Faculdade Mental
TURMAS DO FM - 25/06/2009

  

TURMAS ACAMPADAS

OS NERDS TAMBÉM PODEM ACAMPAR


English (more photos):
http://newsroom.orange.co.uk/2009/06/22/orange-pitches-glastonbury-solar-concept-tent/
http://www.thedesignblog.org/entry/urban-camping-offers-refuge-for-not-so-adventurous-urban-nomads/
Todo mundo tem o direito de sair da loucura da cidade, não é? Ouvir o som dos pássaros, beber água da fonte, contar histórias assustadoras em volta da fogueira… Mas, e se der vontade de assistir pela décima terceira vez seu episódio favorito de Star Trek? Uma empresa inglesa de tecnologia chamada Orange acabou com esse problema. Criou uma barraca capaz de tornar o camping uma experiência prazerosa até para os nerds, mesmo nos buracos mais longínquos do planeta.
Ela ainda é um projeto, mas bem promissor. A barraca tem três abas flexíveis e móveis na parte de cima, que esticam um tecido preparado para captação de energia solar. É só mover durante o dia e conseguir o máximo que o sol pode te dar. Para quê? Ora… Carregar celulares e iPods, nutrir um sistema de internet sem fio e ainda acender a luz dentro de sua barraca – lanternas e pilhas são para os fracos, afinal.
Um nerd mais aflito pode perguntar: “Ué… Mas eu tenho que ficar sempre perto da barraca quando quiser alimentar meu Facebook com as fotos lindas que eu tirei da cachoeira com meu iPhone?”. Ora… Claro que não! A mesma empresa desenvolveu também um sistema para carregar celulares apenas… pisando. É isso mesmo. Você pisa em uma engenhoca parecida com uma bomba de encher pneu de bicicleta, o ar gira uma ventoinha e esta produz energia para carregar seus aparelhos! É claro que sua conexão deverá ser via satélite, porque sinal de celular na Chapada dos Veadeiros ou em São Tomé das Letras é bem difícil de encontrar. Mas nerd que é nerd resolve esse problema rapidinho. Olha só o vídeo demonstrativo: Orange Power Pump http://www.pocket-lint.com/news/news.phtml/24879/video-orange-glastonbury-power-pump.phtml.
“Mas… E os mosquitos? O sol na cara? E todos aqueles hippies tocando reggae no violão?”. Calma, calma. Se a vida natural não é a sua, outra empresa criou a solução perfeita. Que tal acampar no meio da cidade? Arquitetos da Bélgica criaram uma espécie de “casa na árvore” de ferro, que pode ser colocada em qualquer metrópole e abriga quatro barracas. Deu vontade de sair para comprar um novo HD portátil de um terabyte? É só atravessar a rua.
Mas aí… Convenhamos. É melhor ficar em casa mesmo.
Rafael Pereira – Fonte: Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br) - 23/06/09.
Veja mais:
http://newsroom.orange.co.uk/2009/06/22/orange-pitches-glastonbury-solar-concept-tent/
http://www.thedesignblog.org/entry/urban-camping-offers-refuge-for-not-so-adventurous-urban-nomads/


PROJETO GENEROSIDADE 2009
Fazer o bem é bom.
www.projetogenerosidade.com.br


O QUE NÃO PODE FALTAR A UM EXECUTIVO
Capacidade de tomar decisões e habilidade para se comunicar de forma eficiente e carismática são os dois traços essenciais para um executivo que aspira chegar aos postos mais importantes da empresa.
Fonte: Portal Exame - 16/06/09.


RAÇA - QUASE O DOBRO
Institutos de pesquisa das Américas e do Caribe, IBGE inclusive, vão mudar os questionários que utilizam nos censos sobre raça. A ação, coordenada pela ONU, pretende aprimorar a contagem populacional das etnias da região.
O resultado vai surpreender. Pelos dados oficiais, por exemplo, os afro-descendentes somam 90 milhões. Mas o número correto estaria próximo de 150 milhões.
Ricardo Boechat - Fonte: Isto É - Edição 2067.


IMPROV EVERYWHERE
Um dos hits da semana foi o novo vídeo do grupo americano Improv Everywhere, famoso por promover flashmobs, mobilizações relâmpagos sem nenhuma motivação a não ser a diversão. Eles reuniram uma multidão de anônimos nas ruas de Nova York para, por meio de um arquivo de MP3, passar ordens estranhas como “seguir um desconhecido” ou “pular como pipoca”. Foi visto 200 mil vezes.
Rafael Pereira - Bombou na Web - Fonte: Época - Edição 579.
O vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=x1O1rv7vDsE
Vídeo e fotos - http://improveverywhere.com/2009/06/15/the-mp3-experiment-six/


UM MUSEU PARA HQ
O mais importante museu de Histórias em Quadrinhos da Europa, com um acervo de 8.000 desenhos originais, foi inaugurado em Angoulême, no sudoeste da França, cidade que se tornou uma referência para os fãs de HQs, com a realização de festivais internacionais sobre o tema desde 1974.
O museu, instalado em um antigo armazém de vinho, reúne - além de pranchas de desenhos e edições originais - inúmeros documentos, vídeos e variados objetos que tratam de HQs sob diferentes formas.
História. O museu retraça a história dos quadrinhos, desde sua criação, no século 19, pelo suíço Rodolphe Töpffer, até os autores contemporâneos.
Pranchas de desenhos da obra "Tintin no Tibete", de 1959, e de outros personagens famosos, como Asterix e Corto Maltese, além de criações mais antigas de autores como Cham e Winsor McCay, são algumas das raridades que podem ser vistas no local.
Para garantir a boa conservação das obras, o conjunto de pranchas e desenhos originais serão trocados três vezes por ano, o que permite aos visitantes descobrir uma nova parte do acervo a cada quatro meses.
No local, vai funcionar ainda uma biblioteca, com mais de 115 mil revistas e 43 mil álbuns e livros, e também uma livraria, com 40 mil títulos. As obras para a reforma do prédio custaram 9,6 milhões de euros.
Lupa - Fonte: O Tempo - 21/06/09.
Leia mais:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/06/090619_museuhq_df.shtml


BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM


HISTÓRIA DO MEDO NO OCIDENTE
696 págs., R$ 31 de Jean Delumeau.
Tradução de Maria Lucia Machado. Companhia das Letras (r. Bandeira Paulista, 702, conjunto 32, CEP 04532-002, São Paulo, SP, tel. 0/ xx/11/ 3707-3500).
Neste estudo clássico, agora lançado em bolso, o medievalista e professor no Collège de France investiga os temores mais disseminados no Ocidente do século 14 ao 18 -o mar, as trevas, a peste, a fome, a bruxaria etc.
Fonte: Folha de S.Paulo - 21/06/09.
Detalhes - http://www.companhiadasletras.com.br/20anos/titulos_especificos.php3?cd=80113


99 SOLUÇÕES INOVADORAS
O Sebrae-SP lançou o livro "99 Soluções Inovadoras", que reúne casos de sucesso de empresas paulistas que utilizaram a inovação para alavancar seu negócio. "O título é uma provocação, sugerindo que a centésima solução inovadora pode ser do empresário que está lendo o catálogo", explica Paulo Franzosi, do Sebrae-SP. Os exemplares serão distribuídos em entidades parceiras do Sebrae-SP.
Mercado Aberto – Guilherme Barros - Fonte: Folha de S.Paulo – 25/06/09.
O livro - http://www.sebraesp.com.br/noticias/node/7630


