Faculdade Mental
MANCHETES DA SEMANA - 16/12/2007
  

O NATAL

NATAL PELO MUNDO


Índia - Crianças se vestem como Papai Noel durante a aula em escola do nordeste do país, em Siliguri. Apesar do catolicismo ser uma minoria, o Natal é popular no país.


Fonte: Terra - 18/12/07.


O "FELIZ NATAL" NO MUNDO


Brasil: Feliz Natal
Bélgica: Zalige Kertfeest
Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda
Portugal: Boas Festas
Dinamarca: Glaedelig Jul
EUA: Merry Christmas
Inglaterra: Happy Christmas
Finlândia: Hauskaa Joulua
França: Joyeux Noel
Alemanha: Fröhliche Weihnachten
Grécia: Eftihismena Christougenna
Irlanda: Nodlig mhaith chugnat
Romênia: Sarbatori vesele
México: Feliz Navidad
Holanda: Hartelijke Kerstroeten
Polônia: Boze Narodzenie
 
SIMBOLOGIA DO NATAL


Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia. Gritos, cantigas, forma rudimentar do culto, um rito de cunho teatral, o drama litúrgico ou religioso medieval ganha modificações no decorrer dos séculos. Dos templos, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas, carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da Igreja promoviam espetáculos. Na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.
Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.
Comidas típicas - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
 
Saiba mais e veja ainda Natal na Pintura:
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm#O%20Feliz%20Natal%20no%20mundo


MUITO ALÉM DE PAPAI NOEL


Papai Noel é o bom velhinho que leva os presentes de todas as crianças do mundo, certo? Bem, nem sempre. Existem lugares em que a crença no Papai Noel até existe, mas outros seres são também lembrados na época natalina. Alguns deles são a Befana, na Itália, ou o Vovô Gelo, na Rússia. Existem até umas criaturas que assombram o Natal na Grécia. Conheça esses e outros personagens a seguir:


