Faculdade Mental
MANCHETES DA SEMANA - 14/10/2010
  

A PAZ

LIU XIAOBO


English:
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/2010/press.html
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/2010/xiaobo-photo.html
http://www.guardian.co.uk/world/2010/oct/08/nobel-peace-prize-liu-xiaobo
A pressão do Nobel
Não há prova mais eloquente do acerto da escolha do Comitê do Nobel para o laureado com seu prêmio da Paz deste ano do que o fato de o agraciado ainda não saber que recebeu a honraria.
O chinês Liu Xiaobo está preso por ter organizado, há dois anos, um manifesto em que intelectuais e ativistas reivindicavam reformas políticas abrangentes no país. Não tem nenhum contato com o mundo exterior, à exceção das visitas mensais de sua mulher.
Foi condenado a 11 anos de prisão pelo crime de promover campanhas em prol de liberdades políticas no país, onde vigora uma ditadura de partido único que não tolera oposição e reprime a liberdade de expressão. A Dui Hua Foundation, organização não governamental baseada nos EUA, estima em quase 22 mil o número atual de presos políticos na China.
O país, porém, tem se valido de sua crescente relevância econômica para amenizar as pressões internacionais pela abertura política. Com a economia norte-americana presa numa relação de interdependência com a chinesa, o anterior ganhador do Nobel da Paz, o presidente Barack Obama, conduz uma diplomacia pragmática em relação ao país asiático, na qual não cabem restrições a violações dos direitos humanos.
Sua secretária de Estado, Hillary Clinton, chegou a afirmar que "nossa pressão nessas questões [relativas aos direitos humanos] não pode interferir na crise financeira global, na mudança climática e nas crises de segurança" -considerados os assuntos prioritários no diálogo EUA-China.
Após o prêmio a Liu, Obama sinalizou uma mudança de tom, ao dizer que a abertura política na China não caminha na mesma velocidade que a econômica. Outros países reforçaram os apelos para que o país liberte Liu. O governo chinês respondeu classificando a escolha como uma "blasfêmia".
Talvez a decisão sirva para lembrar ao mundo que em alguns casos pode-se ir além do pragmatismo comercial. Pelo menos em círculos não governamentais, o prêmio contribuirá para aumentar as pressões internacionais pela abertura democrática na China.
Editoriais - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.
Mais detalhes:
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/2010/press.html
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/2010/xiaobo-photo.html
http://www.guardian.co.uk/world/2010/oct/08/nobel-peace-prize-liu-xiaobo
A lista de todos:
http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/index.html


NOBEL DA PAZ CAUSA REAÇÃO DA CHINA
País protesta contra o prêmio concedido a Liu Xiaobo, ativista pró-democracia condenado a 11 anos de prisão. Para comitê norueguês, premiado "se tornou o principal símbolo da ampla luta por direitos humanos na China".
O ativista chinês pró-democracia Liu Xiaobo, 54, sobrevivente do massacre da praça da Paz Celestial e condenado recentemente a 11 anos de prisão, foi nomeado ontem Prêmio Nobel da Paz. Pequim rebateu: criticou duramente a escolha, censurou a notícia no país e ameaçou a Noruega com retaliações.
Liu Xiaobo (pronuncia-se "Xiaobô") recebeu o prêmio por "sua luta longa e não violenta em favor dos direitos humanos fundamentais na China", afirmou o Comitê Nobel Norueguês, indicado pelo Parlamento desse país.
Para o comitê, os recentes avanços econômicos transformaram a China na segunda economia mundial e "tiraram milhares de pessoas da pobreza", mas esse novo status do país "deve incluir maior responsabilidade".
Professor de literatura, Liu foi preso em dezembro de 2008, dias antes da divulgação da Carta 08, assinada por 303 ativistas que defendiam reformas democráticas, incluindo o fim do monopólio do Partido Comunista.
Em dezembro do ano passado, foi condenado a 11 anos de prisão por "atuar para subverter o governo", a pena mais alta aplicada a um dissidente nos últimos anos.
O comitê afirmou que, ao receber punição tão severa, "Liu se tornou o principal símbolo da ampla luta por direitos humanos na China".
Não é a primeira vez que o Nobel da Paz vai para um opositor do regime comunista chinês. Em 1989, ano do massacre da praça da Paz Celestial, o nomeado foi o líder tibetano no exílio, dalai-lama, que ontem exortou Pequim a soltar o dissidente.
Liu é o terceiro Nobel da Paz nomeado enquanto cumpre pena dada por seu próprio governo. Foi precedido da líder oposicionista de Mianmar Aung San Suu Kyi (1991) e pelo ativista alemão Carl von Ossietzky (1935).
Preso a cerca de 500 km de Pequim, ele deve ser informado da premiação hoje, numa visita da mulher. Liu tem direito a R$ 2,5 milhões, a um diploma e a uma medalha.
Como esperado, o governo chinês reagiu com dureza ao anúncio. "Conceder o Nobel da Paz maculou o prêmio e pode afetar os laços entre China e Noruega", disse o porta-voz da Chancelaria chinesa Ma Zhaoxu, em nota.
Ma afirmou que o Nobel da Paz deveria ser concedido a pessoas que "contribuem para a harmonia nacional, para a amizade entre países, para o avanço do desarmamento e para a convocação de conferências de paz", repetindo as diretrizes de Alfred Nobel.
Logo após a anúncio do prêmio, o embaixador da Noruega em Pequim foi convocado pela Chancelaria chinesa para dar explicações.
Em junho, quando o ativista chinês já despontava como favorito ao prêmio, a vice-chanceler chinesa Fu Jing pediu um encontro com o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, para lhe advertir de que a nomeação seria considerada "uma ação hostil".
Agraciado com o Nobel da Paz em 2009, o presidente norte-americano, Barack Obama, em nota, elogiou a nomeação de Liu Xiaobo e exortou Pequim a libertá-lo "o mais rápido possível".
Como o comitê do Nobel, Obama elogiou o progresso socioeconômico chinês, mas disse que "não ocorreram as reformas políticas".
Fabiano Maisonnave - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.


