Faculdade Mental
MARILENE CAROLINA - 10/09/2009
  

SOMÁLIA - CRISE HUMANITÁRIA

POR QUE O RESTO DO MUNDO NOS ABANDONOU?
English:
http://ngm.nationalgeographic.com/2009/09/somalia/draper-text
http://ngm.nationalgeographic.com/2009/09/somalia/maitre-photography
Parece insano um fotógrafo arriscar várias vezes sua vida em um dos lugares mais perigosos do planeta, mas foi o que fez Pascal Maitre ao retornar por cinco vezes à Somália. (A cena de rua acima foi fotografada por ele em Mogadíscio). Sem governo estável desde 1991, o país vive a pior crise humanitária da África. É um dos locais mais perigosos do mundo para um jornalista. Pascal começou a fotografar ali em 2002 e conheceu pessoas que tornaram possível a reportagem. Para essas imagens, em 2008 ele foi de novo à região, agora com o escritor Roberto Draper.
"Quando lá estive pela primeira vez, já era terrível; a impressão era de que não havia como  piorar", conta Pascal. "Mas toda vez que voltei era mais sombrio e difícil. Quando chegávamos a um refeitório, as pessoas ficavam contentes. Contudo, cinco minutos depois diziam: 'Não fiquem por aqui: os milicianos podem matar vocês'." Apesar do perigo, ele persistiu. Escoltado por guardas, visitou um hospital cujos pacientes estavan tão devastados que não conseguiam chorar. "Tinham os olhos secos. Não choravam mais. Haviam passado por coisas horríveis. Não há nenhuma sensação de vida normal por lá."
Testemunhar esse extremo sofrimento requer o máximo de compaixão e de comprometimento. Por isso é que Pascal sempre volta. "Todo dia um somali me perguntava: 'POR QUE O RESTO DO MUNDO NOS ABANDONOU?'", conta. "Minha esperança é de que essas fotos possam ajudar um pouco."      
Chris Johns - Fonte: National Geographic - Número 114 - Setembro 2009.
Veja mais fotos:
http://ngm.nationalgeographic.com/2009/09/somalia/maitre-photography
Leia mais:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-114/somalia-guerra-493988.shtml


PAPEL DE PAREDE - FILIPINAS
Crianças contemplam um eclipse solar parcial sobre a baía Manila, nas Filipinas. Resultado de uma sizígia - que se dá quando a Terra, o Sol e a Lua estão alinhados -, o eclipse foi visível em quatro continentes.
Foto de Gil Nartea/AFP/Getty. Confira: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao-114-setembro-2009-494035.shtml?foto=23p.
Fonte: National Geographic - Número 114 - Setembro 2009.


CARREIRA - USP ESTUDA CRIAR GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
A Faculdade de Saúde Pública da USP elaborou projeto para criar uma graduação em saúde pública. Pela proposta, o novo curso será de quatro anos, com foco em prevenção e promoção de saúde coletiva. Serão abertas 40 vagas no período da tarde. O projeto foi aprovado em maio pela congregação da faculdade e está em fase de análise pela pró-reitoria de graduação. Para entrar em vigor, precisa passar pelo Conselho de Graduação e pelo Conselho Universitário. Por isso, ainda não há data para o início do curso.
Fonte: Folha de S.Paulo – 08/09/09.
Faculdade de Saúde Pública da USP – http://www.fsp.usp.br/boletim.php?lang=pt&homepage=true&style=homepage


TURISMO ATRAVÉS DO TEMPO
Página reúne vídeos antigos das mais diversas partes do mundo. Quer viajar para o Carnaval do Rio de Janeiro em 1955? Ou para a Riviera Francesa na década de 1920? Quem sabe então par Jerusalém em 1938, ou para a Índia em 1934, ou Nova York nos anos 50? Um site que reúne antigos documentários de viagem dá acesso a essas e incontáveis opções de turismo para outros lugares e épocas. O endereço é resultado do projeto The Travel Film Archive. Realizado em parceria com o “You Tube”, ele reúne mais de 300 documentários, realizados entre 1900 e 1970 em 111 diferentes localidades de 86 países.
Um dos filmes sobre a Riviera Francesa, por exemplo, mostra seus principais locais turísticos, com poucos carros passando ao lado dos pedestres e lavadeiras enxaguando roupas em praça pública. O da Índia é dedicado aos elefantes – eles são vistos tomando banho em um rio, com garotos sobre o lombo. Secados com toalhas, recebem adornos para participar de uma procissão. Enquanto isso, o documentário que retrata Damasco e Jerusalém em 1938 mostra cenas de rua, como um vendedor de espetinhos de cafta e senhores fumando narguilé entre rebanhos de ovelhas que atravessam as calçadas.
O Brasil aparece em cinco vídeos: São Paulo em 1943, as cataratas do Iguaçu em 1920, o sul do Brasil em 1942, o Rio de Janeiro de 1932 e o Carnaval do Rio de 1955. Este último é o mais curioso: entre elogios à “Cidade Maravilhosa”, “porta de entrada do Brasil”, registra a festa na rua com pessoas fantasiadas, os desfiles de carros alegóricos com motivos egípcios, os bailes fechados e a participação do presidente Getúlio Vargas (1882-1955).
Os vídeos são licenciados e foram em grande parte adquiridos de antigas empresas e indústrias (como as companhias aéreas, que produziam filmes para exibir durante os voos) ou do acervo de documentaristas de viagem. Eles ocupam um espaço importante do projeto. O Rio, por exemplo, foi registrado pelo americano Andre de la Varre (1902-1987). Juntos, ele e o explorador Burton Holmes (1870-1958) somam quase 100 dos trabalhos do site. Outros documentaristas marcantes que recheiam o endereço são os americanos Carl Dudley (1910-1973), James A. Fitzpatrick (1894-1980) e Eugene Castle (1897-1960).      
Confira: http://www.travelfilmarchive.com/.
Tiago Cordeiro – Fonte: Aventuras na História – Edição 74.


