Faculdade Mental
TURMAS DO FM - 11/06/2009

  

TURMAS BIZARRAS ARQUITETÔNICAS

AS CASAS MAIS BIZARRAS DO MUNDO


English (see more):
http://www.hemmy.net/2007/02/15/weird-houses-around-the-world/
http://weburbanist.com/2008/12/09/amazing-bizarre-homes-exotic-houses/
http://www.oddee.com/item_96556.aspx
Vejam que diferentes. É coisa de arquiteto.
(Colaboração: Vanilde - SP)
Veja mais:
http://www.hemmy.net/2007/02/15/weird-houses-around-the-world/
http://weburbanist.com/2008/12/09/amazing-bizarre-homes-exotic-houses/
http://www.oddee.com/item_96556.aspx
http://eu-ri.com/veja-as-10-construcoes-mais-bizarras-pelo-mundo
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL944155-6091,00-CONHECA+ALGUMAS+DAS+CASAS+MAIS+ESTRANHAS+DO+MUNDO.html


PRÉDIO MUTANTE - TRANSFORMER
Seul, a capital da Coreia do Sul, ganhou no mês passado um ponto turístico que vale por quatro. O presente veio na forma de um prédio-instalação concebido pelo escritório do estrelado arquiteto holandês Rem Koolhaas a pedido da grife italiana Prada. Chamado de Transformer, ele é um cubo com lados de 20 metros cujas faces têm quatro formas distintas: um círculo, uma cruz, um hexágono e um retângulo. A estrutura, que fica nos jardins do Palácio de Gyeonghui, foi pensada para abrigar exposições, mostras e desfiles. Para muitos, a forma improvável - são 180 toneladas de aço recobertas por tecido branco - já chamaria atenção suficiente. Não para Koolhaas. Ele instalou dois enormes guindastes que giram o cubo, trocando piso por parede e parede por teto em intervalos de cerca de um mês, de acordo com o uso do espaço interno. "Obras ícones como essa são fundamentais em grandes cidades", diz Issao Minami, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
"Elas quebram a lógica da arquitetura genérica, que pasteuriza as metrópoles."
Até 26 de junho a base do Transformer será o hexágono. Na área desse hexágono ficará aberta ao público a exposição "Waist Down" (Da cintura para baixo), que reúne saias criadas por Miuccia Prada. As peças, dispostas em mostruários que rodam velozmente e em manequins pendurados na estrutura de aço, provam que, no espaço, o experimentalismo é a palavra de ordem.
O espírito inovador permanece depois do primeiro giro do cubo, marcado para 27 de junho. Nesse segundo momento, com o retângulo como base, o Transformer vira um cinema que receberá uma mostra de filmes escolhidos pelo diretor mexicano Alejandro Iñarritu - responsável por produções como "Babel" e "21 Gramas". Os outros dois giros, que farão da cruz e do círculo a base do cubo, vão criar espaços para uma exposição de arte e um desfile de moda. "O prédio se recria para continuar como referência visual da cidade", explica Minami. Para ele, Koolhaas, que ganhou o Pritzker em 2000, considerado o Oscar da arquitetura, é um mestre na criação de ícones. "Foi assim com a Casa da Música, em Portugal, e com a Biblioteca Central de Seattle, nos EUA." Pelo visto, continuará assim com o Transformer.
João Loes - Fonte: Isto É - Edição 2065.
Veja fotos:
http://www.dezeen.com/2009/03/10/prada-transformer-by-omarem-koolhaas/
http://www.prada-transformer.com/


CHURRASCO FORMANDOS 2005 - O REENCONTRO
A turma de formandos 2005 da FNH se reencontrou dia 06 de junho num churrasco de confraternização.
Confira as fotos: http://www.faculdademental.com.br/fotosEventos.php
(Colaboração: Marcos Leandro)


CUIDE DO SEU BOLSO E DO PLANETA JÁ!
Faça o download gratuito no site http://www.redetres.com/.
(COLABORAÇÃO: PROFESSORA ADRIANA FILETO)