A NOTÍCIA
O dissidente chinês Liu Xiaobo não soube de imediato a notícia de que havia recebido o Nobel da Paz de 2010.
Ele está incomunicável na prisão de Jinzhou, onde cumpre pena por sua participação na Carta 08, manifesto de intelectuais pela democracia na China.
Segundo seus advogados, Liu precisou aguardar a visita da sua mulher, ocorrida em 09 de outubro.
O Nobel consagrou Liu como o mais proeminente dissidente chinês. Mas ele incomoda Pequim desde 1989, ao aderir ao movimento pró-democracia.
Nascido em 28 de dezembro de 1955, na cidade de Changchun, Liu se formou crítico literário e professor universitário.
Em 1986, alcançou fama na área com uma análise pungente da literatura moderna chinesa. Foi atuar como professor convidado na Noruega e nos EUA entre 1988 e 1989.
Já em Pequim, Liu se uniu aos estudantes que protestavam pela democracia. Após o massacre da praça da Paz Celestial, ficou preso por 21 meses.
Liu ajudou a escrever a Carta 08, um manifesto de 303 intelectuais e dissidentes pela liberdade de expressão, de religião e a abertura democrática.
Em 2009, após um julgamento sem direito de resposta, foi sentenciado a 11 anos de prisão por subversão do poder. A Carta 08 foi citada como prova.
Liu tenta escapar da censura pela internet, onde publica seus artigos.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.


FRASES
"Conceder-lhe o prêmio supõe o reconhecimento sobre as crescentes vozes do povo chinês que querem empurrar a China para reformas"
DALAI-LAMA
líder espiritual tibetano e Nobel da Paz


"Não só é uma honra pessoal para Liu, como também carrega um significado para o avanço dos direitos humanos na China"
MA YING-JEOU
presidente de Taiwan


"A França reitera sua preocupação com Liu e renova o pedido pela sua libertação"
BERNARD KOUCHNER
chanceler da França


"Respeitar os direitos humanos e a liberdade religiosa é o único modo de salvar a China da catástrofe que já pode ser observada"
VATICANO
agência oficial


"Este prêmio só fará diferença se levar à pressão internacional pela libertação de Liu"
ANISTIA INTERNACIONAL


"É uma forte mensagem de apoio a todos aqueles que estão lutando pela liberdade"
GUIDO WESTERWELLE
ministro das Relações Exteriores da Alemanha
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.


PARA ESCONDER PRÊMIO, CHINA BLOQUIA MÍDIAS
O governo chinês montou uma operação para tentar bloquear a notícia de que um preso político do país havia sido o vencedor do prêmio mais prestigiado do mundo.
Logo após o anúncio, os sites Baidu, o mais popular da China, e Google não aceitavam a busca com o nome de Liu Xiaobo, "Prêmio Nobel" ou "Prêmio da Paz".
Aparecia mensagem dizendo que a pesquisa contrariava "a lei e o regulamento". Em sites de notícias, só havia declarações da Chancelaria chinesa.
Segundo relatos, até telefones celulares foram impedidos de enviar mensagens de texto com o nome do dissidente.
No Twitter, que é bloqueado na China mas pode ser usado via VPN (rede privada virtual de internet) do exterior, surgiram relatos de que internautas teriam sido presos em Pequim e Xangai após elogiarem o Nobel.
Na CNN e na BBC, acessíveis por serviços de cabo disponíveis principalmente em condomínios de luxo, o sinal era cortado durante reportagens sobre a nomeação.
(FM) - Colaborou JAY HELSING, de Pequim. Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.


