Faculdade Mental
MANCHETES DA SEMANA - 01/04/2009
  

A SEMANA SANTA

PAIXÃO DE CRISTO - NOVA JERUSALÉM


A encenação em nove palcos ganha efeitos especiais de luz e som, em Nova Jerusalém.
Embora a Paixão de Cristo, na Semana Santa, seja relembrada em vários locais pelo País, nenhum deles ostenta a grandiosidade da cidade-teatro de Nova Jerusalém (PE), construída há 40 anos, perto de Caruaru. São 100 mil metros quadrados ao ar livre onde, todos os anos, é encenado o percurso de Jesus até a crucificação. As apresentações mais recentes são feitas por 500 pessoas, entre figurantes e atores, muitos do circuito nacional.
O público de 8 mil espectadores, presente a cada dia da via-crúcis, pode diversificar as atividades em Fazenda Nova, no agreste pernambucano. Cozinha e artesanato regionais, turismo ecológico entre mirantes, formações rochosas e sítios arqueológicos, bem como fontes hidrotermais, com propriedades terapêuticas, constituem a infra-estrutura de entretenimento e lazer nas proximidades.
Mais detalhes - http://www.novajerusalem.com.br/2009/
Fonte: http://images.google.com.br/


OS FESTEJOS DA SEMANA SANTA PELO BRASIL
Várias cidades brasileiras reproduzem a Paixão de Cristo e, maiores ou menores, os espetáculos cumprem a função de emocionar. Além do show de Nova Jerusalém (acima), em Brejo da Madre de Deus (Pernambuco), têm os de Congonhas, Diamantina e Alpinópolis (Minas Gerais), mantendo uma tradição que, a cada ano, ganha contornos de superprodução. Há também as cidades que programam procissões, rezas, cantos, cerimônias e musicalidade para lembrar o martírio, a palavra de Jesus e seu renascer. Confira a programação em algumas cidades pelo País:
PROCISSÃO DO FOGARÉU EM GOIÁS VELHO (GO)
Ponto alto na programação do feriado da Semana Santa é a cidade de Goiás (GO), ou Goiás Velho, como preferem alguns. Lá, na quarta-feira da Semana Santa, as ruas do Patrimônio Cultural da Humanidade cedem a vez à Procissão do Fogaréu, uma cerimônia que reproduz a caminhada dos soldados romanos que prenderam Jesus.
MINAS GERAIS
As cidades mineiras são um livro vivo de história do nosso país. Percorrer cada ruela é reencontrar uma época distante, porém fundamental para a formação política e cultural do Brasil. Durante a semana santa, esse sentimento fica ainda mais intenso. Além das curvas do barroco, das esculturas de Aleijadinho, da força e beleza do artesanato em pedra-pome, das igrejas talhadas com ouro, é possível participar de uma série de encenações e comemorações especiais que pintam de cores ainda mais vivas a tradição cristã.
EM CONGONHAS: CENÁRIO PERFEITO
Congonhas (MG) - Somente Cristo mesmo para, há 2 mil anos, imaginar que sua saga iria dar no que deu: seis palcos interligados por passarelas e cenários, telões e um público de 20 mil pessoas, além de 240 atores e figurantes. Tudo emoldurado pelo mestre Aleijadinho com seus 12 profetas de pedra-sabão: Amos, Abdias, Jonas, Daniel, Isaías, Baruc, Oséias, Ezequiel, Jeremias, Joel, Naum e Habacuc. Profetas que se tornam espectadores privilegiados do espetáculo, postados na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, conjunto que é Patrimônio Cultural da Humanidade. A encenação da Paixão de Cristo em Congonhas, a 82km de Belo Horizonte, é, no mínimo, grandiosa. Tanto pelo número de participantes, público, belos figurinos e cenários, quanto pela paixão que os envolvidos em fazer o espetáculo mostram.
Congonhas, no entanto, entra no clima das comemorações da Semana Santa no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa. São procissões, rituais e também encenações bíblicas nos dois domingos e na quarta e quinta-feiras santas. O espetáculo da Paixão de Congonhas é coordenado por José Félix Junqueira, o Zezeca, e este ano, como nos dois anteriores, terá a participação do Coral Cidade dos Profetas com o Concerto da Paixão, e músicas cantadas em latim.
MARIANA - PROCISSÃO DAS ALMAS
Um espetáculo de fé. Assim podem ser definidas as celebrações da Semana Santa em Mariana, histórica cidade a l00km de Belo Horizonte. A Semana Santa, festejada na cidade desde o século 18, é considerada um dos mais tradicionais eventos do calendário litúrgico da Arquidiocese de Mariana. Um dos momentos mais marcantes das comemorações é a Procissão das Almas, manifestação cultural e popular única no Estado, que se perdeu no tempo, mas foi resgatada há 35 anos, por obra do historiador Waldemar de Moura Santos. Dezenas, às vezes centenas de pessoas, se vestem de túnicas brancas e com velas acesas percorrem várias ruas da cidade, com paradas em algumas igrejas. A cerimônia, que dura pouco mais de uma hora, acontece na madrugada de Sexta-feira da Paixão para Sábado de Aleluia e começa por volta de meia-noite. Um balaio cheio de penas simboliza os pecados de cada um. As penas são atiradas ao alto, uma forma de exorcizá-los. Uma tradição reza que durante a Procissão das Almas nenhum dos participantes deve olhar para trás. A procissão pode ser seguida por qualquer um, desde que se use as túnicas. Durante o cortejo, marcado pelo som de bumbo e matraca, várias canções são entoadas. Com as cores dos tapetes de serragem e enfeites nas janelas coloniais, a festa começa com Procissão de Ramos, que relembra a chegada de Cristo a Jerusalém. O sermão do encontro, na Terça-feira Santa, é outra passagem bíblica relembrada e acontece na praça Minas Gerais, que reúne um dos mais belos conjuntos arquitetônicos brasileiros. Fazem parte do conjunto as igrejas do Carmo e a de São Francisco, construídas bem próximas uma da outra. Na Quinta-Feira Santa, na Catedral Basílica da Sé, a cerimônia que marca o tríduo pascal, com a consagração dos sacerdotes e a bênção dos santos: o batismo, a crisma e a unção dos enfermos. À noite, há a celebração do Lava-pés. A paixão e morte de Jesus Cristo, na Sexta-Feira Santa, é marcada pelo Sermão do Descendimento, cerimônia que faz muita gente se emocionar e leva uma multidão para a procissão de enterro e o cortejo que segue pelo centro histórico. No Sábado de Aleluia, os fiéis ficam em vigília, à espera da chegada do Domingo da Ressurreição.