DICIONÁRIO FINANCEIRO
Abertura de Capital - Processo de democratização do Capital Social de uma empresa, cujas ações pertencem a um determinado número de acionistas. Considera-se de capital aberto a companhia que tem os valores mobiliários de sua emissão admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão.
Ação - Título representativo de uma fração do capital social de uma companhia. Conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, podem ser nominativas
Ação nominativa - Ação que identifica o nome de seu proprietário, que é registrado no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa.
Ação ordinária - Tipo de ação que dá direito a voto nas decisões que afetam a empresa.
Ação preferencial - Papel que dá prioridade no recebimento de dividendos. Na extinção da empresa, os acionistas preferenciais também recebem antes a restituição do capital.
Accomodation bill - Letra de câmbio a favor. O mesmo que accomodation note.
Acionista - Aquele que possui ações de uma Socidade Anônima.
Alavancagem - É uma estratégia de gestão de fundos. Consiste em investir mais recursos que estão disponíveis para aumentar seu lucro, o que amplia os riscos da operação. O termo também serve para empresas e significa que ela está endividada. No mercado financeiro se utiliza a expressão financial leverage — o equivalente a alavancagem em inglês.
ABAMEC - Associação Brasileira de Mercado de Capitais. É uma associação sem fins lucrativos que congrega analistas do mercado de capitais.
ABDE - Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento
ACREFI - Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento. Tem o objetivo de congregar as empresas do setor, desenvolver treinamentos, programar e realizar cursos, seminários, palestras, simpósios, debates e congressos em diversas áreas empresariais.
Aforo - Capacidade. Em alguns países da América Latina, é o valor base para as mercadorias sujeitas à imposto de importação.
Ágio - Diferença positiva entre o valor pago e o valor nominal do título.
Agreement - Acordo, contrato.
Amortização - Redução gradual do valor nominal da dívida, sem contar os juros, por meio de pagamentos periódicos combinandos entre o credor e o devedor.
Âncora Cambial - Instrumento de política econômica utilizado para estabilizar o valor de uma moeda fixando seu valor na taxa cambial. É empregado nos casos de inflação acelerada em conjunto com outras políticas para estabilizar preços e controlar a desvalorização da moeda nacional.
Blue chip - Também chamadas de primeira linha, são ações de empresas tradicionais, negociadas com freqüência nos pregões e que mantêm uma valorização no longo prazo. É um jargão do pôquer, que chama dessa forma as fichas mais valiosas do jogo.
BRIC - Expressão criada pelo banco Goldman Sachs e representa as iniciais dos países emergentes que são promessas econômicas do século 21: Brasil, Rússia, Índia e China.
Commodities - Traduzindo do inglês, mercadorias: indica o tipo de produto, normalmente agrícola ou mineral, negociado em bolsas de futuros, como a BM&F. São produtos com grande importância econômica internacional, cujo interesse de negociação extrapola as fronteiras do país, como café, petróleo, soja, algodão e açúcar.
Day-trade - Conjugação de operações de compra e venda realizadas em um mesmo dia, dos mesmos títulos, para um mesmo comitente, através de uma mesma sociedade corretora, cuja liquidação é exclusivamente financeira.
DCTF - Declaração de Contribuições e Tributos Federais
Deal - Negócios, transação.
Deflação - É a variação negativa dos preços da economia. Significa a produção e o consumo descrescentes de bens e serviços produzidos em um país.
Depressão - Situação de grave crise econômica, em que o crédito desaparece, o desemprego explode, as falências se multiplicam, o comércio internacional e o investimento encolhem e as moedas se desvalorizam por longos períodos. Uma depressão é uma forma grave de recessão.
Derivativos - São os valores mobiliários cujos valores e características de negociação estão ligados aos ativos que lhes servem de referência, ou seja, são instrumentos financeiros que derivam de outros instrumentos financeiros mais básicos. As estratégias mais utilizadas definem um ganho pequeno com risco limitado (apostas que adicionam rentabilidade mas com baixo risco de perda).
Deságio - Diferença negativa entre o valor nominal e o preço de compra de um título de crédito.
Dividendos -
A parcela de lucro das empresas de capital aberto distribuída entre os acionistas. Governança corporativa Conjunto de práticas instituídas pela Bolsa de Valores de São Paulo que ampliam os direitos dos acionistas minoritários. Transparência no fornecimento de dados e gestão da companhia se tornaram exigências para fazer parte do Novo Mercado, da Bovespa.
E-commerce - Sigla para Electronic commerce - compra e venda de bens e serviços através da Internet, em especial a World Wide Web.
Earning - Lucro, ganho.
Federal Reserve - FED - O Sistema Federal de Reservas (Federal Reserve System, mais conhecido como Fed) é o banco central dos Estados Unidos. Seu dever principal é garantir o valor do dólar controlando a inflação, mas nas duas últimas semanas o Fed concentrou-se em salvar o sistema bancário.
Funding - Conversão de um débito de curto prazo em um débito de longo prazo.
Hipoteca - Oferecimento de um bem, geralmente imóvel, como garantia na tomada de um empréstimo pecuniário
Ibovespa - Sigla para o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Mede o desempenho de uma carteira hipotética formada pelas ações mais negociadas na bolsa. A composição da carteira e o peso de cada papel mudam de acordo com a representatividade do mercado. Há fundos de ações indexados o Ibovespa. Na BM&F pode-se investir em contratos que têm o objetivo de acertar a pontuação do índice num prazo futuro.
