Faculdade Mental
FALOU NO FM? TÁ FALADO! - 03/06/2010
  

FALANDO EM MENSAGENS SECRETAS

O CÓDIGO DE MICHELANGELO
English:

http://www.scientificamerican.com/blog/post.cfm?id=michelangelos-secret-message-in-the-2010-05-26
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1282238/Forget-Da-Vinci-code-Experts-Michelangelo-code-hidden-Sistine-Chapel.html
Pesquisadores da Universidade de John Hopkins, nos EUA, afirmam ter descoberto desenhos secretos de partes do corpo humano nas pinturas da capela Sistina, no Vaticano.
Segundo eles, Michelangelo escondeu os desenhos em uma das representações de Deus enquanto pintava a capela entre 1508 e 1512.
Ian Suk e Rafael Tamargo encontraram no painel "Separação da Luz da Escuridão" desenhos precisos da medula humana, do pedúnculo cerebral e de nervos óticos: um segredo que ele ocultou destruindo a maior parte dos seus esquemas e notas. Contudo, 500 anos depois são descobertas as ilustrações anatômicas escondidas nas pinturas da capela, um segredo que não foi percebido pelo papa Júlio II, nem por diversos religiosos, historiadores e admiradores.
Não é a primeira vez que são encontrados desenhos secretos na famosa capela. Em 1990, o físico Frank Meshberger publicou um artigo no qual descrevia que a cena "Deus Cria Adão", no painel central, continha a perfeita ilustração de um cérebro humano.
Na época da publicação do artigo, ele sugeriu que Michelangelo afirmava que Deus dotava Adão não apenas com vida, mas também com a suprema inteligência humana.
Lupa - Fonte: O Tempo - 29/05/10.
Mais detalhes:
http://www.scientificamerican.com/blog/post.cfm?id=michelangelos-secret-message-in-the-2010-05-26
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1282238/Forget-Da-Vinci-code-Experts-Michelangelo-code-hidden-Sistine-Chapel.html


MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES


"Sem comprovação da veracidade, mas respeitando os fatos noticiados e de conhecimento público, que talvez não esteja devidamente contabilizados e organizados como aqui." FM: Valeu, professor! "A Escalada e uma lista atualizada" está disponível na coluna "A Jente Herramos".


"Um texto-homenagem à minha vó! (30 dias depois do falecimento)" FM: Tadeu, o texto da vó Anna está logo abaixo:


Saudades de um tempo vivido?  Esse tempo que não volta mais...
O que será que temos que aprender com esse sentimento tão difícil chamado saudades?
Privilegiada as pessoas que têm esse sentimento, porque atrás dele vêm cenas, momentos, palavras, que remetem você ao passado.
Aquele que sente dentro do coração um aperto, senti saudade. Aquele que na memória lembra de alguém, senti saudade.
Por que não fazer dela, a saudade, algo como sentir um bálsamo de benção que alguém tão especial te deixou? E se foi tão especial assim cabe a nós refletirmos e fazermos como tal.
Hoje essa saudade que bate forte no meu coração é a mais pura lembrança de momentos passado juntos e de carinho recíproco.
E, feliz e sábio, aquele que pode fazer disso algo positivo.
Nas alegrias e nas tristezas devemos nos voltar a Deus e agradecer por sua luz nas nossas vidas, pois é através de sua manifestação que hoje dedico esse sentimento de SAUDADE a minha vó!
D. Anna esteja onde estiver e como estiver obrigado por me proporcionar momentos tão belo junto a ti!
Te lembrarei pra sempre!
Do neto...
Tadeu - Curitiba


HOMENAGEM - PRÊMIO TEM COMO FOCO MULHER EMPREENDEDORA
Estão abertas as inscrições para o prêmio Mulher de Negócios do Sebrae-SP, voltado a proprietárias de micro e pequenas empresas e líderes de associações e cooperativas.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/ ou nos escritórios do Sebrae-SP.
Fonte: Folha de S.Paulo - 30/05/10.


