Faculdade Mental
MARILENE CAROLINA - 21/11/2006
  

100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DE MARILENE CAROLINA ANTES DA DEMISSÃO: 50,51,53,54,55,56,57,66,68,69,70,76,77,80.

DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 50


Prezada Marilene Carolina. Gostaria de saber porque na FNH tem tanta fila.


Cara aluna. A fila é uma instituição das mais antigas na história da humanidade. Os “mamutes” já andavam em fila. As formigas andam em fila até hoje. O ser humano, em particular, não pode ver uma fila. Parece que para o ser humano fila significa alguma oportunidade ou privilégio, pois tem gente que entra em fila sem saber ao certo pra que a fila serve. Mas, o importante é entender o conceito da fila. E aí, aproveito todos os meus anos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorado e uma fila imensa de títulos para dar a você algumas definições de fila. Se ainda assim você ficar com alguma dúvida, entre na fila dos meus e-mails novamente e terei muito prazer em reponder. Eu adoro receber e-mails, adoro responder e-mails. Mandem mais e-mails.


DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO HOUAISS


Acepções
substantivo feminino


1 alinhamento de uma série de indivíduos ou objetos em seqüência, de modo que um esteja imediatamente atrás do outro
1.1 seqüência de pessoas dispostas de maneira alinhada pelos mais diversos critérios (ordem de chegada, altura etc.) e para os mais diversos objetivos


DEFINICAÇÃO DA FNH
substantivo feminino, masculino e gls


Na Secretaria. alinhamento de uma série de indivíduos um ao lado do outro, falando ao mesmo tempo, sem seqüência ou ordem de chegada, normalmente são três pessoas para atender uma demanda enorme de alunos, com solicitações distintas e  tempo escasso. Tem que dar fila.
No Financeiro. alinhamento de uma série de indivíduos, de modo que esteja imediatamente um atrás do outro, com pepinos financeiros, tendo mais problemas pra serem resolvidos do que gente para resolver. Mais uma vez o tempo dos alunos é escasso e o horário de funcionamento do financeiro não colabora muito. Tem que dar fila.
Pegar elevador. alinhamento de indivíduos, que deveriam estar um atrás do outro por uma questão de lógica, uma vez que só cabem 6 pessoas por vez e muita gente preguiçosa prefere esperar. Tem que dar fila.
Na Cantina. alinhamento de uma série de indivíduos, de modo que esteja imediatamente um atrás do outro pra pegar a ficha e um ao lado do outro pra ser atendido, num espaço extremamente reduzido para atender o número de alunos em tão pouco tempo. Tem que dar fila.
No Xerox.  alinhamento de uma série de indivíduos um ao lado do outro, querendo ser atendida ao mesmo tempo, com pouca gente para dar atendimento e pouco espaço pra atender todo mundo. Tem que dar fila.
Para Falar com coordenador. alinhamento de muitos alunos, um atrás do outro, um ao lado do outro, um querendo  passar por cima do outro, para falar com um dos três coordenadores. Tem que dar fila.
Para Falar com a Prof. Marlene. alinhamento de uma série de indivíduos, alguns sentados, outros em pé, outros na porta, outros no corredor, e ela é uma só.  Tem que dar fila.
Na Catraca de entrada. alinhamento de uma série de indivíduos sem crachá, de modo que estejam imediatamente um atrás do outro, muitas vezes chegando na calçada, tendo somente 3 catracas, sendo que apenas uma delas é operada por funcionários extremamente mal humorados, sem paciência, sem senso de urgência, sem bom humor, travestidos da importância de serem porteiros e sem a noção de que estão ali para servir os alunos e não em uma missão importante da Polícia Federal. Tem que dar fila.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 51


MEXAM-SE OU F_ _ _ _- _ _.


Marilene Carolina, isso estava escrito no quadro de uma sala de aula. Eu e uma amiga passamos para ir ao banheiro e vimos a frase. Ela tava escrita logo abaixo de um exercício no quadro. Ficamos sem saber o que seria e resolvemos pedir uma dica sua.


A linda menina, que bom que você escreveu. Adoro receber e-mails. Leio todos. Confesso que nem sempre consigo responder a todos, pois o jornal ainda é semanal e tenho que escolher entre os tantos que me são enviados. Mas mandem e-mails, adoro receber e-mails.
Bem, minha querida, quem nunca falou palavrão que atire a primeira pedra. O palavrão é na verdade uma palavra que eleva as coisas a uma certa grandeza, por exemplo, digamos: “fiz uma m.....” Todo mundo sabe que a coisa foi feia, é óbvio. Mas, mas, se bem empregado (se é que existe isso), o palavrão soa com muito menos impacto. Ele se contextualiza, diverte, adverte, mas de forma suave e até coloquial. É o palavrão social.
Para responder sua pergunta, consultei alguns de meus materiais de graduação, pós-graduação, mestrado, pós- mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos de cursos de especialização, e, além disso consultei alguns colegas acadêmicos (acho lindo isso: acadêmicos) e chegamos a algumas hipóteses iniciais.
a) MEXAM-SE OU FALEM-ME
b) MEXAM-SE OU FAÇAM-SE
c) MEXAM-SE OU FIRAM-SE
d) MEXAM-SE OU FUREM-SE
Mas, diante das evidências e circunstâncias, minha cara, o que este professor quis mesmo dizer foi:
MEXAM-SE OU F....-SE
Minha dica para você é ignorar este pequeno incidente, pois com certeza quem fez isso não representa o estilo, nem a postura de seus demais colegas. Com a mais absoluta certeza esta pessoa não é feliz naquilo que faz e não tem nenhuma idéia do que possa ser pedagogia, psicologia, motivação, nada disso. O importante é que seus colegas desta tal sala tenham o discernimento e a superação necessários para aprender o conteúdo da matéria, relevando estes fatores. Com toda a certeza vocês saibam que faculdade alguma concorda com este tipo de comportamento. Não é uma atitude docente. Na verdade, nem decente. Rimou.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 53


Caros alunos, "bonjour". Para quem não sabe, "bonjour" é a forma de cumprimentarmos uma pessoa aqui na França, não importa se é dia, tarde, ou noite, mas desde que seja o primeiro contato no dia. Bem, caros alunos e colegas. Estou na França. É claro que vim de classe econômica, pois minhas economias nem me permitiriam vir de primeira classe - que deve ser uma delícia. Estou aqui para participar de um congresso sendo uma das representantes do Brasil. Afinal, minha graduação, pós-graduação, mestrado, pós- mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização tem que servir para alguma coisa a mais do que apenas ser colunista deste jornal, o que aliás muito me honra. Ahhh, a Torre Eiffel (la tour Eiffel) é linda, maravilhosa, assim como os cafés, e, é claro, o Louvre (musée du Louvre) !!!! Ahhh, o Louvre. Dá até vontade de morar dentro dele. Tanta cultura, tanta história, tanto talento reunido em um só lugar!!!! Me senti tão bem dentro do Louvre que até fui embora pra não correr o risco de me sentir uma peça de museu. Bem, diante da distância e das tantas tarefas e obrigações que cercam esta minha viagem, estarei mandando notícias de Paris - se eu não der uma “esticadinha” em outras paragens. Não sintam tanto minha falta. Estarei de volta no final do mês. Mas, continuo lendo os e-mails, eu adoro receber e-mails, adoro responder e-mails. Mandem mais e-mails. Obrigada meus amores!!! Merci mes amours!!!!