São Nicolau: Papai Noel tem sua origem inspirada em são Nicolau, bispo turco que é padroeiro das crianças, dos marinheiros, dos viajantes e dos mercadores. Mas, em lugares como Rússia, Eslovênia e em outros países da Europa Central, Papai Noel e são Nicolau dividem numa boa a tarefa de entregar os presentes. Mas há crianças de lá ainda que fazem seus pedidos de Natal exclusivamente a são Nicolau. Ele ainda hoje é representado trajando as roupas vermelhas dos bispos, as mesmas que inspiraram as de Noel.
Rudolf: Você já deve ter feito a seguinte pergunta: "Como é que Papai Noel dá conta de entregar todos os presentes numa noite só?" Bem, é com a ajuda de suas renas mágicas, que voam velozmente pelos céus, puxando o trenó do velhinho. E, entre todas as renas, Rudolf é especial. Ela nasceu diferente das outras: tem um nariz vermelho que brilha! Foi rejeitada por todos de seu grupo. Mas, em um Natal nevoento, o Papai Noel viajava com dificuldade de casa em casa. Era difícil enxergar o caminho, e a entrega de presentes estava atrasada. Quando o velhinho encontrou Rudolf, teve a idéia de colocar a rena para liderar o grupo. Assim, o brilho do nariz de Rudolf seria como um farol a guiar as outras renas na noite escura. E não é que deu certo?
Vovô Gelo: Na Rússia, uma figura famosa é sempre lembrada no inverno natalino: Diéduchka Moróz. Lá, como a temperatura atinge níveis congelantes, há várias palavras que expressam os diferentes graus de frio. E "moróz" significa o pior frio para os russos, algo como "congelante". Pois bem, esse Vovô Gelo é a personificação do inverno e sempre visita as crianças no Ano Novo, trazendo presentes. Ele é magrinho, tem o nariz vermelho por causa do frio e longas barbas brancas e usa roupa vermelha ou azul. Mas, diferentemente de Papai Noel, que brinca de esconde-esconde, ele entrega pessoalmente os presentes às crianças. E vem acompanhado de sua netinha: Snégourotchka (diminutivo da palavra "neve"). Ela pode ser chamada de Nevezinha ou de Menina da Neve.
São Basílio: Na Grécia, as crianças costumam ganhar presentes no Ano Novo. E quem vem entregá-los é são Basílio, santo que simboliza a generosidade. Em 1º de janeiro, Dia de São Basílio, os gregos fazem um bolo com uma moeda dentro -aquele que ganhar o pedaço com a moeda, terá sorte o ano todo! Dizem que esse costume tem origem na história de são Basílio, que foi um homem rico. Ele ajudava os mais pobres colocando moedas dentro dos pães.
Anjos: Na Espanha, há uma lenda contada às crianças que diz que, no dia 22 de dezembro, o anjo do Natal desce à Terra para anunciar o início das comemorações natalinas. É nessa noite que devem ser feitos os pedidos do que se deseja para o próximo ano. Já em Portugal, ao final do jantar da véspera de Natal, é tradição não recolher a mesa antes de sair para a missa do galo. Acredita-se que os anjos vêm comer o que sobrou da ceia natalina.
Frosty: No hemisfério Norte, os bonecos de neve fazem tanto sucesso que até têm uma famosa canção. E a historinha de Frosty, o boneco que ganha vida, é sempre contada às crianças no Natal. Ele é feito com uma espiga de milho no lugar do cachimbo, seu nariz é de botão e seus olhos são dois pedaços de carvão. Só que, quando as crianças colocam nele um chapéu de seda mágico, o boneco começa a dançar. Brinca e corre com meninos e meninas por toda a cidade. Todos se divertem muito naquele dia. Mas, diz a canção, um policial tenta deter o boneco. Com medo, Frosty foge por entre os montes de neve, acenando para as crianças. Ele promete voltar um dia.
Melquior, Gaspar e Baltazar: A visita dos magos ao Menino Jesus está na Bíblia, mas a crença popular foi aumentando um pouco essa história ao longo dos tempos. A Bíblia só conta que, após o nascimento de Jesus, "magos vieram do Oriente" para adorar o recém-chegado, guiados por uma estrela, e presentearam o menino com ouro, incenso e mirra. Naquela época, eram chamados de magos os sábios que estudavam o movimento dos astros. E a Bíblia não diz quantos eles eram nem mesmo diz se eram reis. Passou-se a acreditar que eles fossem três devido ao número de presentes oferecidos. Como havia uma profecia bíblica que dizia que os reis de toda a Terra haveriam de adorar o filho de Deus, por volta do século 6, os cristãos passaram a identificar os magos como reis. E deu nome ao trio: Melquior, Gaspar e Baltazar.
Pinheiro, palmeira e oliveira: Existem várias histórias que explicam a origem da árvore-de-natal. Uma bem tradicional, inglesa, conta que, ao lado da manjedoura onde nasceu o Menino Jesus, havia uma palmeira, uma oliveira e um pinheirinho, árvores que também queriam presentear a criança. A palmeira, então, ofereceu sua folha mais larga para que o Menino pudesse se abanar nos dias de calor. A oliveira deu ao recém-nascido os óleos perfumados de seus frutos. O pinheiro pensou e pensou, mas não tinha nada para dar. As outras árvores zombaram do pinheirinho. Um anjo, que ouvia a conversa, ficou com pena e buscou as estrelas que brilhavam no céu, uma a uma, e as colocou nas pontas dos ramos do pinheiro. Nesse momento, o bebê olhou maravilhado para a árvore que iluminava a noite. E, diz a lenda, foi daí que veio a tradição de se enfeitar pinheiros no Natal.
Os 12 dias do Natal: Se um dia já é bom, imagine 12? É que em alguns países o nascimento de Jesus no dia 25 é só o começo das comemorações do Natal, que se extendem pela passagem do Ano Novo até a epifania -ou Dia de Reis (6/1), como é conhecido no Brasil. A palavra "epifania" quer dizer "manifestação do sagrado" e está relacionada não só ao nascimento do Menino Jesus mas também a todas as manifestações divinas, inclusive na nossa vida. Assim, também houve uma epifania quando Jesus foi batizado por seu primo João Batista nas águas do rio Jordão. É por isso que, em alguns países da Europa, o Dia da Epifania chega a ser mais comemorado do que o próprio Natal. Na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, por exemplo, algumas famílias mantêm a tradição de comemorar os doze dias de Natal. E o melhor: lá, o costume é dar presentinhos às crianças em cada um desses doze dias.


Rossana Romualdo - Fonte: Folha de S.Paulo - 22/12/07.


BEFANA


Imagine esperar doze dias para ganhar o presente de Natal. Cruel? Pois as crianças italianas esperam até o dia 6 de janeiro, quando a Befana, uma velha malvestida, parecendo uma bruxinha, vem deixar presentes e doces nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados na porta. Ao longo do ano, as crianças deixam nas chaminés as suas cartinhas com os pedidos de presentes para a Befana.
A festa da Befana é comemorada na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis. Aí está a origem de seu nome: Befana vem de "befania", que é a palavra "epifania" em um dialeto italiano.
Diz a lenda que os Três Reis Magos, quando procuravam pelo Menino Jesus, passaram pela casa da Befana. Convidada a se juntar ao trio, ela recusou, pois estava ocupada limpando a casa. Mais tarde, bateu um arrependimento. Befana saiu atrás dos Reis Magos ainda de vassoura na mão, mas não conseguiu alcançá-los.
Desde então, na época do Natal, ela passa de casa em casa na esperança de encontrar o Menino Jesus e, em cada uma, deixa um presente para cada criança. Se a criança se comportou bem durante o ano, ganha brinquedos e doces. Mas, para quem se comporta mal, a Befana deixa é um pedaço de carvão!


Fonte: Folha de S.Paulo - 22/12/07.


