Faculdade Mental
TURMAS DO FM - 21/04/2008

  

TURMAS DE MÁRTIRES TRABALHISTAS

MÁRTIRES DE CHICAGO


Parsons, Engel, Spies e Fischer foram enforcados, Lingg (ao centro) suicidou-se na prisão.


CHICAGO, MAIO DE 1886
O retrocesso vivido nestes primórdios do século XXI remete-nos diretamente aos piores momentos dos primórdios do Modo de Produção Capitalista, quando ainda eram comuns práticas ainda mais selvagens. Não apenas se buscava a extração da mais-valia, através de baixos salários, mas até mesmo a saúde física e mental dos trabalhadores estava comprometida por jornadas que se estendiam até 17 horas diárias, prática comum nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos.
Com as primeiras organizações, surgiram também as campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redução da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. Duas importantes organizações lideravam os trabalhadores e dirigiam as manifestações em todo o país: a AFL (Federação Americana de Trabalho) e a Knights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). As organizações, sindicatos e associações que surgiam eram formadas principalmente por trabalhadores de tendências políticas socialistas, anarquistas e social-democratas. Em 1886, Chicago foi palco de uma intensa greve operária. À época, Chicago não era apenas o centro da máfia e do crime organizado era também o centro do anarquismo na América do Norte, com importantes jornais operários como o Arbeiter Zeitung e o Verboten, dirigidos respectivamente por August Spies e Michel Schwab.
Como já se tornou praxe, os jornais patronais chamavam os líderes operários de cafajestes, preguiçosos e canalhas que buscavam criar desordens. Uma passeata pacífica, composta de trabalhadores, desempregados e familiares silenciou momentaneamente tais críticas, embora com resultados trágicos no pequeno prazo. No alto dos edifícios e nas esquinas estava posicionada a repressão policial. A manifestação terminou com um ardente comício.
No dia 3, a greve continuava em muitos estabelecimentos. Diante da fábrica McCormick Harvester, a policia disparou contra um grupo de operários, matando seis, deixando 50 feridos e centenas presos, Spies convocou os trabalhadores para uma concentração na tarde do dia 4. O ambiente era de revolta apesar dos líderes pedirem calma.
Os oradores se revesavam; Spies, Parsons e Sam Fieldem, pediram a união e a continuidade do movimento. No final da manifestação um grupo de 180 policiais atacou os manifestantes, espancando-os e pisoteando-os. Uma bomba estourou no meio dos guardas, uns 60 foram feridos e vários morreram. Reforços chegaram e começaram a atirar em todas as direções. Centenas de pessoas de todas as idades morreram.
A repressão foi aumentando num crescendo sem fim: decretou-se “Estado de Sítio” e proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas, criminosos e gângsters pagos pelos patrões invadiram casas de trabalhadores, espancando-os e destruindo seus pertences.
A justiça burguesa levou a julgamento os líderes do movimento, August Spies, Sam Fieldem, Oscar Neeb, Adolph Fischer, Michel Shwab, Louis Lingg e Georg Engel. O julgamento começou dia 21 de junho e desenrolou-se rapidamente. Provas e testemunhas foram inventadas. A sentença foi lida dia 9 de outubro, no qual Parsons, Engel, Fischer, Lingg, Spies foram condenados à morte na forca; Fieldem e Schwab, à prisão perpétua e Neeb a quinze anos de prisão.
Spies fez a sua última defesa:
"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário - este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, esperam a redenção – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!"
Parsons também fez um discurso:
"Arrebenta a tua necessidade e o teu medo de ser escravo, o pão é a liberdade, a liberdade é o pão". Fez um relato da ação dos trabalhadores, desmascarando a farsa dos patrões com minúcias e falou de seus ideais:
"A propriedade das máquinas como privilégio de uns poucos é o que combatemos, o monopólio das mesmas, eis aquilo contra o que lutamos. Nós desejamos que todas as forças da natureza, que todas as forças sociais, que essa força gigantesca, produto do trabalho e da inteligência das gerações passadas, sejam postas à disposição do homem, submetidas ao homem para sempre. Este e não outro é o objetivo do socialismo".
No dia 11 de novembro, Spies, Engel, Fischer e Parsons foram levados para o pátio da prisão e executados. Lingg não estava entre eles, pois suicidou-se. Seis anos depois, o governo de Illinois, pressionado pelas ondas de protesto contra a iniqüidade do processo, anulou a sentença e libertou os três sobreviventes.
Leia mais: http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm


ENGENHARIA, A REENGENHARIA DO FUTURO
Trazer a A realização da Convenção Mundial de Engenheiros de 2008 para o Brasil é obter uma grande conquista e, ao mesmo tempo, impor-nos um respeitável desafio.
O Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), a Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e a WFEO (Federação Mundial de Engenheiros) assumiram o compromisso de organizá-la com sucesso igual ou ainda maior que o das versões anteriores, em Hannover (Alemanha) e Xangai (China).
Nos primeiros três anos de preparação, investimos muita energia, esforço e responsabilidade de envergadura correspondente às expectativas que precedem o maior e mais importante evento da engenharia mundial. Para o Brasil, um acontecimento nessa área e desse porte é, em primeiro lugar, conseqüência do interesse crescente pela engenharia no país.
Em segundo lugar, demonstra a relevância do tema em questão, "Inovação com Responsabilidade Social", no dia-a-dia de atores corporativos, entidades de representação da categoria e até mesmo de órgãos públicos.
Por último, confirma a ascensão do Brasil ao oitavo lugar no ranking dos países que mais recebem eventos internacionais, segundo dados recém-divulgados pela Associação Internacional de Congressos e Convenções.
Prova-nos que a engenharia é a profissão do futuro por um motivo nobre: caminhando lado a lado com o compromisso social, esclarece-se a verdadeira dimensão do exercício profissional de um engenheiro.
O Confea, que hoje reúne um universo de 900 mil profissionais, 200 mil empresas e mais de 1,2 mil entidades, tem consciência da necessidade de realizar um congresso à altura da engenharia brasileira.
A engenharia, aliás, trata-se de um diálogo universal, que faz interfaces com todos os temas rodeados pela idéia de futuro sustentável: indústria, infra-estrutura, água, saúde, energia, habitação, biodiversidade.
Por ser atividade considerada essencial ao processo de inovação tecnológica, a falta de investimentos nessa área representa retração importante dos potenciais tecnológico e inovador nacionais: é o que ocorre hoje com o Brasil, o chamado "apagão do conhecimento", situação caracterizada por profunda escassez de profissionais qualificados no mercado.
Os números revelam por que o cenário é tão grave: por causa do aquecimento econômico e o conseqüente aumento da demanda por grandes obras de infra-estrutura no país, hoje o déficit de engenheiros no mercado brasileiro ultrapassa os 45 mil, constituindo uma das principais barreiras ao bom andamento do PAC. Com isso, já neste ano importaremos mais profissionais estrangeiros para gerenciar grandes construções, em vez de contratar engenheiros brasileiros.
Enquanto o Brasil forma 23 mil engenheiros por ano, o que representa um terço da demanda atual no país, a Coréia do Sul forma 80 mil. Enquanto o Brasil tem cerca de 6 engenheiros para cada 1.000 pessoas economicamente ativas, EUA e Japão têm cerca de 25. Com o mercado inflacionado, os salários sobem e a categoria vem recuperando o prestígio e o reconhecimento por sua importância social.
No esteio dessa revalorização profissional, Brasília passará de capital brasileira a capital mundial da engenharia, recebendo de 2 a 6 de dezembro mais de 5.000 participantes vindos dos cinco continentes. Serão profissionais, estudantes e pesquisadores participando de fóruns, palestras e visitas técnicas, todos norteados pelas discussões de meio ambiente, futuro e engenharia sustentável.
No encontro, teremos a oportunidade ímpar de planejar a consecução dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Estaremos obstinados em buscar especialmente o sétimo objetivo, que é a garantia da sustentabilidade ambiental.
Será o momento de mostrar ao mundo como podemos, juntos -engenheiros, empresas, entidades de classe, instituições de ensino e governo- superar os maiores problemas do nosso tempo. Caminhamos com celeridade para estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, visando alcançar transformações econômicas, sociais e ambientais.
A experiência de pensar as grandes questões da humanidade, conhecendo nossas fragilidades e potencialidades, é o que pretendemos mostrar na WEC 2008 (Convenção Mundial de Engenheiros, na sigla em inglês). A associação das mais avançadas tecnologias, da preservação ambiental e da erradicação da pobreza é a tríplice bandeira levantada por Confea, Febrae e WFEO.
São menos de nove meses que nos separam de um imperdível encontro com o futuro. Ricardo Veiga, 65, professor emérito da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (campus de Botucatu), é presidente em exercício do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Fonte: Folha de S.Paulo - 21/04/08.
Sites:
http://www.wec2008.org.br/pt/press_integra.php
http://www.confea.org.br/
http://www.febrae.org.br/index2.asp
http://www.wfeo.org/
http://www.iccaworld.com/
http://www.objetivosdomilenio.org.br/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
nossas turmas