ALPINÓPOLIS - NO MONTE DAS OLIVEIRAS
Com apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido e do Grupo de Jovens Stellun, a cidade de Alpinópolis, a 351 km de Belo Horizonte, no sudoeste mineiro, realiza a Paixão de Cristo em três espetáculos. As apresentações são feitas num espaço de 90 mil metros, o Monte das Oliveiras, uma reprodução de vários cenários bíblicos. Quase 80 personagens participam das encenações. O público fica numa arquibancada em frente ao Palácio de Herodes e acompanha os personagens em diversas cenas. Já o caminho para o calvário é percorrido por toda a platéia, que testemunha de perto a crucificação de Cristo. O Cenário Bíblico Monte das Oliveiras começou a ser construído em 1983 e, desde então, é administrado pela associação filantrópica Apóstolos de Cristo. Aberto à visitas durante todo o ano (entrada de R$ 3), o lugar recebe também verbas da prefeitura e doações, o que contribuiu para que a associação levantasse, aos poucos, os monumentos religiosos de Jerusalém. No local estão representados o Deserto, os Patriarcas, as Tábuas da Lei, o Calvário, a Gruta de Belém, a Mesa dos Apóstolos, o Muro das Lamentações e vários outros estão previstos. O Monte das Oliveiras tem também a Fortaleza de Antônia, uma casa de orações criada para receber grupos religiosos durante o ano. No espaço, com cinco quartos coletivos e duas suítes que abrigam, juntos, até 50 pessoas, são realizados retiros espirituais e encontros religiosos. O espetáculo tem entrada gratuita e os custos de produção são bancados pela renda das entradas no Monte das Oliveiras durante o ano, além de ajuda da prefeitura municipal. A encenação dura cerca de uma hora e meia.
OURO PRETO - FESTA POPULAR
Tradição é o traço que define a semana santa na cidade de Ouro Preto. O turista poderá conferir todas as procissões e missas que encantam milhares de pessoas desde o século 18. A programação religiosa da cidade começa uma semana antes da semana santa propriamente dita. Nesse começo de festa, a procissão que mais chama atenção é a do Encontro, que acontece no Domingo de Ramos. Esse evento encena o encontro de Nossa Senhora e Jesus a caminho do Calvário. Mas o ponto alto da semana santa de Ouro Preto se dá mesmo a partir da quinta-feira Santa. Nesse dia, ocorre a cerimônia do Lava-pés, uma missa no Largo do Rosário, em que o padre lava os pés de 12 crianças vestidas de apóstolos.
Na sexta-feira da paixão, ocorre o descendimento da cruz e a Procissão do Enterro. A participação popular é o grande destaque dessa procissão. São quase 6 km de percurso e, mesmo assim, de cinco a 10 mil pessoas a acompanham. Ela adentra a madrugada. A caminhada começa na Paróquia da Conceição de Antônio Dias e vai até a Paróquia do Pilar. Uma curiosidade de Ouro Preto é que em cada ano, uma dessas paróquias toma conta da organização dos festejos do feriado religioso. Isso acontece para evitar a rixa histórica entre paulistas, que freqüentavam a Antônio Dias, e portugueses, que freqüentavam a paróquia do Pilar. Esses dois grupos, que foram os primeiros moradores da cidade, disputavam as minas de ouro da região.
O sábado de aleluia é marcado pela festa de malhação do Judas. A cerimônia acontece ao lado da capela do Bonfim e as crianças recebem balas. E por falar nelas, as balas de amêndoas oferecidas aos anjinhos nas procissões do Enterro e da Ressurreição são mais uma das tradições que só Ouro Preto tem. Elas são um costume do século 18 e, até hoje, são feitas manualmente seguindo a receita da época. O doce só é encontrado nesta época do ano. Não adianta procurar fora da semana santa que não vai achar.
Na manhã do domingo de Páscoa, Ouro Preto volta a ganhar cor. Os moradores enfeitam toda a cidade com tapetes coloridos feitos de flores, serragem, grãos de arroz, etc. Eles contam a história de Cristo e são feitos para celebrar sua ressurreição. É uma tradição espontânea, não são contratados artistas para confeccionar os tapetes. É o povo que se encarrega de fazer. Além disso, no domingo também ocorre a procissão da Ressurreição.
As músicas que fazem a trilha sonora dos eventos desse roteiro religioso também não fogem ao ritual histórico. A orquestra e coro do Pilar, sob a regência de Alcindo Alves, prepara as peças do século 18 a serem executadas durante as principais cerimônias. O latim ainda é usado em algumas das missas e os objetos religiosos de vários séculos saem das gavetas para fechar a tradição que emociona os moradores e turistas que passam o feriado em Ouro Preto.
SABARÁ - PROCISSÃO DE FÉ
