Faculdade Mental
TURMAS DO FM - 26/08/2009

  

TURMAS CIENTISTAS

CONTROLE MUNDIAL DE PANDEMIA VIRTUAL


The games -
The Great Flu:
http://www.thegreatflu.com/
SwineFighter: http://www.swinefighter.com/
A gripe suína, ou “nova gripe”, ou “gripe A”, o assusta? Pois agora é possível se divertir com ela. Holandeses criaram um jogo na internet em que o usuário faz as vezes de diretor de uma instituição mundial de controle da doença. O objetivo é evitar uma nova pandemia. Lembra muito o War, clássico jogo de tabuleiro. Só que é on-line e de graça.
Inspirados pela gripe suína, cientistas holandeses criaram um jogo que desafia os usuários a conter uma nova pandemia, no melhor estilo do famoso jogo de tabuleiro “War”. Em The Great Flu (http://www.thegreatflu.com/), você assume a direção da organização fictícia “Controle Mundial de Pandemia” (algo como a Organização Mundial de Saúde), escolhe seu adversário – um tipo de vírus – e acompanha o seu alastramento pela população. A cada fase, os jogadores podem usar sistemas de vigilância – até fechar aeroportos e escolas – e decidir estocar antivirais e vacinas. Além de acertar as medidas, os usuários não podem sair gastando quanto querem: têm que se manter dentro de um orçamento. Outro desafio é avaliar a adesão dos habitantes a medidas nem sempre populares. Só não tem álcool gel nas escolas.
Um dos atributos curiosos do game é a diferenciação entre os países. Tente, por exemplo, implantar a medida “Sistema de alerta preventivo” no Brasil. Um alarme soa e aparece a mensagem “Não existe infraestrutura suficiente para um sistema de alerta preventivo”. Na Europa e nos Estados Unidos, sem problemas.
Se você não tem muita paciência para a complexidade do The Great Flu, uma opção mais leve é o SwineFighter (http://www.swinefighter.com/). Basta usar a rapidez e vacinar porquinhos voadores. E nem precisa passar álcool gel no seu mouse.
Rafael Pereira - Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br) - Fonte: Época - Edição 588. 


JOGO VIRA HIT NA INTERNET
Impulsado pela atual preocupação mundial com a gripe suína, um jogo de computador inspirado nas gripes está fazendo sucesso na internet.
Criado por médicos holandeses, o game The Great Flu (a grande gripe) exige dos jogadores que assumam o papel da OMS (Organização Mundial da Saúde) e controlem uma epidemia mundial da doença.
O jogo está disponível na página http://www.thegreatflu.com/ e pode ser utilizado gratuitamente. Está disponível apenas em inglês.
Antes de começar a partida, os internautas escolhem um dos cinco hipotéticos vírus da gripe, cada um com um nível diferente de agressividade.
Os jogadores então precisam tomar medidas como estocar antivirais e vacinas, comprar máscaras, investir em campanhas de esclarecimento da população e em pesquisas que buscam encontrar a vacina, distribuir cientistas pelo mundo e fechar escolas e aeroportos. As decisões variam conforme o continente escolhido.
Na luta contra a epidemia mundial de gripe, os jogadores contam com um orçamento limitado. O dinheiro disponível diminui na medida em que as decisões são postas em prática.
A quantidade de pessoas infectadas e mortas pela doença aparece em tempo real. A evolução desses números também depende dos movimentos feitos pelo jogador.
O game da gripe busca ser tão realista que páginas de jornais noticiando os esforços dos governos e os protestos da sociedade aparecem na tela a todo momento.
Cientista respeitado
O jogo The Great Flu foi lançado em março deste ano, um mês antes da divulgação dos primeiros casos de gripe suína no México.
"É justamente o que está acontecendo agora no mundo real", afirma o médico Albert Osterhaus, da Universidade Erasmus, de Roterdã, um dos criadores do jogo online.
Osterhaus é um dos virologistas mais respeitados do mundo. Foi ele quem desvendou os mecanismos de funcionamento do vírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave), a doença que aterrorizou o planeta em 2003.
De acordo com o médico, o jogo ajuda as pessoas a entender o quão difícil é para as autoridades tomar decisões sobre a saúde pública em momentos de crise como o atual.
Segundo dados divulgados anteontem pela OMS, já foram registrados neste ano mais de 180 mil casos de gripe A em todo o mundo e 1.799 mortes.
No Brasil, de acordo com as últimas estatísticas do Ministério da Saúde, houve 368 mortes causadas pelo vírus H1N1 até o momento.
Fonte: Folha de S.Paulo - 23/08/09.


03 DE SETEMBRO - DIA DO BIÓLOGO
30 anos dedicados à vida, em todas as suas formas.
Em 2009, o Biólogo comemora 30 anos de regulamentação de sua profissão e 75 anos do primeiro curso de biologia no Brasil.
O Biólogo é o profissional que realiza pesquisas e serviços relativos à sustentabilidade do planeta e à vida, em todas as suas formas. Por meio de sua atuação nas área de meio ambiente, saúde, biotecnologia e produção, ele participa do desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país.
http://www.cfbio.org.br/


PORCAS BORBOLETAS
Acaba de entrar em órbita o novo disco do Porcas Borboletas, "A Passeio". Segundo CD da banda, o trabalho será lançado primeiro no portal Fora do Eixo. Com participação de nomes como Arrigo Barnabé, Leandra Leal, Paulo Barnabé e Bocato, o som da banda mineira pode ser ouvido em http://compactorec.foradoeixo.org.br/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 23/08/09.
Porcas Borboletas - http://porcasborboletas.com.br/


BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM


CLÁSSICOS DO MUNDO CORPORATIVO
Ah, o mundo corporativo seria uma beleza, não fosse a existência de um persistente grupinho chamado “os outros”. Quando tudo está tranquilo, quando tudo parece melhorar, quem surge para atrapalhar? Os outros. São o calo em nosso sapato profissional. A catarata em nossa visão de longo prazo.
DICAS DO MAX GEHRINGER - Em Clássicos do mundo corporativo, Max ensina a se dar bem no trabalho (Editora Globo, R$ 12,50).
Fonte: Época - Edição 588.
Detalhes:
http://www.submarino.com.br/produto/1/21338669/classicos++do+mundo+corporativo


O PAI DOS BURROS
Palavras e expressões clichês para jogar no lixo. Novo livro de Humberto Werneck traz 4.640 clichês que devem ser evitados por quem deseja escrever um bom texto.
“É um estouro da boiada”, diz Humberto Werneck. O jornalista refere-se ao grande número de pessoas expressando-se pela escrita desde que mandar um e-mail se tornou tão corriqueiro como escovar os dentes. Suspende o raciocínio. Fica com cara de menino dando nó em rabo de gato. E começa a virar as páginas de um pequeno livro de capa azul. “Será que estouro da boiada está aqui?”, diz, mais para si mesmo. “Não está em boiada. Talvez eu tenha botado em estouro.” Não encontra. “Você está vendo como é esse negócio?” Larga o livro. Prossegue dizendo que hoje, até para xavecar alguém, escrever é preciso. Mais tarde, pega um guardanapo do restaurante, um quilo chique da região do Itaim, em São Paulo, para anotar. Pronto, o lugar-comum vai para o matadouro.
É um vício? “Não, um carma”, diz ele. Há quase 40 anos Werneck não pode ver uma frase feita passar pela sua frente sem agarrá-la pelo pescoço e enfiá-la num envelope pardo. Tornou- -se um “gari”, ao recolher o lixo produzido pelo mau uso da língua. Começou meio por acaso, na redação do Jornal da Tarde, e virou uma obsessão a persegui-lo por redações como Playboy e Jornal do Brasil. Ele lança O Pai Dos Burros – Dicionário De Lugares-Comuns E Frases Feitas (Arquipélago Editorial, 208 páginas, R$ 29), uma coletânea com os 4.640 clichês capturados desde o início dos anos 70. É um “burrinho” despretensioso, que se limita a listar as palavras e os respectivos chavões (mal) construídos com elas. Mão, por exemplo, é o vocábulo que rendeu o maior número de espécimes: 47. Tornou-se quase uma gincana brincar com a palavra “mão” sem escorregar num jargão.
Os clichês são as figurinhas carimbadas do idioma. Quando cada um deles surgiu no horizonte das letras, foi considerado uma tacada de mestre. Expressava tão bem uma ideia que caiu no gosto do público e gastou-se de tanto andar na boca e nos textos de gente sem papas na língua. Cada palavra que hoje não fede nem cheira teve ontem seus dias de glória. Ao cair em desgraça, arrasta para a sarjeta os desavisados que a repetem – na prosa, na poesia, em palestras, discursos ou na mesa de bar.
Lançar mão de clichês é chover no molhado. Tudo o que um escritor que se preze não deseja nem para o pior inimigo. A receita do sucesso de um texto exemplar começa pela execução sumária dos clichês. Mas a tarefa é árdua. Criaturas traiçoeiras, de tanto serem repetidos, os lugares-comuns se instalam no inconsciente coletivo e são os primeiros a assomar na ponta da língua – e dos dedos – na hora do aperto. Se essas ervas daninhas do idioma de Camões saltarem dali para o mundo, por mais originais que sejam os pensamentos do autor, ganham ares de ideia amarelecida pelo tempo. A obra meritória de Werneck tem por espinhosa missão estimular cada escritor, seja de e-mail ou de livro, a aprisionar os surrados jargões entre os dentes, fazer uma rápida e rasteira consulta e salvar-se do inferno das mal traçadas linhas.
Se você chegou ao fim dos dois parágrafos anteriores, agora sabe como um texto pode ser ruim quando abusa dos clichês. O jornalista americano H.L. Mencken, frasista dos mais originais, afirmava que o uso de clichês está ligado ao “medo do desconhecido”. Em vez de se arriscar a um novo jogo de palavras, as pessoas preferem escorar-se no mais seguro. Em The Penguin dictionary of clichés, a britânica Julia Cresswell define os clichês como “as expressões que pensam por nós”. A filósofa alemã Hannah Arendt escreveu que “clichês, frases feitas, adesão a códigos de expressão e conduta convencionais e padronizadas têm a função socialmente reconhecida de proteger-nos da realidade”. Além das palavras, também a vida pode se transformar num clichê, se nos resignarmos a repetir o que já deu certo para um outro.
O mineiro Humberto Werneck tem o que chama de “gosto por palavras”. Desde menino é um leitor de dicionários. Já desceu de um ônibus no meio do trajeto para correr à gráfica: encontrara a palavra exata para uma frase do livro no prelo. Gastou semanas buscando vocábulos que, pelo som, carregassem o leitor para “um mormaço sonolento” em uma única frase. Levou 17 anos para escrever seu livro anterior, O santo sujo – A vida de Jayme Ovalle (CosacNaify, 2008). “Espero que esse dicionarinho sirva como um modo de não usar”, diz.
Quem imagina um colecionador de clichês como um daqueles sujeitos cujo nariz nem Pitanguy conseguiria destorcer, nada mais distante da figura doce e bem-humorada de Werneck. Dono de um dos textos mais bem-acabados da imprensa brasileira, ele tem credenciais para a empreitada. É reconhecido por prender o leitor até o ponto final. Sua padroeira, como ele brinca falando sério, é a Sherazade das Mil e uma noites. “Se o leitor largar meu texto pela metade, eu serei decapitado!” A coletânea de Werneck pode nos ajudar a não perder nem o leitor nem a cabeça.
Eliane Brum - Mente Aberto - Fonte: Época - Edição 588.
Detalhes:
http://www.arquipelagoeditorial.com.br/?p=prelo-ver&id=69


