuam bem na sobra. E assim caminha o futebol, de chavão em chavão.
Tostão - Fonte: Folha de S.Paulo – 26/08/09.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
esporte

03/11/2017
FUTEBOL MALHAÇÃO... >>


09/04/2017
SHOW DE DOUTORADO... >>


18/02/2017
SHOW DE BOLA >>


30/12/2016
COMOÇÃO MUNDIAL EM 2016 >>


23/10/2016
"SHOW" NA PRAIA... >>


29/08/2016
SHOW DE INTERESSES... >>


02/07/2016
FUTEBOL E A AMIZADE... >>


30/04/2016
UM SHOW DIFERENTE! >>


12/03/2016
FUTEBOL EM FOCO... >>


25/01/2016
OS MASCOTES DAS OLIMPIADAS 2016 >>


23/12/2015
FUTEBOL NA RUA... >>


05/12/2015
FUTEBOL CAMPEÃO... >>


25/10/2015
HOMELESS WORLD CUP... >>


06/09/2015
MINEIRÃO CINQUENTÃO... >>


05/07/2015
CAMPEÓN!!! >>


24/05/2015
SHOW DE FUTEBOL… >>


22/04/2015
SHOW DE FINAL >>


03/04/2015
AS DIFERENÇAS DO FUTEBOL... >>


22/02/2015
THINKING FOOTBALL FILM FESTIVAL 2015 >>


18/01/2015
CRISTIANO RONALDO >>


11/12/2014
SHOW DE MASCOTES... >>


13/11/2014
OS 10 GOLS MAIS BONITOS DE 2014 >>


14/10/2014
FUTEBOL NOSTÁLGICO… >>


17/09/2014
O FUTEBOL E A FELICIDADE >>


31/08/2014
UM SHOW DE COLETE >>


16/08/2014
FUTEBOL PREMIADO >>


27/07/2014
SHOW DE GAME... >>


13/07/2014
SHOW DE VÍDEO >>


09/06/2014
FUTEBOL NA TV... >>


29/05/2014
SHOW DE AVIÃO… >>


08/05/2014
MADRID... >>


23/04/2014
SHOW DE ÔNIBUS... >>


11/04/2014
FUTEBOL ANIMADO... >>


21/03/2014
WE SPEAK FOOTBALL >>


08/03/2014
TODOS OS ESTÁDIOS... >>


23/02/2014
OS MELHORES MOMENTOS DO FUTEBOL... >>


07/02/2014
OS MASCOTES DA COPA >>


24/01/2014
OS MELHORES GOLS DE 2013... >>


16/01/2014
NIKE FOOTBALL: DARE TO BE BRASILIAN >>


24/12/2013
RANKING 2013 >>


14/12/2013
SHOW DE EVOLUÇÃO... >>


01/12/2013
SHOW DE CAMISA... >>


24/11/2013
FUTEBOL FANTASMAGÓRICO... >>


17/11/2013
FUTEBOL FLORENTINO >>


03/11/2013
SHOW DE FUTEBOL FILOSOFIA >>


26/10/2013
SHOW NA MULTIDÃO... >>


19/10/2013
“SHOW” REAL... >>


12/10/2013
O SHOW DO REI DO FUTEBOL >>


05/10/2013
SHOW DE ABERTURA >>


25/09/2013
FUTEBOL DANÇANTE... >>


13/09/2013
JÁ CLASSIFICADOS... >>


08/09/2013
COMO FAZÍAMOS SEM... >>


31/08/2013
SHOW DE VENDAS... >>


24/08/2013
SHOW DE CIDADES >>


17/08/2013
AH!!! O FUTEBOL!!! >>


10/08/2013
O NEGÓCIO FUTEBOL >>


03/08/2013
FUTEBOL EM ANÁLISE... >>


20/07/2013
FUTEBOL QUESTIONADO >>


13/07/2013
A COPA EM DEBATE... >>


06/07/2013
O FUTEBOL E O RECRUTAMENTO NAS EMPRESAS >>


27/06/2013
SHOW DE PROBLEMAS... >>


20/06/2013
A COPA DO SILÊNCIO... >>


13/06/2013
A MELHOR ARQUIBANCADA DO BRASIL... >>


06/06/2013
A PRIMEIRA MULHER... >>


30/05/2013
FUTEBOL SEM BARULHO >>


18/05/2013
COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NO FUTEBOL >>