Ela é acolhedora, pequena e bonita. Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, é uma das principais cidades históricas do país. Fundada em 1555, o que se vê pelas vielas e calçadas da cidade são casarões antigos, igrejas imponentes, obras barrocas, tudo isso em uma atmosfera digna do interior de Minas Gerais, com a população receptiva e fiel às tradições do estado. A maioria dos 115 mil moradores é de religião católica. Por isso, a festa da semana santa se afirmou como uma das mais importantes do calendário oficial do município. Sabará começa a se preparar para a celebração da morte e ressurreição de Cristo dois meses antes.
Popular atração da histórica cidade mineira, o Coral Flós Carmeli, já tem os componentes afinados para participar da festa. O coral faz a trilha sonora nos passos da Paixão de Cristo, nas procissões e na Igreja do Carmo, onde foi criado.
Na semana santa, a religiosidade de Sabará é consolidada em manifestações como a cerimônia do Lava-pés, descendimento da cruz, via-sacra da penitência, e o domingo de ramos, quando manjericão, arruda e alecrim perfumam a rua da cidade. A cerimônia do encontro das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores também reúne milhares de fiéis pelas ladeiras e ruas de Sabará.
A encenação do calvário pelo qual Cristo passou é realizada logo nas primeiras horas da sexta-feira da paixão. Desde as 4h da manhã, fiéis se juntam na Igreja São Francisco e de lá partem em procissão até a Capela do Senhor Bom Jesus, no Morro da Cruz. Durante o percurso são entoadas canções religiosas e celebradas cada uma das 13 estações da Via-Sacra de Jesus. No sábado santo é comemorada a Benção do Fogo e da Água, além da Vigília Pascal que acontece em todas as igrejas locais. No mesmo dia, realiza-se a Procissão da Ressurreição pelas paróquias. À noite, há encenações dos Quadros Vivos da Via-Sacra, elaboradas por artistas locais, com uma produção completa de roteiro e figurino.
A mais extensa das procissões realizadas durante a semana santa é a do Enterro. Os moradores, fiéis, visitantes e turistas se encontram na Igreja de São Francisco e caminham até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada pela marcha fúnebre, interpretada pela Banda Santa Cecília.
Além da parte litúrgica, que compreende as procissões que serão realizadas nas igrejas do Carmo, Rosário, Nossa Senhora da Conceição e das Mercês, há também a parte artística da semana santa na cidade mineira. Peças teatrais, apresentações musicais e exposição do artesanato local fazem Sabará se transformar em um caldeirão cultural durante o feriado religioso.
DIAMANTINA - QUADROS VIVOS
Diamantina é uma das cidades mineiras que mais marcaram a história contemporânea de nosso país. Afinal, é a terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek, grande idealizador de Brasília. Apesar de ter papel tão marcante nesse momento mais recente, ela não perde em nada para as outras cidades históricas de Minas Gerais. Sua tradição e acervo cultural são tão ricos, que Diamantina é palco de um dos festejos de semana santa mais significativos do estado.
A cidade inteira ajuda na preparação das comemorações e, por um pequeno período do ano, eles substituem as famosas serestas pelos cânticos religiosos. Na quinta-feira, a semana santa é inaugurada com a cerimônia do Lava-pés, na Catedral Metropolitana. Mas o grande destaque de Diamantina é que, diferentemente de outros locais que contratam atores para encenar a paixão de Cristo, aqui a Via-Sacra é realizada pelos próprios moradores. Cerca de 240 habitantes da cidade viram os protagonistas dos chamados quadros vivos, 15 cenas que relembram a morte, a crucificação e a ressurreição de Jesus. Essa encenação, realizada desde o século 18, ocorre na sexta-feira da paixão.
A procissão do Sepultamento e o sermão do Descendimento da Cruz, que também ocorrem na sexta, contam mais um capítulo da história de Jesus. Mulheres vestidas de negro representam as santas que acompanharam a paixão de Cristo. Com elas, vêm as irmandades religiosas conduzindo velas acesas durante o percurso. Outras figuras bíblicas também aparecem, como José de Arimatéia e José de Nicodemos, que colocam o corpo de Jesus num esquife. Os doze apóstolos também não são esquecidos. Salomé e Madalena, além de um grupo de jovens vestidos de túnicas brancas, guiam os martírios. O exército romano, responsável pela captura de Jesus, é representado por 200 homens trajados a caráter. A procissão é realizada ao som de uma música fúnebre que é executada pela banda da Polícia Militar de Diamantina.
Durante o sábado de aleluia, a vigília de Páscoa toma conta da cidade. Os moradores passam um dia de recolhimento e oração. A imagem do Senhor Morto fica todo o sábado na Igreja do Carmo para visitação dos fiéis.
O domingo de Páscoa também ganha uma comemoração requintada. A procissão da Ressurreição, que acontece pela manhã, traz a alegria de volta à cidade. Enfim, todo o sofrimento de Cristo é compensado com a ressurreição. Para festejar o renascimento, os moradores enfeitam as ruas de Diamantina com flores, papel picado, serragem, tinta, e as janelas das casas são decoradas com colchas, toalhas coloridas e vasos floridos. Ao meio-dia, ocorre o repique de sinos em todas as igrejas e a queima de fogos para a saída das bandeiras do Divino Espírito Santo, que visitarão as famílias em preparação à Festa de Pentecostes.
Fonte: Redação, Estado de Minas e Correio Braziliense (http://images.google.com.br/).


