Faculdade Mental
FALOU NO FM? TÁ FALADO! - 02/11/2007
  

OBRA-PRIMA QUE FALA...

LEONARDO DA VINCI


Itália - A obra-prima do pintor renascentista italiano Leonardo Da Vinci começou a ser exibida hoje em versão digital em altíssima definição, no antigo convento Santa Maria delle Grazie, no centro de Milão. O quadro virtual, realizado com a recomposição de mais de 1,6 mil fotografias da obra original registradas com tecnologia de ponta, poderá ser examinado nos mínimos detalhes.


Obra-prima de Da Vinci ganha versão digital em HD
 
A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, ganha uma versão digital em altíssima definição. A partir deste sábado, um dos murais mais famosos do mundo poderá ser visto nos seus mínimos detalhes por meio de um computador, em qualquer parte do planeta.
A obra-prima virtual foi realizada recompondo 1.677 imagens registradas com tecnologia de ponta. O trabalho foi feito com a ajuda de uma técnica especial de iluminação criada para não danificar a pintura original. O material pictórico é muito sensível à emissão de raios ultravioleta, assim como ao impacto térmico do flash.
A Última Ceia sobreviveu, sem nenhum arranhão, às nove horas de sessões fotográficas. Muito pouco perto dos quatro ou cinco anos gastos por Leonardo da Vinci para criar o original. O resultado é um quebra-cabeças de 16.945.790.099 pixels que, juntos, formam o mural falso mais verdadeiro da história. Ela pode ser vista no site www.haltadefinizione.com.
Ao contrário do que muitos pensam, o artista desenhou o mural com uma técnica de pintura a seco e a óleo, e não a usada tradicionalmente em afrescos. Por isso, ele tem a delicadeza e a fragilidade de uma aquarela. Normalmente, A Última Ceia é exposta sob um tênue véu de luz indireta, apenas o suficiente para dar uma boa impressão a olho nu. E os visitantes estão proibidos de tirar fotografias, com ou sem flash. Eles devem guardar na memória as impressões e as emoções daquele momento único.
Todos os dias, quase mil admiradores desfilam diante do mural. Ele ocupa uma das paredes do refeitório do antigo convento Santa Maria delle Grazie, no centro de Milão. Os visitantes formam grupos de 25 pessoas e somente podem ficar 15 minutos diante da parede pintada pelo gênio italiano.
A cena, descrita na Bíblia, mostra o último encontro de Jesus Cristo com os apóstolos e o anúncio da traição de Judas. Esta não é a primeira vez que a obra é fotografada. No começo do século passado, A Última Ceia foi retratada em preto e branco através da proteção de grandes vidros. E durante os anos 80, sempre de acordo com as tecnologias mais avançadas da época, o mural também foi retratado em cores. Desta vez, a profundidade e nitidez cromáticas reveladas pela mega-fotografia supera em duas vezes a qualidade das imagens digitais convencionais. Sofisticados programas de computador e processadores de última geração garantiram o sucesso da operação, impensável pouco tempo atrás por causa das dimensões do mural, que mede 4,6 por 8,8 metros.
A obra-prima de Leonardo da Vinci foi feita entre os anos de 1494 e 1498. O mestre alternava momentos de intensa atividade com longas pausas. Ao longo dos séculos, as expressões e os gestos das figuras continuam a encantar gerações. A herança artística em versão digital irá proporcionar a cada curioso ou turista virtual uma visão tão próxima da realidade como se fosse um restaurador trabalhando no mural, a poucos centímetros da parede.
A última restauração foi feita entre 1977 e 1999, pela italiana Pinin Brambilla. Ela foi passada a limpo e muitas partes originais foram reveladas depois de descobertas sob estratos de trabalhos anteriores. Outras foram irremediavelmente perdidas.
A Última Ceia, versão digital, é capaz de proporcionar ao pesquisador mais acurado a identificação dos traços intocáveis do mestre e aqueles retoques mais recentes, realizados para recuperar o conjunto. Somente não será possível respirar o cheiro da tinta e nem sentir mistério na pele.
A obra representa um dos patrimônios artísticos mais estudados em todo o mundo. O mural continua sendo uma fonte inesgotável de interpretações, leituras místicas ou não. Pesquisadores de fim de semana, diletantes, chegam até mesmo a encontrar partitura de música e diálogos "lendo" o posicionamento das figuras.
O best-seller mundial O Código da Vinci também tem com trama central a obra do artista. A Última Ceia digital chega em boa hora. O original está sendo ameaçado pela poluição ambiental. As partículas em suspensão são trazidas pelos próprios turistas, cerca de 350 mil ao ano. E já se fala em fechamento por temporadas para a proteção da obra. Vê-la na tela do computador pode servir de consolo e cada um vai poder dar asas à imaginação diante de um dos murais mais enigmáticos já feitos.
O projeto foi financiado, em parte, pelo Ministério para os Bens e as Atividades Culturais da Itália.


