Faculdade Mental
FALOU NO FM? TÁ FALADO! - 25/02/2010
  

FALANDO EM INOVAÇÃO

CORNUCÓPIA - GASTRONOMIA DIGITAL


English:
http://fluid.media.mit.edu/projects.php?action=details&id=79
http://www.engadget.com/2010/01/21/the-cornucopia-mits-3d-food-printer-patiently-awaits-the-futu/
A partir de uma nota no site do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ecoou nas últimas semanas por sites como Wired, Engadget e Salon, chegando a brasileiros como o Info, a notícia de que um brasileiro, Marcelo Coelho, 29, nascido em Campinas e há três anos no MIT, desenvolve uma "máquina futurística para imprimir" alimentos.
Chamada Cornucópia, ela "armazena, mistura, deposita e cozinha". Coelho evita os excessos de ficção científica da cobertura e diz que "o objetivo não é imprimir um bife ou uma salada, mas permitir que os usuários inventem alimentos completamente novos".
Nelson de Sá - Toda Mídia (http://www.todamidia.folha.blog.uol.com.br) - Fonte: Folha de S.Paulo - 17/02/10.
Leia mais:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/ja-pensou-em-imprimir-sua-comida-23012010-1.shl
Mais detalhes:
http://fluid.media.mit.edu/projects.php?action=details&id=79
http://www.engadget.com/2010/01/21/the-cornucopia-mits-3d-food-printer-patiently-awaits-the-futu/


MENSAGENS DE NOSSOS LEITORES E COLABORADORES


"Ezequiel Toledo de Lima, um dos acusados de participação do assassinato do menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, no dia 7 de fevereiro de 2007, já está na Suíça com a família. Ele foi solto no último dia 10 pelo juiz da Vara de Infância e da Juventude, que ainda determinou que Ezequiel ingressasse no Programa de Proteção à Criança e Adolescente, destinado aos que estão ameaçados de morte. Ezequiel teria sofrido ameaças de morte no Instituto João Luiz Alves, onde cumpriu pena. A mãe do rapaz também teria sido ameaçada. Através da ONG Projeto Legal, ele conseguiu embarcar para a Suíça, com garantia de casa e identidade novas para recomeçar sua vida. O menino João Hélio foi arrastado por cerca de sete quilômetros, depois de ter ficado preso pelo cinto de segurança do carro da mãe, após um assalto na Rua João Vicente, perto da Praça do Patriarca, em Oswaldo Cruz. Os bandidos abandonaram o carro na Rua Caiari, com o menino já morto. *** E João Hélio e sua família? Terão a chance de recomeçar suas vidas? http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/02/18/e18027526.asp.
(Colaboração: André - RJ)" FM: Esse país é incrível mesmo... Obrigado, André. Abraços.


"Antes de lerem o artigo que lhes encaminho abaixo, vejam um resumo particular que considero pertinente e coerente na maioria das vezes quando o assunto é organização:
1. Não custa nada fazer um pequeno esforço e deixar de lado a procrastinação, ou seja, o “depois eu arrumo”...
2. Também, o hábito de deixar as coisas fora do lugar adequado para guardá-las é outro fato que implica em desorganização. Para fugir dessa armadilha, primeiro defina onde é o melhor lugar para cada coisa e depois, deixe a preguiça e a pressa de lado, como que desculpa, para sempre e disciplinadamente guardar as coisas quando não as usa por certo tempo.
a. Se alguma coisa não tem uso por mais de uma semana, atenção;
b. Se não usa por mais de um mês, é sinal de ela estar a mais e,
c. Se não usa por mais de 2 meses seguramente é supérfluo. Isso é real e saudável quando passar a pensar e agir assim, pois evitará ter armários e gavetas entulhados de pertences que podem ser tão úteis para outras pessoas...
3. A aparência pessoal começa pelo organizar também as “necessidades” para “retoques” em geral. Tire uma foto de como está hoje cada “arquivo” pessoal e depois o reveja após ter despojado da maioria que não usa há muito tempo ou mesmo que nunca usou.
4. Ao acordar, mantenham uma rotina segura e disciplinada para estar pronto. Por exemplo, não saia sem arrumar sua cama, começando por esticar bem o lençol e guardando a roupa de dormir devidamente dobrado e no local onde lhe está reservado. Claro, um bom banho lhe renovará a energia para o dia
5. Caso você tenha receio de se esquecer de tudo isso, copie estas e outras dicas e cole nos locais visíveis da casa; no princípio poderá parecer casa de louco ou de gente “nerd”, mas é que sempre terá esta cobrança visual silenciosa para se educar novamente e melhor estar com seus amigos quando com vocês.
6. Faça um compromisso formal e pessoal, por escrito e com testemunhas se for o caso, pois essa mudança para melhor muitas vezes pode ser radical, mas certamente lhe fará bem.
7. Diga sempre não e corrija seus atos quando negligenciar alguma das regras de organização.
8. Em resumo: cada coisa deve ficar e estar guardada em seu devido lugar; preferencialmente, poucas coisas devem ter inicialmente na vida para que não tenham tanto trabalho no dia a dia...
Boa sorte no processo de melhoria pessoal. (A.M.B)"
FM: Muito obrigado, professor! Vale a pena também ler o texto abaixo.


