Faculdade Mental
FUTEBOL SHOW - 03/06/2010
  

SHOW DE MASCOTE

ZAKUMI


English:
http://www.fifa.com/worldcup/organisation/mascot/index.html
O QUE É
O leopardo é a mascote da Copa-10
CRIADOR
Andries Odendaal
IDADE
15 anos. Zakumi nasceu em 1994, ano que simboliza o início da democracia e o fim do apartheid na África do Sul
O QUE SIGNIFICA
União das palavras "za", que representa a África do Sul, e "kumi", número 10 em vários idiomas do continente
Fonte: Folha de S.Paulo – 12/05/10.
Leia mais:
http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/mascot/index.html


CONTAGEM REGRESSIVA
http://www.fifa.com/worldcup/


AS COPAS DE MAX
http://cbn.globoradio.globo.com/colunas/as-copas-de-max/AS-COPAS-DE-MAX.htm


BOLA SOCIAL SOCCER
Lançado no Orkut e no Facebook, já é um sucesso na web. No jogo, os usuários podem desafiar seus amigos para partidas, além de assumirem o papel de administrador do time de futebol, construindo um estádio e comprando equipamentos para os jogadores melhorarem sua técnica. Para atrair mais recursos para o clube, o jogador tem como assinar contratos de patrocínio com marcas como Coca-Cola e Allianz, que irão depositar dinheiro e bônus todos os dias, mas também estabelecerão metas para serem cumpridas.
Blog de papel.com - Fonte: O Tempo - 03/06/10.
Leia mais:
http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2010/05/27/ult182u8384.jhtm


AS ORIGENS, SEGUNDO TOSTÃO
Dizem que o futebol começou na China, há mais ou menos 2.000 anos. Até hoje, os chineses não aprenderam a jogar. Sabem como jogar, mas não sabem jogar. Na Idade Média, o futebol foi levado para a Europa. Os trabalhadores brincavam com a bola nos intervalos das construções das igrejas medievais.
Talvez por isso, elas tenham levado tanto tempo para ficarem prontas. Os ingleses, espalhados pela Europa, levaram o esporte para a Inglaterra. Multidões corriam atrás da bola pelas ruelas de Londres. Destruíam tudo, e o futebol foi proibido em 1814, pelo rei Eduardo 2º. De nada adiantou.
Em 1863 foi o ato oficial de fundação em Londres da Football Association, a primeira entidade a organizar o esporte. Foram confirmadas as 17 regras e os 11 jogadores, que continuam até hoje. Em 1872, conteceu o primeiro jogo internacional, entre Inglaterra e Escócia.
O placar só poderia terminar em 0 a 0. Daí, nasceu a retranca. Segundo versões oficiais, o futebol chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, filho de um inglês com uma brasileira. Ele trouxe duas bolas, uma agulha, dois jogos de uniformes e dois livros de regras. Charles Miller era um centroavante oportunista. Desconfio que a verdadeira história seja diferente. Contam que o Descobrimento do Brasil não foi por acaso.
Cabral estava doido para jogar uma partida e já sabia que os índios eram bons de bola. Pois o futebol teria chegado ao Brasil muito tempo antes, trazido pelos enícios.
Em 22 de abril, logo que as 12 embarcações avistaram a terra, Cabral gritou: "Bola à vista"! A tripulação desceu e combinou uma partida para depois da missa.
Pero Vaz de Caminha foi o juiz. Ele escreveu ao rei Dom Manoel 1º: "Em se treinando, bom futebol dá". Aproveitou para pedir emprego à sua família. Nascia o nepotismo. Os índios jogavam nus e, daí, nasceu a pelada. Eles ganharam a partida por 10 a 1. Em troca de brincos e outros presentes, deixaram os colonizadores fazerem um gol. No início, o futebol era apenas para os brancos e ricos. Foi um desastre.
Ficou horrível e chato. Como ninguém ia ao campo, voltaram atrás. Na década de 20, o Vasco foi o primeiro clube a contratar um negro. A miscigenação foi responsável pela arte do futebol brasileiro. Em 1933, iniciou-se a profissionalização do futebol no Brasil. Desde menino, ouço que o Brasil é o país do futuro, e que o futebol é desorganizado fora de campo.
O futuro nunca chega, e o futebol, apesar de ter se transformado em um grande negócio, continua entregue a amadores e incompetentes. Sempre me intrigou porque escolheram 11 jogadores para formar um time, e não dez ou 12. Foi uma sábia decisão.
Discordo dos que acham que hoje os times deveriam ter um jogador a menos, com a justificativa de que os atletas correm muito, que diminuíram os espaços e que o campo ficou pequeno. Fora o goleiro, escolheram um número par de jogadores.
A simetria está presente em tudo. Existe no ser humano uma obsessão inata, compulsiva, pela simetria. Mesmo os grandes artistas, que costumam transgredir e reinventar o mundo, têm atração pelo duplo.
As primeiras grandes obras de arte conhecidas já tinham essa preocupação. Imagino que a simetria seja uma expressão da dualidade humana, dividida entre o bem e o mal, entre a paixão e a razão, entre o certo e o errado, entre o princípio do prazer e o princípio da realidade.
Poderia ser ainda uma maneira de reprimir os impulsos instintivos e de conciliar os opostos. O esquema tático hoje mais utilizado é o da simetria, com dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias e dois atacantes.
Mais ainda, os técnicos preferem um zagueiro rebatedor e outro clássico; um volante habilidoso e outro brucutu, um lateral que apoia mais e outro que marca mais; um meia organizador e outro mais agressivo; um atacante mais leve e que joga pelos lados e outro, centroavante, finalizador.
Tudo simétrico. Como não dá para ter mais de um jogador no gol, o goleiro ficou sozinho, isolado. Deve ser por isso que os goleiros são mais individualistas, exibicionistas e esquisitos. Sentem falta do outro.
Fonte: Folha de S.Paulo - 06/06/10.


