Faculdade Mental
FAZENDO DIREITO - 14/10/2010
  

DIREITO À MATEMÁTICA

ÁBACO
English:

http://www.abacuswest.com
http://www.ee.ryerson.ca/~elf/abacus/index.html
History:
http://www.abacuswest.com/theabacus.php?id=2
Matemática Antiga
Responda rápido: quanto é 3 951 252 dividido por 8 031? Royce Chen, de 11 anos, precisa de alguns segundos para obter a resposta: 492. Esse aluno de uma escola da Califórnia que sofria com a matemática agora resolve de cabeça essas questões. O segredo é o ábaco.
Na verdade, esse instrumento de cãlculo, que se acredita ser de origem babilônica, vem inspirando cursos em todos os Estados Unidos sobre a "aritmética mental" - o processo de visualizar o movimento das contas nas hastes. Esse método de ensino já se difundiu por toda a Ásia, onde os jovens costumam participar de competições de cálculos com o ábaco. "Ele contribui para todos os aspectos do pensamento, e não só o matemático", diz Vinaya Kulkarni, cujo programa Abacus West, implantado na região metropolitana de Seattle, incorpora também jogos de memorização. E além disso, é algo que torna mais divertido o aprendizado da aritmética.
Por Luna Shyr - Fonte: National Geographic - Número 126.  
Mais:
http://www.brasilescola.com/historiag/abaco.htm
http://www.abacuswest.com
http://www.ee.ryerson.ca/~elf/abacus/index.html
História:
http://www.abacuswest.com/theabacus.php?id=2


DIREITO AO DIREITO
Em 12 de outubro foram completos 20 anos que o Estatuto da Criança e do Adolescente entrou em vigor -ou seja, passou a ser aplicado para valer. Em 13 de julho passado, o ECA comemorou outro aniversário: o de sua criação.
As datas se relacionam a dois pontos de vista sobre o Estatuto: um em que o jovem vê as normas como uma coisa teórica, chata e distante, e outra em que o texto se torna instrumento prático da garantia dos direitos.
Aproveite para escolher se você quer ser um jovem "13 de julho" ou "12 de outubro". O ECA está aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm.
Diogo Bercito - Fonte: Folha de S.Paulo - 11/10/10.


NÃO FIQUE CALADO: DENUNCIE
SIGA ESSE CAMINHO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O ABUSO SEXUAL


DENUNCIE
O Conselho Tutelar é uma porta de entrada para denúncias. Mas você pode procurar também o serviço de saúde do seu bairro, a sua escola ou a delegacia mais próxima


ONDE RECLAMAR?
O caminho de uma denúncia começa no Conselho Tutelar. Mas, caso seja urgente, as burocracias podem atrasar a resolução do problema


É URGENTE?


SIM
DELEGACIA

Se o agressor/abusador tiver sido pego no flagra, ele deve ser preso


IML
O Instituto Médico Legal faz exames para comprovar se houve mesmo violência ou abuso. A delegacia repassa esses exames para o Ministério Público


NÃO
CONSELHO TUTELAR

Você poderá ser encaminhado para o SUS, se precisar de atendimento médico. Em seguida, o caso será comunicado à delegacia


MINISTÉRIO PÚBLICO
Esse órgão serve para fiscalizar se os direitos dos cidadãos estão sendo cumpridos; ele assume a investigação do seu caso


FOI CONFIRMADA A AGRESSÃO/ABUSO?


SIM
O Ministério Público analisa se é necessário afastar o responsável de perto de você


NÃO
O processo é arquivado, mas o Contelho Tutelar pode continuar a acompanhar o seu caso


CONSEQUÊNCIAS


ABUSO
O crime de abuso sexual está previsto no artigo 213 do Código Penal
PENA: MÍNIMO DE OITO ANOS DE PRISÃO


VIOLÊNCIA
O crime de lesão corporal está previsto no artigo 129 do Código Penal, e o de maus- tratos, no artigo 136
PENA: MÍNIMO DE DOIS MESES DE PRISÃO


MEDIDA DE PROTEÇÃO
Se o juiz julgar necessário, você pode ser encaminhado a um abrigo para ficar a salvo da agressão; há a opção de você ir morar com outros familiares temporariamente


O QUE É UM CONSELHO TUTELAR?
É a porta de entrada na hora de preservar seus direitos. É o órgão que tem a obrigação de zelar pela sua proteção
QUANTOS CONSELHOS TUTELARES EXISTEM?
O ECA prevê um Conselho Tutelar por cidade; em 2009, 98,3% dos municípios do país tinha uma dessas instituições


ONDE MAIS POSSO DENUNCIAR?
Na escola, no hospital e na delegacia, por exemplo. Outra alternativa é ligar para o Disque 100, serviço nacional que recebe denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes. É só discar 1+0+0


FONTE: "Caderno de Fluxos Operacionais Sistêmicos", publicação da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude)


Fonte: Folha de S.Paulo - 11/10/10.


SEM VISTO
Os cidadãos de todos os 27 países da União Europeia poderão viajar sem visto para o Brasil a partir de Fevereiro do próximo ano, a tempo de irem ao Carnaval do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pela presidência belga da UE, depois de os ministros da Administração Interna da UE, reunidos no Luxemburgo, terem aprovado acordos para uma isenção de vistos de três e seis meses, que funcionará de forma recíproca, ou seja, os brasileiros também poderão viajar sem vistos para todos os países membros da UE.
Fonte: Diário de Notícias (http://dn.sapo.pt/Inicio/) - Portugal - 08/10/10.