UM SILÊNCIO COVARDE
Que ensurdecedor -e triste- silêncio do governo brasileiro em relação à concessão do Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo.
Nem precisava manifestar "grande alegria", tal como o fez, no ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para se referir a idêntico prêmio para seu colega Barack Obama.
O Itamaraty alega que chefe de Estado premiado é uma coisa, dissidente é outra. É claro que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, mas parece-me muito mais digno manifestar alegria pela premiação de quem luta pelos direitos humanos do que pela do presidente de um país que estava -e continua- envolvido em duas guerras.
Para tornar ainda mais moral e eticamente inaceitável o silêncio, há o fato de que, na mensagem a Obama, Lula mencionara Martin Luther King e "sua luta pelos direitos civis". Ora, Liu também luta pelos direitos civis. Não merece idêntico respeito?
Convém lembrar também que o governo estaria obrigado até constitucionalmente a manifestar-se, posto que o artigo 4 da Constituição cita a "prevalência dos direitos humanos" entre os princípios a serem utilizados pelo Brasil em suas relações internacionais.
De que tem medo o governo Lula quando se trata de violações aos direitos humanos que envolvem ditaduras?
Os Estados Unidos mantêm com os chineses relações intensas, obtiveram deles até a aprovação das sanções ao Irã, gesto a que o Brasil se recusou.
Ainda assim, na mensagem que emitiu a propósito do Nobel para Liu, Obama ousou pedir ao governo chinês que "solte o sr. Liu o mais depressa possível".
Já o Brasil pediu ao Irã que libertasse a francesa Clotilde Reiss e, mais recentemente, uma americana, até por pedido do Departamento de Estado. Nem por isso, o Irã rompeu relações com o Brasil. Que custo teria já nem digo pedir a libertação de Liu mas, ao menos, soltar uma nota parabenizando-o?
Depois, as autoridades brasileiras resmungam quando o país é criticado por seu silêncio na questão de direitos humanos ou, pior ainda, por dar, mais de uma vez, a impressão de que apoia a repressão aos dissidentes no Irã ou em Cuba.
Crítica, de resto, feita até por acadêmicos que, no conjunto da obra, aplaudem a atuação da diplomacia brasileira.
Direitos humanos, convém repetir até a morte, não é uma questão interna de cada país. É universal.
Como pode um governo que paga indenizações a vítimas de uma ditadura - como, de resto, é justo que o faça- silenciar ante vítimas de outras ditaduras?
Apenas em nome dos negócios com a China? Não é eticamente aceitável, mas, ainda que o fosse, convém anotar cálculos de Kevin P. Gallagher, professor associado de Relações Internacionais da Boston University: para ele, 30% das exportações brasileiras de manufaturados estão sob ameaça direta da produção chinesa, pelo avanço desta nos mercados da América Latina e do Caribe, e mais 54% sob ameaça indireta, que é quando a fatia de mercado da produção latino-americana aumenta a um ritmo inferior ao da China.
Clóvis Rossi - Fonte: Folha de S.Paulo - 09/10/10.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
manchetes

03/11/2017
O ACHADO! >>


09/04/2017
FELIZ PÁSCOA! >>


18/02/2017
SOCIEDADE CRIMINOSA... >>


30/12/2016
AS PALAVRAS TÊM PODER... >>


23/10/2016
WRITING EVOLUTION >>


11/09/2016
A CARTOMANTE... >>


02/07/2016
EXISTENCIALISMO... >>


30/04/2016
FOCO NO PROBLEMA??? >>


16/03/2016
MÃE NATUREZA... >>


29/01/2016
O MUNDO DE HOJE >>


19/12/2015
MATEMÁTICALEGO... >>


08/12/2015
O MUNDO DAS SELFIES >>


24/10/2015
HALLOWEEN!!! >>


06/09/2015
MR. BEAN 25 ANOS... >>


12/07/2015
EXOPLANETAS >>


16/05/2015
HOW-OLD... >>


16/04/2015
O PREÇO DE UM ENCONTRO >>


30/03/2015
SEMANA SANTA >>


07/03/2015
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2015
CRUDO ECUADOR >>


