Faculdade Mental
MANCHETES DA SEMANA - 01/04/2010
  

A PÁSCOA

FELIZ PÁSCOA
English:
http://www.calendar-updates.com/info/holidays/us/easter.aspx
http://www.bbc.co.uk/schools/religion/christianity/easter.shtml
O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
Leia mais:
http://www.portaldafamilia.org.br/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
Imagem - Fonte: http://www.imagensporfavor.com/buscar/39/amor+feliz+pascoa.htm


O SENTIDO UNIVERSAL DA PÁSCOA JUDAICA
O calendário registra nesta semana a Páscoa dos judeus e a dos cristãos. Ambas as comemorações tiveram a mesma origem, afastaram-se e negaram-se ao longo da história e tendem a aproximar-se novamente.
O reconhecimento da origem judaica de Jesus, agora um fato religioso indiscutível, diminuiu bastante o número daqueles que apregoavam distância e até hostilidade entre os seguidores das duas religiões.
Resquícios da Idade Média (quando se pregava, em púlpitos de igrejas, massacres contra os judeus pelo fato de estes, supostamente, beberem sangue de garotos católicos em suas ceias de Pessach, a páscoa judaica) fazem parte de um passado que quase ninguém quer reviver.
Até a velha malhação do Judas, como metáfora do judeu supostamente traidor, mudou o seu caráter. Agora os Judas de sábado de aleluia são traidores mais reais, facilmente encontráveis no mundo político.
Os judeus fazem hoje à noite uma ceia de Pessach, e tradicionalmente se diz que ela registra "a saída dos judeus do Egito", comandados por Moisés, há uns 35 séculos.
Entretanto, não foram encontradas evidências da ida ou mesmo da presença do povo hebreu no Egito, nesse período, mesmo porque ainda não havia um povo hebreu. É difícil, portanto, falar de sua saída.
Com certeza poderíamos considerar a travessia (do Egito para a Terra Prometida, da escravidão para a liberdade) um mito de criação, desses que todos os povos, nações, religiões e etnias têm.
Claro que havia um grande movimento de povos do deserto atrás do grande oásis que era o Egito, irrigado e fertilizado pelo Nilo. Por vezes eles se integravam e se diluíam entre a população egípcia, por vezes eram expulsos quando seu trabalho não mais era necessário, como ocorre com imigrantes de países pobres em nações mais desenvolvidas.
Esses povos devem ter aprendido muito com a civilização egípcia, da qual levaram cultura material e simbólica para outros lugares, como a então terra de Canaã.
Algumas tribos com esse histórico desenvolveram língua própria, cultura específica e unificaram-se em um reino, lá pelo ano 1000 a.C., sob o comando de Saul, Davi e Salomão, este poderoso o suficiente para construir o Templo de Jerusalém.
Desmandos do poder e injustiças sociais enfraqueceram as monarquias (que haviam se dividido em Israel e Judá) e propiciaram o surgimento dos chamados profetas sociais -Amós e Isaías, entre outros-, que inovaram pregando o monoteísmo ético, conjunto de valores que passaram a fazer parte do patrimônio cultural da humanidade e se encontram na própria base do judaísmo (assim como do cristianismo).
Aí voltamos para o Pessach e nos perguntamos por que essa é uma comemoração milenar.
Alguns responderão com o judaísmo institucional, que lamenta até hoje a destruição do Templo de Jerusalém e do poder monárquico, do qual os sacerdotes eram uma espécie de funcionário religioso.
Outros acenam com o judaísmo dos escribas, a letra da lei e dos seus intérpretes, que exigem rituais imutáveis.
Quem não os seguir literalmente vai "acertar suas contas com Deus nesta ou em outra vida". Esse tipo de judaísmo considera razoável uma dicotomia entre a vida cotidiana e o ritual religioso, bastando seguir este com propriedade para que os pecados, eventualmente ocorridos naquela, sejam absolvidos sem maiores problemas. E os rabis milagreiros, além dos místicos sábios, estariam aí para nos explicar "a" verdade.
O problema é que a intermediação entre o judeu e seu Deus é a negação da essência do judaísmo (o monoteísmo ético), que busca igualar todos os homens e os estimula a ler e compreender o que leram, exatamente para ter acesso à palavra divina.
Entre o templo e os escribas, fico com os profetas.
Um povo é um grupo com a consciência de um passado comum. Não é fundamental que o passado comum tenha realmente existido, basta a consciência da existência dele: ao escolher a herança judaica, cada indivíduo passa a ser depositário de um universo de valores.
Não interessa se há 3.000 anos seus ancestrais já eram judeus, não importa se ele é descendente de cázaros judaizados durante a Idade Média ou de ucranianos convertidos após 1648.
Não vem ao caso se optou por seu judaísmo há um ano ou uma semana. O importante não é a origem étnica, nem a lamentação pelo templo destruído e muito menos a prática de rituais mecanicamente executados.
A grande travessia, aquela que marcou a humanidade, foi a de um mundo aético para um mundo ético, de um olhar para si mesmo para um olhar para o outro, de uma existência solitária para uma existência solidária.
Sim, Pessach é uma travessia. Que só tem sentido se for feita na companhia de todos os irmãos de raça, a raça humana.
Jaime Pinsky, 70, historiador e editor, é professor titular aposentado da Unicamp, diretor da editora Contexto e coautor e organizador de vários livros, entre os quais "História da Cidadania". www.jaimepinsky.com.br. - Fonte: Folha de S.Paulo - 29/03/10.