ORGANIZE CADA CANTO DA SUA CASA PARA GANHAR TEMPO E ESPAÇO
Deixe todos os cômodos da casa mais arrumados, funcionais e práticos.
Ganhar tempo e espaço são algumas das vantagens em arrumar armários, gavetas e estantes em todos os cômodos da casa. A boa notícia é que a tarefa é mais fácil do que parece.
A não tão boa é que é necessário rever essa arrumação de tempos em tempos, principalmente quando muda a estação e as roupas precisam ser trocadas de lugar para você não ficar olhando para uma blusa de lã toda hora que abre o armário e está um calor de 40º C lá fora.
Para tornar esse processo mais fácil, a dica vem do tempo da vovó: coloque de volta no lugar tudo o que tirar.
"Se devolver tudo ao seu lugar e não deixar para depois, a bagunça não vai se acumulando. E isso vale para tudo",disse Heloisa Sundfeld., da Help, especializada em organização doméstica.
"Mas pelo menos uma vez por ano é necessário dar uma geral, fazer uma limpeza não apenas no sentido de tirar a sujeira, mas tirar o que não está em uso. Aí se doa, se ainda estiver em bom estado, ou se joga fora", afirmou a especialista.
Siga as dicas dela e de Kelley Lara, da Organize Sua Vida, e deixe todos os cômodos da casa mais arrumados, funcionais e práticos.
Área de Serviço
Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas.
Quanto aos produtos de limpeza, separe-os de acordo com o tipo de uso, como lavar roupas, limpeza pesada etc.
Armário de roupas
Se no seu guarda-roupas não cabe nem mais pensamento, antes de querer comprar um novo, planeje uma bela arrumação. Mesmo que você não tenha muito espaço, segundo as especialistas quase nunca esse é o real problema de um armário pouco funcional.
Kelley Lara diz que o primeiro passo é ter a quantidade de cabides compatível com as peças. Assim, você evitará perder tempo na hora de procurar uma roupa. Escolha cabides de plástico para camisas, vestidos e camisetas e tenha sempre algum cabide com ganchos para pendurar saias e um organizador de cintos.
Esvazie o armário para começar a organizar do zero e divida as peças em dois grupos: verão e inverno.
Para ganhar mais espaço para suas roupas de verão e assim manuseá-las com facilidade, guarde suas roupas de inverno em um lugar específico do armário. Blusas de lã e casacos mais leves podem ser guardadas em gavetas.
Divida as peças de cada grupo em três subgrupos: bom estado, para consertar (descosidas, sem botões, etc.) e para doar (seja porque saíram de moda, estão velhas, você cansou delas, não servem mais no seu corpo).
Conserte o que você pode continuar usando e doe o que não serve mais a uma organização de caridade. Organize as roupas de verão por tipo. Por exemplo, todas as camisas devem ser penduradas juntas e todas as bermudas também. Assim, você encontrará o que procura sem perder tempo.
Brinquedos
"As crianças são muito mais desapegadas aos brinquedos quebrados ou com peça faltando. Esses se tornam desinteressantes e descartáveis", disse Kelley Lara. Ou seja, não precisa ficar guardando aquele monte de peças que caíram de algum boneco, descarte alguns, elimine o que der da bagunça.
Depois, organize-os por itens, como carrinhos, bonecas, pelúcias, livros, jogos, fantasias e assim por diante. E é melhor guardar tudo em caixas transparentes para garantir rápida visualização. Se possível, etiquete também.
Outra dica da especialista é fazer caixas em madeira sob medida com rodinhas para armazenar brinquedos embaixo da cama, ajuda a ganhar bastante espaço quando um quarto é pequeno.
Cozinha
Um dos problemas mais comuns, segundo Heloisa, é o acúmulo de itens que não serão mais colocados em uso ou quebrados, que acabam atrapalhando a praticidade do espaço. Quebrou, tire de circulação na mesma hora. Vale para utensílios como tupperwares (com as tampas sem potes ou os potes sem tampa) e com o eletrodoméstico que quebrou e você está programando para levar ao conserto.
Comece se desfazendo de tudo aquilo que você não usa, e que só serve para ficar acumulado em algum lugar. Ambiente organizado é aquele onde você encontra facilmente tudo que usa, precisa ou gosta. O trabalho inicial é o mais árduo. Depois,quanto menos bagunça houver na casa, mais rápida e fácil será a tarefa de limpá-la e de mantê-la arrumada e organizada.
Segundo Kelley Lara, utensílios como talheres e até mesmo temperos devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Se você não tiver muito espaço, você pode utilizar porta talheres que protegem, organizam e economizam espaço.
O mesmo vale para bucha, detergente e panos de limpeza. Para facilitar a organização desses itens, utilize um organizador de pia.
Outra dica, segundo Heloisa, é cuidar da boa manutenção dos utensílios e mantê-los bem limpos, pois com o tempo a sujeira, como a gordura, vai estragando as peças.
Despensa ou armário de alimentos
Organize por fileiras. Faça uma só com caixas de leite, outra de sabão em pó, água sanitária e assim por diante.
Separe o material de limpeza dos comestíveis. Isso ajuda na hora de fazer a lista de compras e também auxilia a localizar rapidamente os produtos.
Facilite a organização dos objetos utilizando miniprateleiras, que funcionam como um degrau e facilitam a visualização, principalmente, dos enlatados.
Louça
Separe o que mais usa daquelas coisas que só vão à mesa em ocasiões especiais, evitando o trabalho de tirar um monte de coisas para pegar o que está embaixo.
Armário em que se mexe demais precisa ser limpo uma vez por semana. Por exemplo: para talheres e louça usados somente em dias festivos, utilize capas protetoras. Existem no mercado capas organizadoras para talheres, capas para baixelas e capas protetoras de louça.
Muitas pessoas não se desfazem de louças ou peças lascadas para não ficar com o jogo desfalcado, mas não voltam a usá-las, pois servir alguém num prato assim não é nada elegante. Não guarde: doe ou jogue fora.
Fonte: portal Terra/Casa & Cia.
(Colaboração: A.M.B.)


ALERTA DE PRIVACIDADE
O site http://pleaserobme.com/ faz um alerta sobre superexposição na rede; ele agrega postagens nas quais as pessoas avisam onde estão e acabam se tornando alvos fáceis para criminosos.
tec tec tec - Fonte: Folha de S.Paulo – 24/02/10.