CANAIS ABERTOS FARÃO PIADAS NA ÁFRICA DO SUL
Enquanto Tiago Leifert se prepara para injetar humor à cobertura ufanista da Globo da Copa do Mundo, outros canais da TV aberta se movimentam para o evento. E os humorísticos devem responder por uma boa fatia da cobertura do Mundial.
Um dos pioneiros a fazer piada com a competição, o "Casseta & Planeta" não vai à África do Sul, mas "CQC" (Band), "Pânico" (RedeTV!), "Legendários" (Record) e "Rock & Gol" (MTV) terão parte de seu elenco no país.
"O "CQC" dedicará 70% do programa ao evento",diz Rafael Cortez. Enquanto Felipe Andreoli acompanhará os jogos e atletas, Cortez fará matérias fora dos estádios para o programa (seg., às 22h15).
Paulo Bonfá, âncora do "Rock & Gol", terá missão parecida. Em um reality show de cinco minutos (seg. a sex., às 21h), mostrará as agruras de um torcedor na Copa. "Os passeios, os shows de música africana, as filas dos jogos, os dias de chuva", adianta.
"Pânico" (dom.; às 20h45) enviará dois de seus integrantes, ainda não definidos. Já "Legendários" (sáb., às 21h45) terá na Copa Miá Mello e Marcelo Marrom, que chegou a ser preso após furar bloqueio para se aproximar de Dunga, quando ele encontrava Lula em Brasília.
Entre as novidades do jornalismo, Pelé comentará os jogos nos jornais do SBT, que não tem o direito de transmissão das partidas, exclusivos de Globo e Band. Esta terá em seu time de comentaristas jogadores "bad boys" como Edmundo e Vampeta.
Bruna Bittencourt - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/05/10.


COPAS
Em termos de qualidade dos jogos, de 1986 para cá, é quase unânime: a pior foi a da Itália, em 1990, com a Alemanha campeã, jogando burocraticamente, contra uma Argentina cuja geração de Maradona estava no ocaso. Tenho dúvida quanto à melhor: se a do México em 1986, com Maradona ganhando o mundo, ou a da França em 1998, com Zidane.
Outra quase unanimidade: a Alemanha organizou em 2006 a melhor Copa da história, onde tudo funcionou com perfeição e cada alemão agiu como um bem-preparado relações públicas. O anfitrião mais sem graça, frio e criticado foi o Japão em 2002. Para a população em geral era como se nenhum evento diferente estivesse sendo realizado lá. Os elogios só para a Coreia.
Chico Maia (http://www.chicomaia.com.br/) - Fonte: O Tempo - 30/05/10.


ÁFRICA NA VEIA
A tentação é dizer que o primeiro dia na África a gente nunca esquece. Mas seria mentira. Já esqueci boa parte do que me aconteceu aqui em Johannesburgo no dia em que cheguei, anteontem.
Depois de oito horas de viagem em que não consegui pregar o olho por conta de um grupo ruidoso de torcedores argentinos, passei a quarta-feira feito um sonâmbulo, procurando decifrar as primeiras imagens da África. Só agora começo a me achar.
Outra tentação é a de tentar entender tudo de imediato, traçando grandes generalizações a partir dos fragmentos de realidade com que entramos em contato. Rodamos três quarteirões e "concluímos": puxa, ninguém anda a pé em Johannesburgo -ou, pior ainda, na África do Sul.
Depois de receber três sorrisos encantadores, saímos dizendo que os sul-africanos são o povo mais simpático do mundo. Mais ou menos como o Dunga, que, ao ver em Harare meia dúzia de escolares uniformizados e sorridentes, concluiu que a educação no Zimbábue era desenvolvida.
O fato é que a África nos entra por todos os poros, por todos os sentidos, e temos dificuldade em dar conta de tanta informação, de tanta novidade. Sentimos quase necessidade de nos confortar com interpretações e definições.
Ontem fomos a Soweto ver o tedioso treino da seleção brasileira. Aliás, uma sacanagem com o público local o único treino aberto ser um bate-bola e exercícios físicos.
No carro, Tostão, Juca Kfouri e eu íamos comentando tudo o que víamos. É uma das maiores favelas do mundo, mas na parte que vimos dela as casas são ajeitadinhas, de alvenaria, e as ruas são asfaltadas. Nada que lembre a feiura suprema das favelas de São Paulo e Rio.
Entretanto sabemos que há um Soweto mais miserável e deteriorado, tanto quanto sabemos que, entre aqueles rostos simpáticos e aqueles graciosos corpos bamboleantes, já rolou e ainda rola muito sangue.
Algumas informações chocam até mesmo a nós, já habituados com as iniquidades do Terceiro Mundo. Tostão lembrou, por exemplo, que todo o sistema de saúde na África do Sul é privado, o que, em um país que tem milhões de miseráveis, é um genocídio.
Também o transporte público é praticamente inexistente em Johannesburgo. Os pobres -ou seja, a imensa maioria- são deixados à própria sorte. Ainda assim, nas ruas se dança, se canta, se assopra a irritante vuvuzela. Misteriosa África.
José Geraldo Couto - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/06/10.