LIÇÕES DA PÁSCOA
A Páscoa é um grito em favor da esperança numa época em que desapareceram as utopias, deixou-se de sonhar e o mundo ficou pequeno.
Existem acontecimentos que marcam a vida dum povo e determinam-lhe o caminho. São principalmente fatos que despertaram em grupos, clãs ou tribos a consciência de serem todos membros de uma única nação. Poderíamos rotular esses episódios como "fundantes" de nacionalidades.
Temos um belo exemplo na história do povo de Israel, como vem narrada na Bíblia. Devido a secas em Canaã, região onde morava, uma família se transferiu para o delta do Nilo, onde cada filho de Jacó organizou seus descendentes como tribo.
Reduzidos a escravos e condenados a desaparecer devido a leis que os obrigavam a matar os recém-nascidos do sexo masculino, gritaram por socorro ao Deus de seus antepassados.
Foram ouvidos por Javé e libertados por Moisés, que os conduziu através do leito seco do mar e do areal do deserto até a terra prometida.
Foi aí que Israel se percebeu como um povo, mais ainda, um povo escolhido por Deus, um povo de pessoas livres e aliadas do Altíssimo.
A força de Israel consistiu em viver intensa e eternamente a saída do Egito, a aliança feita no Sinai e a entrada na terra das promessas. Para isso, a cada ano, na lua cheia de Abib, o primeiro mês do calendário judaico, a celebração da Páscoa foi, mais do que a lembrança do acontecimento "fundante", o compromisso de viver a liberdade, a aliança com o Senhor e o amor à "terra do povo de Deus". "Este será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações como instituição perpétua" (Ex 12,14).
Antes da destruição do templo de Jerusalém, os cordeiros sacrificados, a reunião da família para a ceia, o ritual entremeado de leituras, de cantos e de orações tornavam presentes os fatos do êxodo. Israel nunca deveria esquecer seus inícios como povo.
Do contrário, sucederia o que sucedeu na divisão do reino em dois e em seus desaparecimentos.
A igreja é o povo da nova aliança.
Seu acontecimento "fundante" é a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Os discípulos eram uma multidão sem rosto que acompanhava ora com entusiasmo, ora desanimada, os passos do nazareno. A expectativa de que ele seria o desejado chefe político os acompanhou até a entrada do domingo de Ramos.
Após sua prisão, debandaram e só se reagruparam após a certeza da ressurreição. O espírito de Deus lhes deu a alegria de se deixarem apossar pela força da experiência de Jesus. Foi aí que nasceu um povo, o povo dos seguidores do Senhor.
Se a Páscoa de Israel foi a libertação de escravos políticos e econômicos para transformá-los em pessoas livres, aliados de Deus e possuidores de esperanças, a Páscoa de Jesus é a libertação da causa de todas as escravidões, a elevação dos homens e mulheres à dignidade de filhos e filhas do pai celeste e herdeiros da vida eterna.
A força da igreja, povo da nova aliança, está em centralizar no ressuscitado a fonte de seu ser, de seu agir e de seu fazer. Quando os cristãos relegam a Páscoa a mero apêndice das muitas preocupações, tornam-se fracos e protagonizam escândalos que abalam ou afastam quem sente atração pelo Cristo.
Celebrar a Páscoa tanto em festa anual quanto nos domingos e nas missas diárias é uma necessidade para que o acontecimento "fundante", a morte e a ressurreição de Jesus, nos torne uma presença alegre e esperançosa dentro de uma sociedade cada vez mais marcada pela morte.
A Páscoa é um grito forte em favor da vida a ressoar neste ano que apareceu, em seus primeiros meses, marcado pela tragédia em Angra dos Reis, pelos terremotos de Haiti, Chile e Turquia, pelas enchentes ou secas em várias regiões do planeta, pelas guerras em curso, por atos de terrorismo.
A Páscoa é um grito forte em favor da liberdade a ressoar em tempos que manipulam a opinião pública, restringem direitos universalmente aceitos, distorcem valores e nos violentam o direito de expressão de pensamento. Por meio de campanhas bem urdidas, roubam-nos os espaços interiores, não nos deixam tempos e espaços para pensar. Os jovens são as grandes vítimas da falsa sensação de liberdade de pássaros presos em gaiola de ouro. O ressuscitado arrebentou as prisões quando arrebentou o sepulcro onde o colocaram morto.
A Páscoa é um grito forte em favor da esperança numa época em que desapareceram as utopias, se deixou de sonhar e o mundo ficou pequeno. "O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele" (Rom 6,9).
Luiz Soares Vieira, 72, arcebispo de Manaus, é vice-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). - Fonte: Folha de S.Paulo - 04/04/10.


CHOCOLATE
O consumo de ovos de Páscoa atingiu 38% dos domicílios brasileiros no ano passado. O tíquete médio foi de cerca de R$ 17, de acordo com pesquisa realizada pela Nielsen. Cerca de 47% desses produtos foram comprados para presente; o restante foi para consumo próprio.
NA BALANÇA
O levantamento também concluiu que o brasileiro compra em média 700 gramas do produto. O mercado tem na região Sul a maior penetração, com 57% dos lares. O maior tíquete médio para a compra de ovos é registrado no Centro-Oeste.
CASEIRO
Mais de 10% dos ovos de chocolate comprados na Páscoa foram de fabricação caseira. A principal região de consumo é o interior de São Paulo, com 43% do volume, seguida pela Grande São Paulo, que aparece com 34%, de acordo com a pesquisa da Nielsen.
Mercado Aberto - Maria Cristina Frias - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/04/10.