IBX - Sigla para Índice Brasil. Mede o retorno de uma carteira hipotética composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, em número de negócios e volume financeiro.
Índice Dow Jones - Equivale ao Ibovespa nos Estados Unidos. Mede a performance de uma carteira hipotética composta pelas 30 ações mais negociadas na Bolsa de Valores de Nova York.
IPO - Sigla em inglês para oferta inicial de ações. Como é chamada a operação de abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores.
Mortgage - É a hipoteca, um empréstimo garantido por um imóvel. As hipotecas foram o principal produtor de riqueza financeira dos Estados Unidos. Com 1 trilhão de dólares de hipotecas, os bancos criaram, por meio de derivativos e outros instrumentos financeiros, cerca de 10 trilhões de dólares (mais ou menos dez PIBs do Brasil) por ano.
Novo Mercado - Criado em 2000, o Novo Mercado é um segmento de listagem de empresas da Bovespa. Neste segmento, há regras diferenciadas, pelas quais só são negociadas ações de companhias que aderem, voluntariamente, a práticas de governança corporativa. A segurança oferecida aos acionistas e a qualidade das informações prestadas pelas companhias são pontos fundamentais para a valorização e liquidez das ações no Novo Mercado.
Oferta primária - É quando a empresa, como capital aberto ou não, faz uma emissão de novas ações. Os papéis são emitidos para aquela negociação e o dinheiro da operação vai todo para o caixa da companhia.
Oferta secundária - É quando a empresa, que já tem capital aberto, negocia papéis que já haviam sido emitidos e estavam em poder do controlador ou de um fundo. O dinheiro da negociação não vai necessariamente para o caixa da empresa, e sim para quem está vendendo as ações.
Ordem de compra - Orientação do analista para compra de um papel. No jargão do mercado também se usa a palavra em inglês buy.
Ordem de manutenção - Orientação do analista para manter um determinado papel na carteira. No jargão do mercado também é usado o termo em inglês hold.
Ordem de venda - Orientação do analista para venda de um papel. No jargão do mercado também é usada a palavra em inglês sell.
Partner - Sócio.
Passivo - Total das dívidas e obrigações de uma empresa. É o contrário de ativo, que representa o total de bens da empresa.
Pay-Out - Lucro líquido total. Indica o porcentual do lucro que foi distribuído aos acionistas.
Pessoa jurídica - Qualquer instituição que se personaliza e individualiza, distinguindo-se das pessoas físicas que a formam.
PEA - População Economicamente Ativa. É a base de cálculo da taxa de desemprego medida pelo IBGE.
PIS - Programa de Integração Social. Imposto administrado pela Secretaria da Receita Federal.
Pool - Acordo ou reunião de empresas ou pessoas para executar um trabalho.
Precatórios - Dívidas dos governos Federal, Estaduais e Municipais originadas por decisões da Justiça.
Preço-alvo - Significa o valor limite de um papel, já considerando a valorização esperada no período de um ano. Quando um analista sugere a compra de uma ação, ele tem como base o preço-alvo daquela ação.
Pregão - Sessão durante a qual se efetuam negócios com papéis regristrados em uma bolsa de valores, diretamente na sala de negociações e/ou pelo sistema de negociação eletrônica da BOVESPA.
Prime Rate - Taxa primária. Taxa de juros concedida pelos bancos aos seus clientes de primeira linha.
Private Equity - São fundos de investimento que compram participação em empresas. Eles costumam reorganizar as companhias, fazer com que eles dêem lucro e as revendem ou lançam ações na bolsa por um preço maior do que compraram. Ganham com a diferença de preços.
Privatização - Aquisição ou incorporação de uma companhia ou empresa pública por uma empresa privada.
Quiet period - É o período que antecede a abertura de capital e que os profissionais da empresa não podem divulgar nenhuma informação ao mercado.
Recessão - Uma situação em que a atividade econômica diminui seu ritmo por um período (para alguns economistas, mais de três trimestres consecutivos). Uma recessão é menos grave do que uma depressão.
Small caps - São ações de segunda linha que têm baixo volume de negócios e pouca liquidez. A vantagem é que elas podem ter uma valorização alta num curto prazo.
Sociedade Anônima - SA - Sociedade comercial formada por, no mínimo, sete sócios, sendo o capital de cada um representado pelo número proporcional de ações. A responsabilidade é limitada ao capital investido.
Subprime - A atual situação caótica dos mercados será conhecida para sempre como a Crise do Subprime. Prime (pronuncia-se "praime") é o título emitido por um devedor com vontade e capacidade de pagar sua dívida. Subprime é o contrário. A malandragem que deu a confusão toda foi justamente empacotar títulos prime junto com subprime e usá-los no processo de securitização com ajuda de derivativos – uma versão de alta tecnologia da venda de gato por lebre.
Taxa de Administração - Taxa cobrada pelas instituições financeiras ou administradores de carteiras de ações, a título de remuneração pela gestão de fundos, clubes e outras modalidades de investimento.
Taxa de Juros - É o custo do dinheiro no mercado. Quando a taxa de juros está alta, significa que falta dinheiro no mercado. Quando está baixa, é porque está sobrando.
Títulos - São papéis vendidos pelos governos ou empresas ao mercado financeiro para obter recursos financeiros. É como se fosse um contrato de empréstimo no qual o tomador do recurso faz uma promessa de pagamento à ordem da importância emprestada, acrescida de juros estipulados no contrato.
Top-picks - Ações indicadas pelas instituições financeiras num mês. São as Top 5, quando são cinco as recomendações que merecem atenção naquele período.
Trade Agreement - Acordo comercial.
Turnover - Movimentação, giro comercial. O número de vezes que os valores e recursos de uma empresa são substituídos em um dado período.
Fonte: Você S/A - 21/06/09.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
nossas turmas

