TURMAS EM PERIGO
SINGAPORE FLYER
English:
http://www.daylife.com/search?q=SIngapore+Flyer+
Um grupo de 173 pessoas - incluindo muitos turistas - ficou preso dentro das cápsulas da maior roda-gigante do mundo, a Singapore Flyer, em Cingapura, ontem. O equipamento parou à s 16h15 (5h15 de BrasÃlia) após um curto-circuito ter interrompido o fornecimento de energia elétrica para um dos motores, informou a empresa responsável. Na pausa, equipes das forças de segurança locais ainda tentaram resgatar os passageiros mas, depois de retirar cinco, acabaram desistindo. O equipamento voltou a girar - permitindo a saÃda de todos - apenas seis horas mais tarde. Os passageiros eram atendidos em ambulâncias logo que desciam da roda-gigante, informou uma testemunha à agência de notÃcias Reuters. Inaugurada em fevereiro passado, a Singapore Flyer tem 165 metros de diâmetro. Ela possui 28 cápsulas do tamanho de ônibus que acomodam 28 pessoas cada uma.
Na foto: Profissionais se aproximam de cápsula cheia de pessoas, a maioria turistas, à espera da descida.
Fonte: O Tempo - 24/12/08.
Mais fotos:
http://www.daylife.com/search?q=SIngapore+Flyer+
ORIGEM DA EXPRESSÃO: À BEÇA
Em 1903, Rui Barbosa defendia a incorporação do Acre, recém-adquirido pelo Brasil, ao Amazonas. Já o sergipano Gumercindo Bessa brigava pela independência do território. Em 1920, Bessa venceu, em parte graças à sua extensa argumentação. Seu nome passou a ser usado para designar grande quantidade, e acabou incorporado à lÃngua com uma nova grafia.
Fonte: Almanaque Brasil - Número 116.
MÚSICA ELETRÔNICA
Saiba sobre os lançamentos e novidades no mundo das pick-ups no site http://rraurl.uol.com.br/.
Fonte: O Tempo - 26/12/08.
UM MUNDO DE CAMISINHAS
Surgem a cada ano 35 000 casos de aids no Brasil. Isso permite dizer que, tecnicamente, a epidemia está estabilizada. Para que não haja retrocesso, o governo investe pesadamente na distribuição gratuita de preservativos. Em 2008, bateu seu recorde, com 400 milhões de unidades entregues. Recentemente, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abriu uma licitação para adquirir, de uma só vez, 1,2 bilhão de camisinhas para 2009. Será a maior compra de preservativos já realizada no mundo.
Fonte: Veja - Edição 2092.
PASSO ATRÃS
Pela primeira vez em muitos anos, o Diário Oficial de Minas publicou vários atos cancelando ou adiando protocolos de intenções assinados pelo governo com empresas, nos quais o Estado se comprometia a dar incentivos e financiamento para novos investimentos. A interrupção desses protocolos é uma demonstração de que as empresas signatárias mudaram suas intenções: agora, querem engavetar projetos de expansão e novos negócios.
Raquel Faria - Fonte: O Tempo - 21/12/08.
VIDA SAUDÃVEL PARA OS ANIMAIS
O inglês Simon Tofield faz sucesso na internet com suas famosas animações Simon’s Cat, que mostram as peripécias de um gatinho faminto em cenas cotidianas. Agora Tofield se uniu à organização britânica Real Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais para produzir uma animação que mostra como os animais domésticos, no caso um cachorro, podem ficar obesos quando são alimentados em excesso, sobretudo com restos de comida. O vÃdeo foi visto mais de 300 mil vezes.
http://www.youtube.com/watch?v=NQCwHluBqFc
Renata Leal - Fonte: Bombou na Web (http://www.bombounaweb.com.br).
THE OPTUS TENNIS CHALLENGE
Não deixe a bolinha cair...
http://www.jogosok.com/jogos-de-esportes-optus-tennis-challenge-I4322.htm
(Colaboração: Viana)
LULA É CONSIDERADO A 18ª PERSONALIDADE MAIS INFLUENTE DO PLANETA
Presidente do Brasil aparece na frente do papa, Bill Gates e Osama bin Laden.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em 18º Lugar na lista das 50 pessoas mais poderosas do mundo, segundo levantamento realizado pela revista norte-americana "Newsweek".
O primeiro colocado no ranking da publicação é o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, seguido pelo presidente chinês Hu Jintao, e pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. "O estudo sobre o poder não é somente para divertir, mas também para iluminar", informa a revista antes de divulgar a lista dos 50 nomes.