ELES TRABALHARAM BEM!
Aliás, continuam trabalhando, já que há vários lugares onde as obras ainda não terminaram, principalmente no entorno do estádio Soccer City, e em algumas vias de acesso. Johanesburgo parece outra cidade em relação à de 2009, quando estive aqui cobrindo a Copa das Confederações.
Modernos equipamentos de segurança foram instalados no aeroporto, facilitando o desembaraço da liberação da bagagem, imigração e chegada ao saguão.
Em apenas um ano, eles conseguiram muitos progressos. Logo na saída do aeroporto já se nota diferenças, principalmente pela decoração da rodovia que leva ao Centro, com bandeiras dos 32 países que disputarão a Copa e temas voltados à cultura sul-africana.
As praças estão arrumadas, as ruas que já eram bem pavimentadas e limpas, melhores ainda, e o clima de confraternização já faz parte do cotidiano. Onde não se via policiais, agora há vários, e o tráfego está fluindo bem, em função das obras realizadas com este objetivo.
A receptividade continua sendo a melhor possível, e tudo faz crer que a primeira Copa do Mundo no continente africano será muito boa.
Mudanças
A transformação mais nítida é no entorno do estádio Soccer City, no Soweto. Quase tudo diferente. O metrô chegou, e onde havia barracos de zinco e lata, estão um Centro de Exposições e uma enorme estação de passageiros. A favela continua existindo, porém um pouco menor e ganhou serviços públicos essenciais que não existiam. Está mais humanizada.
Poeira
Até a próxima sexta-feira, às 11 h (do Brasil), quando será aberta a Copa, com África do Sul x México, muita gente ainda vai pisar em asfalto quente nas imediações do imponente Soccer City. Boa parte do estacionamento, especialmente na parte dedicada à imprensa, ainda é de terra, onde a poeira sobe permanentemente. Mas homens e máquinas não param de trabalhar.
Casas cheias
O pavor da Fifa são as imagens da TV mostrando espaços vazios nas arquibancadas dos jogos da Copa, qualquer uma, promovida por ela. Durante a Copa das Confederações, ela viu que isso ocorreria, e muito, neste ano, caso não baixasse o preço dos ingressos, principalmente para o bolso da população local. Fez isso, e a venda foi um sucesso, com ingressos custando até US$ 20. Dessa forma, além das barulhentas vuvuzelas, a perspectiva é que também os cambistas estejam com seus "empregos" garantidos, já que muita gente comprou por este preço, pensando em vender por, no mínimo, o dobro, o que continuará sendo um ótimo negócio para quem comprar. Cambista é uma "instituição" mundial, e nem a Alemanha conseguiu impedi-los, na Copa de 2006.
Chico Maia (http://blog.chicomaia.com.br/) - Fonte: O Tempo - 06/06/10.


LINHA-DURA NA COPA
O QUÊ?
56 tribunais recém-criados
PARA QUÊ?
Combater hooligans, cambistas, vendedores ilegais
POR QUÊ?
Desafogar os tribunais comuns e agilizar os julgamentos
QUANDO?
Desta semana até 11 de julho
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/05/10.


COPA CRIA TRIBUNAIS PARA PUNIR RÁPIDO
A organização da Copa-10 decidiu adotar linha-dura contra hooligans (torcedores violentos), cambistas e vendedores que burlarem as rígidas regras de proteção a patrocinadores do evento.
Todos estarão sujeitos a julgamentos sumários, por cortes especialmente estabelecidas pelo governo sul-africano a pedido da Fifa, a entidade máxima do futebol.
Serão 56 desses tribunais especiais na África do Sul, funcionando a partir desta semana até o final do Mundial, cuja partida decisiva será no dia 11 de julho.
Cada um terá dois juízes, com a missão de lidar de maneira rápida com infrações diretamente relacionadas com o evento. Ficarão em salas especiais de fóruns e tribunais já existentes.
"É uma experiência nova, que queremos ver replicada em Copas futuras", diz Tlali Tlali, porta-voz do Ministério da Justiça sul-africano.
A ideia das cortes especiais, segundo o governo, tem dois objetivos: desafogar as cortes tradicionais, já atoladas com os grandes índices de violência no país, e agilizar a resolução de casos.
No Brasil, desde 2005, alguns estádios contam com a atuação do Jecrim (Juizado Especial Criminal), que tem como meta acelerar a resolução de uma infração ocorrida perto ou dentro da arena.
"Muitos dos responsáveis ou vítimas de crimes deverão ser pessoas que vieram de fora para a Copa. No sistema tradicional, esses visitantes já estariam de volta a seus países quando a fase processual começasse", fala Tlali.
Não há limite de tempo estabelecido para a resolução de casos, mas a expectativa é que a sentença saia em menos de uma semana.
Crimes mais sérios como assassinato ou estupro, se tiverem conexão com a Copa, também poderão ser submetidos às cortes especiais, embora nesses casos a sentença deva demorar mais para sair.
O governo tem a expectativa de que a maioria dos problemas seja relacionada a danos físicos a propriedades, causados sobretudo por torcedores que se embebedem e se tornem violentos.
Nesses casos, a resposta deverá ser a cobrança de indenização, prisão e deportação, no caso de estrangeiros.
Mas o comitê organizador da Copa também está preparado para diversos casos de "pirataria". Segundo as regras da Fifa, apenas patrocinadores do evento poderão vender e anunciar seus produtos numa zona de exclusão de 1 km de raio perto de estádios e Fan Parks (parques com telões).
A medida revoltou organizações de vendedores de rua que há anos trabalham perto dos estádios. A zona em torno de Ellis Park, localizado no centro de Johannesburgo, é a que mais afetará esses ambulantes. Muitos prometem desafiar a proibição.
Fábio Zanini - Fonte: Folha de S.Paulo - 30/05/10.