PENSE VERDE
Atitude sustentável é imperativo nas melhores empresas. Veja como adotar essa postura no seu cotidiano do trabalho:
Nos últimos anos, uma das palavras mais faladas nas empresas tem sido sustentabilidade. “Passa não só pelo respeito, mas está ligada à ética”, diz Julio Cardozo, consultor de gestão de negócios, de São Paulo. Isso não significa apenas trocar o papel comum pelo reciclado, ou implantar a coleta seletiva. É mais amplo e pode ser bem mais fácil do que isso. Veja algumas dicas sobre as novas atitudes sustentáveis.
1 Participe
Adote uma postura participativa. No banco Itaú, as ideias e sugestões transformam-se em programas sustentáveis. “Queremos comportamento crítico das pessoas em relação a esse assunto”, diz Sonia Faveretto, superintendente de sustentabilidade do Itaú.
2 Pratique
Ao marcar um almoço com o cliente, pense em um restaurante que seja perto do trabalho dos dois. Lugares distantes dos dois escritórios contribuem para piorar o trânsito nesse horário de pico e poluir ainda mais o ar nas grandes cidades.
3 Viaje menos
Reuniões ou apresentações fora da cidade, ou do país, podem ser substituídas por videoconferências. Então faça isso e espalhe a ideia. Você economiza dinheiro para o seu departamento — o que pode até valer um bônus maior no fim do ano! –, poupa o meio ambiente, reduz sua pegada de carbono e ganha tempo para você e para a equipe.
4 Dê carona
Faça um esquema de caronas para o seu setor ou para os colegas mais próximos. Isso pode ser replicado para mais departamentos e contribuir não só com o meio ambiente, mas com a qualidade de vida. No fim do mês todos podem colaborar enchendo o tanque de quem dirigiu mais.
5 Diga “não”
Estabelecer metas para a sua área ajuda a diminuir o desperdício, como aconteceu na TV1, grupo de comunicação, em São Paulo. “Em dois meses, conseguimos reduzir o consumo exagerado de copos plásticos em 50%, que chegava a 7 500 por dia”, diz Selam Santa Cruz, sócia da empresa. Na dúvida, leve sua caneca.
6 Respeite
“Tome para si a responsabilidade de uma vida sustentável”, diz Ligia Egger, consultora de etiqueta corporativa. “Muitos encaram os projetos da empresa, mas esquecem que na vida precisam ter boas relações.” Isso é ser gentil e respeitoso com os seus colegas no elevador, no estacionamento e no refeitório.
7 Espere
Falando de elevador, espere seus colegas entrarem até ele ficar cheio. Ou prefira pegar um que já está razoavelmente cheio quando você estiver na fila, em vez de esperar para ir sozinho. Você chega uns 20 segundos depois, mas economiza energia e esbanja gentileza
8 Lidere
Tenha uma postura ética e busque o mesmo comportamento em seus fornecedores e clientes. As empresas costumam ter projetos sustentáveis, mas ainda toleram de seus executivos e líderes práticas abusivas e humilhantes com os funcionários. “Podemos aprender nesse momento de crise”, diz o consultor de gestão Julio Cardozo, de São Paulo.
9 Economize
Por fim, corte os excessos — uma regra da boa conduta sustentável. Apague a luz quando for embora, desligue o computador se for para uma reunião externa, só imprima um texto se realmente for necessário guardar o papel. Se você recebe impressos e revistas desnecessários, ou que nunca lê, avise quem está mandando para suspender o envio.
10 Repense
Mais que isso, pare para pensar. Veja onde você pode reduzir custos e como pode poupar os recursos naturais nas suas atividades diárias, desde a ida ao trabalho até as festas que organiza para a empresa ou em sua casa, para a família. Com o tempo, as pessoas passarão a se inspirar em suas ações e a fazer o mesmo.
Andrea Giardino - Fonte: Você S/A - Edição 132.


MPB – PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA
A organização do Prêmio da Música Brasileira divulgou a lista dos indicados para a 20ª edição da premiação. Foram selecionados 103 CDs e DVDs da produção fonográfica nacional, que concorrem em 16 categorias. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 1º de julho, no Canecão, no Rio. O cantor Zeca Pagodinho lidera a disputa, com cinco indicações para o álbum "Uma Prova de Amor". Entre as gravadoras, a Biscoito Fino concorre em 14 categorias, em empate com a EMI. Mais informações: http://www.premiodemusica.com.br/.
Fonte: Folha de S.Paulo – 10/06/09.


PECHINCHAS NA FLÓRIDA
A crise financeira mundial abriu um mercado de pechinchas imobiliárias nos Estados Unidos. Apartamentos e casas devolvidos aos bancos por falta de pagamento são leiloados por até 20% do valor original. Construtoras passaram a pedir metade do preço que cobravam antes da crise na tentativa de livrar-se dos imóveis novos encalhados.A "liquidação" chamou a atenção de vários brasileiros, principalmente na Flórida. Há desde pessoas que buscam uma casa de veraneio até investidores interessados em edifícios comerciais. "Houve um aumento de mais de 500% nas vendas para brasileiros", diz a corretora Chris Brooks, da World GMAC Real Estate.
Marcelo Onaga  - Fonte: Exame - Edição 945.
World GMAC Real Estate - http://www.gmacrealestate.com/


FORMIGAS USAM CORRETOR DE IMÓVEIS
Segundo um estudo feito na Inglaterra, existem formigas especializadas em encontrar ninhos. Quando a colônia precisa se mudar, elas saem para procurar um novo lar, julgando aspectos como espaço e distância de outros formigueiros. Se encontrarem, voltam e tentam convencer as demais formigas.
Ciência Maluca (http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/) - Fonte: Super Interessante - Edição 266 - Junho 2009.


DA BOCA DE FUMO PARA A USP
Aos 13 anos, Marcos Lopes cometeu seu primeiro furto -atacou, de noite, a cantina da escola, da qual foi expulso. Aos 15, o primeiro assalto, empunhando um revólver. Com 17, atirou pela primeira vez num policial, mas a bala não pegou. Aos 19, começou a comandar uma boca de fumo. Agora, aos 26 anos, mais um fato inédito em sua vida: frequenta o campus da USP, todas as quartas-feiras à noite.
Lá, ele discute, entre outras coisas, sobre ensinar jovens que, como ele, se seduziram pela marginalidade e pela violência, da qual a chance de sair é remota. Sua probabilidade mais amena era ser um ponto invisível da estatística, divulgada pelo Unicef, de 630 mil crianças brasileiras fora da escola. Ou, então, mais um dos personagens do trabalho infantil -na próxima sexta-feira, comemora-se o dia de combate à exploração de crianças no mercado de trabalho. "Era muitas vezes mais provável eu estar debaixo da terra do que caminhando pela USP."
Entre a boca de fumo e a USP, houve uma mudança na trajetória de Marcos Lopes, quando saiu muito longe do campo das probabilidades. Com a ajuda da Casa Zezinho, na zona sul, acabou os estudos e entrou num curso de letras de uma faculdade privada. A primeira vez que começou a dar aulas foi na escola da qual foi expulso, na região do Capão Redondo. Tornou-se mestre numa cadeira que não existe em nenhuma faculdade de educação: mediador de conflitos para evitar violência.
Foi chamado, então, por uma entidade não-governamental (Rukha) para ser uma espécie de professor de rua -afinal, conhecia os códigos do tráfico de drogas e como se comunicar com os jovens. "O importante é tentar mostrar aos jovens que, fora do crime, há chance de progresso."
Neste ano, ele soube que, dentro do campus da USP, a Fundação Vanzolini, ligada à Poli, resolveu criar um curso batizado de "engenharia comunitária" -o foco é estudar casos dentro e fora do Brasil de revitalização das comunidades, especialmente nas áreas vulneráveis das cidades. Marcos candidatou-se a uma vaga como aluno, mas, pela sua experiência, entrou com status de professor. Ainda mais porque, com 26 anos, pela primeira vez escreve um livro, um romance autobiográfico intitulado "Zona de Guerra". "Percebi que seria possível contar a história do meu bairro usando meu ponto de vista e a minha vivência no crime e no tráfico."
Mas seu projeto é que esse livro vire material didático para os cursos que pretende criar em seu bairro, depois de concluir sua passagem pela USP, para onde, como nas quartas-feiras, irá hoje assistir às aulas -ontem ocorreu uma briga entre jovens e policiais que faria lembrar, por alguns momentos, a periferia. Com a diferença de que, na periferia, esse tipo de embate raramente dá manchete de jornal.
PS- Coloquei no meu site (http://www.dimenstein.com.br) trechos do livro "Zona de Guerra".
Gilberto Dimenstein - Fonte: Folha de S.Paulo - 10/06/09.
Casa Zezinho - http://www.casadozezinho.org.br/
Rukha - http://www.rukha.org/
Fundação Vanzolini - http://www.vanzolini.org.br/
Engenharia Comunitária -
http://engenhariacomunitaria.blogspot.com/
http://www.vanzolini.org.br/conteudo.asp?cod_site=45&id_menu=464