10 CASES DO DESIGN BRASILEIRO
MCB e Editora Blücher lançam o livro
"10 cases do design brasileiro - Vol 2", de Auresnede Pires Stephan, e mais nove obras sobre design
Data: 10 de março de 2010, às 19h30
O Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e a Editora Blücher lançam no dia 10 de março o livro "10 cases do design brasileiro- os bastidores do processo de criação Vol 2", coordenado pelo professor Auresnede Pires Stephan, uma coleção que registra as experiências e ações de designers, seus esforços e a memória do projeto no campo do design. A coleção, cujo primeiro volume também foi lançado no MCB, é o testemunho do que é "fazer design" no nosso país, um desafio que necessita da compreensão e colaboração de empresários, fornecedores e consumidores. No mesmo dia, serão lançados outros nove livros sobre o mesmo tema - design.
"Tornam-se cada vez mais evidentes a pujança e o grande número de profissionais e empresas que se dedicam à criação dos mais variados segmentos do design", diz na abertura do livro Auresnede Pires Stephan, o professor Eddy. "Gostaria que os leitores observassem que nossos convidados são profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, alguns como personalidades no contexto do design; outros, por vários motivos, são conhecidos pelos seus produtos".
Listamos a seguir os 10 cases selecionados para o segundo volume da coleção e os designers que os criaram:
1 - Um design de frascos de vidro para perfumes, que traduz e ao mesmo tempo consolida o conceito do produto. Antonio Eduardo Pinatti conta sua trajetória acadêmica e profissional e como é o trabalho de assessoria e desenvolvimento na área de design de perfumaria e cosmética de uma das maiores empresas brasileiras do setor.
2 - Estojo flip box, destinado ao público infantil, foi um desafio para as equipes de design e engenheiros envolvidos nesse projeto. Christian Julius Folz e Marcos Roisman descrevem e comentam as etapas de amadurecimento do projeto que resultou em um produto bastante inovador e que veio suprir algumas carências apresentadas pelas embalagens tradicionais de lápis de cor.
3 - Origin - Muito além do briefing, que prevê a tendência de consumo sustentável e propõe a revisão do conceito de utilidades domésticas fabricadas em madeira. No case Origin, exemplo de ousadia e sinergia entre designer e cliente, Gértri Bodini relata desde a primeira reunião do projeto, passando por pesquisa, concepção da marca, embalagem, ponto de venda, até a aprovação do produto pelo cliente e depois pelos consumidores.
4 - Mobiliário de pista Ipiranga - Como equilibrar ordem e entropia, funcionalidade e vendas, identidade e cultura, por meio do design. Com a evolução do mercado, os postos de gasolina deixaram de ser apenas um local para abastecer carros e passaram a atender necessidades de consumo variadas, tornando-se verdadeiros pontos de encontro. Joaquim Redig expõe a evolução do design no setor de postos de gasolina, os conceitos envolvidos na elaboração de mobiliários desse ramo e seus processos de desenvolvimento.
5 - Soluções para o uso racional da água - Na década de 1990, a Docol começou a elaborar e desenvolver metais sanitários para o uso racional de água, gerando um novo segmento de mercado. Levi Garcia conta como a gestão estratégica, gestão de P&D e gestão do conhecimento organizacional aliadas à inovação, fizeram desse projeto um caso de sucesso.
6 - Stark 4WD Diesel - O desenvolvimento de um veículo em que o design foi muito além da forma. Levi Girardi conta como o design foi fundamental para o sucesso de um novo carro desenvolvido pelo Projeto Automotivo Catarinense.
7 - Chuveiros ThermoSystem - Economizar energia elétrica em um mundo que se pretende ambientalmente sustentável foi uma das motivações para o desenvolvimento deste case. Questões econômicas, políticas e financeiras podem interferir de modo crucial no desenvolvimento de um projeto. Marcelo de Resende narra como ele e sua equipe venceram as adversidades e desenvolveram a ducha com controle eletrônico.
8 - O Supertermo 5 - Do escritório Projeto de Produtos Bornancini, Petzold & Muller, Nelson Ivan Petzold conta como desenvolveu, junto com José Bornancini, o design de um recipiente isotérmico para a empresa Termolar. Foram vendidos cerca de 45 milhões desses recipientes e o que fora projetado pensando em esportistas acabou sendo adotado por inúmeros trabalhadores brasileiros.
9 - Master System Super Compact - Quando a um desenvolvimento de design é permitida total liberdade, e este se desenrola com amplo entrosamento entre diversos setores da indústria, o resultado é um produto de sucesso. Roberto Brazil narra como foi desenvolvido o design do Master System Super Compact, da Tectoy, eleito, apenas quatro meses após seu lançamento, um dos campeões de vendas pela revista Exame em 1993.
10 - Garrafas térmicas Calliente - Uma parceria entre universidade e empresa, a história de sucesso do trabalho conjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Companhia Industrial de Vidros (CIV) e da Alpha Plast. Uma experiência de disseminação da cultura do design em empresas.
Título: "10 cases do design brasileiro - os bastidores do processo de criação Vol. 2"
Org. Auresnede Pires Stephan
Páginas: 216
Formato: 20,5 x 25,5 cm
Preço de capa: R$ 78,50
Venda no site www.blucher.com.br, livrarias Cultura, Saraiva, Siciliano e Curitiba, e mais 38 distribuidores.
A seguir, outros nove livros que a Editora Blucher lança no mesmo dia:
"Desenho para Designers", de Alan Pipes
"Como se faz - 82 Técnicas de fabricação para design de produtos", de Chris Lefteri
"Criar Grids", de Beth Tondreau
"Design - Uma introdução - O design no contexto social, cultural e econômico", de Beat Schneider
"Estratégias de Design para Embalagens", de Bill Stewart
"Embalagens Flexíveis", de Nnamdi Anyadike
"Nanotecnologia em Embalagem", de Graham Moore
"Materiais para Embalagem", de Diana Twede/Ron Goddard
"Estudos de embalagens para o varejo", de Robert E. Coles
Serviço
Lançamento livro "10 cases do design brasileiro - Vol II" e outras nove obras sobre design: 10 de março, às 19h30
Entrada: gratuita  Site: www.mcb.org.br  
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - Tel. 11 3032-3727 - Jardim Paulistano  São Paulo
Estacionamento: R$ 12,00     
Informações para a imprensa:
Museu da Casa Brasileira
Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243  3815-0381 9983-5946
Contato: Letânia Menezes/Silvana Santana  
email: menezescom@uol.com.br                                         
Editora Blucher
Altemar Domingos
Tel. 11 3078-5388 ramal 213
E-mail: altemar@blucher.com.br
Silvana Santana
Menezes Comunicação
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 93
05419-000 - São Paulo - SP
tels. 11 3815-1243/0381
silvana.menezescom@uol.com.br