BBC Brasil - Fonte: Terra - 27/10/07.


"Muito bom o Editorial - A Ditadura da Democracia. Concordo plenamente com vocês: Ainda assim, viva a Democracia." FM: É verdade! Graças à Democracia o Faculdade Mental está no ar com toda essa liberdade.


"Olá!! Tudo bem? Têm noticias da nossa turma??? Não poderíamos unir o pessoal e fazer um churrasco, neste, eu juro que vou... Abraços!!!" FM: Essa é para a galera que se formou na FNH no final de 2005. Entrem em contato com o FM para organizarmos uma confraternização antes do final do ano.


"O que vocês têm contra loiras, hein? Apesar disso, o 'Loicar' é realmente muito engraçado." FM: Nada contra, pelo contrário, sem elas, o Cantinho Humor poderia até ser um Fiasco!!!


"Essa é para os bebedores de leite". FM: Charge disponibilizada na coluna "A Jente Herramos". Valeu!


"É coisa de alemão mesmo. Que logística maluca aquela da Igreja. Vi na Internet que a Igreja somente chegou na outra cidade depois de 5 dias. E olha que foram somente 12 quilometros. Agradeço por divulgarem a matéria e os links, pois caso contrário, acho que ficaria sem saber dessa loucura". FM: Isso é que é logística. Nós do FM estamos sempre antenados para passar as novidades aos nossos leitores. Esperamos que os professores de logística se aprofundem mais sobre tema e transmitam aos seus alunos todo o planejamento e os estudos para o transporte dessa igreja.


"Vejam que frase oportunista: ACHEI QUE ESTAVA MORRENDO POR CAUSA DA CACHAÇA... UFA, ERA O LEITE!!!". FM: Brincadeiras à parte, é uma frase para se pensar muito seriamente.


"Olha! Dei boas risadas com os links para a Tropa de Elite Argentina e Gaivota Meliante. Tudo de bom!". FM: Concordamos com você. O Eu Digital dessa semana também está muito bom. Confira!