OS NOMES DAS COISAS E AS COISAS DOS NOMES
Todos têm uma linguagem particular, um dialeto especial para falar e se entender com cada uma das pessoas e coisas com que convivemos. Trocamos as palavras, descrevemos imagens, usamos referências. Enfim, falamos em códigos, e cada vez mais faremos isso, com o crescente cerco e invasão à privacidade. Mas também porque é muito divertido trocar uns nomes.
Há mais de seis anos, quando estou no trabalho com o Carlinhos Brickmann, nenhum dos dois faz esse ato inglório de “ir ao banheiro”, essa coisa tão popular. Um avisa ao outro que vai ver a Doutora Raquel, conversar com a Doutora Raquel, receber um fax ou e-mail da Raquel. Sem mais detalhes, por favor. Só para você entender, Raquel foi uma douta-especialista-cagaregras que conhecemos juntos, mas tão chata, tão chata, que dava até dor de barriga cada vez que precisávamos ouvi-la. Uma coisa meio Suplicy, Agarol, óleo de rícino. Que, entre nós, virou linguagem. Pegou. Expressões que trazem em si todo o seu significado. Comunicação total.
Ao mesmo tempo, se alguém nos oferece parceria, já nem nos entreolhamos. Já está combinado. Isso certamente vai querer dizer alguém oferecendo alguma coisa para a gente trabalhar, não ganhar nada, talvez perder, e, se der certo, um dia - talvez - dividir louros. Só louros, que o dinheiro fica com o outro parceiro.
Com meu pai, converso sobre o papagaio-de-botinas, que é o Lula. Se falo de certas pessoas com meu irmão só ele sabe exatamente a quem estou me referindo. Isso quando não usamos só as primeiras letras de um xingamento rigoroso, que fica até educado visto assim: PNSC. Não, não é nenhum partido político. Partido político seria o PNNC.
Coitado de quem escuta uma conversa dessas e sai sem entender nada. Pelo telefone se fala pouco e sempre em código. E ultimamente o sentido das coisas anda tão mudado e mutante que daqui a pouco só haverá comunicação possível com a linguagem dos guetos e recantos. E só entre eles. Na Internet há uma gama de expressões a cada dia ficando mais sofisticada, de RTs a FFs, com @s e #s; no mundo do crime, do lado do mocinho e do lado do bandido, outra. Na universidade, o acadêmico. Cada qual puxa para um lado. Estudos e estudos sobre morfologia e palavras podem ser substituídos por expressões e comportamentos. Isso acontece de forma ágil, acompanhando a cultura. Pop!
Deus criou as coisas. E quem as nomeou? Camponeses, povos da floresta, pessoas em situação de rua, em situação de risco, excluídos, incluídos, terceiro setor, sustentabilidade - tudo já foi conhecido por outro nome. Foi o marketing quem fez isso? Socialista não é mais socialista; comunistas, muito menos. Nem preciso falar sobre os liberais, democratas e outros tipos. E toca usar letrinhas, pior do que a mania que reina em repartição pública. Eles não ganham; têm DAS. Nesse meio tem muito LDO, MP, AR, IR, GLST, PQP, por aí. Em 3-D, 2-D. LCD, LED. KY (para aguentar o tranco)!
Acho que a gente faz isso a vida inteira porque desde criança, no fundo, somos incentivados a trocar os nomes de coisas com que os pais não sabem lidar, inclusive sobre os nossos próprios órgãos sexuais, nosso pipi, periquita, bumbum. Soltar pum.
Nomes são importantes. Para as mulheres, nomes de cores de esmaltes. Outro dia descobri que as empresas têm pessoas especializadas em inventá-los - cada vez mais buscam influenciar o comportamento. Ainda bem que não sabia disso quando usei o Deixa Beijar, Paixão, Ciúme, Orgulho e Fúria. Agora tem até Pink vigarista.
Já contei que dou nome a tudo. Inclusive. Tudo. Nas minhas coisas e nas dos outros. Adoro sugerir nomes de bichos, de marcas. Mas nome é nome, não é troca de sentido - ao contrário, pode representar muito mais exatamente o que estamos querendo dizer, descrever. Teve tempo que, quando a gente ouvia falar em desburocratização das empresas e auditorias, sabia que o que viria eram demissões em massa. Também conhecido como enxugamento, racionalização, downsizing. Ou passaralho.
Tudo isso para dizer que ando mesmo preocupada - e você também devia estar - com o sentido das coisas, principalmente das coisas sem sentido. Elas estão tomando muito de nosso tempo, quando a gente podia ir direto ao assunto.
São Paulo, vila, cidade, megalópole, e da aldeia global.
(*) Marli Gonçalves é jornalista. Sempre atenta, procurando. Mas nem sempre acho. Tenho um grande e querido amigo que, neste exato momento, caminha pelo trajeto de Santiago de Compostela, na Espanha. Escolheu o lado mais árido e solitário da caminhada e creio que ele está lá procurando alguma resposta. Algum sentido. A ele dedico minha própria busca.
Vem voar comigo, igual passarinho, pela internet: Conheça meu novo blog! Aos pouquinhos, vamos construindo nossa barraquinha. A barraquinha da Mãe Joana. Venha me visitar. Entre e fique à vontade. Sinta-se em casa. Divirta-se: http://marligo.wordpress.com/.
Tenho Twitter e estou em plena campanha por mais seguidores e amigos. Vem? Siga-me! O passarinho canta. É divertido. Tenho postado coisas legais, fotos, desabafos, fatos, noticinhas e afazeres do dia-a-dia. O endereço é “www.twitter.com/MarliGo“
(Colaboração: A.M.B.)