05/05/2013
SHOW DE FINAL >>


29/04/2013
O VETO >>


21/04/2013
CONFEDERATIONS CUP 2013 >>


12/04/2013
SHOW DE DESAFIO >>


06/04/2013
CÓDIGO DE CONDUTA >>


29/03/2013
FUTEBOL PROBLEMÁTICO >>


23/03/2013
OS MILHÕES DO FUTEBOL >>


14/03/2013
“PÉ DE OURO” >>


07/03/2013
FUTEBOL MILIONÁRIO >>


28/02/2013
A “VUVUZELA” BRASILEIRA... >>


22/02/2013
SHOW DE CAPA >>


14/02/2013
BOLAS DE FUTEBOL NA ÁFRICA >>


07/02/2013
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


31/01/2013
SHOW DE RECEITAS >>


24/01/2013
30 ANOS SEM GARRINCHA >>


19/01/2013
MASCOTE TURCO >>


13/01/2013
MESSI SHOW... >>


04/01/2013
FUTEBOL X ESPOSAS >>


27/12/2012
OS MELHORES DO MUNDO EM 2012 >>


20/12/2012
O MUNDO É PRETO E BRANCO >>


13/12/2012
FUTEBOL NA ESTÔNIA >>


06/12/2012
A BOLA >>


30/11/2012
SHOW DE CARTAZES >>


23/11/2012
BRASIL CAMPEÃO!!! >>


15/11/2012
FUTEBOL CAMPEÃO >>


08/11/2012
COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 >>


02/11/2012
BOLA DE OURO MASCULINA E FEMININA >>


25/10/2012
MATEMÁTICA NO FUTEBOL >>


18/10/2012
FUTEBOL NA MEDIDA CERTA >>


11/10/2012
SHOW DE BANDEIRA >>


03/10/2012
FUTEBOL ARTE >>


26/09/2012
SHOW DE FUTSAL >>


20/09/2012
O VALOR DOS CAMPEONATOS >>


12/09/2012
MASCOTE SHOW >>


05/09/2012
A HISTÓRIA DO FUTEBOL NA ALEMANHA >>


30/08/2012
MUNDIAL INTERCLUBES >>


24/08/2012
SHOW VOLUNTÁRIO... >>


15/08/2012
SHOW DE GOL >>


09/08/2012
SHOW DE BOLA >>


05/08/2012
FUTEBOL X HUMOR! >>


30/07/2012
FUTEBOL OLÍMPICO >>


21/07/2012
SHOW DE AMIZADE... >>


12/07/2012
HORA DA TECNOLOGIA >>


05/07/2012
CORINTHIANS!!! >>


28/06/2012
SHOW BALTICO >>


21/06/2012
RACISMO NÃO!!! >>


16/06/2012
SHOW DE SELEÇÃO >>


09/06/2012
SHOW DE ABERTURA >>


02/06/2012
FUTEBOL SEM FRONTEIRAS >>


25/05/2012
A GLOBALIZAÇÃO NO FUTEBOL >>


12/05/2012
SHOW DE MASCOTES... >>


03/05/2012
SHOW DE SERIEDADE >>


28/04/2012
SHOW DE BOLA >>


21/04/2012
FUTEBOL MILIONÁRIO! >>


14/04/2012
SANTOS 100 ANOS... >>


05/04/2012
GOL CONTRA >>


31/03/2012
SHOW DE SETAS... >>


24/03/2012
SHOW DE LIGA >>


15/03/2012
SHOW DE FUTEBOL E DITADURA >>


07/03/2012
GOL DA NATUREZA >>


29/02/2012
SHOW DE GOL "PERDIDO" >>


22/02/2012
SALVE A SELEÇÃO! >>


18/02/2012
FUTEBOL SEM EDUCAÇÃO >>


09/02/2012
SHOW DE LOGO >>


02/02/2012
MURCIÉLAGOS! >>


28/01/2012
SHOW DE CAMISA >>


19/01/2012
SHOW DE "ASAS" NO FUTEBOL >>


13/01/2012
OS MELHORES DE 2011 >>


06/01/2012
O GOL MAIS BONITO DE 2011 >>


31/12/2011
OS MELHORES DE 2011 >>


22/12/2011
FUTEBOL SHOW NO NATAL >>


18/12/2011
SHOW INDISCUTÍVEL! >>


11/12/2011
RESUMO DO ANO... >>


04/12/2011
ADEUS, DOUTOR! >>