UM OPERÁRIO CHEGA AO PARAÍSO


O Leitor já deve ter percebido que oscilo entre os resmungos e a reflexão, e isso vale também tanto para filhos e netos, companheira, amigos quanto para o próprio país. E ocorre aleatoriamente, ao sabor dos acontecimentos e de súbitas sacações, nem sempre originais. É como na poesia: cheiro de tangerina tem alguma coisa de novo? Claro que não, mas pode me arrastar a inesperadas indagações.
E mais ou menos assim foi quando reparei que o conflito que se daria entre a classe operária e a burguesia dar-se-ia agora -depois da derrocada do socialismo real- entre pobres e ricos. Alguma novidade? Não, mas leva a outras coisas.
Por exemplo: o que representa a chegada de Lula ao poder no Brasil? É a vitória da classe operária? Mas o vice dele não é um empresário rico? E a política econômica que seu governo pratica não é a mesma do governo anterior, que ele denunciava como neoliberal? Então, o que de fato ocorreu, quem chegou ao poder no país com as eleições de 2002?
É essa uma pergunta ociosa? Pode ser, mas quem perde tempo especulando acerca de um cheiro de tangerina é capaz de tudo. Vou tentar respondê-la, ainda que me faltem os recursos próprios a um cientista social. E a primeira coisa que me ocorre é a lembrança de que, num passado já longínquo, Getúlio Vargas, ao mesmo tempo em que concedeu aos trabalhadores direitos de que não usufruíam, passou a manipulá-los, usando, para isso, o imposto sindical e o pelego -anulando assim a ação aliciatória dos comunistas. Deposto pelos militares em 1945, voltou cinco anos depois, nos braços do povo, para, em 1954, suicidar-se.
O seu herdeiro entre os trabalhadores era João Goulart que, chegado à presidência com a renúncia de Jânio Quadros, foi também derrubado pelos militares em 1964. Se àquela altura, já no contexto da Guerra Fria (que alimentava o anticomunismo), pelegos e comunistas se haviam tornado aliados, foram indistintamente expulsos da vida sindical e de toda atividade política pela ditadura que se implantara.
Esse fato assinala, sem dúvida, o fim de um período na história da luta sindical no Brasil. Os comunistas vão para a clandestinidade, os sindicatos passam às mãos de dirigentes coniventes com o regime autoritário. Acabam-se as greves e calam-se as reivindicações.
O ressurgimento da luta sindical, que se verifica no ABC paulista, na década de 1970, não tem qualquer vínculo com aquele passado: brota da pregação da esquerda católica junto a uma nova liderança sindical, a que se juntarão militantes contrários ao regime militar, alguns advindos da fracassada luta armada. Aliam-se ideólogos sem massa e um líder sindical sem ideologia, mas com massa, que atendia pelo apelido de Lula -e nasce o PT. Esse líder sindical sem ideologia poderia lembrar de algum modo o antigo pelego, com a diferença fundamental de que não era manipulado pela classe dominante, e com um traço semelhante: o uso da liderança em causa própria.
O que importa, porém, é que esse sindicalismo se opõe ao governo militar e, ao reivindicar os direitos dos trabalhadores, exige implicitamente a volta da democracia, além de reafirmar o sonho socialista de uma sociedade justa e igualitária. Mas, finda a ditadura, quando, em 1990, Lula se candidata à Presidência da República com um discurso radical de esquerda, é derrotado, e o mesmo ocorre, sucessivamente, em 1994 e 1998.
Eis então que, em 2002, ele obriga o PT a aceitar as suas condições para voltar a candidatar-se: chama um empresário para a chapa presidencial, transmuda-se em Lulinha paz e amor e adota um programa de governo palatável para a maioria do eleitorado.
Se se observa bem, o ultimato que Lula deu ao PT foi um choque de realidade, com que assume seu verdadeiro papel de líder conciliador, não-ideológico e pragmático, ao mesmo tempo em que põe o PT face a face com sua condição de partido ideologicamente superado pelo fim do socialismo real.
O empresariado, que se assustara com uma possível vitória de Lula, verificou em seguida que não havia o que temer. Houve, sem dúvida, uma mudança na correlação de forças, mas uma mudança política apenas, em que um líder de origem operária, em vez de ser usado pelo poder, agora o assume, não para mudar o sistema econômico, mas, sim, para preservá-lo.
O conflito classe operária versus burguesia pertence ao passado das ideologias, restando a Lula o papel conciliador de presidente de todos os brasileiros e protetor dos pobres, que se satisfazem com três refeições por dia.


Ferreira Gullar - Fonte: Folha de S.Paulo - 28/10/07.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php


 