CARLOS MOTTA - EXPOSIÇÃO E LIVRO NO MCB
“Móveis de madeira reutilizada”, com peças do designer Carlos Motta, em cartaz no Museu da Casa Brasileira
Abertura: 8 de junho, às 19h30, com lançamento do livro “Carlos Motta e a Vida”
Visitação: 9 de junho a 4 de julho
Com o uso de madeira de demolição, o designer Carlos Motta fez as 25 peças da mostra “Móveis de madeira reutilizada”, a ser aberta no dia 8 de junho no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. “São peças independentes, desenhadas sem pressão da grande correnteza”, diz o designer, que na ocasião lança o livro “Carlos Motta e a Vida”, pela Editora Bei. Depois, a mostra vai para Nova York em setembro e, para Los Angeles, em março de 2011.
“Grande parte do que venho desenhando é para ser produzido com essa madeira de redescobrimento, rediscovered wood. É assim que é conhecida por aí no mundão. Reaproveitar, fazer novo uso do material”, explica Carlos Motta. “Na mostra, fica clara a responsabilidade ambiental e social, como pré-requisito de primeira grandeza para a realização do bom design. Sabemos quanto está desgastada a palavra sustentabilidade, porém é o que buscamos, esta é a meta da humanidade”.
Esse conjunto de peças feitas sem pré-requisitos de um cliente revela a simplicidade construtiva e o respeito à madeira recolhida em demolições e a ser reaproveitada. Algumas são peças únicas, outras podem ser repetidas em pequenas quantidades. Suas cadeiras, poltronas, mesas e bancos de produção inteiramente artesanal, de seu próprio ateliê, são um depoimento vivo do talento da marcenaria de Carlos Motta. Uma delas, a Poltrona Radar, criada em 2008 e construída em peroba rosa de redescobrimento, com lustração especial, é giratória, com estrutura em ferro oxidado. Foi especialmente desenvolvida para as exposições no MCB e nos Estados Unidos.
“Para o MCB, apresentar a obra recente do designer Carlos Motta, mais que certificar sua consequente trajetória, nos remete à segunda edição do Premio Design MCB em 1987, quando as cadeiras Estrela e São Paulo receberam o primeiro lugar na categoria de móveis. A premiação sinalizava seu trabalho dentro da melhor tradição da marcenaria brasileira”, diz Giancarlo Latorraca. “A delicadeza de reelaboração dos materiais (madeiras e aço) anteriormente ligados à escala de estruturas arquitetônicas ressurge em objetos convidativos, amigáveis e suaves, muitas vezes sem perder a solidez visual”.
Há uma exceção no conjunto de peças apresentadas por Carlos Motta. As Cadeiras Havaianas foram criadas em madeira certificada e, assim como as sandálias, são apresentadas em várias cores: amarelo, prateado, azul, dourado, cinza chumbo e vermelho. “Foi um prazer e um orgulho muito grande para mim quando vi a exposição Ícones do Design, que aconteceu no Museu da Casa Brasileira em 2009”, conta o designer. “Pude ver a Cadeira São Paulo lado a lado com as Sandálias Havaianas”. Ele fala de seu desafio para criar as peças: “Tinha que fazer a cadeira mais cadeira que conseguisse, sabendo que as Sandálias Havaianas são as sandálias mais sandálias que conheço. A cadeira é para ser durável, longeva, utilitária e amada”.
A madeira
“Limpa-se a viga. Retira-se tudo o que é metal, na maioria são pregos e parafusos”, ensina Carlos Motta. “Mesmo estando limpa, a entrada desta madeira dentro da oficina de marcenaria representa uma carga horária maior para ser preparada, para ser maquinada, ou lixada, pois são madeiras muito rústicas”.
Segundo ele, o mercado de madeira de demolição mudou muito nos últimos anos. Atualmente até comercializa a matéria-prima no mercado internacional. Era um material pouco procurado, e muito barato alguns anos atrás. Hoje, considerado sofisticado, correto, amigo, vale muito.
“A madeira de demolição já cumpriu importantes funções: ofereceu qualidade física, mecânica, técnica, e estética em construções, engenharia, arquitetura. Longeva, essa provável viga de madeira ainda é bela e cheia de saúde”, acrescenta Carlos Motta. “Com este nobre material fizemos uma série de móveis, cujo objetivo é ficar evidenciado através da estética, da técnica construtiva e da ergonomia, a possibilidade de se realizar peças de qualidade, reutilizando-se material, no caso madeira e ferro”.
O livro
O livro “Carlos Motta e a Vida” tem concepção e projeto editorial de Paulo Lima, e concepção e projeto gráfico de Rafic Farah, pela Bei Editora. Como diz o próprio título, a abrangência vai além do design de móveis e da arquitetura, passando pela família, pelos amigos, pelo surf e por tudo aquilo que junto ao trabalho formam uma unidade, que é a vida de Carlos Motta.
O designer
Formado em arquitetura, com seis meses de curso na faculdade de direito, hippie e surfista, Carlos Motta intitula-se um apaixonado pelo cheiro e pela forma da madeira. “Desde criança, tudo na madeira me interessava. O cheiro, as cores, a forma, o corte da ferramenta. Tudo era prazeroso”, explica. Da paixão infantil começaram a surgir os primeiros objetos: estilingue com forquilha de jaboticabeira, carrinho de rolimã e casa de cachorro. Não demorou muito para surgir a primeira peça, uma espreguiçadeira bonita e bem estruturada, confeccionada a partir de cabos de enxada feitos de guatambu, uma madeira roliça, clara e forte, garimpada em uma loja de ferragens. Com aquilo, mais parafusos e um pedaço de lona, fez sua primeira cadeira.
Serviço
Exposição: “Móveis de madeira reutilizada”, de Carlos Motta
Abertura: 8 de junho, às 19h30, com lançamento do livro “Carlos Motta e a Vida”
Visitação: 9 de junho a 4 de julho, de terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00 – Gratuito domingos e feriados
Acesso a portadores de deficiência física.
Visitas orientadas: 3032-2564  agendamento@mcb.org.br
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org
Estacionamento: de terça a sábado até 30 min. grátis, até 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00. Domingo: preço único de R$ 12,00.
Informações para a imprensa:
Museu da Casa Brasileira
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243/0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana      menezescom@uol.com.br  
BEĨ Editora
Tatiane Lopes Tel. 11 3089-8888
E-mail: tatiane@bei.com.br 
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381 9983-5946
menezescom@uol.com.br
 
Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tá falado

13/10/2017
FALANDO EM ESPANTO... >>


09/04/2017
FALANDO EM EMOJIS >>


18/02/2017
FALANDO EM EVOLUÇÃO... >>


30/12/2016
FALANDO EM APTIDÕES... >>


09/10/2016
FALANDO EM FAMÍLIA... >>


03/09/2016
FALANDO EM COMUNICAÇÃO... >>


02/07/2016
FALANDO DA LÍNGUA MATERNA... >>


30/04/2016
FALANDO DAS SEMELHANÇAS... >>


21/02/2016
FALANDO EM SOLIDARIEDADE... >>


21/01/2016
FALANDO SOZINHO... >>


23/12/2015
FALANDO EM SUJEIRA... >>


02/12/2015
FALANDO EM PROJETOS >>


24/10/2015
FALANDO EM TRADUÇÃO!!! >>


19/09/2015
FALANDO NO IG NOBEL!!! >>


05/07/2015
FALANDO DE ENGENHARIA... >>


30/05/2015
FALANDO EM CRISE... >>


21/04/2015
FALANDO DA NATUREZA >>


22/03/2015
FALANDO DE EMOÇÕES... >>


22/02/2015
FALANDO DE GASES >>


18/01/2015
FALANDO EM IDIOMAS >>


11/12/2014
FALANDO EM ANO NOVO... >>


15/11/2014
FALANDO VERDADES... >>


14/10/2014
FALANDO DE ÁGUA >>


17/09/2014
FALANDO OUTRO IDIOMA... >>


31/08/2014
FALANDO DA LUA >>


17/08/2014
FALANDO EM IMAGENS... >>


27/07/2014
FALANDO DE EMOÇÕES >>


13/07/2014
FALANDO EM GERAÇÕES >>


09/06/2014
FALANDO EM AMOR PRÓPRIO >>


29/05/2014
FALANDO EM ECONOMIA: CONFIANÇA NA TRAVE >>


08/05/2014
FALANDO EM CIRCUITOS... >>


24/04/2014
FALANDO EM “DAR O NÓ”... >>


10/04/2014
FALANDO E ESCUTANDO... >>


21/03/2014
SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2014 >>


08/03/2014
FALANDO EM FESTA... >>


23/02/2014
FALANDO PARA OS FILHOS... >>


07/02/2014
FALANDO EM FACILIDADES... >>


24/01/2014
FALANDO EM LEITURA >>


16/01/2014
FALANDO EM ILUSTRAÇÃO >>


24/12/2013
FALANDO, APRENDENDO E JOGANDO... >>


15/12/2013
FALANDO EM TORRES HUMANAS >>


07/12/2013
FALANDO EM CONEXÃO >>


24/11/2013
FALANDO DE REUNIÕES PÚBLICAS >>


18/11/2013
FALANDO DAS FAVELAS... >>


03/11/2013
FALANDO NO DESERTO... >>


26/10/2013
FALANDO EM TRADUÇÃO... >>


19/10/2013
FALANDO EM INGLÊS >>


12/10/2013
FALANDO DE PAZ >>


05/10/2013
FALANDO EM TURISMO >>


25/09/2013
FALANDO EM NOVOS TERMOS... >>


13/09/2013
FALANDO DE E-BOOKS >>


08/09/2013
FALANDO DE SEXO >>


31/08/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO PARA SAÚDE II >>


24/08/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO PARA SAÚDE >>


17/08/2013
FALANDO EM MUSEUS >>


10/08/2013
FALANDO EM MÚSICA DE QUALIDADE >>


03/08/2013
FALANDO EM PONTOS DE VISTA >>


20/07/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO >>


13/07/2013
FALANDO EM TWITTER >>


06/07/2013
FALANDO DOS BATUQUEIROS DO SILÊNCIO >>


27/06/2013
FALANDO EM UNIVERSIDADES >>


20/06/2013
FALANDO EM MUSEU E TEST DRIVE >>


13/06/2013
FALANDO EM MUSEU >>


06/06/2013
FALANDO DE PERSONALIDADE >>


30/05/2013
FALANDO DE BARULHO... >>


25/05/2013
FALANDO PARA O MUNDO >>


05/05/2013
FALANDO EM MODA >>


29/04/2013
FALANDO EM REGRAS >>


21/04/2013
FALANDO EM IDIOMAS >>


12/04/2013
FALANDO EM COMUNICAÇÃO >>


06/04/2013
FALANDO NO TÁXI >>


29/03/2013
FALANDO EM DESIGN >>


22/03/2013
FALANDO DE LIVROS >>


14/03/2013
FALANDO EM COMIDA >>


07/03/2013
FALANDO DA IMAGEM >>


28/02/2013
FALANDO NA MAIS SIMPLES DAS LÍNGUAS >>


22/02/2013
FALANDO EM PESQUISA >>


14/02/2013
FALANDO NO OSCAR >>


07/02/2013
FALANDO EM ALUGUÉL >>


31/01/2013
FALANDO DE LITERATURA >>


24/01/2013
FALANDO NO IMPEDIMENTO DO USO DA PALAVRA >>


19/01/2013
FALANDO EM UFOS >>


13/01/2013
FALANDO INGLÊS >>


04/01/2013
FALANDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR >>


27/12/2012