O PEIXE NA SEXTA-FEIRA SANTA
O peixe é o mais antigo símbolo da era cristã. O peixe era usado como senha. Por meio da figura, os cristãos se identificavam nos tempos difíceis de perseguição. O peixe surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando o que Jesus havia dito.
Essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. Este símbolo foi escolhido porque a palavra PEIXE, em grego, é um acróstico de confissão de fé: “Jesus Cristo, Filho de Deus (é o ) Salvador”. Esta foi uma das maneiras que aqueles cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.
Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa? É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido dado por Cristo ao povo faminto.
Fonte: http://www.centrodeliteratura-ieclb.com.br/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
manchetes

03/11/2017
O ACHADO! >>


09/04/2017
FELIZ PÁSCOA! >>


18/02/2017
SOCIEDADE CRIMINOSA... >>


30/12/2016
AS PALAVRAS TÊM PODER... >>


23/10/2016
WRITING EVOLUTION >>


11/09/2016
A CARTOMANTE... >>


02/07/2016
EXISTENCIALISMO... >>


30/04/2016
FOCO NO PROBLEMA??? >>


16/03/2016
MÃE NATUREZA... >>


29/01/2016
O MUNDO DE HOJE >>


19/12/2015
MATEMÁTICALEGO... >>


08/12/2015
O MUNDO DAS SELFIES >>


24/10/2015
HALLOWEEN!!! >>


06/09/2015
MR. BEAN 25 ANOS... >>


12/07/2015
EXOPLANETAS >>


16/05/2015
HOW-OLD... >>


16/04/2015
O PREÇO DE UM ENCONTRO >>


30/03/2015
SEMANA SANTA >>


07/03/2015
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2015
CRUDO ECUADOR >>