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 54


Bem, olá meus queridos amigos e amigas, bonjour. Hoje vou falar das minhas andanças pela Suíça, onde estive pouco antes de chegar à França. Ah! Suíça, Suisse ou Switzerland como preferirem! São 4 os idiomas oficiais: Francês, Alemão, Italiano e Romanche, mas eu prefiro a língua francesa, é mais chique. As principais cidades (Villes) são: Berna, a capital (Berne), Zurique (Zurich), Lausanne e Genebra (Genève). Ah! Os Alpes suíços, que beleza!!!
Adoro seus queijos (fromage suisse) e os buraquinhos deles. Terra dos “porpentosos” queijos "emmenthal" e "suiços" com suas “olhaduras” redondas e brilhantes, decorrência da maturação controlada do propionico bacterium chermanicum, dando ao queijo uma característica adocicada e textura longa. E o que vem a ser isto, textura longa? Bom, você corta uma fatia de mais ou menos 15 cm e dobra até uma ponta encontrar com a outra. A fatia do queijo não se parte porque a textura permite uma curvatura "longa" do queijo. Já o queijo "minas" ou canastra, não permite isto, e, ele quebra ao menor esforço. E olha que isso eu não aprendi na minha graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização.
Mas a Suíça tem seus encantos. Quando vi as vaquinhas (petitesvaches) todas enfileiradas – que lindo - vindo em direção ao curral na hora da ordenha, não sei porque me lembrei de vocês, quando o sinal bate para começar a aula e vocês têm que ser arrastados para as salas porque cismam em ficar conversando no corredor. Que saudades!
Visitei também a casta de bancos, os famosos bancos suíços (olha gente, não tenho conta neles não, viu?). Mas espero um dia, quando tiver a minha faculdade, poder juntar dinheiro para depositar aqui nesses bancos. É que dizem que investir em estudos dá muito dinheiro. Ah! A organização da Suíça. São muitas as semelhanças com a Faculdade Novos Horizontes. Vou andando, porque tenho que gastar meus francos suíços. Tchau tchau meus amigos (Au revoir mes amis)!!!!! Na próxima semana conto mais.....


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 55


Ah! Os países nórdicos. Hoje gostaria de comentar com vocês sobre os países nórdicos, que muito poucos têm ou tiveram a oportunidade de conhecer. Localizados na península Escandinava, são os países que apresentam o maior índice de cooperação entre empresas, universidades e institutos de pesquisas. Para os povos nórdicos, também chamados de escandinavos, a pontualidade, sobriedade e discrição são obrigatórios, características aliás, bem semelhantes ao Faculdade Mental. Bem, estive na Finlândia, Noruega e Suécia e por isso, vou falar para vocês meninos, um pouco desses países maravilhosos.
Finlândia. Ah, Finlândia! A capital é Helsinque. Para quem não sabe é a terra do Papai Noel que mora dentro da montanha chamada “Korvatunturi” ao norte do círculo polar ártico. Viajando de Helsinque para o norte, após passar as cidades Oulu e Rovaniemi, a rodovia cruza o círculo polar ártico. Este círculo invisível marca a entrada para a região onde, em torno do solstício do verão em junho. não há pôr-do-sol mesmo a meia noite. Em torno das festas do Noel, o sol permanece abaixo da linha do horizonte mesmo ao meio dia. Naquele lugar o Joulupukki (Papai Noel em Finlandês) mantêm e-mail: santa.claus@santaclausoffice.fi e sua agência de correio. Lá chegam as cartas de milhões de crianças do mundo todo. O endereço: Joulupukki, 96930 Napapiiri – Finlândia. O home page do Papai Noel é: Santa Claus Home Page. Enviem suas cartas e e-mails, meninos, o Papai Noel também adora ler cartas e e-mails. Vocês sabiam que a sauna é uma paixão nacional na Finlândia? Pois é, sauna, é a palavra provinda da língua finlandesa mais conhecida no mundo. Na cultura finlandesa, a sauna tem uma posição incontestada na vida do dia-a-dia. Esse ponto me fez lembrar das edições do FM e das citações a um apaixonado por uma tal de sauna 5 estrelas. Não me recordo agora seu nome, mas se não me engano tem algo a ver com JUJU. A Finlândia é líder mundial em utilização de telefones celulares e, campeão do mundo em conexões na Internet. Por falar nisso, não deixem de acessar o site www.faculdademental.com.br.
Noruega. Ah, Noruega! A capital é Oslo. Noruega do mais famoso bacalhaudo mundo. Nos faz lembrar meninos, da nossa tradicional Sexta-Feira da Paixão. Terra dos Vikings, que se tornaram famosos por serem guerreiros e aventureiros corajosos e ambiciosos. Aliás, temos na FNH vários meninos que se assemelham e muito aos Vikings, tão lindinhos!!! A Noruega tem como características: planalto com numerosos lagos (maior parte); litoral recortado por profundos fiordes, baías, golfos e ilhas; cadeias montanhosas; etc. E acreditem, dá para ver a cabeça do bacalhau!!! Situada na parte oeste da península da Escandinávia, a Noruega tem no mar o elemento maior de sua identidade, situação muito parecida com o nosso Estado de Minas Gerais. Sua frota mercante e de petroleiros está entre as maiores do mundo. As águas norueguesas fornecem a maior produção pesqueira entre os países da Europa Ocidental. O Museu do Barco Viking, Ah, que museu, meninos. Abriga barcos e relíquias da era Viking, incluindo o famoso navio funerário. Catedral de Nidaros, em Trondheim, a rainha das igrejas da Noruega. Noeroyfjorden, uma região caracterizada por sua beleza selvagem.
Suécia. Ah, Suécia! A capital é Estocolmo. Não sei se vocês sabem meninos, mas descobertas arqueológicas comprovam que a área hoje compreendida como Suécia já era povoada durante a Idade da Pedra, quando o gelo resultante da última glaciação recuou. A cultura da Suécia do século XX se destaca pelos trabalhos pioneiros dos primeiros anos do cinema, com Mauritz Stiller e Victor Sjöström. Mais tarde, “monstros sagrados” (não sei porque, lembrei novamente de vocês meninos) como Ingmar Bergman e atrizes como Greta Garbo, Ingrid Bergman e Anita Ekberg fizeram carreira no exterior. Pasmem! Mas eles também são famosos pelo cinema pornô!!! (Tenho ‘quase’ certeza que a maioria de vocês já sabia....seus “danadinhos”!!!). A Literatura da Suécia é também vibrante e ativa, sendo o terceiro país com maior número de ganhadores de Prêmio Nobel na literatura. Ah, Prêmio Nobel de Literatura, meu sonho é ganhar um, por isso minha graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização.
Bem meus amores, minha viagem chegou ao fim e agora é hora de recomeçar a vida cotidiana com vocês aqui na FNH. Estou de volta!!!!