FALANDO EM UNIVERSIDADES PELO MUNDO >>


20/12/2012
FALANDO EM CALENDÁRIOS... >>


13/12/2012
FALANDO EM FÍSICA >>


06/12/2012
FALANDO EM CORRUPÇÃO >>


30/11/2012
FALANDO EM PIPOCA >>


23/11/2012
FALANDO DE FLORIANÓPOLIS >>


15/11/2012
FALANDO SOBRE UM PAÍS TROPICAL >>


08/11/2012
FALANDO NA HORA CERTA... >>


02/11/2012
FALANDO DESCOBERTAS CANINAS >>


25/10/2012
FALANDO DA VIDA SELVAGEM >>


18/10/2012
FALANDO EM SONS >>


11/10/2012
FALANDO NA SORTE >>


03/10/2012
FALANDO EM MONITORAMENTO AMBIENTAL >>


26/09/2012
FALANDO EM POTÊNCIA FOTOGRÁFICA >>


20/09/2012
FALANDO EM DISCURSOS >>


12/09/2012
FALANDO NA COMUNICAÇÃO >>


05/09/2012
FALANDO NA VIDA >>


30/08/2012
FALANDO DAS LÍNGUAS EUROPEIAS >>


24/08/2012
FALANDO NA RAIVA >>


15/08/2012
FALANDO NA PAZ >>


09/08/2012
FALANDO NO AMANHÃ >>


05/08/2012
FALANDO PELOS COTOVELOS... >>


30/07/2012
FALANDO NO HAITI >>


21/07/2012
FALANDO EM TEIMOSIA >>


12/07/2012
FALANDO DA VIDA >>


05/07/2012
FALANDO AO TELEFONE... >>


28/06/2012
FALANDO EM FOFOCA >>


21/06/2012
FALANDO EM SUSTENTABILIDADE >>


16/06/2012
FALANDO DA HISTÓRIA >>


09/06/2012
FALANDO NA LÍNGUA "INIMIGA" >>


02/06/2012
FALANDO EM UNIVERSIDADES >>


25/05/2012
FALANDO EM SOBREVIVÊNCIA >>


12/05/2012
FALANDO EM RECICLAGEM >>


03/05/2012
FALANDO NO TRABALHO >>


28/04/2012
FALANDO DO VERDE >>


21/04/2012
FALANDO EM PROVAS >>


14/04/2012
FALANDO EM LINGUAGEM... >>


05/04/2012
FALANDO NA CRIMINALIDADE >>


31/03/2012
FALANDO NO INHOTIM >>


24/03/2012
FALANDO EM VÍDEOS >>


15/03/2012
FALANDO NA INTERNET >>


07/03/2012
FALANDO EM RESENHAS >>


29/02/2012
FALANDO EM "AMIZADES IMPROVÁVEIS" >>


22/02/2012
FALANDO DE COMUNICAÇÃO >>


18/02/2012
FALANDO EM HERÓIS >>


09/02/2012
FALANDO DE EDUCAÇÃO >>


02/02/2012
FALANDO EM FOFOCA >>


28/01/2012
FALANDO EM PRESERVAÇÃO >>


19/01/2012
FALANDO DAS UNIVERSIDADES >>


13/01/2012
FALANDO EM RESGATE >>


06/01/2012
FALANDO NO ANO NOVO >>


31/12/2011
FALANDO EM INOVAÇÃO CIENTÍFICA >>


22/12/2011
FALANDO NO NATAL... >>


18/12/2011
FALANDO EM BANIMENTO >>


11/12/2011
FALANDO BOBAGENS... >>


03/12/2011
FALANDO NAS BALEIAS >>


26/11/2011
FALANDO DO ESPAÇO >>


19/11/2011
FALANDO E CANTANDO EM RUSSO >>


13/11/2011
FALANDO EM PROTESTO >>


02/11/2011
FALANDO EM DESIGN >>


29/10/2011
FALANDO EM INGLÊS >>


22/10/2011
FALANDO EM LÍNGUAS >>


12/10/2011
FALANDO EM VIOLÊNCIA... >>


05/10/2011
FALANDO NA EXPANSÃO DO UNIVERSO >>


28/09/2011
FALANDO EM VOLTA AO MUNDO... >>


21/09/2011
FALANDO EM COMIDA >>


14/09/2011
FALANDO EM FOTOGRAFIA NA ASTRONOMIA >>


07/09/2011
FALANDO EM NOTÍCIA >>


01/09/2011
FALANDO EM LETRAS DA GUERRA >>


26/08/2011
FALANDO EM LIBERDADE >>


18/08/2011
FALANDO EM IOIÔ >>


11/08/2011
FALANDO EM DICIONÁRIO BABILÔNICO >>


04/08/2011
FALANDO NO PASSADO DIGITAL >>


28/07/2011
FALANDO EM ENERGIA ALTERNATIVA >>


21/07/2011
FALANDO ABERTAMENTE >>


17/07/2011
FALANDO KIRCHNERISMO >>


10/07/2011
FALANDO EM BATALHA DE IDEIAS >>


01/07/2011
FALANDO PELOS COTOVELOS >>


23/06/2011
FALANDO EM CORRUPÇÃO >>


16/06/2011
FALANDO EM VÁRIAS LÍNGUAS >>


08/06/2011
FALANDO EM CINEMA >>


02/06/2011
FALANDO EM ENCICLOPÉDIA >>


26/05/2011
FALANDO NO MAIOR CORAL DO MUNDO >>


19/05/2011
FALANDO EM E-BOOKS E LIVROS >>


12/05/2011
FALANDO POR SINAIS >>


05/05/2011
FALANDO EM PARTITURAS >>


26/04/2011
FALANDO NA PAZ MUNDIAL >>


22/04/2011
FALANDO EM ESPONTANEIDADE >>


14/04/2011
FALANDO EM BANDEIRAS >>


08/04/2011
FALANDO EM BEBÊS >>


31/03/2011