18/01/2015
SÃO PAULO 461 >>


11/12/2014
ÁRVORE DE NATAL NO RIO >>


13/11/2014
CHEFES SÃO VICIADOS EM REDES SOCIAIS >>


14/10/2014
ENQUANTO ISSO NA CHINA... >>


17/09/2014
O SENHOR PROPINA... (MR. KICKBACK) >>


31/08/2014
A PARÁBOLA >>


16/08/2014
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA >>


27/07/2014
DESIGNERS... >>


13/07/2014
A COMPARAÇÃO >>


09/06/2014
CARA FEIA É MAIS LEMBRADA >>


29/05/2014
UNIVERSIDADES... >>


08/05/2014
“SELFIE” DE RADIOLOGISTA... >>


23/04/2014
WORLD BEER CUP >>


12/04/2014
TATU-BOLA >>


21/03/2014
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


08/03/2014
PARABÉNS, MULHERES!!! >>


23/02/2014
CARNAVAL... >>


07/02/2014
A PIOR SENHA... >>


24/01/2014
AS PRISÕES NO BRASIL >>


16/01/2014
RECICLAGEM NO BANHO... >>


24/12/2013
BRASIL 2014 >>


15/12/2013
FRANCISCO >>


06/12/2013
NELSON MANDELA >>


24/11/2013
PAPAI NOEL... >>


18/11/2013
20 DE NOVEMBRO >>


03/11/2013
PROJETOS BRASILEIROS >>


26/10/2013
NEGÓCIOS... >>


19/10/2013
BEER SOMMELIER >>


12/10/2013
15 DE OUTUBRO – PROFESSOR >>


05/10/2013
A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO >>


25/09/2013
SEMANA NACIONAL... >>


13/09/2013
VIVA O ROCK!!! >>


08/09/2013
ADMINISTRADOR! >>


31/08/2013
COBERTURA VEGETAL >>


24/08/2013
CERVEJA SEM RESSACA??? >>


17/08/2013
COMÉDIA “CEARENCÊS”... >>


10/08/2013
CHUVA DE METEOROS >>


29/07/2013
29 DE JULHO >>


20/07/2013
MANDELA DAY >>


13/07/2013
HOMEM DO ANO >>


06/07/2013
OS MELHORES RESTAURANTES E BARES DE SÃO PAULO >>


27/06/2013
ATLAS DO CÉREBRO EM 3D >>


20/06/2013
IMAGEM DA SEMANA >>


13/06/2013
WORLD DAY AGAINST CHILD LABOUR >>


06/06/2013
RANKING DE UNIVERSIDADES >>


30/05/2013
WORLD NO TOBACCO DAY 2013 >>


15/05/2013
LIBERDADE >>


05/05/2013
TEATRO NO BRASIL >>


29/04/2013
LULA LÁ... >>


21/04/2013
JOAQUIM BARBOSA >>


12/04/2013
ISSO AQUI OH OH... >>


06/04/2013
O PROTESTO >>


29/03/2013
SEMANA SANTA >>


22/03/2013
PRÊMIO PRITZKER 2013 >>


14/03/2013
PRÊMIO LAUREUS 2013 >>


07/03/2013
8 DE MARÇO >>


28/02/2013
CANETA 3D >>


22/02/2013
A FOTO DO ANO >>


14/02/2013
CARNAVAL É PRA PULAR... >>


07/02/2013
CARNAVAL 2013 >>


31/01/2013
PRÉ-CARNAVAL >>


24/01/2013
VIVA SÃO PAULO! >>


19/01/2013
O DESPERDÍCIO >>


13/01/2013
O SOL >>


04/01/2013
MANCHETE DAS FÉRIAS DE VERÃO >>


27/12/2012
FELIZ ANO-NOVO >>


20/12/2012
É NATAL!!! >>


13/12/2012
BH 115 ANOS >>


06/12/2012
ONDE NASCER EM 2013 >>


30/11/2012
JOAQUIM BARBOSA >>


23/11/2012
PLANETA “ERRANTE” >>


15/11/2012
"JUST A PERFECT DAY: DEVELOPING A HAPPINESS OPTIMIZED DAY SCHEDULE" >>


08/11/2012
CITY PROSPERITY INDEX >>


02/11/2012
DIVERSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES >>


25/10/2012
BONDINHO CENTENÁRIO >>


18/10/2012
HISTÓRIA VIVA >>


11/10/2012
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO >>


03/10/2012
OUTUBRO ROSA >>


26/09/2012
IG NOBEL >>


20/09/2012
FOTO DA SEMANA – AVES “FURAM” O MAR >>


12/09/2012
COMPETITIVIDADE >>


05/09/2012
O DIA DA AMAZÔNIA >>


30/08/2012
ARTE NO SURFE >>


24/08/2012
JOGOS PARALÍMPICOS >>


15/08/2012
IMAGENS DE MARTE >>


09/08/2012
10 DE AGOSTO - O CENTENÁRIO >>


05/08/2012
AS 5 MELHORES IMAGENS >>


30/07/2012
AS OLIMPÍADAS >>


21/07/2012
SIMPLESMENTE GUGA >>


12/07/2012
A “OLA” PERFEITA >>


05/07/2012
UGGIE – A PATADA >>


28/06/2012
PRESERVAÇÃO DE LÍNGUAS >>


21/06/2012
IMAGEM DA SEMANA >>


16/06/2012
SELOS DO BRASIL >>


09/06/2012
UM PONTINHO NO SOL >>


02/06/2012
FENÔMENO ORBITAL >>


25/05/2012
UM EXEMPLO >>


12/05/2012
A UNIVERSIDADE... >>


03/05/2012
MASCOTE DA NASA >>


28/04/2012
A MELHOR FOTO DE NOTÍCIA URGENTE >>


21/04/2012
A ESTRELA >>


14/04/2012
OS CIENTISTAS... >>


05/04/2012
SEXTA-FEIRA SANTA >>


31/03/2012
A MOSTRA >>


24/03/2012
OS PLANETAS DE MARÇO >>


15/03/2012
BOB, O GATO >>


07/03/2012
UMA DAS MAIORES TORRES DO MUNDO >>


29/02/2012
SETE NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO >>


22/02/2012
YOUTUBE/MOVIES >>


18/02/2012
A MELHOR FOTO DO ANO >>


09/02/2012
VISUALIZATION CHALLENGE! >>


02/02/2012
PERSPECTIVAS FEMININAS >>


28/01/2012
CALENDÁRIO ROMANO 2012 >>


19/01/2012
FACULDADE PARA MOÇAS DA ÁFRICA DO SUL >>


13/01/2012
NEANDERTAL ERA TÃO ESPERTO QUANTO O HOMO SAPIENS >>


06/01/2012
BALLET DE SANTA TERESA >>


31/12/2011
MODA VERDE >>


22/12/2011
ÁRVORES DE NATAL... >>