18/01/2015
SÃO PAULO 461 >>


11/12/2014
ÁRVORE DE NATAL NO RIO >>


13/11/2014
CHEFES SÃO VICIADOS EM REDES SOCIAIS >>


14/10/2014
ENQUANTO ISSO NA CHINA... >>


17/09/2014
O SENHOR PROPINA... (MR. KICKBACK) >>


31/08/2014
A PARÁBOLA >>


16/08/2014
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA >>


27/07/2014
DESIGNERS... >>


13/07/2014
A COMPARAÇÃO >>


09/06/2014
CARA FEIA É MAIS LEMBRADA >>


29/05/2014
UNIVERSIDADES... >>


08/05/2014
“SELFIE” DE RADIOLOGISTA... >>


23/04/2014
WORLD BEER CUP >>


12/04/2014
TATU-BOLA >>


21/03/2014
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


08/03/2014
PARABÉNS, MULHERES!!! >>


23/02/2014
CARNAVAL... >>


07/02/2014
A PIOR SENHA... >>


24/01/2014
AS PRISÕES NO BRASIL >>


16/01/2014
RECICLAGEM NO BANHO... >>


24/12/2013
BRASIL 2014 >>


15/12/2013
FRANCISCO >>


06/12/2013
NELSON MANDELA >>


24/11/2013
PAPAI NOEL... >>


18/11/2013
20 DE NOVEMBRO >>


03/11/2013
PROJETOS BRASILEIROS >>


26/10/2013
NEGÓCIOS... >>


19/10/2013
BEER SOMMELIER >>


12/10/2013
15 DE OUTUBRO – PROFESSOR >>


05/10/2013
A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO >>


25/09/2013
SEMANA NACIONAL... >>


13/09/2013
VIVA O ROCK!!! >>


08/09/2013
ADMINISTRADOR! >>


31/08/2013
COBERTURA VEGETAL >>


24/08/2013
CERVEJA SEM RESSACA??? >>


17/08/2013
COMÉDIA “CEARENCÊS”... >>


10/08/2013
CHUVA DE METEOROS >>


29/07/2013
29 DE JULHO >>


20/07/2013
MANDELA DAY >>


13/07/2013
HOMEM DO ANO >>


06/07/2013
OS MELHORES RESTAURANTES E BARES DE SÃO PAULO >>


27/06/2013
ATLAS DO CÉREBRO EM 3D >>


20/06/2013
IMAGEM DA SEMANA >>


13/06/2013
WORLD DAY AGAINST CHILD LABOUR >>


06/06/2013
RANKING DE UNIVERSIDADES >>


30/05/2013
WORLD NO TOBACCO DAY 2013 >>


15/05/2013
LIBERDADE >>


05/05/2013
TEATRO NO BRASIL >>


29/04/2013
LULA LÁ... >>


21/04/2013
JOAQUIM BARBOSA >>


12/04/2013
ISSO AQUI OH OH... >>


06/04/2013
O PROTESTO >>


29/03/2013
SEMANA SANTA >>


22/03/2013
PRÊMIO PRITZKER 2013 >>


14/03/2013
PRÊMIO LAUREUS 2013 >>


07/03/2013
8 DE MARÇO >>


28/02/2013
CANETA 3D >>


22/02/2013
A FOTO DO ANO >>


14/02/2013
CARNAVAL É PRA PULAR... >>


07/02/2013
CARNAVAL 2013 >>


31/01/2013
PRÉ-CARNAVAL >>


24/01/2013
VIVA SÃO PAULO! >>


19/01/2013
O DESPERDÍCIO >>


13/01/2013
O SOL >>


04/01/2013
MANCHETE DAS FÉRIAS DE VERÃO >>


27/12/2012
FELIZ ANO-NOVO >>


20/12/2012
É NATAL!!! >>


13/12/2012
BH 115 ANOS >>


06/12/2012
ONDE NASCER EM 2013 >>


30/11/2012
JOAQUIM BARBOSA >>


23/11/2012
PLANETA “ERRANTE” >>


15/11/2012
"JUST A PERFECT DAY: DEVELOPING A HAPPINESS OPTIMIZED DAY SCHEDULE" >>


08/11/2012
CITY PROSPERITY INDEX >>


02/11/2012
DIVERSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES >>


25/10/2012
BONDINHO CENTENÁRIO >>


18/10/2012
HISTÓRIA VIVA >>


11/10/2012
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO >>


03/10/2012
OUTUBRO ROSA >>


26/09/2012
IG NOBEL >>


