Faculdade Mental
RAPIDINHAS - 24/01/2008

  

200 ANOS DA ABERTURA DOS PORTOS NO BRASIL

A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL


Cena da chegada da família real portuguesa à Bahia em ilustração de Spacca para o recém-lançado "D.João Carioca" (Companhia das Letras). 


COMO FOI A ESCALA EM SALVADOR, PRIMEIRA PARADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA NO BRASIL EM 1808


13 de janeiro de 1808: O navio Medusa, avariado pelas tempestades que desviaram da rota parte da esquadra portuguesa, chega a Recife, dando notícia de que dom João 6º se aproxima do continente. Enquanto isso, a outra parte dos navios segue diretamente para o Rio de Janeiro;
16 de janeiro: Com nível baixo de suprimentos, a frota de dom João 6º, escoltada por navios britânicos, ruma a Salvador, que não fazia parte do roteiro original da viagem. Em alto-mar, um brigue enviado pelo governador de Pernambuco leva mantimentos para a família real -a principal atração são frutas tropicais como a pitanga e o caju;
22 de janeiro: Depois de 54 dias no mar, a família real chega a Salvador. O governador da Bahia, João Saldanha da Gama, vai ao encontro do navio Príncipe Real, em que viaja dom João 6º, para saudá-lo;
23 de janeiro: Por volta das 16h, o príncipe regente desce à terra firme com seu séquito. A nobreza é recebida com festa improvisada, caracterizada principalmente por uma procissão de carruagens com a família real sob o som dos sinos de igrejas da região;
28 de janeiro: Dom João 6º assina a carta régia que abre os portos do Brasil às nações amigas, permitindo que a colônia importe de países estrangeiros e exporte -com restrições, como o pau-brasil- a produção local;
18 de fevereiro: O príncipe regente determina a criação da Escola Médico-Cirúrgica, em Salvador;
26 de fevereiro: A frota real parte em direção ao Rio de Janeiro. Na estada na Bahia, dom João autorizou a instalação de manufaturas, passeou por plantações, pernoitou na ilha de Itaparica e recebeu convites das autoridades nordestinas para implantar ali a sede do Império. Enquanto seu filho Pedro -então com nove anos- o acompanhava em suas viagens, a princesa Carlota Joaquina passou a maior parte do tempo no centro de Salvador;
7 de março: Dom João 6º chega ao Rio de Janeiro. A maior parte dos cortesãos que haviam aportado um mês antes continua instalada nos navios, aguardando ordens do príncipe;
8 de março: O príncipe regente finalmente desembarca no Rio com os outros membros da família real, exceto a rainha Maria que, doente, permanece a bordo, descendo do navio somente no dia seguinte.


Fontes: "A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis, de Lilia Moritz Schwarcz (Companhia das Letras), e "Império à Deriva", de Patrick Wilcken (Objetiva).


DIA 22/01/08, COMPLETARAM-SE 200 ANOS DO DESEMBARQUE DE D. JOÃO 6º EM SALVADOR, ONDE O REGENTE ABRIU OS PORTOS DO BRASIL E PASSEOU COM O FILHO PEDRO NA ILHA DE ITAPARICA.


BAHIA LEMBRA OS 200 ANOS


Trajando uniformes da época, um grupo de fuzileiros navais fez em 22/01 um desembarque simbólico no porto de Salvador para comemorar os 200 anos da chegada de d. João 6º à Bahia.
Leia mais e veja foto dos fuzileiros navais e do navio "Cisne Branco", réplica de uma embarcação do século 19:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u366053.shtml


Fonte: NewsBot - 22/01/08.


