Faculdade Mental
TURMAS DO FM - 14/07/2009

  

TURMAS TRANSPARENTES

SINUCA FANTASMA


English/vídeo: http://www.nottagedesign.com/
Não parece, mas esta mesa funciona mesmo. A parte do vidro onde as bolas rolam é coberta por uma resina transparente que simula o atrito das coberturas de feltro. Bom, o legal mesmo é vê-la em ação.
Fonte: Super Interessante – Edição 267. 
Leia mais e veja: http://tecnologia.ig.com.br/noticia_visual/2009/02/04/mesa+de+bilhar+de+vidro+3838903.html
Vídeo: http://www.nottagedesign.com/


PAPEL DE PAREDE - VISÕES DA TERRA - MONTE RUAPEHU
Coberto de branco invernal, o monte Ruapehu (em primeiro plano), de 2.797 metros, reina sobre o Parque Nacional de Tongariro. Atrás dele, o Ngauruhoe, cônico, e o Tongariro, largo, perdem a cobertura de neve quando o verão chega, mas a rocha fria de Ruapehu nunca se rompe, transformando assim o Crater em um dos lagos de cratera vulcânica sempre rodeados de neve e gelo mais ativos do mundo.
Foto de Stuart Franklin, Magnum Photos.
Clique aqui: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/papeis-de-parede/edicao112-julho-2009-480220.shtml?foto=3p
Fonte: National Geographic - Julho 2009.
Monte Ruapehu - http://www.visitruapehu.com/


7 (setes) ANOTHAÇÕES
1 Quando lhe disseram que o Bolsa Família foi um ovo de Colombo, Lula acrescentou logo: "Você vai ver o outro".
2 O Egoísmo, o interesse centrado no Ego, é superior ao Altruísmo. O Egoísmo é autoconsciente, aceita lucro e perda em conta própria. Tem sentimento de culpa. O Altruísmo é uma corporação (tipo ONG) de egos que aparentemente se sacrifica pelos outros, a Coletividade, esta. Na prática de tudo que erra põe a culpa no Egoísmo, especificamente no indivíduo que não pertence ou apoia seu grupo.
3 Deus nos dá hoje o pão nosso de cada dia que o diabo amassou.
4 Ontem apertei uma tecla distraída, ou eu distraído, do computador e me surgiu o velho Pac-Man, que cansei de jogar quando o computador era jovem, ainda a vapor. Me bateu a saudade. Deus do céu, o Pac-Man já é nostalgia!
5 De repente comecei a acreditar em Deus. Tá impossível acreditar em qualquer outra coisa.
6 Ninguém perguntou mas eu respondo. Sobre a nova ortografia. Pô, no meu tempo de vida já passei por quatro reformas. Durante mais de dez anos combati (ou escrevi irresponsavelmente, vocês decidem) os famigerados "sinais diacríticos diferenciais". Já enchi. Língua é a falada. A língua escrita, ortográfica, procura, mal e mal, registrar isso. Serve pra normatizar, encinar os burocratas a escrever serto. Mas nada disso adianta quando a tevê Globo – língua falada – decide que o nome é Roráima e não Rorãima, como sempre se disse aqui em casa. Agora então que acabaram com os acentos, a Globo ganha de goleada com seu Roráima escandido pelo Bonner pra 30 milhões de pedintes, perdão, ouvintes. Escrever bem não tem nada a ver com ortografia. Basta você ver como escreve a maioria dos que escrevem ortografia perfeitamente, isto é, seguindo todas as regras. Mediocridade, quase sempre. Já Yeats, o grande poeta irlandês, um dos maiores do mundo, escrevia tudo errado ortográfica e gramaticalmente. Isso no tempo em que tudo era rimado e metrificado. Repito, isso de escrever gramatical ou ortograficamente certo não tem nada a ver com escrever bem. Tem a ver com sensibilidade em suas várias formas. O admirável Rubem Braga, uma perfeição de estilo, nos aconselhava sabiamente: "Quando você tiver uma dificuldade gramatical, não quebra a cabeça não. Dá uma voltinha". A que vem isso? A nada. Ou a tudo. Minha implicância com gramatiquismos e gramatiquices começa com a crase, que o poeta Ferreira Gullar diz que "não foi feita pra humilhar ninguém". Tem razão: a crase foi feita pra humilhar todo mundo. Por que todo mundo erra na crase? Já vi crase "errada" em placa de mármore de ministério. E estou vendo aqui, debaixo do meu nariz, na meia dúzia de quilômetros em volta das obras do Metrô, uma centena de cartazes da Odebrecht, a poderosa empreiteira, cheia de agrônomos, engenheiros, calculistas e, possivelmente, gramáticos: OBRAS A 100 metros, OBRAS À 250 metros. DESVIO a 200 metros. OBRAS à 300 metros. A Odebrecht emprega a crase por metragem. Repito-me: por que todo mundo "erra" na crase? Uma regrinha idiota que qualquer idiota aprende num minuto. E esquece no minuto seguinte. Porque é artificial, inventada pelos gramáticos. Exemplo? À bessa, que agora virou à beça (por quê?), era uma palavra só, abessa, que os sábios da escritura (Camões) dividiram em duas pra poder tascar a crase em cima de uma delas.
7 O cara está mesmo velho quando transa com uma mulher de 40 anos e é acusado de pedofilia.
Millôr - Fonte: Veja - Edição 2121.


BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM


TROGLODITA É VOCÊ!
Michel Raymond (tradução de Martha Gambini; Paz e Terra; 256 páginas; 32 reais).
Amparada na teoria da evolução do naturalista inglês Charles Darwin, a biologia moderna tem oferecido explicações fundamentais sobre o comportamento humano. Este livro é uma excelente síntese dessas descobertas – trata-se, como anuncia o subtítulo, de um "pequeno guia darwiniano da vida cotidiana". Com um texto leve e claro, o francês Michel Raymond, pesquisador do Instituto de Biologia Evolutiva de Montpellier, apresenta a perspectiva evolucionista sobre temas que vão da alimentação à homossexualidade. E não se esquiva da polêmica: Raymond investe contra a psicanálise de Freud, cuja ideia de um "complexo de Édipo" teria sido relegada à galeria das "curiosidades do passado", ao lado da alquimia.
Fonte: Veja - Edição 2121.
Detalhes: http://www.pazeterra.com.br/livro.asp?pp=851


NIXON E KISSINGER - PARCEIROS DO PODER
O presidente americano Richard Nixon [que governou os EUA de 1969 a 1974] e Henry Kissinger, seu secretário de Estado, prorrogaram desnecessariamente a Guerra do Vietnã [1959-75] por quatro anos, provocando milhares de mortes evitáveis, e tramaram intensamente contra o presidente Salvador Allende, do Chile, morto no golpe de 1973.
Era isso o que diziam os críticos daquela administração republicana, que terminou há 35 anos com a renúncia do presidente para evitar o impeachment em decorrência dos crimes praticados no caso Watergate [que vieram à tona em uma série de reportagens do jornal "The Washington Post" revelando a existência de um esquema ilegal montado pelo governo Nixon para vigiar o Partido Democrata, no prédio Watergate]. Agora, o que eram suposições largamente aceitas ganha o peso de verdade factual, com a divulgação de extensa documentação analisada pelo historiador Robert Dallek em "Nixon e Kissinger - Parceiros no Poder". Embora Dallek também trabalhe com dados divulgados anteriormente, suas conclusões são referendadas pela consulta a material de arquivos oficiais que ainda não havia sido utilizado. O autor teve à disposição milhões de páginas de documentos da Segurança Nacional, 2.800 horas de fitas gravadas por Nixon e 20 mil páginas com transcrições de conversas telefônicas de Kissinger.
Dallek, que escreve bem e não sufoca o leitor com a grande quantidade de informações, pinta um bom perfil dos personagens que dominaram a política externa dos Estados Unidos por cinco anos e meio, entre 1969 e 1974. Não deixa dúvida de que eram muito diferentes. Nixon era "um quacre de uma cidade pequena do sul da Califórnia que conquistou proeminência por meio da política"; Kissinger era um "imigrante judeu-alemão cuja inteligência inata o levou ao primeiro escalão dos acadêmicos americanos".
Os dois tiveram uma convivência intensa e nada pacífica. Nixon, diz Dallek, "estava certo ao suspeitar que Kissinger se considerava um intelectual superior manipulando um presidente maleável". Para Kissinger, o presidente era um "cérebro de ameba", o que dizia em conversas particulares. Para Nixon, o secretário era "o meu garoto judeu", o que dizia até na sua frente, para humilhá-lo.
O ponto em comum entre eles, nota o historiador, era o sonho grandioso de reformular as questões internacionais. A principal delas era a Guerra do Vietnã, problema herdado da administração anterior, democrata [Lyndon Johnson, 1963-69]. Os dois queriam acabar com a guerra, claro. Mas faziam questão de "um acordo com honra", ou seja, desejavam um Vietnã do Sul autônomo, "o que justificaria os sacrifícios feitos até então pelos EUA".
Os comunistas do Vietnã do Norte, no entanto, não aceitavam condições para a retirada das tropas americanas do Vietnã do Sul. E estavam em condições de impor sua vontade. O próprio Kissinger tinha ciência disso. Mesmo antes de assumir o cargo, avaliava que a guerra era impossível de ser vencida.
Diante dessa admissão, a continuação do conflito só pode ser classificada como um ato de hipocrisia política. A dupla se sentia acuada: se eles retirassem os soldados sem contrapartida, estariam derrotados; se os mantivessem em combate, estariam apenas adiando o fim, sem mudar o desfecho. Foi o que acabou acontecendo quando, em 1975, os comunistas tomaram Saigon [hoje Ho Chi Minh], a capital sul-vietnamita.
Dallek aponta um segundo equívoco na posição de Nixon e Kissinger. "Eles acreditavam erroneamente que abandonar Saigon ao seu próprio destino teria terríveis consequências para a política externa dos Estados Unidos em todo o mundo, principalmente em sua luta contra o comunismo".
Para ele, o presidente francês Charles de Gaulle estava certo ao dizer que "uma saída rápida do Vietnã teria ajudado e não arruinado a credibilidade dos Estados Unidos".
No Chile, Nixon e Kissinger cometeram o mesmo erro, achando que o governo socialista de Allende representava ameaça aos EUA. Dallek, que considera a suposição paranoica, descreve detalhadamente como a CIA [agência de inteligência dos EUA] tentou evitar sua eleição e, uma vez eleito, como fez de tudo para sabotar seu governo e apoiar os militares que acabaram dando o golpe em [11 de] setembro de 1973.
Menos de um ano depois, Nixon renunciou. Passaria o resto de sua vida, os 20 anos seguintes [Nixon morreu em 1994], tentando fixar a imagem do grande estadista, responsável pelo degelo entre EUA e China, como forma de minimizar Watergate e uma política externa por vezes desastrosa. Dallek não tira o mérito de Richard Nixon em relação à China, mas redimensiona a iniciativa ao contrastá-la com os equívocos cometidos no Vietnã e no Chile.
NIXON E KISSINGER
Autor: Robert Dallek
Tradução: Bárbara Duarte
Editora: Jorge Zahar (tel. 0/xx/21/ 2108-0808)
Quanto: R$ 89 (750 págs.)
Oscar Pilagallo é jornalista e autor de "A Aventura do Dinheiro" (http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u373020.shtml) e "A História do Brasil no Século 20" (http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/135651/), entre outros.
Fonte: Folha de S.Paulo - 12/07/09.
Detalhes: http://www.zahar.com.br/catalogo_detalhe.asp?id=1176   