O presidente Lula é o único chefe de Estado da América Latina que faz parte da lista e o latino-americano melhor posicionado. O outro é o empresário mexicano de origem libanesa, Carlos Slim Helú, considerado um dos homens mais ricos do mundo. Depois de ter alcançado nÃveis recordes de popularidade, a presença de Lula na pesquisa representa mais uma conquista.
Em sua apresentação, o presidente é elogiado por sua polÃtica fiscal. A revista ressalta ainda que o Brasil tem US$ 207 bilhões de reservas. "Graças à polÃtica fiscal de Lula, o Brasil está hoje entre as economias emergentes mais saudáveis do mundo", informa a revista.
Nomes. Aparecem também o fundador da Microsoft, Bill Gates (22º), o papa Bento XVI (37º), o terrorista Osama bin Laden (42º) e o lÃder budista Dalai Lama. A última posição é ocupada pelo empresário Jim Rogers. E a mulher mais bem colocada é a primeira ministra da Alemanha, Angela Merkel.
Os dez primeiros
1. Barack Obama
2. Hu Jintao - pres. China
3. Nicolas Sarkozy - pres. França
4. Ben Bernanke - pres. Banco Central EUA
5. Jean-Claude Trichet - pres. Banco Central Europeu
6. Masaaki Shirakawa - pres. do Banco Central Japão
7. Gordon Brown - premiê britânico
8. Angela Merkel - chanceler alemã
9. Vladimir Putin - premiê russo
10. Abdullah bin Abdulaziz Al-Saud - rei saudita
Lista. Uma posição à frente de Lula está Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso na Ãndia, e uma atrás aparece o bilionário investidor Warren Buffet.
Fonte: O Tempo - 23/12/08.
PERFUME DE HAMBÚRGUER NOS EUA
Alguns norte-americanos amantes de hambúrguer ficaram decepcionados no Natal por não conseguirem comprar um perfume lançado pela rede de lanchonetes Burger King que se tornou o presente mais difÃcil de achar nos Estados Unidos.
A segunda maior cadeia de hambúrgueres do mundo lançou um perfume masculino chamado "Flame" especialmente para o Natal. A empresa descreve o produto como "a essência da sedução, com um toque de carne grelhada".
A edição limitada de eau de Whopper era vendida exclusivamente nas lojas Ricky, em Nova York, por US$ 3,99, mas esgotou-se depois de alguns dias e era vendida no site de leilões eBay por até US$ 70 o vidro com 5 ml.
Fonte: O Tempo - 27/12/08.
Veja - http://www.firemeetsdesire.com/
ESQUISITOLOGIA
Em 1985, o estudante inglês Richard Wiseman passou algumas horas na estação de trem de King’s Cross, em Londres, olhando pessoas que encontravam seus parceiros ao desembarcar na plataforma. Bem na hora em que os casais se abraçavam, ele se aproximava, ligava um cronômetro e perguntava: “Com licença, vocês poderiam participar de um experimento cientÃfico? Basta dizer quantos segundos se passaram desde que eu disse as palavras ‘com licença’â€. Wiseman não era um louco. Ele é psicólogo da Universidade de Hertfordshire e um dos principais nomes da “Esquisitologia†(Quinkology, em inglês), um ramo da psicologia que investiga aspectos curiosos do comportamento humano. No experimento da estação ferroviária, ele concluiu que os indivÃduos, quando apaixonados, subestimam a passagem do tempo. Todos os entrevistados diziam que o intervalo havia sido mais curto do que fora na realidade. Outros estudos, como os sinais que revelam um mentiroso ou quais as cidades do mundo onde se anda mais rápido, estão no livro Esquisitologia – A Estranha Psicologia da Vida Cotidiana, lançado no Brasil pela editora Best-Seller.
Wiseman está para a psicologia como o americano Steven Levitt, autor do best-seller Freakonomics, está para a economia. Ambos buscam respostas para questões do dia-a-dia que a academia formal costuma ignorar. Qual é a piada mais engraçada do mundo? Essa pergunta também foi estudada pela Esquisitologia. Se não chegou a uma resposta concreta, Wiseman desvendou alguns segredos importantes sobre o que mais afeta o humor dos indivÃduos. Em 2001, ele criou um projeto internacional chamado LaughLab (laboratório do riso). Numa extensa pesquisa pela internet, convocava as pessoas a atribuir uma cotação a piadas de uma lista. Descobriu, por exemplo, que anedotas que contêm muitos fonemas com a letra K provocam mais risadas. Também fazem sucesso as que expõem ao ridÃculo alguém investido de poder. “É a diferença entre comédia e tragédia: se você cair no bueiro, é comédia. Se eu cair, é tragédiaâ€, diz Wiseman, com seu inegável senso de humor britânico.