CHOCOLATE NA PÁSCOA
Um gole, uma mordida... Chocolate não combina só com vinho do Porto e uísque; veja o que experts falam sobre casamentos do doce mais procurado da Páscoa com água, cerveja, cachaça e café.
Encha a boca de água quente, numa temperatura suportável. Dispense. Dê uma mordida em um chocolate. Repita o ritual sempre que desejar extrair o máximo de nuances de um chocolate. Parece estranho? Mas é esse método que o confeiteiro Flavio Federico, expert no assunto, adota em suas aulas de degustação.
Se você pretende apenas combinar prazeres, no entanto, o ideal é deixar a água de lado e procurar a bebida que melhor ressalte o sabor do seu chocolate. Café, cerveja, cachaça.
Alguns goles são capazes de potencializar as mais marcantes características do doce. Para o especialista em cachaça Jairo Martins da Silva, as mais envelhecidas e aromáticas, com teor alcoólico mais elevado, vão bem com um chocolate amargo, por exemplo.
Já para a sommelier de cervejas Cilene Saorim não há nada que não combine com cerveja, com a "vasta quantidade de estilos e ampla possibilidade sensorial".
Ela brinca, "chocolates para iniciantes [ao leite] vão bem com cervejas para iniciantes [menos potentes]. Já para acompanhar um meio-amargo, o ideal é uma cerveja com mais estrutura, corpo e amargor".
No caso do café, Ensei Neto, um dos maiores entendidos no assunto do Brasil, diz que há dois mecanismos para fazer uma degustação casada com chocolate. "O segredo vai ser o serviço do café. Se quisermos evidenciar características sutis do chocolate, trabalhamos com uma bebida de concentração intermediária, para os sabores não brigarem."
Aconselha, por exemplo, experimentar um chocolate com notas frutadas e florais, como os orgânicos do Peru, ao lado de um café com acidez elevada (limão ou laranja), que "levantam a intensidade das frutas tropicais presentes no chocolate".
Métodos básicos
O doce dos deuses, derivado do cacau, normalmente deixa a boca untada. "A gordura fica depositada nos vales das papilas gustativas. Água quente e álcool ajudam a limpar a boca e assim você pode experimentar o próximo chocolate", diz o confeiteiro Flavio Federico.
Por isso que bebidas com alto teor alcoólico são boas pedidas para acompanhar. "Há opções típicas como o vinho de Porto e o moscatel, mais adocicado. Escolho com um chocolate sem muito teor de cacau, um pouco mais doce, para que o amargor do chocolate não esconda o sabor do vinho", diz a chocolatière Renata Arassiro.
É possível, no entanto, fazer harmonização por contraste. "Vinhos fortificados e vinhos doces combinam com chocolate amargo pois ficam equilibrados", diz Federico. Segundo ele, o mais importante é trabalhar com as mesmas potências de sabor. Desmistifica, assim, a combinação de espumantes, com baixo teor alcoólico, com chocolate amargo, que "mata o sabor da bebida".
Na linha dos contrastes, uma sugestão é provar "chocolates de solo vulcânico ou o da Bahia, que é extremamente ácido" com vinhos de baixa acidez. "Outra combinação clássica: chocolate com laranja. Por isso cai bem com uma cerveja Belga que tem na fermentação casca de laranja e é mais encorpada", diz Federico.
Quando se misturam elementos tânicos, porém, pode haver desequilíbrio. Para muitos, chocolate amargo com vinho tinto seco faz a boca amarrar -mesmo efeito causado por banana verde. Mas para o enófilo Ricardo Bohn Gonçalves, o casamento com um cabernet sauvignon é bem-sucedido.
"Quem me deu essa ideia foi o Ridel [das taças Riedel]. É uma combinação exótica."
Ok, é certo que há recursos técnicos para alcançar o casamento perfeito. Mas, a verdade é que gosto é algo subjetivo.
Luiza Fecarotta - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/04/10.