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
nossas turmas

02/11/2017
TURMAS TATUADAS... >>


09/04/2017
TURMAS ESTUDIOSAS... >>


18/02/2017
TURMAS CASTIGADAS... >>


30/12/2016
TURMAS NECESSITADAS >>


09/10/2016
TURMAS MUSICAIS >>


31/08/2016
TURMAS SEM PLANEJAMENTO... >>


02/07/2016
TURMAS (DES)ORGANIZADAS... >>


30/04/2016
TURMAS HUMANAS >>


13/03/2016
TURMAS DIFERENTES >>


26/01/2016
TURMAS INTERATIVAS... >>


22/12/2015
TURMAS LETRADAS >>


28/11/2015
TURMAS DESCONTRAÍDAS... >>


24/10/2015
TURMAS PIZZAOILAS >>


19/09/2015
TURMAS INVISÍVEIS >>


14/06/2015
TURMAS HIDRATADAS... >>


05/06/2015
TURMAS FELIZES??? >>


22/04/2015
TURMAS VIRTUAIS >>


22/03/2015
TURMAS SAUNEIRAS... >>


22/02/2015
TURMAS MAGNÉTICAS... >>


18/01/2015
TURMAS EM FÉRIAS >>


11/12/2014
TURMAS DESCOLADAS >>


16/11/2014
TURMAS ECONOMICAS... >>


14/10/2014
TURMAS SENSÍVEIS... >>


17/09/2014
TURMAS SOCIAIS >>


31/08/2014
TURMAS DE SUCESSO >>


17/08/2014
TURMAS VISIONÁRIAS... >>


27/07/2014
TURMAS MASCARADAS... >>


13/07/2014
TURMAS ALCOÓLICAS >>


09/06/2014
TURMAS PRECAVIDAS... >>


29/05/2014
TURMAS APIMENTADAS... >>


08/05/2014
TURMAS DIFERENTES... >>


24/04/2014
TURMAS FICTÍCIAS... >>


10/04/2014
TURMAS TRABALHANDO... >>


21/03/2014
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


08/03/2014
TURMAS FELIZES... >>


23/02/2014
TURMAS EM EVOLUÇÃO... >>


07/02/2014
TURMAS INTELIGENTES >>


24/01/2014
TURMAS ARTÍSTICAS >>


15/01/2014
TURMAS EXPERIENTES >>


24/12/2013
TURMAS ESTRESSADAS... >>


15/12/2013
TURMAS HEREDITÁRIAS... >>


07/12/2013
TURMAS NATALINAS >>


24/11/2013
TURMAS “NANICAS” >>


19/11/2013
TURMAS CEARENSES >>


03/11/2013
TURMAS QUALIFICADAS >>


26/10/2013
TURMAS OTIMISTAS >>


19/10/2013
TURMAS MAPEADAS >>


12/10/2013
TURMAS ARTÍSTICAS >>


05/10/2013
TURMAS LEITORAS >>


25/09/2013
TURMAS VIRAIS >>


13/09/2013
TURMAS PESQUISADORAS >>


08/09/2013
TURMAS LIMPINHAS... >>


31/08/2013
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


24/08/2013
TURMAS COLETIVAS >>


17/08/2013
TURMAS INIGUALÁVEIS >>


10/08/2013
TURMAS CERVEJEIRAS... >>


03/08/2013
TURMAS INVISÍVEIS >>


20/07/2013
TURMAS BEM-VINDAS... >>


13/07/2013
TURMAS URBANAS >>


06/07/2013
TURMAS GEOMÉTRICAS >>


27/06/2013
TURMAS VIAJANTES >>


20/06/2013
TURMAS INSPIRADAS >>


13/06/2013
TURMAS MINEIRAS >>


06/06/2013
TURMAS EVOLUÍDAS... >>


30/05/2013
TURMAS VOADORAS >>


23/05/2013
TURMAS CHEIAS DE IDEIAS >>


05/05/2013
TURMAS OBSERVADORAS >>


29/04/2013
TURMAS DE ALUGUEL >>


21/04/2013
TURMAS PERSAS >>


12/04/2013
TURMAS “ESTUDIOSAS”... >>


06/04/2013
TURMAS DO DESIGN >>


29/03/2013