BRASIL, QUERIDO BRASIL
Segui, com toda a atenção, as eleições presidenciais de domingo em todo o vastíssimo território do Brasil, com uma população de cerca de 192 milhões de pessoas. Foram totalmente corretas e pacíficas, como é próprio de uma grande Democracia consolidada.
Como se sabe, adoro o Brasil, esse colosso, transformado em grande potência, que dá hoje cartas na cena mundial. Fui pela primeira vez ao Brasil, em 1970, em tempo de Ditadura. Apesar disso, fiquei fascinado com a alegria ímpar do povo, que fala um português de açúcar - quer dizer mais doce -, como os milhões de imigrantes, perfeitamente integrados, vindos de todos os lugares do mundo.
Nesse tempo, o Brasil era um país com grandes diferenças sociais, pobre, embora com enormes potencialidades inexploradas. Stephan Zweig, aí refugiado durante a II Grande Guerra, como judeu, para escapar aos campos de concentração nazis, chamou-lhe, num livro ainda hoje de leitura obrigatória, Brasil, país do futuro. Como disse o jornalista e escritor Alberto Dines, meu querido amigo, que fez uma notável biografia de Zweig, o livro teve um sentido profético e resultou de um profundo conhecimento da terra, dos costumes e da gente.
Hoje, o Brasil é um Estado-nação, num território vastíssimo e multifacetado, com uma identidade própria indiscutível, políticos e sindicalistas de primeira qualidade, riquíssimo, e que, embora ainda com grandes desigualdades sociais, empresta dinheiro ao Fundo Monetário Internacional, seu credor durante anos. Entre 2003 e 2008 criou 14 milhões de postos de trabalho, e mais de 25 milhões de brasileiros saíram da pobreza durante os mandatos de Lula. É, pois, incontestavelmente, um "país do presente" - ouvido e respeitado no mundo inteiro - virado completamente para o futuro, como um dos países emergentes.Lula teve a inteligência de seguir a política de contenção e defesa do real, prosseguida por Fernando Henrique Cardoso nos seus mandatos. Não o devemos esquecer. Mas essa atitude só avulta a inteligência política excecional de Lula da Silva. Daí ter feito do Brasil um colosso mundial, que realmente é, pela sua enorme população e pela vastidão do seu território.
Tudo isto vem a propósito das eleições presidenciais, para governadores de Estado, deputados e parte dos senadores. Os comentadores - e as sondagens, contavam com a eleição, logo na primeira volta, de Dilma Rousseff, apoiada por Lula, de quem foi chefe da Casa Civil e que foi talvez longe de mais no apoio que lhe deu, aparecendo em todos os comícios e apelando ao voto nela. Talvez isso tivesse um efeito, no final, contraproducente.
José Serra, do PSDB, é considerado justamente um grande administrador, impoluto, excelentemente preparado. Foi governador de São Paulo e antigo ministro da Saúde, sendo o segundo candidato, que disputará a 2.ª volta, a 31 de Outubro. A luta é com Dilma, com 46,91% dos votos; Serra teve 32,61 por cento. A diferença é enorme. Mas em eleições sérias, como são as brasileiras, os resultados ao certo só se sabem depois do sufrágio...
Para além dos dois, devo salientar ainda o fenómeno que foi Marina da Silva, a candidata dos Verdes, que conseguiu um resultado surpreendente de 19,33% dos votos. Para onde irão esses votos na próxima eleição? Eis o que ninguém pode agora dizer, com rigor.
De qualquer maneira, o Brasil, mais uma vez, deu uma lição ao mundo. A votação foi um êxito de bom senso. Trata-se de um povo com uma coesão admirável, apesar do seu imenso território. O progresso vai prosseguir. A sua liderança em termos de Ibero-América é hoje indiscutível. E, para nós, portugueses, irmãos dos brasileiros, é um orgulho imenso que o Brasil seja membro fundador da CPLP. Vi num inquérito recente que o apelido mais usado no Brasil - de longe - é Silva. Não é extraordinário, ao fim de cinco séculos, com tantos imigrantes? É caso para gritar - neste momento difícil para Portugal - Viva o Brasil!
Mário Soares - Radar - Ensaio - Fonte: Visão (www.visao.pt) - Número 918.