CIÊNCIA - CAÇA AO TAPITI (COELHINHO DA PÁSCOA BRAZUCA)
Cientistas ainda sabem pouco sobre o coelho-brasileiro, que é difícil de ser visto.
O coelhinho tapiti daria um bom entregador de ovos de Páscoa. Como tem hábito noturno, poderia deixar os doces enquanto as crianças estivessem dormindo. Por ser pequeno e discreto, não seria reconhecido. Ágil e veloz, a encomenda chegaria sem atraso. E ele saberia andar por nosso país como nenhum outro coelho, já que... o tapiti é brasileiro!
Apesar de ser chamado de "coelhinho", o tapiti não é exatamente um coelho. Mas é parente: é da família de leporídeos, que inclui lebres, coelhos e tapitis -leia sobre as diferenças ao lado.
Pouca gente conhece o tapiti, que até hoje não foi muito estudado pelos cientistas, talvez até pela dificuldade de ser encontrado. Mas ele foi descoberto em terras brasileiras há um tempão: em 1758, pelo botânico Carl Linnaeus.
Selvagem O tapiti não serve como bicho de estimação. É selvagem, vive pelas matas, só.
Durante o dia, ele fica em tocas, escondidinho, saindo à noite quando a fome aperta. E diz a lenda que ele dorme de olhos abertos. Ou seja, está sempre alerta!
Mesmo assim, a população de tapiti sofre ameaça devido ao desmatamento, à caça e à disputa por espaço e comida com animais como a lebre-europeia.
O TAPITI É ASSIM
Nome científico >> Sylvilagus brasiliensis
Nome popular >> tapiti, coelho-brasileiro, coelho-do-mato ou candimba
Peso >> de 1 kg a 1,5 kg
Habitat >> vive nas matas de quase todo o Brasil, no México e na Argentina
Alimentação >> come vegetais como folhas, raízes macias e alguns frutos
Inimigos >> lobos, raposas e outros
Características: orelhas pequenas, patas traseiras longas, olhos grandes, pelagem macia e cauda no formato de pompom
Curiosidade: tapiti significa "pelo branco na barriga", em tupi-guarani
Nos rastros do coelho
Existem muitas espécies de coelho, desde anões até gigantes. Por serem mansos, silenciosos, não precisarem de banho e ocuparem pouco espaço, muitos deles são adotados como animal de estimação. Os mais indicados são os de pelagem curta, porque não soltam tanto pelo. Mas é preciso cuidado, pois são animais muito frágeis. Conheça as raças mais procuradas.
>>
Há espécies que são chamadas de coelho anão: são miniaturas de coelho e pesam menos de 1,5 kg. Exemplos são o minilion, com uma pelagem no rosto que parece uma juba, e o minifuzzy lop, que tem orelhas caídas.
>> O coelho rex (em latim, quer dizer "rei dos coelhos") tem pelo aveludado e pesa entre 1,5 kg e 3,5 kg.
>> O hotot é charmoso e parece que está maquiado, pois é branquinho, mas tem pelos negros em volta dos olhos.
>> O borboleta possui uma mancha em forma de borboleta, do alto do focinho até a boca.
Curiosidade
Há o grupo de coelhos gigantes: alguns chegam a pesar 12 kg. Não são muito adotados como bicho de estimação. A preferência é criá-los para que virem alimento (acabam na panela). Um exemplo é o gigante de Flandres, original da Bélgica.
Não troque coelho por lebre
>>
Coelhos e lebres têm orelhas largas e compridas e patas traseiras longas e fortes, boas para corrida. A lebre é craque em corrida; os coelhos são bons em cavar.
>> As lebres possuem manchas de pelos negros na ponta das orelhas, e os coelhos não.
>> O tapiti também cava tocas profundas, como os coelhos comuns, mas é bem menor do que o coelho doméstico, que mede entre 40 cm e 50 cm (os gigantes chegam a ter o dobro desse tamanho).
Fontes: José Roberto Miranda, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite; Luiz Bernardino, médico veterinário da USP (Universidade de São Paulo); Mario de Vivo, zoólogo do Museu de Zoologia da USP, e Soraya Kezam Málaga, veterinária. 
Gabriella Mancini - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/04/10.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
manchetes

03/11/2017
O ACHADO! >>


09/04/2017
FELIZ PÁSCOA! >>


18/02/2017
SOCIEDADE CRIMINOSA... >>


30/12/2016
AS PALAVRAS TÊM PODER... >>


23/10/2016
WRITING EVOLUTION >>


11/09/2016
A CARTOMANTE... >>


02/07/2016
EXISTENCIALISMO... >>


30/04/2016
FOCO NO PROBLEMA??? >>


16/03/2016
MÃE NATUREZA... >>


29/01/2016
O MUNDO DE HOJE >>


19/12/2015
MATEMÁTICALEGO... >>


08/12/2015
O MUNDO DAS SELFIES >>


24/10/2015
HALLOWEEN!!! >>


06/09/2015
MR. BEAN 25 ANOS... >>


12/07/2015
EXOPLANETAS >>


16/05/2015
HOW-OLD... >>


16/04/2015
O PREÇO DE UM ENCONTRO >>


30/03/2015
SEMANA SANTA >>


07/03/2015
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2015
CRUDO ECUADOR >>