02/11/2017
TURMAS TATUADAS... >>


09/04/2017
TURMAS ESTUDIOSAS... >>


18/02/2017
TURMAS CASTIGADAS... >>


30/12/2016
TURMAS NECESSITADAS >>


09/10/2016
TURMAS MUSICAIS >>


31/08/2016
TURMAS SEM PLANEJAMENTO... >>


02/07/2016
TURMAS (DES)ORGANIZADAS... >>


30/04/2016
TURMAS HUMANAS >>


13/03/2016
TURMAS DIFERENTES >>


26/01/2016
TURMAS INTERATIVAS... >>


22/12/2015
TURMAS LETRADAS >>


28/11/2015
TURMAS DESCONTRAÍDAS... >>


24/10/2015
TURMAS PIZZAOILAS >>


19/09/2015
TURMAS INVISÍVEIS >>


14/06/2015
TURMAS HIDRATADAS... >>


05/06/2015
TURMAS FELIZES??? >>


22/04/2015
TURMAS VIRTUAIS >>


22/03/2015
TURMAS SAUNEIRAS... >>


22/02/2015
TURMAS MAGNÉTICAS... >>


18/01/2015
TURMAS EM FÉRIAS >>


11/12/2014
TURMAS DESCOLADAS >>


16/11/2014
TURMAS ECONOMICAS... >>


14/10/2014
TURMAS SENSÍVEIS... >>


17/09/2014
TURMAS SOCIAIS >>


31/08/2014
TURMAS DE SUCESSO >>


17/08/2014
TURMAS VISIONÁRIAS... >>


27/07/2014
TURMAS MASCARADAS... >>


13/07/2014
TURMAS ALCOÓLICAS >>


09/06/2014
TURMAS PRECAVIDAS... >>


29/05/2014
TURMAS APIMENTADAS... >>


08/05/2014
TURMAS DIFERENTES... >>


24/04/2014
TURMAS FICTÍCIAS... >>


10/04/2014
TURMAS TRABALHANDO... >>


21/03/2014
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


08/03/2014
TURMAS FELIZES... >>


23/02/2014
TURMAS EM EVOLUÇÃO... >>


07/02/2014
TURMAS INTELIGENTES >>


24/01/2014
TURMAS ARTÍSTICAS >>


15/01/2014
TURMAS EXPERIENTES >>


24/12/2013
TURMAS ESTRESSADAS... >>


15/12/2013
TURMAS HEREDITÁRIAS... >>


07/12/2013
TURMAS NATALINAS >>


24/11/2013
TURMAS “NANICAS” >>


19/11/2013
TURMAS CEARENSES >>


03/11/2013
TURMAS QUALIFICADAS >>


26/10/2013
TURMAS OTIMISTAS >>


19/10/2013
TURMAS MAPEADAS >>


12/10/2013
TURMAS ARTÍSTICAS >>


05/10/2013
TURMAS LEITORAS >>


25/09/2013
TURMAS VIRAIS >>


13/09/2013
TURMAS PESQUISADORAS >>


08/09/2013
TURMAS LIMPINHAS... >>


31/08/2013
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


24/08/2013
TURMAS COLETIVAS >>


17/08/2013
TURMAS INIGUALÁVEIS >>


10/08/2013
TURMAS CERVEJEIRAS... >>


03/08/2013
TURMAS INVISÍVEIS >>


20/07/2013
TURMAS BEM-VINDAS... >>


13/07/2013
TURMAS URBANAS >>


06/07/2013
TURMAS GEOMÉTRICAS >>


27/06/2013
TURMAS VIAJANTES >>


20/06/2013
TURMAS INSPIRADAS >>


13/06/2013
TURMAS MINEIRAS >>


06/06/2013
TURMAS EVOLUÍDAS... >>


30/05/2013
TURMAS VOADORAS >>


23/05/2013
TURMAS CHEIAS DE IDEIAS >>


05/05/2013
TURMAS OBSERVADORAS >>


29/04/2013
TURMAS DE ALUGUEL >>


21/04/2013
TURMAS PERSAS >>


12/04/2013