BIBLIOTECA DAS TURMAS DO FM


COMO OS SÁBIOS DECIDEM - AS LIÇÕES DE 21 LÍDERES EXTRAORDINÁRIOS
BRYN ZECKHAUSER E AARON SANDOSKI
Editora: Ediouro; Quanto: R$ 29,90 (208 págs.) A obra mostra, com as histórias de 21 executivos que tomaram decisões cruciais para o sucesso da empresa, os seis princípios-chave que norteiam as grandes decisões.
Fonte: Folha de S.Paulo - 31/05/09.
Detalhes:
http://www.travessa.com.br/COMO_OS_SABIOS_DECIDEM_AS_LICOES_DE_21_LIDERES_EXTRAORDINARIOS/artigo/a3948531-1bdd-4d0a-b8d2-80fffdb46d5d


NAVEGANDO COM O SUCESSO - LIÇÕES DE LIDERANÇA, TRABALHO EM EQUIPE E CAPACIDADE DE SUPERAR DESAFIOS
VILFREDO SCHÜRMANN
Editora: Sextante; Quanto: R$ 24,90 (160 págs.) O autor, que passou mais de 20 anos em um veleiro, expõe os aprendizados de alto-mar e sua relação com a vida empresarial.
Fonte: Folha de S.Paulo - 31/05/09.
Detalhes:
http://www.livrariasaraiva.com.br/pesquisaweb/pesquisaweb.dll/pesquisa?ORDEMN2=E&ESTRUTN1=0301&FILTRON1=G&PAC_ID=7811&PALAVRASN1=9788575424599


O ESPÍRITO DO LÍDER - LIÇÕES PARA TEMPOS TURBULENTOS
KEN O'DONNELL
Editora: Integrare; Quanto: R$33,90 (160 págs.) Primeiro livro de uma série de três, a obra divide-se entre os temas "ser um líder sábio", "os três pilares da sabedoria" e "autoconsciência". O autor é diretor para a América do Sul da Organização Brahma Kumaris.
Fonte: Folha de S.Paulo - 31/05/09.
Detalhes:
http://www.integrareeditora.com.br/catalogo/espiritolider.asp