20/09/2012
FOTO DA SEMANA – AVES “FURAM” O MAR >>


12/09/2012
COMPETITIVIDADE >>


05/09/2012
O DIA DA AMAZÔNIA >>


30/08/2012
ARTE NO SURFE >>


24/08/2012
JOGOS PARALÍMPICOS >>


15/08/2012
IMAGENS DE MARTE >>


09/08/2012
10 DE AGOSTO - O CENTENÁRIO >>


05/08/2012
AS 5 MELHORES IMAGENS >>


30/07/2012
AS OLIMPÍADAS >>


21/07/2012
SIMPLESMENTE GUGA >>


12/07/2012
A “OLA” PERFEITA >>


05/07/2012
UGGIE – A PATADA >>


28/06/2012
PRESERVAÇÃO DE LÍNGUAS >>


21/06/2012
IMAGEM DA SEMANA >>


16/06/2012
SELOS DO BRASIL >>


09/06/2012
UM PONTINHO NO SOL >>


02/06/2012
FENÔMENO ORBITAL >>


25/05/2012
UM EXEMPLO >>


12/05/2012
A UNIVERSIDADE... >>


03/05/2012
MASCOTE DA NASA >>


28/04/2012
A MELHOR FOTO DE NOTÍCIA URGENTE >>


21/04/2012
A ESTRELA >>


14/04/2012
OS CIENTISTAS... >>


05/04/2012
SEXTA-FEIRA SANTA >>


31/03/2012
A MOSTRA >>


24/03/2012
OS PLANETAS DE MARÇO >>


15/03/2012
BOB, O GATO >>


07/03/2012
UMA DAS MAIORES TORRES DO MUNDO >>


29/02/2012
SETE NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO >>


22/02/2012
YOUTUBE/MOVIES >>


18/02/2012
A MELHOR FOTO DO ANO >>


09/02/2012
VISUALIZATION CHALLENGE! >>


02/02/2012
PERSPECTIVAS FEMININAS >>


28/01/2012
CALENDÁRIO ROMANO 2012 >>


19/01/2012
FACULDADE PARA MOÇAS DA ÁFRICA DO SUL >>


13/01/2012
NEANDERTAL ERA TÃO ESPERTO QUANTO O HOMO SAPIENS >>


06/01/2012
BALLET DE SANTA TERESA >>


31/12/2011
MODA VERDE >>


22/12/2011
ÁRVORES DE NATAL... >>


18/12/2011
TIME: PERSON OF THE YEAR >>


11/12/2011
A "MANJEDOURA"... >>


03/12/2011
AS MOEDAS DA OLIMPÍADA 2012 >>


26/11/2011
NEW SEVEN WONDERS >>


19/11/2011
O GRANDE CRIADOR >>


13/11/2011
YÉTI >>


02/11/2011
A FOTO DO ANO! >>


29/10/2011
CAPELA SISTINA >>


22/10/2011
MAPA TOPOGRÁFICO >>


12/10/2011
DIA DA CRIANÇA >>


05/10/2011
INVENÇÕES ABSURDAS >>


28/09/2011
POR UM MUNDO MELHOR >>


21/09/2011
AS MULHERES DA LÍBIA... >>


14/09/2011
O MOINHO ILUMINADO >>


07/09/2011
OS MAIS LEGAIS DO MUNDO >>


01/09/2011
O PLANETA >>


25/08/2011
COW PARADE >>


18/08/2011
CHARLES DARWIN >>


11/08/2011
O MUSEU >>


04/08/2011
A MINIATURA >>


28/07/2011
ORQUESTRA QUEBRA TABU >>


21/07/2011
COGUMELOS ILUMINADOS >>


17/07/2011
MÚSICA EMBAIXO D'ÁGUA >>


10/07/2011
JOGOS MUNDIAIS MILITARES >>


01/07/2011
OBRAS DE ARTE >>


23/06/2011
O PROTESTO >>


16/06/2011
TABELA PERIÓDICA >>


08/06/2011
A ARCA DE NÓE >>


02/06/2011
A INTELIGÊNCIA É UM LIXO >>


26/05/2011
PLANKING >>


19/05/2011
DIPLOMA EM PÉ >>


12/05/2011
ALEGRIA COLETIVA >>


05/05/2011
WORLD WISH DAY >>


26/04/2011
CÉREBRO >>


22/04/2011
STUDIO X IN RIO >>


14/04/2011
YURI GAGÁRIN >>


08/04/2011
MARTE >>


31/03/2011
SUPER LUA >>


26/03/2011
A VISITA >>


17/03/2011
OS BILIONÁRIOS >>


10/03/2011
OSCAR ARARIPE >>


03/03/2011
ARTISTA DO ANO - HARVARD >>


27/02/2011
NÚCLEO DA TERRA >>


17/02/2011
EGITO >>


10/02/2011
"BRASIL DISSECADO" >>


03/02/2011