MONSTRINHOS


Não é de hoje que são contadas histórias de seres horripilantes que visitam os humanos na data natalina. Na Grécia, por exemplo, uma lenda antiga conta que, a partir do Natal até a Epifania, estão à solta criaturas chamadas kallikantzaroi -os gregos escrevem kallikantzaros para indicar um monstrinho e kallikantzaroi para indicar o plural de monstrinhos.
A aparência desses seres varia conforme a região. Alguns dizem que eles se paracem com homens, só que bem peludos e com partes de corpo de animais -patas de cavalo, braços de macaco, presas de javali, orelhas de bode e garras afiadas. Outros ainda acreditam que eles sejam lobisomens, já que agem sempre à noite, apavorando por onde passam.
O que eles fazem? Entram nas casas por qualquer abertura, até pelas chaminés, e quebram todos os móveis, devoram as comidas da ceia, sujam as águas.
É por isso que os gregos seguem alguns rituais para evitar a visita desses monstrinhos. Eles queimam incensos, sapatos e toras de madeira, pois dizem que as criaturas não toleram o cheiro de queimado. Alguns ainda marcam a soleira da porta com uma cruz negra. Tem mais: outro costume é pendurar na porta um escorredor de macarrão, pois dizem que o kallikantzaros se distrai contando os buraquinhos até o sol raiar, quando ele tem de voltar ao seu esconderijo.


Fonte: Folha de S.Paulo - 22/12/07.


O GALO E O MENINO


Disseram-me que foi o Galo. Era meia-noite. Ele bateu as asas, levantou o pescoço. De sua garganta saiu uma melodia tão bonita que acordou até a noite. Seu canto deu uma volta ao mundo e despertou o sol, a lua, o mar, as estrelas e tudo o que habitava a Terra. E mesmo os anjos, que passeavam invisíveis pelos ares, tomaram de suas flautas e sopraram o "O Glória a Deus das Alturas".
Três Reis vivendo em terras do outro lado do mundo, se encantaram com música assim tão doce, que cortava o vazio. Crianças, pastores, ovelhas, pescadores, lavadeiras, pássaros, todos olharam para a noite clara. Só podia ser um aviso do céu, pensavam e oravam. E lá no meio do firmamento, brilhava uma imensa estrela derramando sua luz sobre uma gruta. E dentro da gruta, um tesouro.
Todos partiram, guiados pela beleza, para ver o que acontecia debaixo da luz da estrela. Cuidadosos, entraram devagarinho gruta adentro. De um lado da manjedoura, havia uma Mulher. A Mãe era mansa como o silêncio. Do outro lado, um Pai vigiava o Menino com um olhar doce como a paz. Um boi e um jumento, engasgados pela alegria, contemplavam o Filho e ruminavam encantamento. E o Menino, deitado entre palhas e outras brancuras, recebia as visitas -animais e humanos- como irmãos. Se houve choro, foi só de alegria.
Todos ofereceram presentes ao Menino: mel, flor, leite, tâmara, figo, pano para protegê-Lo. Era tudo o que tinham naquele canto pobre do mundo. Os marinheiros trouxeram estrelas que haviam caído no mar. Os pastores ofertavam as ovelhas feitas de algodão. Os passarinhos aflitos piavam perguntas ao Menino. Só os Reis, montados em camelos, chegaram dias depois, trazendo, nas mãos, incenso, brilho e perfume.
O Galo -ah! o Galo- continuava vaidoso na porta da gruta. Havia anunciado a chegada de Deus na terra, vestido de Menino Jesus. O Galo sorria, sem penas, para todos. Seu coração estava cheio de milagre. Nada poderia interromper o mistério daquele Natal -cacarejava.
E assim foi e assim é. Ninguém jamais poderá apagar dos ouvidos, dos olhos, dos corações, aquele definitivo presente de Natal. O Menino nos foi enviado em segredo para não nos assustar com sua fortuna. Não houve tapetes, orquestras, palácios, guerras. Naquela noite feliz, nasceu um Menino-Rei capaz de reinar para sempre.
Em cada Natal, todos os meninos, de todas as partes do mundo, afinam os ouvidos. Menino não se espanta com mistério. O Galo volta a cantar e a amarrar o mundo com sua voz. É bom ficar atento para escutá-lo. E o resto -o resto da história- o coração reinventa.


Sobre os autores:
BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, 63, é mineiro e escritor de livros como "O Olho de Vidro do Meu Avô" e de "Cavaleiros das Sete Luas" (ambos da editora Moderna) Já ganhou vários prêmios e publicou mais de 40 livros.
MARILDA CASTANHA, 43, é autora e ilustradora de "Pindorama, Terra das Palmeiras" e de "Agdalá, um Lugar Continente" (ambos da editora Cosac Naify). No Natal, ela e a família cantam "parabéns a você" para o Menino Jesus.
Fonte: Folha de S.Paulo - 22/12/07.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
manchetes