FALANDO EM LIBERDADE >>


26/03/2011
FALANDO EM CÂNCER >>


17/03/2011
FALANDO EM ACONTECIMENTOS >>


10/03/2011
FALANDO EM GLOBALIZAÇÃO >>


03/03/2011
FALANDO EM IDIOMAS >>


27/02/2011
FALANDO A VERDADE >>


17/02/2011
FALANDO EM CINEMA >>


10/02/2011
FALANDO EM MUSEUS >>


03/02/2011
FALANDO EM INTERATIVIDADE >>


27/01/2011
FALANDO NA REALEZA >>


20/01/2011
FALANDO EM IMITAÇÃO >>


13/01/2011
FALANDO EM MEMÓRIA COLETIVA >>


07/01/2011
FALANDO EM VERSÃO BRASILEIRA >>


30/12/2010
FALANDO EM BELEZA UNIVERSITÁRIA >>


21/12/2010
FALANDO EM NOTÍCIAS >>


16/12/2010
FALANDO EM KORO >>


09/12/2010
FALANDO EM LUZES DE NATAL >>


02/12/2010
FALANDO EM RETRATOS VALIOSOS >>


25/11/2010
FALANDO DA WEB >>


20/11/2010
FALANDO EM VISUAL >>


14/11/2010
FALANDO NA ALTITUDE >>


04/11/2010
FALANDO EM TWITTER >>


29/10/2010
FALANDO EM UNIVERSO >>


21/10/2010
FALANDO EM GENEROSIDADE >>


14/10/2010
FALANDO EM SKATE >>


07/10/2010
FALANDO EM AUTOMÓVEIS >>


02/10/2010
FALANDO EM COMUNICAÇÃO >>


24/09/2010
FALANDO EM DEDO-DURO >>


17/09/2010
FALANDO EM AMIZADE >>


09/09/2010
FALANDO EM FOTOS... >>


01/09/2010
FALANDO EM MARKETING >>


26/08/2010
FALANDO DE HISTÓRIA >>


19/08/2010
FALANDO NA ESCRITA >>


12/08/2010
FALANDO EM ESPAÇO - FLATSHARE >>


05/08/2010
FALANDO EM RELAX... >>


03/08/2010
FALANDO EM LIVROS >>


22/07/2010
FALANDO EM EMOTICONS >>


15/07/2010
FALANDO EM PREVISÕES >>


08/07/2010
FALANDO EM IDENTIFICAÇÃO >>


01/07/2010
FALANDO DO MUNDO >>


24/06/2010
FALANDO NO PASSADO COM PRESENTE >>


17/06/2010
FALANDO EM JAPONÊS >>


10/06/2010
FALANDO EM HISTÓRIAS VIRTUAIS >>


03/06/2010
FALANDO EM MENSAGENS SECRETAS >>


27/05/2010
FALANDO EM BANHEIRO >>


23/05/2010
FALANDO EM "AGRICULTURA" >>


13/05/2010
FALANDO EM SUPER-HOMEM >>


07/05/2010
FALANDO EM COMUNICAÇÃO À ANTIGA >>


29/04/2010
FALANDO EM SALTO ALTO >>


24/04/2010
FALANDO DOS CORREIOS >>


15/04/2010
FALANDO EM DESCOBRIMENTO >>


08/04/2010
FALANDO EM LAPTOP >>


01/04/2010
FALANDO DA ÚLTIMA CEIA >>


25/03/2010
FALANDO EM BANCO IMOBILIÁRIO RELOADED >>


19/03/2010
FALANDO EM RARIDADE >>


11/03/2010
FALANDO EM VOZES... >>


04/03/2010
FALANDO EM PHOTOSHOP >>


25/02/2010
FALANDO EM INOVAÇÃO >>


18/02/2010
FALANDO DE MODA >>


13/02/2010
FALANDO EM LIBERDADE >>


04/02/2010
FALANDO EM ALTA RESOLUÇÃO >>


29/01/2010
FALANDO EM PAGODE JAPONÊS >>


23/01/2010
FALANDO EM TATUAGEM >>


15/01/2010
FALANDO EM WIKIPEDIAMANIA >>


24/12/2009
FALANDO NO ANO NOVO >>


17/12/2009
FALANDO ATRAVÉS DE ASSINATURAS >>


10/12/2009
FALANDO EM ÁRVORE DE NATAL SUSTENTÁVEL >>


03/12/2009
FALANDO EM AMIZADE >>


25/11/2009
FALANDO EM DESIGN FUTURISTA >>


20/11/2009
FALANDO EM RESPEITO NAS UNIVERSIDADES >>


13/11/2009
FALANDO EM GRITOS >>


05/11/2009
FALANDO EM SINCRONISMO >>


29/10/2009
FALANDO EM CARTAS FAMOSAS >>


22/10/2009
FALANDO EM BRASIL ILUSTRADO >>


16/10/2009
FALANDO EM CARREGAMENTO DE ESPOSAS >>


08/10/2009
FALANDO EM PRISÃO E MANDANDO O RECADO >>


01/10/2009
FALANDO EM INFORMAÇÃO VIRTUAL >>


25/09/2009
FALANDO EM BRUXO FAMOSO >>


17/09/2009
FALANDO EM PESQUISAS CANINAS >>


10/09/2009
FALANDO EM AGRICULTURA >>


03/09/2009
FALANDO COM OS ANIMAIS >>


26/08/2009
FALANDO EM DESIGN DE COMIDA >>


20/08/2009
FALA PRESIDENCIAL >>


13/08/2009
FALANDO EM REALITY SHOW LITERÁRIO >>


06/08/2009
FALANDO EM LETRAS ECOLÓGICAS >>


29/07/2009
FALANDO EM HITS >>


24/07/2009
FALANDO EM PEIXES... >>


14/07/2009
FALANDO EM AERODINÂMICA >>


09/07/2009
FALANDO EM PROVOCAÇÃO >>