SOB A LUPA DO ECONOMISTA
À luz da economia. Por que a "ciência lúgubre" continua a ser uma arma poderosa da razão e da política.
O ensaísta britânico Thomas Carlyle (1795-1881) chamou a economia de "a ciência lúgubre" (the dismal science, no original). Isso foi há 150 anos, mas a cada crise os economistas voltam a ser alvo de galhofa e de escárnio, inclusive por parte dos próprios economistas, por causa dos erros eventuais de suas análises e modelos teóricos. Não foi de outra maneira na recente tormenta financeira, ao ponto de a revista inglesa The Economist ter ironizado: "De todas as bolhas econômicas que estouraram, poucas o fizeram tão espetacularmente como a própria reputação da ciência econômica". É uma avaliação dura e um tanto injusta. O entendimento de como funcionam os mercados evoluiu tremendamente nos últimos dois séculos, colaborando de maneira inequívoca para o aprimoramento da qualidade de vida em boa parte do planeta. Apesar de as incertezas e as crises serem implícitas à sua atividade, os economistas conseguem hoje explicar com clareza diversos fenômenos não apenas econômicos, mas também sociais e comportamentais.
Uma ótima – e em nada lúgubre – introdução ao que de mais atual existe sobre o pensamento econômico está no recém-lançado Sob a Lupa do Economista (Campus/Elsevier; 248 páginas; 59,90 reais), de Carlos Eduardo Gonçalves e Mauro Rodrigues. Os autores, ambos jovens professores da USP, tiveram como inspiração sucessos internacionais como Freakonomics e O Economista Clandestino ao escrever um livro divertido e que recorre a exemplos inusitados, muitos deles do cotidiano, para ilustrar conceitos essenciais e apresentar os resultados de pesquisas recentes, sobretudo no campo da economia comportamental. Economistas são usualmente vistos como profissionais que tratam de assuntos de digestão difícil – como taxa de juros, câmbio e contas públicas. Esses temas aparecem nas páginas de Sob a Lupa, mas o livro conta também o que novos estudos têm a dizer sobre fatos tão diversos como a média de gols nos jogos de futebol, o comportamento dos terroristas, os fãs de Harry Potter e as multas de trânsito dos diplomatas que moram em Nova York. O livro é composto de capítulos breves (ou crônicas). O estilo é similar ao de Economia sem Truques, lançado no ano passado e que também teve Gonçalves como um dos autores. O novo livro, no entanto, é mais abrangente e ainda melhor.
No quadro abaixo, há exemplos de alguns episódios narrados no livro e as lições deixadas por eles. Um deles conta como a Revolução Gloriosa (1688) impôs a disciplina fiscal aos monarcas britânicos, permitindo a queda dos juros – exemplo lapidar de como um avanço institucional favorece o crescimento. Outro capítulo conta como o protestantismo estimulou a alfabetização na Europa a partir do século XVI. Mais que a ética protestante de que falou o sociólogo alemão Max Weber, essa teria sido a contribuição fundamental da religião para a ascensão do capitalismo e o desenvolvimento econômico. A insensatez das campanhas de ajuda à África promovidas por celebridades, que redundam em nada por carecer de lógica econômica mínima, é tema de uma crônica ácida. O livro também explica como os erros dos governos (e não apenas a ganância e a irresponsabilidade dos bancos) permitiram que estourasse a crise financeira atual.
Mais que oferecer um compêndio de curiosidades, Sob a Lupa mostra a força da pesquisa econômica como ferramenta da razão – e da política. "Teorizar é divertido", dizem os autores. "Mas teoria sem suporte dos dados va-le pouca coisa, pois na prática quem escolhe o rumo das políticas públicas precisa conhecer a eficácia concreta de cada medida em particular." Apenas essa já seria uma contribuição luminosa dos economistas.
CRÔNICAS ECONÔMICAS E SUAS LIÇÕES:
RISCO SOBERANO
Os reis ingleses viviam endividados, mas não viam problema nisso, porque davam calote sem o menor pudor. Em 1688, com a Revolução Gloriosa, os monarcas deixaram de estar acima da lei. Resultado: o governo, que antes precisava pagar juros de ao menos 10% ao ano para se endividar, viu as taxas caírem para 3%, porque diminuiu o risco de inadimplência.
A BOMBA EXPLODIU
No filme Dr. Fantástico (1964), a máquina do juízo final ativa o arsenal soviético ao menor sinal de um ataque americano. O dispositivo, paradoxalmente, ajuda a manter a paz, porque dissuade os bombardeios. Da mesma maneira, os bancos deveriam ter restringido empréstimos e evitado o estouro da crise atual. Mas deixaram a bomba explodir, porque sabiam que haveria o socorro governamental.
BÁSICO INSTINTO
Em uma reunião do Fórum Econômico Mundial, Sharon Stone foi às lágrimas ao "saber" que milhões de crianças morrem de malária na África por causa da falta de mosquiteiros. A atriz lançou uma campanha pela doação de recursos para a compra dos mosquiteiros. A iniciativa foi inútil. Os tecidos comprados foram parar nos mercados populares africanos e viraram véus para vestidos de noiva.
BÍBLIA DO DESENVOLVIMENTO
Max Weber (1864-1920) argumentou que a ética protestante, ao contrário da católica, era favorável à acumulação de riquezas. Isso explicaria o maior desenvolvimento de países protestantes. Mas estudos recentes revelam que, com a Reforma Protestante (século XVI), os fiéis foram estimulados a ler a Bíblia. O analfabetismo diminuiu, e o maior nível de estudo (e não a "ética") estimulou o desenvolvimento.
Giuliano Guandalini - Fonte: Veja - Edição 2127.
Detalhes:
http://www.siciliano.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2661878&ID=C915C6917D908110E2E3B1116&FIL_ID=102&pac_id=26968&gclid=COOnvPWRupwCFRBM5QodsBuyog