02/11/2017
TURMAS TATUADAS... >>


09/04/2017
TURMAS ESTUDIOSAS... >>


18/02/2017
TURMAS CASTIGADAS... >>


30/12/2016
TURMAS NECESSITADAS >>


09/10/2016
TURMAS MUSICAIS >>


31/08/2016
TURMAS SEM PLANEJAMENTO... >>


02/07/2016
TURMAS (DES)ORGANIZADAS... >>


30/04/2016
TURMAS HUMANAS >>


13/03/2016
TURMAS DIFERENTES >>


26/01/2016
TURMAS INTERATIVAS... >>


22/12/2015
TURMAS LETRADAS >>


28/11/2015
TURMAS DESCONTRAÍDAS... >>


24/10/2015
TURMAS PIZZAOILAS >>


19/09/2015
TURMAS INVISÍVEIS >>


14/06/2015
TURMAS HIDRATADAS... >>


05/06/2015
TURMAS FELIZES??? >>


22/04/2015
TURMAS VIRTUAIS >>


22/03/2015
TURMAS SAUNEIRAS... >>


22/02/2015
TURMAS MAGNÉTICAS... >>


18/01/2015
TURMAS EM FÉRIAS >>


11/12/2014
TURMAS DESCOLADAS >>


16/11/2014
TURMAS ECONOMICAS... >>


14/10/2014
TURMAS SENSÍVEIS... >>


17/09/2014
TURMAS SOCIAIS >>


31/08/2014
TURMAS DE SUCESSO >>


17/08/2014
TURMAS VISIONÁRIAS... >>


27/07/2014
TURMAS MASCARADAS... >>


13/07/2014
TURMAS ALCOÓLICAS >>


09/06/2014
TURMAS PRECAVIDAS... >>


29/05/2014
TURMAS APIMENTADAS... >>


08/05/2014
TURMAS DIFERENTES... >>


24/04/2014
TURMAS FICTÍCIAS... >>


10/04/2014
TURMAS TRABALHANDO... >>


21/03/2014
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


08/03/2014
TURMAS FELIZES... >>


23/02/2014
TURMAS EM EVOLUÇÃO... >>


07/02/2014
TURMAS INTELIGENTES >>


24/01/2014
TURMAS ARTÍSTICAS >>


15/01/2014
TURMAS EXPERIENTES >>


24/12/2013
TURMAS ESTRESSADAS... >>


15/12/2013
TURMAS HEREDITÁRIAS... >>


07/12/2013
TURMAS NATALINAS >>


24/11/2013
TURMAS “NANICAS” >>


19/11/2013
TURMAS CEARENSES >>


03/11/2013
TURMAS QUALIFICADAS >>


26/10/2013
TURMAS OTIMISTAS >>


19/10/2013
TURMAS MAPEADAS >>


12/10/2013
TURMAS ARTÍSTICAS >>


05/10/2013
TURMAS LEITORAS >>


25/09/2013
TURMAS VIRAIS >>


13/09/2013
TURMAS PESQUISADORAS >>


08/09/2013
TURMAS LIMPINHAS... >>


31/08/2013
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


24/08/2013
TURMAS COLETIVAS >>


17/08/2013
TURMAS INIGUALÁVEIS >>


10/08/2013
TURMAS CERVEJEIRAS... >>


03/08/2013
TURMAS INVISÍVEIS >>


20/07/2013
TURMAS BEM-VINDAS... >>


13/07/2013
TURMAS URBANAS >>


06/07/2013
TURMAS GEOMÉTRICAS >>


27/06/2013
TURMAS VIAJANTES >>


20/06/2013
TURMAS INSPIRADAS >>


13/06/2013
TURMAS MINEIRAS >>


06/06/2013
TURMAS EVOLUÍDAS... >>


30/05/2013
TURMAS VOADORAS >>


23/05/2013
TURMAS CHEIAS DE IDEIAS >>


05/05/2013
TURMAS OBSERVADORAS >>


29/04/2013
TURMAS DE ALUGUEL >>


21/04/2013
TURMAS PERSAS >>


12/04/2013
TURMAS “ESTUDIOSAS”... >>


06/04/2013
TURMAS DO DESIGN >>


29/03/2013
TURMAS TRAJADAS... >>


23/03/2013
TURMAS FESTEIRAS >>


14/03/2013
TURMAS MINEIRAS... >>


07/03/2013
TURMAS HOTELEIRAS >>


28/02/2013
TURMAS DOURADAS >>


22/02/2013
TURMAS CONSTRUTORAS >>


14/02/2013
TURMAS ESCULTORAS >>


07/02/2013
TURMAS ILUSTRADAS >>


31/01/2013
TURMAS DIPLOMADAS >>


24/01/2013
TURMAS HARMÔNICAS >>


19/01/2013
TURMAS CAMUFLADAS >>


13/01/2013
TURMAS TRAJADAS >>


04/01/2013
TURMAS INFLÁVEIS... >>


27/12/2012
TURMAS CIENTÍFICAS >>


20/12/2012
TURMAS EM RETROSPECTIVA >>


13/12/2012
TURMAS VOADORAS >>


06/12/2012
TURMAS DESESPERADAS >>


30/11/2012
TURMAS DORMINHOCAS >>


23/11/2012
TURMAS MARCIANAS >>


15/11/2012
TURMAS BILIONÁRIAS >>


08/11/2012
TURMAS BIOMÉDICAS >>


02/11/2012
TURMAS HOTELEIRAS >>


25/10/2012
TURMAS PERFECCIONISTAS >>


18/10/2012
TURMAS CLIMÁTICAS >>


11/10/2012
TURMAS TALENTOSAS >>


03/10/2012
TURMAS UNIVERSITÁRIAS >>


26/09/2012
TURMAS CACHACEIRAS... >>


20/09/2012
TURMAS ENTREVISTADAS >>


12/09/2012
TURMAS IMPROVISADAS >>


05/09/2012
TURMAS NA CHUVA >>


30/08/2012
TURMAS CARETAS >>


24/08/2012
TURMAS LIMPAS >>


15/08/2012
TURMAS VIGILANTES >>


09/08/2012
TURMAS RARAS... >>


05/08/2012
TURMAS CARNÍVORAS >>


30/07/2012
TURMAS CONECTADAS >>


21/07/2012
TURMAS CHINESAS >>


12/07/2012
TURMAS BRASILEIRAS... >>


05/07/2012
TURMAS ARTÍSTICAS >>


28/06/2012
TURMAS AFRICANAS >>


21/06/2012
TURMAS DIVORCIADAS >>


16/06/2012
TURMAS COMILONAS >>


09/06/2012
TURMAS CLONADAS >>


02/06/2012
TURMAS MEXICANAS >>


25/05/2012
TURMAS FACIAIS >>


12/05/2012
TURMAS RECORDISTAS... >>


03/05/2012
TURMAS MILIONÁRIAS... >>


28/04/2012
TURMAS ILUMINADAS >>


21/04/2012
TURMAS PESQUISADORAS >>


14/04/2012
TURMAS SKATISTAS... >>