LIVROS. LIVROS. LIVROS. LIVROS. LIVROS?
Manual do Canalha (Simão Pessoa. Topbooks, 220 págs.). Livro sincero, a começar pelo título. Perfeito manual de canalhice. Um prêmio a quem achar uma linha politicamente correta. Obra-prima no gênero. Dei uma gargalhada por página. Pela maneira como o autor trata o antigo sexo oposto, não recomendo sua leitura às fêmeas da espécie. Recomendação irresistível.
O Tigre Branco (Aravind Adiga. Nova Fronteira, 263 págs.) No momento em que vivemos a era Índia TV Globo, Índia Bollywood, é bom lembrar que a parte Primeiro Mundo da Índia envolve uns poucos milhões de pessoas. Há pelo menos 1 bilhão de indianos que as "agências" internacionais não classificam como pobres, mas como miseráveis. O livro – romance – é aterrorizante. Aquilo tem salvação?
Gomorra (Roberto Saviano. Bertrand, 349 págs.) A máfia napolitana, que no passado remoto tinha ares românticos, é, agora, uma organização mundial assustadora. Na trigésima página do livro você está em pânico. Se você juntar a organização napolitana com a miséria indiana, você se convence de que o mundo não tem salvação. Exceto pra mim. Mais um míssil lançado por Taepodong, o maluco beleza da Coreia do Norte, e eu me mando pra Petrópolis.
Paraíso. Não é bem um livro. É uma telenovela. Coisa que em geral não aprecio, porque tem muito beijão lambuzado, isso que, por falta de motivação psicológica ou sentimental, fica sendo apenas uma babação, pura falta de higiene. Perigo até de febre suína.
Mas em Paraíso Benedito Ruy Barbosa acertou no tom. Rogério Gomes e patota seguraram com mão firme a fantasia adoidada e carinhosa, que se desenrola em paisagens estupendas, aqui e ali ajudadas por tecnologia, que ninguém é de ferro.
A história se afasta dos padrões cansativos, de simples fofocas. Tem boiadeiros bonitões oriundos do Pantanal, uma estação de rádio com instalações improváveis naquele desterro. Aliás tudo é improvável, as ricas acomodações internas de todas as fazendas, os excessos das mesas de alimentação (isso só tem lá em casa), a gostosura do mulherio naquele interior, tudo, claro, saído diretamente dos figurinistas e cabeleireiros da Globo.
Mas é assim que é – há décadas Hollywood nos ensinou essa fantasia e nós (a TV Globo) a adotamos e modernizamos.
Porém o mais improvável de tudo é, sem dúvida, o sequestrador apaixonado dormir colado com a bela sequestrada (esta mal e mal escondendo sua paixão/tesão), não se chegando, como sói, às vias de fato. Incrível, não sói nada. Porque, senão, a novela acabava, né, Benedito?
Mas o grande barato pra mim são as interpretações. Num gênero com cada vez mais técnicos e mais recursos, no qual os atores acabaram aprendendo, mas em geral não passando de naturalismo básico ("Olha como eu sou natural comendo", "Vê só como eu sei ficar com raiva", "Repara como é autêntico o meu pavor!"), os atores aqui dão um show.
Sem falar dos mais novos, o Filho do Demo, a Santinha – entra até o Daniel cantor, numa boa interpretação –, o melhor está com os "mais velhos". O esplêndido Reginaldo Faria, o impecável Mauro Mendonça, a minha cantora cult, Soraya Ravenle, Walderez de Barros, a dona da pensão, irrepreensível. E o padre, Vereza!, não pisca um olho errado.
Mas a bola fica imperdível e surpreendente é na fanática interpretada por Cássia Kiss. Chuta com as duas, cabeceia, dá de ombros, dribla os outros, sempre nos ameaçando com um ridículo a que nunca chega. Ou chega sempre. Mas isso é mesmo coisa de bruxa. Uma bruxa aterradora.
Porém acho que a bruxa só viceja pelo marido que tem. Eu gostaria de ser casado com ela. Ela ia ver. Nunca mais ia querer saber de Santa Rita.
Eu vendo novela?, estranham. Não estranhem. Aprendi a ler lendo os folhetins que a casa Vecchi botava em fascículos, por baixo da porta das empregadinhas lá em Terra Nova: Nunzio Romanetti, A Córsega em Chamas, Fausta Vencida, Pardaillan. E ouvindo no rádio novela já com Paulo Gracindo. Aliás foi no rádio também, dominado por Ademar Casé, pai do arquiteto, que aprendi a gostar de Manezinho Araújo ("Cumaé u nome deli? É Mané Floriano!") e 100 outros nodestinos, todos com as suas emboladas. O rádio todo era um pouco Nordeste. Eu, nascido no Meyer, também sou um pouco nordestino. Não me vem de xaxado, que eu danço.
Millôr (http://www2.uol.com.br/millor/) - Fonte: Veja - Edição 2116.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
nossas turmas