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 56


Cara Marilene Carolina,
Não perco uma crônica sua, desde a sua primeira brilhante aparição no FM... Agora, revele-me um segredo: ......De onde vem todo esse intelecto, essa classe?


Ah! Meu querido. Fico até encabulada de falar nisso. Talvez seja em decorrência de meus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização.Talvez podemos incluir também as minhas constantes viagens. Por falar em viagens, eu adorocontar minhas andanças pelo mundo, hoje vou viajar um pouquinho com vocês pela Dinamarca, o único país que ainda não comentei sobre minha recente viagem à Europa.
A Dinamarca. Ah! A Dinamarca! Uma península rodeada por várias ilhas. O Reino da Dinamarca (sim, Monarquia Constitucional) é composto pela península de Jutelândia e por várias ilhas de tamanhos muito diversos. Na maior, Själland, situa-se a capital, Copenhague. A bicicleta é o meio de transporte mais utilizado. Ah! Como eu andei de bicicleta por lá. Copenhague é uma cidade lindíssima, o famoso parque de diversões Tivoli (1843) é um dos mais antigos do mundo. Nyhavn, que significa “o novo porto”, é um canal rodeado de bares e esplanadas num ambiente colorido até pelos edifícios e de barco, se faz um “tour” pelos canais de Copenhague. Perto de Nyhavn fica o Palácio Real Amalienborg, a residência oficial da monarquia dinamarquesa, um palácio barroco (não é de barro não, viu, meninos?) do século XVIII. Nas redondezas está a estátua da pequena Sereia, (lembrei-me das sereias que temos na FNH), talvez o mais famoso símbolo da cidade, que foi colocada em 1913 em homenagem à fábula da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen, provavelmente o dinamarquês mais conhecido, um escritor famoso devido aos seus contos de fadas, como As Roupas Novas do Imperador ou O Patinho Feio (lembrei-me de novo de vocês meus “patinhos feios” lindinhos!). Copenhague é hoje detentora de uma das maiores obras de engenharia do mundo, a Ponte de Oresund, com 17 kms (entre ponte e túneis), que faz uma ligação rodo-ferroviária à cidade sueca de Malmö. Ah! Os museus! Sei do interesse de vocês por museus! O Museu Nacional da Dinamarca com suas diversas atrações como o famoso machado de Mammen, a exposição de tesouros da Era Viking, a história dos reis dinamarqueses, a sala dedicada aos nórdicos etc. Outros Museus interessantes são : Museu de Lindholm Hoje, Museu de Moesgard, Museu Viking de Ribe. Para terminar, vou falar de um tema que vocês não se interessam nem um pouco, a bebida típica da Dinamarca. Aquavit. Experimentei só um pouquinho, viu? Aquavit é uma bebida obtida da destilação da batata ou do trigo e com graduação alcoólica que varia entre 40% e 50%. O consumo de Aquavit é sempre motivo para grandes festanças e criação de mitos entre os escandinavos. Na Dinamarca, acredita-se que o brinde deve ser feito em pé e, depois de engolir tudo de uma vez só, deve-se pingar algumas gotas no cabelo. Segundo consta, ao fazer isso, irriga-se um foco de energia e vitalidade, além de prevenir a calvície. Atenção meninos, eu sei que muitos de vocês devem ter ficado interessados, mas essa tradição é para evitar e não curar a calvície. Não vão sair por aí, pingando Aquavit em suas carecas.
Bem, com a Dinamarca, encerrei (por enquanto) minhas viagens com vocês pelo mundo.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 57


A VIAGEM
Novos Horizontes, Ah, Novos Horizontes!!! Bem, meninos e meninas, estou de volta. Minha “tour” européia foi maravilhosa. Fui para participar de um congresso e... Paris é linda, a Dinamarca é um doce, a Noruega é muito fria, a Finlândia é muito gelada, mas, como o Faculdade Mental me proporcionou esta viagem, até participei do congresso. O congresso foi muito interessante, educativo e ilustrativo. O tema foi “A importância dos jornais paralelos como estimuladores e disseminadores de pensamentos nas entrelinhas”. Olha, fiquei impressionada com a profundidade das palestras e debates que ocorreram por lá. Trouxe muita bagagem que viremos a divulgar e usar aqui no Faculdade Mental. Aproveito para agradecer ao Cara, Carinha e Canalha por acompanharem todos os passos da minha viagem, não sabem como é ótimo que todo mundo saiba onde estive. Olhem, não sabem como este congresso acrescentou em tudo o que já aprendi na minha graduação, pós graduação, mestrado, pós mestrado, doutorado, pós doutorado, MBA e tantos outros cursos. Sinto-me com o espírito renovado.


O BAILE
Bem, meninos e meninas, finalmente chegou o Baile. Ah, o Baile!!! Como são poderosos os deuses da música. Elevam nosso espírito, nosso corpo e renovam nossas idéias. Não é a toa que a música sempre fez parte de todas as épocas da história da humanidade, sempre como um ato de celebração. Na Europa antiga, os bailes e sarais eram os pontos altos das sociedades, sendo o baile de máscaras de Veneza um dos mais conhecidos e tradicionais, assim como os sarais em Salzburgo ou Viena, na Áustria, os bailes da corte inglesa,.....
Quem não se lembra daquela famosa música do Milton Nascimento “Foi nos Bailes da Vida....”. Pois é, meninos! Quase todos nós já tivemos um grande baile ou um baile especial e inesquecível na vida.
As palavras balha, bailha, baila, bailo e balha eram sinônimos, significando baile, festa, dança acompanhada de canto. Bailar, bailhar, balhar são formas do mesmo verbo, do latim bárbaro ballare, jogar a bola, jogo que na Idade Média e entre os gregos era acompanhado de canto e dança. Quando trata da palavra baila, manda ver balha, e neste vocábulo diz: "dança; fig. conversação animada em que se fala em muitas coisas. Usada só na frase vir a balha. Do verbo bailar. Vir à baila ou vir a balha são, portanto, formas idênticas, equivalem-se: aparecer na festa, vir ao baile e daí - ser visto, ser falado, vir à colação, andar na baila ou na balha. O Dicionário Contemporâneo dá como legítima quaisquer das locuções: vir à baila ou vir à balha.
O primeiro baile de máscaras de que se tem notícia no Brasil foi realizado no Hotel Itália (largo do Rócio, RJ) em 1840, por iniciativa dos próprios proprietários italianos, empolgados pelo sucesso dos grandes bailes de máscaras da Europa. A repercussão foi tamanha que muitos outros se seguiram, marcando, também através do carnaval, as diferenças sociais que atingiam a sociedade brasileira: de um lado, a festa de rua, ao ar livre e popular; do outro, o carnaval de salão que agradava, sobretudo, à classe média emergente no país. Somente por volta de 1880 os bailes passaram a incluir a versão cantada, entoada pelos coros.
Ah! Meus amores, apesar de meus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização, com é gostoso dançar de rosto colado ouvindo: "Je t'aime moi non plus" quase sem sair do lugar. Ah! Que saudade dos "Bailes de Formatura", "Bailes de 15 anos", os  "saraus" aos domingos...E nos bailes...haviam aquela história de "tirar a menina para dançar"...era um "vexame" ficar sentada... Dar uma  tábua...Luz que girava, globo de espelhinhos... Luz Negra... Lembranças que só tem, quem viveu tudo isso...Só quem viveu essa época, é que pode sentir e saber, o que é dançar ao som de "I wanna hold your hand".
O baile da faculdade será o ponto alto da integração dos alunos das duas unidades com seus colegas e professores, num clima descontraído e absolutamente comemorativo. Nós, do Faculdade Mental, estaremos no baile para nos divertir e ficar de olho em todo mundo, é claro. Teremos repórteres espalhados por todo o salão dando notícia de tudo que acontece com todo mundo. E eu, estarei lá para dar qualquer esclarecimento que me seja solicitado. Mas também vou “cair” na dança, afinal ninguém é de ferro.
Bem, meus queridos! Vamos transformar esse Baile da Faculdade Novos Horizontes do dia 15/10, num evento: marcante, especial e inesquecível. Até o Baile, meninos!!!  