SEIS HERÓIS EM ATACAMA
Os estudiosos do Direito do trabalho e dos acidentes decorrentes distinguem graus de periculosidade das profissões, a repercutir em outros ramos, sobretudo nos seguros profissionais.
Acidentes no trabalho se repetem tanto que seria normal ver o noticiário sobre os mineiros chilenos em uma coluna em páginas internas dos jornais ou em poucos segundos na televisão. O que gerou a exceção?
Motivos econômicos? Não. O Chile depende diretamente das rendas de sua exportação de metais, em especial o cobre e o ouro. O país tem interesse em que a produção minerária seja constante. O Chile e suas mineradoras devem cumprir os encargos assumidos nas relações internacionais deste mundo globalizado. Também não explica o fenômeno jornalístico.
O que levou a CNN, especialista em notícias, e a BBC, uma líder da seriedade noticiosa, a transmitir ao vivo de Atacama com enviados especiais? Os fatos do Chile puseram em alerta todo o jornalismo brasileiro. Por quê? A resposta desta coluna põe a causa do interesse no direito à vida, no conceito não jurídico da solidariedade, na defesa da liberdade.
Se os mineiros tivessem perecido no momento do acidente, não haveria novidade. A novidade foi o esforço de os retirar, com vida, da prisão subterrânea em que ficaram. Explica, em parte, a ajuda da Nasa na subida dos mineiros à superfície.
A dependência decorrente da globalização é maior ou menor conforme a possibilidade de cada país em pedir e receber a cooperação -financeira ou técnica- dos mais ricos. Mas nem mesmo esse amparo tecnológico num momento de grande dificuldade é suficiente para explicar a comoção planetária.
O fenômeno do estopim de interesse por todos os fatos, por todos os minutos e em cada momento do que se passava naquele espaço profundo não foi devido a tratados de cooperação. De repente, como se fossem empurrados por um comando único, os meios de comunicação se voltaram para o deserto de Atacama, impulsionados por uma clientela aflita, a justificar os sacrifícios da cobertura.
Seria natural que o fenômeno movimentasse os meios de comunicação do Brasil, em virtude de sua presença dominante na América do Sul. Veja-se o exemplo da Bolívia e do Paraguai, ao dividirem interesses fundamentais nas águas do rio Paraná e no gás boliviano.
Mesmo sob ângulo diverso, o comércio com os Estados Unidos e com a China, que concentram a maior parte das nossas relações econômicas, não serve para explicar o interesse despertado pelo acidente em nós e no resto do mundo.
Passado o espetáculo, a nova realidade para eles será a que Marion Minerbo descreveu nesta Folha: "Apesar da alegria, o mais difícil será voltar para casa". Por esse momento, poucos -se houver algum- se interessarão.
A festa final ocultou uma realidade: a distorção no tratamento aos mineiros como únicos heróis. Heróis, no verdadeiro sentido da palavra, são os seis homens que foram ao fundo da mina -voluntária e conscientemente- como gente do resgate ou de funções técnicas, para orientar a retirada. Saíram depois dos 33 mineiros.
O que terá passado pela cabeça do último enquanto aguardava só, em silêncio, distante da superfície, a última viagem da cápsula? Esse foi o herói dos heróis.
Walter Ceneviva - Fonte: Folha de S.Paulo - 16/10/10.


LIVROS JURÍDICOS


CONDOMÍNIO EDILÍCIO
AUTOR Nelson Kojranski
EDITORA GZ (0/xx/21/2240-1406)
QUANTO R$ 65 (248 págs.)
Kojranski é, dentre nossos estudiosos, um dos que deram maior atenção ao desenvolvimento do tema, em comentários na imprensa especializada. Em 14 capítulos, reuniu alguns de seus ensaios mais expressivos. A obra é útil para profissionais na medida em que acrescenta a prática ao temário jurídico. Trata desde questões esparsas da vida condominial até de despesas. Tem particular originalidade o ensaio final sobre condomínio fechado.


COLEÇÃO AUDIOLIVRO "TUDO O QUE VOCÊ PRECISA OUVIR SOBRE"
AUTOR Vários autores
EDITORA Saraiva (0/xx/11/3613-3344)
QUANTO R$ 24,90 cada
Os CDs enfocam 16 temas: seguros, direito do consumidor, danos morais, direito desportivo, direito do consumidor (serviços bancários), direito ambiental e sustentabilidade, abertura de empresa, Imposto de Renda (pessoa física), previdência social (aposentadoria), assédio moral, eleições digitais, direitos das minorias, técnicas de negociação, drogas e direito no trânsito.


ATUAÇÃO SINDICAL COMO SUBSTITUTO PROCESSUAL
AUTOR César A. Granieri
EDITORA LTr
QUANTO R$ 30 (112 págs.)
Dissertação de mestrado (Fadisp) define atuação dos sindicatos no substituto processual.


PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA
AUTOR Leonardo A. Barbosa
EDITORA Del Rey
QUANTO R$ 44 (244 págs.)
Com vivência prática no tema, o escritor publica sua dissertação de mestrado na UnB.


GUARDA COMPARTILHADA
AUTOR Obra coletiva
EDITORA Método
QUANTO R$ 72 (366 págs.)
Assunto relevante sobre o cuidado conjunto dos filhos na família. Coordenação de Antonio Coltro e Mario Delgado.


DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
AUTOR Carlos Guerra (Guerrinha)
EDITORA Elsevier
QUANTO R$ 33,90 (200 págs.)
Publicado na série "Questões", para provas e concursos, trata de execução e da cautelar.