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
nossas turmas

02/11/2017
TURMAS TATUADAS... >>


09/04/2017
TURMAS ESTUDIOSAS... >>


18/02/2017
TURMAS CASTIGADAS... >>


30/12/2016
TURMAS NECESSITADAS >>


09/10/2016
TURMAS MUSICAIS >>


31/08/2016
TURMAS SEM PLANEJAMENTO... >>


02/07/2016
TURMAS (DES)ORGANIZADAS... >>


30/04/2016
TURMAS HUMANAS >>


13/03/2016
TURMAS DIFERENTES >>


26/01/2016
TURMAS INTERATIVAS... >>


22/12/2015
TURMAS LETRADAS >>


28/11/2015
TURMAS DESCONTRAÍDAS... >>


24/10/2015
TURMAS PIZZAOILAS >>


19/09/2015
TURMAS INVISÍVEIS >>


14/06/2015
TURMAS HIDRATADAS... >>


05/06/2015
TURMAS FELIZES??? >>


22/04/2015
TURMAS VIRTUAIS >>


22/03/2015
TURMAS SAUNEIRAS... >>


22/02/2015
TURMAS MAGNÉTICAS... >>


18/01/2015
TURMAS EM FÉRIAS >>


11/12/2014
TURMAS DESCOLADAS >>


16/11/2014
TURMAS ECONOMICAS... >>


14/10/2014
TURMAS SENSÍVEIS... >>


17/09/2014
TURMAS SOCIAIS >>


31/08/2014
TURMAS DE SUCESSO >>


17/08/2014
TURMAS VISIONÁRIAS... >>


27/07/2014
TURMAS MASCARADAS... >>


13/07/2014
TURMAS ALCOÓLICAS >>


09/06/2014
TURMAS PRECAVIDAS... >>


29/05/2014
TURMAS APIMENTADAS... >>


08/05/2014
TURMAS DIFERENTES... >>


24/04/2014
TURMAS FICTÍCIAS... >>


10/04/2014
TURMAS TRABALHANDO... >>


21/03/2014
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


08/03/2014
TURMAS FELIZES... >>


23/02/2014
TURMAS EM EVOLUÇÃO... >>


07/02/2014
TURMAS INTELIGENTES >>


24/01/2014
TURMAS ARTÍSTICAS >>


15/01/2014
TURMAS EXPERIENTES >>


24/12/2013
TURMAS ESTRESSADAS... >>


15/12/2013
TURMAS HEREDITÁRIAS... >>


07/12/2013
TURMAS NATALINAS >>


24/11/2013
TURMAS “NANICAS” >>


19/11/2013
TURMAS CEARENSES >>


03/11/2013
TURMAS QUALIFICADAS >>


26/10/2013
TURMAS OTIMISTAS >>


19/10/2013
TURMAS MAPEADAS >>


12/10/2013
TURMAS ARTÍSTICAS >>


05/10/2013
TURMAS LEITORAS >>


25/09/2013
TURMAS VIRAIS >>


13/09/2013
TURMAS PESQUISADORAS >>


08/09/2013
TURMAS LIMPINHAS... >>


31/08/2013
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


24/08/2013
TURMAS COLETIVAS >>


17/08/2013
TURMAS INIGUALÁVEIS >>


10/08/2013
TURMAS CERVEJEIRAS... >>


03/08/2013
TURMAS INVISÍVEIS >>


20/07/2013
TURMAS BEM-VINDAS... >>


13/07/2013
TURMAS URBANAS >>


06/07/2013
TURMAS GEOMÉTRICAS >>


27/06/2013
TURMAS VIAJANTES >>


20/06/2013
TURMAS INSPIRADAS >>


13/06/2013
TURMAS MINEIRAS >>


06/06/2013
TURMAS EVOLUÍDAS... >>


30/05/2013
TURMAS VOADORAS >>


23/05/2013
TURMAS CHEIAS DE IDEIAS >>


05/05/2013
TURMAS OBSERVADORAS >>


29/04/2013
TURMAS DE ALUGUEL >>


21/04/2013
TURMAS PERSAS >>


12/04/2013
TURMAS “ESTUDIOSAS”... >>


06/04/2013
TURMAS DO DESIGN >>


29/03/2013
TURMAS TRAJADAS... >>


23/03/2013
TURMAS FESTEIRAS >>


14/03/2013
TURMAS MINEIRAS... >>


07/03/2013
TURMAS HOTELEIRAS >>


28/02/2013
TURMAS DOURADAS >>


22/02/2013
TURMAS CONSTRUTORAS >>


14/02/2013
TURMAS ESCULTORAS >>


07/02/2013
TURMAS ILUSTRADAS >>


31/01/2013
TURMAS DIPLOMADAS >>


24/01/2013
TURMAS HARMÔNICAS >>


19/01/2013
TURMAS CAMUFLADAS >>


13/01/2013
TURMAS TRAJADAS >>


04/01/2013
TURMAS INFLÁVEIS... >>


27/12/2012
TURMAS CIENTÍFICAS >>


20/12/2012
TURMAS EM RETROSPECTIVA >>


13/12/2012
TURMAS VOADORAS >>


06/12/2012
TURMAS DESESPERADAS >>


30/11/2012