TERRA À VISTA


A grande temporada brasileira do soberano português foi no Rio, mas a estréia foi em Salvador. Semana passada, mais especificamente na terça-feira, dia 22, completaram-se 200 anos da chegada de dom João 6º ao Brasil, onde aportou inicialmente na Bahia, antes de rumar para o exílio mais ao Sul.
Tirante todo o folclore em torno a essa escala de mais de mês feita na capital baiana, da apoteose das solenidades festivas sempre com aura religiosa, como as procissões, missas, beija-mãos, onde o povo expressara seus vivos sentimentos de devota vassalagem ao soberano -a quem desejaram as elites soteropolitanas fazer ali fixar residência definitivamente, inclusive ofertando-lhe a construção de um magnífico palácio, jamais erigido-, o fato mais significativo da passagem do dirigente português por terras baianas foi a carta régia de 28 de janeiro de 1808.
Dirigida ao conselheiro do rei e governador e capitão-general da Bahia, o conde da Ponte, decretavam-se abertos os portos do Brasil ao comércio direto com nações estrangeiras amigas do Estado português. Não é raro tomar esse ato de dom João, cuja autoria intelectual atribui-se ao distinto baiano José da Silva Lisboa, visconde de Cairu, como o marco zero da fundação da nacionalidade brasileira, pois que encerrou o velho sistema exclusivista da época colonial e franqueou a instituição do liberalismo econômico no Brasil.
Quer-se ter Cairu como a mente iluminada de uma casta de homens de governo, empreendedores e intelectuais que, já desde a colônia, pretendiam retirar o Brasil do colonialismo agrário exportador para colocá-lo nos rumos do desenvolvimento industrial, o que implicava, antes de mais nada, a liberação do comércio.
De fato, como demonstram seus "Princípios de Direito Mercantil" (1798) e "Princípios de Economia Política" (1804), Cairu era leitor dos economistas clássicos (particularmente devoto às teses de Adam Smith) e teve, sem contestação, grande ascendência nas medidas liberalizantes postas em prática entre 1808 e 1810.
Nas interpretações correntes, a abertura dos portos costuma ser atribuída, entre outros, a dois fatores: a pressão da Inglaterra e a ascendência decisiva de Cairu, espelhando os interesses nativos, sobre as decisões do príncipe.
De fato, a economia local carecia de um respiro diante da situação de asfixia provocada pelas medidas draconianas da administração portuguesa que haviam desmantelado os lampejos industrialistas do final do século 18 por meio de várias sanções. Entre elas a que mandava extinguir as manufaturas têxteis locais "pela brandura ou pela violência".
Assim que chegou, dom João 6º suspendeu essas medidas. À Inglaterra sem dúvida interessava não uma "abertura geral", mas o controle sobre a colônia de Portugal. Os números o explicam: metade das exportações portuguesas para o exterior era de produtos brasileiros e 80% das exportações (grande parte de produtos ingleses) de Portugal para suas colônias tinha o Brasil como destino.
Em 1796, só o Brasil fornecia a Lisboa 85% de suas importações coloniais, número que chegou aos 88% em 1806. Seria um desastre para a Inglaterra que esse mercado caísse nas mãos dos franceses.
A Inglaterra tinha de fato vigorosos interesses colonialistas em relação ao Brasil. Já em 1803, na memória em que dom Rodrigo de Sousa Coutinho aconselha o regente a migrar para cá, o estadista afirma textualmente que, caso o reino caísse em mãos francesas, a Inglaterra não hesitaria em tomar-lhe suas colônias. Corrobora suas suspeitas a convenção secreta assinada em outubro de 1807 pelo ministro dos estrangeiros, lorde Canning e o marquês de Funchal, negociando-se a abertura de um porto em Santa Catarina à navegação inglesa, caso Portugal se curvasse à França. A Inglaterra, pois, nada tinha de "liberal", o que se comprovará com a assinatura dos tratados de 1810, que praticamente revogam o decreto de 1808 e dão precedência aos interesses ingleses nos negócios brasileiros, mesmo sobre os portugueses.
As idéias smithianas de que o comércio livre é base do bem-estar econômico dos povos e de que o franco comércio é a base da riqueza das nações só se tornará política de Estado na Inglaterra em 1852, com a liberação dos portos ingleses a todas as bandeiras.
Por outro lado, é imprudente acreditar demasiado no ilibado liberalismo de Cairu. Entre a idéia professa e a ação encetada há um mediador complexo que é o homem. Cairu pode ser apontado como aquele personagem típico situado na esquina dos tempos. Sente e professa o hálito profilático do liberalismo contra as amarras de um tempo que, moribundo, invade o novo século -lembre-se que autores como Arno Meyer situam o fim do Antigo Regime nos desfechos da Primeira Guerra Mundial!. Mas é homem de corte, vassalo fiel ao seu rei. Como revelam suas "Memórias" e sua prática de estadista, Cairu paira suspenso na fronteira móvel desses dois tempos em luta: o persistente Antigo Regime e os insurgentes novos tempos liberais.


Jurandir Malerba é doutor em história pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP); autor de "A Corte no Exílio" (Companhia das Letras).