26/11/2011
SHOW DE GOLS >>


19/11/2011
FUTEBOL SHOW OU SHOW SENSUAL? >>


13/11/2011
CRISTIANO RONALDO - CHUTEIRA DE OURO!!! >>


02/11/2011
POWERCHAIR FOOTBALL >>


29/10/2011
LEVANTE >>


22/10/2011
COPA 2014 >>


12/10/2011
RYAN GIGGS >>


05/10/2011
SHOW NA REDE... >>


28/09/2011
FUTEBOL PARA QUEM ENTENDE... >>


22/09/2011
UM SHOW DE SELEÇÃO >>


14/09/2011
SHOW DE PARADINHA >>


07/09/2011
FUTEBOL NO RIO >>


01/09/2011
SHOW THE BELEZA >>


26/08/2011
SHOW DE ACROBACIA >>


18/08/2011
TRANSPARÊNCIA NO FUTEBOL >>


11/08/2011
FUTEBOL EM CAMPANHA >>


04/08/2011
PELÉ >>


28/07/2011
COPA 2014 >>


21/07/2011
19 DE JULHO >>


17/07/2011
FUTEBOL SENSUAL >>


10/07/2011
FUTEBOL A FAVOR DAS CRIANÇAS... >>


01/07/2011
SHOW DE GERAÇÕES >>


23/06/2011
MASCOTE DA COPA AMÉRICA 2011 >>


16/06/2011
MÁLAGA >>


08/06/2011
A FÁBRICA DE CRAQUES DO BARÇA >>


02/06/2011
21 DE MAIO DE 1904 >>


26/05/2011
SHOW DE SOLIDARIEDADE >>


19/05/2011
JOGO SUJO - O MUNDO SECRETO DA FIFA >>


12/05/2011
WOMEN'S SOCCER WORLD CUP 2011 >>


05/05/2011
SHOW DE AGENDA >>


26/04/2011
MARKETING ESPORTIVO >>


22/04/2011
O SHOW DO PENHAROL DO URUGUAI >>


14/04/2011
SUB 17 IMBATÍVEL >>


08/04/2011
BÓSNIA >>


31/03/2011
FUTEBOL LETRADO >>


26/03/2011
O VALOR DO TERNO NO FUTEBOL >>


17/03/2011
OLHO DE FALCÃO... >>


10/03/2011
FUTEBOL SOLIDÁRIO >>


03/03/2011
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


27/02/2011
FUTEBOL PACÍFICO >>


17/02/2011
RONALDO >>


10/02/2011
SHOW FRANCÊS >>


03/02/2011
SHOW DE TRANSMISSÃO >>


27/01/2011
NOVA CAMISA DO BRASIL >>


20/01/2011
FUTEBOL SUB-20 >>


13/01/2011
REIS E RAINHAS DO FUTEBOL >>


07/01/2011
BOLA DE OURO 2010 >>


30/12/2010
OS MELHORES DO MUNDO >>


21/12/2010
OS MELHORES BRASILEIROS >>


16/12/2010
MUNDIAL DE CLUBES >>


09/12/2010
2018 E 2022 >>


02/12/2010
SHOW DE GRANDEZA... >>


25/11/2010
CONVENÇÃO GLOBAL >>


20/11/2010
SHOW DE CALENDÁRIO >>


14/11/2010
PROJETO SHOW >>


04/11/2010
MINEIRÃO >>


29/10/2010
O PRIMEIRO... FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


21/10/2010
23 DE OUTUBRO >>


14/10/2010
AMISTOSO BENEFICENTE >>


07/10/2010
SHOW DE CHARME >>


02/10/2010
COPA DO MUNDO DOS SEM-TETO >>


25/09/2010
COPA 2014 >>


17/09/2010
HOMELESS WORLD CUP 2010 >>


09/09/2010
COPA 2010 >>


01/09/2010
O CENTENÁRIO >>


26/08/2010
COPA 2018 >>


19/08/2010
FUTEBOL DE "CHAPÉU" >>


12/08/2010
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


05/08/2010
FUTEBOL MEDIEVAL >>


29/07/2010
SHOW MUNDIAL >>


22/07/2010
A NOTA DA COPA >>


15/07/2010
SHOW DE LOGOS >>


08/07/2010
SHOW DE IRONIA >>


01/07/2010
A COPA E O "SHOW" DE ERROS POLÊMICOS >>