TURMAS TRAJADAS... >>


23/03/2013
TURMAS FESTEIRAS >>


14/03/2013
TURMAS MINEIRAS... >>


07/03/2013
TURMAS HOTELEIRAS >>


28/02/2013
TURMAS DOURADAS >>


22/02/2013
TURMAS CONSTRUTORAS >>


14/02/2013
TURMAS ESCULTORAS >>


07/02/2013
TURMAS ILUSTRADAS >>


31/01/2013
TURMAS DIPLOMADAS >>


24/01/2013
TURMAS HARMÔNICAS >>


19/01/2013
TURMAS CAMUFLADAS >>


13/01/2013
TURMAS TRAJADAS >>


04/01/2013
TURMAS INFLÁVEIS... >>


27/12/2012
TURMAS CIENTÍFICAS >>


20/12/2012
TURMAS EM RETROSPECTIVA >>


13/12/2012
TURMAS VOADORAS >>


06/12/2012
TURMAS DESESPERADAS >>


30/11/2012
TURMAS DORMINHOCAS >>


23/11/2012
TURMAS MARCIANAS >>


15/11/2012
TURMAS BILIONÁRIAS >>


08/11/2012
TURMAS BIOMÉDICAS >>


02/11/2012
TURMAS HOTELEIRAS >>


25/10/2012
TURMAS PERFECCIONISTAS >>


18/10/2012
TURMAS CLIMÁTICAS >>


11/10/2012
TURMAS TALENTOSAS >>


03/10/2012
TURMAS UNIVERSITÁRIAS >>


26/09/2012
TURMAS CACHACEIRAS... >>


20/09/2012
TURMAS ENTREVISTADAS >>


12/09/2012
TURMAS IMPROVISADAS >>


05/09/2012
TURMAS NA CHUVA >>


30/08/2012
TURMAS CARETAS >>


24/08/2012
TURMAS LIMPAS >>


15/08/2012
TURMAS VIGILANTES >>


09/08/2012
TURMAS RARAS... >>


05/08/2012
TURMAS CARNÍVORAS >>


30/07/2012
TURMAS CONECTADAS >>


21/07/2012
TURMAS CHINESAS >>


12/07/2012
TURMAS BRASILEIRAS... >>


05/07/2012
TURMAS ARTÍSTICAS >>


28/06/2012
TURMAS AFRICANAS >>


21/06/2012
TURMAS DIVORCIADAS >>


16/06/2012
TURMAS COMILONAS >>


09/06/2012
TURMAS CLONADAS >>


02/06/2012
TURMAS MEXICANAS >>


25/05/2012
TURMAS FACIAIS >>


12/05/2012
TURMAS RECORDISTAS... >>


03/05/2012
TURMAS MILIONÁRIAS... >>


28/04/2012
TURMAS ILUMINADAS >>


21/04/2012
TURMAS PESQUISADORAS >>


14/04/2012
TURMAS SKATISTAS... >>


05/04/2012
TURMAS ESFEROGRÁFICAS >>


31/03/2012
TURMAS "EMPILHADAS" >>


24/03/2012
TURMAS LEITORAS >>


15/03/2012
TURMAS RESISTENTES >>


07/03/2012
TURMAS FEMININAS >>


29/02/2012
TURMAS ALTERNATIVAS... >>


22/02/2012
TURMAS MASCARADAS >>


18/02/2012
TURMAS INTERATIVAS >>


09/02/2012
TURMAS SONHADORAS >>


02/02/2012
TURMAS DOADORAS >>


28/01/2012
TURMAS CORREDORAS >>


19/01/2012
TURMAS HERÓICAS >>


13/01/2012
TURMAS PROGRAMADORAS >>


06/01/2012
TURMAS ASSISTENTES >>


31/12/2011
TURMAS PROTEGIDAS >>


22/12/2011
TURMAS "PLAGISTAS" >>


18/12/2011
TURMAS SEMELHANTES >>


11/12/2011
TURMAS ESTILISTAS >>


03/12/2011
TURMAS VIAJANTES >>


26/11/2011
TURMAS FOTOGÊNICAS >>


19/11/2011
TURMAS "CYCLENÉFILAS" >>


13/11/2011
TURMAS GIGANTESCAS >>


02/11/2011
TURMAS ESCRITORAS >>


29/10/2011
TURMAS HIPNÓTICAS >>


22/10/2011
TURMAS VERTICAIS >>


12/10/2011
TURMAS COMPETITIVAS >>


05/10/2011
TURMAS BIBLIOTECÁRIAS >>


28/09/2011