PARCERIA PARA PESQUISA >>


27/01/2011
FELIZ ANIVERSÁRIO, SAMPA >>


20/01/2011
O FIM DO BARULHO DO "MOTORZINHO" >>


13/01/2011
CALCULADORA ONLINE >>


07/01/2011
RIO 2016 >>


30/12/2010
FELIZ ANO ANO >>


21/12/2010
LUZES DO NATAL NO BRASIL >>


16/12/2010
PAPAI NOEL >>


09/12/2010
ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA >>


02/12/2010
10 DEZEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM >>


25/11/2010
O PRIMEIRO CARTÃO DE NATAL DO MUNDO... >>


20/11/2010
PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO 2010 >>


14/11/2010
O PARQUE TEMÁTICO >>


04/11/2010
PRÓTESE FLEXÍVEL >>


29/10/2010
PRÊMIO AO ARTISTA DE RUA >>


21/10/2010
JOINT CONFERENCE >>


14/10/2010
A PAZ >>


07/10/2010
PRÊMIO NOBEL >>


02/10/2010
LULA >>


25/09/2010
DIA MUNDIAL SEM CARRO >>


17/09/2010
DEMOCRACIA ELETRÔNICA NO BRASIL >>


09/09/2010
INDEPENDÊNCIA OU MORTE >>


01/09/2010
THE BRAZIL SERIES >>


26/08/2010
O TAMANHO DAS COISAS... >>


19/08/2010
PRÊMIO PARA QUEM SALVAR O MUNDO >>


12/08/2010
CRABZILLA >>


05/08/2010
CAMPEONATO MUNDIAL DE SAUNA >>


29/07/2010
MAPA FLORESTAL >>


22/07/2010
OVO OU GALINHA? >>


15/07/2010
BRAZIL >>


08/07/2010
O UNIVERSO >>


01/07/2010
AMERICAN DOLLAR >>


24/06/2010
COMISSÃO INTERNACIONAL DA BALEIA >>


17/06/2010
17 DE JUNHO >>


10/06/2010
THE BRAZILIAN VALENTINE'S DAY >>


03/06/2010
DIA MUNDIAL SEM TABACO >>


27/05/2010
CORPUS CHRISTI >>


23/05/2010
O ÚLTIMO BAILE >>


13/05/2010
BRASIL!!! >>


07/05/2010
O DIA DAS MÃES >>


29/04/2010
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA >>


24/04/2010
LIVROS... DIREITOS... AUTORES... >>


15/04/2010
CINQUENTONA >>


09/04/2010
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA >>


01/04/2010
A PÁSCOA >>


25/03/2010
DIA MUNDIAL DO TEATRO >>


19/03/2010
DIA MUNDIAL DA FLORESTA >>


11/03/2010
MULHERES PARA SEMPRE... >>


04/03/2010
MULHERES >>


25/02/2010
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 >>


18/02/2010
AS CAMPEÂS DO CARNAVAL... >>


13/02/2010
É CARNAVAL... NESSE DIA NINGUÉM CHORA... >>


04/02/2010
É CARNAVAL... >>


29/01/2010
27 DE JANEIRO DE 1926 - A PRIMEIRA TV >>


23/01/2010
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO >>


15/01/2010
ZILDA ARNS >>


24/12/2009
REVEILLON >>


17/12/2009
A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO >>


10/12/2009
ASSINATURAS PARA SALVAR O PLANETA >>


03/12/2009
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO >>


25/11/2009
FESTIVAL DE PRESÉPIOS >>


20/11/2009
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA >>


13/11/2009
O MELHOR ESTADISTA? >>


05/11/2009
9 DE NOVEMBRO - A QUEDA DO MURO - 20 ANOS >>


29/10/2009
HALLOWEEN DAY >>


22/10/2009
7ª BIENAL DO MERCOSUL >>


16/10/2009
A PRIMEIRA MULHER EM ECONOMIA >>


08/10/2009
NOSSA SENHORA APARECIDA >>


01/10/2009
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - 04 DE OUTUBRO >>