03/11/2017
O ACHADO! >>


09/04/2017
FELIZ PÁSCOA! >>


18/02/2017
SOCIEDADE CRIMINOSA... >>


30/12/2016
AS PALAVRAS TÊM PODER... >>


23/10/2016
WRITING EVOLUTION >>


11/09/2016
A CARTOMANTE... >>


02/07/2016
EXISTENCIALISMO... >>


30/04/2016
FOCO NO PROBLEMA??? >>


16/03/2016
MÃE NATUREZA... >>


29/01/2016
O MUNDO DE HOJE >>


19/12/2015
MATEMÁTICALEGO... >>


08/12/2015
O MUNDO DAS SELFIES >>


24/10/2015
HALLOWEEN!!! >>


06/09/2015
MR. BEAN 25 ANOS... >>


12/07/2015
EXOPLANETAS >>


16/05/2015
HOW-OLD... >>


16/04/2015
O PREÇO DE UM ENCONTRO >>


30/03/2015
SEMANA SANTA >>


07/03/2015
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2015
CRUDO ECUADOR >>


18/01/2015
SÃO PAULO 461 >>


11/12/2014
ÁRVORE DE NATAL NO RIO >>


13/11/2014
CHEFES SÃO VICIADOS EM REDES SOCIAIS >>


14/10/2014
ENQUANTO ISSO NA CHINA... >>


17/09/2014
O SENHOR PROPINA... (MR. KICKBACK) >>


31/08/2014
A PARÁBOLA >>


16/08/2014
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA >>


27/07/2014
DESIGNERS... >>


13/07/2014
A COMPARAÇÃO >>


09/06/2014
CARA FEIA É MAIS LEMBRADA >>


29/05/2014
UNIVERSIDADES... >>


08/05/2014
“SELFIE” DE RADIOLOGISTA... >>


23/04/2014
WORLD BEER CUP >>


12/04/2014
TATU-BOLA >>


21/03/2014
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


08/03/2014
PARABÉNS, MULHERES!!! >>


23/02/2014
CARNAVAL... >>


07/02/2014
A PIOR SENHA... >>


24/01/2014
AS PRISÕES NO BRASIL >>


16/01/2014
RECICLAGEM NO BANHO... >>


24/12/2013
BRASIL 2014 >>


15/12/2013
FRANCISCO >>


06/12/2013
NELSON MANDELA >>


24/11/2013
PAPAI NOEL... >>


18/11/2013
20 DE NOVEMBRO >>


03/11/2013
PROJETOS BRASILEIROS >>


26/10/2013
NEGÓCIOS... >>


19/10/2013
BEER SOMMELIER >>


12/10/2013
15 DE OUTUBRO – PROFESSOR >>


05/10/2013
A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO >>


25/09/2013
SEMANA NACIONAL... >>


13/09/2013
VIVA O ROCK!!! >>


08/09/2013
ADMINISTRADOR! >>


31/08/2013
COBERTURA VEGETAL >>


24/08/2013
CERVEJA SEM RESSACA??? >>


17/08/2013
COMÉDIA “CEARENCÊS”... >>


10/08/2013
CHUVA DE METEOROS >>


29/07/2013
29 DE JULHO >>


20/07/2013
MANDELA DAY >>


13/07/2013
HOMEM DO ANO >>


06/07/2013
OS MELHORES RESTAURANTES E BARES DE SÃO PAULO >>


27/06/2013
ATLAS DO CÉREBRO EM 3D >>


20/06/2013
IMAGEM DA SEMANA >>


13/06/2013
WORLD DAY AGAINST CHILD LABOUR >>


06/06/2013
RANKING DE UNIVERSIDADES >>


30/05/2013
WORLD NO TOBACCO DAY 2013 >>


15/05/2013
LIBERDADE >>


05/05/2013
TEATRO NO BRASIL >>


29/04/2013
LULA LÁ... >>


21/04/2013
JOAQUIM BARBOSA >>


12/04/2013
ISSO AQUI OH OH... >>


06/04/2013
O PROTESTO >>


29/03/2013
SEMANA SANTA >>


22/03/2013
PRÊMIO PRITZKER 2013 >>


14/03/2013
PRÊMIO LAUREUS 2013 >>


07/03/2013
8 DE MARÇO >>


28/02/2013
CANETA 3D >>


22/02/2013
A FOTO DO ANO >>


14/02/2013
CARNAVAL É PRA PULAR... >>


07/02/2013
CARNAVAL 2013 >>


31/01/2013
PRÉ-CARNAVAL >>


24/01/2013
VIVA SÃO PAULO! >>


19/01/2013
O DESPERDÍCIO >>


13/01/2013
O SOL >>


04/01/2013
MANCHETE DAS FÉRIAS DE VERÃO >>


27/12/2012
FELIZ ANO-NOVO >>


20/12/2012
É NATAL!!! >>


13/12/2012
BH 115 ANOS >>


06/12/2012
ONDE NASCER EM 2013 >>