TURMAS DORMINHOCAS >>


23/11/2012
TURMAS MARCIANAS >>


15/11/2012
TURMAS BILIONÁRIAS >>


08/11/2012
TURMAS BIOMÉDICAS >>


02/11/2012
TURMAS HOTELEIRAS >>


25/10/2012
TURMAS PERFECCIONISTAS >>


18/10/2012
TURMAS CLIMÁTICAS >>


11/10/2012
TURMAS TALENTOSAS >>


03/10/2012
TURMAS UNIVERSITÁRIAS >>


26/09/2012
TURMAS CACHACEIRAS... >>


20/09/2012
TURMAS ENTREVISTADAS >>


12/09/2012
TURMAS IMPROVISADAS >>


05/09/2012
TURMAS NA CHUVA >>


30/08/2012
TURMAS CARETAS >>


24/08/2012
TURMAS LIMPAS >>


15/08/2012
TURMAS VIGILANTES >>


09/08/2012
TURMAS RARAS... >>


05/08/2012
TURMAS CARNÍVORAS >>


30/07/2012
TURMAS CONECTADAS >>


21/07/2012
TURMAS CHINESAS >>


12/07/2012
TURMAS BRASILEIRAS... >>


05/07/2012
TURMAS ARTÍSTICAS >>


28/06/2012
TURMAS AFRICANAS >>


21/06/2012
TURMAS DIVORCIADAS >>


16/06/2012
TURMAS COMILONAS >>


09/06/2012
TURMAS CLONADAS >>


02/06/2012
TURMAS MEXICANAS >>


25/05/2012
TURMAS FACIAIS >>


12/05/2012
TURMAS RECORDISTAS... >>


03/05/2012
TURMAS MILIONÁRIAS... >>


28/04/2012
TURMAS ILUMINADAS >>


21/04/2012
TURMAS PESQUISADORAS >>


14/04/2012
TURMAS SKATISTAS... >>


05/04/2012
TURMAS ESFEROGRÁFICAS >>


31/03/2012
TURMAS "EMPILHADAS" >>


24/03/2012
TURMAS LEITORAS >>


15/03/2012
TURMAS RESISTENTES >>


07/03/2012
TURMAS FEMININAS >>


29/02/2012
TURMAS ALTERNATIVAS... >>


22/02/2012
TURMAS MASCARADAS >>


18/02/2012
TURMAS INTERATIVAS >>


09/02/2012
TURMAS SONHADORAS >>


02/02/2012
TURMAS DOADORAS >>


28/01/2012
TURMAS CORREDORAS >>


19/01/2012
TURMAS HERÓICAS >>


13/01/2012
TURMAS PROGRAMADORAS >>


06/01/2012
TURMAS ASSISTENTES >>


31/12/2011
TURMAS PROTEGIDAS >>


22/12/2011
TURMAS "PLAGISTAS" >>


18/12/2011
TURMAS SEMELHANTES >>


11/12/2011
TURMAS ESTILISTAS >>


03/12/2011
TURMAS VIAJANTES >>


26/11/2011
TURMAS FOTOGÊNICAS >>


19/11/2011
TURMAS "CYCLENÉFILAS" >>


13/11/2011
TURMAS GIGANTESCAS >>


02/11/2011
TURMAS ESCRITORAS >>


29/10/2011
TURMAS HIPNÓTICAS >>


22/10/2011
TURMAS VERTICAIS >>


12/10/2011
TURMAS COMPETITIVAS >>


05/10/2011
TURMAS BIBLIOTECÁRIAS >>


28/09/2011
TURMAS ARTÍSTICAS >>


22/09/2011
TURMAS EQUILIBRADAS E DELICADAS >>


14/09/2011
TURMAS DESTEMIDAS >>


07/09/2011
TURMAS EM MOVIMENTO >>


01/09/2011
TURMAS INTERATIVAS >>


25/08/2011
TURMAS LEITORAS >>


18/08/2011
TURMAS VIAJANTES >>


11/08/2011
TURMAS ESTRANHAS >>


04/08/2011
TURMAS IDEALIZADORAS V >>


28/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS IV >>


21/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS III >>


17/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS II >>


10/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS I >>


01/07/2011
TURMAS REUNIDAS >>


23/06/2011
TURMAS BRASILEIRAS CRIATIVAS >>


16/06/2011
TURMAS DA NATUREZA >>


08/06/2011
TURMAS AGRUPADAS >>


02/06/2011
TURMAS ORQUESTRADAS >>


26/05/2011
TURMAS DESCOBRIDORAS >>


19/05/2011
TURMAS IMPULSIVAS (SOLAR IMPULSE) >>


12/05/2011
TURMAS MALHADAS >>


05/05/2011
TURMAS DE RUA >>


26/04/2011
TURMAS SOLARES >>


22/04/2011
TURMAS ESPA(E)CIAIS >>


14/04/2011
TURMAS OUSADAS >>


08/04/2011
TURMAS CARIOCAS >>


31/03/2011
TURMAS MEXICANAS >>


26/03/2011
TURMAS HOMENAGEADAS >>


17/03/2011
TURMAS CHINESAS >>