TRANSFORMAÇÃO NADA EMPOLGANTE
O futebol brasileiro começou a crescer a partir da presença maciça de negros em suas equipes e da diminuição das rivalidades regionais, que tanto prejudicaram a Seleção Brasileira nas primeiras Copas do Mundo. Com o aparecimento de grandes jogadores como Pelé e Garrincha, os esquemas defensivos que tanto sucesso fizeram até ali passaram a ser insuficientes para obstar esses talentosos jogadores. E mesmo aumentando o número de defensores pouco se conseguia diante desses excepcionais criadores. É que os espaços eram imensos e impedir atletas como eles de criar era uma façanha praticamente impossível.
Esses espaços eram assim gigantescos porque a preparação física desses jogadores ainda era tratada como uma atividade menos importante, menor, que a parte técnica ou tática. E era lógico que isso fosse visto assim. A ciência esportiva, então, dava apenas os primeiros passos. Somente nos anos 50 é que foi criada a principal organização de fomento à ciência esportiva: o American College, exatamente no período em que apareciam esses jogadores especiais. Como eles apresentavam também qualidades físicas natas, que os colocavam em vantagem contra seus marcadores, era natural que as dificuldades em marcá-los fossem grandes. Temos aqui um período em que, apesar de todos os estudos e a implantação de novidades táticas, a qualidade individual podia superar todos os esforços coletivos de uma equipe. A vitória do gênio contra a organização.
A Copa do México de 1970 desencadearia todas as transformações que ocorreriam no futebol. Jogar em condições tão difíceis, como na altitude de mais de 2 mil metros, provocou uma verdadeira caçada ao que de mais novo havia nos estudos na área esportiva. Os esforços científicos de dois anos antes, motivados pelas Olimpíadas realizadas na mesma cidade e nas mesmas condições, serviram como base das ações de planejamento físico das equipes mais importantes. Ainda que fossem preocupações incipientes, comparando-se com os dias de hoje. Mesmo assim percebemos que a maior parte das delegações teve grandes dificuldades em lidar com aquelas condições.
A partir daí, no entanto, o fato é que o jogo de futebol passou a ser então uma associação equânime de técnica e física e, posteriormente, a equação passou a pender para a última. Nos dias de hoje, um jogador de futebol atinge uma quilometragem duas vezes superior à de 1970, o que permite maior mobilidade do atleta, que passou a ocupar muito mais espaços no gramado de jogo. Com isso, o futebol começou a apresentar características muito diferentes: mais contato físico, mais infrações, mais interrupções e menos técnica. E foi o aspecto técnico que mais perdeu, pois, apesar de ainda podermos ver jogadores de grande talento, suas ações são muito mais limitadas que há 30 anos. Os jogos de futebol tornaram-se mais previsíveis e repetitivos, quando o surgimento de um gol, o mais das vezes, é quase um acidente de percurso.
O gol no futebol de hoje, fazendo comparação com o circo, é semelhante à queda de um trapezista. Isto é, todos os movimentos são treinados à exaustão e assim se consegue atingir um ponto em que os erros (e a criatividade) são raros, mas, quando acontecem, provocam a queda do artista. Então, o gol ocorre geralmente quando existe algum acidente ou erro do adversário.
Estimulando ainda mais essa tendência à uniformização do futebol, temos hoje um intercâmbio entre as várias escolas e culturas futebolísticas que não existia décadas atrás. Naquele tempo, os times e as seleções da Europa, por exemplo, pouco conheciam das equipes sul-americanas, porque os meios de comunicação por imagem eram incipientes e os contatos, raros. Assim, em cada encontro poderiam enfrentar muitas novidades em relação aos jogadores e mesmo às estruturas táticas. Com a melhora das comunicações intercontinentais, essa distância entre o Velho e o Novo Mundo foi diminuindo, e mesmo assim as escolas tradicionais ainda davam pouco valor à pesquisa sobre os adversários, o que chegou a provocar absurdos como o desconhecimento da Seleção Brasileira em relação à Holanda de 1974.
Poderíamos dizer que a equipe holandesa foi a que nos mostrou a mais revolucionária estruturação tática de todos os tempos. As constantes trocas de posição da maior parte dos jogadores, a ocupação de todos os espaços, a marcação por pressão em bloco – independentemente de onde estivesse o jogador adversário que portasse a bola –, uma extravagante linha de impedimento que se movimentava segundos antes do lançamento ou logo após a devolução da bola em direção ao campo inimigo, após um escanteio, e a técnica apurada de alguns de seus jogadores, como Cruyff, o chamado futebol total, nos ofereceram uma raridade em termos de variação tática. Algo que provavelmente não veremos na África do Sul.
Sócrates - Fonte: Carta Capital - Edição 598.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
esporte