TURMAS ARTÍSTICAS >>


22/09/2011
TURMAS EQUILIBRADAS E DELICADAS >>


14/09/2011
TURMAS DESTEMIDAS >>


07/09/2011
TURMAS EM MOVIMENTO >>


01/09/2011
TURMAS INTERATIVAS >>


25/08/2011
TURMAS LEITORAS >>


18/08/2011
TURMAS VIAJANTES >>


11/08/2011
TURMAS ESTRANHAS >>


04/08/2011
TURMAS IDEALIZADORAS V >>


28/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS IV >>


21/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS III >>


17/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS II >>


10/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS I >>


01/07/2011
TURMAS REUNIDAS >>


23/06/2011
TURMAS BRASILEIRAS CRIATIVAS >>


16/06/2011
TURMAS DA NATUREZA >>


08/06/2011
TURMAS AGRUPADAS >>


02/06/2011
TURMAS ORQUESTRADAS >>


26/05/2011
TURMAS DESCOBRIDORAS >>


19/05/2011
TURMAS IMPULSIVAS (SOLAR IMPULSE) >>


12/05/2011
TURMAS MALHADAS >>


05/05/2011
TURMAS DE RUA >>


26/04/2011
TURMAS SOLARES >>


22/04/2011
TURMAS ESPA(E)CIAIS >>


14/04/2011
TURMAS OUSADAS >>


08/04/2011
TURMAS CARIOCAS >>


31/03/2011
TURMAS MEXICANAS >>


26/03/2011
TURMAS HOMENAGEADAS >>


17/03/2011
TURMAS CHINESAS >>


10/03/2011
TURMAS EM RETRATO >>


03/03/2011
TURMAS CARNAVALESCAS >>


27/02/2011
TURMAS MONITORADAS >>


17/02/2011
TURMAS ESTRELADAS >>


10/02/2011
TURMAS INCRÍVEIS >>


03/02/2011
TURMAS DE BICHOS >>


27/01/2011
TURMAS "SURFISTAS" >>


20/01/2011
TURMAS "RETRÔ" >>


13/01/2011
TURMAS VIRA LATAS >>


07/01/2011
TURMAS VIDEO MANÍACAS >>


30/12/2010
TURMAS ARTESANAIS >>


21/12/2010
TURMAS TOP 10 >>


16/12/2010
TURMAS JOVENS >>


09/12/2010
TURMAS VICIADAS >>


02/12/2010
TURMAS "CABEÇA" >>


25/11/2010
TURMAS PREVENIDAS >>


20/11/2010
TURMAS INOVADORAS >>


14/11/2010
TURMAS CAPAZES >>


04/11/2010
TURMAS ALUGADAS >>


29/10/2010
TURMAS MAIAS >>


21/10/2010
TURMA DO BEM >>


14/10/2010
TURMAS HERÓICAS >>


07/10/2010
TURMAS CLÁSSICAS >>


02/10/2010
TURMAS INCRÍVEIS >>


25/09/2010
TURMAS ANIMADAS >>


17/09/2010
TURMAS MEDIEVAIS >>


09/09/2010
TURMAS DIDÁTICAS >>


01/09/2010
TURMAS MUSICAIS >>


26/08/2010
TURMAS CAFEICULTORAS >>


19/08/2010
TURMAS "EXATAS" >>


12/08/2010
TURMAS ILUSTRADAS >>


05/08/2010
TURMAS BEIJOQUEIRAS >>


29/07/2010
TURMAS SPLINTERNÉTICAS >>


22/07/2010
TURMAS MATEMÁTICAS >>


15/07/2010
TURMAS ARQUEÓLOGAS >>


08/07/2010
TURMAS BIÔNICAS >>


01/07/2010
TURMAS RENOVADAS >>


24/06/2010
TURMAS ESPACIAIS >>


17/06/2010
TURMAS MÁGICAS >>


10/06/2010
TURMAS NOTURNAS >>


03/06/2010
TURMAS CONSCIENTES >>


27/05/2010
TURMAS ILUMINADAS >>


23/05/2010
TURMAS INTELIGENTES >>


13/05/2010
TURMAS CRIATIVAS >>


07/05/2010
TURMAS COZINHEIRAS >>


29/04/2010