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 66


Alguém já prestou atenção no início de uma novela, meninos?


Isso mesmo, com todos os meus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização, eu também consigo arrumar tempo para assistir novelas, minhas delícias.
Os personagens se apresentam em núcleos que, aos poucos, vão se conhecendo, se relacionando, se apaixonando, se odiando, se ajudando, se aliando,...
Como em toda novela, existem os objetivos pessoais, os coletivos, o que enlaça os personagens nas tramas uns dos outros, criando fortes laços, vínculos importantes que provavelmente resistiriam ao fim da novela.
Chega o último capítulo....
Geralmente, os mocinhos se dão bem, os vilões se dão mal (quase todos), e aqueles personagens novamente se espalham pelo mundo, provavelmente participando de uma outra trama, um outro capítulo da novela que nem todos veremos.
Ficam as lembranças, os momentos, as lições.
Quatro anos de faculdade são muito parecidos com uma novela. E, mais curioso ainda, é que cada um de nós escreveria uma novela bastante diferente da outra, com o seu ponto de vista da história, com a sua sensibilidade.
Tantos foram os personagens que não me agradavam no começo do enredo. Outros tantos foram os amigos de primeira hora. E os quatro anos foram revelando as faces desconhecidas, mudando as impressões sobre tudo e todos.
E como todas as novelas, a nossa também chegou ao último capítulo. Cada personagem vai agora seguir o seu rumo. Muitos grupos que se uniram farão sua "minissérie" particular, outros serão "casos especiais", teremos alguns "longas metragens" e muitos terão 'carreira solo".
O que nos faz querer ver a próxima novela não é necessariamente a trama, mas é, especialmente, o elenco. Mais do que a própria trama é a qualidade do elenco que segura uma novela, dando vida a cada personagem.
E a vida continua. E as novelas continuam. E a gente vai sentir muita falta do convívio diário com esses personagens.
Que venham as cenas dos próximos capítulos.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 68


Ai meus “docinhos”!
Estive na inauguração da nova Sede da Unidade Barreiro na última sexta-feira 10/02.
É claro que eu fiquei ali escondidinha, eu e Vilfredo, claro, pois não temos muita vocação para os holofotes. Mesmo assim, muitos de meus “lindinhos”, principalmente os mais “safadinhos”, me acharam e reclamaram pela falta de uma “cervejinha”. Acho que como era dia de festa, nossos coordenadores poderiam ter aberto uma exceção, mas mesmo assim foi um sucesso.
AH! Meus amores. A minha inspiração, Professora Marlene Catarina, foi convidada para subir no palco e proceder ao sorteio de brindes para os presentes. Como eu, ela com todos os seus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização, já está bem acostumada a falar em público e no microfone, ainda mais considerando que seu maridão Alfredo estava lá para dar uma “forcinha” se necessário. Por falar em Alfredo, vocês acreditam que o meu maridão, o Vilfredo, ficou com um pouco de ciúmes, porque eu não parava de fitar o Alfredão? Eu disse a ele: que é isso Vilfredo? Imaginem, só! Mas, voltando à festa, o pessoal da banda  insistiu em soltar uma fumaça em cima da professora Marlene e parecia que ela estava se sentindo em Londres, naquele “fog” londrino, sempre chique e imponente. Que mulher!!!. Teve até uns alunos mais “saidinhos” que falaram para mim depois: como a Professora Marlene Catarina fuma, hein??? Olha, gente, a FNH está de       parabéns com o novo espaço no Barreiro. Agora, só falta o pessoal de lá se entrosar ainda mais com nosso FM. Conheci lá um rapaz muito educado, o Marinaldo, que parece que conhece bem todo mundo. Ô Marinaldo, precisamos tanto de um banner do Barreiro no nosso site! Aperta o Zé Maria pra nós, hein? Aquele pessoal do “Celeiro.....” se interessou pelo assunto!!!!!!!!
Beijos crianças. Quero e-mails. Vamos lá calourada, mandem e-mails, muitos e-mails, adoro receber e-mails!!!!


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 69


Meus doces de coco!
Como está indo o início do semestre?
Estão gostando? E a “calourada”? Já se ambientando, se “enturmando”! Temos caras novas também entre os professores. Alguns chegam, alguns partem. A vida acadêmica é bem assim. Muitas amizades transitórias. Mas muitas, outras ficam e deixam saudades, faz parte dessa parte da história de cada um. É o que eu sempre digo pro Vilfredo: “não fala nada Vilfredo.” Falar pra que, né? Mas então, falando de caras novas, acho lindo quando passo pelos corredores e vejo as “carinhas” desses “calourinhos” lindos, todos sérios, compenetrados, meio “coelhinhos assustados”. Na sala de aula eles nem piscam. Ficam ali, vidrados, parece último capítulo de novela. Tem uns que anotam até o lado que o professor anda na sala. Quando toca o sinal de retorno do intervalo eles entram na sala em 5 segundos, ao contrário de muitos veteranos que, bem, deixa pra lá. Gente, e a palestra? Olha que eu com todos os meus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização já tive que assistir à muitas palestras –as minhas devem ser chatas também – mas me lembro de poucas dessas. Mas acontecem. É o que eu falo pro Vilfredo: “não fala nada Vilfredo.” Ainda bem que ele sempre me entende. Crianças, eu estou torcendo pra que vocês recebam bem nossa colega Professora Pasqualina. Que moça inteligente essa menina. Imaginem, além de exímia na gramática portuguesa ela ainda fala fluentemente o francês. Ah! Isso me faz lembrar as palavras de Jean Jacques Rosseau. Acho lindo fazer biquinho pra falar francês. Seja bem vinda Pasqualina. Temos certeza de que sua contribuição será de grande valia para todos. Eu fico por aqui essa semana. Beijinhos a todos. Gente!!