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tá falado

13/10/2017
FALANDO EM ESPANTO... >>


09/04/2017
FALANDO EM EMOJIS >>


18/02/2017
FALANDO EM EVOLUÇÃO... >>


30/12/2016
FALANDO EM APTIDÕES... >>


09/10/2016
FALANDO EM FAMÍLIA... >>


03/09/2016
FALANDO EM COMUNICAÇÃO... >>


02/07/2016
FALANDO DA LÍNGUA MATERNA... >>


30/04/2016
FALANDO DAS SEMELHANÇAS... >>


21/02/2016
FALANDO EM SOLIDARIEDADE... >>


21/01/2016
FALANDO SOZINHO... >>


23/12/2015
FALANDO EM SUJEIRA... >>


02/12/2015
FALANDO EM PROJETOS >>


24/10/2015
FALANDO EM TRADUÇÃO!!! >>


19/09/2015
FALANDO NO IG NOBEL!!! >>


05/07/2015
FALANDO DE ENGENHARIA... >>


30/05/2015
FALANDO EM CRISE... >>


21/04/2015
FALANDO DA NATUREZA >>


22/03/2015
FALANDO DE EMOÇÕES... >>


22/02/2015
FALANDO DE GASES >>


18/01/2015
FALANDO EM IDIOMAS >>


11/12/2014
FALANDO EM ANO NOVO... >>


15/11/2014
FALANDO VERDADES... >>


14/10/2014
FALANDO DE ÁGUA >>


17/09/2014
FALANDO OUTRO IDIOMA... >>


31/08/2014
FALANDO DA LUA >>


17/08/2014
FALANDO EM IMAGENS... >>


27/07/2014
FALANDO DE EMOÇÕES >>


13/07/2014
FALANDO EM GERAÇÕES >>


09/06/2014
FALANDO EM AMOR PRÓPRIO >>


29/05/2014
FALANDO EM ECONOMIA: CONFIANÇA NA TRAVE >>


08/05/2014
FALANDO EM CIRCUITOS... >>


24/04/2014
FALANDO EM “DAR O NÓ”... >>


10/04/2014
FALANDO E ESCUTANDO... >>


21/03/2014
SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2014 >>


08/03/2014
FALANDO EM FESTA... >>


23/02/2014
FALANDO PARA OS FILHOS... >>


07/02/2014
FALANDO EM FACILIDADES... >>


24/01/2014
FALANDO EM LEITURA >>


16/01/2014
FALANDO EM ILUSTRAÇÃO >>


24/12/2013
FALANDO, APRENDENDO E JOGANDO... >>


15/12/2013
FALANDO EM TORRES HUMANAS >>


07/12/2013
FALANDO EM CONEXÃO >>


24/11/2013
FALANDO DE REUNIÕES PÚBLICAS >>


18/11/2013
FALANDO DAS FAVELAS... >>


03/11/2013
FALANDO NO DESERTO... >>


26/10/2013
FALANDO EM TRADUÇÃO... >>


19/10/2013
FALANDO EM INGLÊS >>


12/10/2013
FALANDO DE PAZ >>


05/10/2013
FALANDO EM TURISMO >>


25/09/2013
FALANDO EM NOVOS TERMOS... >>


13/09/2013
FALANDO DE E-BOOKS >>


08/09/2013
FALANDO DE SEXO >>


31/08/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO PARA SAÚDE II >>


24/08/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO PARA SAÚDE >>


17/08/2013
FALANDO EM MUSEUS >>


10/08/2013
FALANDO EM MÚSICA DE QUALIDADE >>


03/08/2013
FALANDO EM PONTOS DE VISTA >>


20/07/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO >>


13/07/2013
FALANDO EM TWITTER >>


06/07/2013
FALANDO DOS BATUQUEIROS DO SILÊNCIO >>


27/06/2013
FALANDO EM UNIVERSIDADES >>


20/06/2013
FALANDO EM MUSEU E TEST DRIVE >>


13/06/2013
FALANDO EM MUSEU >>


06/06/2013
FALANDO DE PERSONALIDADE >>


30/05/2013
FALANDO DE BARULHO... >>


25/05/2013
FALANDO PARA O MUNDO >>


05/05/2013
FALANDO EM MODA >>


29/04/2013
FALANDO EM REGRAS >>


21/04/2013
FALANDO EM IDIOMAS >>


12/04/2013
FALANDO EM COMUNICAÇÃO >>


06/04/2013
FALANDO NO TÁXI >>


29/03/2013
FALANDO EM DESIGN >>


22/03/2013
FALANDO DE LIVROS >>


14/03/2013
FALANDO EM COMIDA >>


07/03/2013
FALANDO DA IMAGEM >>


28/02/2013
FALANDO NA MAIS SIMPLES DAS LÍNGUAS >>


22/02/2013
FALANDO EM PESQUISA >>


14/02/2013
FALANDO NO OSCAR >>


07/02/2013
FALANDO EM ALUGUÉL >>


31/01/2013
FALANDO DE LITERATURA >>


24/01/2013
FALANDO NO IMPEDIMENTO DO USO DA PALAVRA >>


19/01/2013
FALANDO EM UFOS >>


13/01/2013
FALANDO INGLÊS >>


04/01/2013
FALANDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR >>


27/12/2012
