Faculdade Mental
MARILENE CAROLINA - 22/10/2008
  

PLANTA BLOGUEIRA

JAPAN MIDORI-SAN
English:
http://www.reuters.com/article/lifestyleMolt/idUSTRE49K0LN20081021
Planta de 40 centímetros de altura é colocada em frente a laptop em café de Kamakura. O vegetal, batizado de Midori-san ("verde", em japonês), escreve em um blog diariamente, com a ajuda de um sensor de sinais elétricos e um computador que os traduz na língua local. A ação faz parte de um projeto da Universidade de Keio.
Se conversar com as plantas faz ou não com que elas cresçam melhor é uma discussão antiga e, agora, ultrapassada. A nova questão é: e se as elas pudessem responder? Talvez o melhor seja perguntar para Midori-san, uma planta japonesa de 40 centímetros de altura que escreve em seu blog diariamente, com a ajuda de um sensor de sinais elétricos e um computador que os traduz para o japonês.
Midori-san ("verde", em japonês) faz parte de um projeto da Universidade de Keio, no Japão. "Queríamos saber o que as plantas sentem e a que reagem onde não podemos ver", disse à Reuters Satoshi Kuribayashi, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.
A intensidade dos sinais elétricos na folha da planta, que reage à luz e ao toque humano, é medida por um sensor acoplado a ela. Esses dados são enviados a um computador, que usa um algoritmo para traduzir os sinais e outros fatores - como o clima ou a temperatura - em palavras, que são automaticamente postadas no blog de Midori-san (http://plant.bowls-cafe.jp/).
"Hoje o dia estava lindo e pude pegar bastante sol... Me diverti muito hoje.", diz em um post do blog. Em outro dia, a planta escreve: "Hoje estava nublado. Estava frio."
Segundo a Reuters, Kuribayashi diz esperar que, no futuro, o blog reflita ainda mais precisamente os sentimentos da planta.
Fonte: Terra - 22/10/08.
Universidade de Keio - http://www.keio.ac.jp/


XXIII PRÊMIO JOVEM CIENTISTA
Minas Gerais ganhou destaque na entrega do XXIII Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), considerado um dos mais importantes da comunidade científica na América Latina. Quatro estudantes mineiros e uma escola pública de Montes Claros, no Norte de Minas, tiveram trabalhos de pesquisa premiados, por promoverem a redução da desigualdade social. Minas teve representantes em quatro das cinco categorias da premiação, com destaque para alunos de instituições públicas e com trajetória no ensino gratuito. O Jovem Cientista impulsiona a continuidade da formação desses estudantes e pode possibilitar que os projetos sejam transformados em políticas públicas. A aluna do curso de filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias (PUC Minas) Terezinha Cristina da Costa, 24, levou o primeiro lugar na categoria ensino superior ao criar um dicionário temático da Língua Brasileira de Sinais para que deficientes auditivos tenham acesso à linguagem acadêmica. O dicionário poderá ser distribuído gratuitamente para as escolas e universidades públicas do país. Já o primeiro lugar da categoria ensino médio ficou com a ex-aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) Júlia Soares, 18.
Ela fez um trabalho de divulgação de uma técnica simples que transforma água poluída em água de boa qualidade. Com o prêmio, ela espera conseguir recursos para divulgar melhor a técnica. O terceiro lugar entre os alunos de ensino superior também ficou com uma mineira. A aluna do curso de Ciências Sociais da UFMG Mariana Gadoni Canaan fez uma pesquisa sobre o programa de assistência estudantil promovido pela universidade. Na categoria de estudantes já graduados, a ex-aluna do curso de Comunicação Social da UFMG Fernanda Souza alcançou o terceiro lugar com uma revista em áudio destinada a deficientes visuais. "O prêmio é importante para que possamos continuar investindo em projetos que possibilitem a inclusão", disse. A Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, em Montes Claros, ganhou o Mérito Institucional porque é considerada, pelo CNPq, uma referência de qualidade de ensino, uma vez que já ganhou diversos prêmios por projetos criados por seus alunos e professores. "Não temos um segredo. Tudo isso é resultado de um esforço dos professores em despertar o interesse dos alunos em projetos científicos", analisou a vice-diretora Berenice Brandão.
Prêmio chega a R$ 30 mil
Nesta edição do Jovem Cientista foram 1.748 inscrições de todo o país em cinco categorias: graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional, para escolas de nível médio e superior que apresentarem o maior número de pesquisas com mérito científico. As premiações em dinheiro chegam a R$ 30 mil. Os trabalhos vencedores serão publicados em livro para divulgação. (EM)
Eugênio Martins - Fonte: O Tempo - 23/10/08.
Saiba mais:
http://www.agencia.fapesp.br/materia/9625/noticias/ganhadores-do-premio-jovem-cientista.htm
http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2008/1022.htm