02/11/2017
TURMAS TATUADAS... >>


09/04/2017
TURMAS ESTUDIOSAS... >>


18/02/2017
TURMAS CASTIGADAS... >>


30/12/2016
TURMAS NECESSITADAS >>


09/10/2016
TURMAS MUSICAIS >>


31/08/2016
TURMAS SEM PLANEJAMENTO... >>


02/07/2016
TURMAS (DES)ORGANIZADAS... >>


30/04/2016
TURMAS HUMANAS >>


13/03/2016
TURMAS DIFERENTES >>


26/01/2016
TURMAS INTERATIVAS... >>


22/12/2015
TURMAS LETRADAS >>


28/11/2015
TURMAS DESCONTRAÍDAS... >>


24/10/2015
TURMAS PIZZAOILAS >>


19/09/2015
TURMAS INVISÍVEIS >>


14/06/2015
TURMAS HIDRATADAS... >>


05/06/2015
TURMAS FELIZES??? >>


22/04/2015
TURMAS VIRTUAIS >>


22/03/2015
TURMAS SAUNEIRAS... >>


22/02/2015
TURMAS MAGNÉTICAS... >>


18/01/2015
TURMAS EM FÉRIAS >>


11/12/2014
TURMAS DESCOLADAS >>


16/11/2014
TURMAS ECONOMICAS... >>


14/10/2014
TURMAS SENSÍVEIS... >>


17/09/2014
TURMAS SOCIAIS >>


31/08/2014
TURMAS DE SUCESSO >>


17/08/2014
TURMAS VISIONÁRIAS... >>


27/07/2014
TURMAS MASCARADAS... >>


13/07/2014
TURMAS ALCOÓLICAS >>


09/06/2014
TURMAS PRECAVIDAS... >>


29/05/2014
TURMAS APIMENTADAS... >>


08/05/2014
TURMAS DIFERENTES... >>


24/04/2014
TURMAS FICTÍCIAS... >>


10/04/2014
TURMAS TRABALHANDO... >>


21/03/2014
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


08/03/2014
TURMAS FELIZES... >>


23/02/2014
TURMAS EM EVOLUÇÃO... >>


07/02/2014
TURMAS INTELIGENTES >>


24/01/2014
TURMAS ARTÍSTICAS >>


15/01/2014
TURMAS EXPERIENTES >>


24/12/2013
TURMAS ESTRESSADAS... >>


15/12/2013
TURMAS HEREDITÁRIAS... >>


07/12/2013
TURMAS NATALINAS >>


24/11/2013
TURMAS “NANICAS” >>


19/11/2013
TURMAS CEARENSES >>


03/11/2013
TURMAS QUALIFICADAS >>


26/10/2013
TURMAS OTIMISTAS >>


19/10/2013
TURMAS MAPEADAS >>


12/10/2013
TURMAS ARTÍSTICAS >>


05/10/2013
TURMAS LEITORAS >>


25/09/2013
TURMAS VIRAIS >>


13/09/2013
TURMAS PESQUISADORAS >>


08/09/2013
TURMAS LIMPINHAS... >>


31/08/2013
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


24/08/2013
TURMAS COLETIVAS >>


17/08/2013
TURMAS INIGUALÁVEIS >>


10/08/2013
TURMAS CERVEJEIRAS... >>


03/08/2013
TURMAS INVISÍVEIS >>


20/07/2013
TURMAS BEM-VINDAS... >>


13/07/2013
TURMAS URBANAS >>


06/07/2013
TURMAS GEOMÉTRICAS >>


27/06/2013
TURMAS VIAJANTES >>


20/06/2013
TURMAS INSPIRADAS >>


13/06/2013
TURMAS MINEIRAS >>


06/06/2013
TURMAS EVOLUÍDAS... >>


30/05/2013
TURMAS VOADORAS >>


23/05/2013
TURMAS CHEIAS DE IDEIAS >>


05/05/2013
TURMAS OBSERVADORAS >>


29/04/2013
TURMAS DE ALUGUEL >>


21/04/2013
TURMAS PERSAS >>


12/04/2013
TURMAS “ESTUDIOSAS”... >>


06/04/2013
TURMAS DO DESIGN >>


29/03/2013
TURMAS TRAJADAS... >>


23/03/2013
TURMAS FESTEIRAS >>


14/03/2013
TURMAS MINEIRAS... >>


07/03/2013
TURMAS HOTELEIRAS >>


28/02/2013
TURMAS DOURADAS >>


22/02/2013
TURMAS CONSTRUTORAS >>


14/02/2013
TURMAS ESCULTORAS >>


07/02/2013
TURMAS ILUSTRADAS >>


31/01/2013
TURMAS DIPLOMADAS >>


24/01/2013
TURMAS HARMÔNICAS >>


19/01/2013
TURMAS CAMUFLADAS >>


13/01/2013
TURMAS TRAJADAS >>


04/01/2013
TURMAS INFLÁVEIS... >>


27/12/2012
TURMAS CIENTÍFICAS >>


20/12/2012
TURMAS EM RETROSPECTIVA >>


13/12/2012
TURMAS VOADORAS >>


06/12/2012
TURMAS DESESPERADAS >>


30/11/2012
TURMAS DORMINHOCAS >>


23/11/2012
TURMAS MARCIANAS >>


15/11/2012
TURMAS BILIONÁRIAS >>


08/11/2012
TURMAS BIOMÉDICAS >>


02/11/2012
TURMAS HOTELEIRAS >>


25/10/2012
TURMAS PERFECCIONISTAS >>


18/10/2012
TURMAS CLIMÁTICAS >>


11/10/2012
TURMAS TALENTOSAS >>


03/10/2012
TURMAS UNIVERSITÁRIAS >>


26/09/2012
TURMAS CACHACEIRAS... >>


20/09/2012
TURMAS ENTREVISTADAS >>


12/09/2012
TURMAS IMPROVISADAS >>


05/09/2012
TURMAS NA CHUVA >>


30/08/2012
TURMAS CARETAS >>


24/08/2012
TURMAS LIMPAS >>


15/08/2012
TURMAS VIGILANTES >>


09/08/2012
TURMAS RARAS... >>


05/08/2012
TURMAS CARNÍVORAS >>


30/07/2012
TURMAS CONECTADAS >>


21/07/2012
TURMAS CHINESAS >>


12/07/2012
TURMAS BRASILEIRAS... >>


05/07/2012
TURMAS ARTÍSTICAS >>


28/06/2012
TURMAS AFRICANAS >>


21/06/2012
TURMAS DIVORCIADAS >>


16/06/2012
TURMAS COMILONAS >>


09/06/2012
TURMAS CLONADAS >>


02/06/2012
TURMAS MEXICANAS >>


25/05/2012
TURMAS FACIAIS >>


12/05/2012
TURMAS RECORDISTAS... >>


03/05/2012
TURMAS MILIONÁRIAS... >>


28/04/2012
TURMAS ILUMINADAS >>


21/04/2012
TURMAS PESQUISADORAS >>


14/04/2012
TURMAS SKATISTAS... >>