TURMAS DO DR. MARTENS >>


24/04/2010
TURMAS ANIVERSARIANTES >>


15/04/2010
TURMAS CURITIBANAS >>


08/04/2010
TURMAS MC DONALD'S >>


01/04/2010
TURMAS CHARLIE BROWN >>


25/03/2010
TURMAS LAVA-RÁPIDO >>


19/03/2010
TURMAS POÉTICAS >>


11/03/2010
TURMAS EM DIETA >>


04/03/2010
TURMAS AGRESSIVAS >>


25/02/2010
TURMAS PERIÓDICAS >>


18/02/2010
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


13/02/2010
TURMAS ARTÍSTICAS >>


04/02/2010
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


29/01/2010
TURMAS MINEIRAS >>


23/01/2010
TURMAS INGRATAS >>


15/01/2010
TURMAS SUÍNAS >>


24/12/2009
TURMAS DE FÉRIAS >>


17/12/2009
TURMAS NATALINAS >>


10/12/2009
TURMAS INSPIRADORAS >>


03/12/2009
TURMAS NA LUTA >>


25/11/2009
TURMAS DE SUCESSO >>


20/11/2009
TURMAS RECORDISTAS >>


13/11/2009
TURMAS INOVADORAS >>


05/11/2009
TURMAS "INGRESAS"... >>


29/10/2009
TURMAS SURFISTAS FOTOGÊNICAS >>


22/10/2009
TURMAS MARATONISTAS >>


16/10/2009
TURMAS DE PLAYBOYS >>


08/10/2009
TURMAS PERSONALIZADAS >>


01/10/2009
TURMAS PREMIADAS >>


25/09/2009
TURMAS "FESTEIRAS" >>


17/09/2009
TURMAS ESCULTURAIS >>


10/09/2009
TURMAS ELÉTRICAS >>


03/09/2009
TURMAS DESCALÇAS >>


26/08/2009
TURMAS CIENTISTAS >>


20/08/2009
TURMAS ON-LINE REALISTAS >>


13/08/2009
TURMAS VIAJANTES >>


06/08/2009
TURMAS SISTEMÁTICAS E SUGESTIVAS >>


29/07/2009
TURMAS FORTES >>


24/07/2009
TURMAS ILUSIONISTAS >>


14/07/2009
TURMAS TRANSPARENTES >>


09/07/2009
TURMAS GLOBAIS >>


03/07/2009
TURMAS ESTUDANTIS... >>


25/06/2009
TURMAS ACAMPADAS >>


19/06/2009
TURMAS OUSADAS E NOBRES >>


11/06/2009
TURMAS BIZARRAS ARQUITETÔNICAS >>


04/06/2009
TURMAS GALINÁCEAS >>


28/05/2009
TURMAS LITERÁRIAS E HIGIÊNICAS >>


18/05/2009
TURMAS FILANTRÓPICAS - WAR CHILD - HEROES >>


13/05/2009
TURMAS FACIAIS >>


07/05/2009
TURMAS DO ARREMESSO >>


01/05/2009
SERÁ O HOMEM ARANHA? >>


22/04/2009
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


15/04/2009
TURMAS BÁRBARAS >>


09/04/2009
TURMAS ARTÍSTICAS >>


01/04/2009
TURMAS MALHADAS >>


25/03/2009
DESAFIO SEBRAE - 10 ANOS >>


19/03/2009
TURMAS ARACNÍDEAS >>


12/03/2009
TURMAS COLORIDAS >>


05/03/2009
TURMAS COMPRIDAS >>


25/02/2009
TURMAS ANSIOSAS >>


19/02/2009
TURMAS DE OBAMA >>


12/02/2009
TURMAS GAÚCHAS >>


06/02/2009
TURMAS MOCHILEIRAS >>


29/01/2009
O DIA DO HOLOCAUSTO >>


22/01/2009
TURMAS CONTROVERTIDAS >>


15/01/2009
TURMAS HERÓICAS >>


04/01/2009
TURMAS HIGH TECH AEROPÔNICAS >>


02/01/2009
NOVAS TURMAS >>


25/12/2008
TURMAS EM PERIGO >>


18/12/2008
TURMAS NATALINAS >>


11/12/2008
TURMAS EM LUTA POR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS >>