03/11/2017
FUTEBOL MALHAÇÃO... >>


09/04/2017
SHOW DE DOUTORADO... >>


18/02/2017
SHOW DE BOLA >>


30/12/2016
COMOÇÃO MUNDIAL EM 2016 >>


23/10/2016
"SHOW" NA PRAIA... >>


29/08/2016
SHOW DE INTERESSES... >>


02/07/2016
FUTEBOL E A AMIZADE... >>


30/04/2016
UM SHOW DIFERENTE! >>


12/03/2016
FUTEBOL EM FOCO... >>


25/01/2016
OS MASCOTES DAS OLIMPIADAS 2016 >>


23/12/2015
FUTEBOL NA RUA... >>


05/12/2015
FUTEBOL CAMPEÃO... >>


25/10/2015
HOMELESS WORLD CUP... >>


06/09/2015
MINEIRÃO CINQUENTÃO... >>


05/07/2015
CAMPEÓN!!! >>


24/05/2015
SHOW DE FUTEBOL… >>


22/04/2015
SHOW DE FINAL >>


03/04/2015
AS DIFERENÇAS DO FUTEBOL... >>


22/02/2015
THINKING FOOTBALL FILM FESTIVAL 2015 >>


18/01/2015
CRISTIANO RONALDO >>


11/12/2014
SHOW DE MASCOTES... >>


13/11/2014
OS 10 GOLS MAIS BONITOS DE 2014 >>


14/10/2014
FUTEBOL NOSTÁLGICO… >>


17/09/2014
O FUTEBOL E A FELICIDADE >>


31/08/2014
UM SHOW DE COLETE >>


16/08/2014
FUTEBOL PREMIADO >>


27/07/2014
SHOW DE GAME... >>


13/07/2014
SHOW DE VÍDEO >>


09/06/2014
FUTEBOL NA TV... >>


29/05/2014
SHOW DE AVIÃO… >>


08/05/2014
MADRID... >>


23/04/2014
SHOW DE ÔNIBUS... >>


11/04/2014
FUTEBOL ANIMADO... >>


21/03/2014
WE SPEAK FOOTBALL >>


08/03/2014
TODOS OS ESTÁDIOS... >>


23/02/2014
OS MELHORES MOMENTOS DO FUTEBOL... >>


07/02/2014
OS MASCOTES DA COPA >>


24/01/2014
OS MELHORES GOLS DE 2013... >>


16/01/2014
NIKE FOOTBALL: DARE TO BE BRASILIAN >>


24/12/2013
RANKING 2013 >>


14/12/2013
SHOW DE EVOLUÇÃO... >>


01/12/2013
SHOW DE CAMISA... >>


24/11/2013
FUTEBOL FANTASMAGÓRICO... >>


17/11/2013
FUTEBOL FLORENTINO >>


03/11/2013
SHOW DE FUTEBOL FILOSOFIA >>


26/10/2013
SHOW NA MULTIDÃO... >>


19/10/2013
“SHOW” REAL... >>


12/10/2013
O SHOW DO REI DO FUTEBOL >>


05/10/2013
SHOW DE ABERTURA >>


25/09/2013
FUTEBOL DANÇANTE... >>


13/09/2013
JÁ CLASSIFICADOS... >>


08/09/2013
COMO FAZÍAMOS SEM... >>


31/08/2013
SHOW DE VENDAS... >>


24/08/2013
SHOW DE CIDADES >>


17/08/2013
AH!!! O FUTEBOL!!! >>


10/08/2013
O NEGÓCIO FUTEBOL >>


03/08/2013
FUTEBOL EM ANÁLISE... >>


20/07/2013
FUTEBOL QUESTIONADO >>


13/07/2013
A COPA EM DEBATE... >>


06/07/2013
O FUTEBOL E O RECRUTAMENTO NAS EMPRESAS >>


27/06/2013
SHOW DE PROBLEMAS... >>


20/06/2013
A COPA DO SILÊNCIO... >>


13/06/2013
A MELHOR ARQUIBANCADA DO BRASIL... >>


06/06/2013
A PRIMEIRA MULHER... >>


30/05/2013
FUTEBOL SEM BARULHO >>


18/05/2013
COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NO FUTEBOL >>


05/05/2013
SHOW DE FINAL >>


29/04/2013
O VETO >>


21/04/2013
CONFEDERATIONS CUP 2013 >>


12/04/2013
SHOW DE DESAFIO >>


06/04/2013
CÓDIGO DE CONDUTA >>


29/03/2013
FUTEBOL PROBLEMÁTICO >>


23/03/2013
OS MILHÕES DO FUTEBOL >>


14/03/2013
“PÉ DE OURO” >>


07/03/2013
FUTEBOL MILIONÁRIO >>


28/02/2013
A “VUVUZELA” BRASILEIRA... >>


22/02/2013
SHOW DE CAPA >>


14/02/2013
BOLAS DE FUTEBOL NA ÁFRICA >>


07/02/2013
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


31/01/2013
SHOW DE RECEITAS >>


24/01/2013
30 ANOS SEM GARRINCHA >>


19/01/2013
MASCOTE TURCO >>


13/01/2013
MESSI SHOW... >>


04/01/2013
FUTEBOL X ESPOSAS >>


27/12/2012
OS MELHORES DO MUNDO EM 2012 >>


20/12/2012
O MUNDO É PRETO E BRANCO >>


13/12/2012
FUTEBOL NA ESTÔNIA >>


06/12/2012
A BOLA >>


30/11/2012
SHOW DE CARTAZES >>


23/11/2012
BRASIL CAMPEÃO!!! >>


15/11/2012
FUTEBOL CAMPEÃO >>


08/11/2012
COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 >>


02/11/2012
BOLA DE OURO MASCULINA E FEMININA >>


25/10/2012
MATEMÁTICA NO FUTEBOL >>


18/10/2012
FUTEBOL NA MEDIDA CERTA >>


11/10/2012
SHOW DE BANDEIRA >>


03/10/2012
FUTEBOL ARTE >>


26/09/2012
SHOW DE FUTSAL >>


20/09/2012
O VALOR DOS CAMPEONATOS >>


12/09/2012
MASCOTE SHOW >>


05/09/2012
A HISTÓRIA DO FUTEBOL NA ALEMANHA >>


30/08/2012
MUNDIAL INTERCLUBES >>


24/08/2012
SHOW VOLUNTÁRIO... >>


15/08/2012
SHOW DE GOL >>


09/08/2012
SHOW DE BOLA >>


05/08/2012
FUTEBOL X HUMOR! >>


30/07/2012
FUTEBOL OLÍMPICO >>


21/07/2012
SHOW DE AMIZADE... >>


12/07/2012
HORA DA TECNOLOGIA >>


05/07/2012
CORINTHIANS!!! >>


28/06/2012
SHOW BALTICO >>


21/06/2012
RACISMO NÃO!!! >>


16/06/2012
SHOW DE SELEÇÃO >>


09/06/2012
SHOW DE ABERTURA >>