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 70


Olhem, minhas crianças. Com todos os meus cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, pós-mestrado, doutorado, pós-doutorados e outros tantos cursos de especialização, eu também gosto de Carnaval. Ah! Pierrôs, Colombinas e Marchinhas. Eu e o Vilfredo, já participamos de diversos carnavais, muitos, muitos, muitos mesmos.
Espero que todos vocês, meus docinhos, tenham tido um excelente Carnaval e tenham conseguido recarregar as baterias para enfrentar a maratona desse semestre.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 76


ALUNO EGRESSO OU ALUNO INGRESSO?


Gente, que baile. Felizmente, o Canalha queimou a língua e o Baile FNH foi um sucesso. Bem que eu insiti com o Vilfredo pra irmos ao baile, mas vocês sabem, homem quando vai ficando mais velho....
O importante é que todo mundo se divertiu, muita gente bonita, animada, enturmada e de bem com a vida. Fiquei sabendo que teve gente que saiu de lá mais de 3 da manhã.
Quero parabenizar a FNH pela iniciativa de convidar os alunos egressos, tão importantes na história da instituição e mais importantes ainda num evento não apenas social, mas comemorativo de uma data tão significatica como o aniversário
de 5 anos.
Aproveito a ocasião também para esclarecer aos queridos alunos que é aluno EGRESSO e não aluno INGRESSO como muitos estava dizendo. E olha que o Vilfredo adorou essa brincadeira de aluno ingresso. Os eventos que marcaram a data do aniversário da FNH, dia 19 de abril - é, dia do índio sim, gente - foram bastante
prestigiados pelos alunos das unidades Santo Agostinho e Barreiro, que puderam assistir a duas belas apresentações de duas bandas da Polícia Militar de Minas Gerais. Isso mesmo, uma banda em cada lugar ao mesmo tempo. A FNH anda mesmo prestigiada e todos que pertencem a esta comunidade são os verdadeiros responsáveis por este sucesso, afinal quem faz o o nome de uma instituição de ensino é o aluno e não a instituição em sim.
Assim, meninos e meninas, nos falamos na semana que
vem. Até lá.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 77


NEGOCIAÇÃO PROBLEMÁTICA / MARILENE CAROLINA AUSENTE:


Lamentavelmente, nossa grande amiga e colaboradora Marilene Carolina se revoltou e resolveu que quer que aumentemos seus vencimentos em pelo menos 500% ou ela não fica mais. Estamos em pesadas negociações, pois o assunto envolve royalties nacionais e internacionais, enfim muitos detalhes. Assim, na próxima semana ou durante as negociações, estaremos reprisando os melhores momentos de Marilene Carolina. Temos certeza que vamos chegar a um bom acordo e ela estará aqui novamente esbanjando sabedoria para todos.
O Vilfredo preferiu não fazer nenhum pronunciamento.
É o que ela sempre fala pro Vilfredo: “Vilfredo! Veja bem!”.


DICAS DE MARILENE - EDIÇÃO 80


O ADEUS DE MARILENE CAROLINA:


COMO DIZ O VILFREDO: "O passado a Deus pertence".


 


 



 