FALANDO EM UNIVERSIDADES PELO MUNDO >>


20/12/2012
FALANDO EM CALENDÁRIOS... >>


13/12/2012
FALANDO EM FÍSICA >>


06/12/2012
FALANDO EM CORRUPÇÃO >>


30/11/2012
FALANDO EM PIPOCA >>


23/11/2012
FALANDO DE FLORIANÓPOLIS >>


15/11/2012
FALANDO SOBRE UM PAÍS TROPICAL >>


08/11/2012
FALANDO NA HORA CERTA... >>


02/11/2012
FALANDO DESCOBERTAS CANINAS >>


25/10/2012
FALANDO DA VIDA SELVAGEM >>


18/10/2012
FALANDO EM SONS >>


11/10/2012
FALANDO NA SORTE >>


03/10/2012
FALANDO EM MONITORAMENTO AMBIENTAL >>


26/09/2012
FALANDO EM POTÊNCIA FOTOGRÁFICA >>


20/09/2012
FALANDO EM DISCURSOS >>


12/09/2012
FALANDO NA COMUNICAÇÃO >>


05/09/2012
FALANDO NA VIDA >>


30/08/2012
FALANDO DAS LÍNGUAS EUROPEIAS >>


24/08/2012
FALANDO NA RAIVA >>


15/08/2012
FALANDO NA PAZ >>


09/08/2012
FALANDO NO AMANHÃ >>


05/08/2012
FALANDO PELOS COTOVELOS... >>


30/07/2012
FALANDO NO HAITI >>


21/07/2012
FALANDO EM TEIMOSIA >>


12/07/2012
FALANDO DA VIDA >>


05/07/2012
FALANDO AO TELEFONE... >>


28/06/2012
FALANDO EM FOFOCA >>


21/06/2012
FALANDO EM SUSTENTABILIDADE >>


16/06/2012
FALANDO DA HISTÓRIA >>


09/06/2012
FALANDO NA LÍNGUA "INIMIGA" >>


02/06/2012
FALANDO EM UNIVERSIDADES >>


25/05/2012
FALANDO EM SOBREVIVÊNCIA >>


12/05/2012
FALANDO EM RECICLAGEM >>


03/05/2012
FALANDO NO TRABALHO >>


28/04/2012
FALANDO DO VERDE >>


21/04/2012
FALANDO EM PROVAS >>


14/04/2012
FALANDO EM LINGUAGEM... >>


05/04/2012
FALANDO NA CRIMINALIDADE >>


31/03/2012
FALANDO NO INHOTIM >>


24/03/2012
FALANDO EM VÍDEOS >>


15/03/2012
FALANDO NA INTERNET >>


07/03/2012
FALANDO EM RESENHAS >>


29/02/2012
FALANDO EM "AMIZADES IMPROVÁVEIS" >>


22/02/2012
FALANDO DE COMUNICAÇÃO >>


18/02/2012
FALANDO EM HERÓIS >>


09/02/2012
FALANDO DE EDUCAÇÃO >>


02/02/2012
FALANDO EM FOFOCA >>


28/01/2012
FALANDO EM PRESERVAÇÃO >>


19/01/2012
FALANDO DAS UNIVERSIDADES >>


13/01/2012
FALANDO EM RESGATE >>


06/01/2012
FALANDO NO ANO NOVO >>


31/12/2011
FALANDO EM INOVAÇÃO CIENTÍFICA >>


22/12/2011
FALANDO NO NATAL... >>


18/12/2011
FALANDO EM BANIMENTO >>


11/12/2011
FALANDO BOBAGENS... >>


03/12/2011
FALANDO NAS BALEIAS >>


26/11/2011
FALANDO DO ESPAÇO >>


19/11/2011
FALANDO E CANTANDO EM RUSSO >>


13/11/2011
FALANDO EM PROTESTO >>


02/11/2011
FALANDO EM DESIGN >>


29/10/2011
FALANDO EM INGLÊS >>


22/10/2011
FALANDO EM LÍNGUAS >>


12/10/2011
FALANDO EM VIOLÊNCIA... >>


05/10/2011
FALANDO NA EXPANSÃO DO UNIVERSO >>


28/09/2011
FALANDO EM VOLTA AO MUNDO... >>


21/09/2011
FALANDO EM COMIDA >>


14/09/2011
FALANDO EM FOTOGRAFIA NA ASTRONOMIA >>


07/09/2011
FALANDO EM NOTÍCIA >>


01/09/2011
FALANDO EM LETRAS DA GUERRA >>


26/08/2011
FALANDO EM LIBERDADE >>


18/08/2011
FALANDO EM IOIÔ >>


11/08/2011
FALANDO EM DICIONÁRIO BABILÔNICO >>


04/08/2011
FALANDO NO PASSADO DIGITAL >>


28/07/2011
FALANDO EM ENERGIA ALTERNATIVA >>


21/07/2011
FALANDO ABERTAMENTE >>


17/07/2011
FALANDO KIRCHNERISMO >>


10/07/2011
FALANDO EM BATALHA DE IDEIAS >>


01/07/2011
FALANDO PELOS COTOVELOS >>


23/06/2011
FALANDO EM CORRUPÇÃO >>


16/06/2011
FALANDO EM VÁRIAS LÍNGUAS >>


08/06/2011
FALANDO EM CINEMA >>


02/06/2011
FALANDO EM ENCICLOPÉDIA >>


26/05/2011
FALANDO NO MAIOR CORAL DO MUNDO >>


19/05/2011
FALANDO EM E-BOOKS E LIVROS >>


12/05/2011
FALANDO POR SINAIS >>


05/05/2011
FALANDO EM PARTITURAS >>


26/04/2011
FALANDO NA PAZ MUNDIAL >>


22/04/2011
FALANDO EM ESPONTANEIDADE >>


14/04/2011
FALANDO EM BANDEIRAS >>


08/04/2011
FALANDO EM BEBÊS >>


31/03/2011