18/12/2011
TIME: PERSON OF THE YEAR >>


11/12/2011
A "MANJEDOURA"... >>


03/12/2011
AS MOEDAS DA OLIMPÍADA 2012 >>


26/11/2011
NEW SEVEN WONDERS >>


19/11/2011
O GRANDE CRIADOR >>


13/11/2011
YÉTI >>


02/11/2011
A FOTO DO ANO! >>


29/10/2011
CAPELA SISTINA >>


22/10/2011
MAPA TOPOGRÁFICO >>


12/10/2011
DIA DA CRIANÇA >>


05/10/2011
INVENÇÕES ABSURDAS >>


28/09/2011
POR UM MUNDO MELHOR >>


21/09/2011
AS MULHERES DA LÍBIA... >>


14/09/2011
O MOINHO ILUMINADO >>


07/09/2011
OS MAIS LEGAIS DO MUNDO >>


01/09/2011
O PLANETA >>


25/08/2011
COW PARADE >>


18/08/2011
CHARLES DARWIN >>


11/08/2011
O MUSEU >>


04/08/2011
A MINIATURA >>


28/07/2011
ORQUESTRA QUEBRA TABU >>


21/07/2011
COGUMELOS ILUMINADOS >>


17/07/2011
MÚSICA EMBAIXO D'ÁGUA >>


10/07/2011
JOGOS MUNDIAIS MILITARES >>


01/07/2011
OBRAS DE ARTE >>


23/06/2011
O PROTESTO >>


16/06/2011
TABELA PERIÓDICA >>


08/06/2011
A ARCA DE NÓE >>


02/06/2011
A INTELIGÊNCIA É UM LIXO >>


26/05/2011
PLANKING >>


19/05/2011
DIPLOMA EM PÉ >>


12/05/2011
ALEGRIA COLETIVA >>


05/05/2011
WORLD WISH DAY >>


26/04/2011
CÉREBRO >>


22/04/2011
STUDIO X IN RIO >>


14/04/2011
YURI GAGÁRIN >>


08/04/2011
MARTE >>


31/03/2011
SUPER LUA >>


26/03/2011
A VISITA >>


17/03/2011
OS BILIONÁRIOS >>


10/03/2011
OSCAR ARARIPE >>


03/03/2011
ARTISTA DO ANO - HARVARD >>


27/02/2011
NÚCLEO DA TERRA >>


17/02/2011
EGITO >>


10/02/2011
"BRASIL DISSECADO" >>


03/02/2011
PARCERIA PARA PESQUISA >>


27/01/2011
FELIZ ANIVERSÁRIO, SAMPA >>


20/01/2011
O FIM DO BARULHO DO "MOTORZINHO" >>


13/01/2011
CALCULADORA ONLINE >>


07/01/2011
RIO 2016 >>


30/12/2010
FELIZ ANO ANO >>


21/12/2010
LUZES DO NATAL NO BRASIL >>


16/12/2010
PAPAI NOEL >>


09/12/2010
ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA >>


02/12/2010
10 DEZEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM >>


25/11/2010
O PRIMEIRO CARTÃO DE NATAL DO MUNDO... >>


20/11/2010
PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO 2010 >>


14/11/2010
O PARQUE TEMÁTICO >>


04/11/2010
PRÓTESE FLEXÍVEL >>


29/10/2010
PRÊMIO AO ARTISTA DE RUA >>


21/10/2010
JOINT CONFERENCE >>


14/10/2010
A PAZ >>


07/10/2010
PRÊMIO NOBEL >>


02/10/2010
LULA >>


25/09/2010
DIA MUNDIAL SEM CARRO >>


17/09/2010
DEMOCRACIA ELETRÔNICA NO BRASIL >>


09/09/2010
INDEPENDÊNCIA OU MORTE >>


01/09/2010
THE BRAZIL SERIES >>


26/08/2010
O TAMANHO DAS COISAS... >>


19/08/2010
PRÊMIO PARA QUEM SALVAR O MUNDO >>


12/08/2010
CRABZILLA >>


05/08/2010
CAMPEONATO MUNDIAL DE SAUNA >>


29/07/2010
MAPA FLORESTAL >>


22/07/2010
OVO OU GALINHA? >>


15/07/2010
BRAZIL >>


08/07/2010
O UNIVERSO >>


01/07/2010
AMERICAN DOLLAR >>


24/06/2010
COMISSÃO INTERNACIONAL DA BALEIA >>


17/06/2010
17 DE JUNHO >>


10/06/2010
THE BRAZILIAN VALENTINE'S DAY >>


03/06/2010
DIA MUNDIAL SEM TABACO >>


27/05/2010
CORPUS CHRISTI >>


23/05/2010
O ÚLTIMO BAILE >>


13/05/2010
BRASIL!!! >>


07/05/2010
O DIA DAS MÃES >>


29/04/2010
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA >>


24/04/2010
LIVROS... DIREITOS... AUTORES... >>


15/04/2010
CINQUENTONA >>


09/04/2010
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA >>


01/04/2010
A PÁSCOA >>


25/03/2010
DIA MUNDIAL DO TEATRO >>


19/03/2010
DIA MUNDIAL DA FLORESTA >>


11/03/2010
MULHERES PARA SEMPRE... >>


04/03/2010
MULHERES >>


25/02/2010
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 >>


18/02/2010
AS CAMPEÂS DO CARNAVAL... >>


13/02/2010
É CARNAVAL... NESSE DIA NINGUÉM CHORA... >>


04/02/2010
É CARNAVAL... >>


29/01/2010
27 DE JANEIRO DE 1926 - A PRIMEIRA TV >>


23/01/2010
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO >>


15/01/2010
ZILDA ARNS >>


24/12/2009
REVEILLON >>


17/12/2009
A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO >>


10/12/2009
ASSINATURAS PARA SALVAR O PLANETA >>


03/12/2009
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO >>


25/11/2009
FESTIVAL DE PRESÉPIOS >>


20/11/2009
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA >>


13/11/2009
O MELHOR ESTADISTA? >>


05/11/2009
9 DE NOVEMBRO - A QUEDA DO MURO - 20 ANOS >>


29/10/2009
HALLOWEEN DAY >>


22/10/2009
7ª BIENAL DO MERCOSUL >>


16/10/2009
A PRIMEIRA MULHER EM ECONOMIA >>


08/10/2009
NOSSA SENHORA APARECIDA >>


01/10/2009
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - 04 DE OUTUBRO >>