Fonte: Folha de S.Paulo - 20/01/08.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
rápidas

22/10/2017
INFORMAÇÃO RAPIDINHA... >>


09/04/2017
PINGUIM RAPIDINHO... >>


18/02/2017
CALOR RAPIDINHO... >>


30/12/2016
SUPERMERCADO RAPIDINHO... >>


08/10/2016
CRESCIMENTO RAPIDINHO >>


30/08/2016
TEMPO PASSANDO RAPIDINHO... >>


02/07/2016
FURO RAPIDINHO >>


30/04/2016
IDEIAS RAPIDINHAS... >>


21/02/2016
LIDERANÇA RAPIDINHA... >>


20/01/2016
VÍCIO RAPIDINHO... >>


21/12/2015
PROSPERIDADE RAPIDINHA... >>


28/11/2015
ÂNGULOS RAPIDINHOS... >>


04/10/2015
RAPIDINHA MESMO... >>


30/08/2015
ANIVERSÁRIO RAPIDINHO... >>


12/07/2015
DOMESTICAÇÃO RAPIDINHA... >>


24/05/2015
RAPIDINHAS ESCOCESAS... >>


21/04/2015
FOTOS RAPIDINHAS >>


22/03/2015
CARICATURAS DIGITAIS >>


22/02/2015
TRILHAS RAPIDINHAS... >>


18/01/2015
14 ANOS RAPIDINHOS... >>


11/12/2014
ESPÍRITO DE ANO NOVO RAPIDINHO... >>


16/11/2014
DEPENDÊNCIA RAPIDINHA... >>


14/10/2014
FORNO RAPIDINHO... >>


17/09/2014
ATENDIMENTO RAPIDINHO... >>


31/08/2014
RESPEITO RAPIDINHO... >>


12/08/2014
BANHEIRO RAPIDINHO... >>


27/07/2014
ATENÇÃO RAPIDINHA... >>


13/07/2014
GELO RAPIDINHO... >>


09/06/2014
FESTA RAPIDINHA... >>


29/05/2014
VIDA RAPIDINHA... >>


08/05/2014
DRAMATICIDADE RAPIDINHA... >>


25/04/2014
MANIA RAPIDINHA... >>


10/04/2014
COLEÇÃO RAPIDINHA... >>


21/03/2014
REDAÇÃO RAPIDINHA... >>


08/03/2014
PARAÍSO RAPIDINHO... >>


23/02/2014
CERVEJA RAPIDINHA... >>


07/02/2014
EMOÇÕES RAPIDINHAS... >>


24/01/2014
IMAGEM RAPIDINHA... >>


15/01/2014
ESTRESSE RAPIDINHO... >>


24/12/2013
EDITORIAL RAPIDINHO... >>


15/12/2013
TIMES RAPIDINHOS... >>


06/12/2013
NATAL RAPIDINHO... >>


24/11/2013
ROTINA RAPIDINHA... >>


19/11/2013
GENTILEZA RAPIDINHA... >>


03/11/2013
DEGELANDO RAPIDINHO... >>


26/10/2013
DESCOBERTA RAPIDINHA... >>


19/10/2013
PROTESTO RAPIDINHO >>


12/10/2013
TUBÃO RAPIDINHO... >>


05/10/2013
“GATES” RAPIDINHO >>


25/09/2013
ABANDONO RAPIDINHO... >>


13/09/2013
MONOGRAMA RAPIDINHO... >>


08/09/2013
CALENDÁRIO RAPIDINHO... >>


31/08/2013
CHOQUE RAPIDINHO >>


24/08/2013
VIDA “RAPIDINHA” EM 3D >>


17/08/2013
COMPRAS RAPIDINHAS... >>


10/08/2013
TESTES RAPIDINHOS >>


03/08/2013
FOTO NA REDE RAPIDINHA >>


20/07/2013
ANIMAÇÃO RAPIDINHA... >>


13/07/2013
ALIMENTAÇÃO RAPIDINHA >>


06/07/2013
CAINDO RAPIDINHO... >>


27/06/2013
REDE RAPIDINHA... >>


20/06/2013
PERSONALIDADE RAPIDINHA... >>


13/06/2013
CURRÍCULO RAPIDINHO... >>


06/06/2013
FANTASIA RAPIDINHA ... >>


30/05/2013
SOLUÇÃO “RAPIDINHA” >>


21/05/2013
“GUIAS” RAPIDINHOS >>


05/05/2013
PERGUNTAS RAPIDINHAS... >>


29/04/2013
TAPETE RAPIDINHO >>


21/04/2013
CORTANDO O EFEITO RAPIDINHO... >>


12/04/2013
COLORIDO RAPIDINHO... >>


06/04/2013