24/06/2010
COPA DO MUNDO >>


17/06/2010
O SHOW BRASILEIRO >>


10/06/2010
O CARNAVAL JÁ COMEÇOU... >>


03/06/2010
SHOW DE MASCOTE >>


27/05/2010
ADEREÇOS DA COPA >>


23/05/2010
SHOW DE FINAL >>


13/05/2010
FUTEBOL MONUMENTAL E SUSTENTÁVEL >>


07/05/2010
SHOW DE FRASES >>


29/04/2010
FUTEBOL EM CLIMA DE COPA >>


24/04/2010
FUTEBOL SHOW EM 3D >>


15/04/2010
SHOW DE FIGURINHAS >>


08/04/2010
FUTEBOL PAIXÃO >>


01/04/2010
SHOW DE ESTÁDIO - O TEMPLO DA COPA >>


25/03/2010
FUTEBOL IRÔNICO E PROBIDO >>


19/03/2010
BAFANA BAFANA >>


11/03/2010
FUTEBOL SHOW MUSICAL >>


04/03/2010
FUTEBOL RECICLADO >>


25/02/2010
FUTEBOL FESTIVO E BARULHENTO >>


18/02/2010
COPA DO MUNDO DA CIDADANIA >>


13/02/2010
SHOW DE ENERGIA >>


04/02/2010
SHOW DE TRANSMISSÃO >>


29/01/2010
BOLA OFICIAL DA COPA DA ÁFRICA >>


23/01/2010
UM TIME, UM PAÍS >>


15/01/2010
AFRICA SHOW >>


24/12/2009
A MELHOR DO MUNDO EM 2009 >>


17/12/2009
PAPAI NOEL FUTEBOL SHOW >>


10/12/2009
A COPA JÁ COMEÇOU... >>


03/12/2009
PAIXÃO POR TORCER >>


25/11/2009
PROJETO SHOW DE BOLA >>


19/11/2009
MIL VEZES PELÉ >>


13/11/2009
NOVIDADE NO FUTEBOL >>


05/11/2009
FÓRUM INTERNACIONAL DE FUTEBOL >>


29/10/2009
O ANIVERSÁRIO DO REI >>


22/10/2009
INUSITADO NA PREMIER LEAGUE >>


16/10/2009
MUNDIAL SUB-20 - GANA CAMPEÃ >>


08/10/2009
A ESTATÍSTICA NO FUTEBOL >>


01/10/2009
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL >>


24/09/2009
O PRIMEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009 >>


17/09/2009
MUNDIAL SUB-20 DE FUTEBOL >>


10/09/2009
COUPE DES CLUBS CHAMPIONS EUROPEENS >>


03/09/2009
FUTEBOL NA LAMA >>


26/08/2009
RIVALIDADE ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS >>


20/08/2009
TORCIDA EM CAPÍTULOS >>


13/08/2009
TÉCNICO UNIVERSITÁRIO >>


06/08/2009
PAIS E FILHOS NO ESTÁDIO >>


29/07/2009
FUTEBOL NA REDE >>


24/07/2009
FUTEBOL & NEGÓCIOS >>


16/07/2009
FUTEBOL NO IRAQUE >>


09/07/2009
FIFA + STREET FOOTBALL WORLD >>


03/07/2009
COPA DO BRASIL 2009 >>


25/06/2009
POR QUE NÃO DESISTO - FUTEBOL, DINHEIRO E POLÍTICA >>


19/06/2009
BRASIL É TRI NO MÉXICO >>


11/06/2009
CONFEDERATIONS CUP 2009 >>


04/06/2009
COPA 2014 >>


28/05/2009
BARÇA! BARÇA! BARÇA! >>


18/05/2009
O PLANEJAMENTO PARA A COPA >>


13/05/2009
SOCCEREX >>


07/05/2009
LIVERPOOL DE OURO >>


01/05/2009
NOVO RECORDE MUNDIAL DE EMBAIXADAS >>


22/04/2009
PRECISÃO OU FRESCURA? >>


15/04/2009
TAÇA DA COPA DE 2010 >>


10/04/2009
MARTA SHOW >>


01/04/2009
O CENTENÁRIO COLORADO >>


28/03/2009
JOGOS DO TRABALHADOR 2009 >>


19/03/2009
UEFA CHAMPIONS LEAGUE >>


12/03/2009
RONALDO, O ÚNICO >>


05/03/2009