18/01/2015
SÃO PAULO 461 >>


11/12/2014
ÁRVORE DE NATAL NO RIO >>


13/11/2014
CHEFES SÃO VICIADOS EM REDES SOCIAIS >>


14/10/2014
ENQUANTO ISSO NA CHINA... >>


17/09/2014
O SENHOR PROPINA... (MR. KICKBACK) >>


31/08/2014
A PARÁBOLA >>


16/08/2014
ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA >>


27/07/2014
DESIGNERS... >>


13/07/2014
A COMPARAÇÃO >>


09/06/2014
CARA FEIA É MAIS LEMBRADA >>


29/05/2014
UNIVERSIDADES... >>


08/05/2014
“SELFIE” DE RADIOLOGISTA... >>


23/04/2014
WORLD BEER CUP >>


12/04/2014
TATU-BOLA >>


21/03/2014
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


08/03/2014
PARABÉNS, MULHERES!!! >>


23/02/2014
CARNAVAL... >>


07/02/2014
A PIOR SENHA... >>


24/01/2014
AS PRISÕES NO BRASIL >>


16/01/2014
RECICLAGEM NO BANHO... >>


24/12/2013
BRASIL 2014 >>


15/12/2013
FRANCISCO >>


06/12/2013
NELSON MANDELA >>


24/11/2013
PAPAI NOEL... >>


18/11/2013
20 DE NOVEMBRO >>


03/11/2013
PROJETOS BRASILEIROS >>


26/10/2013
NEGÓCIOS... >>


19/10/2013
BEER SOMMELIER >>


12/10/2013
15 DE OUTUBRO – PROFESSOR >>


05/10/2013
A MARCA MAIS VALIOSA DO MUNDO >>


25/09/2013
SEMANA NACIONAL... >>


13/09/2013
VIVA O ROCK!!! >>


08/09/2013
ADMINISTRADOR! >>


31/08/2013
COBERTURA VEGETAL >>


24/08/2013
CERVEJA SEM RESSACA??? >>


17/08/2013
COMÉDIA “CEARENCÊS”... >>


10/08/2013
CHUVA DE METEOROS >>


29/07/2013
29 DE JULHO >>


20/07/2013
MANDELA DAY >>


13/07/2013
HOMEM DO ANO >>


06/07/2013
OS MELHORES RESTAURANTES E BARES DE SÃO PAULO >>


27/06/2013
ATLAS DO CÉREBRO EM 3D >>


20/06/2013
IMAGEM DA SEMANA >>


13/06/2013
WORLD DAY AGAINST CHILD LABOUR >>


06/06/2013
RANKING DE UNIVERSIDADES >>


30/05/2013
WORLD NO TOBACCO DAY 2013 >>


15/05/2013
LIBERDADE >>


05/05/2013
TEATRO NO BRASIL >>


29/04/2013
LULA LÁ... >>


21/04/2013
JOAQUIM BARBOSA >>


12/04/2013
ISSO AQUI OH OH... >>


06/04/2013
O PROTESTO >>


29/03/2013
SEMANA SANTA >>


22/03/2013
PRÊMIO PRITZKER 2013 >>


14/03/2013
PRÊMIO LAUREUS 2013 >>


07/03/2013
8 DE MARÇO >>


28/02/2013
CANETA 3D >>


22/02/2013
A FOTO DO ANO >>


14/02/2013
CARNAVAL É PRA PULAR... >>


07/02/2013
CARNAVAL 2013 >>


31/01/2013
PRÉ-CARNAVAL >>


24/01/2013
VIVA SÃO PAULO! >>


19/01/2013
O DESPERDÍCIO >>


13/01/2013
O SOL >>


04/01/2013
MANCHETE DAS FÉRIAS DE VERÃO >>


27/12/2012
FELIZ ANO-NOVO >>


20/12/2012
É NATAL!!! >>


13/12/2012
BH 115 ANOS >>


06/12/2012
ONDE NASCER EM 2013 >>


30/11/2012
JOAQUIM BARBOSA >>


23/11/2012
PLANETA “ERRANTE” >>


15/11/2012
"JUST A PERFECT DAY: DEVELOPING A HAPPINESS OPTIMIZED DAY SCHEDULE" >>


08/11/2012
CITY PROSPERITY INDEX >>


02/11/2012
DIVERSIFICAÇÃO DE ESPÉCIES >>


25/10/2012
BONDINHO CENTENÁRIO >>


18/10/2012
HISTÓRIA VIVA >>


11/10/2012
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO >>


03/10/2012
OUTUBRO ROSA >>


26/09/2012
IG NOBEL >>


20/09/2012
FOTO DA SEMANA – AVES “FURAM” O MAR >>


12/09/2012
COMPETITIVIDADE >>


05/09/2012
O DIA DA AMAZÔNIA >>


30/08/2012
ARTE NO SURFE >>


24/08/2012
JOGOS PARALÍMPICOS >>


15/08/2012
IMAGENS DE MARTE >>


09/08/2012
10 DE AGOSTO - O CENTENÁRIO >>


05/08/2012
AS 5 MELHORES IMAGENS >>


30/07/2012
AS OLIMPÍADAS >>


21/07/2012
SIMPLESMENTE GUGA >>


12/07/2012
A “OLA” PERFEITA >>


05/07/2012
UGGIE – A PATADA >>


28/06/2012
PRESERVAÇÃO DE LÍNGUAS >>


21/06/2012
IMAGEM DA SEMANA >>


16/06/2012
SELOS DO BRASIL >>


09/06/2012
UM PONTINHO NO SOL >>


02/06/2012
FENÔMENO ORBITAL >>


25/05/2012
UM EXEMPLO >>


12/05/2012
A UNIVERSIDADE... >>


03/05/2012
MASCOTE DA NASA >>


28/04/2012
A MELHOR FOTO DE NOTÍCIA URGENTE >>


21/04/2012
A ESTRELA >>


14/04/2012
OS CIENTISTAS... >>


05/04/2012
SEXTA-FEIRA SANTA >>


31/03/2012
A MOSTRA >>


24/03/2012
OS PLANETAS DE MARÇO >>


15/03/2012
BOB, O GATO >>


07/03/2012
UMA DAS MAIORES TORRES DO MUNDO >>


29/02/2012
SETE NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO >>


22/02/2012
YOUTUBE/MOVIES >>


18/02/2012
A MELHOR FOTO DO ANO >>


09/02/2012
VISUALIZATION CHALLENGE! >>


02/02/2012
PERSPECTIVAS FEMININAS >>


28/01/2012
CALENDÁRIO ROMANO 2012 >>


19/01/2012
FACULDADE PARA MOÇAS DA ÁFRICA DO SUL >>


13/01/2012
NEANDERTAL ERA TÃO ESPERTO QUANTO O HOMO SAPIENS >>


06/01/2012
BALLET DE SANTA TERESA >>


31/12/2011
MODA VERDE >>


22/12/2011
ÁRVORES DE NATAL... >>


18/12/2011