02/06/2012
FUTEBOL SEM FRONTEIRAS >>


25/05/2012
A GLOBALIZAÇÃO NO FUTEBOL >>


12/05/2012
SHOW DE MASCOTES... >>


03/05/2012
SHOW DE SERIEDADE >>


28/04/2012
SHOW DE BOLA >>


21/04/2012
FUTEBOL MILIONÁRIO! >>


14/04/2012
SANTOS 100 ANOS... >>


05/04/2012
GOL CONTRA >>


31/03/2012
SHOW DE SETAS... >>


24/03/2012
SHOW DE LIGA >>


15/03/2012
SHOW DE FUTEBOL E DITADURA >>


07/03/2012
GOL DA NATUREZA >>


29/02/2012
SHOW DE GOL "PERDIDO" >>


22/02/2012
SALVE A SELEÇÃO! >>


18/02/2012
FUTEBOL SEM EDUCAÇÃO >>


09/02/2012
SHOW DE LOGO >>


02/02/2012
MURCIÉLAGOS! >>


28/01/2012
SHOW DE CAMISA >>


19/01/2012
SHOW DE "ASAS" NO FUTEBOL >>


13/01/2012
OS MELHORES DE 2011 >>


06/01/2012
O GOL MAIS BONITO DE 2011 >>


31/12/2011
OS MELHORES DE 2011 >>


22/12/2011
FUTEBOL SHOW NO NATAL >>


18/12/2011
SHOW INDISCUTÍVEL! >>


11/12/2011
RESUMO DO ANO... >>


04/12/2011
ADEUS, DOUTOR! >>


26/11/2011
SHOW DE GOLS >>


19/11/2011
FUTEBOL SHOW OU SHOW SENSUAL? >>


13/11/2011
CRISTIANO RONALDO - CHUTEIRA DE OURO!!! >>


02/11/2011
POWERCHAIR FOOTBALL >>


29/10/2011
LEVANTE >>


22/10/2011
COPA 2014 >>


12/10/2011
RYAN GIGGS >>


05/10/2011
SHOW NA REDE... >>


28/09/2011
FUTEBOL PARA QUEM ENTENDE... >>


22/09/2011
UM SHOW DE SELEÇÃO >>


14/09/2011
SHOW DE PARADINHA >>


07/09/2011
FUTEBOL NO RIO >>


01/09/2011
SHOW THE BELEZA >>


26/08/2011
SHOW DE ACROBACIA >>


18/08/2011
TRANSPARÊNCIA NO FUTEBOL >>


11/08/2011
FUTEBOL EM CAMPANHA >>


04/08/2011
PELÉ >>


28/07/2011
COPA 2014 >>


21/07/2011
19 DE JULHO >>


17/07/2011
FUTEBOL SENSUAL >>


10/07/2011
FUTEBOL A FAVOR DAS CRIANÇAS... >>


01/07/2011
SHOW DE GERAÇÕES >>


23/06/2011
MASCOTE DA COPA AMÉRICA 2011 >>


16/06/2011
MÁLAGA >>


08/06/2011
A FÁBRICA DE CRAQUES DO BARÇA >>


02/06/2011
21 DE MAIO DE 1904 >>


26/05/2011
SHOW DE SOLIDARIEDADE >>


19/05/2011
JOGO SUJO - O MUNDO SECRETO DA FIFA >>


12/05/2011
WOMEN'S SOCCER WORLD CUP 2011 >>


05/05/2011
SHOW DE AGENDA >>


26/04/2011
MARKETING ESPORTIVO >>


22/04/2011
O SHOW DO PENHAROL DO URUGUAI >>


14/04/2011
SUB 17 IMBATÍVEL >>


08/04/2011
BÓSNIA >>


31/03/2011
FUTEBOL LETRADO >>


26/03/2011
O VALOR DO TERNO NO FUTEBOL >>


17/03/2011
OLHO DE FALCÃO... >>


10/03/2011
FUTEBOL SOLIDÁRIO >>


03/03/2011
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


27/02/2011
FUTEBOL PACÍFICO >>


17/02/2011
RONALDO >>


10/02/2011
SHOW FRANCÊS >>


03/02/2011
SHOW DE TRANSMISSÃO >>


27/01/2011
NOVA CAMISA DO BRASIL >>


20/01/2011
FUTEBOL SUB-20 >>


13/01/2011
REIS E RAINHAS DO FUTEBOL >>


07/01/2011
BOLA DE OURO 2010 >>


30/12/2010
OS MELHORES DO MUNDO >>


21/12/2010
OS MELHORES BRASILEIROS >>


16/12/2010
MUNDIAL DE CLUBES >>


09/12/2010
2018 E 2022 >>


02/12/2010
SHOW DE GRANDEZA... >>


25/11/2010
CONVENÇÃO GLOBAL >>


20/11/2010
SHOW DE CALENDÁRIO >>


14/11/2010
PROJETO SHOW >>


04/11/2010
MINEIRÃO >>


29/10/2010
O PRIMEIRO... FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


21/10/2010
23 DE OUTUBRO >>


14/10/2010
AMISTOSO BENEFICENTE >>


07/10/2010
SHOW DE CHARME >>


02/10/2010
COPA DO MUNDO DOS SEM-TETO >>


25/09/2010
COPA 2014 >>


17/09/2010
HOMELESS WORLD CUP 2010 >>


09/09/2010
COPA 2010 >>


01/09/2010
O CENTENÁRIO >>


26/08/2010
COPA 2018 >>


19/08/2010
FUTEBOL DE "CHAPÉU" >>


12/08/2010
FUTEBOL BILIONÁRIO >>


05/08/2010
FUTEBOL MEDIEVAL >>


29/07/2010
SHOW MUNDIAL >>


22/07/2010
A NOTA DA COPA >>


15/07/2010
SHOW DE LOGOS >>


08/07/2010
SHOW DE IRONIA >>


01/07/2010
A COPA E O "SHOW" DE ERROS POLÊMICOS >>


24/06/2010
COPA DO MUNDO >>


17/06/2010
O SHOW BRASILEIRO >>


10/06/2010
O CARNAVAL JÁ COMEÇOU... >>


03/06/2010
SHOW DE MASCOTE >>


27/05/2010
ADEREÇOS DA COPA >>


23/05/2010
SHOW DE FINAL >>


13/05/2010
FUTEBOL MONUMENTAL E SUSTENTÁVEL >>


07/05/2010
SHOW DE FRASES >>


29/04/2010
FUTEBOL EM CLIMA DE COPA >>


24/04/2010
FUTEBOL SHOW EM 3D >>


15/04/2010
SHOW DE FIGURINHAS >>


08/04/2010
FUTEBOL PAIXÃO >>


01/04/2010
SHOW DE ESTÁDIO - O TEMPLO DA COPA >>


25/03/2010
FUTEBOL IRÔNICO E PROBIDO >>


19/03/2010
BAFANA BAFANA >>


11/03/2010
FUTEBOL SHOW MUSICAL >>


04/03/2010
FUTEBOL RECICLADO >>


25/02/2010
FUTEBOL FESTIVO E BARULHENTO >>


18/02/2010