05/04/2012
TURMAS ESFEROGRÁFICAS >>


31/03/2012
TURMAS "EMPILHADAS" >>


24/03/2012
TURMAS LEITORAS >>


15/03/2012
TURMAS RESISTENTES >>


07/03/2012
TURMAS FEMININAS >>


29/02/2012
TURMAS ALTERNATIVAS... >>


22/02/2012
TURMAS MASCARADAS >>


18/02/2012
TURMAS INTERATIVAS >>


09/02/2012
TURMAS SONHADORAS >>


02/02/2012
TURMAS DOADORAS >>


28/01/2012
TURMAS CORREDORAS >>


19/01/2012
TURMAS HERÓICAS >>


13/01/2012
TURMAS PROGRAMADORAS >>


06/01/2012
TURMAS ASSISTENTES >>


31/12/2011
TURMAS PROTEGIDAS >>


22/12/2011
TURMAS "PLAGISTAS" >>


18/12/2011
TURMAS SEMELHANTES >>


11/12/2011
TURMAS ESTILISTAS >>


03/12/2011
TURMAS VIAJANTES >>


26/11/2011
TURMAS FOTOGÊNICAS >>


19/11/2011
TURMAS "CYCLENÉFILAS" >>


13/11/2011
TURMAS GIGANTESCAS >>


02/11/2011
TURMAS ESCRITORAS >>


29/10/2011
TURMAS HIPNÓTICAS >>


22/10/2011
TURMAS VERTICAIS >>


12/10/2011
TURMAS COMPETITIVAS >>


05/10/2011
TURMAS BIBLIOTECÁRIAS >>


28/09/2011
TURMAS ARTÍSTICAS >>


22/09/2011
TURMAS EQUILIBRADAS E DELICADAS >>


14/09/2011
TURMAS DESTEMIDAS >>


07/09/2011
TURMAS EM MOVIMENTO >>


01/09/2011
TURMAS INTERATIVAS >>


25/08/2011
TURMAS LEITORAS >>


18/08/2011
TURMAS VIAJANTES >>


11/08/2011
TURMAS ESTRANHAS >>


04/08/2011
TURMAS IDEALIZADORAS V >>


28/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS IV >>


21/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS III >>


17/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS II >>


10/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS I >>


01/07/2011
TURMAS REUNIDAS >>


23/06/2011
TURMAS BRASILEIRAS CRIATIVAS >>


16/06/2011
TURMAS DA NATUREZA >>


08/06/2011
TURMAS AGRUPADAS >>


02/06/2011
TURMAS ORQUESTRADAS >>


26/05/2011
TURMAS DESCOBRIDORAS >>


19/05/2011
TURMAS IMPULSIVAS (SOLAR IMPULSE) >>


12/05/2011
TURMAS MALHADAS >>


05/05/2011
TURMAS DE RUA >>


26/04/2011
TURMAS SOLARES >>


22/04/2011
TURMAS ESPA(E)CIAIS >>


14/04/2011
TURMAS OUSADAS >>


08/04/2011
TURMAS CARIOCAS >>


31/03/2011
TURMAS MEXICANAS >>


26/03/2011
TURMAS HOMENAGEADAS >>


17/03/2011
TURMAS CHINESAS >>


10/03/2011
TURMAS EM RETRATO >>


03/03/2011
TURMAS CARNAVALESCAS >>


27/02/2011
TURMAS MONITORADAS >>


17/02/2011
TURMAS ESTRELADAS >>


10/02/2011
TURMAS INCRÍVEIS >>


03/02/2011
TURMAS DE BICHOS >>


27/01/2011
TURMAS "SURFISTAS" >>


20/01/2011
TURMAS "RETRÔ" >>


13/01/2011
TURMAS VIRA LATAS >>


07/01/2011
TURMAS VIDEO MANÍACAS >>


30/12/2010
TURMAS ARTESANAIS >>


21/12/2010
TURMAS TOP 10 >>


16/12/2010
TURMAS JOVENS >>


09/12/2010
TURMAS VICIADAS >>


02/12/2010
TURMAS "CABEÇA" >>


25/11/2010
TURMAS PREVENIDAS >>


20/11/2010
TURMAS INOVADORAS >>


14/11/2010
TURMAS CAPAZES >>


04/11/2010
TURMAS ALUGADAS >>


29/10/2010
TURMAS MAIAS >>


21/10/2010
TURMA DO BEM >>


14/10/2010
TURMAS HERÓICAS >>


07/10/2010
TURMAS CLÁSSICAS >>


02/10/2010
TURMAS INCRÍVEIS >>


25/09/2010
TURMAS ANIMADAS >>


17/09/2010
TURMAS MEDIEVAIS >>


09/09/2010
TURMAS DIDÁTICAS >>


01/09/2010
TURMAS MUSICAIS >>


26/08/2010
TURMAS CAFEICULTORAS >>


19/08/2010
TURMAS "EXATAS" >>


12/08/2010
TURMAS ILUSTRADAS >>


05/08/2010
TURMAS BEIJOQUEIRAS >>


29/07/2010
TURMAS SPLINTERNÉTICAS >>


22/07/2010
TURMAS MATEMÁTICAS >>


15/07/2010
TURMAS ARQUEÓLOGAS >>


08/07/2010
TURMAS BIÔNICAS >>


01/07/2010
TURMAS RENOVADAS >>


24/06/2010
TURMAS ESPACIAIS >>


17/06/2010
TURMAS MÁGICAS >>


10/06/2010
TURMAS NOTURNAS >>


03/06/2010
TURMAS CONSCIENTES >>


27/05/2010
TURMAS ILUMINADAS >>


23/05/2010
TURMAS INTELIGENTES >>


13/05/2010
TURMAS CRIATIVAS >>


07/05/2010
TURMAS COZINHEIRAS >>


29/04/2010
TURMAS DO DR. MARTENS >>


24/04/2010
TURMAS ANIVERSARIANTES >>


15/04/2010
TURMAS CURITIBANAS >>


08/04/2010
TURMAS MC DONALD'S >>


01/04/2010
TURMAS CHARLIE BROWN >>


25/03/2010
TURMAS LAVA-RÁPIDO >>


19/03/2010
TURMAS POÉTICAS >>


11/03/2010
TURMAS EM DIETA >>


04/03/2010
TURMAS AGRESSIVAS >>


25/02/2010
TURMAS PERIÓDICAS >>


18/02/2010
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


13/02/2010
TURMAS ARTÍSTICAS >>


04/02/2010
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


29/01/2010
TURMAS MINEIRAS >>


23/01/2010
TURMAS INGRATAS >>


15/01/2010
TURMAS SUÍNAS >>


24/12/2009
TURMAS DE FÉRIAS >>


17/12/2009
TURMAS NATALINAS >>