30/11/2012
JOAQUIM BARBOSA >>


23/11/2012
PLANETA “ERRANTE” >>


15/11/2012
"JUST A PERFECT DAY: DEVELOPING A HAPPINESS OPTIMIZED DAY SCHEDULE" >>


08/11/2012
CITY PROSPERITY INDEX >>


02/11/2012
DIVERSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES >>


25/10/2012
BONDINHO CENTENÁRIO >>


18/10/2012
HISTÓRIA VIVA >>


11/10/2012
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO >>


03/10/2012
OUTUBRO ROSA >>


26/09/2012
IG NOBEL >>


20/09/2012
FOTO DA SEMANA – AVES “FURAM” O MAR >>


12/09/2012
COMPETITIVIDADE >>


05/09/2012
O DIA DA AMAZÔNIA >>


30/08/2012
ARTE NO SURFE >>


24/08/2012
JOGOS PARALÍMPICOS >>


15/08/2012
IMAGENS DE MARTE >>


09/08/2012
10 DE AGOSTO - O CENTENÁRIO >>


05/08/2012
AS 5 MELHORES IMAGENS >>


30/07/2012
AS OLIMPÍADAS >>


21/07/2012
SIMPLESMENTE GUGA >>


12/07/2012
A “OLA” PERFEITA >>


05/07/2012
UGGIE – A PATADA >>


28/06/2012
PRESERVAÇÃO DE LÍNGUAS >>


21/06/2012
IMAGEM DA SEMANA >>


16/06/2012
SELOS DO BRASIL >>


09/06/2012
UM PONTINHO NO SOL >>


02/06/2012
FENÔMENO ORBITAL >>


25/05/2012
UM EXEMPLO >>


12/05/2012
A UNIVERSIDADE... >>


03/05/2012
MASCOTE DA NASA >>


28/04/2012
A MELHOR FOTO DE NOTÍCIA URGENTE >>


21/04/2012
A ESTRELA >>


14/04/2012
OS CIENTISTAS... >>


05/04/2012
SEXTA-FEIRA SANTA >>


31/03/2012
A MOSTRA >>


24/03/2012
OS PLANETAS DE MARÇO >>


15/03/2012
BOB, O GATO >>


07/03/2012
UMA DAS MAIORES TORRES DO MUNDO >>


29/02/2012
SETE NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO >>


22/02/2012
YOUTUBE/MOVIES >>


18/02/2012
A MELHOR FOTO DO ANO >>


09/02/2012
VISUALIZATION CHALLENGE! >>


02/02/2012
PERSPECTIVAS FEMININAS >>


28/01/2012
CALENDÁRIO ROMANO 2012 >>


19/01/2012
FACULDADE PARA MOÇAS DA ÁFRICA DO SUL >>


13/01/2012
NEANDERTAL ERA TÃO ESPERTO QUANTO O HOMO SAPIENS >>


06/01/2012
BALLET DE SANTA TERESA >>


31/12/2011
MODA VERDE >>


22/12/2011
ÁRVORES DE NATAL... >>


18/12/2011
TIME: PERSON OF THE YEAR >>


11/12/2011
A "MANJEDOURA"... >>


03/12/2011
AS MOEDAS DA OLIMPÍADA 2012 >>


26/11/2011
NEW SEVEN WONDERS >>


19/11/2011
O GRANDE CRIADOR >>


13/11/2011
YÉTI >>


02/11/2011
A FOTO DO ANO! >>


29/10/2011
CAPELA SISTINA >>


22/10/2011
MAPA TOPOGRÁFICO >>


12/10/2011
DIA DA CRIANÇA >>


05/10/2011
INVENÇÕES ABSURDAS >>


28/09/2011
POR UM MUNDO MELHOR >>


21/09/2011
AS MULHERES DA LÍBIA... >>


14/09/2011
O MOINHO ILUMINADO >>


07/09/2011
OS MAIS LEGAIS DO MUNDO >>


01/09/2011
O PLANETA >>


25/08/2011
COW PARADE >>


18/08/2011
CHARLES DARWIN >>


11/08/2011
O MUSEU >>


04/08/2011
A MINIATURA >>


28/07/2011
ORQUESTRA QUEBRA TABU >>


21/07/2011
COGUMELOS ILUMINADOS >>


17/07/2011
MÚSICA EMBAIXO D'ÁGUA >>


10/07/2011
JOGOS MUNDIAIS MILITARES >>


01/07/2011
OBRAS DE ARTE >>


23/06/2011
O PROTESTO >>


16/06/2011
TABELA PERIÓDICA >>


08/06/2011
A ARCA DE NÓE >>


02/06/2011
A INTELIGÊNCIA É UM LIXO >>


26/05/2011
PLANKING >>


19/05/2011
DIPLOMA EM PÉ >>


12/05/2011
ALEGRIA COLETIVA >>


05/05/2011
WORLD WISH DAY >>


26/04/2011
CÉREBRO >>


22/04/2011
STUDIO X IN RIO >>


14/04/2011
YURI GAGÁRIN >>


08/04/2011
MARTE >>


31/03/2011
SUPER LUA >>