24/09/2009
SOCIALMENTE RESPONSÁVEL >>


17/09/2009
21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE >>


10/09/2009
NEW YORK - 12 DE SETEMBRO DE 1609 >>


03/09/2009
O DIA DO ADMINISTRADOR - 9 DE SETEMBRO >>


26/08/2009
30 ANOS DE ANISTIA >>


20/08/2009
22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE >>


13/08/2009
PAZ, AMOR E ROCK'N ROLL >>


06/08/2009
PAI, UMA INSTITUIÇÃO >>


29/07/2009
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO >>


24/07/2009
AMIGO E AMIZADE, DE MÃOS DADAS >>


14/07/2009
40 ANOS DE CONQUISTA DA LUA >>


09/07/2009
9 DE JULHO >>


03/07/2009
4 DE JULHO >>


25/06/2009
A LUTA CONTRA AS DROGAS >>


19/06/2009
ELEIÇÕES NO IRÃ >>


11/06/2009
14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE >>


04/06/2009
O DIA DOS NAMORADOS >>


28/05/2009
AS FESTAS JUNINAS >>


18/05/2009
O TELÉGRAFO >>


13/05/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO FM! >>


07/05/2009
LEIS E FAMÍLIAS >>


01/05/2009
DIA MUNDIAL DA DANÇA >>


22/04/2009
O ANIVERSÁRIO DA CAPITAL >>


15/04/2009
EARTH DAY 2009 - APRIL 22 >>


09/04/2009
HAPPY EASTER 2009 >>


01/04/2009
A SEMANA SANTA >>


25/03/2009
31 DE MARÇO - TORRE EIFFEL >>


19/03/2009
DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL >>


12/03/2009
15/03 - DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR >>


05/03/2009
50 ANOS DE BARBIE >>


25/02/2009
OSCAR MILIONÁRIO >>


19/02/2009
100% CARNAVAL >>


12/02/2009
É CARNAVAL!!! >>


06/02/2009
CARMEN MIRANDA >>


29/01/2009
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL >>


22/01/2009
A POSSE DE OBAMA - O PRIMEIRO >>


15/01/2009
MARINHEIRO POPEYE >>


04/01/2009
TRÊS REIS >>


02/01/2009
ANO NOVO, VELHOS PROTESTOS! >>


25/12/2008
ANO NOVO, VIDA NOVA... >>


18/12/2008
É NATAL! >>


11/12/2008
DIA DO PALHAÇO >>


04/12/2008
PARABÉNS, BH! >>


29/11/2008
THANKSGIVING >>


20/11/2008
DIA INTERNACIONAL DE NÃO COMPRAR NADA >>


13/11/2008
INTERNATIONAL STUDENT'S DAY >>


06/11/2008
OBAMA >>


30/10/2008
O DIA DO SACI >>


22/10/2008
O PAI DA AVIAÇÃO >>


16/10/2008
O DIA DO PROFESSOR >>


10/10/2008
O DIA DAS CRIANÇAS >>


01/10/2008
CRISE FINANCEIRA >>


25/09/2008
O TRÂNSITO >>


16/09/2008
DIA DA ÁRVORE >>


09/09/2008
O MENOR JORNAL >>


04/09/2008
186 DE INDEPENDÊNCIA >>


28/08/2008
TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO >>


21/08/2008
19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA >>


15/08/2008
ESTUDAR É PRECISO... >>


07/08/2008
DIA DOS PAIS >>


31/07/2008
CAPOEIRA - A ARTE MARCIAL BRASILEIRA >>


27/07/2008
ESCREVER É UMA ARTE >>


14/07/2008
AMIZADE LUNAR >>


06/07/2008
50 ANOS DE BOSSA NOVA >>


03/07/2008
MAIS UM RECORDE DO FM >>


26/06/2008
O CABOCLO >>


19/06/2008
FESTA JUNINA >>


12/06/2008
100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA >>


05/06/2008
O DIA DOS NAMORADOS >>


29/05/2008
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


23/05/2008
BARRIGA >>


15/05/2008
FACULDADE MENTAL 4 ANOS >>


10/05/2008
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 13 DE MAIO >>


02/05/2008
DIA DAS MÃES >>


21/04/2008
VAMOS AO TRABALHO... >>


16/04/2008
O DIA DO NOSSO PLANETA >>


10/04/2008
DIA DE TIRADENTES >>


03/04/2008
07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE >>


29/03/2008
O DIA DA MENTIRA >>


21/03/2008
FACULDADE MENTAL, A MARCA >>


15/03/2008
A PÁSCOA >>


08/03/2008
RELAÇÕES INTERNACIONAIS >>


01/03/2008
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2008
DESEJOS DE UM POVO >>


15/02/2008
VOLTA ÀS AULAS >>


07/02/2008
É BEIJA-FLOR! >>


30/01/2008
O CARNAVAL CHEGOU... >>


24/01/2008
CARNAVAL... >>


18/01/2008
O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO... E A BANDA MOLE TAMBÉM... >>


12/01/2008
LIBERTAÇÃO DE REFÉNS DA FARC >>


30/12/2007
RÉVEILLON >>


23/12/2007
FESTA PARA O ANO NOVO >>


16/12/2007
O NATAL >>


10/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO, ENVELHEÇO NA CIDADE... >>


03/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO BELO HORIZONTE - 110 ANOS >>