MEMÓRIAS QUENTES E GELADAS
Uma das questões que aparecem com freqüência quando se debate o aquecimento global é o papel do Sol no clima da Terra. Sendo nossa principal fonte de energia, pode-se imaginar que variações na atividade solar afetam a quantidade de calor recebida aqui na Terra e, conseqüentemente, o clima.
Em geral, esse tipo de questão vem daqueles que duvidam de que o aumento atual na temperatura global seja de fato causado por fatores antropogênicos, isto é, gerados pelo homem -ou, mais precisamente, pela queima dos combustíveis fósseis que sustentam a máquina industrial do planeta. Segundo o argumento, um aumento da atividade solar nos últimos cem anos poderia mais do que ultrapassar qualquer efeito oriundo de nossas atividades poluentes.
Estudos da irradiação solar mostram que a variação nos últimos 2000 anos felizmente foi muito pequena: da ordem de 0,1% até no máximo 0,6%. Se fosse alta, mesmo que da ordem de apenas 5%, provavelmente não estaríamos aqui pensando sobre o aquecimento global. Note que variação não é o mesmo que aumento. A irradiação solar comporta-se como uma onda, aumentando e diminuindo ciclicamente. A variação é a diferença entre o máximo e o mínimo de irradiação.
Variações de até 0,6% concentram-se principalmente em datas antigas, dada a dificuldade de obter dados precisos. Nos últimos 300 anos, foi de 0,1%, em média. O pico de atividade tende a coincidir com o pico do chamado ciclo solar, que tem uma duração média de 11 anos. Um dos sintomas da atividade é o número de manchas que surgem na superfície do Sol; quanto mais ativo, mais manchas aparecem. No auge de um ciclo, mais de cem manchas podem aparecer. Por outro lado, no mínimo de um ciclo, o número pode ser de uma ou duas manchas. Ou, como nos meses de julho e agosto passados, nenhuma.
Quanto à questão do papel do Sol no aquecimento global dos últimos cem anos e, principalmente, dos últimos 15 anos, modelos de variação climática usam uma variação na irradiação solar de 0,25%, ou seja, acima do valor medido de 0,1%. De fato, dados sobre a variabilidade na atividade solar são pedidos aos especialistas da Nasa e de outras entidades que monitoram o comportamento do Sol justamente pelos profissionais que modelam o clima. A conclusão de um estudo de 2006 publicado na revista "Nature" [Foukal, Peter et al. (2006). Nature 443 (7108): 161-166] é que é pouco provável que a variabilidade solar seja um fator relevante no aquecimento global. Os autores não descartam o possível efeito de outros tipos de radiação vinda do Sol, como a ultravioleta ou mesmo um aumento no fluxo de raios cósmicos caindo sobre a Terra, mas essas causas não parecem ser determinantes.
Olhando no sentido contrário, para baixo do solo, é possível extrair informação sobre a variação climática da Terra estudando depósitos de gelo na Antártida com idades que chegam a 800 mil anos. A neve soterrada sob um monte de 80 ou mais metros é comprimida em gelo que fica denso o suficiente para ser impermeável e imune a variações locais. Nele, em colunas de quilômetros de profundidade, ficam presas bolhas de ar contendo gás carbônico e oxigênio, cujas propriedades contam a história do clima no passado. Por exemplo, eras glaciais ocorrem em média a cada 100 mil anos, embora a sua relação com o ciclo solar ainda não tenha sido definitivamente demonstrada.
Mesmo que o Sol tenha um efeito pequeno no aquecimento global atual, devemos tratá-lo com respeito. Se as variações aumentarem, a vida na Terra será impossível.
Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA), e autor do livro "A Harmonia do Mundo". Fonte: Folha de S.Paulo - 19/10/08.