26/03/2011
A VISITA >>


17/03/2011
OS BILIONÁRIOS >>


10/03/2011
OSCAR ARARIPE >>


03/03/2011
ARTISTA DO ANO - HARVARD >>


27/02/2011
NÚCLEO DA TERRA >>


17/02/2011
EGITO >>


10/02/2011
"BRASIL DISSECADO" >>


03/02/2011
PARCERIA PARA PESQUISA >>


27/01/2011
FELIZ ANIVERSÁRIO, SAMPA >>


20/01/2011
O FIM DO BARULHO DO "MOTORZINHO" >>


13/01/2011
CALCULADORA ONLINE >>


07/01/2011
RIO 2016 >>


30/12/2010
FELIZ ANO ANO >>


21/12/2010
LUZES DO NATAL NO BRASIL >>


16/12/2010
PAPAI NOEL >>


09/12/2010
ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA >>


02/12/2010
10 DEZEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM >>


25/11/2010
O PRIMEIRO CARTÃO DE NATAL DO MUNDO... >>


20/11/2010
PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO 2010 >>


14/11/2010
O PARQUE TEMÁTICO >>


04/11/2010
PRÓTESE FLEXÍVEL >>


29/10/2010
PRÊMIO AO ARTISTA DE RUA >>


21/10/2010
JOINT CONFERENCE >>


14/10/2010
A PAZ >>


07/10/2010
PRÊMIO NOBEL >>


02/10/2010
LULA >>


25/09/2010
DIA MUNDIAL SEM CARRO >>


17/09/2010
DEMOCRACIA ELETRÔNICA NO BRASIL >>


09/09/2010
INDEPENDÊNCIA OU MORTE >>


01/09/2010
THE BRAZIL SERIES >>


26/08/2010
O TAMANHO DAS COISAS... >>


19/08/2010
PRÊMIO PARA QUEM SALVAR O MUNDO >>


12/08/2010
CRABZILLA >>


05/08/2010
CAMPEONATO MUNDIAL DE SAUNA >>


29/07/2010
MAPA FLORESTAL >>


22/07/2010
OVO OU GALINHA? >>


15/07/2010
BRAZIL >>


08/07/2010
O UNIVERSO >>


01/07/2010
AMERICAN DOLLAR >>


24/06/2010
COMISSÃO INTERNACIONAL DA BALEIA >>


17/06/2010
17 DE JUNHO >>


10/06/2010
THE BRAZILIAN VALENTINE'S DAY >>


03/06/2010
DIA MUNDIAL SEM TABACO >>


27/05/2010
CORPUS CHRISTI >>


23/05/2010
O ÚLTIMO BAILE >>


13/05/2010
BRASIL!!! >>


07/05/2010
O DIA DAS MÃES >>


29/04/2010
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA >>


24/04/2010
LIVROS... DIREITOS... AUTORES... >>


15/04/2010
CINQUENTONA >>


09/04/2010
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA >>


01/04/2010
A PÁSCOA >>


25/03/2010
DIA MUNDIAL DO TEATRO >>


19/03/2010
DIA MUNDIAL DA FLORESTA >>


11/03/2010
MULHERES PARA SEMPRE... >>


04/03/2010
MULHERES >>


25/02/2010
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 >>


18/02/2010
AS CAMPEÂS DO CARNAVAL... >>


13/02/2010
É CARNAVAL... NESSE DIA NINGUÉM CHORA... >>


04/02/2010
É CARNAVAL... >>


29/01/2010
27 DE JANEIRO DE 1926 - A PRIMEIRA TV >>


23/01/2010
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO >>


15/01/2010
ZILDA ARNS >>


24/12/2009
REVEILLON >>


17/12/2009
A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO >>


10/12/2009
ASSINATURAS PARA SALVAR O PLANETA >>


03/12/2009
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO >>


25/11/2009
FESTIVAL DE PRESÉPIOS >>


20/11/2009
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA >>


13/11/2009
O MELHOR ESTADISTA? >>


05/11/2009
9 DE NOVEMBRO - A QUEDA DO MURO - 20 ANOS >>


29/10/2009
HALLOWEEN DAY >>


22/10/2009
7ª BIENAL DO MERCOSUL >>


16/10/2009
A PRIMEIRA MULHER EM ECONOMIA >>


08/10/2009
NOSSA SENHORA APARECIDA >>


01/10/2009
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - 04 DE OUTUBRO >>