Fonte: Folha de S.Paulo - 16/10/10.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
direitos

03/11/2017
DIREITO AO RESUMO... >>


09/04/2017
DIREITO AO TESOURO... >>


18/02/2017
DIREITO AO CASAMENTO >>


30/12/2016
DIREITO A UM PEDIDO... >>


08/10/2016
DIREITO À POLÍTICA >>


28/08/2016
DIREITO AO PASSADO E AO PRESENTE... >>


02/07/2016
DIRETO À HORA EXATA... >>


30/04/2016
DIREITO AO CÉU! >>


16/03/2016
DIREITO ÀS RESPOSTAS >>


18/01/2016
DIREITO À LIBERDADE... >>


19/12/2015
DIREITO À ADVOCACIA... >>


08/12/2015
DIREITO AO PASSADO >>


25/10/2015
DIREITO AO UNIVERSO... >>


20/09/2015
DIREITO À ESCOLHA >>


14/06/2015
DIREITO À MÃO AMIGA >>


05/06/2015
DIREITO DE SER DIFERENTE >>


21/04/2015
DIREITO AO VOO LIVRE... >>


03/04/2015
O DIREITO DE VIVER... >>


22/02/2015
DIREITO À CONFISSÃO... >>


18/01/2015
DIREITO À INFÂNCIA >>


11/12/2014
DIREITO AO NATAL >>


15/11/2014
DIREITO À FILA... >>


14/10/2014
DIREITO À FISCALIZAÇÃO... >>


17/09/2014
DIREITO DE SER DIFERENTE... >>


31/08/2014
DIREITO À MÚSICA >>


16/08/2014
DIREITO AO PROTESTO... >>


27/07/2014
DIREITO AO CRESCIMENTO... >>


13/07/2014
DIREITO AO PRAZER >>


09/06/2014
DIREITO À IMAGINAÇÃO... >>


28/05/2014
DIREITO À LEITURA PARA CEGOS >>


08/05/2014
DIREITO À ESCOLHA... >>


26/04/2014
DIREITO AO IP >>


09/04/2014
DIREITO À LIDERANÇA... >>


21/03/2014
DIREITO À LEITURA >>


08/03/2014
DIREITO AO ECO... >>


22/02/2014
DIREITO À PRECE... >>


07/02/2014
DIREITO À INCLUSÃO >>


24/01/2014
DIREITO À FIGURA HUMANA >>


15/01/2014
DIREITO AO LAMENTO... >>


24/12/2013
DIREITO AO ENQUADRAMENTO >>


16/12/2013
DIREITO À FORÇA MENTAL >>


07/12/2013
DIREITO À LIBERDADE >>


24/11/2013
DIREITO AO JARDIM BOTÂNICO >>


19/11/2013
DIREITO AO NATAL >>


03/11/2013
DIREITO À AJUDA >>


26/10/2013
DIREITO À CULTURA >>


19/10/2013
DIREITO ÀS ASSOCIAÇÕES DE ESTUDANTES >>


12/10/2013
DIREITO À ARTE >>


05/10/2013
DIREITO À DIGNIDADE >>


25/09/2013
DIREITO À ENERGIA >>


13/09/2013
DIREITO AO IG NOBEL >>


08/09/2013
DIREITO AOS DRINQUES >>


31/08/2013
DIREITO AOS ESPECIALISTAS >>


24/08/2013
DIREITO À TECNOLOGIA >>


17/08/2013
DIREITO À PAISAGEM >>


10/08/2013
DIREITO À WEB >>


03/08/2013
DIREITO AO SUCESSO >>


20/07/2013
DIREITO AO CLIQUE >>


13/07/2013
DIREITO À POSTURA >>


06/07/2013
DIREITO ÀS MUDANÇAS >>


27/06/2013
DIREITO À SUSTENTABILIDADE E JUSTIÇA ALIMENTAR >>


20/06/2013
DIREITO AO PROTESTO >>


13/06/2013
DIREITO À FOTOGRAFIA – PROJETO GÊNESIS >>


06/06/2013
DIREITO AOS DETALHES >>


30/05/2013
DIREITO À CONSERVAÇÃO (PROJETO ONÇAFARI) >>


20/05/2013
DIREITO À IGUALDADE >>


05/05/2013
DIREITO AO FUNGO >>


29/04/2013
DIREITO AO IPCLBrasil >>


21/04/2013
DIREITO AO PASSADO >>


12/04/2013
DIREITO INGLÊS >>


06/04/2013
DIREITO AO CONTROLE DAS ARMAS >>


29/03/2013
DIREITO A ÁGUA >>


23/03/2013
DIREITO AO AR >>


14/03/2013
DIREITO “CORUJA” >>


07/03/2013
DIREITO A PATENTES >>


28/02/2013
DIREITO À LEITURA CAMUFLADA >>


22/02/2013
DIREITO AO GLOBO TERRESTRE >>


14/02/2013
DIREITO À FOTOGRAFIA >>


07/02/2013
DIREITO DE SER ALUNO... >>


31/01/2013
DIREITO À LUTA CONTRA O TRABALHO ESCRAVO >>


24/01/2013
DIREITO AO VIDEOGAME >>


19/01/2013
DIREITO AO MUNDO DOS SONHOS >>


13/01/2013
DIREITO À REFLEXÃO! >>


04/01/2013