PIZZA PAULISTA
Para tornar a capital paulista mais palatável ao turista de negócios, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) vai apelar ao que a metrópole tem de mais saboroso: a pizza. O novo conceito de marketing da entidade divide a cidade em fatias e apresenta cada atração em separado. A primeira ação vai promover
o Destino Berrini, que engloba o eixo chamado Golden Hall, do WTC Convention Center até o Transamérica Expo Center. Estão previstos os lançamentos dos destinos Paulista/Jardins, Center Norte/Anhembi e Ibirapuera. Cada região ganhará um hotsite e um folder com mapa, dicas de hotéis e lojas, centros de convenções e entretenimento a ser distribuído em feiras, congressos e eventos.
Mais-valia - Fonte: Carta Capital - Edição 562.
SPCVB -
http://www.spcvb.com.br/imprensa/fiquepordentro/200708/novos_associados.html


CENTRO RUTH CARDOSO
A Alfasol (Alfabetização Solidária) lança no próximo dia 18 um centro de pesquisas e eventos em homenagem à ex-primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008).
As atividades serão concentradas em um prédio na rua Pamplona, nos Jardins (zona oeste de São Paulo), que será batizado com o nome da antropóloga. Haverá também um espaço que irá expor parte do trabalho de Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
A visitação será aberta dentro de oito meses a um ano, após reforma do prédio. As atividades de pesquisa e seminários começam já neste mês.
Haverá parcerias com centro de estudos de universidades, como os da USP (Universidade de São Paulo).
A primeira investigação será sobre o comportamento dos jovens que vivem em regiões metropolitanas do país, além da oferta de políticas públicas e privadas a essa população.
O projeto foi iniciado pela própria ex-primeira-dama e deverá durar oito meses.
Também estão previstos seminários temáticos, com assuntos como sustentabilidade, que darão origem a cadernos com textos para discussão.
"Há a necessidade de uma organização histórica do trabalho que a doutora Ruth deixou. Mas também abordando discussões para o futuro", afirmou a superintendente da AlfaSol, Regina Esteves.
A ex-primeira-dama era bacharel em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
A AlfaSol e as outras quatro organizações que a antropóloga criou -Unisol, Artesol, Capasol e Comunitas- também funcionarão no local, com projetos integrados. No prédio, de cinco andares, deverão trabalhar cerca de 130 pessoas.
Segundo Esteves, o centro está sendo custeado com contribuições de empresas ou pessoas que possuíam afinidade com Ruth Cardoso, como Antônio Ermírio de Moraes e a família Safra. Os recursos provenientes da obra "Livro de Ruth" (Imprensa Oficial) também são utilizados no projeto.
Fundada em 1996, a Alfabetização Solidária capacitou 254 mil alfabetizadores e atendeu 5,5 milhões de alunos e adultos em 2.433 municípios.
Fonte: Folha de S.Paulo – 10/09/09.
Alfasol (Alfabetização Solidária) - http://www.alfasol.org.br/aapas_site/home.asp