FUTEBOL E POLÍTICA >>


25/02/2009
COPA LIBERTADORES 2009 >>


19/02/2009
FUTEBOL OU BOXE??? >>


12/02/2009
AMIZADE ETERNA / AMICI PER SEMPRE >>


06/02/2009
AH! O MINEIRÃO É NOSSO!!! >>


29/01/2009
FUTCUP >>


22/01/2009
SE É PARA O BEM DOS MILANESES, DIGA AO POVO QUE EU FICO!!! >>


15/01/2009
OS MELHORES DO MUNDO >>


04/01/2009
SULAMERICANO SUB-20 - VENEZUELA 2009 >>


02/01/2009
O FUTEBOL DO FUTURO >>


25/12/2008
O MELHOR DO MUNDO >>


18/12/2008
PAIXÃO MUNDIAL >>


11/12/2008
NATAL FENOMENAL >>


04/12/2008
INTER, É CAMPEÃO! >>


28/11/2008
ÁRBITRO DUPLO >>


20/11/2008
1° CAMPEONATO MUNDIAL DE EMBAIXADINHAS >>


13/11/2008
O PIOR TIME DO BRASIL >>


06/11/2008
TORCEDOR FAN >>


30/10/2008
O CORINGÃO VOLTOU... >>


22/10/2008
FUTEVÔLEI ORIENTAL >>


16/10/2008
O CRAQUE DO MUNDIAL DE FUTSAL >>


09/10/2008
MUSEU DO FUTEBOL É NOTÍCIA LÁ FORA... >>


01/10/2008
FUTEBOL ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA >>


25/09/2008
COPA DO MUNDO DE FUTSAL NO BRASIL >>


16/09/2008
PIRUETA E FUTEBOL >>


09/09/2008
AMERICANOS E CUBANOS NO FUTEBOL >>


04/09/2008
ROBINHO É MANCHESTER CITY >>


28/08/2008
O NINHO DO PÁSSARO E O CUBO D'ÁGUA >>


21/08/2008
MENINAS DE OURO >>


16/08/2008
DIRETO AO "CIELO" - O PRIMEIRO OURO >>


08/08/2008
OLIMPÍADA SHOW >>


31/07/2008
FUTEBOL NA LAMA >>


27/07/2008
O FUTEBOL FEMININO EM PEQUIM >>


14/07/2008
OS MELHORES DO GOL >>


06/07/2008
FUTEBOL, ALEGRIA DO POVO >>


03/07/2008
CAMPEÃO DAS AMÉRICAS >>


26/06/2008
DIVERSÃO EM CAMPO >>


19/06/2008
TORNOZICA DO BARREIRO - O GRANDE CAMPEÃO >>


12/06/2008
A GRANDE FINAL >>


05/06/2008
OS SEMI-FINALISTAS >>


29/05/2008
A LUTA PELA CLASSIFICAÇÃO >>


23/05/2008
FORTES EMOÇÕES... >>


15/05/2008
BOLA ROLANDO... >>


10/05/2008
CAMISA SHOW DO FM >>


02/05/2008
PREFERÊNCIAS ESPORTIVAS NO MUNDO >>


21/04/2008
ROMÁRIO >>


16/04/2008
BRASIL, FUTEBOL!!! >>


10/04/2008
FUTEBOL DE GENTE GRANDE... >>


03/04/2008
O FUTEBOL É UMA LOUCURA... >>


29/03/2008
100 ANOS DE ATLÉTICO MINEIRO >>


21/03/2008
O CARRASCO DO FUTEBOL BRASILEIRO... >>


15/03/2008
TLACHTLI MEXICANO >>


08/03/2008
GOLAÇO DE RONALDINHO GAÚCHO! >>


01/03/2008
FLAMENGO, A MAIOR TORCIDA DO BRASIL! >>


22/02/2008
FUTEBOL NA EUROPA >>


15/02/2008
COPA DA AFRICA >>


07/02/2008
FUTEBOL AMERICANO >>


30/01/2008
FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS >>


24/01/2008
FUTEBOL A ALEGRIA DO POVO... >>


19/01/2008
PATO EM MILÃO!!! >>


12/01/2008
BRASIL: FUTEBOL EXPORTAÇÃO >>


30/12/2007
FUTEBOL ARTE... >>


23/12/2007
RETROSPECTIVA 2007 >>


16/12/2007
O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO, AINDA É O DO BRASIL >>