FALANDO EM LIBERDADE >>


26/03/2011
FALANDO EM CÂNCER >>


17/03/2011
FALANDO EM ACONTECIMENTOS >>


10/03/2011
FALANDO EM GLOBALIZAÇÃO >>


03/03/2011
FALANDO EM IDIOMAS >>


27/02/2011
FALANDO A VERDADE >>


17/02/2011
FALANDO EM CINEMA >>


10/02/2011
FALANDO EM MUSEUS >>


03/02/2011
FALANDO EM INTERATIVIDADE >>


27/01/2011
FALANDO NA REALEZA >>


20/01/2011
FALANDO EM IMITAÇÃO >>


13/01/2011
FALANDO EM MEMÓRIA COLETIVA >>


07/01/2011
FALANDO EM VERSÃO BRASILEIRA >>


30/12/2010
FALANDO EM BELEZA UNIVERSITÁRIA >>


21/12/2010
FALANDO EM NOTÍCIAS >>


16/12/2010
FALANDO EM KORO >>


09/12/2010
FALANDO EM LUZES DE NATAL >>


02/12/2010
FALANDO EM RETRATOS VALIOSOS >>


25/11/2010
FALANDO DA WEB >>


20/11/2010
FALANDO EM VISUAL >>


14/11/2010
FALANDO NA ALTITUDE >>


04/11/2010
FALANDO EM TWITTER >>


29/10/2010
FALANDO EM UNIVERSO >>


21/10/2010
FALANDO EM GENEROSIDADE >>


14/10/2010
FALANDO EM SKATE >>


07/10/2010
FALANDO EM AUTOMÓVEIS >>


02/10/2010
FALANDO EM COMUNICAÇÃO >>


24/09/2010
FALANDO EM DEDO-DURO >>


17/09/2010
FALANDO EM AMIZADE >>


09/09/2010
FALANDO EM FOTOS... >>


01/09/2010
FALANDO EM MARKETING >>


26/08/2010
FALANDO DE HISTÓRIA >>


19/08/2010
FALANDO NA ESCRITA >>


12/08/2010
FALANDO EM ESPAÇO - FLATSHARE >>


05/08/2010
FALANDO EM RELAX... >>


03/08/2010
FALANDO EM LIVROS >>


22/07/2010
FALANDO EM EMOTICONS >>


15/07/2010
FALANDO EM PREVISÕES >>


08/07/2010
FALANDO EM IDENTIFICAÇÃO >>


01/07/2010
FALANDO DO MUNDO >>


24/06/2010
FALANDO NO PASSADO COM PRESENTE >>


17/06/2010
FALANDO EM JAPONÊS >>


10/06/2010
FALANDO EM HISTÓRIAS VIRTUAIS >>


03/06/2010
FALANDO EM MENSAGENS SECRETAS >>


27/05/2010
FALANDO EM BANHEIRO >>


23/05/2010
FALANDO EM "AGRICULTURA" >>


13/05/2010
FALANDO EM SUPER-HOMEM >>


07/05/2010
FALANDO EM COMUNICAÇÃO À ANTIGA >>


29/04/2010
FALANDO EM SALTO ALTO >>


24/04/2010
FALANDO DOS CORREIOS >>


15/04/2010
FALANDO EM DESCOBRIMENTO >>


08/04/2010
FALANDO EM LAPTOP >>


01/04/2010
FALANDO DA ÚLTIMA CEIA >>


25/03/2010
FALANDO EM BANCO IMOBILIÁRIO RELOADED >>


19/03/2010
FALANDO EM RARIDADE >>


11/03/2010
FALANDO EM VOZES... >>


04/03/2010
FALANDO EM PHOTOSHOP >>


25/02/2010
FALANDO EM INOVAÇÃO >>


18/02/2010
FALANDO DE MODA >>


13/02/2010
FALANDO EM LIBERDADE >>


04/02/2010
FALANDO EM ALTA RESOLUÇÃO >>


29/01/2010
FALANDO EM PAGODE JAPONÊS >>


23/01/2010
FALANDO EM TATUAGEM >>


15/01/2010
FALANDO EM WIKIPEDIAMANIA >>


24/12/2009
FALANDO NO ANO NOVO >>


17/12/2009
FALANDO ATRAVÉS DE ASSINATURAS >>


10/12/2009
FALANDO EM ÁRVORE DE NATAL SUSTENTÁVEL >>


03/12/2009
FALANDO EM AMIZADE >>


25/11/2009
FALANDO EM DESIGN FUTURISTA >>


20/11/2009
FALANDO EM RESPEITO NAS UNIVERSIDADES >>


13/11/2009
FALANDO EM GRITOS >>


05/11/2009
FALANDO EM SINCRONISMO >>


29/10/2009
FALANDO EM CARTAS FAMOSAS >>


22/10/2009
FALANDO EM BRASIL ILUSTRADO >>


16/10/2009
FALANDO EM CARREGAMENTO DE ESPOSAS >>


08/10/2009
FALANDO EM PRISÃO E MANDANDO O RECADO >>


01/10/2009
FALANDO EM INFORMAÇÃO VIRTUAL >>


25/09/2009
FALANDO EM BRUXO FAMOSO >>


17/09/2009
FALANDO EM PESQUISAS CANINAS >>


10/09/2009
FALANDO EM AGRICULTURA >>


03/09/2009
FALANDO COM OS ANIMAIS >>


26/08/2009
FALANDO EM DESIGN DE COMIDA >>


20/08/2009
FALA PRESIDENCIAL >>


13/08/2009
FALANDO EM REALITY SHOW LITERÁRIO >>


06/08/2009
FALANDO EM LETRAS ECOLÓGICAS >>


29/07/2009
FALANDO EM HITS >>


24/07/2009
FALANDO EM PEIXES... >>


14/07/2009
FALANDO EM AERODINÂMICA >>


09/07/2009
FALANDO EM PROVOCAÇÃO >>