OÁSIS EM MINIATURA
À medida que os dias quentes de verão se aproximam, praças e parques reforçam seu papel de oásis urbanos. Basta visitar um desses locais para constatar: o calor diminui e a sensação é mais agradável. Mas uma nova pesquisa mostrou que não é apenas em grandes áreas verdes que esse benefício é possível: cada árvore constitui um microoásis. E, sozinha, consegue melhorar o conforto térmico ao seu redor.
Quem apostou que isso se deve à sombra se enganou. O que a arquiteta Loyde Abreu descobriu em sua pesquisa de mestrado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é que a principal causa desse bem-estar é o aumento da umidade relativa do ar.
Tome-se como exemplo o jambolão, que chega a perder 101 litros de água por dia (uma lavadora de roupas com capacidade para cinco quilos gasta 135 litros). A 10 m dessa árvore, a umidade média é de 68%, segundo Abreu. A 50 m de distância, esse índice cai para 57%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera preocupantes os índices inferiores a 30%, pois trazem riscos à saúde.
São essas gotículas que envolvem a planta que proporcionam o conforto -mesmo que a pessoa esteja sob o sol. A lógica é a mesma de um borrifo de água: a temperatura não muda, mas a sensação é de frescor.
Para a arquiteta Pérola Felipette Brocaneli, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o estudo comprova cientificamente algo que, até o momento, era alvo apenas de estimativas. "É um dado excelente, porque condiz com o que acredito ser necessário para o sistema de resfriamento da cidade. A maior parte das pessoas não tem esse conhecimento sobre a importância que uma única árvore tem."
Além de aumentar a umidade do entorno, a vegetação também ajuda na absorção de parte da radiação que vem do Sol -ainda no caso do jambolão, a absorção promovida pela copa da árvore chega a 89%.
Os galhos e as folhas também atenuam a velocidade do vento -mais um dado positivo para o conforto térmico: o vento forte, além de incomodar a pele, espalha a umidade promovida pela árvore, fazendo com que ela não seja mais significativa, de acordo com Brocaneli.
"Isso pode ter pouca importância em espaços livres, mas pode ser um elemento muito importante em um pátio, por exemplo", diz Abreu.
Os efeitos dessa proteção verde já foram alvo de diversos estudos. Um deles, realizado no Golfo Pérsico, mostrou que a presença de vegetação reduzia as temperaturas internas das residências e levava a uma queda de 65% no consumo de energia gasta com ar-condicionado.
Em Campinas, outro estudo mostrou que, nos dias mais quentes, a colocação de um vaso com árvore diante de uma escola diminuía o desconforto térmico em 98,1% dos casos.
Conforto
Mas como medir esse conforto? Para responder a essa pergunta, Loyde Abreu utilizou um método desenvolvido, também na Unicamp, pela arquiteta Mayra de Mattos Moreno.
Moreno entrevistou cerca de 90 pessoas em um bairro pouco arborizado de Campinas. Cada participante deveria escolher, dentre cinco cartões, a imagem que mais se aproximava de sua sensação térmica, indo do muito frio ao muito quente.
Enquanto isso, eram registrados dados como a temperatura e a umidade do ar, a velocidade do vento e as características do entorno -presença de prédios, árvores e revestimento do piso (o asfalto, por exemplo, emana mais calor do que a terra). Também eram consideradas as roupas do entrevistado, incluindo textura e cor.
Ao relacionar as respostas subjetivas dos participantes com os dados objetivos dos equipamentos, Moreno viu que era possível identificar em que situação a maioria das pessoas sentia conforto térmico.
E, ao tentar determinar que situação era essa, ela percebeu que, além da temperatura, da velocidade do vento etc., um fator importante era a proximidade de árvores.
Na prática, isso significa que quem estava rodeado por brita e cimento sentia desconforto térmico. Mas, se houvesse uma árvore com copa rala por perto, a sensação era tolerável. E, quando a árvore era frondosa, o relato era de conforto. A associação, ressalta Moreno, era física, e não psicológica.
Para avaliar como as árvores influenciavam no conforto térmico, Loyde Abreu também registrou dados como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento. Esses registros foram então comparados com os gráficos de zona de conforto elaborados por Moreno. Seus dados simulam a sensação de uma pessoa fazendo caminhada com roupas leves.
Espécies
Abreu avaliou quatro árvores isoladas: um jambolão, uma mangueira, um jacarandá e um ipê -nas versões com folhas, sem folhas e com flores.
As medições mostraram por quanto tempo cada uma delas proporcionou conforto térmico ao longo de um dia. A 10 m de distância, ganhou a mangueira -com quatro horas.
O ipê com folhas foi a opção que ofereceu conforto térmico por mais tempo (cinco horas) tanto a 25 m quanto a 50 m. Sem as folhas, o ipê promoveu conforto só por duas horas.
Jambolão e jacarandá tiveram o mesmo resultado: duas horas de conforto térmico por dia, a uma distância de 10 m ou 25 m, e uma hora, a 50 m.
Segundo Brocaneli, o problema é que a mangueira, por exemplo, não é recomendada para o ambiente urbano, por ter frutos grandes. "Já o ipê tem um tamanho excelente."
Em grupo
Abreu também avaliou um grupo de chuvas-de-ouro, com cinco árvores. Essa foi a opção que ofereceu mais conforto térmico à distância -10 horas por dia, a 50 m de distância.
Quanto maior o número de árvores, maior o efeito. E, nessa conta, um mais um não são dois -o efeito é potencializado.
Uma árvore sozinha, embora melhore a sensação térmica, não diminui a temperatura. Já um parque consegue fazer isso. Essa relação fica clara nos mapas do Atlas Ambiental de São Paulo (veja nas págs. 6 e 7).
Os mapas mostram que as regiões mais frias de São Paulo são as mais arborizadas, como Interlagos. "A Serra da Canteira tem uma amenização de 5ºC a 6ºC em comparação à região da República", afirma Patricia Sepe, geóloga da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Na semana passada, diz, em um dos dias mais quentes do ano, a maior temperatura registrada foi de 36,8ºC, em São Mateus -o bairro, na zona leste, é um dos mais pobres da cidade. Pobre, também, de árvores.
Amarílis Lage - Fonte: Folha de S.Paulo - 23/10/08.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
mensagens