LIXO FOLHEADO A OURO
O artista plástico Rubens Matuck está conseguindo transformar lixo em ouro -e aqui não se trata de nenhuma figura de linguagem ou misterioso projeto de um alquimista.
Ele percorre as ruas em busca de madeiras jogadas nos entulhos. Depois de tratá-las, aplica em sua superfície folha de ouro. Deixa secar e, enfim, desenha em cima árvores. Não qualquer árvore. Só aquelas que ele plantou na cidade de São Paulo. "Minha paixão, desde menino, é plantar."
Essa paixão acabou germinando uma confraria paulistana que sai pelas ruas, nos finais de semana, plantando -um grupo que envolve zeladores, faxineiros, garçons e cozinheiros.
O prazer de Matuck com a flora é tão grande que, nas suas viagens pelo Brasil, ele vai registrando o que vê em cadernos. Ao todo, já montou uma coleção com mais de 300 desses cadernos, empilhados em seu ateliê-estufa. É um espaço que mistura suas obras e a criação de mudas.
As mudas criadas no ateliê-estufa são espalhadas entre os integrantes da confraria que, sozinhos ou em grupo, procuram espaços para o plantio. "Tem gente que trabalha em bar que ajuda a produzir adubo com pó de café."
Já perdeu a conta de quantas plantou. "Talvez mais do que cinco mil." Com o tempo e estudo, aprendeu quais as espécies melhor se adaptavam na cidade.
A confraria acabou ganhando ramificações. Pessoas de outras partes do Brasil passaram a trocar mudas com Matuck. "No rastro das trocas, vieram novas amizades e novos parceiros. Sinto-me, sem exagero, apenas uma das sementes." Veio, então, a ideia de fazer um projeto mais radicalmente natural.
Matuck percorreu os entulhos atrás das madeiras descartadas para serem usadas em suas obras -e, aí, decidiu aplicar a folha de ouro para ver o que acontecia. Gostou e decidiu fazer uma coleção.
Natural, portanto, que Matuck escolhesse para expor sua obra um espaço em que artistas façam da rua, ao mesmo tempo, inspiração e galeria -preferiu uma galeria tomada por grafiteiros. "Pintar e plantar são, para mim, quase uma mesma coisa."
O que significa que São Paulo não é apenas uma cidade, mas uma espécie de tela viva. Quando anda pelas ruas, sente-se como se estivesse em quadros que sempre mudam.
PS- Coloquei no meu site (www.dimenstein.com.br) uma seleção das obras de Matuck, expostas no Choque Cultural -aliás, essa galeria é hoje uma das estufas dos artistas, muitos deles grafiteiros, que fazem da rua sua inspiração e paisagem. Baixo Ribeiro, criador da Choque Cultural, é um dos responsáveis pela disseminação, no mundo, da arte de rua brasileira.
Gilberto Dimenstein - Fonte: Folha de S.Paulo – 09/09/09.
Choque Cultural - http://www.choquecultural.com.br/
Rubens Matuck - http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3249&cd_idioma=28555


RH EM FUSÕES E AQUISIÇÕES
O sucesso de muitas fusões e aquisições, de pequeno ou grande porte, depende tanto do gerenciamento de pessoas e do ambiente organizacional como do gerenciamento do tempo e dos recursos financeiros.
Negócios fracassam mais por questões culturais mal resolvidas do que por fundamentos econômicos da transação. A verdade é que o desempenho do negócio é amplamente influenciado pelas pessoas de uma organização. Portanto, manter os empregados engajados durante períodos difíceis de transição é crítico e exige da área de recursos humanos atenção especial.
Quanto mais cedo o RH se envolver em uma negociação de fusão ou aquisição, maior será a possibilidade de sucesso na integração de pessoas e processos na nova organização.
Quando o moral é elevado e as pessoas estão engajadas nas atividades certas, os níveis de desempenho individuais e corporativos quase sempre excedem as expectativas. Empresas bem preparadas para o processo de fusão ou aquisição têm duas vezes mais chance de oferecer aos acionistas um retorno acima da média.
Para alcançar bons resultados durante uma fusão ou uma aquisição, as empresas devem buscar no RH experiência e liderança em gerenciamento de mudança, integração de culturas, planejamento e execução de redimensionamento de equipes com alta sinergia, retenção de talentos-chave, manutenção dos níveis de desempenho e avaliação dos pacotes de remuneração e benefícios.
Recursos humanos
A eficácia do RH é fator de sucesso para todo o ciclo de uma fusão ou aquisição. A área tem papel essencial, desde a avaliação de riscos e a viabilidade do negócio ("due diligence") até o planejamento da integração e o acompanhamento de resultados.
Os objetivos de uma fusão ou aquisição são assegurar a sintonia entre as estratégias de negócio e a nova cultura, bem como maximizar o retorno de longo prazo para os acionistas. Em vez de só colocar em prática uma série de processos, as organizações devem observar e entender as mudanças que ocorrem na força de trabalho em fusões e aquisições.
Elas devem identificar e analisar aspectos únicos das equipes de cada empresa -o que as pessoas fazem, quais são os elementos críticos de sua motivação, como são recompensadas e como os serviços do RH são fornecidos- para criar uma estratégia de RH capaz de propiciar suporte mais amplo aos objetivos do negócio. Os passos para que o RH se prepare especificamente para executar seu papel nessas transições incluem:
1. Executar a preparação pré-transação para assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis quando o alvo da aquisição for apresentado;
2. Identificar a estrutura e o comprometimento de recursos da equipe de fusões e aquisições do RH;
3. Detalhar as etapas do processo de fusão ou aquisição, destacando as áreas mais críticas, bem como a complexidade e a interdependência de cada linha de trabalho dentro do RH e entre as demais funções;
4. Treinar a equipe que vai trabalhar na fusão ou na aquisição, focando o entendimento do negócio, o aprendizado de diferentes tipos de transação e as melhores práticas;
5. Desenvolver um manual de fusão e aquisição personalizado, documentando claramente pontos de conexão entre a função de RH e outras áreas ao longo do processo.
Desafios e oportunidades
Fusões e aquisições apresentam ótimas oportunidades e desafios para as organizações. Para o RH, é uma oportunidade para desenvolver a força de trabalho e outros programas destinados aos empregados. Mantendo as pessoas no centro e trabalhando com um plano, o RH pode dar um suporte eficaz ao negócio e ajudar a alcançar resultados sólidos.
Valéria Pimentel é consultora sênior da Towers Perrin - Fonte: Folha de S.Paulo - 06/09/09.
Towers Perrin - http://www.towersperrin.com/tp/lobby.jsp?country=bra