26/11/2007
E DEZEMBRO CHEGOU...12/12 É "NIVER" DE BEAGÁ... >>


19/11/2007
BH É POP...BEAGÁ É ROCK... >>


13/11/2007
NÃO VAMOS DAR BANDEIRA... >>


06/11/2007
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA >>


29/10/2007
COPA 2014 >>


25/10/2007
A GRANDEZA DA DEMOCRACIA... >>


18/10/2007
RACISMO, VÍRUS DA ARROGÂNCIA... >>


14/10/2007
AND THE OSCAR GOES TO: CRIANÇAS, PROFESSORES... >>


30/09/2007
5O ANOS DE ERA ESPACIAL... >>


24/09/2007
MOVIMENTO NACIONAL "ÉTICA JÁ" >>


16/09/2007
MANCHETES ESCANDALOSAS... >>


10/09/2007
PARABÉNS, ADMINISTRADOR!!! >>


07/09/2007
7 DE SETEMBRO >>


27/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


24/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


15/08/2007
MOMENTOS HISTÓRICOS >>


12/08/2007
PIA PARA PÉS EM UNIVERSIDADE DOS USA >>


03/08/2007
DIA DOS PAIS >>


29/07/2007
FACULDADE MENTAL SEMPRE PRESENTE, INCLUSIVE NO PAN DO RIO - OLODUM BRASILLLLLLLLL >>


12/07/2007
ABERTURA DO PAN E O DIA DO CALOURO... >>


03/07/2007
ACONTECEU! VIROU MANCHETE NO FM! >>


29/06/2007
A CACHAÇA MINEIRA É A MELHOR DO BRASIL >>


18/06/2007
NOVOS PAINÉIS NOS AEROPORTOS BRASILEIROS >>


11/06/2007
1º ARRAÍA DA UNIDADE BARREIRO...D.A.G. TOTAL >>


04/06/2007
05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


28/05/2007
2000 >>


21/05/2007
O FRIO >>


14/05/2007
MARKÃO, FACULDADE MENTAL E KIWI >>


07/05/2007
PAPA E O SANTO BRASILEIRO >>


01/05/2007
A PROMOÇÃO """EU VOU""" NO MOTEL FOREST HILLS CONTINUA QUENTE! JÁ MANDOU SUA MENSAGEM? >>


30/04/2007
MAIS DE 1.800 ACESSOS... >>


17/04/2007
O BAILE! >>


08/04/2007
A MISS É MINEIRA!!! O BAILE VAI SER DE GALA!!! >>


29/03/2007
HAJA MANCHETE... >>


21/03/2007
FEIJOADA, KALOURADA, BAILE... >>


13/03/2007
1° FEIJOADA "AMIGOS DO FACULDADE MENTAL" >>


06/03/2007
HOMENAGENS MERECIDAS! >>


26/02/2007
PARABÉNS GIOVANNA! PARABÉNS MULHERES! 08/03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2007
CARNAVAL BRASIL 2007 >>


10/02/2007
PARABÉNS FACULDE! >>


14/12/2006
DESEJOS DE FELIZ NATAL E ANO NOVO - 8 IDIOMAS DIFERENTES >>


06/12/2006
ANIVERSÁRIO TRIPLO! PARABÉNS + PARABÉNS + PARABÉNS. >>


25/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES MANCHETES DA SEMANA >>


14/11/2006
EVOLUÇÃO CONTÍNUA! >>


08/11/2006
AI AI AI TÁ CHEGANDO A HORA! >>


31/10/2006
VAMOS APLAUDIR! >>


23/10/2006
TÁ CHEGANDO A HORA... >>


18/10/2006
VOAR...VOAR...VOAR... >>


10/10/2006
SEMPRE EM FRENTE! >>


01/10/2006
VESTIBULAR FNH E NIVER DO ALFREDÃO >>


26/09/2006
EMPRESA JUNIOR >>


23/09/2006
HAJA MANCHETES! >>


14/09/2006
"NIVER DO CARA...QUER DIZER DO ZEZINHO - 13/09/06" >>


09/09/2006
LULA DIZ TER 'DUPLA PERSONALIDADE' EM ELEIÇÃO >>


30/08/2006
TÁ TODO MUNDO "PLUTÃO"! >>


26/08/2006
OB CHEIROSO >>


20/08/2006
Na volta as aulas o FM novamente estava “Sempre Presente” >>


27/06/2006
CAMISETAS DO FM >>


17/06/2006
VAMOS ESCREVER GALERA! >>


05/06/2006
Só para não ficar dúvidas >>


28/05/2006
BLITZ 98 FM NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO "FACULDADE MENTAL" >>


20/05/2006
OS PROBLEMAS DO BRASIL? >>


17/05/2006
"NOITE DE AUTÓGRAFO" >>


07/05/2006
MAMÃE! MAMÃE! MAMÃE! >>


30/04/2006
SANDÁLIAS DA HUMILDADE! >>


28/04/2006
MUSA KIWI 2006 >>


27/04/2006
BAILE DA FNH 2006 >>


06/04/2006
Manchetes da semana >>


06/04/2006
OLHA O BAILE AÍ GENTE!!!! >>


20/04/2006
VAMOS PARTICIPAR GENTE!!! >>