TURMAS “ESTUDIOSAS”... >>


06/04/2013
TURMAS DO DESIGN >>


29/03/2013
TURMAS TRAJADAS... >>


23/03/2013
TURMAS FESTEIRAS >>


14/03/2013
TURMAS MINEIRAS... >>


07/03/2013
TURMAS HOTELEIRAS >>


28/02/2013
TURMAS DOURADAS >>


22/02/2013
TURMAS CONSTRUTORAS >>


14/02/2013
TURMAS ESCULTORAS >>


07/02/2013
TURMAS ILUSTRADAS >>


31/01/2013
TURMAS DIPLOMADAS >>


24/01/2013
TURMAS HARMÔNICAS >>


19/01/2013
TURMAS CAMUFLADAS >>


13/01/2013
TURMAS TRAJADAS >>


04/01/2013
TURMAS INFLÁVEIS... >>


27/12/2012
TURMAS CIENTÍFICAS >>


20/12/2012
TURMAS EM RETROSPECTIVA >>


13/12/2012
TURMAS VOADORAS >>


06/12/2012
TURMAS DESESPERADAS >>


30/11/2012
TURMAS DORMINHOCAS >>


23/11/2012
TURMAS MARCIANAS >>


15/11/2012
TURMAS BILIONÁRIAS >>


08/11/2012
TURMAS BIOMÉDICAS >>


02/11/2012
TURMAS HOTELEIRAS >>


25/10/2012
TURMAS PERFECCIONISTAS >>


18/10/2012
TURMAS CLIMÁTICAS >>


11/10/2012
TURMAS TALENTOSAS >>


03/10/2012
TURMAS UNIVERSITÁRIAS >>


26/09/2012
TURMAS CACHACEIRAS... >>


20/09/2012
TURMAS ENTREVISTADAS >>


12/09/2012
TURMAS IMPROVISADAS >>


05/09/2012
TURMAS NA CHUVA >>


30/08/2012
TURMAS CARETAS >>


24/08/2012
TURMAS LIMPAS >>


15/08/2012
TURMAS VIGILANTES >>


09/08/2012
TURMAS RARAS... >>


05/08/2012
TURMAS CARNÍVORAS >>


30/07/2012
TURMAS CONECTADAS >>


21/07/2012
TURMAS CHINESAS >>


12/07/2012
TURMAS BRASILEIRAS... >>


05/07/2012
TURMAS ARTÍSTICAS >>


28/06/2012
TURMAS AFRICANAS >>


21/06/2012
TURMAS DIVORCIADAS >>


16/06/2012
TURMAS COMILONAS >>


09/06/2012
TURMAS CLONADAS >>


02/06/2012
TURMAS MEXICANAS >>


25/05/2012
TURMAS FACIAIS >>


12/05/2012
TURMAS RECORDISTAS... >>


03/05/2012
TURMAS MILIONÁRIAS... >>


28/04/2012
TURMAS ILUMINADAS >>


21/04/2012
TURMAS PESQUISADORAS >>


14/04/2012
TURMAS SKATISTAS... >>


05/04/2012
TURMAS ESFEROGRÁFICAS >>


31/03/2012
TURMAS "EMPILHADAS" >>


24/03/2012
TURMAS LEITORAS >>


15/03/2012
TURMAS RESISTENTES >>


07/03/2012
TURMAS FEMININAS >>


29/02/2012
TURMAS ALTERNATIVAS... >>


22/02/2012
TURMAS MASCARADAS >>


18/02/2012
TURMAS INTERATIVAS >>


09/02/2012
TURMAS SONHADORAS >>


02/02/2012
TURMAS DOADORAS >>


28/01/2012
TURMAS CORREDORAS >>


19/01/2012
TURMAS HERÓICAS >>


13/01/2012
TURMAS PROGRAMADORAS >>


06/01/2012
TURMAS ASSISTENTES >>


31/12/2011
TURMAS PROTEGIDAS >>


22/12/2011
TURMAS "PLAGISTAS" >>


18/12/2011
TURMAS SEMELHANTES >>


11/12/2011
TURMAS ESTILISTAS >>


03/12/2011
TURMAS VIAJANTES >>


26/11/2011
TURMAS FOTOGÊNICAS >>


19/11/2011
TURMAS "CYCLENÉFILAS" >>


13/11/2011