10/03/2011
TURMAS EM RETRATO >>


03/03/2011
TURMAS CARNAVALESCAS >>


27/02/2011
TURMAS MONITORADAS >>


17/02/2011
TURMAS ESTRELADAS >>


10/02/2011
TURMAS INCRÍVEIS >>


03/02/2011
TURMAS DE BICHOS >>


27/01/2011
TURMAS "SURFISTAS" >>


20/01/2011
TURMAS "RETRÔ" >>


13/01/2011
TURMAS VIRA LATAS >>


07/01/2011
TURMAS VIDEO MANÍACAS >>


30/12/2010
TURMAS ARTESANAIS >>


21/12/2010
TURMAS TOP 10 >>


16/12/2010
TURMAS JOVENS >>


09/12/2010
TURMAS VICIADAS >>


02/12/2010
TURMAS "CABEÇA" >>


25/11/2010
TURMAS PREVENIDAS >>


20/11/2010
TURMAS INOVADORAS >>


14/11/2010
TURMAS CAPAZES >>


04/11/2010
TURMAS ALUGADAS >>


29/10/2010
TURMAS MAIAS >>


21/10/2010
TURMA DO BEM >>


14/10/2010
TURMAS HERÓICAS >>


07/10/2010
TURMAS CLÁSSICAS >>


02/10/2010
TURMAS INCRÍVEIS >>


25/09/2010
TURMAS ANIMADAS >>


17/09/2010
TURMAS MEDIEVAIS >>


09/09/2010
TURMAS DIDÁTICAS >>


01/09/2010
TURMAS MUSICAIS >>


26/08/2010
TURMAS CAFEICULTORAS >>


19/08/2010
TURMAS "EXATAS" >>


12/08/2010
TURMAS ILUSTRADAS >>


05/08/2010
TURMAS BEIJOQUEIRAS >>


29/07/2010
TURMAS SPLINTERNÉTICAS >>


22/07/2010
TURMAS MATEMÁTICAS >>


15/07/2010
TURMAS ARQUEÓLOGAS >>


08/07/2010
TURMAS BIÔNICAS >>


01/07/2010
TURMAS RENOVADAS >>


24/06/2010
TURMAS ESPACIAIS >>


17/06/2010
TURMAS MÁGICAS >>


10/06/2010
TURMAS NOTURNAS >>


03/06/2010
TURMAS CONSCIENTES >>


27/05/2010
TURMAS ILUMINADAS >>


23/05/2010
TURMAS INTELIGENTES >>


13/05/2010
TURMAS CRIATIVAS >>


07/05/2010
TURMAS COZINHEIRAS >>


29/04/2010
TURMAS DO DR. MARTENS >>


24/04/2010
TURMAS ANIVERSARIANTES >>


15/04/2010
TURMAS CURITIBANAS >>


08/04/2010
TURMAS MC DONALD'S >>


01/04/2010
TURMAS CHARLIE BROWN >>


25/03/2010
TURMAS LAVA-RÁPIDO >>


19/03/2010
TURMAS POÉTICAS >>


11/03/2010
TURMAS EM DIETA >>


04/03/2010
TURMAS AGRESSIVAS >>


25/02/2010
TURMAS PERIÓDICAS >>


18/02/2010
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


13/02/2010
TURMAS ARTÍSTICAS >>


04/02/2010
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


29/01/2010
TURMAS MINEIRAS >>


23/01/2010
TURMAS INGRATAS >>


15/01/2010
TURMAS SUÍNAS >>


24/12/2009
TURMAS DE FÉRIAS >>


17/12/2009
TURMAS NATALINAS >>


10/12/2009
TURMAS INSPIRADORAS >>


03/12/2009
TURMAS NA LUTA >>


25/11/2009
TURMAS DE SUCESSO >>


20/11/2009
TURMAS RECORDISTAS >>


13/11/2009
TURMAS INOVADORAS >>


05/11/2009
TURMAS "INGRESAS"... >>


29/10/2009
TURMAS SURFISTAS FOTOGÊNICAS >>


22/10/2009
TURMAS MARATONISTAS >>


16/10/2009
TURMAS DE PLAYBOYS >>


08/10/2009
TURMAS PERSONALIZADAS >>


01/10/2009
TURMAS PREMIADAS >>


25/09/2009
TURMAS "FESTEIRAS" >>


17/09/2009
TURMAS ESCULTURAIS >>


10/09/2009
TURMAS ELÉTRICAS >>


03/09/2009
TURMAS DESCALÇAS >>


26/08/2009
TURMAS CIENTISTAS >>


20/08/2009
TURMAS ON-LINE REALISTAS >>


13/08/2009
TURMAS VIAJANTES >>


06/08/2009
TURMAS SISTEMÁTICAS E SUGESTIVAS >>


29/07/2009
TURMAS FORTES >>


24/07/2009
TURMAS ILUSIONISTAS >>


14/07/2009
TURMAS TRANSPARENTES >>


09/07/2009
TURMAS GLOBAIS >>


03/07/2009
TURMAS ESTUDANTIS... >>


25/06/2009
TURMAS ACAMPADAS >>


19/06/2009
TURMAS OUSADAS E NOBRES >>


11/06/2009
TURMAS BIZARRAS ARQUITETÔNICAS >>


04/06/2009
TURMAS GALINÁCEAS >>


28/05/2009
TURMAS LITERÁRIAS E HIGIÊNICAS >>