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
mensagens

02/09/2017
VENTO, VENTANIA... >>


09/04/2017
CHOVE CHUVA... >>


18/02/2017
O VALOR DAS COISAS... >>


30/12/2016
PASSADO E PRESENTE... >>


23/10/2016
EVOLUÇÃO NA VISÃO... >>


10/09/2016
INVOLUÇÃO TECNOLÓGICA... >>


02/07/2016
IMPREVISTOS ACONTECEM... >>


30/04/2016
ACUMULANDO RIQUEZAS... >>


28/02/2016
MUDANDO A HISTÓRIA... >>


17/01/2016
DEFEITO DE FÁBRICA >>


22/12/2015
MUITA SABEDORIA EM 2016... >>


05/12/2015
O PROBLEMA É O "EL NIÑO" OU O HOMEM??? >>


24/10/2015
O TEMPO PASSA... >>


30/08/2015
O MUNDO ESTÁ MUDANDO... >>


21/06/2015
COMUNICAÇÃO COM OS OLHOS! >>


04/06/2015
ATENÇÃO INTERNACIONAL... >>


21/04/2015
PRÊMIO PULITZER >>


05/04/2015
NÃO JULGUE! >>


22/03/2015
O AMOR E A TECNOLOGIA >>


22/02/2015
BIOGÁS... >>


18/01/2015
IMAGINAÇÃO... >>


11/12/2014
PRESENTES DE NATAL... >>


16/11/2014
CIDADES SEM FRONTEIRAS >>


14/10/2014
OVELHA NEGRA >>


17/09/2014
ALERTA GERAL! >>


31/08/2014
CARA DE MAU >>


12/08/2014
FATOS DA VIDA >>


27/07/2014
SONHO MEU... >>


13/07/2014
TABLET NATURAL >>


09/06/2014
RÚSSIA >>


28/05/2014
INVESTIMENTOS... >>


08/05/2014
OPENBIOME >>


23/04/2014
A TV MAIS CHATA QUE EXISTE >>


10/04/2014
PROCURANDO O BEM... >>


21/03/2014
LEITURA... >>


08/03/2014
“MONA”... >>


22/02/2014
QUEM NÃO GOSTA??? >>


07/02/2014
CARNAVAL TÁ AÍ... >>


24/01/2014
ARTE!!! >>


10/01/2014
THE EVOLUTION... >>


24/12/2013
ENTRANDO NUMA FRIA >>


15/12/2013
CÍRIO DE NAZARÉ >>


07/12/2013
ENCONTRO PERIGOSO >>


24/11/2013
THANKSGIVING 2013 >>


19/11/2013
“SELFIE” >>


03/11/2013
DRIBLANDO A FISCALIZAÇÃO... >>


26/10/2013
QUEBRA-CABEÇA >>


19/10/2013
METEORITOS... >>


12/10/2013
IMAGENS RARAS... >>


05/10/2013
A FORTUNA >>


25/09/2013
ECLIPSES >>


13/09/2013
A QUESTÃO SANITÁRIA >>


08/09/2013
LENTE PARA TODOS >>


31/08/2013
GARRAFAS BRILHANTES... >>


24/08/2013
TRANSFORMANDO VINHO EM ARTE >>


17/08/2013
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA... >>


10/08/2013
CASAPUEBLO >>


03/08/2013
LAPA RIOS ECO LODGE >>


20/07/2013
ANTIGRIPAL REDUZ... >>


13/07/2013
IMAGENS HISTÓRICAS >>


06/07/2013
O CÉREBRO... >>


27/06/2013
NÉCTAR >>


20/06/2013
O BESOURO E AS ESTRELAS >>


13/06/2013
TRAÇOS DE PSICOPATIA >>


06/06/2013
A BACTÉRIA >>


30/05/2013
OS SONS DA TERRA >>


25/05/2013
O JOGO ON-LINE EYEWIRE >>


05/05/2013
MAGNIFICO >>


29/04/2013
SOCIEDADE ALEMÃ DE FOTÓGRAFOS DE ANIMAIS - GDT >>


21/04/2013
PEIXE “TRANSPARENTE” >>


12/04/2013
ESCULTURA INCRÍVEL >>


06/04/2013
BALEEIRO BASCO >>


29/03/2013
“PINHEIRO MILAGROSO” >>


23/03/2013
PERSONALIDADE NO FACEBOOK >>


14/03/2013
O SOCO >>


07/03/2013
DEUSA DO FOGO SAGRADO >>


28/02/2013
A ESCOLA ONDE O ALUNO DECIDE O QUE FAZER >>


22/02/2013
A ESCOLA HIGH TECH >>


14/02/2013
LATICÍNIO DE ORIGEM PRÉ-HISTÓRICA >>


07/02/2013
TAXA DE DESEMPREGO >>


31/01/2013
GLACIER WORKS >>


24/01/2013
LIVROS >>


19/01/2013
FUNDAÇÃO B612 >>


13/01/2013
JARDINEIRO WI-FI >>


04/01/2013
ARANHAS FAMOSAS... >>


27/12/2012
DINHEIRO VELHO É GASTO MAIS RÁPIDO >>


20/12/2012
SEQUOIA-GIGANTE >>


13/12/2012
REDUZINDO CALORIAS >>


06/12/2012
O CARPETE MÁGICO >>


30/11/2012
GLOBAL EDUCATION DIGEST 2012 >>


23/11/2012
DICIONÁRIO OXFORD >>


15/11/2012
ANATOMAGE >>


08/11/2012
AS QUATRO ESTAÇÕES >>


02/11/2012
MURAL MAIA >>


25/10/2012
ESCULTURAS DO MAR >>


18/10/2012
PLANETA DIAMANTE >>


11/10/2012
“A MENINA QUE SUPEROU EINSTEIN” >>


03/10/2012
DIVISÃO DE CLASSES >>


26/09/2012
A FOTO >>


20/09/2012
LA PAROLACCIA >>


12/09/2012
FOTOS MARAVILHOSAS >>


05/09/2012
SEGUNDA CHANCE LTDA >>


30/08/2012
ADEUS ÀS ARMAS >>


24/08/2012
TORTURA >>


15/08/2012
MONMOUTH >>


09/08/2012
ARTE CAFÉ COM LEITE >>


05/08/2012
DIA MUNDIAL DO ORGASMO >>


30/07/2012
ARTE NAS OLÍMPIADAS >>


21/07/2012
O EXPERIMENTO DE STANFORD >>


12/07/2012
ROMERO BRITTO >>


05/07/2012
ASTRONOMIA >>


28/06/2012
O CARTÃO DE CRÉDITO... >>


21/06/2012
UM DESENHO >>


16/06/2012
INTELIGÊNCIA! >>


09/06/2012
HOMENAGEM >>


02/06/2012
CAMPANHA: POR UM "TRATAMENTO NORMAL" >>


25/05/2012
PERGUNTA ÚTIL >>


12/05/2012
O GRITO >>


03/05/2012
SALÁRIO DE DOCENTE >>


28/04/2012
A ESCRITORA >>


21/04/2012
QUEIMA DE OBRAS DE ARTE >>


14/04/2012
O LIVRO COMESTÍVEL >>


05/04/2012
O SANDUÍCHE PATRIOTA >>


31/03/2012
GLOBE THEATRE >>


24/03/2012
OUT OF SYNC >>


15/03/2012
FUNDAÇÃO BILL & MELINDA GATES >>


07/03/2012
PEDRAS PERDIDAS >>


29/02/2012
INSIDE WWII >>


22/02/2012
HOTEL NA FLORESTA >>


18/02/2012
UÍSQUE VERSÃO SEM ÁLCOOL >>


09/02/2012
AS MAIS BELAS LIVRARIAS DO MUNDO = >>


02/02/2012