GAMES RAPIDINHOS... >>


29/03/2013
INFORMALIDADE RAPIDINHA... >>


23/03/2013
GORJETA RAPIDINHA... >>


14/03/2013
ANIMAÇÃO RAPIDINHA >>


07/03/2013
CARICATURA RAPIDINHA... >>


28/02/2013
IMPRESSÃO RAPIDINHA IV... >>


22/02/2013
IMPRESSÃO RAPIDINHA III... >>


14/02/2013
IMPRESSÃO RAPIDINHA II... >>


07/02/2013
IMPRESSÃO RAPIDINHA... >>


31/01/2013
NOTAS RAPIDINHAS >>


24/01/2013
PARIS RAPIDINHO... >>


19/01/2013
SOLUÇÃO RAPIDINHA >>


13/01/2013
TORRES RAPIDINHAS DE ALGA >>


04/01/2013
INVESTIMENTO RAPIDINHO >>


27/12/2012
DE 2012 PARA 2013 RAPIDINHO >>


20/12/2012
MUTAÇÕES RAPIDINHAS >>


13/12/2012
PREVISÕES RAPIDINHAS >>


06/12/2012
FRIO RAPIDINHO >>


30/11/2012
PROTÓTIPO RAPIDINHO... >>


23/11/2012
EXPANSÃO RAPIDINHA >>


15/11/2012
ESFREGANDO RAPIDINHO >>


08/11/2012
SEGURANÇA AUTOMOTIVA RAPIDINHA >>


02/11/2012
CERVEJA RAPIDINHA >>


25/10/2012
BRASILIANA RAPIDINHA... >>


18/10/2012
ABRAÇO RAPIDINHO >>


11/10/2012
RADIOTELESCÓPIO RAPIDINHO >>


03/10/2012
CERVEJA RAPIDINHA... >>


26/09/2012
ARMAÇÃO RAPIDINHA >>


20/09/2012
UM DIA SEM CARRO >>


12/09/2012
CUSTOMIZAÇÃO RAPIDINHA... >>


05/09/2012
ACROBACIA RAPIDINHA... >>


30/08/2012
PREÇOS RAPIDINHOS... >>


24/08/2012
GUERRA RAPIDINHA... >>


15/08/2012
VOTO RAPIDINHO >>


09/08/2012
O TEMPO PASSA RAPIDINHO... >>


05/08/2012
UMA ROUPA RAPIDINHA... >>


30/07/2012
VÍDEOS RAPIDINHOS >>


21/07/2012
VITROLA RAPIDINHA >>


12/07/2012
30 ANOS RAPIDINHOS... >>


05/07/2012
MARCA RAPIDINHA >>


28/06/2012
POLÊMICA RAPIDINHA >>


21/06/2012
OLHE RAPIDINHO... >>


16/06/2012
MINIATURA RAPIDINHA... >>


09/06/2012
MURALHA RAPIDINHA... >>


02/06/2012
FINANCIAMENTO RAPIDINHO >>


25/05/2012
DANÇA RAPIDINHA >>


12/05/2012
SUSTENTABILIDADE RAPIDINHA... >>


03/05/2012
ALPACAS RAPIDINHAS... >>


28/04/2012
PERSPECTIVAS RAPIDINHAS... >>


21/04/2012
DOAÇÕES RAPIDINHAS... >>


14/04/2012
APOSENTADORIA RAPIDINHAS... >>


05/04/2012
JOGANDO RAPIDINHO... >>


31/03/2012
CORTA CABEÇA RAPIDINHO... >>


24/03/2012
FORMIGAS RAPIDINHAS... >>


15/03/2012
HISTÓRIA RAPIDINHA >>


07/03/2012
VOO RAPIDINHO... >>


29/02/2012
GAMES RAPIDINHOS... >>


22/02/2012
iPADS RAPIDINHOS... >>


18/02/2012
DESAFIO RAPIDINHO... >>


09/02/2012
PREMIAÇÕES RAPIDINHAS >>


02/02/2012
JOGO RAPIDINHO... >>


28/01/2012
IMAGEM RAPIDINHA >>


19/01/2012
CONSTRUÇÃO RAPIDINHA... >>


13/01/2012
ARTE RAPIDINHA >>


06/01/2012
PINTURAS RAPIDINHAS >>


31/12/2011
PROJETOS RAPIDINHOS... >>


22/12/2011
HÓQUEI RAPIDINHO... >>


18/12/2011
ARQUIVOS DIGITAIS RAPIDINHOS... >>


11/12/2011
PROJETO "LENDO AS ENTRELINHAS" >>


03/12/2011
JOGO RAPIDINHO... >>


26/11/2011
SOLIDARIEDADE RAPIDINHA >>


19/11/2011
PRÉ-HISTÓRIA RAPIDINHA >>


13/11/2011
HONESTIDADE RAPIDINHA >>


02/11/2011