02/09/2017
VENTO, VENTANIA... >>


09/04/2017
CHOVE CHUVA... >>


18/02/2017
O VALOR DAS COISAS... >>


30/12/2016
PASSADO E PRESENTE... >>


23/10/2016
EVOLUÇÃO NA VISÃO... >>


10/09/2016
INVOLUÇÃO TECNOLÓGICA... >>


02/07/2016
IMPREVISTOS ACONTECEM... >>


30/04/2016
ACUMULANDO RIQUEZAS... >>


28/02/2016
MUDANDO A HISTÓRIA... >>


17/01/2016
DEFEITO DE FÁBRICA >>


22/12/2015
MUITA SABEDORIA EM 2016... >>


05/12/2015
O PROBLEMA É O "EL NIÑO" OU O HOMEM??? >>


24/10/2015
O TEMPO PASSA... >>


30/08/2015
O MUNDO ESTÁ MUDANDO... >>


21/06/2015
COMUNICAÇÃO COM OS OLHOS! >>


04/06/2015
ATENÇÃO INTERNACIONAL... >>


21/04/2015
PRÊMIO PULITZER >>


05/04/2015
NÃO JULGUE! >>


22/03/2015
O AMOR E A TECNOLOGIA >>


22/02/2015
BIOGÁS... >>


18/01/2015
IMAGINAÇÃO... >>


11/12/2014
PRESENTES DE NATAL... >>


16/11/2014
CIDADES SEM FRONTEIRAS >>


14/10/2014
OVELHA NEGRA >>


17/09/2014
ALERTA GERAL! >>


31/08/2014
CARA DE MAU >>


12/08/2014
FATOS DA VIDA >>


27/07/2014
SONHO MEU... >>


13/07/2014
TABLET NATURAL >>


09/06/2014
RÚSSIA >>


28/05/2014
INVESTIMENTOS... >>


08/05/2014
OPENBIOME >>


23/04/2014
A TV MAIS CHATA QUE EXISTE >>


10/04/2014
PROCURANDO O BEM... >>


21/03/2014
LEITURA... >>


08/03/2014
“MONA”... >>


22/02/2014
QUEM NÃO GOSTA??? >>


07/02/2014
CARNAVAL TÁ AÍ... >>


24/01/2014
ARTE!!! >>


10/01/2014
THE EVOLUTION... >>


24/12/2013
ENTRANDO NUMA FRIA >>


15/12/2013
CÍRIO DE NAZARÉ >>


07/12/2013
ENCONTRO PERIGOSO >>


24/11/2013
THANKSGIVING 2013 >>


19/11/2013
“SELFIE” >>


03/11/2013
DRIBLANDO A FISCALIZAÇÃO... >>


26/10/2013
QUEBRA-CABEÇA >>


19/10/2013
METEORITOS... >>


12/10/2013
IMAGENS RARAS... >>


05/10/2013
A FORTUNA >>


25/09/2013
ECLIPSES >>


13/09/2013
A QUESTÃO SANITÁRIA >>


08/09/2013
LENTE PARA TODOS >>


31/08/2013
GARRAFAS BRILHANTES... >>


24/08/2013
TRANSFORMANDO VINHO EM ARTE >>


17/08/2013
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA... >>


10/08/2013
CASAPUEBLO >>


03/08/2013
LAPA RIOS ECO LODGE >>


20/07/2013
ANTIGRIPAL REDUZ... >>


13/07/2013
IMAGENS HISTÓRICAS >>


06/07/2013
O CÉREBRO... >>


27/06/2013
NÉCTAR >>


20/06/2013
O BESOURO E AS ESTRELAS >>


13/06/2013
TRAÇOS DE PSICOPATIA >>


06/06/2013
A BACTÉRIA >>


30/05/2013
OS SONS DA TERRA >>


25/05/2013
O JOGO ON-LINE EYEWIRE >>


05/05/2013
MAGNIFICO >>


29/04/2013
SOCIEDADE ALEMÃ DE FOTÓGRAFOS DE ANIMAIS - GDT >>


21/04/2013
PEIXE “TRANSPARENTE” >>


12/04/2013
ESCULTURA INCRÍVEL >>


06/04/2013
BALEEIRO BASCO >>


29/03/2013
“PINHEIRO MILAGROSO” >>


23/03/2013
PERSONALIDADE NO FACEBOOK >>


14/03/2013
O SOCO >>


07/03/2013
DEUSA DO FOGO SAGRADO >>


28/02/2013
A ESCOLA ONDE O ALUNO DECIDE O QUE FAZER >>


22/02/2013
A ESCOLA HIGH TECH >>


14/02/2013
LATICÍNIO DE ORIGEM PRÉ-HISTÓRICA >>


07/02/2013
TAXA DE DESEMPREGO >>


31/01/2013
GLACIER WORKS >>


24/01/2013
LIVROS >>


19/01/2013
FUNDAÇÃO B612 >>


13/01/2013
JARDINEIRO WI-FI >>


04/01/2013
ARANHAS FAMOSAS... >>


27/12/2012
DINHEIRO VELHO É GASTO MAIS RÁPIDO >>


20/12/2012
SEQUOIA-GIGANTE >>