AS PESQUISAS QUE FALHARAM... >>


28/01/2012
CINEMATERNA >>


19/01/2012
CRISE ECONÔMICA NA GRÉCIA >>


13/01/2012
DA LIXEIRA PARA A CICLOVIA >>


06/01/2012
UM PRÉDIO DIFERENTE... >>


31/12/2011
A PASSAGEM DE UM COMETA >>


22/12/2011
"O PRIMEIRO LONGA FILMADO COM CELULAR" >>


18/12/2011
PESQUISA DE ROSTOS >>


11/12/2011
EDUCATING MAX! >>


03/12/2011
ARQUITETURA: BARCO E EDIFÍCIO >>


26/11/2011
O MUSEU ESTÁ NAS RUAS >>


19/11/2011
AS 20 PIORES DA HISTÓRIA >>


13/11/2011
DOIS LITROS DE LUZ >>


02/11/2011
A MANSÃO "ANTILIA" >>


29/10/2011
O MELHOR UÍSQUE DO MUNDO >>


22/10/2011
O NASCIMENTO DO BEBÊ X >>


12/10/2011
O MUNDO ETÍLICO >>


05/10/2011
DESTINO >>


28/09/2011
SONHO DE MENINA >>


21/09/2011
PODER JOVEM >>


14/09/2011
AGÊNCIA DE VIAGEM EXCLUSIVA PARA CÃES >>


07/09/2011
FOTO MAGNÍFICA >>


01/09/2011
AQUA NOTES RAPIDINHOS >>


25/08/2011
QUAGGA PROJECT >>


18/08/2011
HANG SON DOONG >>


11/08/2011
PROBLEMA PATENTE >>


04/08/2011
CARTUNISTA: PATRIMÔNIO NACIONAL >>


28/07/2011
VOCÊ É O PRODUTOR >>


21/07/2011
DESENHOS À LÁPIS >>


17/07/2011
ORGANIZAÇÃO NAS NUVENS >>


10/07/2011
GUARDIÕES EM REDE >>


01/07/2011
AS GELADEIRAS >>


23/06/2011
COMBATE À POBREZA >>


16/06/2011
POPULAÇÃO HISTÓRIA >>


08/06/2011
QUADRO EM PERSPECTIVA >>


02/06/2011
VISUAL REBELDE >>


26/05/2011
GERAÇÃO G >>


19/05/2011
A MONTANHA >>


12/05/2011
TORRE DE BABEL >>


05/05/2011
ARQUEOLOGIA BÍBLICA >>


26/04/2011
GIFT ANIMADO... >>


22/04/2011
WEBBY AWARDS 2011 >>


14/04/2011
TECNOLOGIA DAS MÁQUINAS DE ESCREVER >>


08/04/2011
INJEÇÃO SEM AGULHA >>


31/03/2011
VOVÓS S.A. >>


26/03/2011
COMIDA TÍPICA >>


17/03/2011
POLTRONA LITERÁRIA >>


10/03/2011
SOS FAUNA >>


03/03/2011
BLOGGIE AWARDS 2011 >>


27/02/2011
AH! TIRIRICA!!! >>


17/02/2011
A FOTO DO ANO >>


10/02/2011
UM QUADRO, UMA TESE... >>


03/02/2011
DORMINDO NOS AEROPORTOS >>


27/01/2011
O PROJETO >>


20/01/2011
TURISMO VIRTUAL >>


13/01/2011
UNIÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETOS >>


07/01/2011
FELIZ ANO NOVO COM ARTE >>


30/12/2010
O BALÉ DOS CISNES >>


21/12/2010
OS OLHOS DA INTERNET >>


16/12/2010
LEONARDO DA VINCI >>


09/12/2010
GISELE BÜNDCHEN >>


02/12/2010
SUPER SACHA >>


25/11/2010
PATRIMÔNIOS CULTURAIS INTANGÍVEIS >>


20/11/2010
19 DE NOVEMBRO DE 1819 >>


14/11/2010
CRIANÇA DE 2,5 MIL ANOS >>


04/11/2010
GOSTO NÃO SE DISCUTE >>


29/10/2010
HISTORY PIN >>


21/10/2010
UM GESTO >>


14/10/2010
70 ANOS - 9 DE OUTUBRO >>


07/10/2010
O GATINHO >>


02/10/2010
MICTÓRIOS >>


25/09/2010
DIA DA ÁRVORE >>


17/09/2010
DISCIPLINA, PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO... >>


09/09/2010
TESOURO DA HISTÓRIA MÉDICA >>


01/09/2010
OFICINA CERÂMICA >>


26/08/2010
"MTV ISLÂMICA" >>


19/08/2010
AMIZADE SINCERA >>


12/08/2010
A MELHOR CADEIA DO MUNDO >>


05/08/2010
INHOTIM >>


29/07/2010
O BRASILEIRO TOP >>


22/07/2010
QUEDA DE SANGUE >>


15/07/2010
A COPA DA IMAGINAÇÃO >>


08/07/2010
INOVAÇÃO - ESQUEÇA O LADO CERTO DA PILHA >>


01/07/2010
LIBERDADE DO ÓLEO >>


24/06/2010
OS PIORES LUGARES DO MUNDO >>


17/06/2010
BRASIL 2.0 >>


10/06/2010
GRAVATAS "CASSETE" >>


03/06/2010
UNIVERSIDADE DE BABÁS >>


27/05/2010
CASA DE PLÁSTICO RECICLADO >>


23/05/2010
BORN IN BRAZIL >>


13/05/2010
PALEONTOLOGIA NO BRASIL >>


07/05/2010
FLUXUS 2010 >>


29/04/2010
VIVENDO À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO >>


24/04/2010
CAMISETA RADAR >>


15/04/2010
SOLUÇÃO SOLAR >>


08/04/2010
AR LÍQUIDO >>


01/04/2010
ADOTE UM BURACO >>


25/03/2010
RAIOS ULTRAVIOLETAS... >>


19/03/2010
A REVOLTA DA NATUREZA >>


11/03/2010
RAZÃO SOBRE CIÊNCIA >>


04/03/2010
TESTE SEU CÉREBRO >>


25/02/2010
UM PEDAÇO DA LUA >>


18/02/2010
PARIS INUNDADA 1910 >>


13/02/2010
ST VALENTINE'S DAY >>


04/02/2010
GRAMADOS ORGÂNICOS >>


29/01/2010
O GATO INGLÊS >>


23/01/2010
CONHECIMENTOS LITERÁRIOS >>


15/01/2010
ZOOLÓGICO ACADEMIA >>


24/12/2009
ESCOLA NA FLORESTA >>


17/12/2009
ALEGRIA ETERNA >>


10/12/2009
BANHEIRA DE CARBONO >>


03/12/2009
QUADRO GIGANTESTO >>


25/11/2009
CLOSE-UP >>


20/11/2009
LONDRES FRUTÍFERA >>


13/11/2009
VIRTUAL SHOE MUSEUM >>


05/11/2009
VESTIDO PARA MATAR >>


29/10/2009
DOBRE QUALQUER COISA >>


22/10/2009
TÁXI COR-DE-ROSA NO MÉXICO >>


16/10/2009
ARTE QUE EMOCIONA... >>


08/10/2009
O QUILO PERFEITO >>


01/10/2009
O CHOCOLATE PERFEITO >>


24/09/2009
PROJETO GENOGRÁFICO >>


17/09/2009
SOLIDARIEDADE BRASILEIRA >>


10/09/2009
SOMÁLIA - CRISE HUMANITÁRIA >>


03/09/2009
BOLHAS BRASILEIRAS EM NY >>


26/08/2009
OS PREDIOS VIVOS >>


20/08/2009
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE PALEONTOLÓGICA >>