COPA DO MUNDO DA CIDADANIA >>


13/02/2010
SHOW DE ENERGIA >>


04/02/2010
SHOW DE TRANSMISSÃO >>


29/01/2010
BOLA OFICIAL DA COPA DA ÁFRICA >>


23/01/2010
UM TIME, UM PAÍS >>


15/01/2010
AFRICA SHOW >>


24/12/2009
A MELHOR DO MUNDO EM 2009 >>


17/12/2009
PAPAI NOEL FUTEBOL SHOW >>


10/12/2009
A COPA JÁ COMEÇOU... >>


03/12/2009
PAIXÃO POR TORCER >>


25/11/2009
PROJETO SHOW DE BOLA >>


19/11/2009
MIL VEZES PELÉ >>


13/11/2009
NOVIDADE NO FUTEBOL >>


05/11/2009
FÓRUM INTERNACIONAL DE FUTEBOL >>


29/10/2009
O ANIVERSÁRIO DO REI >>


22/10/2009
INUSITADO NA PREMIER LEAGUE >>


16/10/2009
MUNDIAL SUB-20 - GANA CAMPEÃ >>


08/10/2009
A ESTATÍSTICA NO FUTEBOL >>


01/10/2009
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL >>


24/09/2009
O PRIMEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009 >>


17/09/2009
MUNDIAL SUB-20 DE FUTEBOL >>


10/09/2009
COUPE DES CLUBS CHAMPIONS EUROPEENS >>


03/09/2009
FUTEBOL NA LAMA >>


26/08/2009
RIVALIDADE ENTRE BRASILEIROS E ARGENTINOS >>


20/08/2009
TORCIDA EM CAPÍTULOS >>


13/08/2009
TÉCNICO UNIVERSITÁRIO >>


06/08/2009
PAIS E FILHOS NO ESTÁDIO >>


29/07/2009
FUTEBOL NA REDE >>


24/07/2009
FUTEBOL & NEGÓCIOS >>


16/07/2009
FUTEBOL NO IRAQUE >>


09/07/2009
FIFA + STREET FOOTBALL WORLD >>


03/07/2009
COPA DO BRASIL 2009 >>


25/06/2009
POR QUE NÃO DESISTO - FUTEBOL, DINHEIRO E POLÍTICA >>


19/06/2009
BRASIL É TRI NO MÉXICO >>


11/06/2009
CONFEDERATIONS CUP 2009 >>


04/06/2009
COPA 2014 >>


28/05/2009
BARÇA! BARÇA! BARÇA! >>


18/05/2009
O PLANEJAMENTO PARA A COPA >>


13/05/2009
SOCCEREX >>


07/05/2009
LIVERPOOL DE OURO >>


01/05/2009
NOVO RECORDE MUNDIAL DE EMBAIXADAS >>


22/04/2009
PRECISÃO OU FRESCURA? >>


15/04/2009
TAÇA DA COPA DE 2010 >>


10/04/2009
MARTA SHOW >>


01/04/2009
O CENTENÁRIO COLORADO >>


28/03/2009
JOGOS DO TRABALHADOR 2009 >>


19/03/2009
UEFA CHAMPIONS LEAGUE >>


12/03/2009
RONALDO, O ÚNICO >>


05/03/2009
FUTEBOL E POLÍTICA >>


25/02/2009
COPA LIBERTADORES 2009 >>


19/02/2009
FUTEBOL OU BOXE??? >>


12/02/2009
AMIZADE ETERNA / AMICI PER SEMPRE >>


06/02/2009
AH! O MINEIRÃO É NOSSO!!! >>


29/01/2009
FUTCUP >>


22/01/2009
SE É PARA O BEM DOS MILANESES, DIGA AO POVO QUE EU FICO!!! >>


15/01/2009
OS MELHORES DO MUNDO >>


04/01/2009
SULAMERICANO SUB-20 - VENEZUELA 2009 >>


02/01/2009
O FUTEBOL DO FUTURO >>


25/12/2008
O MELHOR DO MUNDO >>


18/12/2008
PAIXÃO MUNDIAL >>


11/12/2008
NATAL FENOMENAL >>


04/12/2008
INTER, É CAMPEÃO! >>


28/11/2008
ÁRBITRO DUPLO >>


20/11/2008
1° CAMPEONATO MUNDIAL DE EMBAIXADINHAS >>


13/11/2008
O PIOR TIME DO BRASIL >>


06/11/2008
TORCEDOR FAN >>


30/10/2008
O CORINGÃO VOLTOU... >>


22/10/2008
FUTEVÔLEI ORIENTAL >>


16/10/2008
O CRAQUE DO MUNDIAL DE FUTSAL >>


09/10/2008
MUSEU DO FUTEBOL É NOTÍCIA LÁ FORA... >>


01/10/2008
FUTEBOL ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA >>


25/09/2008
COPA DO MUNDO DE FUTSAL NO BRASIL >>


16/09/2008
PIRUETA E FUTEBOL >>


09/09/2008
AMERICANOS E CUBANOS NO FUTEBOL >>


04/09/2008
ROBINHO É MANCHESTER CITY >>


28/08/2008
O NINHO DO PÁSSARO E O CUBO D'ÁGUA >>


21/08/2008
MENINAS DE OURO >>


16/08/2008
DIRETO AO "CIELO" - O PRIMEIRO OURO >>


08/08/2008
OLIMPÍADA SHOW >>


31/07/2008
FUTEBOL NA LAMA >>


27/07/2008
O FUTEBOL FEMININO EM PEQUIM >>


14/07/2008
OS MELHORES DO GOL >>


06/07/2008
FUTEBOL, ALEGRIA DO POVO >>


03/07/2008
CAMPEÃO DAS AMÉRICAS >>


26/06/2008
DIVERSÃO EM CAMPO >>


19/06/2008
TORNOZICA DO BARREIRO - O GRANDE CAMPEÃO >>


12/06/2008
A GRANDE FINAL >>


05/06/2008
OS SEMI-FINALISTAS >>


29/05/2008
A LUTA PELA CLASSIFICAÇÃO >>


23/05/2008
FORTES EMOÇÕES... >>


15/05/2008
BOLA ROLANDO... >>


10/05/2008
CAMISA SHOW DO FM >>


02/05/2008
PREFERÊNCIAS ESPORTIVAS NO MUNDO >>


21/04/2008
ROMÁRIO >>


16/04/2008
BRASIL, FUTEBOL!!! >>


10/04/2008
FUTEBOL DE GENTE GRANDE... >>


03/04/2008
O FUTEBOL É UMA LOUCURA... >>


29/03/2008
100 ANOS DE ATLÉTICO MINEIRO >>


21/03/2008
O CARRASCO DO FUTEBOL BRASILEIRO... >>


15/03/2008
TLACHTLI MEXICANO >>


08/03/2008
GOLAÇO DE RONALDINHO GAÚCHO! >>


01/03/2008
FLAMENGO, A MAIOR TORCIDA DO BRASIL! >>


22/02/2008
FUTEBOL NA EUROPA >>


15/02/2008
COPA DA AFRICA >>


07/02/2008