DIREITO À RUA MAIS BONITA DO MUNDO >>


27/12/2012
DIREITO AO FUTURO >>


20/12/2012
DIREITO A SER SOLIDÁRIO >>


13/12/2012
DIREITO A AMAZÔNIA LEGAL >>


06/12/2012
DIREITO AO FREVO >>


30/11/2012
DIREITO AO MUNDO ANIMAL >>


23/11/2012
DIREITO AO MBA >>


15/11/2012
DIREITO À FESTA >>


08/11/2012
DIREITO À MOBILIDADE >>


02/11/2012
DIREITO AO iTYPEWRITER >>


25/10/2012
DIREITO AO COQUETEL >>


18/10/2012
DIREITO AO JORNALISMO INVESTIGATIVO >>


11/10/2012
DIREITO AO LEGO >>


03/10/2012
DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO >>


26/09/2012
DIREITO ÀS MONTANHAS >>


20/09/2012
DIREITO À PAZ >>


12/09/2012
DIREITO AO VENTO >>


05/09/2012
DIREITO À OBSERVAÇÃO >>


30/08/2012
DIREITO À PAZ >>


24/08/2012
DIREITO À ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA >>


15/08/2012
DIREITO À EXPOSIÇÃO >>


09/08/2012
DIREITO AO JUBILEU >>


05/08/2012
DIREITO AO MUNDO >>


30/07/2012
DIREITO DE ESCOLHA >>


21/07/2012
DIREITO AO CONTRABAIXO >>


12/07/2012
DIREITO AO MUNDO ADVOCATÍCIO >>


05/07/2012
DIREITO À LÍNGUA HEBRAICA >>


28/06/2012
DIREITO À PARIS >>


21/06/2012
DIREITO À EDIÇÃO DE IMAGENS... >>


16/06/2012
DIREITO AOS MICRÓBIOS >>


09/06/2012
DIREITO AO REGRESSO >>


02/06/2012
DIREITO À VIDA >>


25/05/2012
DIREITO À REALIDADE >>


12/05/2012
DIREITO Á LIBERDADE >>


03/05/2012
DIREITO À PREGUIÇA >>


28/04/2012
DIREITO À SENTENÇA >>


21/04/2012
DIREITO AO BRASIL >>


14/04/2012
DIREITO À ORIGEM >>


05/04/2012
DIREITO AO CHURRASCO >>


31/03/2012
DIREITO AO BEIJO >>


24/03/2012
DIREITO A DIREITOS... >>


15/03/2012
DIREITO A UMA FACE >>


07/03/2012
DIREITO AO VOTO >>


29/02/2012
DIREITO À DOAÇÃO >>


22/02/2012
DIREITO À VODCA >>


18/02/2012
DIREITO À PUBLICIDADE >>


09/02/2012
DIREITO AO CRISTO COLORIDO... >>


02/02/2012
DIREITO À MÚSICA HUMANITÁRIA >>


28/01/2012
DIREITO AO ENGAJAMENTO >>


19/01/2012
DIREITO À APOSTA >>


13/01/2012
DIREITO À MATÉRIA ESCURA >>


06/01/2012
DIREITO AO CONHECIMENTO >>


31/12/2011
DIREITO AO MESMO CALENDÁRIO >>


22/12/2011
DIREITO À CASA SUSTENTÁVEL >>


18/12/2011
DIREITO À ESCULTURA >>


11/12/2011
DIREITO À NÚVENS... >>


03/12/2011
DIRETO AO TRANSPLANTE FACIAL >>


26/11/2011
DIREITO À SÁTIRA >>


19/11/2011
DIREITO À HISTÓRIA >>


13/11/2011
DIREITO AO LIVRO >>


02/11/2011
DIREITO À INFORMAÇÃO HISTÓRICA >>


29/10/2011
DIREITO À PESQUISA CIENTÍFICA >>


22/10/2011
DIREITO À PAZ >>


12/10/2011
DIREITO DE IR AO BANHEIRO >>


05/10/2011
DIREITO À SALVAÇÃO >>


28/09/2011
DIREITO À CRIAÇÃO POLÊMICA >>


21/09/2011
DIREITO À AGUA >>


14/09/2011
DIREITO À COMPARAÇÃO >>


07/09/2011
DIREITO À SALVAÇÃO >>


01/09/2011
DIREITO AO CORO DOS ESCRAVOS HEBREUS >>


25/08/2011
DIREITO AO CRESCIMENTO >>


18/08/2011
DIREITO AO CRÂNIO >>


11/08/2011
11 DE AGOSTO >>


04/08/2011
DIREITO À DOSE CERTA >>


28/07/2011
DIREITO À TRANSPARÊNCIA >>


21/07/2011
DIREITO AO LIVRO >>


17/07/2011
DIREITO AO OCEANO >>


10/07/2011
DIREITO À PROTEÇÃO >>


01/07/2011
DIREITO AO AUTORETRATO >>


23/06/2011
DIREITO AO LIVRO >>


16/06/2011
DIREITO AO PROJETO >>


08/06/2011
DIREITO AO CINEMA >>


02/06/2011
DIREITO À EXPLORAÇÃO URBANA >>


26/05/2011
DIREITO À DANÇA AÉREA >>


19/05/2011
DIREITO AO DIAGNÓSTICO >>


12/05/2011
DIREITO AO TRATAMENTO... >>


05/05/2011
DIREITO AO SUPERMERCADO >>