13/12/2012
REDUZINDO CALORIAS >>


06/12/2012
O CARPETE MÁGICO >>


30/11/2012
GLOBAL EDUCATION DIGEST 2012 >>


23/11/2012
DICIONÁRIO OXFORD >>


15/11/2012
ANATOMAGE >>


08/11/2012
AS QUATRO ESTAÇÕES >>


02/11/2012
MURAL MAIA >>


25/10/2012
ESCULTURAS DO MAR >>


18/10/2012
PLANETA DIAMANTE >>


11/10/2012
“A MENINA QUE SUPEROU EINSTEIN” >>


03/10/2012
DIVISÃO DE CLASSES >>


26/09/2012
A FOTO >>


20/09/2012
LA PAROLACCIA >>


12/09/2012
FOTOS MARAVILHOSAS >>


05/09/2012
SEGUNDA CHANCE LTDA >>


30/08/2012
ADEUS ÀS ARMAS >>


24/08/2012
TORTURA >>


15/08/2012
MONMOUTH >>


09/08/2012
ARTE CAFÉ COM LEITE >>


05/08/2012
DIA MUNDIAL DO ORGASMO >>


30/07/2012
ARTE NAS OLÍMPIADAS >>


21/07/2012
O EXPERIMENTO DE STANFORD >>


12/07/2012
ROMERO BRITTO >>


05/07/2012
ASTRONOMIA >>


28/06/2012
O CARTÃO DE CRÉDITO... >>


21/06/2012
UM DESENHO >>


16/06/2012
INTELIGÊNCIA! >>


09/06/2012
HOMENAGEM >>


02/06/2012
CAMPANHA: POR UM "TRATAMENTO NORMAL" >>


25/05/2012
PERGUNTA ÚTIL >>


12/05/2012
O GRITO >>


03/05/2012
SALÁRIO DE DOCENTE >>


28/04/2012
A ESCRITORA >>


21/04/2012
QUEIMA DE OBRAS DE ARTE >>


14/04/2012
O LIVRO COMESTÍVEL >>


05/04/2012
O SANDUÍCHE PATRIOTA >>


31/03/2012
GLOBE THEATRE >>


24/03/2012
OUT OF SYNC >>


15/03/2012
FUNDAÇÃO BILL & MELINDA GATES >>


07/03/2012
PEDRAS PERDIDAS >>


29/02/2012
INSIDE WWII >>


22/02/2012
HOTEL NA FLORESTA >>


18/02/2012
UÍSQUE VERSÃO SEM ÁLCOOL >>


09/02/2012
AS MAIS BELAS LIVRARIAS DO MUNDO = >>


02/02/2012
AS PESQUISAS QUE FALHARAM... >>


28/01/2012
CINEMATERNA >>


19/01/2012
CRISE ECONÔMICA NA GRÉCIA >>


13/01/2012
DA LIXEIRA PARA A CICLOVIA >>


06/01/2012
UM PRÉDIO DIFERENTE... >>


31/12/2011
A PASSAGEM DE UM COMETA >>


22/12/2011
"O PRIMEIRO LONGA FILMADO COM CELULAR" >>


18/12/2011
PESQUISA DE ROSTOS >>


11/12/2011
EDUCATING MAX! >>


03/12/2011
ARQUITETURA: BARCO E EDIFÍCIO >>


26/11/2011
O MUSEU ESTÁ NAS RUAS >>


19/11/2011
AS 20 PIORES DA HISTÓRIA >>


13/11/2011
DOIS LITROS DE LUZ >>


02/11/2011
A MANSÃO "ANTILIA" >>


29/10/2011
O MELHOR UÍSQUE DO MUNDO >>


22/10/2011
O NASCIMENTO DO BEBÊ X >>


12/10/2011
O MUNDO ETÍLICO >>


05/10/2011
DESTINO >>


28/09/2011
SONHO DE MENINA >>


21/09/2011
PODER JOVEM >>


14/09/2011
AGÊNCIA DE VIAGEM EXCLUSIVA PARA CÃES >>


07/09/2011
FOTO MAGNÍFICA >>


01/09/2011
AQUA NOTES RAPIDINHOS >>


25/08/2011
QUAGGA PROJECT >>


18/08/2011
HANG SON DOONG >>


11/08/2011
PROBLEMA PATENTE >>


04/08/2011
CARTUNISTA: PATRIMÔNIO NACIONAL >>


28/07/2011
VOCÊ É O PRODUTOR >>


21/07/2011
DESENHOS À LÁPIS >>


17/07/2011
ORGANIZAÇÃO NAS NUVENS >>


10/07/2011
GUARDIÕES EM REDE >>


01/07/2011
AS GELADEIRAS >>


23/06/2011
COMBATE À POBREZA >>


16/06/2011
POPULAÇÃO HISTÓRIA >>


08/06/2011
QUADRO EM PERSPECTIVA >>


02/06/2011
VISUAL REBELDE >>


26/05/2011
GERAÇÃO G >>


19/05/2011
A MONTANHA >>


12/05/2011
TORRE DE BABEL >>


05/05/2011
ARQUEOLOGIA BÍBLICA >>


26/04/2011
GIFT ANIMADO... >>


22/04/2011
WEBBY AWARDS 2011 >>


14/04/2011
TECNOLOGIA DAS MÁQUINAS DE ESCREVER >>