05/04/2012
TURMAS ESFEROGRÁFICAS >>


31/03/2012
TURMAS "EMPILHADAS" >>


24/03/2012
TURMAS LEITORAS >>


15/03/2012
TURMAS RESISTENTES >>


07/03/2012
TURMAS FEMININAS >>


29/02/2012
TURMAS ALTERNATIVAS... >>


22/02/2012
TURMAS MASCARADAS >>


18/02/2012
TURMAS INTERATIVAS >>


09/02/2012
TURMAS SONHADORAS >>


02/02/2012
TURMAS DOADORAS >>


28/01/2012
TURMAS CORREDORAS >>


19/01/2012
TURMAS HERÓICAS >>


13/01/2012
TURMAS PROGRAMADORAS >>


06/01/2012
TURMAS ASSISTENTES >>


31/12/2011
TURMAS PROTEGIDAS >>


22/12/2011
TURMAS "PLAGISTAS" >>


18/12/2011
TURMAS SEMELHANTES >>


11/12/2011
TURMAS ESTILISTAS >>


03/12/2011
TURMAS VIAJANTES >>


26/11/2011
TURMAS FOTOGÊNICAS >>


19/11/2011
TURMAS "CYCLENÉFILAS" >>


13/11/2011
TURMAS GIGANTESCAS >>


02/11/2011
TURMAS ESCRITORAS >>


29/10/2011
TURMAS HIPNÓTICAS >>


22/10/2011
TURMAS VERTICAIS >>


12/10/2011
TURMAS COMPETITIVAS >>


05/10/2011
TURMAS BIBLIOTECÁRIAS >>


28/09/2011
TURMAS ARTÍSTICAS >>


22/09/2011
TURMAS EQUILIBRADAS E DELICADAS >>


14/09/2011
TURMAS DESTEMIDAS >>


07/09/2011
TURMAS EM MOVIMENTO >>


01/09/2011
TURMAS INTERATIVAS >>


25/08/2011
TURMAS LEITORAS >>


18/08/2011
TURMAS VIAJANTES >>


11/08/2011
TURMAS ESTRANHAS >>


04/08/2011
TURMAS IDEALIZADORAS V >>


28/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS IV >>


21/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS III >>


17/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS II >>


10/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS I >>


01/07/2011
TURMAS REUNIDAS >>


23/06/2011
TURMAS BRASILEIRAS CRIATIVAS >>


16/06/2011
TURMAS DA NATUREZA >>


08/06/2011
TURMAS AGRUPADAS >>


02/06/2011
TURMAS ORQUESTRADAS >>


26/05/2011
TURMAS DESCOBRIDORAS >>


19/05/2011
TURMAS IMPULSIVAS (SOLAR IMPULSE) >>


12/05/2011
TURMAS MALHADAS >>


05/05/2011
TURMAS DE RUA >>


26/04/2011
TURMAS SOLARES >>


22/04/2011
TURMAS ESPA(E)CIAIS >>


14/04/2011
TURMAS OUSADAS >>


08/04/2011
TURMAS CARIOCAS >>


31/03/2011
TURMAS MEXICANAS >>


26/03/2011
TURMAS HOMENAGEADAS >>


17/03/2011
TURMAS CHINESAS >>


10/03/2011
TURMAS EM RETRATO >>


03/03/2011
TURMAS CARNAVALESCAS >>


27/02/2011
TURMAS MONITORADAS >>


17/02/2011
TURMAS ESTRELADAS >>


10/02/2011
TURMAS INCRÍVEIS >>


03/02/2011
TURMAS DE BICHOS >>


27/01/2011
TURMAS "SURFISTAS" >>


20/01/2011
TURMAS "RETRÔ" >>


13/01/2011
TURMAS VIRA LATAS >>


07/01/2011
TURMAS VIDEO MANÍACAS >>


30/12/2010
TURMAS ARTESANAIS >>


21/12/2010
TURMAS TOP 10 >>


16/12/2010
TURMAS JOVENS >>


09/12/2010
TURMAS VICIADAS >>


02/12/2010
TURMAS "CABEÇA" >>


25/11/2010
TURMAS PREVENIDAS >>


20/11/2010
TURMAS INOVADORAS >>


14/11/2010
TURMAS CAPAZES >>


04/11/2010
TURMAS ALUGADAS >>


29/10/2010
TURMAS MAIAS >>


21/10/2010
TURMA DO BEM >>


14/10/2010
TURMAS HERÓICAS >>


07/10/2010
TURMAS CLÁSSICAS >>


02/10/2010
TURMAS INCRÍVEIS >>


25/09/2010
TURMAS ANIMADAS >>


17/09/2010
TURMAS MEDIEVAIS >>


09/09/2010
TURMAS DIDÁTICAS >>


01/09/2010
TURMAS MUSICAIS >>


26/08/2010
TURMAS CAFEICULTORAS >>


19/08/2010
TURMAS "EXATAS" >>


12/08/2010
TURMAS ILUSTRADAS >>


05/08/2010
TURMAS BEIJOQUEIRAS >>


29/07/2010
TURMAS SPLINTERNÉTICAS >>


22/07/2010
TURMAS MATEMÁTICAS >>


15/07/2010
TURMAS ARQUEÓLOGAS >>


08/07/2010
TURMAS BIÔNICAS >>


01/07/2010
TURMAS RENOVADAS >>


24/06/2010
TURMAS ESPACIAIS >>


17/06/2010
TURMAS MÁGICAS >>


10/06/2010
TURMAS NOTURNAS >>


03/06/2010
TURMAS CONSCIENTES >>


27/05/2010
TURMAS ILUMINADAS >>


23/05/2010
TURMAS INTELIGENTES >>


13/05/2010
TURMAS CRIATIVAS >>


07/05/2010
TURMAS COZINHEIRAS >>


29/04/2010
TURMAS DO DR. MARTENS >>


24/04/2010
TURMAS ANIVERSARIANTES >>


15/04/2010
TURMAS CURITIBANAS >>


08/04/2010
TURMAS MC DONALD'S >>


01/04/2010
TURMAS CHARLIE BROWN >>


25/03/2010
TURMAS LAVA-RÁPIDO >>


19/03/2010
TURMAS POÉTICAS >>


11/03/2010
TURMAS EM DIETA >>


04/03/2010
TURMAS AGRESSIVAS >>


25/02/2010
TURMAS PERIÓDICAS >>


18/02/2010
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


13/02/2010
TURMAS ARTÍSTICAS >>


04/02/2010
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


29/01/2010
TURMAS MINEIRAS >>


23/01/2010
TURMAS INGRATAS >>


15/01/2010
TURMAS SUÍNAS >>


24/12/2009
TURMAS DE FÉRIAS >>


17/12/2009
TURMAS NATALINAS >>