CAMISINHAS RAPIDINHAS >>


29/10/2011
MONTAGEM RAPIDINHA >>


22/10/2011
EXPERIÊNCIAS RAPIDINHAS >>


12/10/2011
80 ANOS RAPIDINHOS >>


05/10/2011
CARRO RAPIDINHO >>


28/09/2011
AQUARELAS RAPIDINHAS... >>


22/09/2011
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL >>


14/09/2011
MOEDAS RAPIDINHAS >>


07/09/2011
GRAFITE RAPIDINHO... >>


01/09/2011
SOLUÇÕES RAPIDINHAS >>


25/08/2011
RESPONDA RAPIDINHO >>


18/08/2011
IMAGENS RAPIDINHAS >>


11/08/2011
CASAS RAPIDINHAS >>


04/08/2011
MÚSICA NO AR >>


28/07/2011
GRÃOS DE AREIA RAPIDINHOS >>


21/07/2011
ENCICLOPÉDIA VIRTUAL RAPIDINHA >>


17/07/2011
UM ANO "RAPIDINHO" >>


10/07/2011
COISAS NOVAS RAPIDINHAS >>


01/07/2011
DISCO RAPIDINHO >>


23/06/2011
36 ANOS RAPIDINHOS >>


16/06/2011
"CAMISINHAS" RAPIDINHAS >>


08/06/2011
HERÓI RAPIDINHO >>


02/06/2011
QUEBRA-CABEÇA RAPIDINHO >>


26/05/2011
SONO RAPIDINHO >>


19/05/2011
DECOREBA RAPIDINHA >>


12/05/2011
NÚMEROS RAPIDINHOS >>


05/05/2011
AJUDA RAPIDINHA... >>


26/04/2011
SIMETRIA RAPIDINHA >>


22/04/2011
EXPOSIÇÃO RAPIDINHA >>


14/04/2011
FUTURO RAPIDINHO >>


08/04/2011
CONSTRUÇÃO RAPIDINHA >>


31/03/2011
REVELAÇÃO "RAPIDINHA" >>


26/03/2011
PUBERDADE RAPIDINHA >>


17/03/2011
JOGO RAPIDINHO >>


10/03/2011
FANTASIA RAPIDINHA >>


03/03/2011
POLÊMICA RAPIDINHA >>


27/02/2011
CASAS RAPIDINHAS >>


17/02/2011
EXABYTE RAPIDINHOS >>


10/02/2011
PROTEÇÃO RAPIDINHA >>


03/02/2011
MÚSICA RAPIDINHA... >>


27/01/2011
HOMENAGEM RAPIDINHA >>


20/01/2011
CINEMA RAPIDINHO >>


13/01/2011
MEIO SÉCULO RAPIDINHO >>


07/01/2011
APRESENTAÇÃO RAPIDINHA >>


30/12/2010
CRIATIVIDADE RAPIDINHA (MYOO CREATE) >>


21/12/2010
MICROFONE RAPIDINHO >>


16/12/2010
EXTRA-TERRESTRE RAPIDINHO >>


09/12/2010
ZOOM RAPIDINHO... >>


02/12/2010
SENSAÇÃO RAPIDINHA >>


25/11/2010
FOTOS RAPIDINHAS >>


20/11/2010
VINHETAS RAPIDINHAS >>


14/11/2010
CONSCIENTIZAÇÃO RAPIDINHA >>


04/11/2010
ESCARAVELHOS RAPIDINHOS >>


29/10/2010
MALUQUINHO RAPIDINHO >>


21/10/2010
O PIANISTA >>


14/10/2010
ENGORDANDO RAPIDINHO >>


07/10/2010
ADAPTAÇÕES RAPIDINHAS... >>


02/10/2010
FILME RAPIDINHO >>


25/09/2010
BELEZAS RAPIDINHAS >>


17/09/2010
OBSERVATÓRIO RAPIDINHO >>


09/09/2010
REGATA RAPIDINHA >>


01/09/2010
VISÃO RAPIDINHA >>


26/08/2010
DEMISSÃO RAPIDINHA >>


19/08/2010
SOCIEDADE RAPIDINHA >>


12/08/2010
SOLUÇÃO RAPIDINHA >>


05/08/2010
CRIATIVIDADE RAPIDINHA >>


03/08/2010
BIKES RAPIDINHAS >>


22/07/2010
BIODETETIVES RAPIDINHOS >>


15/07/2010
"SIESTA" RAPIDINHA >>


08/07/2010
HOMENAGEM RAPIDINHA E POLÊMICA >>


01/07/2010
POSTAIS RAPIDINHOS >>


24/06/2010
VISTAS RAPIDINHAS... >>


17/06/2010
VUVUZELAS RAPIDINHAS >>


10/06/2010
AULAS RAPIDINHAS >>


03/06/2010
GUITARRAS RAPIDINHAS >>


27/05/2010
AS DEZ NOVAS ESPÉCIES >>