26/04/2011
DIREITO À DEMOCRACIA >>


22/04/2011
DIREITO À LUTA AMBIENTAL >>


14/04/2011
DIREITO AO OSCAR DO TWITTER >>


08/04/2011
DIREITO A UM JORNAL ANTIGO NA ERA DA WEB >>


31/03/2011
DIREITO AO MONITORAMENTO >>


26/03/2011
DIREITO À FOTO >>


17/03/2011
DIREITO AO HINO >>


10/03/2011
DIREITO À POPULARIDADE >>


03/03/2011
DIREITO AO FACEBOOK >>


27/02/2011
DIREITO AO MUSEU VIRTUAL >>


17/02/2011
DIREITO AO ENSINO >>


10/02/2011
DIREITO À SEGURANÇA >>


03/02/2011
DIREITO À ROTATIVIDADE >>


27/01/2011
DIREITO AO PROJETO >>


20/01/2011
DIREITO À MEMÓRIA >>


13/01/2011
DIREITO AO SUCESSO >>


07/01/2011
DIREITO À RETROSPECTIVA >>


30/12/2010
DIREITO AO COMANDO >>


21/12/2010
DIREITO AO CORPO HUMANO >>


16/12/2010
DIREITO À FOTOGRAFIA >>


09/12/2010
DIREITO À FESTA NATALINA >>


02/12/2010
DIREITO À HISTÓRIA >>


25/11/2010
DIREITO AO CHAMPAGNE >>


20/11/2010
DIREITO AO CASAMENTO >>


14/11/2010
DIREITO AO PREÇO JUSTO >>


04/11/2010
DIREITO AO ENFEITE >>


29/10/2010
DIREITO AO REENCONTRO >>


21/10/2010
DIREITO AO MEMORIAL >>


14/10/2010
DIREITO À MATEMÁTICA >>


07/10/2010
DIREITO À CULTURA >>


02/10/2010
DIREITO AO VÍDEO >>


25/09/2010
DIREITO AO AEROMODELISMO >>


17/09/2010
DIREITO AO BURACO >>


09/09/2010
DIREITO À ASSINATURA COM DNA >>


01/09/2010
DIREITO À ESTÁTUA >>


26/08/2010
DIREITO AO BRINQUEDO >>


19/08/2010
DIREITO À CRÍTICA >>


12/08/2010
DIREITO À MEMÓRIA >>


05/08/2010
DIREITO ÀS IMAGENS >>


29/07/2010
DIREITO AO PIANO >>


22/07/2010
DIREITO AO CASAMENTO >>


15/07/2010
DIREITO À MUDANÇA >>


08/07/2010
DIREITO À ESCRITA >>


01/07/2010
DIREITO AO RAIO X >>


24/06/2010
DIREITO AO APOIO >>


17/06/2010
DIREITO AO LIXO >>


10/06/2010
DIREITO À VISÃO >>


03/06/2010
DIREITO À NEBULA NGC 6302 >>


27/05/2010
DIREITO À FOTOGRAFIA >>


23/05/2010
DIREITO À FACE >>


13/05/2010
DIREITO À FÍSICA QUÂNTICA >>


07/05/2010
DIREITO AO VISTO >>


29/04/2010
DIREITO À VILA DE LATA >>


24/04/2010
DIREITO À EXAMINAÇÃO >>


15/04/2010
DIREITO ÀS LEIS >>


08/04/2010
DIREITO À ESTRATOSFERA >>


01/04/2010
DIREITO AO SOL >>


25/03/2010
DIREITO AO GUIA DE ELETRÔNICOS VERDES >>


19/03/2010
DIREITO À ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL >>


11/03/2010
DIREITO À NEURÓBICA >>


04/03/2010
DIREITO AO ENCONTRO >>


25/02/2010
DIREITO ÀS ESTRELAS >>


18/02/2010
DIREITO AO ANO NOVO >>


13/02/2010
DIREITO A UMA FOTO POR UMA CAUSA >>


04/02/2010
DIREITO À AMIZADE... >>


29/01/2010
DIREITO À LIBERDADE >>


23/01/2010
DIREITO DE AJUDAR AO PRÓXIMO >>


15/01/2010
DIREITO À VERDADE >>


24/12/2009
DIREITO À COLABORAÇÃO E GENTILEZA >>


17/12/2009
DIREITOS DOS ANIMAIS >>


10/12/2009
DIREITO À CONSTELAÇÃO DE CÉREBROS >>


03/12/2009
DIREITO A DOCUMENTOS SIGILOSOS >>


25/11/2009
DIREITO AO FUNDO DE POPULAÇÃO >>


20/11/2009
DIREITO À SOBREVIVÊNCIA >>


12/11/2009
DIREITO À USABILIDADE >>


05/11/2009
DIREITO À COMEMORAÇÃO >>


29/10/2009
DIREITO AO TITANIC >>


22/10/2009
DIREITO À RAZÃO >>


15/10/2009
DIREITO AOS QUADRINHOS >>


08/10/2009
DIREITO AOS ANEIS DE SATURNO >>


01/10/2009
DIREITO AO LIXO >>


24/09/2009
DIREITO AO "WORLD CAR FREE DAY" >>


17/09/2009
DIREITO DE SER MÃE (100%MAMANS) >>


10/09/2009
DIREITO À CONSTITUIÇÃO >>


03/09/2009
DIREITO À INTERNET >>


26/08/2009