13/08/2009
ANIMAIS E FRUTAS >>


06/08/2009
CASA NA ÁRVORE LEVADA A SÉRIO >>


29/07/2009
RECARREGANDO A ENERGIA >>


24/07/2009
UMA CIDADE INTERESSANTE... >>


14/07/2009
SACADA DE VIDRO NAS ALTURAS >>


09/07/2009
CODEX SINAITICUS >>


03/07/2009
MANIFESTAÇÃO COMÉSTICA >>


25/06/2009
O DESAFIO >>


19/06/2009
ARTE DA SERRA ELÉTRICA >>


11/06/2009
PROCISSÃO DA ÁGUA SANTA >>


04/06/2009
UM MUNDO PRA CHAMAR DE SEU >>


28/05/2009
AS MURALHAS DO RIO >>


18/05/2009
JOIAS ÚTEIS >>


13/05/2009
UMA NOVA PERSPECTIVA DE NOVA YORK >>


07/05/2009
O MELHOR EMPREGO DO MUNDO >>


01/05/2009
CANNES >>


22/04/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO, ROMA! >>


15/04/2009
RESTAURANTE EXAGERADO >>


09/04/2009
ANDAR COM FÉ EU VOU... >>


01/04/2009
DOLAR EM BRAILLE >>


25/03/2009
MICHELLE OBAMA >>


19/03/2009
SÃO PATRÍCIO >>


12/03/2009
AMIGOS DA EUROPA >>


04/03/2009
O SELO DO "BESOURO" >>


25/02/2009
CULTURA NA AVENIDA >>


19/02/2009
CARNAVAL NA ITÁLIA >>


12/02/2009
UMA NOVA FILOSOFIA >>


06/02/2009
O MELHOR DO FOTOJORNALISMO EM SP >>


29/01/2009
CINEMA IMAX >>


22/01/2009
LOUIS BRAILLE >>


15/01/2009
UM TREM PARA AS ESTRELAS... >>


04/01/2009
ANO-NOVO LUNAR >>


02/01/2009
IMAGENS DE 2008 >>


25/12/2008
ESCULTURAS DE GELO >>


18/12/2008
NATAL DE COSTA RICA >>


11/12/2008
ARTE NA AREIA >>


04/12/2008
OLÍMPIADA CULTURAL >>


29/11/2008
AMIZADE JAPÃO X MINAS >>


20/11/2008
COMPETIÇÃO MUNDIAL OLYMPUS BIOSCAPES >>


13/11/2008
O NATAL JÁ CHEGOU... >>


06/11/2008
BARACK OBAMA >>


30/10/2008
PROFESSORES ITALIANOS >>


22/10/2008
PLANTA BLOGUEIRA >>


16/10/2008
A CIDADE PERDIDA VIRTUAL >>


09/10/2008
MAIS UM PROJETO DE NIEMEYER >>


01/10/2008
CAMPANHA EDUCATIVA >>


25/09/2008
UBERABATITAN RIBEIROI >>


16/09/2008
LARGE HADRON COLLIDER >>


09/09/2008
TRIBUTO AO 11 DE SETEMBRO >>


04/09/2008
JOGOS PARAOLÍMPICOS >>


28/08/2008
O MOSAICO GIGANTESCO DE BIRMINGHAM >>


21/08/2008
DIA DO FOLCLORE >>


14/08/2008
ENSINO METEÓRICO >>


08/08/2008
TORRE BRASILEIRA >>


31/07/2008
O FORTE DE NATAL >>


27/07/2008
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA >>


14/07/2008
A ARTE DE ALEIJADINHO >>


06/07/2008
DIGNIDADE >>


03/07/2008
O ESPÍRITO OLÍMPICO >>


26/06/2008
BUMBÓDROMO >>


19/06/2008
UMA PONTE ESPECIAL >>


12/06/2008
VOCABULÁRIO PORTUGUEZ E LATINO >>


05/06/2008
MUSEU PARA IBERÊ! >>


29/05/2008
PANELEIRAS - BENS CULTURAIS DO BRASIL >>


23/05/2008
A MAGIA DA ARTE >>


15/05/2008
LETRAS E MEMÓRIA >>


10/05/2008
ILUMINADO >>


02/05/2008
O MUSEU DO ESCRITOR >>


21/04/2008
FENÔMENO DE SOLIDARIEDADE >>


16/04/2008
ENSINO SAGRADO >>


10/04/2008
A GLOBALIZAÇÃO DOS MUSEUS >>


03/04/2008
O TEMPO PASSA... >>


29/03/2008
COLAPSO >>


21/03/2008
O MUNDO É CHEIO DE FOGUEIRAS >>


15/03/2008
A CIÊNCIA E OS CIENTISTAS >>


08/03/2008
VÔO LIVRE >>


01/03/2008
O AMOR É LINDO! >>


22/02/2008
"OLHOS DE VER" >>


15/02/2008
MUNDO ANIMAL - "FAMÍLIAS FELIZES" >>


07/02/2008
O UNIVERSO >>


30/01/2008
MAIS CARNAVAL PELO MUNDO... >>


24/01/2008
CARNAVAL NO MUNDO >>


19/01/2008
SABEDORIA MILENAR >>


12/01/2008
EDUCAÇÃO EM ERUPÇÃO... >>


30/12/2007
COMEÇANDO O ANO COM MUITA CULTURA... >>


23/12/2007
RÉVEILLON CHIQUE... >>


16/12/2007
O PODER DA NATUREZA E DA ARTE... >>


10/12/2007
O CLIMA DO NATAL >>


03/12/2007
CULTURA E QUALIDADE >>


26/11/2007
NATAL ILUMINADO! >>


19/11/2007
CRIANÇA GOSTA É DE BRINQUEDO... >>


13/11/2007
BANDEIRA É COISA SÉRIA... >>


06/11/2007
HINO À PROCLAMAÇÃO >>


29/10/2007
AH! O HALLOWEEN!!! >>


25/10/2007
MENTE ABERTA...INCLUSIVE PARA CINEMA! >>


17/10/2007
MANUSCRITO MAIA DO SÉCULO XIII >>


14/10/2007
DIA DO PROFESSOR >>


30/09/2007
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! >>


24/09/2007
O MENOR LIVRO DO MUNDO... >>


16/09/2007
MAIS SEGURANÇA??? >>


10/09/2007
CONGRESSO NAS NUVENS... >>


02/09/2007
PAVAROTTI >>


27/08/2007
LIVRO DE GRAÇA NA PRAÇA >>


24/08/2007
LIDERANÇA É COISA SÉRIA... >>


15/08/2007
UMA VIAGEM PELA GRÉCIA... >>


08/08/2007
VOCÊ É VICIADO EM ESTUDO (STUDENTHOLIC)? FAÇA O TESTE... >>


02/08/2007
O PROTESTO DA ELITE II >>


25/07/2007
O PROTESTO DA ELITE >>


15/07/2007
AH! DÚVIDA CRUEL! UMA CHARGE INCRÍVEL! >>


03/07/2007
AH! FÉRIAS! >>


29/06/2007
UTI DA PALAVRA! AH! PALAVRA! >>


18/06/2007
19 DE JUNHO: ANIVERSÁRIO DE CHICO BUARQUE >>


11/06/2007
AH! NAMORADOS! AH! LITUANIA! >>


04/06/2007
AH! ARRAIÁ DO BARREIRO! AH! FESTA JUNINA! AH! VENEZA! >>


28/05/2007
EUROPA, FAMÍLIA... (AH! QUE VIDA!) >>


21/05/2007
E TUDO MUDA... (AH! EUROPA) >>


14/05/2007
AH! EUROPA! AH! EBITDA >>


07/05/2007
UNIFICAÇÃO DO PORTUGUÊS??? >>


01/05/2007
AH! MAMÃE! FELIZ DIA DAS MÃES! >>


24/04/2007
AH! O FUTURO! >>


17/04/2007
AH! O SÉCULO 21! >>


08/04/2007
NO BAILE, SE NÃO DANÇAR, DANÇOU... AH! O BAILE! >>


29/03/2007
AH! FELIZ PÁSCOA!!! >>


22/03/2007
AH! FEIJOADA! >>


13/03/2007
FACULDALDE NOVOS HORIZONTES - 6 ANOS DE VIDA! >>


08/03/2007
ATITUDE É TUDO! >>


01/03/2007
AH! O MEU MARIDO OSCAR! >>


19/02/2007
AH! O CARNAVAL! >>


05/02/2007
ESTOU DE VOLTA, MENINOS! >>


21/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DE MARILENE CAROLINA ANTES DA DEMISSÃO: 50,51,53,54,55,56,57,66,68,69,70,76,77,80. >>


24/05/2006
DEMITIDA >>


15/05/2006
"O ADEUS DE MARILENE!" >>


07/05/2006
MEXAM-SE OU F____-__. >>


04/05/2006
MELHORES MOMENTOS >>


27/04/2006
NEGOCIAÇÃO PROBLEMÁTICA >>


27/04/2006
ALUNO EGRESSO OU ALUNO INGRESSO? >>


06/04/2006
Marilene >>


30/03/2006
QUEM TEM MEDO DO INTERDISCIPLINAR? >>


23/03/2006
MOMENTO DE INTERAÇÃO É MOMENTO DE TER AÇÃO >>