10/12/2009
TURMAS INSPIRADORAS >>


03/12/2009
TURMAS NA LUTA >>


25/11/2009
TURMAS DE SUCESSO >>


20/11/2009
TURMAS RECORDISTAS >>


13/11/2009
TURMAS INOVADORAS >>


05/11/2009
TURMAS "INGRESAS"... >>


29/10/2009
TURMAS SURFISTAS FOTOGÊNICAS >>


22/10/2009
TURMAS MARATONISTAS >>


16/10/2009
TURMAS DE PLAYBOYS >>


08/10/2009
TURMAS PERSONALIZADAS >>


01/10/2009
TURMAS PREMIADAS >>


25/09/2009
TURMAS "FESTEIRAS" >>


17/09/2009
TURMAS ESCULTURAIS >>


10/09/2009
TURMAS ELÉTRICAS >>


03/09/2009
TURMAS DESCALÇAS >>


26/08/2009
TURMAS CIENTISTAS >>


20/08/2009
TURMAS ON-LINE REALISTAS >>


13/08/2009
TURMAS VIAJANTES >>


06/08/2009
TURMAS SISTEMÁTICAS E SUGESTIVAS >>


29/07/2009
TURMAS FORTES >>


24/07/2009
TURMAS ILUSIONISTAS >>


14/07/2009
TURMAS TRANSPARENTES >>


09/07/2009
TURMAS GLOBAIS >>


03/07/2009
TURMAS ESTUDANTIS... >>


25/06/2009
TURMAS ACAMPADAS >>


19/06/2009
TURMAS OUSADAS E NOBRES >>


11/06/2009
TURMAS BIZARRAS ARQUITETÔNICAS >>


04/06/2009
TURMAS GALINÁCEAS >>


28/05/2009
TURMAS LITERÁRIAS E HIGIÊNICAS >>


18/05/2009
TURMAS FILANTRÓPICAS - WAR CHILD - HEROES >>


13/05/2009
TURMAS FACIAIS >>


07/05/2009
TURMAS DO ARREMESSO >>


01/05/2009
SERÁ O HOMEM ARANHA? >>


22/04/2009
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


15/04/2009
TURMAS BÁRBARAS >>


09/04/2009
TURMAS ARTÍSTICAS >>


01/04/2009
TURMAS MALHADAS >>


25/03/2009
DESAFIO SEBRAE - 10 ANOS >>


19/03/2009
TURMAS ARACNÍDEAS >>


12/03/2009
TURMAS COLORIDAS >>


05/03/2009
TURMAS COMPRIDAS >>


25/02/2009
TURMAS ANSIOSAS >>


19/02/2009
TURMAS DE OBAMA >>


12/02/2009
TURMAS GAÚCHAS >>


06/02/2009
TURMAS MOCHILEIRAS >>


29/01/2009
O DIA DO HOLOCAUSTO >>


22/01/2009
TURMAS CONTROVERTIDAS >>


15/01/2009
TURMAS HERÓICAS >>


04/01/2009
TURMAS HIGH TECH AEROPÔNICAS >>


02/01/2009
NOVAS TURMAS >>


25/12/2008
TURMAS EM PERIGO >>


18/12/2008
TURMAS NATALINAS >>


11/12/2008
TURMAS EM LUTA POR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS >>


04/12/2008
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


29/11/2008
TURMAS DE GREMLINS >>


20/11/2008
PACHA >>


13/11/2008
TURMAS SOLIDÁRIAS >>


06/11/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


30/10/2008
TURMAS DE BOCA ABERTA >>


22/10/2008
TURMAS HALLOWEEN >>


16/10/2008
TURMAS "BARBA, CABELO E BIGODE" >>


10/10/2008
TURMAS ZERADAS >>


01/10/2008
TURMAS DO BEM >>


25/09/2008
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


16/09/2008
TURMAS CARIOCAS >>


09/09/2008
TURMAS ALFABETIZADAS >>


04/09/2008
TURMAS INDEPENDENTES >>


29/08/2008
TURMAS BIZARRAS >>


21/08/2008
TURMAS HONRADAS >>


15/08/2008
TURMAS AÉREAS >>


07/08/2008
TURMAS OLÍMPICAS >>


31/07/2008
TURISMO ESPACIAL >>


27/07/2008
TURMAS OUSADAS >>


14/07/2008
TURMAS RELEGIOSAS >>


06/07/2008
TURMAS "UFOLÓGICAS" >>


03/07/2008
FONTE DE INSPIRAÇÃO >>


26/06/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


19/06/2008
TURMAS DOADORAS >>


12/06/2008
TURMAS JAPONESAS ALIENÍGENAS >>


05/06/2008
PROTESTO POR EDUCAÇÃO NO CHILE >>


29/05/2008
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


23/05/2008
TURMAS PREMIADAS >>


15/05/2008
VITÓRIA MINEIRA EM PARIS >>


10/05/2008
TURMAS NA DEFESA DOS ANIMAIS >>


03/05/2008
TURMAS MARCHANDO PELA VIDA >>


21/04/2008
TURMAS DE MÁRTIRES TRABALHISTAS >>


16/04/2008
TURMAS ANÔNIMAS >>


10/04/2008
TURMAS COM IDÉIAS GIGANTES >>


03/04/2008
TURMAS IMPOSSÍVEIS >>


29/03/2008
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


21/03/2008
TURMAS EM PROCISSÃO! >>


15/03/2008
TURMAS EM PAZ...COA!!! >>


08/03/2008
TURMAS BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE >>


01/03/2008
O TESOURO GENÉTICO DO PLANETA >>


22/02/2008
TURMAS EM PAZ >>


15/02/2008
TURMAS ENERGÉTICAS >>


07/02/2008
TURMAS QUE VIAJAM MUITO... >>


30/01/2008
ALÔ TURMAS??? CUIDADO PARA ONDE IR NO CARNAVAL! >>


24/01/2008
TURMAS PRESERVANDO A TERRA >>


19/01/2008
TURMAS CANDIDATAS >>


12/01/2008
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO... >>


30/12/2007
2008 COM BALADAS DIFERENTES PARA NOSSAS TURMAS... >>


23/12/2007
TURMAS PRONTAS PARA HORA DA VIRADA DO ANO... >>


16/12/2007
PAZ NO NATAL! >>


10/12/2007
UM NATAL ESPECIAL PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