18/05/2009
TURMAS FILANTRÓPICAS - WAR CHILD - HEROES >>


13/05/2009
TURMAS FACIAIS >>


07/05/2009
TURMAS DO ARREMESSO >>


01/05/2009
SERÁ O HOMEM ARANHA? >>


22/04/2009
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


15/04/2009
TURMAS BÁRBARAS >>


09/04/2009
TURMAS ARTÍSTICAS >>


01/04/2009
TURMAS MALHADAS >>


25/03/2009
DESAFIO SEBRAE - 10 ANOS >>


19/03/2009
TURMAS ARACNÍDEAS >>


12/03/2009
TURMAS COLORIDAS >>


05/03/2009
TURMAS COMPRIDAS >>


25/02/2009
TURMAS ANSIOSAS >>


19/02/2009
TURMAS DE OBAMA >>


12/02/2009
TURMAS GAÚCHAS >>


06/02/2009
TURMAS MOCHILEIRAS >>


29/01/2009
O DIA DO HOLOCAUSTO >>


22/01/2009
TURMAS CONTROVERTIDAS >>


15/01/2009
TURMAS HERÓICAS >>


04/01/2009
TURMAS HIGH TECH AEROPÔNICAS >>


02/01/2009
NOVAS TURMAS >>


25/12/2008
TURMAS EM PERIGO >>


18/12/2008
TURMAS NATALINAS >>


11/12/2008
TURMAS EM LUTA POR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS >>


04/12/2008
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


29/11/2008
TURMAS DE GREMLINS >>


20/11/2008
PACHA >>


13/11/2008
TURMAS SOLIDÁRIAS >>


06/11/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


30/10/2008
TURMAS DE BOCA ABERTA >>


22/10/2008
TURMAS HALLOWEEN >>


16/10/2008
TURMAS "BARBA, CABELO E BIGODE" >>


10/10/2008
TURMAS ZERADAS >>


01/10/2008
TURMAS DO BEM >>


25/09/2008
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


16/09/2008
TURMAS CARIOCAS >>


09/09/2008
TURMAS ALFABETIZADAS >>


04/09/2008
TURMAS INDEPENDENTES >>


29/08/2008
TURMAS BIZARRAS >>


21/08/2008
TURMAS HONRADAS >>


15/08/2008
TURMAS AÉREAS >>


07/08/2008
TURMAS OLÍMPICAS >>


31/07/2008
TURISMO ESPACIAL >>


27/07/2008
TURMAS OUSADAS >>


14/07/2008
TURMAS RELEGIOSAS >>


06/07/2008
TURMAS "UFOLÓGICAS" >>


03/07/2008
FONTE DE INSPIRAÇÃO >>


26/06/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


19/06/2008
TURMAS DOADORAS >>


12/06/2008
TURMAS JAPONESAS ALIENÍGENAS >>


05/06/2008
PROTESTO POR EDUCAÇÃO NO CHILE >>


29/05/2008
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


23/05/2008
TURMAS PREMIADAS >>


15/05/2008
VITÓRIA MINEIRA EM PARIS >>


10/05/2008
TURMAS NA DEFESA DOS ANIMAIS >>


03/05/2008
TURMAS MARCHANDO PELA VIDA >>


21/04/2008
TURMAS DE MÁRTIRES TRABALHISTAS >>


16/04/2008
TURMAS ANÔNIMAS >>


10/04/2008
TURMAS COM IDÉIAS GIGANTES >>


03/04/2008
TURMAS IMPOSSÍVEIS >>


29/03/2008
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


21/03/2008
TURMAS EM PROCISSÃO! >>


15/03/2008
TURMAS EM PAZ...COA!!! >>


08/03/2008
TURMAS BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE >>


01/03/2008
O TESOURO GENÉTICO DO PLANETA >>


22/02/2008
TURMAS EM PAZ >>


15/02/2008
TURMAS ENERGÉTICAS >>


07/02/2008
TURMAS QUE VIAJAM MUITO... >>


30/01/2008
ALÔ TURMAS??? CUIDADO PARA ONDE IR NO CARNAVAL! >>


24/01/2008
TURMAS PRESERVANDO A TERRA >>


19/01/2008
TURMAS CANDIDATAS >>


12/01/2008
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO... >>


30/12/2007
2008 COM BALADAS DIFERENTES PARA NOSSAS TURMAS... >>


23/12/2007
TURMAS PRONTAS PARA HORA DA VIRADA DO ANO... >>


16/12/2007
PAZ NO NATAL! >>


10/12/2007
UM NATAL ESPECIAL PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