23/05/2010
ANDANDO NA ÁGUA RAPIDINHO >>


13/05/2010
TRANSFORMAÇÃO RAPIDINHA >>


07/05/2010
O FUTURO RAPIDINHO >>


29/04/2010
100 DÓLARES RAPIDINHOS >>


24/04/2010
THE BOBs >>


15/04/2010
A HISTÓRIA EM LINHA (L'HISTOIRE EN LIGNE) >>


08/04/2010
SUPER OBAMA >>


01/04/2010
ARTISTAS RAPIDINHOS >>


25/03/2010
CARRUAGENS DE FOGO RAPIDINHAS >>


19/03/2010
SUSTENTÁVEL – O EDIFÍCIO “LIMPA” RIOS RAPIDINHO >>


11/03/2010
CHAMADO URGENTE E RAPIDINHO >>


04/03/2010
PIPI RAPIDINHO >>


25/02/2010
PENDRIVE RAPIDINHO >>


18/02/2010
FOTOS RAPIDINHAS >>


13/02/2010
CLÁSSICO RAPIDINHO >>


04/02/2010
PROJETO RAPIDINHO >>


29/01/2010
EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY (ESO) >>


23/01/2010
PASSATEMPO RAPIDINHO >>


15/01/2010
CAMPUS PARTY BRASIL >>


24/12/2009
AYRTON SENNA >>


17/12/2009
MINIATURA RAPIDINHA >>


10/12/2009
SINAIS RAPIDINHOS >>


03/12/2009
CARINHAS RAPIDINHAS... >>


25/11/2009
UM HOTEL DIFERENTE >>


19/11/2009
BRASIL, DECOLANDO RAPIDINHO... >>


13/11/2009
DÉCADA RAPIDINHA >>


05/11/2009
FALHAS RAPIDINHAS >>


29/10/2009
PESQUISA RAPIDINHA >>


22/10/2009
ORIGEM RAPIDINHA >>


16/10/2009
METRÔ RAPIDINHO >>


08/10/2009
CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL DO PLANETA >>


01/10/2009
TÃO PERTO, TÃO LONGE >>


25/09/2009
A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO >>


17/09/2009
GIGA GALAXY ZOOM >>


10/09/2009
SCREAM AWARDS >>


03/09/2009
DERRETENDO RAPIDINHO... >>


26/08/2009
PROJETO MUSICAL >>


20/08/2009
A MESA INTELIGENTE CONTROLE REMOTO >>


13/08/2009
15 DE AGOSTO: DIA DA INFORMÁTICA >>


06/08/2009
LABORATÓRIO NATURAL - YELLOWSTONE >>


29/07/2009
ANIMA MUNDI 2009 >>


24/07/2009
MUSEU INTERATIVO SOBRE CLIMA >>


14/07/2009
SOUR - HIBI NO NEIRO - RAPIDINHO >>


09/07/2009
TOUR RAPIDINHO >>


03/07/2009
UFO FESTIVAL >>


25/06/2009
O PORTO ESPACIAL >>


19/06/2009
O PIPI DO FUTURO >>


11/06/2009
"FAÇA VOCÊ MESMO" >>


04/06/2009
NOVIDADE NO DESIGN GRÁFICO >>


28/05/2009
500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS >>


18/05/2009
PUBLICIDADE POLÊMICA >>


13/05/2009
MALAS RAPIDINHAS E COM ALÇAS >>


07/05/2009
241 KM/H >>


01/05/2009
ABRAÇANDO O MUNDO!!! >>


22/04/2009
ESCULTURA ESTUDANTIL >>


15/04/2009
PLANETAS PEQUENINOS >>


10/04/2009
EVOLUÇÃO RAPIDINHA >>


01/04/2009
PROTESTO RAPIDINHO >>


25/03/2009
MARCHA RAPIDINHA >>


19/03/2009
SIMULAÇÃO RAPIDINHA >>


12/03/2009
DRÁCULA AQUÁTICO >>


04/03/2009
PINTURA EM 3D >>


25/02/2009
AGENDA MATINAL >>


19/02/2009
RODANDO PELO MUNDO >>


12/02/2009
DONALD ZOLAN >>


06/02/2009
OFURÔ >>


29/01/2009
O DIA OFICIAL DA AUSTRÁLIA >>


22/01/2009
LE CORBUSIER >>


15/01/2009
MALA IDEAL PARA FÉRIAS >>


04/01/2009
CALIGRAFIA TRADICIONAL >>


02/01/2009