24/09/2009
SOCIALMENTE RESPONSÁVEL >>


17/09/2009
21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE >>


10/09/2009
NEW YORK - 12 DE SETEMBRO DE 1609 >>


03/09/2009
O DIA DO ADMINISTRADOR - 9 DE SETEMBRO >>


26/08/2009
30 ANOS DE ANISTIA >>


20/08/2009
22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE >>


13/08/2009
PAZ, AMOR E ROCK'N ROLL >>


06/08/2009
PAI, UMA INSTITUIÇÃO >>


29/07/2009
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO >>


24/07/2009
AMIGO E AMIZADE, DE MÃOS DADAS >>


14/07/2009
40 ANOS DE CONQUISTA DA LUA >>


09/07/2009
9 DE JULHO >>


03/07/2009
4 DE JULHO >>


25/06/2009
A LUTA CONTRA AS DROGAS >>


19/06/2009
ELEIÇÕES NO IRÃ >>


11/06/2009
14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE >>


04/06/2009
O DIA DOS NAMORADOS >>


28/05/2009
AS FESTAS JUNINAS >>


18/05/2009
O TELÉGRAFO >>


13/05/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO FM! >>


07/05/2009
LEIS E FAMÍLIAS >>


01/05/2009
DIA MUNDIAL DA DANÇA >>


22/04/2009
O ANIVERSÁRIO DA CAPITAL >>


15/04/2009
EARTH DAY 2009 - APRIL 22 >>


09/04/2009
HAPPY EASTER 2009 >>


01/04/2009
A SEMANA SANTA >>


25/03/2009
31 DE MARÇO - TORRE EIFFEL >>


19/03/2009
DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL >>


12/03/2009
15/03 - DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR >>


05/03/2009
50 ANOS DE BARBIE >>


25/02/2009
OSCAR MILIONÁRIO >>


19/02/2009
100% CARNAVAL >>


12/02/2009
É CARNAVAL!!! >>


06/02/2009
CARMEN MIRANDA >>


29/01/2009
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL >>


22/01/2009
A POSSE DE OBAMA - O PRIMEIRO >>


15/01/2009
MARINHEIRO POPEYE >>


04/01/2009
TRÊS REIS >>


02/01/2009
ANO NOVO, VELHOS PROTESTOS! >>


25/12/2008
ANO NOVO, VIDA NOVA... >>


18/12/2008
É NATAL! >>


11/12/2008
DIA DO PALHAÇO >>


04/12/2008
PARABÉNS, BH! >>


29/11/2008
THANKSGIVING >>


20/11/2008
DIA INTERNACIONAL DE NÃO COMPRAR NADA >>


13/11/2008
INTERNATIONAL STUDENT'S DAY >>


06/11/2008
OBAMA >>


30/10/2008
O DIA DO SACI >>


22/10/2008
O PAI DA AVIAÇÃO >>


16/10/2008
O DIA DO PROFESSOR >>


10/10/2008
O DIA DAS CRIANÇAS >>


01/10/2008
CRISE FINANCEIRA >>


25/09/2008
O TRÂNSITO >>


16/09/2008
DIA DA ÁRVORE >>


09/09/2008
O MENOR JORNAL >>


04/09/2008
186 DE INDEPENDÊNCIA >>


28/08/2008
TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO >>


21/08/2008
19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA >>


15/08/2008
ESTUDAR É PRECISO... >>


07/08/2008
DIA DOS PAIS >>


31/07/2008
CAPOEIRA - A ARTE MARCIAL BRASILEIRA >>


27/07/2008
ESCREVER É UMA ARTE >>


14/07/2008
AMIZADE LUNAR >>


06/07/2008
50 ANOS DE BOSSA NOVA >>


03/07/2008
MAIS UM RECORDE DO FM >>


26/06/2008
O CABOCLO >>


19/06/2008
FESTA JUNINA >>


12/06/2008
100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA >>


05/06/2008
O DIA DOS NAMORADOS >>


29/05/2008
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


23/05/2008
BARRIGA >>


15/05/2008
FACULDADE MENTAL 4 ANOS >>


10/05/2008
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 13 DE MAIO >>


02/05/2008
DIA DAS MÃES >>


21/04/2008
VAMOS AO TRABALHO... >>


16/04/2008
O DIA DO NOSSO PLANETA >>


10/04/2008
DIA DE TIRADENTES >>


03/04/2008
07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE >>


29/03/2008
O DIA DA MENTIRA >>


21/03/2008
FACULDADE MENTAL, A MARCA >>


15/03/2008
A PÁSCOA >>


08/03/2008
RELAÇÕES INTERNACIONAIS >>


01/03/2008
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2008
DESEJOS DE UM POVO >>


15/02/2008
VOLTA ÀS AULAS >>


07/02/2008
É BEIJA-FLOR! >>


30/01/2008
O CARNAVAL CHEGOU... >>


24/01/2008
CARNAVAL... >>


18/01/2008
O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO... E A BANDA MOLE TAMBÉM... >>


12/01/2008
LIBERTAÇÃO DE REFÉNS DA FARC >>


30/12/2007
RÉVEILLON >>


23/12/2007
FESTA PARA O ANO NOVO >>


16/12/2007
O NATAL >>


10/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO, ENVELHEÇO NA CIDADE... >>