FUTEBOL AMERICANO >>


30/01/2008
FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS >>


24/01/2008
FUTEBOL A ALEGRIA DO POVO... >>


19/01/2008
PATO EM MILÃO!!! >>


12/01/2008
BRASIL: FUTEBOL EXPORTAÇÃO >>


30/12/2007
FUTEBOL ARTE... >>


23/12/2007
RETROSPECTIVA 2007 >>


16/12/2007
O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO, AINDA É O DO BRASIL >>


10/12/2007
LULA E O FUTEBOL >>


03/12/2007
É CAMPEÃO!!! COOPESEF, CAMPEÃO MAIS UMA VEZ!!! >>


02/12/2007
A GRANDE FINAL... >>


19/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


15/11/2007
E COMEÇA A DECISÃO... >>


06/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


02/11/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


25/10/2007
5ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


18/10/2007
PONTA PÉ INICIAL... >>


14/10/2007
PELÉ - O PROFESSOR DA BOLA... >>


30/09/2007
MARTA E UM GOL ANTOLÓGICO... >>


24/09/2007
MUNDIAL FEMININO - A COPA DO MUNDO "NÃO" É NOSSA... >>


16/09/2007
OUR GAME IS FAIR PLAY >>


10/09/2007
AS MULHERES ESTÃO COM A BOLA TODA... >>


02/09/2007
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO! >>


27/08/2007
A COPA DO MUNDO É NOSSA!!! >>


23/08/2007
O FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE >>


15/08/2007
A COPA VEM AÍ... >>


08/08/2007
IV COPA GREEN DE FUTEBOL DE CAMPO - É CAMPEÃO! >>


01/08/2007
FOTO DA BANDEIRINHA...CUIDADO! >>


29/07/2007
FUTEBOL É COISA DE MULÉ >>


15/07/2007
FUTEBOL É REALMENTE COISA PARA MACHO!!!! >>


03/07/2007
O NOVO MINEIRÃO >>


30/06/2007
PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DO FUTSAL EM JOGOS PAN-AMERICANOS >>


18/06/2007
COOPSEF É BICAMPEÃO!!!! BICAMPEÃO! BICAMPEÃO! >>


11/06/2007
COOPSEF X LOS HERMANOS = A GRANDE FINAL NO PRÓXIMO DOMINGO 24/06! >>


04/06/2007
A DISPUTA PELO TÍTULO ESTÁ CHEGANDO... >>


28/05/2007
4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL - RUMO À GRANDE FINAL >>


21/05/2007
4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


14/05/2007
A SEGUNDA RODADA...O ALVO É A TAÇA! A FOTO É DA COPA DA INGLATERRA. >>


07/05/2007
FUTEBOL É PAIXÃO >>


01/05/2007
ESTÁ VALENDO!!! 4ª TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


27/04/2007
AO MESTRE COM CARINHO! >>


17/04/2007
"MIL SÃO" IMPOSSÍVEL? >>


15/04/2007
A TAÇA FNH ESTÁ AÍ... INSCREVA SEU TIME! >>


29/03/2007
JOGADOR DO FUTURO... >>


21/03/2007
TAÇA FNH E 1.000 GOLS DE ROMÁRIO... >>


12/03/2007
TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL >>


06/03/2007
VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DA TAÇA NOVOS HORIZONTES DE FUTSAL! >>


03/03/2007
É FUTEBOLLLLLL!!!! >>


19/02/2007
O CRAQUE ESTÁ TRISTE >>


10/02/2007
BONITA CAMISA, FERNANDUNGUINHA!!! >>


17/12/2006
OS CAMPEÕES >>


10/12/2006
O POSTER DO GRANDE CAMPEÃO, COOPSEF! >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "FUTEBOL SHOW" >>


13/11/2006
26/11 RODADA DECISIVA. É NO PRÓXIMO DOMINGO! >>


11/11/2006
O BICHO TÁ PEGANDO NA 3ª TAÇA NH >>


31/10/2006
SEGUNDA RODADA DIA 12/11. VAMOS LÁ, GALERA! >>


25/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES - JÁ COMEÇOU O SHOW... >>


18/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES! >>


14/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


01/10/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


26/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


21/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


16/09/2006
3ª TAÇA NOVOS HORIZONTES >>


10/09/2006
HEXA NO VOLEI FEMININO >>


30/08/2006
GANHAR DA ARGH ENTINA É MUITO MAIS GOSTOSO >>


26/08/2006
GÊMEOS DA COPA >>


20/08/2006
MOTIVAÇÃO & SUCESSO NO FUTEBOL >>


27/06/2006
ADEUS À COPA! >>


17/06/2006
A TAÇA DO MUNDO É NOSSA! >>


05/06/2006
Copa do Mundo é aqui mesmo!!!! >>


28/05/2006
FUTEBOL SHOW É NO FM! >>


20/05/2006
SHOW DE BOLA >>


15/05/2006
É FUTEBOOOOLLLL!!!! >>


08/05/2006
OLHA O RAPOSÃO DO FM AÍ, GENTE??? >>


30/04/2006
É FUTEBOL!!!!!! >>


27/04/2006
FUTEBOL SHOW - 07 DE MAIO ESTÁ CHEGANDO! >>


27/04/2006
A BOLA VAI ROLAR >>


06/04/2006
Nota de esclarecimento - Futebol Show >>


06/04/2006
Futebol show >>


06/04/2006
Futebol show >>


06/04/2006
MAIS FUTEBOL >>


23/03/2006
FUTEBOL FNH >>