03/07/2009
FALANDO EM MICHAEL JACKSON >>


25/06/2009
FALANDO EM GIOCONDA >>


19/06/2009
FALANDO EM PROJETO SECRETO >>


11/06/2009
FALANDO EM REFLEXO >>


04/06/2009
FALANDO EM URSO POLAR >>


28/05/2009
FALANDO EM "GEEK" >>


18/05/2009
FALANDO EM CALENDÁRIO DE 2010 >>


13/05/2009
FALANDO EM ARTE RUPESTRE >>


07/05/2009
FALANDO EM JORNALISMO >>


01/05/2009
DISCUTINDO A DIVINA COMÉDIA COM DANTE >>


22/04/2009
FALANDO EM EXPERIMENTO >>


15/04/2009
FALANDO PRA TODO MUNDO OUVIR >>


10/04/2009
FALANDO EM ARQUITETURA MUSICAL >>


01/04/2009
SEMPRE FALANDO DO PLANETA >>


25/03/2009
FALANDO NO PLANETA >>


19/03/2009
FALANDO COM O MUNDO >>


12/03/2009
FALANDO EM FACULDADE >>


05/03/2009
FALANDO SEM PALAVRÕES >>


25/02/2009
FALANDO NO CELULAR >>


19/02/2009
FALANDO EM FAVELA >>


12/02/2009
FALANDO EM TRADIÇÃO >>


06/02/2009
FALANDO EM METEOROLOGIA >>


29/01/2009
FALANDO EM VINHO >>


22/01/2009
FALANDO EM PIZZA >>


15/01/2009
FALANDO NAS ALTURAS >>


04/01/2009
FALANDO NO DESCONHECIDO >>


02/01/2009
FALANDO EM EVOLUÇÃO >>


25/12/2008
FALANDO NO GELO! >>


18/12/2008
FALANDO EM PAZ >>


11/12/2008
FALANDO, MIANDO E CANTANDO NO NATAL >>


04/12/2008
FALANDO EM SOLIDARIEDADE >>


29/11/2008
FALANDO EM UFOLOGIA >>


20/11/2008
FALANDO PELOS ARES >>


13/11/2008
FALANDO EM EXOTISMO >>


06/11/2008
FALANDO EM FERROVIA >>


30/10/2008
O IMPORTANTE É FALAR >>


22/10/2008
LEITURA DIGITALIZADA >>


16/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS III >>


10/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS II >>


01/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS I >>


26/09/2008
FALANDO EM ILUSTRAÇÃO >>


16/09/2008
FALANDO NO TRÂNSITO >>


09/09/2008
FALANDO EM CAMPAINHA! >>


04/09/2008
FALANDO EM CIVILIZAÇÃO URBANA >>


28/08/2008
FALANDO DE CABEÇA PRA BAIXO >>


21/08/2008
LUXO ESPACIAL >>


15/08/2008
“EU VOS DECLARO...” >>


07/08/2008
A ROSA DE HIROSHIMA >>


31/07/2008
FALANDO E ESCUTANDO >>


27/07/2008
FALA MARCIANA >>


14/07/2008
FALANDO EM LIBERDADE >>


06/07/2008
FALANDO DE ARTISTAS >>


03/07/2008
"FAÇA ARTE, NÃO FAÇA GUERRA" >>


26/06/2008
FALANDO E GIRANDO >>


19/06/2008
FALANDO E OBSERVANDO >>


12/06/2008
FALANDO EM JAPONÊS >>


05/06/2008
FALANDO NA AREIA >>


29/05/2008
FALANDO DE BALEIAS >>


23/05/2008
FALANDO DE GENTE >>


15/05/2008
FALANDO E SONHANDO >>


10/05/2008
FALANDO DE ESTILO >>


02/05/2008
FALANDO NO GELO >>


21/04/2008
FALANDO NO ESCURO >>


16/04/2008
FALANDO NAS ALTURAS >>


10/04/2008
A VERDADEIRA SOLIDÃO! >>


03/04/2008
FALANDO, MAS NÃO IDENTIFICANDO... >>


29/03/2008
FALANDO DO QUE INTERESSA... >>


21/03/2008
FALAR EM GUERRA NÃO TÁ COM NADA... >>


14/03/2008
FALANDO PARA O MUNDO! >>


08/03/2008
FALANDO E ORGANIZANDO A LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES >>


01/03/2008
ALÉM DE FALAR, AS MULHERES PROTESTAM MUITO >>


22/02/2008
FALANDO SENTADO... >>


15/02/2008
FALANDO DE AMOR >>


07/02/2008
FALANDO DAS LOIRAS >>


30/01/2008
O BRASIL FALANDO NA EUROPA >>


24/01/2008
NÃO IMPORTA O IDIOMA, O IMPORTANTE É FALAR! >>


19/01/2008
FALANDO PORTUNÊS OU JAPOGUÊS? >>


12/01/2008
FALANDO, ATÉ MESMO NO GELO... >>


30/12/2007
VAMOS FALAR MUITO EM 2008! >>


23/12/2007
VAMOS COMEÇAR O ANO FALANDO DE FORMA OBJETIVA? >>


16/12/2007
NÃO BASTA FALAR EM SOLIDARIEDADE, É PRECISO ACENDER A CHAMA... >>


10/12/2007
PODE FALAR, MAS UM DE CADA VEZ... >>


03/12/2007
POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA, É PRECISO FALAR... >>