DIREITO AO TEMPO REAL >>


20/08/2009
DIREITO AO CELULAR >>


13/08/2009
DIREITO AO DIA DO ADVOGADO >>


06/08/2009
DIREITO AO JAZZ >>


29/07/2009
DIREITO À ENERGIA ELÉTRICA >>


24/07/2009
DIREITO AO ECLIPSE >>


14/07/2009
DIREITO A UM ZERO-ESTRELA >>


09/07/2009
DIREITO AO TOILET >>


03/07/2009
DIREITO À SOBREVIVÊNCIA >>


25/06/2009
DIREITO À MÚSICA >>


19/06/2009
DIREITO AO CINEMA >>


11/06/2009
DIREITO À ESCULTURA >>


04/06/2009
DIREITO AO DIA D >>


28/05/2009
DIREITO À "AUTÓPSIA" EM LIVROS >>


18/05/2009
DIREITO À ESCOLA VOLUNTÁRIA >>


13/05/2009
DIREITO À PRÉ-HISTÓRIA >>


07/05/2009
DIREITO À ESPIONAGEM >>


01/05/2009
DIREITO AO MÊS DE MAIO >>


22/04/2009
DIREITO À MEMÓRIA >>


15/04/2009
DIREITO À LEI DE MURPHY >>


09/04/2009
DIREITO À DEVOÇÃO >>


01/04/2009
CAMPANHA VETADA >>


25/03/2009
DIREITO À PAZ >>


19/03/2009
DIREITO À PINTURA >>


12/03/2009
DIREITO AO LEVANTE >>


04/03/2009
DIREITO AO QUEBRA-QUEBRA >>


25/02/2009
DIREITO À INTERNET >>


19/02/2009
DIREITO À FOTOGRAFIA >>


12/02/2009
DIREITO À SALVAÇÃO!!! >>


06/02/2009
DIREITO AO CARNAVAL >>


29/01/2009
DIREITO AUTORAL >>


22/01/2009
DIREITO AO PÃO >>


15/01/2009
DIREITO AO MELHOR EMPREGO >>


04/01/2009
DIREITO À ARROGÂNCIA OU À ELEGÂNCIA? >>


02/01/2009
DIREITO AO MAPA >>


25/12/2008
DIREITO À FLORESTA >>


18/12/2008
DIREITO AO PAPAI NOEL >>


11/12/2008
DIREITO ÀS FESTIVIDADES NATALINAS >>


04/12/2008
DIREITO AO NATAL >>


29/11/2008
O DIREITO DE MANIFESTAÇÃO >>


20/11/2008
DIREITO AO BEM-ESTAR >>


13/11/2008
DIREITO AO HIDROGÊNIO MULTIUSO >>


06/11/2008
DIREITO AO CARRO ECOLÓGICO >>


30/10/2008
TOMBANDO DIREITO >>


22/10/2008
DIREITO À EQUITAÇÃO >>


16/10/2008
DIREITO EQUILIBRISTA >>


10/10/2008
FAZENDO CARROS VERDES >>


01/10/2008
DIREITO À CONSTITUIÇÃO >>


25/09/2008
DIREITO AO MASCOTE >>


16/09/2008
DIREITO AO PATRIMÔNIO CULTURAL >>


09/09/2008
DIREITO AO SEXO ECOLÓGICO >>


04/09/2008
DIREITO À INCLINAÇÃO >>


28/08/2008
DIREITO AO GRAFITE >>


21/08/2008
DIREITO À ARTE VISUAL >>


14/08/2008
DIREITO AO FESTIVAL >>


08/08/2008
O DIREITO DE BARRAR A CORRUPÇÃO! >>


31/07/2008
O DIREITO DE VOAR >>


27/07/2008
DIREITOS SÃO DIREITOS >>


14/07/2008
DURA LEX, SED LEX >>


06/07/2008
DIREITO À REVOLUÇÃO >>


03/07/2008
O DIREITO DE INOVAR >>


26/06/2008
DIREITO DE NAVEGAR >>


19/06/2008
DIREITO À HOMENAGEM >>


12/06/2008
DIREITO À IMIGRAÇÃO >>


05/06/2008
DIREITOS HUMANOS >>


29/05/2008
DIREITO DE SER MASCOTE >>


23/05/2008
DIREITO À LUZ >>


15/05/2008
DIREITO AO COMBUSTÍVEL >>


10/05/2008
DIREITO À VIDA??? >>


02/05/2008
DIREITO À MATERNIDADE >>


21/04/2008
DIREITO AO TRABALHO >>


16/04/2008
O DIREITO DO ESTUDANTE >>


10/04/2008
DIREITO DE ESCREVER >>


03/04/2008
DIREITO DE VOAR >>


29/03/2008
DIREITO AO ENSINO >>


21/03/2008
DIREITO AO LUTO >>


15/03/2008
O DIREITO AO LAPTOP >>


08/03/2008
DIREITO À PRÁTICA DO DIREITO >>


01/03/2008
O DIREITO DAS MULHERES >>


22/02/2008
O DIREITO DE COMEMORAR >>


15/02/2008
DIREITO AO TROTE >>


07/02/2008
DIREITO MEDIEVAL >>


30/01/2008
SERÁ QUE ESTAMOS FAZENDO DIREITO PELA TERRA? >>


24/01/2008
O DIREITO DE PAGAR DEPOIS II... "TAPA-BURACOS" NA JUSTIÇA >>


19/01/2008
O DIREITO DE PAGAR DEPOIS... >>


12/01/2008
COM O DIREITO VOCÊ CONSEGUE JUSTIÇA??? >>