04/12/2008
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


29/11/2008
TURMAS DE GREMLINS >>


20/11/2008
PACHA >>


13/11/2008
TURMAS SOLIDÁRIAS >>


06/11/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


30/10/2008
TURMAS DE BOCA ABERTA >>


22/10/2008
TURMAS HALLOWEEN >>


16/10/2008
TURMAS "BARBA, CABELO E BIGODE" >>


10/10/2008
TURMAS ZERADAS >>


01/10/2008
TURMAS DO BEM >>


25/09/2008
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


16/09/2008
TURMAS CARIOCAS >>


09/09/2008
TURMAS ALFABETIZADAS >>


04/09/2008
TURMAS INDEPENDENTES >>


29/08/2008
TURMAS BIZARRAS >>


21/08/2008
TURMAS HONRADAS >>


15/08/2008
TURMAS AÉREAS >>


07/08/2008
TURMAS OLÍMPICAS >>


31/07/2008
TURISMO ESPACIAL >>


27/07/2008
TURMAS OUSADAS >>


14/07/2008
TURMAS RELEGIOSAS >>


06/07/2008
TURMAS "UFOLÓGICAS" >>


03/07/2008
FONTE DE INSPIRAÇÃO >>


26/06/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


19/06/2008
TURMAS DOADORAS >>


12/06/2008
TURMAS JAPONESAS ALIENÍGENAS >>


05/06/2008
PROTESTO POR EDUCAÇÃO NO CHILE >>


29/05/2008
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


23/05/2008
TURMAS PREMIADAS >>


15/05/2008
VITÓRIA MINEIRA EM PARIS >>


10/05/2008
TURMAS NA DEFESA DOS ANIMAIS >>


03/05/2008
TURMAS MARCHANDO PELA VIDA >>


21/04/2008
TURMAS DE MÁRTIRES TRABALHISTAS >>


16/04/2008
TURMAS ANÔNIMAS >>


10/04/2008
TURMAS COM IDÉIAS GIGANTES >>


03/04/2008
TURMAS IMPOSSÍVEIS >>


29/03/2008
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


21/03/2008
TURMAS EM PROCISSÃO! >>


15/03/2008
TURMAS EM PAZ...COA!!! >>


08/03/2008
TURMAS BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE >>


01/03/2008
O TESOURO GENÉTICO DO PLANETA >>


22/02/2008
TURMAS EM PAZ >>


15/02/2008
TURMAS ENERGÉTICAS >>


07/02/2008
TURMAS QUE VIAJAM MUITO... >>


30/01/2008
ALÔ TURMAS??? CUIDADO PARA ONDE IR NO CARNAVAL! >>


24/01/2008
TURMAS PRESERVANDO A TERRA >>


19/01/2008
TURMAS CANDIDATAS >>


12/01/2008
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO... >>


30/12/2007
2008 COM BALADAS DIFERENTES PARA NOSSAS TURMAS... >>


23/12/2007
TURMAS PRONTAS PARA HORA DA VIRADA DO ANO... >>


16/12/2007
PAZ NO NATAL! >>


10/12/2007
UM NATAL ESPECIAL PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