TURMAS GIGANTESCAS >>


02/11/2011
TURMAS ESCRITORAS >>


29/10/2011
TURMAS HIPNÓTICAS >>


22/10/2011
TURMAS VERTICAIS >>


12/10/2011
TURMAS COMPETITIVAS >>


05/10/2011
TURMAS BIBLIOTECÁRIAS >>


28/09/2011
TURMAS ARTÍSTICAS >>


22/09/2011
TURMAS EQUILIBRADAS E DELICADAS >>


14/09/2011
TURMAS DESTEMIDAS >>


07/09/2011
TURMAS EM MOVIMENTO >>


01/09/2011
TURMAS INTERATIVAS >>


25/08/2011
TURMAS LEITORAS >>


18/08/2011
TURMAS VIAJANTES >>


11/08/2011
TURMAS ESTRANHAS >>


04/08/2011
TURMAS IDEALIZADORAS V >>


28/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS IV >>


21/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS III >>


17/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS II >>


10/07/2011
TURMAS IDEALIZADORAS I >>


01/07/2011
TURMAS REUNIDAS >>


23/06/2011
TURMAS BRASILEIRAS CRIATIVAS >>


16/06/2011
TURMAS DA NATUREZA >>


08/06/2011
TURMAS AGRUPADAS >>


02/06/2011
TURMAS ORQUESTRADAS >>


26/05/2011
TURMAS DESCOBRIDORAS >>


19/05/2011
TURMAS IMPULSIVAS (SOLAR IMPULSE) >>


12/05/2011
TURMAS MALHADAS >>


05/05/2011
TURMAS DE RUA >>


26/04/2011
TURMAS SOLARES >>


22/04/2011
TURMAS ESPA(E)CIAIS >>


14/04/2011
TURMAS OUSADAS >>


08/04/2011
TURMAS CARIOCAS >>


31/03/2011
TURMAS MEXICANAS >>


26/03/2011
TURMAS HOMENAGEADAS >>


17/03/2011
TURMAS CHINESAS >>


10/03/2011
TURMAS EM RETRATO >>


03/03/2011
TURMAS CARNAVALESCAS >>


27/02/2011
TURMAS MONITORADAS >>


17/02/2011
TURMAS ESTRELADAS >>


10/02/2011
TURMAS INCRÍVEIS >>


03/02/2011
TURMAS DE BICHOS >>


27/01/2011
TURMAS "SURFISTAS" >>


20/01/2011
TURMAS "RETRÔ" >>


13/01/2011
TURMAS VIRA LATAS >>


07/01/2011
TURMAS VIDEO MANÍACAS >>


30/12/2010
TURMAS ARTESANAIS >>


21/12/2010
TURMAS TOP 10 >>


16/12/2010
TURMAS JOVENS >>


09/12/2010
TURMAS VICIADAS >>


02/12/2010
TURMAS "CABEÇA" >>


25/11/2010
TURMAS PREVENIDAS >>


20/11/2010
TURMAS INOVADORAS >>


14/11/2010
TURMAS CAPAZES >>


04/11/2010
TURMAS ALUGADAS >>


29/10/2010
TURMAS MAIAS >>


21/10/2010
TURMA DO BEM >>


14/10/2010
TURMAS HERÓICAS >>


07/10/2010
TURMAS CLÁSSICAS >>


02/10/2010
TURMAS INCRÍVEIS >>


25/09/2010
TURMAS ANIMADAS >>


17/09/2010
TURMAS MEDIEVAIS >>


09/09/2010
TURMAS DIDÁTICAS >>


01/09/2010
TURMAS MUSICAIS >>


26/08/2010
TURMAS CAFEICULTORAS >>


19/08/2010
TURMAS "EXATAS" >>


12/08/2010
TURMAS ILUSTRADAS >>


05/08/2010
TURMAS BEIJOQUEIRAS >>


29/07/2010
TURMAS SPLINTERNÉTICAS >>


22/07/2010
TURMAS MATEMÁTICAS >>


15/07/2010
TURMAS ARQUEÓLOGAS >>


08/07/2010