ONE YEAR IN 40 SECONDS >>


25/12/2008
É FOGUETE... >>


18/12/2008
QUE FOTO! >>


11/12/2008
2009 JÁ ESTÁ AÍ... >>


04/12/2008
VIDA BOA >>


29/11/2008
ANIVERSÁRIO EM DUBAI >>


20/11/2008
SIMPATIA AO G20 >>


13/11/2008
PAPEL, ÁGUA E TINTA >>


06/11/2008
O MAIOR SHOPPING CENTER DO MUNDO >>


30/10/2008
TV'S TÓXICAS ZUMBIS >>


22/10/2008
ILUSTRAÇÃO BRASILEIRA PREMIADA >>


16/10/2008
PROJETO CELESTE EM DUBAI >>


10/10/2008
PROJETO SINUOSO >>


01/10/2008
A MAÇÃ >>


25/09/2008
A FESTA DA CERVEJA >>


16/09/2008
GUARDA-CHUVA RAPIDINHO >>


09/09/2008
ARANHA RAPIDINHA >>


04/09/2008
CIDADE DE ESPANTALHOS >>


28/08/2008
A FÓRMULA DO SUCESSO >>


21/08/2008
RODANDO O MUNDO RAPIDINHO >>


14/08/2008
ESCULTURA GIGANTESCA >>


08/08/2008
HOTEL NA PRAIA >>


31/07/2008
CARECA NATALINO >>


27/07/2008
COINCIDÊNCIA >>


14/07/2008
PANDAS >>


06/07/2008
EMERGÊNCIA EM POMPÉIA >>


03/07/2008
MISTÉRIO >>


26/06/2008
O FRIOZINHO DO SUL >>


19/06/2008
BRUXO FENÔMENO >>


12/06/2008
MOEDAS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA >>


05/06/2008
SHOW DE ESCULTURAS RECICLÁVEIS >>


29/05/2008
"ENERGIA VERDE" >>


23/05/2008
AS MAIORES ESTÁTUAS DAS AMÉRICAS... >>


15/05/2008
E VIVA A NATUREZA! >>


10/05/2008
SENADO MEXICANO >>


01/05/2008
MORADIA, UM PROBLEMA MUNDIAL >>


25/04/2008
LER SEMPRE... >>


16/04/2008
DE PONTA CABEÇA >>


10/04/2008
DIA DO ÍNDIO >>


05/04/2008
CHEGA DE VIOLÊNCIA! >>


29/03/2008
TURISMO ESPACIAL >>


21/03/2008
PAZ SEM FRONTEIRAS >>


14/03/2008
ESTAÇÃO POLAR NA ANTÁRTICA >>


08/03/2008
MÁSCARAS PELO MUNDO >>


01/03/2008
REDUZINDO EMISSÕES DE CARBONO >>


22/02/2008
UM DOS VILÕES DA MUDANÇA CLIMÁTICA >>


15/02/2008
MAIS RÁPIDO QUE O SOM... >>


07/02/2008
VAI-VAI É CAMPEÃ EM SÃO PAULO >>


30/01/2008
LIVROS PARA QUEM QUISER LER >>


24/01/2008
200 ANOS DA ABERTURA DOS PORTOS NO BRASIL >>


19/01/2008
O CARNAVAL JÁ CHEGOU EM ALGUNS LUGARES...RAPIDINHO! >>


12/01/2008
RAPIDINHO E BARATO >>


30/12/2007
EM ALGUNS LUGARES, 2008 CHEGOU MAIS "RAPIDINHO"... >>


23/12/2007
O TEMPO PASSA..."RAPIDINHO"... 2008 JÁ CHEGOU! >>


16/12/2007
CEM ANOS PASSAM RAPIDINHO... >>


10/12/2007
NOVO NOME DO SENADO: VILA SÉSAMO >>


03/12/2007
NATAL É UM NEGÓCIO DA CHINA... >>


26/11/2007
DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS >>


19/11/2007
PAPAI NOEL JÁ CHEGOU...RAPIDINHO! >>


15/11/2007
O MUNDO DOS NEGÓCIOS... >>


06/11/2007
ESQUENTA RAPIDINHO... >>


29/10/2007
DIA DE FINADOS >>


25/10/2007
É LOGO ALI...RAPIDINHO! >>


17/10/2007
VANDALISMO! >>


14/10/2007
O PRIMEIRO PROFESSOR DO BRASIL >>


30/09/2007
ABRAHAM LINCOLN - A CAMPANHA DO MUSEU DE CERA >>


24/09/2007
PARTIDO DAS MULHERES NA POLÔNIA... >>


16/09/2007
TOALHAS QUE SECAM RAPIDINHO... >>


10/09/2007
A MAIOR PIZZARIA DO MUNDO: BRASIL!!! >>