03/12/2007
UM CONVITE DE NATAL ÀS NOSSAS TURMAS... >>


26/11/2007
TURMAS EM COMEMORAÇÃO... >>


19/11/2007
FELIZ NATAL A TODAS AS NOSSAS TURMAS... >>


15/11/2007
AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO... >>


06/11/2007
TURMAS DE PAPAI NOEL... >>


02/11/2007
A GALERA DO BARREIRO... >>


25/10/2007
NOSSAS TURMAS QUEREM ESPAÇO... >>


18/10/2007
TURMAS PREPARADAS PARA DAR "INPUT"... >>


14/10/2007
TURMAS DE PROFESSORES... QUE LUTAM POR DIREITOS... >>


30/09/2007
FUJA DA ROTINA OU SE PROGRAME MELHOR... >>


24/09/2007
TURMAS ALÉM DAS DIFERENÇAS >>


16/09/2007
TEM QUE SABER DIVULGAR!!! >>


10/09/2007
TURMAS QUE PROTESTAM... >>


02/09/2007
NOSSAS TURMAS PRECISAM DE REPOUSO! >>


27/08/2007
PALAVRA DE ESCOTEIRO! >>


22/08/2007
RECUPERAÇÃO DE STRESS ATRAVÉS DE SORO! >>


14/08/2007
TURMAS INDEPENDENTES >>


07/08/2007
CHEFES >>


02/08/2007
11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE >>


25/07/2007
CRIATIVIDADE NO AR!!! >>


14/07/2007
COMO TER MÚLTIPLOS ORGASMOS NAS FÉRIAS... >>


03/07/2007
TURMAS DE FÉRIAS E CURTINDO OS MELHORES MOMENTOS DO SEMESTRE... >>


29/06/2007
VAMOS DE TURMINHA QUE É MAIS BACANINHA!!! >>


18/06/2007
MENSAGENS SOBRE O ARRAIÁ DO BARREIRO >>


11/06/2007
NOSSAS TURMAS DERAM O MAIOR SHOW NO ARRAIÁ DO BARREIRO! >>


04/06/2007
TURMAS SÃO IMPORTANTES, MAS CUIDADO... >>


28/05/2007
FINAL DE SEMESTRE: MUITA FESTA E MUITA CORRERIA PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


21/05/2007
O SEMESTRE ESTÁ NO FINAL E AS NOSSAS TURMAS ESTÃO NA LUTA... >>


14/05/2007
QUE FERRARI ENTURMADA!!! >>


07/05/2007
D.A.G. >>


01/05/2007
NOSSAS TURMAS E AS "PRACAS DO BRAZIU..." >>


27/04/2007
NOSSAS TURMAS, SEMPRE COM NOVIDADES!!! >>


17/04/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO DANÇANDO ATÉ AGORA... >>


08/04/2007
NOSSAS TURMAS NÃO PERDEM UMA... >>


28/03/2007
NOSSOS SUPER-HERÓIS... >>


19/03/2007
TÁ PEGANDO FOGO... >>


12/03/2007
NOSSAS TURMAS SEMPRE PENDURADAS PELO EXCESSO DE TRABALHOS... >>


07/03/2007
PARABÉNS TEACHER! PARABÉNS ÀS NOSSAS TURMAS PELO ENTUSIASMO! >>


28/02/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO PEGANDO FOGO! >>


13/02/2007
É MUITA GENTE! >>


29/01/2007
TEM TURMA NOVA, SEM NOME AINDA!!! >>


14/12/2006
É FESTA!!! >>


05/12/2006
FÉRIAS! O FM DESEJA BOAS FÉRIAS A TODOS. >>


26/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DAS "TURMAS DO FM" (ÚÚÚÚNAGIB "LOGÍSTICA", OB CHEIROSO "EX-KALOURADAS", BARREIRO, SEM NOÇÃO) >>


13/11/2006
TURMAS UNIDAS ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA! >>


08/11/2006
TURMAS NOTA 1000! >>


07/11/2006
CHURRASCÃO QUINTO PERÍODO STO AGOSTINHO E BARREIRO NA CASA DA GISELE >>


31/10/2006
NOSSAS TURMAS ESTÃO SEMPRE ACORDADAS E NÃO ACEITAM IMITAÇÕES >>


25/10/2006
QUANTA GENTE! >>


17/10/2006
E DÁ-LHE CHURRASCO! >>


10/10/2006
TURMAS ANIMADAS! >>


01/10/2006
NOSSAS TURMAS BOTANDO PRA QUEBRAR! >>


25/09/2006
É SÓ POLÍTICA! >>


23/09/2006
NOSSAS TURMAS CONTINUAM DANDO SHOW! >>


16/09/2006
AS MELHORES TURMAS DO PLANETA! >>


10/09/2006
INADIMPLÊNCIA OU MORTE!!! >>


01/09/2006
VAMOS VOAR, GALERA! >>


25/08/2006
VAMOS EM FRENTE! >>


20/08/2006
BOM RETORNO A TODOS! >>


25/06/2006
BOAS FÉRIAS ÀS NOSSAS TURMAS! >>


17/06/2006
NOSSAS TURMAS SÓ BEBEM DEPOIS DAS 18HS >>


04/06/2006
NOSSAS TURMAS FALAM MESMO! >>


28/05/2006
NÃO TEM LIMITE PARA AS NOSSAS TURMAS! >>


21/05/2006
ESSAS TURMAS NÃO FÁCEIS! >>


15/05/2006
AS TURMAS DO BARULHO >>


07/05/2006
CARMO DO CAJURU! QUE BELEZA! >>


30/04/2006
SÓ GENTE BOA! >>


27/04/2006
NOSSAS QUERIDAS TURMAS >>


27/04/2006
SUA TURMA JÁ ESTÁ AQUI? >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
Turma do OB Cheiroso >>


06/04/2006
Turma do Barreiro >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
ESSAS TURMAS!!!! >>


20/04/2006
CRIE SUA TURMA E PARTICIPE!!! >>