24/09/2009
SOCIALMENTE RESPONSÁVEL >>


17/09/2009
21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE >>


10/09/2009
NEW YORK - 12 DE SETEMBRO DE 1609 >>


03/09/2009
O DIA DO ADMINISTRADOR - 9 DE SETEMBRO >>


26/08/2009
30 ANOS DE ANISTIA >>


20/08/2009
22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE >>


13/08/2009
PAZ, AMOR E ROCK'N ROLL >>


06/08/2009
PAI, UMA INSTITUIÇÃO >>


29/07/2009
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO >>


24/07/2009
AMIGO E AMIZADE, DE MÃOS DADAS >>


14/07/2009
40 ANOS DE CONQUISTA DA LUA >>


09/07/2009
9 DE JULHO >>


03/07/2009
4 DE JULHO >>


25/06/2009
A LUTA CONTRA AS DROGAS >>


19/06/2009
ELEIÇÕES NO IRÃ >>


11/06/2009
14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE >>


04/06/2009
O DIA DOS NAMORADOS >>


28/05/2009
AS FESTAS JUNINAS >>


18/05/2009
O TELÉGRAFO >>


13/05/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO FM! >>


07/05/2009
LEIS E FAMÍLIAS >>


01/05/2009
DIA MUNDIAL DA DANÇA >>


22/04/2009
O ANIVERSÁRIO DA CAPITAL >>


15/04/2009
EARTH DAY 2009 - APRIL 22 >>


09/04/2009
HAPPY EASTER 2009 >>


01/04/2009
A SEMANA SANTA >>


25/03/2009
31 DE MARÇO - TORRE EIFFEL >>


19/03/2009
DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL >>


12/03/2009
15/03 - DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR >>


05/03/2009
50 ANOS DE BARBIE >>


25/02/2009
OSCAR MILIONÁRIO >>


19/02/2009
100% CARNAVAL >>


12/02/2009
É CARNAVAL!!! >>


06/02/2009
CARMEN MIRANDA >>


29/01/2009
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL >>


22/01/2009
A POSSE DE OBAMA - O PRIMEIRO >>


15/01/2009
MARINHEIRO POPEYE >>


04/01/2009
TRÊS REIS >>


02/01/2009
ANO NOVO, VELHOS PROTESTOS! >>


25/12/2008
ANO NOVO, VIDA NOVA... >>


18/12/2008
É NATAL! >>


11/12/2008
DIA DO PALHAÇO >>


04/12/2008
PARABÉNS, BH! >>


29/11/2008
THANKSGIVING >>


20/11/2008
DIA INTERNACIONAL DE NÃO COMPRAR NADA >>


13/11/2008
INTERNATIONAL STUDENT'S DAY >>


06/11/2008
OBAMA >>


30/10/2008
O DIA DO SACI >>


22/10/2008
O PAI DA AVIAÇÃO >>


16/10/2008
O DIA DO PROFESSOR >>


10/10/2008
O DIA DAS CRIANÇAS >>


01/10/2008
CRISE FINANCEIRA >>


25/09/2008
O TRÂNSITO >>


16/09/2008
DIA DA ÁRVORE >>


09/09/2008
O MENOR JORNAL >>


04/09/2008
186 DE INDEPENDÊNCIA >>


28/08/2008
TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO >>


21/08/2008
19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA >>


15/08/2008
ESTUDAR É PRECISO... >>


07/08/2008
DIA DOS PAIS >>


31/07/2008
CAPOEIRA - A ARTE MARCIAL BRASILEIRA >>


27/07/2008
ESCREVER É UMA ARTE >>


14/07/2008
AMIZADE LUNAR >>


06/07/2008
50 ANOS DE BOSSA NOVA >>


03/07/2008
MAIS UM RECORDE DO FM >>


26/06/2008
O CABOCLO >>


19/06/2008
FESTA JUNINA >>


12/06/2008
100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA >>


05/06/2008
O DIA DOS NAMORADOS >>


29/05/2008
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


23/05/2008
BARRIGA >>


15/05/2008
FACULDADE MENTAL 4 ANOS >>


10/05/2008
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 13 DE MAIO >>


02/05/2008
DIA DAS MÃES >>


21/04/2008
VAMOS AO TRABALHO... >>


16/04/2008
O DIA DO NOSSO PLANETA >>


10/04/2008
DIA DE TIRADENTES >>


03/04/2008
07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE >>


29/03/2008
O DIA DA MENTIRA >>


21/03/2008
FACULDADE MENTAL, A MARCA >>


15/03/2008
A PÁSCOA >>


08/03/2008
RELAÇÕES INTERNACIONAIS >>


01/03/2008
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2008
DESEJOS DE UM POVO >>


15/02/2008
VOLTA ÀS AULAS >>


07/02/2008
É BEIJA-FLOR! >>


30/01/2008
O CARNAVAL CHEGOU... >>


24/01/2008
CARNAVAL... >>


18/01/2008
O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO... E A BANDA MOLE TAMBÉM... >>


12/01/2008
LIBERTAÇÃO DE REFÉNS DA FARC >>


30/12/2007
RÉVEILLON >>


23/12/2007
FESTA PARA O ANO NOVO >>


16/12/2007
O NATAL >>


10/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO, ENVELHEÇO NA CIDADE... >>


03/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO BELO HORIZONTE - 110 ANOS >>