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
mensagens

02/09/2017
VENTO, VENTANIA... >>


09/04/2017
CHOVE CHUVA... >>


18/02/2017
O VALOR DAS COISAS... >>


30/12/2016
PASSADO E PRESENTE... >>


23/10/2016
EVOLUÇÃO NA VISÃO... >>


10/09/2016
INVOLUÇÃO TECNOLÓGICA... >>


02/07/2016
IMPREVISTOS ACONTECEM... >>


30/04/2016
ACUMULANDO RIQUEZAS... >>


28/02/2016
MUDANDO A HISTÓRIA... >>


17/01/2016
DEFEITO DE FÁBRICA >>


22/12/2015
MUITA SABEDORIA EM 2016... >>


05/12/2015
O PROBLEMA É O "EL NIÑO" OU O HOMEM??? >>


24/10/2015
O TEMPO PASSA... >>


30/08/2015
O MUNDO ESTÁ MUDANDO... >>


21/06/2015
COMUNICAÇÃO COM OS OLHOS! >>


04/06/2015
ATENÇÃO INTERNACIONAL... >>


21/04/2015
PRÊMIO PULITZER >>


05/04/2015
NÃO JULGUE! >>


22/03/2015
O AMOR E A TECNOLOGIA >>


22/02/2015
BIOGÁS... >>


18/01/2015
IMAGINAÇÃO... >>


11/12/2014
PRESENTES DE NATAL... >>


16/11/2014
CIDADES SEM FRONTEIRAS >>


14/10/2014
OVELHA NEGRA >>


17/09/2014
ALERTA GERAL! >>


31/08/2014
CARA DE MAU >>


12/08/2014
FATOS DA VIDA >>


27/07/2014
SONHO MEU... >>


13/07/2014
TABLET NATURAL >>


09/06/2014
RÚSSIA >>


28/05/2014
INVESTIMENTOS... >>


08/05/2014
OPENBIOME >>


23/04/2014
A TV MAIS CHATA QUE EXISTE >>


10/04/2014
PROCURANDO O BEM... >>


21/03/2014
LEITURA... >>


08/03/2014
“MONA”... >>


22/02/2014
QUEM NÃO GOSTA??? >>


07/02/2014
CARNAVAL TÁ AÍ... >>


24/01/2014
ARTE!!! >>


10/01/2014
THE EVOLUTION... >>


24/12/2013
ENTRANDO NUMA FRIA >>


15/12/2013
CÍRIO DE NAZARÉ >>


07/12/2013
ENCONTRO PERIGOSO >>


24/11/2013
THANKSGIVING 2013 >>


19/11/2013
“SELFIE” >>


03/11/2013
DRIBLANDO A FISCALIZAÇÃO... >>


26/10/2013
QUEBRA-CABEÇA >>


19/10/2013
METEORITOS... >>


12/10/2013
IMAGENS RARAS... >>


05/10/2013
A FORTUNA >>


25/09/2013
ECLIPSES >>


13/09/2013
A QUESTÃO SANITÁRIA >>


08/09/2013
LENTE PARA TODOS >>


31/08/2013
GARRAFAS BRILHANTES... >>


24/08/2013
TRANSFORMANDO VINHO EM ARTE >>


17/08/2013
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA... >>


10/08/2013
CASAPUEBLO >>


03/08/2013
LAPA RIOS ECO LODGE >>


20/07/2013
ANTIGRIPAL REDUZ... >>


13/07/2013
IMAGENS HISTÓRICAS >>


06/07/2013
O CÉREBRO... >>


27/06/2013
NÉCTAR >>


20/06/2013
O BESOURO E AS ESTRELAS >>


13/06/2013
TRAÇOS DE PSICOPATIA >>


06/06/2013
A BACTÉRIA >>


30/05/2013
OS SONS DA TERRA >>


25/05/2013
O JOGO ON-LINE EYEWIRE >>


05/05/2013
MAGNIFICO >>


29/04/2013
SOCIEDADE ALEMÃ DE FOTÓGRAFOS DE ANIMAIS - GDT >>


21/04/2013
PEIXE “TRANSPARENTE” >>


12/04/2013
ESCULTURA INCRÍVEL >>


06/04/2013
BALEEIRO BASCO >>


29/03/2013
“PINHEIRO MILAGROSO” >>


23/03/2013
PERSONALIDADE NO FACEBOOK >>


14/03/2013
O SOCO >>


07/03/2013
DEUSA DO FOGO SAGRADO >>


28/02/2013
A ESCOLA ONDE O ALUNO DECIDE O QUE FAZER >>


22/02/2013
A ESCOLA HIGH TECH >>


14/02/2013
LATICÍNIO DE ORIGEM PRÉ-HISTÓRICA >>


07/02/2013
TAXA DE DESEMPREGO >>


31/01/2013
GLACIER WORKS >>


24/01/2013
LIVROS >>


19/01/2013
FUNDAÇÃO B612 >>


13/01/2013
JARDINEIRO WI-FI >>


04/01/2013
ARANHAS FAMOSAS... >>


27/12/2012
DINHEIRO VELHO É GASTO MAIS RÁPIDO >>


20/12/2012