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tá falado

13/10/2017
FALANDO EM ESPANTO... >>


09/04/2017
FALANDO EM EMOJIS >>


18/02/2017
FALANDO EM EVOLUÇÃO... >>


30/12/2016
FALANDO EM APTIDÕES... >>


09/10/2016
FALANDO EM FAMÍLIA... >>


03/09/2016
FALANDO EM COMUNICAÇÃO... >>


02/07/2016
FALANDO DA LÍNGUA MATERNA... >>


30/04/2016
FALANDO DAS SEMELHANÇAS... >>


21/02/2016
FALANDO EM SOLIDARIEDADE... >>


21/01/2016
FALANDO SOZINHO... >>


23/12/2015
FALANDO EM SUJEIRA... >>


02/12/2015
FALANDO EM PROJETOS >>


24/10/2015
FALANDO EM TRADUÇÃO!!! >>


19/09/2015
FALANDO NO IG NOBEL!!! >>


05/07/2015
FALANDO DE ENGENHARIA... >>


30/05/2015
FALANDO EM CRISE... >>


21/04/2015
FALANDO DA NATUREZA >>


22/03/2015
FALANDO DE EMOÇÕES... >>


22/02/2015
FALANDO DE GASES >>


18/01/2015
FALANDO EM IDIOMAS >>


11/12/2014
FALANDO EM ANO NOVO... >>


15/11/2014
FALANDO VERDADES... >>


14/10/2014
FALANDO DE ÁGUA >>


17/09/2014
FALANDO OUTRO IDIOMA... >>


31/08/2014
FALANDO DA LUA >>


17/08/2014
FALANDO EM IMAGENS... >>


27/07/2014
FALANDO DE EMOÇÕES >>


13/07/2014
FALANDO EM GERAÇÕES >>


09/06/2014
FALANDO EM AMOR PRÓPRIO >>


29/05/2014
FALANDO EM ECONOMIA: CONFIANÇA NA TRAVE >>


08/05/2014
FALANDO EM CIRCUITOS... >>


24/04/2014
FALANDO EM “DAR O NÓ”... >>


10/04/2014
FALANDO E ESCUTANDO... >>


21/03/2014
SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2014 >>


08/03/2014
FALANDO EM FESTA... >>


23/02/2014
FALANDO PARA OS FILHOS... >>


07/02/2014
FALANDO EM FACILIDADES... >>


24/01/2014
FALANDO EM LEITURA >>


16/01/2014
FALANDO EM ILUSTRAÇÃO >>


24/12/2013
FALANDO, APRENDENDO E JOGANDO... >>


15/12/2013
FALANDO EM TORRES HUMANAS >>


07/12/2013
FALANDO EM CONEXÃO >>


24/11/2013
FALANDO DE REUNIÕES PÚBLICAS >>


18/11/2013
FALANDO DAS FAVELAS... >>


03/11/2013
FALANDO NO DESERTO... >>


26/10/2013
FALANDO EM TRADUÇÃO... >>


19/10/2013
FALANDO EM INGLÊS >>


12/10/2013
FALANDO DE PAZ >>


05/10/2013
FALANDO EM TURISMO >>


25/09/2013
FALANDO EM NOVOS TERMOS... >>


13/09/2013
FALANDO DE E-BOOKS >>


08/09/2013
FALANDO DE SEXO >>


31/08/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO PARA SAÚDE II >>


24/08/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO PARA SAÚDE >>


17/08/2013
FALANDO EM MUSEUS >>


10/08/2013
FALANDO EM MÚSICA DE QUALIDADE >>


03/08/2013
FALANDO EM PONTOS DE VISTA >>


20/07/2013
FALANDO DE INOVAÇÃO >>


13/07/2013
FALANDO EM TWITTER >>


06/07/2013
FALANDO DOS BATUQUEIROS DO SILÊNCIO >>


27/06/2013
FALANDO EM UNIVERSIDADES >>


20/06/2013
FALANDO EM MUSEU E TEST DRIVE >>


13/06/2013
FALANDO EM MUSEU >>


06/06/2013
FALANDO DE PERSONALIDADE >>


30/05/2013
FALANDO DE BARULHO... >>


25/05/2013
FALANDO PARA O MUNDO >>


05/05/2013
FALANDO EM MODA >>


29/04/2013
FALANDO EM REGRAS >>


21/04/2013
FALANDO EM IDIOMAS >>


12/04/2013
FALANDO EM COMUNICAÇÃO >>


06/04/2013
FALANDO NO TÁXI >>


29/03/2013
FALANDO EM DESIGN >>


22/03/2013
FALANDO DE LIVROS >>


14/03/2013
FALANDO EM COMIDA >>


07/03/2013
FALANDO DA IMAGEM >>


28/02/2013
FALANDO NA MAIS SIMPLES DAS LÍNGUAS >>


22/02/2013
FALANDO EM PESQUISA >>


14/02/2013
FALANDO NO OSCAR >>


07/02/2013
FALANDO EM ALUGUÉL >>


31/01/2013
FALANDO DE LITERATURA >>


24/01/2013