03/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO BELO HORIZONTE - 110 ANOS >>


26/11/2007
E DEZEMBRO CHEGOU...12/12 É "NIVER" DE BEAGÁ... >>


19/11/2007
BH É POP...BEAGÁ É ROCK... >>


13/11/2007
NÃO VAMOS DAR BANDEIRA... >>


06/11/2007
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA >>


29/10/2007
COPA 2014 >>


25/10/2007
A GRANDEZA DA DEMOCRACIA... >>


18/10/2007
RACISMO, VÍRUS DA ARROGÂNCIA... >>


14/10/2007
AND THE OSCAR GOES TO: CRIANÇAS, PROFESSORES... >>


30/09/2007
5O ANOS DE ERA ESPACIAL... >>


24/09/2007
MOVIMENTO NACIONAL "ÉTICA JÁ" >>


16/09/2007
MANCHETES ESCANDALOSAS... >>


10/09/2007
PARABÉNS, ADMINISTRADOR!!! >>


07/09/2007
7 DE SETEMBRO >>


27/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


24/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


15/08/2007
MOMENTOS HISTÓRICOS >>


12/08/2007
PIA PARA PÉS EM UNIVERSIDADE DOS USA >>


03/08/2007
DIA DOS PAIS >>


29/07/2007
FACULDADE MENTAL SEMPRE PRESENTE, INCLUSIVE NO PAN DO RIO - OLODUM BRASILLLLLLLLL >>


12/07/2007
ABERTURA DO PAN E O DIA DO CALOURO... >>


03/07/2007
ACONTECEU! VIROU MANCHETE NO FM! >>


29/06/2007
A CACHAÇA MINEIRA É A MELHOR DO BRASIL >>


18/06/2007
NOVOS PAINÉIS NOS AEROPORTOS BRASILEIROS >>


11/06/2007
1º ARRAÍA DA UNIDADE BARREIRO...D.A.G. TOTAL >>


04/06/2007
05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


28/05/2007
2000 >>


21/05/2007
O FRIO >>


14/05/2007
MARKÃO, FACULDADE MENTAL E KIWI >>


07/05/2007
PAPA E O SANTO BRASILEIRO >>


01/05/2007
A PROMOÇÃO """EU VOU""" NO MOTEL FOREST HILLS CONTINUA QUENTE! JÁ MANDOU SUA MENSAGEM? >>


30/04/2007
MAIS DE 1.800 ACESSOS... >>


17/04/2007
O BAILE! >>


08/04/2007
A MISS É MINEIRA!!! O BAILE VAI SER DE GALA!!! >>


29/03/2007
HAJA MANCHETE... >>


21/03/2007
FEIJOADA, KALOURADA, BAILE... >>


13/03/2007
1° FEIJOADA "AMIGOS DO FACULDADE MENTAL" >>


06/03/2007
HOMENAGENS MERECIDAS! >>


26/02/2007
PARABÉNS GIOVANNA! PARABÉNS MULHERES! 08/03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2007
CARNAVAL BRASIL 2007 >>


10/02/2007
PARABÉNS FACULDE! >>


14/12/2006
DESEJOS DE FELIZ NATAL E ANO NOVO - 8 IDIOMAS DIFERENTES >>


06/12/2006
ANIVERSÁRIO TRIPLO! PARABÉNS + PARABÉNS + PARABÉNS. >>


25/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES MANCHETES DA SEMANA >>


14/11/2006
EVOLUÇÃO CONTÍNUA! >>


08/11/2006
AI AI AI TÁ CHEGANDO A HORA! >>


31/10/2006
VAMOS APLAUDIR! >>


23/10/2006
TÁ CHEGANDO A HORA... >>


18/10/2006
VOAR...VOAR...VOAR... >>


10/10/2006
SEMPRE EM FRENTE! >>


01/10/2006
VESTIBULAR FNH E NIVER DO ALFREDÃO >>


26/09/2006
EMPRESA JUNIOR >>


23/09/2006
HAJA MANCHETES! >>


14/09/2006
"NIVER DO CARA...QUER DIZER DO ZEZINHO - 13/09/06" >>


09/09/2006
LULA DIZ TER 'DUPLA PERSONALIDADE' EM ELEIÇÃO >>


30/08/2006
TÁ TODO MUNDO "PLUTÃO"! >>


26/08/2006
OB CHEIROSO >>


20/08/2006
Na volta as aulas o FM novamente estava “Sempre Presente” >>


27/06/2006
CAMISETAS DO FM >>


17/06/2006
VAMOS ESCREVER GALERA! >>


05/06/2006
Só para não ficar dúvidas >>


28/05/2006
BLITZ 98 FM NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO "FACULDADE MENTAL" >>


20/05/2006
OS PROBLEMAS DO BRASIL? >>


17/05/2006
"NOITE DE AUTÓGRAFO" >>


07/05/2006
MAMÃE! MAMÃE! MAMÃE! >>


30/04/2006
SANDÁLIAS DA HUMILDADE! >>


28/04/2006
MUSA KIWI 2006 >>


27/04/2006
BAILE DA FNH 2006 >>


06/04/2006
Manchetes da semana >>


06/04/2006
OLHA O BAILE AÍ GENTE!!!! >>


20/04/2006
VAMOS PARTICIPAR GENTE!!! >>