SEQUOIA-GIGANTE >>


13/12/2012
REDUZINDO CALORIAS >>


06/12/2012
O CARPETE MÁGICO >>


30/11/2012
GLOBAL EDUCATION DIGEST 2012 >>


23/11/2012
DICIONÁRIO OXFORD >>


15/11/2012
ANATOMAGE >>


08/11/2012
AS QUATRO ESTAÇÕES >>


02/11/2012
MURAL MAIA >>


25/10/2012
ESCULTURAS DO MAR >>


18/10/2012
PLANETA DIAMANTE >>


11/10/2012
“A MENINA QUE SUPEROU EINSTEIN” >>


03/10/2012
DIVISÃO DE CLASSES >>


26/09/2012
A FOTO >>


20/09/2012
LA PAROLACCIA >>


12/09/2012
FOTOS MARAVILHOSAS >>


05/09/2012
SEGUNDA CHANCE LTDA >>


30/08/2012
ADEUS ÀS ARMAS >>


24/08/2012
TORTURA >>


15/08/2012
MONMOUTH >>


09/08/2012
ARTE CAFÉ COM LEITE >>


05/08/2012
DIA MUNDIAL DO ORGASMO >>


30/07/2012
ARTE NAS OLÍMPIADAS >>


21/07/2012
O EXPERIMENTO DE STANFORD >>


12/07/2012
ROMERO BRITTO >>


05/07/2012
ASTRONOMIA >>


28/06/2012
O CARTÃO DE CRÉDITO... >>


21/06/2012
UM DESENHO >>


16/06/2012
INTELIGÊNCIA! >>


09/06/2012
HOMENAGEM >>


02/06/2012
CAMPANHA: POR UM "TRATAMENTO NORMAL" >>


25/05/2012
PERGUNTA ÚTIL >>


12/05/2012
O GRITO >>


03/05/2012
SALÁRIO DE DOCENTE >>


28/04/2012
A ESCRITORA >>


21/04/2012
QUEIMA DE OBRAS DE ARTE >>


14/04/2012
O LIVRO COMESTÍVEL >>


05/04/2012
O SANDUÍCHE PATRIOTA >>


31/03/2012
GLOBE THEATRE >>


24/03/2012
OUT OF SYNC >>


15/03/2012
FUNDAÇÃO BILL & MELINDA GATES >>


07/03/2012
PEDRAS PERDIDAS >>


29/02/2012
INSIDE WWII >>


22/02/2012
HOTEL NA FLORESTA >>


18/02/2012
UÍSQUE VERSÃO SEM ÁLCOOL >>


09/02/2012
AS MAIS BELAS LIVRARIAS DO MUNDO = >>


02/02/2012
AS PESQUISAS QUE FALHARAM... >>


28/01/2012
CINEMATERNA >>


19/01/2012
CRISE ECONÔMICA NA GRÉCIA >>


13/01/2012
DA LIXEIRA PARA A CICLOVIA >>


06/01/2012
UM PRÉDIO DIFERENTE... >>


31/12/2011
A PASSAGEM DE UM COMETA >>


22/12/2011
"O PRIMEIRO LONGA FILMADO COM CELULAR" >>


18/12/2011
PESQUISA DE ROSTOS >>


11/12/2011
EDUCATING MAX! >>


03/12/2011
ARQUITETURA: BARCO E EDIFÍCIO >>


26/11/2011
O MUSEU ESTÁ NAS RUAS >>


19/11/2011
AS 20 PIORES DA HISTÓRIA >>


13/11/2011
DOIS LITROS DE LUZ >>


02/11/2011
A MANSÃO "ANTILIA" >>


29/10/2011
O MELHOR UÍSQUE DO MUNDO >>


22/10/2011
O NASCIMENTO DO BEBÊ X >>


12/10/2011
O MUNDO ETÍLICO >>


05/10/2011
DESTINO >>


28/09/2011
SONHO DE MENINA >>


21/09/2011
PODER JOVEM >>


14/09/2011
AGÊNCIA DE VIAGEM EXCLUSIVA PARA CÃES >>


07/09/2011
FOTO MAGNÍFICA >>


01/09/2011
AQUA NOTES RAPIDINHOS >>


25/08/2011
QUAGGA PROJECT >>


18/08/2011
HANG SON DOONG >>


11/08/2011
PROBLEMA PATENTE >>


04/08/2011
CARTUNISTA: PATRIMÔNIO NACIONAL >>


28/07/2011
VOCÊ É O PRODUTOR >>


21/07/2011
DESENHOS À LÁPIS >>


17/07/2011
ORGANIZAÇÃO NAS NUVENS >>


10/07/2011
GUARDIÕES EM REDE >>


01/07/2011
AS GELADEIRAS >>


23/06/2011
COMBATE À POBREZA >>


16/06/2011
POPULAÇÃO HISTÓRIA >>


08/06/2011
QUADRO EM PERSPECTIVA >>


02/06/2011
VISUAL REBELDE >>


26/05/2011
GERAÇÃO G >>


19/05/2011
A MONTANHA >>


12/05/2011
TORRE DE BABEL >>


05/05/2011
ARQUEOLOGIA BÍBLICA >>


26/04/2011
GIFT ANIMADO... >>


22/04/2011
WEBBY AWARDS 2011 >>


14/04/2011
TECNOLOGIA DAS MÁQUINAS DE ESCREVER >>


08/04/2011