Recentemente, o autor estudou o ritmo de vida no mundo. Num mesmo dia, entre 11h30 e 14 horas, pesquisadores munidos de cronômetros mediram quanto tempo 35 homens e 35 mulheres levaram para percorrer 18 metros de uma calçada larga e plana, sem obstáculos. O resultado foi uma classificação global que começa com Cingapura e termina com Blantyre, em Malawi. Nova York é a oitava. Salvador, apesar da fama, não fez parte do teste.
Como fazia em 1985, Wiseman segue flertando com a psicologia do romance. Há alguns anos, debruçou-se sobre os anúncios pessoais. Coletou vários em jornais e sites e pediu a homens e mulheres que dissessem a quais responderiam. Concluiu que eram mais eficazes aqueles em que as pessoas falavam de si mesmas, em vez de detalhar o que estavam procurando na outra pessoa. Na fase seguinte da pesquisa, descobriu que os anúncios de mulheres redigidos por homens atraÃam mais pretendentes que os escritos por mulheres. “Homens sabem melhor que mulheres o que atrai outros homensâ€. O oposto não era verdadeiro. Mulheres que se passavam por homens não tinham o mesmo sucesso que os homens nas mensagens para mulheres.
Segundo o livro de Wiseman, o pai da Esquisitologia é o cientista vitoriano Francis Galton. Depois de medir a reação das platéias à s palestras dos colegas, ele desistiu dos assuntos que pareciam cansativos e foi atrás de outros mais originais. Criou o “mapa da beleza†na Grã-Bretanha. Caminhando pelas ruas das principais cidades, contava secretamente as pessoas que tinham aparência boa, mediana ou má. Também estudou qual é a melhor maneira de preparar a xÃcara de chá perfeita. Construiu um termômetro especial para monitorar a água e concluiu que o máximo do sabor ocorre quando a água do bule é mantida entre 82 e 88 graus e permanece sobre as folhas por oito minutos.
Uma das pesquisas mais interessantes da Esquisitologia é sobre a influência das datas de nascimento na sorte e na morte. Na década de 1970, David Phillips, da Universidade da Califórnia, acreditava que as pessoas eram capazes de adiantar ou adiar a morte de acordo com momentos importantes da vida. Charles Schulz, por exemplo, o cartunista criador de Charlie Brown e Snoopy, morreu um dia antes da publicação de sua última história em quadrinhos. Três presidentes americanos morreram no dia 4 de julho, a data mais festejada do paÃs. Phillips analisou 3 milhões de atestados de óbito em seu Estado, entre 1969 e 1990, e chegou à conclusão de que as mulheres têm mais probabilidade de morrer na semana seguinte ao aniversário, mais que em qualquer outro perÃodo do ano. Já os homens costumam morrer na semana anterior ao aniversário. A idéia, claro, causou discussão, mas os dados eram consistentes.
Wiseman, apontado pela revista Scientific American como “o psicólogo mais interessante e inovador do mundo atualâ€, acredita que o ponto de partida para alguém se tornar um “esquisitólogo†é a curiosidade sobre fatos cotidianos e a capacidade de observação. “Quando eu era adolescente, costumava trabalhar como mágico e me interessava muito pelo motivo de os espectadores não conseguirem perceber o que acontecia diante de seus olhos. Afinal, eles queriam ser enganados?†Sobre uma vertente da Esquisitologia que estuda a influência dos nomes nas escolhas profissionais dos indivÃduos – um grande número de oceanógrafos de sobrenome Fish (peixe) e meteorologistas chamados Frost (geada) e Flood (inundação) –, ele diz que seu nome, Wiseman (homem sábio), certamente o influenciou desde muito pequeno. “Tanto como mágico quanto como acadêmicoâ€.
Alguns dos temas bizarros pesquisados pela Esquisitologia:
- As pessoas preferem usar um suéter que caiu sobre fezes de cachorro e não foi lavado a usar uma peça de roupa que foi lavada, mas pertencia a um assassino em série;
- As mulheres têm mais probabilidade de morrer na semana seguinte ao aniversário do que em qualquer outra semana do ano; entre os homens, a maior probabilidade é na semana anterior ao aniversário;
- Mulheres que dirigem utilitários têm mais probabilidade de passar pela fila expressa do supermercado com mais de dez artigos, de ultrapassar o limite de velocidade e de estacionar em local proibido.
Fonte: Época - Número 553.
O livro - http://www.submarino.com.br/produto/1/21419951
Universidade de Hertfordshire - http://www.herts.ac.uk/
Universidade da Califórnia - http://www.ucla.edu/
Scientific American - http://www.sciam.com/
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco†do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php