10/12/2009
TURMAS INSPIRADORAS >>


03/12/2009
TURMAS NA LUTA >>


25/11/2009
TURMAS DE SUCESSO >>


20/11/2009
TURMAS RECORDISTAS >>


13/11/2009
TURMAS INOVADORAS >>


05/11/2009
TURMAS "INGRESAS"... >>


29/10/2009
TURMAS SURFISTAS FOTOGÊNICAS >>


22/10/2009
TURMAS MARATONISTAS >>


16/10/2009
TURMAS DE PLAYBOYS >>


08/10/2009
TURMAS PERSONALIZADAS >>


01/10/2009
TURMAS PREMIADAS >>


25/09/2009
TURMAS "FESTEIRAS" >>


17/09/2009
TURMAS ESCULTURAIS >>


10/09/2009
TURMAS ELÉTRICAS >>


03/09/2009
TURMAS DESCALÇAS >>


26/08/2009
TURMAS CIENTISTAS >>


20/08/2009
TURMAS ON-LINE REALISTAS >>


13/08/2009
TURMAS VIAJANTES >>


06/08/2009
TURMAS SISTEMÁTICAS E SUGESTIVAS >>


29/07/2009
TURMAS FORTES >>


24/07/2009
TURMAS ILUSIONISTAS >>


14/07/2009
TURMAS TRANSPARENTES >>


09/07/2009
TURMAS GLOBAIS >>


03/07/2009
TURMAS ESTUDANTIS... >>


25/06/2009
TURMAS ACAMPADAS >>


19/06/2009
TURMAS OUSADAS E NOBRES >>


11/06/2009
TURMAS BIZARRAS ARQUITETÔNICAS >>


04/06/2009
TURMAS GALINÁCEAS >>


28/05/2009
TURMAS LITERÁRIAS E HIGIÊNICAS >>


18/05/2009
TURMAS FILANTRÓPICAS - WAR CHILD - HEROES >>


13/05/2009
TURMAS FACIAIS >>


07/05/2009
TURMAS DO ARREMESSO >>


01/05/2009
SERÁ O HOMEM ARANHA? >>


22/04/2009
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


15/04/2009
TURMAS BÁRBARAS >>


09/04/2009
TURMAS ARTÍSTICAS >>


01/04/2009
TURMAS MALHADAS >>


25/03/2009
DESAFIO SEBRAE - 10 ANOS >>


19/03/2009
TURMAS ARACNÍDEAS >>


12/03/2009
TURMAS COLORIDAS >>


05/03/2009
TURMAS COMPRIDAS >>


25/02/2009
TURMAS ANSIOSAS >>


19/02/2009
TURMAS DE OBAMA >>


12/02/2009
TURMAS GAÚCHAS >>


06/02/2009
TURMAS MOCHILEIRAS >>


29/01/2009
O DIA DO HOLOCAUSTO >>


22/01/2009
TURMAS CONTROVERTIDAS >>


15/01/2009
TURMAS HERÓICAS >>


04/01/2009
TURMAS HIGH TECH AEROPÔNICAS >>


02/01/2009
NOVAS TURMAS >>


25/12/2008
TURMAS EM PERIGO >>


18/12/2008
TURMAS NATALINAS >>


11/12/2008
TURMAS EM LUTA POR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS >>


04/12/2008
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


29/11/2008
TURMAS DE GREMLINS >>


20/11/2008
PACHA >>


13/11/2008
TURMAS SOLIDÁRIAS >>


06/11/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


30/10/2008
TURMAS DE BOCA ABERTA >>


22/10/2008
TURMAS HALLOWEEN >>


16/10/2008
TURMAS "BARBA, CABELO E BIGODE" >>


10/10/2008
TURMAS ZERADAS >>


01/10/2008
TURMAS DO BEM >>


25/09/2008
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


16/09/2008
TURMAS CARIOCAS >>


09/09/2008
TURMAS ALFABETIZADAS >>


04/09/2008
TURMAS INDEPENDENTES >>


29/08/2008
TURMAS BIZARRAS >>


21/08/2008
TURMAS HONRADAS >>


15/08/2008
TURMAS AÉREAS >>


07/08/2008
TURMAS OLÍMPICAS >>


31/07/2008
TURISMO ESPACIAL >>


27/07/2008
TURMAS OUSADAS >>


14/07/2008
TURMAS RELEGIOSAS >>


06/07/2008
TURMAS "UFOLÓGICAS" >>


03/07/2008
FONTE DE INSPIRAÇÃO >>


26/06/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


19/06/2008
TURMAS DOADORAS >>


12/06/2008
TURMAS JAPONESAS ALIENÍGENAS >>


05/06/2008
PROTESTO POR EDUCAÇÃO NO CHILE >>


29/05/2008
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


23/05/2008
TURMAS PREMIADAS >>


15/05/2008
VITÓRIA MINEIRA EM PARIS >>


10/05/2008
TURMAS NA DEFESA DOS ANIMAIS >>


03/05/2008
TURMAS MARCHANDO PELA VIDA >>


21/04/2008
TURMAS DE MÁRTIRES TRABALHISTAS >>


16/04/2008
TURMAS ANÔNIMAS >>


10/04/2008
TURMAS COM IDÉIAS GIGANTES >>


03/04/2008
TURMAS IMPOSSÍVEIS >>


29/03/2008
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


21/03/2008
TURMAS EM PROCISSÃO! >>


15/03/2008
TURMAS EM PAZ...COA!!! >>


08/03/2008
TURMAS BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE >>


01/03/2008
O TESOURO GENÉTICO DO PLANETA >>


22/02/2008
TURMAS EM PAZ >>


15/02/2008
TURMAS ENERGÉTICAS >>


07/02/2008
TURMAS QUE VIAJAM MUITO... >>


30/01/2008
ALÔ TURMAS??? CUIDADO PARA ONDE IR NO CARNAVAL! >>


24/01/2008
TURMAS PRESERVANDO A TERRA >>


19/01/2008
TURMAS CANDIDATAS >>


12/01/2008
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO... >>


30/12/2007
2008 COM BALADAS DIFERENTES PARA NOSSAS TURMAS... >>


23/12/2007
TURMAS PRONTAS PARA HORA DA VIRADA DO ANO... >>


16/12/2007
PAZ NO NATAL! >>


10/12/2007
UM NATAL ESPECIAL PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