03/12/2007
UM CONVITE DE NATAL ÀS NOSSAS TURMAS... >>


26/11/2007
TURMAS EM COMEMORAÇÃO... >>


19/11/2007
FELIZ NATAL A TODAS AS NOSSAS TURMAS... >>


15/11/2007
AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO... >>


06/11/2007
TURMAS DE PAPAI NOEL... >>


02/11/2007
A GALERA DO BARREIRO... >>


25/10/2007
NOSSAS TURMAS QUEREM ESPAÇO... >>


18/10/2007
TURMAS PREPARADAS PARA DAR "INPUT"... >>


14/10/2007
TURMAS DE PROFESSORES... QUE LUTAM POR DIREITOS... >>


30/09/2007
FUJA DA ROTINA OU SE PROGRAME MELHOR... >>


24/09/2007
TURMAS ALÉM DAS DIFERENÇAS >>


16/09/2007
TEM QUE SABER DIVULGAR!!! >>


10/09/2007
TURMAS QUE PROTESTAM... >>


02/09/2007
NOSSAS TURMAS PRECISAM DE REPOUSO! >>


27/08/2007
PALAVRA DE ESCOTEIRO! >>


22/08/2007
RECUPERAÇÃO DE STRESS ATRAVÉS DE SORO! >>


14/08/2007
TURMAS INDEPENDENTES >>


07/08/2007
CHEFES >>


02/08/2007
11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE >>


25/07/2007
CRIATIVIDADE NO AR!!! >>


14/07/2007
COMO TER MÚLTIPLOS ORGASMOS NAS FÉRIAS... >>


03/07/2007
TURMAS DE FÉRIAS E CURTINDO OS MELHORES MOMENTOS DO SEMESTRE... >>


29/06/2007
VAMOS DE TURMINHA QUE É MAIS BACANINHA!!! >>


18/06/2007
MENSAGENS SOBRE O ARRAIÁ DO BARREIRO >>


11/06/2007
NOSSAS TURMAS DERAM O MAIOR SHOW NO ARRAIÁ DO BARREIRO! >>


04/06/2007
TURMAS SÃO IMPORTANTES, MAS CUIDADO... >>


28/05/2007
FINAL DE SEMESTRE: MUITA FESTA E MUITA CORRERIA PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


21/05/2007
O SEMESTRE ESTÁ NO FINAL E AS NOSSAS TURMAS ESTÃO NA LUTA... >>


14/05/2007
QUE FERRARI ENTURMADA!!! >>


07/05/2007
D.A.G. >>


01/05/2007
NOSSAS TURMAS E AS "PRACAS DO BRAZIU..." >>


27/04/2007
NOSSAS TURMAS, SEMPRE COM NOVIDADES!!! >>


17/04/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO DANÇANDO ATÉ AGORA... >>


08/04/2007
NOSSAS TURMAS NÃO PERDEM UMA... >>


28/03/2007
NOSSOS SUPER-HERÓIS... >>


19/03/2007
TÁ PEGANDO FOGO... >>


12/03/2007
NOSSAS TURMAS SEMPRE PENDURADAS PELO EXCESSO DE TRABALHOS... >>


07/03/2007
PARABÉNS TEACHER! PARABÉNS ÀS NOSSAS TURMAS PELO ENTUSIASMO! >>


28/02/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO PEGANDO FOGO! >>


13/02/2007
É MUITA GENTE! >>


29/01/2007
TEM TURMA NOVA, SEM NOME AINDA!!! >>


14/12/2006
É FESTA!!! >>


05/12/2006
FÉRIAS! O FM DESEJA BOAS FÉRIAS A TODOS. >>


26/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DAS "TURMAS DO FM" (ÚÚÚÚNAGIB "LOGÍSTICA", OB CHEIROSO "EX-KALOURADAS", BARREIRO, SEM NOÇÃO) >>


13/11/2006
TURMAS UNIDAS ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA! >>


08/11/2006
TURMAS NOTA 1000! >>


07/11/2006
CHURRASCÃO QUINTO PERÍODO STO AGOSTINHO E BARREIRO NA CASA DA GISELE >>


31/10/2006
NOSSAS TURMAS ESTÃO SEMPRE ACORDADAS E NÃO ACEITAM IMITAÇÕES >>


25/10/2006
QUANTA GENTE! >>


17/10/2006
E DÁ-LHE CHURRASCO! >>


10/10/2006
TURMAS ANIMADAS! >>


01/10/2006
NOSSAS TURMAS BOTANDO PRA QUEBRAR! >>


25/09/2006
É SÓ POLÍTICA! >>


23/09/2006
NOSSAS TURMAS CONTINUAM DANDO SHOW! >>


16/09/2006
AS MELHORES TURMAS DO PLANETA! >>


10/09/2006
INADIMPLÊNCIA OU MORTE!!! >>


01/09/2006
VAMOS VOAR, GALERA! >>


25/08/2006
VAMOS EM FRENTE! >>


20/08/2006
BOM RETORNO A TODOS! >>


25/06/2006
BOAS FÉRIAS ÀS NOSSAS TURMAS! >>


17/06/2006
NOSSAS TURMAS SÓ BEBEM DEPOIS DAS 18HS >>


04/06/2006
NOSSAS TURMAS FALAM MESMO! >>


28/05/2006
NÃO TEM LIMITE PARA AS NOSSAS TURMAS! >>


21/05/2006
ESSAS TURMAS NÃO FÁCEIS! >>


15/05/2006
AS TURMAS DO BARULHO >>


07/05/2006
CARMO DO CAJURU! QUE BELEZA! >>


30/04/2006
SÓ GENTE BOA! >>


27/04/2006
NOSSAS QUERIDAS TURMAS >>


27/04/2006
SUA TURMA JÁ ESTÁ AQUI? >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
Turma do OB Cheiroso >>


06/04/2006
Turma do Barreiro >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
ESSAS TURMAS!!!! >>


20/04/2006
CRIE SUA TURMA E PARTICIPE!!! >>