10/12/2007
LULA E O FUTEBOL >>


03/12/2007
É CAMPEÃO!!! COOPESEF, CAMPEÃO MAIS UMA VEZ!!! >>


02/12/2007
A GRANDE FINAL... >>


19/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


15/11/2007
E COMEÇA A DECISÃO... >>


06/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


02/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


25/10/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


18/10/2007
PONTA PÉ INICIAL... >>


14/10/2007
PELÉ - O PROFESSOR DA BOLA... >>


30/09/2007
MARTA E UM GOL ANTOLÓGICO... >>


24/09/2007
MUNDIAL FEMININO - A COPA DO MUNDO "NÃO" É NOSSA... >>


16/09/2007
OUR GAME IS FAIR PLAY >>


10/09/2007
AS MULHERES ESTÃO COM A BOLA TODA... >>


02/09/2007
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO! >>


27/08/2007
A COPA DO MUNDO É NOSSA!!! >>


23/08/2007
O FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE >>


15/08/2007
A COPA VEM AÍ... >>


08/08/2007
IV COPA GREEN DE FUTEBOL DE CAMPO - É CAMPEÃO! >>


01/08/2007
FOTO DA BANDEIRINHA...CUIDADO! >>


29/07/2007
FUTEBOL É COISA DE MULÉ >>


15/07/2007
FUTEBOL É REALMENTE COISA PARA MACHO!!!! >>


03/07/2007
O NOVO MINEIRÃO >>


30/06/2007
PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DO FUTSAL EM JOGOS PAN-AMERICANOS >>


18/06/2007
COOPSEF É BICAMPEÃO!!!! BICAMPEÃO! BICAMPEÃO! >>


11/06/2007
COOPSEF X LOS HERMANOS = A GRANDE FINAL NO PRÓXIMO DOMINGO 24/06! >>


04/06/2007
A DISPUTA PELO TÍTULO ESTÁ CHEGANDO... >>


28/05/2007
4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL - RUMO À GRANDE FINAL >>


21/05/2007
4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


14/05/2007
A SEGUNDA RODADA...O ALVO É A TAÇA! A FOTO É DA COPA DA INGLATERRA. >>


07/05/2007
FUTEBOL É PAIXÃO >>


01/05/2007
ESTÁ VALENDO!!! 4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


27/04/2007
AO MESTRE COM CARINHO! >>


17/04/2007
"MIL SÃO" IMPOSSÍVEL? >>


15/04/2007
A TAÇA FNH ESTÁ AÍ... INSCREVA SEU TIME! >>


29/03/2007
JOGADOR DO FUTURO... >>


21/03/2007
TAÇA FNH E 1.000 GOLS DE ROMÁRIO... >>


12/03/2007
TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


06/03/2007
VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DA TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL! >>


03/03/2007
É FUTEBOLLLLLL!!!! >>


19/02/2007
O CRAQUE ESTÁ TRISTE >>


10/02/2007
BONITA CAMISA, FERNANDUNGUINHA!!! >>


17/12/2006
OS CAMPEÕES >>


10/12/2006
O POSTER DO GRANDE CAMPEÃO, COOPSEF! >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "FUTEBOL SHOW" >>


13/11/2006
26/11 RODADA DECISIVA. É NO PRÓXIMO DOMINGO! >>


11/11/2006
O BICHO TÁ PEGANDO NA 3ª TAÇA NH >>


31/10/2006
SEGUNDA RODADA DIA 12/11. VAMOS LÁ, GALERA! >>


25/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES - JÁ COMEÇOU O SHOW... >>


18/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES! >>


14/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


01/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


26/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


21/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


16/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


10/09/2006
HEXA NO VOLEI FEMININO >>


30/08/2006
GANHAR DA ARGH ENTINA É MUITO MAIS GOSTOSO >>


26/08/2006
GÊMEOS DA COPA >>


20/08/2006
MOTIVAÇÃO & SUCESSO NO FUTEBOL >>


27/06/2006
ADEUS À COPA! >>


17/06/2006
A TAÇA DO MUNDO É NOSSA! >>


05/06/2006
Copa do Mundo é aqui mesmo!!!! >>


28/05/2006
FUTEBOL SHOW É NO FM! >>


20/05/2006
SHOW DE BOLA >>


15/05/2006
É FUTEBOOOOLLLL!!!! >>


08/05/2006
OLHA O RAPOSÃO DO FM AÍ, GENTE??? >>


30/04/2006
É FUTEBOL!!!!!! >>


27/04/2006
FUTEBOL SHOW - 07 DE MAIO ESTÁ CHEGANDO! >>


27/04/2006
A BOLA VAI ROLAR >>


06/04/2006
Nota de esclarecimento - Futebol Show >>


06/04/2006
Futebol show >>


06/04/2006
Futebol show >>


06/04/2006
MAIS FUTEBOL >>


23/03/2006
FUTEBOL FNH >>