03/12/2007
UM CONVITE DE NATAL ÀS NOSSAS TURMAS... >>


26/11/2007
TURMAS EM COMEMORAÇÃO... >>


19/11/2007
FELIZ NATAL A TODAS AS NOSSAS TURMAS... >>


15/11/2007
AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO... >>


06/11/2007
TURMAS DE PAPAI NOEL... >>


02/11/2007
A GALERA DO BARREIRO... >>


25/10/2007
NOSSAS TURMAS QUEREM ESPAÇO... >>


18/10/2007
TURMAS PREPARADAS PARA DAR "INPUT"... >>


14/10/2007
TURMAS DE PROFESSORES... QUE LUTAM POR DIREITOS... >>


30/09/2007
FUJA DA ROTINA OU SE PROGRAME MELHOR... >>


24/09/2007
TURMAS ALÉM DAS DIFERENÇAS >>


16/09/2007
TEM QUE SABER DIVULGAR!!! >>


10/09/2007
TURMAS QUE PROTESTAM... >>


02/09/2007
NOSSAS TURMAS PRECISAM DE REPOUSO! >>


27/08/2007
PALAVRA DE ESCOTEIRO! >>


22/08/2007
RECUPERAÇÃO DE STRESS ATRAVÉS DE SORO! >>


14/08/2007
TURMAS INDEPENDENTES >>


07/08/2007
CHEFES >>


02/08/2007
11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE >>


25/07/2007
CRIATIVIDADE NO AR!!! >>


14/07/2007
COMO TER MÚLTIPLOS ORGASMOS NAS FÉRIAS... >>


03/07/2007
TURMAS DE FÉRIAS E CURTINDO OS MELHORES MOMENTOS DO SEMESTRE... >>


29/06/2007
VAMOS DE TURMINHA QUE É MAIS BACANINHA!!! >>


18/06/2007
MENSAGENS SOBRE O ARRAIÁ DO BARREIRO >>


11/06/2007
NOSSAS TURMAS DERAM O MAIOR SHOW NO ARRAIÁ DO BARREIRO! >>


04/06/2007
TURMAS SÃO IMPORTANTES, MAS CUIDADO... >>


28/05/2007
FINAL DE SEMESTRE: MUITA FESTA E MUITA CORRERIA PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


21/05/2007
O SEMESTRE ESTÁ NO FINAL E AS NOSSAS TURMAS ESTÃO NA LUTA... >>


14/05/2007
QUE FERRARI ENTURMADA!!! >>


07/05/2007
D.A.G. >>


01/05/2007
NOSSAS TURMAS E AS "PRACAS DO BRAZIU..." >>


27/04/2007
NOSSAS TURMAS, SEMPRE COM NOVIDADES!!! >>


17/04/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO DANÇANDO ATÉ AGORA... >>


08/04/2007
NOSSAS TURMAS NÃO PERDEM UMA... >>


28/03/2007
NOSSOS SUPER-HERÓIS... >>


19/03/2007
TÁ PEGANDO FOGO... >>


12/03/2007
NOSSAS TURMAS SEMPRE PENDURADAS PELO EXCESSO DE TRABALHOS... >>


07/03/2007
PARABÉNS TEACHER! PARABÉNS ÀS NOSSAS TURMAS PELO ENTUSIASMO! >>


28/02/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO PEGANDO FOGO! >>


13/02/2007
É MUITA GENTE! >>


29/01/2007
TEM TURMA NOVA, SEM NOME AINDA!!! >>


14/12/2006
É FESTA!!! >>


05/12/2006
FÉRIAS! O FM DESEJA BOAS FÉRIAS A TODOS. >>


26/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DAS "TURMAS DO FM" (ÚÚÚÚNAGIB "LOGÍSTICA", OB CHEIROSO "EX-KALOURADAS", BARREIRO, SEM NOÇÃO) >>


13/11/2006
TURMAS UNIDAS ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA! >>


08/11/2006
TURMAS NOTA 1000! >>


07/11/2006
CHURRASCÃO QUINTO PERÍODO STO AGOSTINHO E BARREIRO NA CASA DA GISELE >>


31/10/2006
NOSSAS TURMAS ESTÃO SEMPRE ACORDADAS E NÃO ACEITAM IMITAÇÕES >>


25/10/2006
QUANTA GENTE! >>


17/10/2006
E DÁ-LHE CHURRASCO! >>


10/10/2006
TURMAS ANIMADAS! >>


01/10/2006
NOSSAS TURMAS BOTANDO PRA QUEBRAR! >>


25/09/2006
É SÓ POLÍTICA! >>


23/09/2006
NOSSAS TURMAS CONTINUAM DANDO SHOW! >>


16/09/2006
AS MELHORES TURMAS DO PLANETA! >>


10/09/2006
INADIMPLÊNCIA OU MORTE!!! >>


01/09/2006
VAMOS VOAR, GALERA! >>


25/08/2006
VAMOS EM FRENTE! >>


20/08/2006
BOM RETORNO A TODOS! >>


25/06/2006
BOAS FÉRIAS ÀS NOSSAS TURMAS! >>


17/06/2006
NOSSAS TURMAS SÓ BEBEM DEPOIS DAS 18HS >>


04/06/2006
NOSSAS TURMAS FALAM MESMO! >>


28/05/2006
NÃO TEM LIMITE PARA AS NOSSAS TURMAS! >>


21/05/2006
ESSAS TURMAS NÃO FÁCEIS! >>


15/05/2006
AS TURMAS DO BARULHO >>


07/05/2006
CARMO DO CAJURU! QUE BELEZA! >>


30/04/2006
SÓ GENTE BOA! >>


27/04/2006
NOSSAS QUERIDAS TURMAS >>


27/04/2006
SUA TURMA JÁ ESTÁ AQUI? >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
Turma do OB Cheiroso >>


06/04/2006
Turma do Barreiro >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
ESSAS TURMAS!!!! >>


20/04/2006
CRIE SUA TURMA E PARTICIPE!!! >>