07/09/2007
POBREZA!!! >>


27/08/2007
FOTO É ARTE! >>


20/08/2007
AVIÃO RAPIDINHO... >>


14/08/2007
VAMOS FAZER UM RECALL RAPIDINHO... >>


09/08/2007
CAOS AÉREO - NÃO É SÓ NO BRASIL... >>


01/08/2007
CANSEI, TÔ CANSADINHO... MAS, RAPIDINHO!!! >>


25/07/2007
VIAJAR DE ONIBUS É MAIS RAPIDINHO? >>


12/07/2007
CAMISINHAS RAPIDINHAS NA CHINA... >>


08/07/2007
BEM-VINDOS ÀS FÉRIAS! >>


26/06/2007
FÉRIAS À VISTA, PROBLEMAS NOS AEROPORTOS E NAS AERONAVES!!! >>


18/06/2007
VAGAS PARA DEFICIENTES >>


11/06/2007
TODO MUNDO NÚ...OBA! >>


04/06/2007
ESSA SEMANA PROMETE... >>


28/05/2007
BRASÍLIA - NOVO VISUAL >>


21/05/2007
SE A MODA PEGA? (OUTDOOR EM NY) >>


14/05/2007
DEFINIÇÃO DE ECOLOGISTA >>


07/05/2007
DEFINIÇÃO DE ECONOMIA >>


01/05/2007
DEFINIÇÃO DE AGONIA >>


23/04/2007
DEFINIÇÕES... >>


16/04/2007
DEFINIÇÃO DE AGLOMERAÇÃO >>


07/04/2007
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO! >>


28/03/2007
ESTREITO É APELIDO!!! >>


21/03/2007
COISAS E VAGAS... >>


12/03/2007
VISÕES DE UM PROJETO >>


06/03/2007
PARABÉNS PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


26/02/2007
AQUECIMENTO GLOBAL >>


15/02/2007
PARABÉNS, CALOUROS DE 2007 >>


03/02/2007
SOL E LUA, NOITE E DIA, PARABÉNS, PRIMEIRA DAMA! >>


14/12/2006
ARTESANIA DE MINAS >>


04/12/2006
DA FRENTE PRA TRÁS OU DE TRÁS PRA FRENTE, O IMPORTANTE É LER! >>


27/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "RAPIDINHAS" >>


13/11/2006
BEM RAPIDINHO... >>


09/11/2006
O NATAL TÁ CHEGANDO... >>


30/10/2006
FM ESPETACULAR! >>


25/10/2006
PORQUE AS MULHERES VIVEM MAIS QUE OS HOMENS? >>


17/10/2006
É SÓ ELEIÇÃO! VOTE CONSCIENTE! >>


10/10/2006
OPORTUNIDADE DE EMPREGO >>


03/10/2006
BRASÍLIA NUNCA MAIS SERÁ A MESMA >>


25/09/2006
A PROMOÇÃO TERMINOU? ENTÃO, VAMAOS DESCONTRAIR... >>


21/09/2006
A PROMOÇÃO AINDA CONTINUA...PARTICIPEM! >>


14/09/2006
A PROMOÇÃO CONTINUA... >>


09/09/2006
PROMOÇÃO FOREST HILLS...PARTICIPEM! >>


29/08/2006
NÃO ADIANTA SE ESCONDER! >>


21/08/2006
OPORTUNIDADE >>


20/08/2006
FRASES DO BUSSUNDA: >>


27/06/2006
Bem rapidinho... >>


17/06/2006
E vai rolar a festa! BRASSSSIIIILLLLL >>


05/06/2006
Já vimos este filme antes: Inter o Retorno...!!! >>


27/05/2006
GANHE UMA CAMISETA EXCLUSIVA DO FACULDADE MENTAL! >>


21/05/2006
DOUTOR LUIZ HONÓRIO >>


17/05/2006
"AOS NOSSOS LEITORES" >>


07/05/2006
SANDÁLIAS DA HUMILDADE II - A MISSÃO! >>


01/05/2006
DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR? >>


27/04/2006
FINALMENTE O CARINHA NO MSN >>


27/04/2006
SÓ DA DIRETORIA! >>


06/04/2006
Rapidinhas >>


06/04/2006
Rapidinhas >>


06/04/2006
Rapidinhas >>


06/04/2006
Aí tem coisa!!!!! >>


06/04/2006
QUE PUXAÇÃO DE SACO!!! >>


23/03/2006
RAPIDINHAS MESMO >>