26/11/2007
O ESPÍRITO NATALINO FALA POR SI SÓ!!! >>


19/11/2007
NO FM, TODO MUNDO FALA... É LIBERDADE DE EXPRESSÃO! >>


13/11/2007
FALA SÉRIO, AÊÊÊ!!! >>


06/11/2007
O TAMANHO DO JORNAL NÃO IMPORTA, MAS, SIM, O VALOR DA INFORMAÇÃO... >>


02/11/2007
OBRA-PRIMA QUE FALA... >>


29/10/2007
LOGÌSTICA QUE FALA POR SI SÓ... >>


17/10/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR V >>


14/10/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR IV >>


30/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR III >>


24/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR II >>


16/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR... >>


10/09/2007
E POR FALAR EM BRASÍLIA... >>


02/09/2007
BOCA NO TROMBONE! >>


27/08/2007
ECLIPSE TOTAL DA LUA! É PRA FICAR DE BOCA ABERTA... >>


21/08/2007
SE NÃO FALAR, O TREM DA ALEGRIA PASSA... >>


14/08/2007
A HORA CERTA DE FALAR... APRIMORANDO APRESENTAÇÕES EM SLIDES >>


08/08/2007
NO FM, NÃO PRECISA DE ON / OFF PARA FALAR! >>


03/08/2007
DIREITO DE RESPOSTA >>


24/07/2007
PROTESTOU? TÁ PROTESTADO! >>


14/07/2007
VOX POPULI, VOX DEI! A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!!! >>


03/07/2007
FALOU NO FM? TÁ FALADO! VOTOU? TÁ VOTADO! O CRISTO É UMA MARAVILHA! >>


29/06/2007
VENEZUELANO TAMBÉM FALA NO FM! >>


18/06/2007
COM A PALAVRA A GALERA DA FNH >>


11/06/2007
VOU ME ENTORPECER BEBENDO VINHO... >>


07/06/2007
FALANDO SOBRE MEIO AMBIENTE! >>


28/05/2007
FALAR OU PENSAR, EIS A QUESTÃO! >>


21/05/2007
SERÁ QUE DÁ PARA FALAR??? >>


14/05/2007
UNIVERSITÁRIO FALA MESMO E GOSTA DE MUITA FESTA! >>


07/05/2007
FALANDO ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA... >>


01/05/2007
MINEIRIM FALA MES... >>


23/04/2007
TÁ RUSSO? ENTÃO, FALE! >>


16/04/2007
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORRETA... >>


07/04/2007
COM ESSE CALOR! SÓ NADANDO E FALANDO... >>


28/03/2007
SE CORRER O BICHO PEGA...SE FICAR O BICHO COME... >>


19/03/2007
SE NÃO FALAR, NÃO VALE, NÃO GANHA... >>


13/03/2007
FALAR E REALMENTE DAR O RECADO, É COISA SÉRIA! >>


08/03/2007
ATIRANDO E FALANDO PARA TODO LADO! >>


27/02/2007
A LIBERTAÇÃO DA EXPRESSÃO! >>


19/02/2007
FALANDO E PULANDO O CARNAVAL! >>


04/02/2007
FELIZ ANO NOVO! VAMOS ANDANDO, SEMPRE EM FRENTE! >>


14/12/2006
FM, SEMPRE PRESENTE! >>


04/12/2006
FALAR E OUVIR, UMA COMBINAÇÃO PERFEITA! >>


21/11/2006
100SACIONAL - ALGUMAS DAS MELHORES DO FALOU NO FM? TÁ FALADO! >>


14/11/2006
EITA!!! QUE FALAÇÃO DANADA... >>


09/11/2006
MANIFESTE SEU DESEJO! >>


31/10/2006
COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA! >>


23/10/2006
NÃO HÁ DISTÂNCIA PARA SE COMUNICAR COM O FM! >>


16/10/2006
FALA MUIIIITTTOOO! PARECE ATÉ PAPAGAIO! >>


09/10/2006
FALE SEMPRE! IDENTIFIQUE-SE, TAMBÉM! >>


01/10/2006
A FORÇA DA COMUNICAÇÃO! >>


25/09/2006
ESPAÇO DEMOCRÁTICO >>


19/09/2006
TÊM MENSAGENS PARA TODO O TIPO DE GOSTO! >>


17/09/2006
QUE FALAÇÃO DANADA! >>


05/09/2006
QUEM NÃO SE COMUNICA...SE ESTRUMBICA >>


30/08/2006
VAMOS FALAR, MAS SEMPRE COM TRANSPARÊNCIA! >>


27/08/2006
CRIAR NOVAS COLUNAS? SÓ DEPENDE DE VOCÊS... >>


20/08/2006
FALANDO...... >>


25/06/2006
COMUNICAÇÃO É TUDO! >>


17/06/2006
SANTA PACIÊNCIA! >>


04/06/2006
LIBERDADE DE EXPRESSÃO! >>


27/05/2006
EXPONDO PONTOS DE VISTA! >>


21/05/2006
BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ >>


17/05/2006
RESUMÃO! >>


07/05/2006
SOLTA A GARGANTA, MEU POVO! >>


30/04/2006
O NEGÓCIO É MANTER O CANAL ABERTO! >>


27/04/2006
ETA D.A. DE HARRY POTTER! >>


27/04/2006
MAIS FALAÇÃO. Ô GENTE QUE FALA! >>


06/04/2006
Falou no FM? Tá falado? >>


06/04/2006
COMO ESSE POVO FALA!!! >>