TURMAS BIÔNICAS >>


01/07/2010
TURMAS RENOVADAS >>


24/06/2010
TURMAS ESPACIAIS >>


17/06/2010
TURMAS MÁGICAS >>


10/06/2010
TURMAS NOTURNAS >>


03/06/2010
TURMAS CONSCIENTES >>


27/05/2010
TURMAS ILUMINADAS >>


23/05/2010
TURMAS INTELIGENTES >>


13/05/2010
TURMAS CRIATIVAS >>


07/05/2010
TURMAS COZINHEIRAS >>


29/04/2010
TURMAS DO DR. MARTENS >>


24/04/2010
TURMAS ANIVERSARIANTES >>


15/04/2010
TURMAS CURITIBANAS >>


08/04/2010
TURMAS MC DONALD'S >>


01/04/2010
TURMAS CHARLIE BROWN >>


25/03/2010
TURMAS LAVA-RÁPIDO >>


19/03/2010
TURMAS POÉTICAS >>


11/03/2010
TURMAS EM DIETA >>


04/03/2010
TURMAS AGRESSIVAS >>


25/02/2010
TURMAS PERIÓDICAS >>


18/02/2010
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


13/02/2010
TURMAS ARTÍSTICAS >>


04/02/2010
TURMAS DE ENGENHEIROS >>


29/01/2010
TURMAS MINEIRAS >>


23/01/2010
TURMAS INGRATAS >>


15/01/2010
TURMAS SUÍNAS >>


24/12/2009
TURMAS DE FÉRIAS >>


17/12/2009
TURMAS NATALINAS >>


10/12/2009
TURMAS INSPIRADORAS >>


03/12/2009
TURMAS NA LUTA >>


25/11/2009
TURMAS DE SUCESSO >>


20/11/2009
TURMAS RECORDISTAS >>


13/11/2009
TURMAS INOVADORAS >>


05/11/2009
TURMAS "INGRESAS"... >>


29/10/2009
TURMAS SURFISTAS FOTOGÊNICAS >>


22/10/2009
TURMAS MARATONISTAS >>


16/10/2009
TURMAS DE PLAYBOYS >>


08/10/2009
TURMAS PERSONALIZADAS >>


01/10/2009
TURMAS PREMIADAS >>


25/09/2009
TURMAS "FESTEIRAS" >>


17/09/2009
TURMAS ESCULTURAIS >>


10/09/2009
TURMAS ELÉTRICAS >>


03/09/2009
TURMAS DESCALÇAS >>


26/08/2009
TURMAS CIENTISTAS >>


20/08/2009
TURMAS ON-LINE REALISTAS >>


13/08/2009
TURMAS VIAJANTES >>


06/08/2009
TURMAS SISTEMÁTICAS E SUGESTIVAS >>


29/07/2009
TURMAS FORTES >>


24/07/2009
TURMAS ILUSIONISTAS >>


14/07/2009
TURMAS TRANSPARENTES >>


09/07/2009
TURMAS GLOBAIS >>


03/07/2009
TURMAS ESTUDANTIS... >>


25/06/2009
TURMAS ACAMPADAS >>


19/06/2009
TURMAS OUSADAS E NOBRES >>


11/06/2009
TURMAS BIZARRAS ARQUITETÔNICAS >>


04/06/2009
TURMAS GALINÁCEAS >>


28/05/2009
TURMAS LITERÁRIAS E HIGIÊNICAS >>


18/05/2009
TURMAS FILANTRÓPICAS - WAR CHILD - HEROES >>


13/05/2009
TURMAS FACIAIS >>


07/05/2009
TURMAS DO ARREMESSO >>


01/05/2009
SERÁ O HOMEM ARANHA? >>


22/04/2009
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


15/04/2009
TURMAS BÁRBARAS >>


09/04/2009
TURMAS ARTÍSTICAS >>


01/04/2009
TURMAS MALHADAS >>


25/03/2009
DESAFIO SEBRAE - 10 ANOS >>


19/03/2009
TURMAS ARACNÍDEAS >>


12/03/2009
TURMAS COLORIDAS >>


05/03/2009
TURMAS COMPRIDAS >>


25/02/2009