INJEÇÃO SEM AGULHA >>


31/03/2011
VOVÓS S.A. >>


26/03/2011
COMIDA TÍPICA >>


17/03/2011
POLTRONA LITERÁRIA >>


10/03/2011
SOS FAUNA >>


03/03/2011
BLOGGIE AWARDS 2011 >>


27/02/2011
AH! TIRIRICA!!! >>


17/02/2011
A FOTO DO ANO >>


10/02/2011
UM QUADRO, UMA TESE... >>


03/02/2011
DORMINDO NOS AEROPORTOS >>


27/01/2011
O PROJETO >>


20/01/2011
TURISMO VIRTUAL >>


13/01/2011
UNIÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETOS >>


07/01/2011
FELIZ ANO NOVO COM ARTE >>


30/12/2010
O BALÉ DOS CISNES >>


21/12/2010
OS OLHOS DA INTERNET >>


16/12/2010
LEONARDO DA VINCI >>


09/12/2010
GISELE BÜNDCHEN >>


02/12/2010
SUPER SACHA >>


25/11/2010
PATRIMÔNIOS CULTURAIS INTANGÍVEIS >>


20/11/2010
19 DE NOVEMBRO DE 1819 >>


14/11/2010
CRIANÇA DE 2,5 MIL ANOS >>


04/11/2010
GOSTO NÃO SE DISCUTE >>


29/10/2010
HISTORY PIN >>


21/10/2010
UM GESTO >>


14/10/2010
70 ANOS - 9 DE OUTUBRO >>


07/10/2010
O GATINHO >>


02/10/2010
MICTÓRIOS >>


25/09/2010
DIA DA ÁRVORE >>


17/09/2010
DISCIPLINA, PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO... >>


09/09/2010
TESOURO DA HISTÓRIA MÉDICA >>


01/09/2010
OFICINA CERÂMICA >>


26/08/2010
"MTV ISLÂMICA" >>


19/08/2010
AMIZADE SINCERA >>


12/08/2010
A MELHOR CADEIA DO MUNDO >>


05/08/2010
INHOTIM >>


29/07/2010
O BRASILEIRO TOP >>


22/07/2010
QUEDA DE SANGUE >>


15/07/2010
A COPA DA IMAGINAÇÃO >>


08/07/2010
INOVAÇÃO - ESQUEÇA O LADO CERTO DA PILHA >>


01/07/2010
LIBERDADE DO ÓLEO >>


24/06/2010
OS PIORES LUGARES DO MUNDO >>


17/06/2010
BRASIL 2.0 >>


10/06/2010
GRAVATAS "CASSETE" >>


03/06/2010
UNIVERSIDADE DE BABÁS >>


27/05/2010
CASA DE PLÁSTICO RECICLADO >>


23/05/2010
BORN IN BRAZIL >>


13/05/2010
PALEONTOLOGIA NO BRASIL >>


07/05/2010
FLUXUS 2010 >>


29/04/2010
VIVENDO À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO >>


24/04/2010
CAMISETA RADAR >>


15/04/2010
SOLUÇÃO SOLAR >>


08/04/2010
AR LÍQUIDO >>


01/04/2010
ADOTE UM BURACO >>


25/03/2010
RAIOS ULTRAVIOLETAS... >>


19/03/2010
A REVOLTA DA NATUREZA >>


11/03/2010
RAZÃO SOBRE CIÊNCIA >>


04/03/2010
TESTE SEU CÉREBRO >>


25/02/2010
UM PEDAÇO DA LUA >>


18/02/2010
PARIS INUNDADA 1910 >>


13/02/2010
ST VALENTINE'S DAY >>


04/02/2010
GRAMADOS ORGÂNICOS >>


29/01/2010
O GATO INGLÊS >>


23/01/2010
CONHECIMENTOS LITERÁRIOS >>


15/01/2010
ZOOLÓGICO ACADEMIA >>


24/12/2009
ESCOLA NA FLORESTA >>


17/12/2009
ALEGRIA ETERNA >>


10/12/2009
BANHEIRA DE CARBONO >>


03/12/2009
QUADRO GIGANTESTO >>


25/11/2009
CLOSE-UP >>


20/11/2009
LONDRES FRUTÍFERA >>


13/11/2009
VIRTUAL SHOE MUSEUM >>


05/11/2009
VESTIDO PARA MATAR >>


29/10/2009
DOBRE QUALQUER COISA >>


22/10/2009
TÁXI COR-DE-ROSA NO MÉXICO >>


16/10/2009
ARTE QUE EMOCIONA... >>


08/10/2009
O QUILO PERFEITO >>


01/10/2009
O CHOCOLATE PERFEITO >>


24/09/2009
PROJETO GENOGRÁFICO >>


17/09/2009
SOLIDARIEDADE BRASILEIRA >>


10/09/2009
SOMÁLIA - CRISE HUMANITÁRIA >>


03/09/2009
BOLHAS BRASILEIRAS EM NY >>


26/08/2009
OS PREDIOS VIVOS >>


20/08/2009
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE PALEONTOLÓGICA >>