TIME: PERSON OF THE YEAR >>


11/12/2011
A "MANJEDOURA"... >>


03/12/2011
AS MOEDAS DA OLIMPÍADA 2012 >>


26/11/2011
NEW SEVEN WONDERS >>


19/11/2011
O GRANDE CRIADOR >>


13/11/2011
YÉTI >>


02/11/2011
A FOTO DO ANO! >>


29/10/2011
CAPELA SISTINA >>


22/10/2011
MAPA TOPOGRÁFICO >>


12/10/2011
DIA DA CRIANÇA >>


05/10/2011
INVENÇÕES ABSURDAS >>


28/09/2011
POR UM MUNDO MELHOR >>


21/09/2011
AS MULHERES DA LÍBIA... >>


14/09/2011
O MOINHO ILUMINADO >>


07/09/2011
OS MAIS LEGAIS DO MUNDO >>


01/09/2011
O PLANETA >>


25/08/2011
COW PARADE >>


18/08/2011
CHARLES DARWIN >>


11/08/2011
O MUSEU >>


04/08/2011
A MINIATURA >>


28/07/2011
ORQUESTRA QUEBRA TABU >>


21/07/2011
COGUMELOS ILUMINADOS >>


17/07/2011
MÚSICA EMBAIXO D'ÁGUA >>


10/07/2011
JOGOS MUNDIAIS MILITARES >>


01/07/2011
OBRAS DE ARTE >>


23/06/2011
O PROTESTO >>


16/06/2011
TABELA PERIÓDICA >>


08/06/2011
A ARCA DE NÓE >>


02/06/2011
A INTELIGÊNCIA É UM LIXO >>


26/05/2011
PLANKING >>


19/05/2011
DIPLOMA EM PÉ >>


12/05/2011
ALEGRIA COLETIVA >>


05/05/2011
WORLD WISH DAY >>


26/04/2011
CÉREBRO >>


22/04/2011
STUDIO X IN RIO >>


14/04/2011
YURI GAGÁRIN >>


08/04/2011
MARTE >>


31/03/2011
SUPER LUA >>


26/03/2011
A VISITA >>


17/03/2011
OS BILIONÁRIOS >>


10/03/2011
OSCAR ARARIPE >>


03/03/2011
ARTISTA DO ANO - HARVARD >>


27/02/2011
NÚCLEO DA TERRA >>


17/02/2011
EGITO >>


10/02/2011
"BRASIL DISSECADO" >>


03/02/2011
PARCERIA PARA PESQUISA >>


27/01/2011
FELIZ ANIVERSÁRIO, SAMPA >>


20/01/2011
O FIM DO BARULHO DO "MOTORZINHO" >>


13/01/2011
CALCULADORA ONLINE >>


07/01/2011
RIO 2016 >>


30/12/2010
FELIZ ANO ANO >>


21/12/2010
LUZES DO NATAL NO BRASIL >>


16/12/2010
PAPAI NOEL >>


09/12/2010
ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA >>


02/12/2010
10 DEZEMBRO - DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM >>


25/11/2010
O PRIMEIRO CARTÃO DE NATAL DO MUNDO... >>


20/11/2010
PRÊMIO TOP EDUCAÇÃO 2010 >>


14/11/2010
O PARQUE TEMÁTICO >>


04/11/2010
PRÓTESE FLEXÍVEL >>


29/10/2010
PRÊMIO AO ARTISTA DE RUA >>


21/10/2010
JOINT CONFERENCE >>


14/10/2010
A PAZ >>


07/10/2010
PRÊMIO NOBEL >>


02/10/2010
LULA >>


25/09/2010
DIA MUNDIAL SEM CARRO >>


17/09/2010
DEMOCRACIA ELETRÔNICA NO BRASIL >>


09/09/2010
INDEPENDÊNCIA OU MORTE >>


01/09/2010
THE BRAZIL SERIES >>


26/08/2010
O TAMANHO DAS COISAS... >>


19/08/2010
PRÊMIO PARA QUEM SALVAR O MUNDO >>


12/08/2010
CRABZILLA >>


05/08/2010
CAMPEONATO MUNDIAL DE SAUNA >>


29/07/2010
MAPA FLORESTAL >>


22/07/2010
OVO OU GALINHA? >>


15/07/2010
BRAZIL >>


08/07/2010
O UNIVERSO >>


01/07/2010
AMERICAN DOLLAR >>


24/06/2010
COMISSÃO INTERNACIONAL DA BALEIA >>


17/06/2010
17 DE JUNHO >>


10/06/2010
THE BRAZILIAN VALENTINE'S DAY >>


03/06/2010
DIA MUNDIAL SEM TABACO >>


27/05/2010
CORPUS CHRISTI >>


23/05/2010
O ÚLTIMO BAILE >>


13/05/2010
BRASIL!!! >>


07/05/2010
O DIA DAS MÃES >>


29/04/2010
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA >>


24/04/2010
LIVROS... DIREITOS... AUTORES... >>


15/04/2010
CINQUENTONA >>


09/04/2010
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA >>


01/04/2010
A PÁSCOA >>


25/03/2010
DIA MUNDIAL DO TEATRO >>


19/03/2010
DIA MUNDIAL DA FLORESTA >>


11/03/2010
MULHERES PARA SEMPRE... >>


04/03/2010
MULHERES >>


25/02/2010
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 >>


18/02/2010
AS CAMPEÂS DO CARNAVAL... >>


13/02/2010
É CARNAVAL... NESSE DIA NINGUÉM CHORA... >>


04/02/2010
É CARNAVAL... >>


29/01/2010
27 DE JANEIRO DE 1926 - A PRIMEIRA TV >>


23/01/2010
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO >>


15/01/2010
ZILDA ARNS >>


24/12/2009
REVEILLON >>


17/12/2009
A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO >>


10/12/2009
ASSINATURAS PARA SALVAR O PLANETA >>


03/12/2009
DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO >>


25/11/2009
FESTIVAL DE PRESÉPIOS >>


20/11/2009
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA >>


13/11/2009
O MELHOR ESTADISTA? >>


05/11/2009
9 DE NOVEMBRO - A QUEDA DO MURO - 20 ANOS >>


29/10/2009
HALLOWEEN DAY >>


22/10/2009
7ª BIENAL DO MERCOSUL >>


16/10/2009
A PRIMEIRA MULHER EM ECONOMIA >>


08/10/2009
NOSSA SENHORA APARECIDA >>


01/10/2009
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - 04 DE OUTUBRO >>