26/11/2007
E DEZEMBRO CHEGOU...12/12 É "NIVER" DE BEAGÁ... >>


19/11/2007
BH É POP...BEAGÁ É ROCK... >>


13/11/2007
NÃO VAMOS DAR BANDEIRA... >>


06/11/2007
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA >>


29/10/2007
COPA 2014 >>


25/10/2007
A GRANDEZA DA DEMOCRACIA... >>


18/10/2007
RACISMO, VÍRUS DA ARROGÂNCIA... >>


14/10/2007
AND THE OSCAR GOES TO: CRIANÇAS, PROFESSORES... >>


30/09/2007
5O ANOS DE ERA ESPACIAL... >>


24/09/2007
MOVIMENTO NACIONAL "ÉTICA JÁ" >>


16/09/2007
MANCHETES ESCANDALOSAS... >>


10/09/2007
PARABÉNS, ADMINISTRADOR!!! >>


07/09/2007
7 DE SETEMBRO >>


27/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


24/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


15/08/2007
MOMENTOS HISTÓRICOS >>


12/08/2007
PIA PARA PÉS EM UNIVERSIDADE DOS USA >>


03/08/2007
DIA DOS PAIS >>


29/07/2007
FACULDADE MENTAL SEMPRE PRESENTE, INCLUSIVE NO PAN DO RIO - OLODUM BRASILLLLLLLLL >>


12/07/2007
ABERTURA DO PAN E O DIA DO CALOURO... >>


03/07/2007
ACONTECEU! VIROU MANCHETE NO FM! >>


29/06/2007
A CACHAÇA MINEIRA É A MELHOR DO BRASIL >>


18/06/2007
NOVOS PAINÉIS NOS AEROPORTOS BRASILEIROS >>


11/06/2007
1º ARRAÍA DA UNIDADE BARREIRO...D.A.G. TOTAL >>


04/06/2007
05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


28/05/2007
2000 >>


21/05/2007
O FRIO >>


14/05/2007
MARKÃO, FACULDADE MENTAL E KIWI >>


07/05/2007
PAPA E O SANTO BRASILEIRO >>


01/05/2007
A PROMOÇÃO """EU VOU""" NO MOTEL FOREST HILLS CONTINUA QUENTE! JÁ MANDOU SUA MENSAGEM? >>


30/04/2007
MAIS DE 1.800 ACESSOS... >>


17/04/2007
O BAILE! >>


08/04/2007
A MISS É MINEIRA!!! O BAILE VAI SER DE GALA!!! >>


29/03/2007
HAJA MANCHETE... >>


21/03/2007
FEIJOADA, KALOURADA, BAILE... >>


13/03/2007
1° FEIJOADA "AMIGOS DO FACULDADE MENTAL" >>


06/03/2007
HOMENAGENS MERECIDAS! >>


26/02/2007
PARABÉNS GIOVANNA! PARABÉNS MULHERES! 08/03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2007
CARNAVAL BRASIL 2007 >>


10/02/2007
PARABÉNS FACULDE! >>


14/12/2006
DESEJOS DE FELIZ NATAL E ANO NOVO - 8 IDIOMAS DIFERENTES >>


06/12/2006
ANIVERSÁRIO TRIPLO! PARABÉNS + PARABÉNS + PARABÉNS. >>


25/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES MANCHETES DA SEMANA >>


14/11/2006
EVOLUÇÃO CONTÍNUA! >>


08/11/2006
AI AI AI TÁ CHEGANDO A HORA! >>


31/10/2006
VAMOS APLAUDIR! >>


23/10/2006
TÁ CHEGANDO A HORA... >>


18/10/2006
VOAR...VOAR...VOAR... >>


10/10/2006
SEMPRE EM FRENTE! >>


01/10/2006
VESTIBULAR FNH E NIVER DO ALFREDÃO >>


26/09/2006
EMPRESA JUNIOR >>


23/09/2006
HAJA MANCHETES! >>


14/09/2006
"NIVER DO CARA...QUER DIZER DO ZEZINHO - 13/09/06" >>


09/09/2006
LULA DIZ TER 'DUPLA PERSONALIDADE' EM ELEIÇÃO >>


30/08/2006
TÁ TODO MUNDO "PLUTÃO"! >>


26/08/2006
OB CHEIROSO >>


20/08/2006
Na volta as aulas o FM novamente estava “Sempre Presente” >>


27/06/2006
CAMISETAS DO FM >>


17/06/2006
VAMOS ESCREVER GALERA! >>


05/06/2006
Só para não ficar dúvidas >>


28/05/2006
BLITZ 98 FM NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO "FACULDADE MENTAL" >>


20/05/2006
OS PROBLEMAS DO BRASIL? >>


17/05/2006
"NOITE DE AUTÓGRAFO" >>


07/05/2006
MAMÃE! MAMÃE! MAMÃE! >>


30/04/2006
SANDÁLIAS DA HUMILDADE! >>


28/04/2006
MUSA KIWI 2006 >>


27/04/2006
BAILE DA FNH 2006 >>


06/04/2006
Manchetes da semana >>


06/04/2006
OLHA O BAILE AÍ GENTE!!!! >>


20/04/2006
VAMOS PARTICIPAR GENTE!!! >>