TURMAS ANSIOSAS >>


19/02/2009
TURMAS DE OBAMA >>


12/02/2009
TURMAS GAÚCHAS >>


06/02/2009
TURMAS MOCHILEIRAS >>


29/01/2009
O DIA DO HOLOCAUSTO >>


22/01/2009
TURMAS CONTROVERTIDAS >>


15/01/2009
TURMAS HERÓICAS >>


04/01/2009
TURMAS HIGH TECH AEROPÔNICAS >>


02/01/2009
NOVAS TURMAS >>


25/12/2008
TURMAS EM PERIGO >>


18/12/2008
TURMAS NATALINAS >>


11/12/2008
TURMAS EM LUTA POR CONDIÇÕES CLIMÁTICAS >>


04/12/2008
TURMAS PREGUIÇOSAS >>


29/11/2008
TURMAS DE GREMLINS >>


20/11/2008
PACHA >>


13/11/2008
TURMAS SOLIDÁRIAS >>


06/11/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


30/10/2008
TURMAS DE BOCA ABERTA >>


22/10/2008
TURMAS HALLOWEEN >>


16/10/2008
TURMAS "BARBA, CABELO E BIGODE" >>


10/10/2008
TURMAS ZERADAS >>


01/10/2008
TURMAS DO BEM >>


25/09/2008
TURMAS ARQUITETÔNICAS >>


16/09/2008
TURMAS CARIOCAS >>


09/09/2008
TURMAS ALFABETIZADAS >>


04/09/2008
TURMAS INDEPENDENTES >>


29/08/2008
TURMAS BIZARRAS >>


21/08/2008
TURMAS HONRADAS >>


15/08/2008
TURMAS AÉREAS >>


07/08/2008
TURMAS OLÍMPICAS >>


31/07/2008
TURISMO ESPACIAL >>


27/07/2008
TURMAS OUSADAS >>


14/07/2008
TURMAS RELEGIOSAS >>


06/07/2008
TURMAS "UFOLÓGICAS" >>


03/07/2008
FONTE DE INSPIRAÇÃO >>


26/06/2008
TURMAS RECORDISTAS >>


19/06/2008
TURMAS DOADORAS >>


12/06/2008
TURMAS JAPONESAS ALIENÍGENAS >>


05/06/2008
PROTESTO POR EDUCAÇÃO NO CHILE >>


29/05/2008
TURMAS PRÉ-HISTÓRICAS >>


23/05/2008
TURMAS PREMIADAS >>


15/05/2008
VITÓRIA MINEIRA EM PARIS >>


10/05/2008
TURMAS NA DEFESA DOS ANIMAIS >>


03/05/2008
TURMAS MARCHANDO PELA VIDA >>


21/04/2008
TURMAS DE MÁRTIRES TRABALHISTAS >>


16/04/2008
TURMAS ANÔNIMAS >>


10/04/2008
TURMAS COM IDÉIAS GIGANTES >>


03/04/2008
TURMAS IMPOSSÍVEIS >>


29/03/2008
DIA MUNDIAL DA ÁGUA >>


21/03/2008
TURMAS EM PROCISSÃO! >>


15/03/2008
TURMAS EM PAZ...COA!!! >>


08/03/2008
TURMAS BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE >>


01/03/2008
O TESOURO GENÉTICO DO PLANETA >>


22/02/2008
TURMAS EM PAZ >>


15/02/2008
TURMAS ENERGÉTICAS >>


07/02/2008
TURMAS QUE VIAJAM MUITO... >>


30/01/2008
ALÔ TURMAS??? CUIDADO PARA ONDE IR NO CARNAVAL! >>


24/01/2008
TURMAS PRESERVANDO A TERRA >>


19/01/2008
TURMAS CANDIDATAS >>


12/01/2008
VALE O QUE ESTÁ ESCRITO... >>


30/12/2007
2008 COM BALADAS DIFERENTES PARA NOSSAS TURMAS... >>


23/12/2007
TURMAS PRONTAS PARA HORA DA VIRADA DO ANO... >>


16/12/2007
PAZ NO NATAL! >>


10/12/2007
UM NATAL ESPECIAL PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