03/07/2009
FALANDO EM MICHAEL JACKSON >>


25/06/2009
FALANDO EM GIOCONDA >>


19/06/2009
FALANDO EM PROJETO SECRETO >>


11/06/2009
FALANDO EM REFLEXO >>


04/06/2009
FALANDO EM URSO POLAR >>


28/05/2009
FALANDO EM "GEEK" >>


18/05/2009
FALANDO EM CALENDÁRIO DE 2010 >>


13/05/2009
FALANDO EM ARTE RUPESTRE >>


07/05/2009
FALANDO EM JORNALISMO >>


01/05/2009
DISCUTINDO A DIVINA COMÉDIA COM DANTE >>


22/04/2009
FALANDO EM EXPERIMENTO >>


15/04/2009
FALANDO PRA TODO MUNDO OUVIR >>


10/04/2009
FALANDO EM ARQUITETURA MUSICAL >>


01/04/2009
SEMPRE FALANDO DO PLANETA >>


25/03/2009
FALANDO NO PLANETA >>


19/03/2009
FALANDO COM O MUNDO >>


12/03/2009
FALANDO EM FACULDADE >>


05/03/2009
FALANDO SEM PALAVRÕES >>


25/02/2009
FALANDO NO CELULAR >>


19/02/2009
FALANDO EM FAVELA >>


12/02/2009
FALANDO EM TRADIÇÃO >>


06/02/2009
FALANDO EM METEOROLOGIA >>


29/01/2009
FALANDO EM VINHO >>


22/01/2009
FALANDO EM PIZZA >>


15/01/2009
FALANDO NAS ALTURAS >>


04/01/2009
FALANDO NO DESCONHECIDO >>


02/01/2009
FALANDO EM EVOLUÇÃO >>


25/12/2008
FALANDO NO GELO! >>


18/12/2008
FALANDO EM PAZ >>


11/12/2008
FALANDO, MIANDO E CANTANDO NO NATAL >>


04/12/2008
FALANDO EM SOLIDARIEDADE >>


29/11/2008
FALANDO EM UFOLOGIA >>


20/11/2008
FALANDO PELOS ARES >>


13/11/2008
FALANDO EM EXOTISMO >>


06/11/2008
FALANDO EM FERROVIA >>


30/10/2008
O IMPORTANTE É FALAR >>


22/10/2008
LEITURA DIGITALIZADA >>


16/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS III >>


10/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS II >>


01/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS I >>


26/09/2008
FALANDO EM ILUSTRAÇÃO >>


16/09/2008
FALANDO NO TRÂNSITO >>


09/09/2008
FALANDO EM CAMPAINHA! >>


04/09/2008
FALANDO EM CIVILIZAÇÃO URBANA >>


28/08/2008
FALANDO DE CABEÇA PRA BAIXO >>


21/08/2008
LUXO ESPACIAL >>


15/08/2008
“EU VOS DECLARO...” >>


07/08/2008
A ROSA DE HIROSHIMA >>


31/07/2008
FALANDO E ESCUTANDO >>


27/07/2008
FALA MARCIANA >>


14/07/2008
FALANDO EM LIBERDADE >>


06/07/2008
FALANDO DE ARTISTAS >>


03/07/2008
"FAÇA ARTE, NÃO FAÇA GUERRA" >>


26/06/2008
FALANDO E GIRANDO >>


19/06/2008
FALANDO E OBSERVANDO >>


12/06/2008
FALANDO EM JAPONÊS >>


05/06/2008
FALANDO NA AREIA >>


29/05/2008
FALANDO DE BALEIAS >>


23/05/2008
FALANDO DE GENTE >>


15/05/2008
FALANDO E SONHANDO >>


10/05/2008
FALANDO DE ESTILO >>


02/05/2008
FALANDO NO GELO >>


21/04/2008
FALANDO NO ESCURO >>


16/04/2008
FALANDO NAS ALTURAS >>


10/04/2008
A VERDADEIRA SOLIDÃO! >>


03/04/2008
FALANDO, MAS NÃO IDENTIFICANDO... >>


29/03/2008
FALANDO DO QUE INTERESSA... >>


21/03/2008
FALAR EM GUERRA NÃO TÁ COM NADA... >>


14/03/2008
FALANDO PARA O MUNDO! >>


08/03/2008
FALANDO E ORGANIZANDO A LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES >>


01/03/2008
ALÉM DE FALAR, AS MULHERES PROTESTAM MUITO >>


22/02/2008
FALANDO SENTADO... >>


15/02/2008
FALANDO DE AMOR >>


07/02/2008
FALANDO DAS LOIRAS >>


30/01/2008
O BRASIL FALANDO NA EUROPA >>


24/01/2008
NÃO IMPORTA O IDIOMA, O IMPORTANTE É FALAR! >>


19/01/2008
FALANDO PORTUNÊS OU JAPOGUÊS? >>


12/01/2008
FALANDO, ATÉ MESMO NO GELO... >>


30/12/2007
VAMOS FALAR MUITO EM 2008! >>


23/12/2007
VAMOS COMEÇAR O ANO FALANDO DE FORMA OBJETIVA? >>


16/12/2007
NÃO BASTA FALAR EM SOLIDARIEDADE, É PRECISO ACENDER A CHAMA... >>


10/12/2007
PODE FALAR, MAS UM DE CADA VEZ... >>


03/12/2007
POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA, É PRECISO FALAR... >>