08/04/2011
INJEÇÃO SEM AGULHA >>


31/03/2011
VOVÓS S.A. >>


26/03/2011
COMIDA TÍPICA >>


17/03/2011
POLTRONA LITERÁRIA >>


10/03/2011
SOS FAUNA >>


03/03/2011
BLOGGIE AWARDS 2011 >>


27/02/2011
AH! TIRIRICA!!! >>


17/02/2011
A FOTO DO ANO >>


10/02/2011
UM QUADRO, UMA TESE... >>


03/02/2011
DORMINDO NOS AEROPORTOS >>


27/01/2011
O PROJETO >>


20/01/2011
TURISMO VIRTUAL >>


13/01/2011
UNIÃO INTERNACIONAL DE ARQUITETOS >>


07/01/2011
FELIZ ANO NOVO COM ARTE >>


30/12/2010
O BALÉ DOS CISNES >>


21/12/2010
OS OLHOS DA INTERNET >>


16/12/2010
LEONARDO DA VINCI >>


09/12/2010
GISELE BÜNDCHEN >>


02/12/2010
SUPER SACHA >>


25/11/2010
PATRIMÔNIOS CULTURAIS INTANGÍVEIS >>


20/11/2010
19 DE NOVEMBRO DE 1819 >>


14/11/2010
CRIANÇA DE 2,5 MIL ANOS >>


04/11/2010
GOSTO NÃO SE DISCUTE >>


29/10/2010
HISTORY PIN >>


21/10/2010
UM GESTO >>


14/10/2010
70 ANOS - 9 DE OUTUBRO >>


07/10/2010
O GATINHO >>


02/10/2010
MICTÓRIOS >>


25/09/2010
DIA DA ÁRVORE >>


17/09/2010
DISCIPLINA, PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO... >>


09/09/2010
TESOURO DA HISTÓRIA MÉDICA >>


01/09/2010
OFICINA CERÂMICA >>


26/08/2010
"MTV ISLÂMICA" >>


19/08/2010
AMIZADE SINCERA >>


12/08/2010
A MELHOR CADEIA DO MUNDO >>


05/08/2010
INHOTIM >>


29/07/2010
O BRASILEIRO TOP >>


22/07/2010
QUEDA DE SANGUE >>


15/07/2010
A COPA DA IMAGINAÇÃO >>


08/07/2010
INOVAÇÃO - ESQUEÇA O LADO CERTO DA PILHA >>


01/07/2010
LIBERDADE DO ÓLEO >>


24/06/2010
OS PIORES LUGARES DO MUNDO >>


17/06/2010
BRASIL 2.0 >>


10/06/2010
GRAVATAS "CASSETE" >>


03/06/2010
UNIVERSIDADE DE BABÁS >>


27/05/2010
CASA DE PLÁSTICO RECICLADO >>


23/05/2010
BORN IN BRAZIL >>


13/05/2010
PALEONTOLOGIA NO BRASIL >>


07/05/2010
FLUXUS 2010 >>


29/04/2010
VIVENDO À BEIRA DE UM PRECIPÍCIO >>


24/04/2010
CAMISETA RADAR >>


15/04/2010
SOLUÇÃO SOLAR >>


08/04/2010
AR LÍQUIDO >>


01/04/2010
ADOTE UM BURACO >>


25/03/2010
RAIOS ULTRAVIOLETAS... >>


19/03/2010
A REVOLTA DA NATUREZA >>


11/03/2010
RAZÃO SOBRE CIÊNCIA >>


04/03/2010
TESTE SEU CÉREBRO >>


25/02/2010
UM PEDAÇO DA LUA >>


18/02/2010
PARIS INUNDADA 1910 >>


13/02/2010
ST VALENTINE'S DAY >>


04/02/2010
GRAMADOS ORGÂNICOS >>


29/01/2010
O GATO INGLÊS >>


23/01/2010
CONHECIMENTOS LITERÁRIOS >>


15/01/2010
ZOOLÓGICO ACADEMIA >>


24/12/2009
ESCOLA NA FLORESTA >>


17/12/2009
ALEGRIA ETERNA >>


10/12/2009
BANHEIRA DE CARBONO >>


03/12/2009
QUADRO GIGANTESTO >>


25/11/2009
CLOSE-UP >>


20/11/2009
LONDRES FRUTÍFERA >>


13/11/2009
VIRTUAL SHOE MUSEUM >>


05/11/2009
VESTIDO PARA MATAR >>


29/10/2009
DOBRE QUALQUER COISA >>


22/10/2009
TÁXI COR-DE-ROSA NO MÉXICO >>


16/10/2009
ARTE QUE EMOCIONA... >>


08/10/2009
O QUILO PERFEITO >>


01/10/2009
O CHOCOLATE PERFEITO >>


24/09/2009
PROJETO GENOGRÁFICO >>


17/09/2009
SOLIDARIEDADE BRASILEIRA >>


10/09/2009
SOMÁLIA - CRISE HUMANITÁRIA >>


03/09/2009
BOLHAS BRASILEIRAS EM NY >>


26/08/2009
OS PREDIOS VIVOS >>


20/08/2009
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARTE PALEONTOLÓGICA >>