30/12/2007
O DIREITO DE SONHAR... >>


23/12/2007
QUE TAL LER MAIS EM 2008 PARA FAZER DIREITO? >>


16/12/2007
NATAL COM DIREITO A AVENTURA E LIBERDADE PARA TODOS... >>


10/12/2007
PAPAIS NOÉIS QUE FAZEM DIREITO... >>


03/12/2007
DIREITO DEMOCRÁTICO >>


26/11/2007
PROTESTAR DIREITO... >>


19/11/2007
LEIS RIDÍCULAS E ABSURDAS AQUI E LÁ FORA... >>


13/11/2007
INSPIRAÇÃO PARA FAZER DIREITO! >>


06/11/2007
VAMOS TENTAR FAZER DIREITO NO ANO NOVO??? >>


30/10/2007
ADVOGADOS ESPERTOS >>


25/10/2007
FAZER E VOAR DIREITO... >>


18/10/2007
DIREITOS IGUAIS? >>


14/10/2007
AS LEIS DO DIA DO PROFESSOR... >>


30/09/2007
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA >>


24/09/2007
LEILÃO DE "COISA BOA"... >>


16/09/2007
É PRECISO FAZER POLÍTICA DIREITO... >>


10/09/2007
E O RENAN!!! >>


02/09/2007
O JULGAMENTO DO MENSALÃO >>


27/08/2007
MENSALÃO >>


20/08/2007
PIZZA POLÊMICA >>


13/08/2007
É PRECISO FAZER DIREITO PARA NÃO CANSAR... >>


10/08/2007
DIA DO ADVOGADO / DIA DA PINDURA >>


02/08/2007
O VERDADEIRO RENAN CALHEIROS POR TEREZA COLLOR >>


25/07/2007
USP MUDA GRADE DO CURSO DE DIREITO >>


12/07/2007
CONHEÇA O MUNDO EM QUE VOCÊ VIVE... PARA FAZER DIREITO!!! >>


03/07/2007
A PREOCUPAÇÃO COM A LINGUAGEM JURÍDICA >>


25/06/2007
SUPREMO NA INTERNET >>


18/06/2007
EM JUÍZO: RECEPÇÃO DE PRIMEIRA >>


11/06/2007
BINGO VI >>


04/06/2007
BINGO V... Charges e mais charges... >>


28/05/2007
BINGO IV - E dá-lhe charges... >>


21/05/2007
BINGO III >>


14/05/2007
BINGO II - As charges continuam... >>


07/05/2007
BINGOOOOO.... >>


01/05/2007
PONTO DE VISTA VII >>


23/04/2007
PONTO DE VISTA VI >>


16/04/2007
PONTO DE VISTA V >>


07/04/2007
PONTO DE VISTA IV >>


28/03/2007
PONTO DE VISTA III >>


19/03/2007
PONTO DE VISTA II >>


13/03/2007
PONTO DE VISTA >>


08/03/2007
DICIONÁRIO JURÍDICO? >>


27/02/2007
1º SARAU JURÍDICO DA FACULDADE NOVOS HORIZONTES >>


13/02/2007
É TUDO MUITO NEBULOSO! >>


03/02/2007
TEMOS QUE TENTAR FAZER DIREITO EM 2007! >>


17/12/2006
ESPECIAL DE FIM DE ANO >>


05/12/2006
CALAMIDADE DO ENSINO NO PAÍS >>


27/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "FAZENDO DIREITO" >>


13/11/2006
A MÃO AMERICANA DA JUSTIÇA IRAQUIANA >>


08/11/2006
LEIS E SABEDORIAS! >>


31/10/2006
VAMOS ESTUDAR DIREITO? >>


23/10/2006
ABRINDO OS OLHOS... >>


16/10/2006
SE NÃO HOUVER JUSTIÇA, A CASA VAI LADEIRA À BAIXO! >>


09/10/2006
DIREITO É DIREITO! >>


01/10/2006
O ETERNO CONFLITO! >>


26/09/2006
A DERROTA DOS INTELECTUAIS >>


19/09/2006
UM PONTO DE VISTA RESPEITÁVEL...OU NÃO????? O QUE VOCÊS ACHAM? >>


11/09/2006
DESVIRTUAMENTO >>


09/09/2006
UM PODER JUDICIÁRIO ATUANTE - HÉLIO BICUDO >>


29/08/2006
VAMOS APRENDER PARA FAZER DIREITO! >>


21/08/2006
CONSELHO DE ADVOGADO >>


20/08/2006
PUTZ! >>


24/06/2006
FRASE DE ADVOGADO! >>


17/06/2006
Alô galera de direito! >>


04/06/2006
ESCLARECENDO O VOTO NULO! >>


28/05/2006
LEIS MALUCAS... >>


22/05/2006
ADVOGANDO O FIOFÓ >>


15/05/2006
"ESSES ADVOGADOS" >>


08/05/2006
EITA! PROFISSÕES, ORIGENS ETC. >>


30/04/2006
DENÚNCIA DO MENSALÃO >>


27/04/2006
Eleições! >>


27/04/2006
AS SANDÁLIDAS DO COORDENADOR >>


06/04/2006
Vamos fazer Direito à mesa >>


06/04/2006
Fazendo Direito >>


06/04/2006
D.A. DE DIREITO A CAMINHO >>


20/04/2006
EITA!!! >>