03/12/2007
UM CONVITE DE NATAL ÀS NOSSAS TURMAS... >>


26/11/2007
TURMAS EM COMEMORAÇÃO... >>


19/11/2007
FELIZ NATAL A TODAS AS NOSSAS TURMAS... >>


15/11/2007
AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO... >>


06/11/2007
TURMAS DE PAPAI NOEL... >>


02/11/2007
A GALERA DO BARREIRO... >>


25/10/2007
NOSSAS TURMAS QUEREM ESPAÇO... >>


18/10/2007
TURMAS PREPARADAS PARA DAR "INPUT"... >>


14/10/2007
TURMAS DE PROFESSORES... QUE LUTAM POR DIREITOS... >>


30/09/2007
FUJA DA ROTINA OU SE PROGRAME MELHOR... >>


24/09/2007
TURMAS ALÉM DAS DIFERENÇAS >>


16/09/2007
TEM QUE SABER DIVULGAR!!! >>


10/09/2007
TURMAS QUE PROTESTAM... >>


02/09/2007
NOSSAS TURMAS PRECISAM DE REPOUSO! >>


27/08/2007
PALAVRA DE ESCOTEIRO! >>


22/08/2007
RECUPERAÇÃO DE STRESS ATRAVÉS DE SORO! >>


14/08/2007
TURMAS INDEPENDENTES >>


07/08/2007
CHEFES >>


02/08/2007
11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE >>


25/07/2007
CRIATIVIDADE NO AR!!! >>


14/07/2007
COMO TER MÚLTIPLOS ORGASMOS NAS FÉRIAS... >>


03/07/2007
TURMAS DE FÉRIAS E CURTINDO OS MELHORES MOMENTOS DO SEMESTRE... >>


29/06/2007
VAMOS DE TURMINHA QUE É MAIS BACANINHA!!! >>


18/06/2007
MENSAGENS SOBRE O ARRAIÁ DO BARREIRO >>


11/06/2007
NOSSAS TURMAS DERAM O MAIOR SHOW NO ARRAIÁ DO BARREIRO! >>


04/06/2007
TURMAS SÃO IMPORTANTES, MAS CUIDADO... >>


28/05/2007
FINAL DE SEMESTRE: MUITA FESTA E MUITA CORRERIA PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


21/05/2007
O SEMESTRE ESTÁ NO FINAL E AS NOSSAS TURMAS ESTÃO NA LUTA... >>


14/05/2007
QUE FERRARI ENTURMADA!!! >>


07/05/2007
D.A.G. >>


01/05/2007
NOSSAS TURMAS E AS "PRACAS DO BRAZIU..." >>


27/04/2007
NOSSAS TURMAS, SEMPRE COM NOVIDADES!!! >>


17/04/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO DANÇANDO ATÉ AGORA... >>


08/04/2007
NOSSAS TURMAS NÃO PERDEM UMA... >>


28/03/2007
NOSSOS SUPER-HERÓIS... >>


19/03/2007
TÁ PEGANDO FOGO... >>


12/03/2007
NOSSAS TURMAS SEMPRE PENDURADAS PELO EXCESSO DE TRABALHOS... >>


07/03/2007
PARABÉNS TEACHER! PARABÉNS ÀS NOSSAS TURMAS PELO ENTUSIASMO! >>


28/02/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO PEGANDO FOGO! >>


13/02/2007
É MUITA GENTE! >>


29/01/2007
TEM TURMA NOVA, SEM NOME AINDA!!! >>


14/12/2006
É FESTA!!! >>


05/12/2006
FÉRIAS! O FM DESEJA BOAS FÉRIAS A TODOS. >>


26/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DAS "TURMAS DO FM" (ÚÚÚÚNAGIB "LOGÍSTICA", OB CHEIROSO "EX-KALOURADAS", BARREIRO, SEM NOÇÃO) >>


13/11/2006
TURMAS UNIDAS ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA! >>


08/11/2006
TURMAS NOTA 1000! >>


07/11/2006
CHURRASCÃO QUINTO PERÍODO STO AGOSTINHO E BARREIRO NA CASA DA GISELE >>


31/10/2006
NOSSAS TURMAS ESTÃO SEMPRE ACORDADAS E NÃO ACEITAM IMITAÇÕES >>


25/10/2006
QUANTA GENTE! >>


17/10/2006
E DÁ-LHE CHURRASCO! >>


10/10/2006
TURMAS ANIMADAS! >>


01/10/2006
NOSSAS TURMAS BOTANDO PRA QUEBRAR! >>


25/09/2006
É SÓ POLÍTICA! >>


23/09/2006
NOSSAS TURMAS CONTINUAM DANDO SHOW! >>


16/09/2006
AS MELHORES TURMAS DO PLANETA! >>


10/09/2006
INADIMPLÊNCIA OU MORTE!!! >>


01/09/2006
VAMOS VOAR, GALERA! >>


25/08/2006
VAMOS EM FRENTE! >>


20/08/2006
BOM RETORNO A TODOS! >>


25/06/2006
BOAS FÉRIAS ÀS NOSSAS TURMAS! >>


17/06/2006
NOSSAS TURMAS SÓ BEBEM DEPOIS DAS 18HS >>


04/06/2006
NOSSAS TURMAS FALAM MESMO! >>


28/05/2006
NÃO TEM LIMITE PARA AS NOSSAS TURMAS! >>


21/05/2006
ESSAS TURMAS NÃO FÁCEIS! >>


15/05/2006
AS TURMAS DO BARULHO >>


07/05/2006
CARMO DO CAJURU! QUE BELEZA! >>


30/04/2006
SÓ GENTE BOA! >>


27/04/2006
NOSSAS QUERIDAS TURMAS >>


27/04/2006
SUA TURMA JÁ ESTÁ AQUI? >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
Turma do OB Cheiroso >>


06/04/2006
Turma do Barreiro >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
ESSAS TURMAS!!!! >>


20/04/2006
CRIE SUA TURMA E PARTICIPE!!! >>