13/08/2009
ANIMAIS E FRUTAS >>


06/08/2009
CASA NA ÁRVORE LEVADA A SÉRIO >>


29/07/2009
RECARREGANDO A ENERGIA >>


24/07/2009
UMA CIDADE INTERESSANTE... >>


14/07/2009
SACADA DE VIDRO NAS ALTURAS >>


09/07/2009
CODEX SINAITICUS >>


03/07/2009
MANIFESTAÇÃO COMÉSTICA >>


25/06/2009
O DESAFIO >>


19/06/2009
ARTE DA SERRA ELÉTRICA >>


11/06/2009
PROCISSÃO DA ÁGUA SANTA >>


04/06/2009
UM MUNDO PRA CHAMAR DE SEU >>


28/05/2009
AS MURALHAS DO RIO >>


18/05/2009
JOIAS ÚTEIS >>


13/05/2009
UMA NOVA PERSPECTIVA DE NOVA YORK >>


07/05/2009
O MELHOR EMPREGO DO MUNDO >>


01/05/2009
CANNES >>


22/04/2009
FELIZ ANIVERSÁRIO, ROMA! >>


15/04/2009
RESTAURANTE EXAGERADO >>


09/04/2009
ANDAR COM FÉ EU VOU... >>


01/04/2009
DOLAR EM BRAILLE >>


25/03/2009
MICHELLE OBAMA >>


19/03/2009
SÃO PATRÍCIO >>


12/03/2009
AMIGOS DA EUROPA >>


04/03/2009
O SELO DO "BESOURO" >>


25/02/2009
CULTURA NA AVENIDA >>


19/02/2009
CARNAVAL NA ITÁLIA >>


12/02/2009
UMA NOVA FILOSOFIA >>


06/02/2009
O MELHOR DO FOTOJORNALISMO EM SP >>


29/01/2009
CINEMA IMAX >>


22/01/2009
LOUIS BRAILLE >>


15/01/2009
UM TREM PARA AS ESTRELAS... >>


04/01/2009
ANO-NOVO LUNAR >>


02/01/2009
IMAGENS DE 2008 >>


25/12/2008
ESCULTURAS DE GELO >>


18/12/2008
NATAL DE COSTA RICA >>


11/12/2008
ARTE NA AREIA >>


04/12/2008
OLÍMPIADA CULTURAL >>


29/11/2008
AMIZADE JAPÃO X MINAS >>


20/11/2008
COMPETIÇÃO MUNDIAL OLYMPUS BIOSCAPES >>


13/11/2008
O NATAL JÁ CHEGOU... >>


06/11/2008
BARACK OBAMA >>


30/10/2008
PROFESSORES ITALIANOS >>


22/10/2008
PLANTA BLOGUEIRA >>


16/10/2008
A CIDADE PERDIDA VIRTUAL >>


09/10/2008
MAIS UM PROJETO DE NIEMEYER >>


01/10/2008
CAMPANHA EDUCATIVA >>


25/09/2008
UBERABATITAN RIBEIROI >>


16/09/2008
LARGE HADRON COLLIDER >>


09/09/2008
TRIBUTO AO 11 DE SETEMBRO >>


04/09/2008
JOGOS PARAOLÍMPICOS >>


28/08/2008
O MOSAICO GIGANTESCO DE BIRMINGHAM >>


21/08/2008
DIA DO FOLCLORE >>


14/08/2008
ENSINO METEÓRICO >>


08/08/2008
TORRE BRASILEIRA >>


31/07/2008
O FORTE DE NATAL >>


27/07/2008
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA >>


14/07/2008
A ARTE DE ALEIJADINHO >>


06/07/2008
DIGNIDADE >>


03/07/2008
O ESPÍRITO OLÍMPICO >>


26/06/2008
BUMBÓDROMO >>


19/06/2008
UMA PONTE ESPECIAL >>


12/06/2008
VOCABULÁRIO PORTUGUEZ E LATINO >>


05/06/2008
MUSEU PARA IBERÊ! >>


29/05/2008
PANELEIRAS - BENS CULTURAIS DO BRASIL >>


23/05/2008
A MAGIA DA ARTE >>


15/05/2008
LETRAS E MEMÓRIA >>


10/05/2008
ILUMINADO >>


02/05/2008
O MUSEU DO ESCRITOR >>


21/04/2008
FENÔMENO DE SOLIDARIEDADE >>


16/04/2008
ENSINO SAGRADO >>


10/04/2008
A GLOBALIZAÇÃO DOS MUSEUS >>


03/04/2008
O TEMPO PASSA... >>


29/03/2008
COLAPSO >>


21/03/2008
O MUNDO É CHEIO DE FOGUEIRAS >>


15/03/2008
A CIÊNCIA E OS CIENTISTAS >>