24/09/2009
SOCIALMENTE RESPONSÁVEL >>


17/09/2009
21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE >>


10/09/2009
NEW YORK - 12 DE SETEMBRO DE 1609 >>


03/09/2009
O DIA DO ADMINISTRADOR - 9 DE SETEMBRO >>


26/08/2009
30 ANOS DE ANISTIA >>


20/08/2009
22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE >>


13/08/2009
PAZ, AMOR E ROCK'N ROLL >>


06/08/2009
PAI, UMA INSTITUIÇÃO >>


29/07/2009
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO >>


24/07/2009
AMIGO E AMIZADE, DE MÃOS DADAS >>


14/07/2009
40 ANOS DE CONQUISTA DA LUA >>


09/07/2009
9 DE JULHO >>


03/07/2009
4 DE JULHO >>


25/06/2009
A LUTA CONTRA AS DROGAS >>


19/06/2009
ELEIÇÕES NO IRÃ >>


11/06/2009
14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE >>


04/06/2009
O DIA DOS NAMORADOS >>


28/05/2009
AS FESTAS JUNINAS >>


18/05/2009
O TELÉGRAFO >>


13/05/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO FM! >>


07/05/2009
LEIS E FAMÍLIAS >>


01/05/2009
DIA MUNDIAL DA DANÇA >>


22/04/2009
O ANIVERSÁRIO DA CAPITAL >>


15/04/2009
EARTH DAY 2009 - APRIL 22 >>


09/04/2009
HAPPY EASTER 2009 >>


01/04/2009
A SEMANA SANTA >>


25/03/2009
31 DE MARÇO - TORRE EIFFEL >>


19/03/2009
DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL >>


12/03/2009
15/03 - DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR >>


05/03/2009
50 ANOS DE BARBIE >>


25/02/2009
OSCAR MILIONÁRIO >>


19/02/2009
100% CARNAVAL >>


12/02/2009
É CARNAVAL!!! >>


06/02/2009
CARMEN MIRANDA >>


29/01/2009
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL >>


22/01/2009
A POSSE DE OBAMA - O PRIMEIRO >>


15/01/2009
MARINHEIRO POPEYE >>


04/01/2009
TRÊS REIS >>


02/01/2009
ANO NOVO, VELHOS PROTESTOS! >>


25/12/2008
ANO NOVO, VIDA NOVA... >>


18/12/2008
É NATAL! >>


11/12/2008
DIA DO PALHAÇO >>


04/12/2008
PARABÉNS, BH! >>


29/11/2008
THANKSGIVING >>


20/11/2008
DIA INTERNACIONAL DE NÃO COMPRAR NADA >>


13/11/2008
INTERNATIONAL STUDENT'S DAY >>


06/11/2008
OBAMA >>


30/10/2008
O DIA DO SACI >>


22/10/2008
O PAI DA AVIAÇÃO >>


16/10/2008
O DIA DO PROFESSOR >>


10/10/2008
O DIA DAS CRIANÇAS >>


01/10/2008
CRISE FINANCEIRA >>


25/09/2008
O TRÂNSITO >>


16/09/2008
DIA DA ÁRVORE >>


09/09/2008
O MENOR JORNAL >>


04/09/2008
186 DE INDEPENDÊNCIA >>


28/08/2008
TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO >>


21/08/2008
19 DE AGOSTO - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA >>


15/08/2008
ESTUDAR É PRECISO... >>


07/08/2008
DIA DOS PAIS >>


31/07/2008
CAPOEIRA - A ARTE MARCIAL BRASILEIRA >>


27/07/2008
ESCREVER É UMA ARTE >>


14/07/2008
AMIZADE LUNAR >>


06/07/2008
50 ANOS DE BOSSA NOVA >>


03/07/2008
MAIS UM RECORDE DO FM >>


26/06/2008
O CABOCLO >>


19/06/2008
FESTA JUNINA >>


12/06/2008
100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA >>


05/06/2008
O DIA DOS NAMORADOS >>


29/05/2008
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


23/05/2008
BARRIGA >>


15/05/2008
FACULDADE MENTAL 4 ANOS >>


10/05/2008
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 13 DE MAIO >>


02/05/2008
DIA DAS MÃES >>


21/04/2008
VAMOS AO TRABALHO... >>


16/04/2008
O DIA DO NOSSO PLANETA >>


10/04/2008
DIA DE TIRADENTES >>


03/04/2008
07 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE >>


29/03/2008
O DIA DA MENTIRA >>


21/03/2008
FACULDADE MENTAL, A MARCA >>


15/03/2008
A PÁSCOA >>


08/03/2008
RELAÇÕES INTERNACIONAIS >>


01/03/2008
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2008
DESEJOS DE UM POVO >>


15/02/2008
VOLTA ÀS AULAS >>


07/02/2008
É BEIJA-FLOR! >>


30/01/2008
O CARNAVAL CHEGOU... >>


24/01/2008
CARNAVAL... >>


18/01/2008
O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO... E A BANDA MOLE TAMBÉM... >>


12/01/2008
LIBERTAÇÃO DE REFÉNS DA FARC >>


30/12/2007
RÉVEILLON >>


23/12/2007
FESTA PARA O ANO NOVO >>


16/12/2007
O NATAL >>


10/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO, ENVELHEÇO NA CIDADE... >>