13/08/2009
ANIMAIS E FRUTAS >>


06/08/2009
CASA NA ÁRVORE LEVADA A SÉRIO >>


29/07/2009
RECARREGANDO A ENERGIA >>


24/07/2009
UMA CIDADE INTERESSANTE... >>


14/07/2009
SACADA DE VIDRO NAS ALTURAS >>


09/07/2009
CODEX SINAITICUS >>


03/07/2009
MANIFESTAÇÃO COMÉSTICA >>


25/06/2009
O DESAFIO >>


19/06/2009
ARTE DA SERRA ELÉTRICA >>


11/06/2009
PROCISSÃO DA ÁGUA SANTA >>


04/06/2009
UM MUNDO PRA CHAMAR DE SEU >>


28/05/2009
AS MURALHAS DO RIO >>


18/05/2009
JOIAS ÚTEIS >>


13/05/2009
UMA NOVA PERSPECTIVA DE NOVA YORK >>


07/05/2009
O MELHOR EMPREGO DO MUNDO >>


01/05/2009
CANNES >>


22/04/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO, ROMA! >>


15/04/2009
RESTAURANTE EXAGERADO >>


09/04/2009
ANDAR COM FÉ EU VOU... >>


01/04/2009
DOLAR EM BRAILLE >>


25/03/2009
MICHELLE OBAMA >>


19/03/2009
SÃO PATRÍCIO >>


12/03/2009
AMIGOS DA EUROPA >>


04/03/2009
O SELO DO "BESOURO" >>


25/02/2009
CULTURA NA AVENIDA >>


19/02/2009
CARNAVAL NA ITÁLIA >>


12/02/2009
UMA NOVA FILOSOFIA >>


06/02/2009
O MELHOR DO FOTOJORNALISMO EM SP >>


29/01/2009
CINEMA IMAX >>


22/01/2009
LOUIS BRAILLE >>


15/01/2009
UM TREM PARA AS ESTRELAS... >>


04/01/2009
ANO-NOVO LUNAR >>


02/01/2009
IMAGENS DE 2008 >>


25/12/2008
ESCULTURAS DE GELO >>


18/12/2008
NATAL DE COSTA RICA >>


11/12/2008
ARTE NA AREIA >>


04/12/2008
OLÍMPIADA CULTURAL >>


29/11/2008
AMIZADE JAPÃO X MINAS >>


20/11/2008
COMPETIÇÃO MUNDIAL OLYMPUS BIOSCAPES >>


13/11/2008
O NATAL JÁ CHEGOU... >>


06/11/2008
BARACK OBAMA >>


30/10/2008
PROFESSORES ITALIANOS >>


22/10/2008
PLANTA BLOGUEIRA >>


16/10/2008
A CIDADE PERDIDA VIRTUAL >>


09/10/2008
MAIS UM PROJETO DE NIEMEYER >>


01/10/2008
CAMPANHA EDUCATIVA >>


25/09/2008
UBERABATITAN RIBEIROI >>


16/09/2008
LARGE HADRON COLLIDER >>


09/09/2008
TRIBUTO AO 11 DE SETEMBRO >>


04/09/2008
JOGOS PARAOLÍMPICOS >>


28/08/2008
O MOSAICO GIGANTESCO DE BIRMINGHAM >>


21/08/2008
DIA DO FOLCLORE >>


14/08/2008
ENSINO METEÓRICO >>


08/08/2008
TORRE BRASILEIRA >>


31/07/2008
O FORTE DE NATAL >>


27/07/2008
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA >>


14/07/2008
A ARTE DE ALEIJADINHO >>


06/07/2008
DIGNIDADE >>


03/07/2008
O ESPÍRITO OLÍMPICO >>


26/06/2008
BUMBÓDROMO >>


19/06/2008
UMA PONTE ESPECIAL >>


12/06/2008
VOCABULÁRIO PORTUGUEZ E LATINO >>


05/06/2008
MUSEU PARA IBERÊ! >>


29/05/2008
PANELEIRAS - BENS CULTURAIS DO BRASIL >>


23/05/2008
A MAGIA DA ARTE >>


15/05/2008
LETRAS E MEMÓRIA >>


10/05/2008
ILUMINADO >>


02/05/2008
O MUSEU DO ESCRITOR >>


21/04/2008
FENÔMENO DE SOLIDARIEDADE >>


16/04/2008
ENSINO SAGRADO >>


10/04/2008
A GLOBALIZAÇÃO DOS MUSEUS >>


03/04/2008
O TEMPO PASSA... >>


29/03/2008
COLAPSO >>


21/03/2008
O MUNDO É CHEIO DE FOGUEIRAS >>


15/03/2008