03/12/2007
UM CONVITE DE NATAL ÀS NOSSAS TURMAS... >>


26/11/2007
TURMAS EM COMEMORAÇÃO... >>


19/11/2007
FELIZ NATAL A TODAS AS NOSSAS TURMAS... >>


15/11/2007
AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO... >>


06/11/2007
TURMAS DE PAPAI NOEL... >>


02/11/2007
A GALERA DO BARREIRO... >>


25/10/2007
NOSSAS TURMAS QUEREM ESPAÇO... >>


18/10/2007
TURMAS PREPARADAS PARA DAR "INPUT"... >>


14/10/2007
TURMAS DE PROFESSORES... QUE LUTAM POR DIREITOS... >>


30/09/2007
FUJA DA ROTINA OU SE PROGRAME MELHOR... >>


24/09/2007
TURMAS ALÉM DAS DIFERENÇAS >>


16/09/2007
TEM QUE SABER DIVULGAR!!! >>


10/09/2007
TURMAS QUE PROTESTAM... >>


02/09/2007
NOSSAS TURMAS PRECISAM DE REPOUSO! >>


27/08/2007
PALAVRA DE ESCOTEIRO! >>


22/08/2007
RECUPERAÇÃO DE STRESS ATRAVÉS DE SORO! >>


14/08/2007
TURMAS INDEPENDENTES >>


07/08/2007
CHEFES >>


02/08/2007
11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE >>


25/07/2007
CRIATIVIDADE NO AR!!! >>


14/07/2007
COMO TER MÚLTIPLOS ORGASMOS NAS FÉRIAS... >>


03/07/2007
TURMAS DE FÉRIAS E CURTINDO OS MELHORES MOMENTOS DO SEMESTRE... >>


29/06/2007
VAMOS DE TURMINHA QUE É MAIS BACANINHA!!! >>


18/06/2007
MENSAGENS SOBRE O ARRAIÁ DO BARREIRO >>


11/06/2007
NOSSAS TURMAS DERAM O MAIOR SHOW NO ARRAIÁ DO BARREIRO! >>


04/06/2007
TURMAS SÃO IMPORTANTES, MAS CUIDADO... >>


28/05/2007
FINAL DE SEMESTRE: MUITA FESTA E MUITA CORRERIA PARA AS NOSSAS TURMAS... >>


21/05/2007
O SEMESTRE ESTÁ NO FINAL E AS NOSSAS TURMAS ESTÃO NA LUTA... >>


14/05/2007
QUE FERRARI ENTURMADA!!! >>


07/05/2007
D.A.G. >>


01/05/2007
NOSSAS TURMAS E AS "PRACAS DO BRAZIU..." >>


27/04/2007
NOSSAS TURMAS, SEMPRE COM NOVIDADES!!! >>


17/04/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO DANÇANDO ATÉ AGORA... >>


08/04/2007
NOSSAS TURMAS NÃO PERDEM UMA... >>


28/03/2007
NOSSOS SUPER-HERÓIS... >>


19/03/2007
TÁ PEGANDO FOGO... >>


12/03/2007
NOSSAS TURMAS SEMPRE PENDURADAS PELO EXCESSO DE TRABALHOS... >>


07/03/2007
PARABÉNS TEACHER! PARABÉNS ÀS NOSSAS TURMAS PELO ENTUSIASMO! >>


28/02/2007
NOSSAS TURMAS ESTÃO PEGANDO FOGO! >>


13/02/2007
É MUITA GENTE! >>


29/01/2007
TEM TURMA NOVA, SEM NOME AINDA!!! >>


14/12/2006
É FESTA!!! >>


05/12/2006
FÉRIAS! O FM DESEJA BOAS FÉRIAS A TODOS. >>


26/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DAS "TURMAS DO FM" (ÚÚÚÚNAGIB "LOGÍSTICA", OB CHEIROSO "EX-KALOURADAS", BARREIRO, SEM NOÇÃO) >>


13/11/2006
TURMAS UNIDAS ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA! >>


08/11/2006
TURMAS NOTA 1000! >>


07/11/2006
CHURRASCÃO QUINTO PERÍODO STO AGOSTINHO E BARREIRO NA CASA DA GISELE >>


31/10/2006
NOSSAS TURMAS ESTÃO SEMPRE ACORDADAS E NÃO ACEITAM IMITAÇÕES >>


25/10/2006
QUANTA GENTE! >>


17/10/2006
E DÁ-LHE CHURRASCO! >>


10/10/2006
TURMAS ANIMADAS! >>


01/10/2006
NOSSAS TURMAS BOTANDO PRA QUEBRAR! >>


25/09/2006
É SÓ POLÍTICA! >>


23/09/2006
NOSSAS TURMAS CONTINUAM DANDO SHOW! >>


16/09/2006
AS MELHORES TURMAS DO PLANETA! >>


10/09/2006
INADIMPLÊNCIA OU MORTE!!! >>


01/09/2006
VAMOS VOAR, GALERA! >>


25/08/2006
VAMOS EM FRENTE! >>


20/08/2006
BOM RETORNO A TODOS! >>


25/06/2006
BOAS FÉRIAS ÀS NOSSAS TURMAS! >>


17/06/2006
NOSSAS TURMAS SÓ BEBEM DEPOIS DAS 18HS >>


04/06/2006
NOSSAS TURMAS FALAM MESMO! >>


28/05/2006
NÃO TEM LIMITE PARA AS NOSSAS TURMAS! >>


21/05/2006
ESSAS TURMAS NÃO FÁCEIS! >>


15/05/2006
AS TURMAS DO BARULHO >>


07/05/2006
CARMO DO CAJURU! QUE BELEZA! >>


30/04/2006
SÓ GENTE BOA! >>


27/04/2006
NOSSAS QUERIDAS TURMAS >>


27/04/2006
SUA TURMA JÁ ESTÁ AQUI? >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
Turma do OB Cheiroso >>


06/04/2006
Turma do Barreiro >>


06/04/2006
Turma sem noção >>


06/04/2006
ESSAS TURMAS!!!! >>


20/04/2006
CRIE SUA TURMA E PARTICIPE!!! >>