03/12/2007
FELIZ ANIVERSÁRIO BELO HORIZONTE - 110 ANOS >>


26/11/2007
E DEZEMBRO CHEGOU...12/12 É "NIVER" DE BEAGÁ... >>


19/11/2007
BH É POP...BEAGÁ É ROCK... >>


13/11/2007
NÃO VAMOS DAR BANDEIRA... >>


06/11/2007
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA >>


29/10/2007
COPA 2014 >>


25/10/2007
A GRANDEZA DA DEMOCRACIA... >>


18/10/2007
RACISMO, VÍRUS DA ARROGÂNCIA... >>


14/10/2007
AND THE OSCAR GOES TO: CRIANÇAS, PROFESSORES... >>


30/09/2007
5O ANOS DE ERA ESPACIAL... >>


24/09/2007
MOVIMENTO NACIONAL "ÉTICA JÁ" >>


16/09/2007
MANCHETES ESCANDALOSAS... >>


10/09/2007
PARABÉNS, ADMINISTRADOR!!! >>


07/09/2007
7 DE SETEMBRO >>


27/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


24/08/2007
III KALOURADA FACULDADE MENTAL/KIWI/NOVA SCHIN >>


15/08/2007
MOMENTOS HISTÓRICOS >>


12/08/2007
PIA PARA PÉS EM UNIVERSIDADE DOS USA >>


03/08/2007
DIA DOS PAIS >>


29/07/2007
FACULDADE MENTAL SEMPRE PRESENTE, INCLUSIVE NO PAN DO RIO - OLODUM BRASILLLLLLLLL >>


12/07/2007
ABERTURA DO PAN E O DIA DO CALOURO... >>


03/07/2007
ACONTECEU! VIROU MANCHETE NO FM! >>


29/06/2007
A CACHAÇA MINEIRA É A MELHOR DO BRASIL >>


18/06/2007
NOVOS PAINÉIS NOS AEROPORTOS BRASILEIROS >>


11/06/2007
1º ARRAÍA DA UNIDADE BARREIRO...D.A.G. TOTAL >>


04/06/2007
05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA >>


28/05/2007
2000 >>


21/05/2007
O FRIO >>


14/05/2007
MARKÃO, FACULDADE MENTAL E KIWI >>


07/05/2007
PAPA E O SANTO BRASILEIRO >>


01/05/2007
A PROMOÇÃO """EU VOU""" NO MOTEL FOREST HILLS CONTINUA QUENTE! JÁ MANDOU SUA MENSAGEM? >>


30/04/2007
MAIS DE 1.800 ACESSOS... >>


17/04/2007
O BAILE! >>


08/04/2007
A MISS É MINEIRA!!! O BAILE VAI SER DE GALA!!! >>


29/03/2007
HAJA MANCHETE... >>


21/03/2007
FEIJOADA, KALOURADA, BAILE... >>


13/03/2007
1° FEIJOADA "AMIGOS DO FACULDADE MENTAL" >>


06/03/2007
HOMENAGENS MERECIDAS! >>


26/02/2007
PARABÉNS GIOVANNA! PARABÉNS MULHERES! 08/03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


22/02/2007
CARNAVAL BRASIL 2007 >>


10/02/2007
PARABÉNS FACULDE! >>


14/12/2006
DESEJOS DE FELIZ NATAL E ANO NOVO - 8 IDIOMAS DIFERENTES >>


06/12/2006
ANIVERSÁRIO TRIPLO! PARABÉNS + PARABÉNS + PARABÉNS. >>


25/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES MANCHETES DA SEMANA >>


14/11/2006
EVOLUÇÃO CONTÍNUA! >>


08/11/2006
AI AI AI TÁ CHEGANDO A HORA! >>


31/10/2006
VAMOS APLAUDIR! >>


23/10/2006
TÁ CHEGANDO A HORA... >>


18/10/2006
VOAR...VOAR...VOAR... >>


10/10/2006
SEMPRE EM FRENTE! >>


01/10/2006
VESTIBULAR FNH E NIVER DO ALFREDÃO >>


26/09/2006
EMPRESA JUNIOR >>


23/09/2006
HAJA MANCHETES! >>


14/09/2006
"NIVER DO CARA...QUER DIZER DO ZEZINHO - 13/09/06" >>


09/09/2006
LULA DIZ TER 'DUPLA PERSONALIDADE' EM ELEIÇÃO >>


30/08/2006
TÁ TODO MUNDO "PLUTÃO"! >>


26/08/2006
OB CHEIROSO >>


20/08/2006
Na volta as aulas o FM novamente estava “Sempre Presente” >>


27/06/2006
CAMISETAS DO FM >>


17/06/2006
VAMOS ESCREVER GALERA! >>


05/06/2006
Só para não ficar dúvidas >>


28/05/2006
BLITZ 98 FM NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DO "FACULDADE MENTAL" >>


20/05/2006
OS PROBLEMAS DO BRASIL? >>


17/05/2006
"NOITE DE AUTÓGRAFO" >>


07/05/2006
MAMÃE! MAMÃE! MAMÃE! >>


30/04/2006
SANDÁLIAS DA HUMILDADE! >>


28/04/2006
MUSA KIWI 2006 >>


27/04/2006
BAILE DA FNH 2006 >>


06/04/2006
Manchetes da semana >>


06/04/2006
OLHA O BAILE AÍ GENTE!!!! >>


20/04/2006
VAMOS PARTICIPAR GENTE!!! >>