08/03/2008
VÔO LIVRE >>


01/03/2008
O AMOR É LINDO! >>


22/02/2008
"OLHOS DE VER" >>


15/02/2008
MUNDO ANIMAL - "FAMÍLIAS FELIZES" >>


07/02/2008
O UNIVERSO >>


30/01/2008
MAIS CARNAVAL PELO MUNDO... >>


24/01/2008
CARNAVAL NO MUNDO >>


19/01/2008
SABEDORIA MILENAR >>


12/01/2008
EDUCAÇÃO EM ERUPÇÃO... >>


30/12/2007
COMEÇANDO O ANO COM MUITA CULTURA... >>


23/12/2007
RÉVEILLON CHIQUE... >>


16/12/2007
O PODER DA NATUREZA E DA ARTE... >>


10/12/2007
O CLIMA DO NATAL >>


03/12/2007
CULTURA E QUALIDADE >>


26/11/2007
NATAL ILUMINADO! >>


19/11/2007
CRIANÇA GOSTA É DE BRINQUEDO... >>


13/11/2007
BANDEIRA É COISA SÉRIA... >>


06/11/2007
HINO À PROCLAMAÇÃO >>


29/10/2007
AH! O HALLOWEEN!!! >>


25/10/2007
MENTE ABERTA...INCLUSIVE PARA CINEMA! >>


17/10/2007
MANUSCRITO MAIA DO SÉCULO XIII >>


14/10/2007
DIA DO PROFESSOR >>


30/09/2007
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! >>


24/09/2007
O MENOR LIVRO DO MUNDO... >>


16/09/2007
MAIS SEGURANÇA??? >>


10/09/2007
CONGRESSO NAS NUVENS... >>


02/09/2007
PAVAROTTI >>


27/08/2007
LIVRO DE GRAÇA NA PRAÇA >>


24/08/2007
LIDERANÇA É COISA SÉRIA... >>


15/08/2007
UMA VIAGEM PELA GRÉCIA... >>


08/08/2007
VOCÊ É VICIADO EM ESTUDO (STUDENTHOLIC)? FAÇA O TESTE... >>


02/08/2007
O PROTESTO DA ELITE II >>


25/07/2007
O PROTESTO DA ELITE >>


15/07/2007
AH! DÚVIDA CRUEL! UMA CHARGE INCRÍVEL! >>


03/07/2007
AH! FÉRIAS! >>


29/06/2007
UTI DA PALAVRA! AH! PALAVRA! >>


18/06/2007
19 DE JUNHO: ANIVERSÁRIO DE CHICO BUARQUE >>


11/06/2007
AH! NAMORADOS! AH! LITUANIA! >>


04/06/2007
AH! ARRAIÁ DO BARREIRO! AH! FESTA JUNINA! AH! VENEZA! >>


28/05/2007
EUROPA, FAMÍLIA... (AH! QUE VIDA!) >>


21/05/2007
E TUDO MUDA... (AH! EUROPA) >>


14/05/2007
AH! EUROPA! AH! EBITDA >>


07/05/2007
UNIFICAÇÃO DO PORTUGUÊS??? >>


01/05/2007
AH! MAMÃE! FELIZ DIA DAS MÃES! >>


24/04/2007
AH! O FUTURO! >>


17/04/2007
AH! O SÉCULO 21! >>


08/04/2007
NO BAILE, SE NÃO DANÇAR, DANÇOU... AH! O BAILE! >>


29/03/2007
AH! FELIZ PÁSCOA!!! >>


22/03/2007
AH! FEIJOADA! >>


13/03/2007
FACULDALDE NOVOS HORIZONTES - 6 ANOS DE VIDA! >>


08/03/2007
ATITUDE É TUDO! >>


01/03/2007
AH! O MEU MARIDO OSCAR! >>


19/02/2007
AH! O CARNAVAL! >>


05/02/2007
ESTOU DE VOLTA, MENINOS! >>


21/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DE MARILENE CAROLINA ANTES DA DEMISSÃO: 50,51,53,54,55,56,57,66,68,69,70,76,77,80. >>


24/05/2006
DEMITIDA >>


15/05/2006
"O ADEUS DE MARILENE!" >>


07/05/2006
MEXAM-SE OU F____-__. >>


04/05/2006
MELHORES MOMENTOS >>


27/04/2006
NEGOCIAÇÃO PROBLEMÁTICA >>


27/04/2006
ALUNO EGRESSO OU ALUNO INGRESSO? >>


06/04/2006
Marilene >>


30/03/2006
QUEM TEM MEDO DO INTERDISCIPLINAR? >>


23/03/2006
MOMENTO DE INTERAÇÃO É MOMENTO DE TER AÇÃO >>