26/11/2007
O ESPÍRITO NATALINO FALA POR SI SÓ!!! >>


19/11/2007
NO FM, TODO MUNDO FALA... É LIBERDADE DE EXPRESSÃO! >>


13/11/2007
FALA SÉRIO, AÊÊÊ!!! >>


06/11/2007
O TAMANHO DO JORNAL NÃO IMPORTA, MAS, SIM, O VALOR DA INFORMAÇÃO... >>


02/11/2007
OBRA-PRIMA QUE FALA... >>


29/10/2007
LOGÌSTICA QUE FALA POR SI SÓ... >>


17/10/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR V >>


14/10/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR IV >>


30/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR III >>


24/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR II >>


16/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR... >>


10/09/2007
E POR FALAR EM BRASÍLIA... >>


02/09/2007
BOCA NO TROMBONE! >>


27/08/2007
ECLIPSE TOTAL DA LUA! É PRA FICAR DE BOCA ABERTA... >>


21/08/2007
SE NÃO FALAR, O TREM DA ALEGRIA PASSA... >>


14/08/2007
A HORA CERTA DE FALAR... APRIMORANDO APRESENTAÇÕES EM SLIDES >>


08/08/2007
NO FM, NÃO PRECISA DE ON / OFF PARA FALAR! >>


03/08/2007
DIREITO DE RESPOSTA >>


24/07/2007
PROTESTOU? TÁ PROTESTADO! >>


14/07/2007
VOX POPULI, VOX DEI! A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!!! >>


03/07/2007
FALOU NO FM? TÁ FALADO! VOTOU? TÁ VOTADO! O CRISTO É UMA MARAVILHA! >>


29/06/2007
VENEZUELANO TAMBÉM FALA NO FM! >>


18/06/2007
COM A PALAVRA A GALERA DA FNH >>


11/06/2007
VOU ME ENTORPECER BEBENDO VINHO... >>


07/06/2007
FALANDO SOBRE MEIO AMBIENTE! >>


28/05/2007
FALAR OU PENSAR, EIS A QUESTÃO! >>


21/05/2007
SERÁ QUE DÁ PARA FALAR??? >>


14/05/2007
UNIVERSITÁRIO FALA MESMO E GOSTA DE MUITA FESTA! >>


07/05/2007
FALANDO ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA... >>


01/05/2007
MINEIRIM FALA MES... >>


23/04/2007
TÁ RUSSO? ENTÃO, FALE! >>


16/04/2007
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORRETA... >>


07/04/2007
COM ESSE CALOR! SÓ NADANDO E FALANDO... >>


28/03/2007
SE CORRER O BICHO PEGA...SE FICAR O BICHO COME... >>


19/03/2007
SE NÃO FALAR, NÃO VALE, NÃO GANHA... >>


13/03/2007
FALAR E REALMENTE DAR O RECADO, É COISA SÉRIA! >>


08/03/2007
ATIRANDO E FALANDO PARA TODO LADO! >>


27/02/2007
A LIBERTAÇÃO DA EXPRESSÃO! >>


19/02/2007
FALANDO E PULANDO O CARNAVAL! >>


04/02/2007
FELIZ ANO NOVO! VAMOS ANDANDO, SEMPRE EM FRENTE! >>


14/12/2006
FM, SEMPRE PRESENTE! >>


04/12/2006
FALAR E OUVIR, UMA COMBINAÇÃO PERFEITA! >>


21/11/2006
100SACIONAL - ALGUMAS DAS MELHORES DO FALOU NO FM? TÁ FALADO! >>


14/11/2006
EITA!!! QUE FALAÇÃO DANADA... >>


09/11/2006
MANIFESTE SEU DESEJO! >>


31/10/2006
COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA! >>


23/10/2006
NÃO HÁ DISTÂNCIA PARA SE COMUNICAR COM O FM! >>


16/10/2006
FALA MUIIIITTTOOO! PARECE ATÉ PAPAGAIO! >>


09/10/2006
FALE SEMPRE! IDENTIFIQUE-SE, TAMBÉM! >>


01/10/2006
A FORÇA DA COMUNICAÇÃO! >>


25/09/2006
ESPAÇO DEMOCRÁTICO >>


19/09/2006
TÊM MENSAGENS PARA TODO O TIPO DE GOSTO! >>


17/09/2006
QUE FALAÇÃO DANADA! >>


05/09/2006
QUEM NÃO SE COMUNICA...SE ESTRUMBICA >>


30/08/2006
VAMOS FALAR, MAS SEMPRE COM TRANSPARÊNCIA! >>


27/08/2006
CRIAR NOVAS COLUNAS? SÓ DEPENDE DE VOCÊS... >>


20/08/2006
FALANDO...... >>


25/06/2006
COMUNICAÇÃO É TUDO! >>


17/06/2006
SANTA PACIÊNCIA! >>


04/06/2006
LIBERDADE DE EXPRESSÃO! >>


27/05/2006
EXPONDO PONTOS DE VISTA! >>


21/05/2006
BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ >>


17/05/2006
RESUMÃO! >>


07/05/2006
SOLTA A GARGANTA, MEU POVO! >>


30/04/2006
O NEGÓCIO É MANTER O CANAL ABERTO! >>


27/04/2006
ETA D.A. DE HARRY POTTER! >>


27/04/2006
MAIS FALAÇÃO. Ô GENTE QUE FALA! >>


06/04/2006
Falou no FM? Tá falado? >>


06/04/2006
COMO ESSE POVO FALA!!! >>