A CIÊNCIA E OS CIENTISTAS >>


08/03/2008
VÔO LIVRE >>


01/03/2008
O AMOR É LINDO! >>


22/02/2008
"OLHOS DE VER" >>


15/02/2008
MUNDO ANIMAL - "FAMÍLIAS FELIZES" >>


07/02/2008
O UNIVERSO >>


30/01/2008
MAIS CARNAVAL PELO MUNDO... >>


24/01/2008
CARNAVAL NO MUNDO >>


19/01/2008
SABEDORIA MILENAR >>


12/01/2008
EDUCAÇÃO EM ERUPÇÃO... >>


30/12/2007
COMEÇANDO O ANO COM MUITA CULTURA... >>


23/12/2007
RÉVEILLON CHIQUE... >>


16/12/2007
O PODER DA NATUREZA E DA ARTE... >>


10/12/2007
O CLIMA DO NATAL >>


03/12/2007
CULTURA E QUALIDADE >>


26/11/2007
NATAL ILUMINADO! >>


19/11/2007
CRIANÇA GOSTA É DE BRINQUEDO... >>


13/11/2007
BANDEIRA É COISA SÉRIA... >>


06/11/2007
HINO À PROCLAMAÇÃO >>


29/10/2007
AH! O HALLOWEEN!!! >>


25/10/2007
MENTE ABERTA...INCLUSIVE PARA CINEMA! >>


17/10/2007
MANUSCRITO MAIA DO SÉCULO XIII >>


14/10/2007
DIA DO PROFESSOR >>


30/09/2007
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! >>


24/09/2007
O MENOR LIVRO DO MUNDO... >>


16/09/2007
MAIS SEGURANÇA??? >>


10/09/2007
CONGRESSO NAS NUVENS... >>


02/09/2007
PAVAROTTI >>


27/08/2007
LIVRO DE GRAÇA NA PRAÇA >>


24/08/2007
LIDERANÇA É COISA SÉRIA... >>


15/08/2007
UMA VIAGEM PELA GRÉCIA... >>


08/08/2007
VOCÊ É VICIADO EM ESTUDO (STUDENTHOLIC)? FAÇA O TESTE... >>


02/08/2007
O PROTESTO DA ELITE II >>


25/07/2007
O PROTESTO DA ELITE >>


15/07/2007
AH! DÚVIDA CRUEL! UMA CHARGE INCRÍVEL! >>


03/07/2007
AH! FÉRIAS! >>


29/06/2007
UTI DA PALAVRA! AH! PALAVRA! >>


18/06/2007
19 DE JUNHO: ANIVERSÁRIO DE CHICO BUARQUE >>


11/06/2007
AH! NAMORADOS! AH! LITUANIA! >>


04/06/2007
AH! ARRAIÁ DO BARREIRO! AH! FESTA JUNINA! AH! VENEZA! >>


28/05/2007
EUROPA, FAMÍLIA... (AH! QUE VIDA!) >>


21/05/2007
E TUDO MUDA... (AH! EUROPA) >>


14/05/2007
AH! EUROPA! AH! EBITDA >>


07/05/2007
UNIFICAÇÃO DO PORTUGUÊS??? >>


01/05/2007
AH! MAMÃE! FELIZ DIA DAS MÃES! >>


24/04/2007
AH! O FUTURO! >>


17/04/2007
AH! O SÉCULO 21! >>


08/04/2007
NO BAILE, SE NÃO DANÇAR, DANÇOU... AH! O BAILE! >>


29/03/2007
AH! FELIZ PÁSCOA!!! >>


22/03/2007
AH! FEIJOADA! >>


13/03/2007
FACULDALDE NOVOS HORIZONTES - 6 ANOS DE VIDA! >>


08/03/2007
ATITUDE É TUDO! >>


01/03/2007
AH! O MEU MARIDO OSCAR! >>


19/02/2007
AH! O CARNAVAL! >>


05/02/2007
ESTOU DE VOLTA, MENINOS! >>


21/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DE MARILENE CAROLINA ANTES DA DEMISSÃO: 50,51,53,54,55,56,57,66,68,69,70,76,77,80. >>


24/05/2006
DEMITIDA >>


15/05/2006
"O ADEUS DE MARILENE!" >>


07/05/2006
MEXAM-SE OU F____-__. >>


04/05/2006
MELHORES MOMENTOS >>


27/04/2006
NEGOCIAÇÃO PROBLEMÁTICA >>


27/04/2006
ALUNO EGRESSO OU ALUNO INGRESSO? >>


06/04/2006
Marilene >>


30/03/2006
QUEM TEM MEDO DO INTERDISCIPLINAR? >>


23/03/2006
MOMENTO DE INTERAÇÃO É MOMENTO DE TER AÇÃO >>