FALANDO NO IMPEDIMENTO DO USO DA PALAVRA >>


19/01/2013
FALANDO EM UFOS >>


13/01/2013
FALANDO INGLÊS >>


04/01/2013
FALANDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR >>


27/12/2012
FALANDO EM UNIVERSIDADES PELO MUNDO >>


20/12/2012
FALANDO EM CALENDÁRIOS... >>


13/12/2012
FALANDO EM FÍSICA >>


06/12/2012
FALANDO EM CORRUPÇÃO >>


30/11/2012
FALANDO EM PIPOCA >>


23/11/2012
FALANDO DE FLORIANÓPOLIS >>


15/11/2012
FALANDO SOBRE UM PAÍS TROPICAL >>


08/11/2012
FALANDO NA HORA CERTA... >>


02/11/2012
FALANDO DESCOBERTAS CANINAS >>


25/10/2012
FALANDO DA VIDA SELVAGEM >>


18/10/2012
FALANDO EM SONS >>


11/10/2012
FALANDO NA SORTE >>


03/10/2012
FALANDO EM MONITORAMENTO AMBIENTAL >>


26/09/2012
FALANDO EM POTÊNCIA FOTOGRÁFICA >>


20/09/2012
FALANDO EM DISCURSOS >>


12/09/2012
FALANDO NA COMUNICAÇÃO >>


05/09/2012
FALANDO NA VIDA >>


30/08/2012
FALANDO DAS LÍNGUAS EUROPEIAS >>


24/08/2012
FALANDO NA RAIVA >>


15/08/2012
FALANDO NA PAZ >>


09/08/2012
FALANDO NO AMANHÃ >>


05/08/2012
FALANDO PELOS COTOVELOS... >>


30/07/2012
FALANDO NO HAITI >>


21/07/2012
FALANDO EM TEIMOSIA >>


12/07/2012
FALANDO DA VIDA >>


05/07/2012
FALANDO AO TELEFONE... >>


28/06/2012
FALANDO EM FOFOCA >>


21/06/2012
FALANDO EM SUSTENTABILIDADE >>


16/06/2012
FALANDO DA HISTÓRIA >>


09/06/2012
FALANDO NA LÍNGUA "INIMIGA" >>


02/06/2012
FALANDO EM UNIVERSIDADES >>


25/05/2012
FALANDO EM SOBREVIVÊNCIA >>


12/05/2012
FALANDO EM RECICLAGEM >>


03/05/2012
FALANDO NO TRABALHO >>


28/04/2012
FALANDO DO VERDE >>


21/04/2012
FALANDO EM PROVAS >>


14/04/2012
FALANDO EM LINGUAGEM... >>


05/04/2012
FALANDO NA CRIMINALIDADE >>


31/03/2012
FALANDO NO INHOTIM >>


24/03/2012
FALANDO EM VÍDEOS >>


15/03/2012
FALANDO NA INTERNET >>


07/03/2012
FALANDO EM RESENHAS >>


29/02/2012
FALANDO EM "AMIZADES IMPROVÁVEIS" >>


22/02/2012
FALANDO DE COMUNICAÇÃO >>


18/02/2012
FALANDO EM HERÓIS >>


09/02/2012
FALANDO DE EDUCAÇÃO >>


02/02/2012
FALANDO EM FOFOCA >>


28/01/2012
FALANDO EM PRESERVAÇÃO >>


19/01/2012
FALANDO DAS UNIVERSIDADES >>


13/01/2012
FALANDO EM RESGATE >>


06/01/2012
FALANDO NO ANO NOVO >>


31/12/2011
FALANDO EM INOVAÇÃO CIENTÍFICA >>


22/12/2011
FALANDO NO NATAL... >>


18/12/2011
FALANDO EM BANIMENTO >>


11/12/2011
FALANDO BOBAGENS... >>


03/12/2011
FALANDO NAS BALEIAS >>


26/11/2011
FALANDO DO ESPAÇO >>


19/11/2011
FALANDO E CANTANDO EM RUSSO >>


13/11/2011
FALANDO EM PROTESTO >>


02/11/2011
FALANDO EM DESIGN >>


29/10/2011
FALANDO EM INGLÊS >>


22/10/2011
FALANDO EM LÍNGUAS >>


12/10/2011
FALANDO EM VIOLÊNCIA... >>


05/10/2011
FALANDO NA EXPANSÃO DO UNIVERSO >>


28/09/2011
FALANDO EM VOLTA AO MUNDO... >>


21/09/2011
FALANDO EM COMIDA >>


14/09/2011
FALANDO EM FOTOGRAFIA NA ASTRONOMIA >>


07/09/2011
FALANDO EM NOTÍCIA >>


01/09/2011
FALANDO EM LETRAS DA GUERRA >>


26/08/2011
FALANDO EM LIBERDADE >>


18/08/2011
FALANDO EM IOIÔ >>


11/08/2011
FALANDO EM DICIONÁRIO BABILÔNICO >>


04/08/2011
FALANDO NO PASSADO DIGITAL >>


28/07/2011
FALANDO EM ENERGIA ALTERNATIVA >>


21/07/2011
FALANDO ABERTAMENTE >>


17/07/2011
FALANDO KIRCHNERISMO >>


10/07/2011
FALANDO EM BATALHA DE IDEIAS >>


01/07/2011
FALANDO PELOS COTOVELOS >>


23/06/2011
FALANDO EM CORRUPÇÃO >>


16/06/2011
FALANDO EM VÁRIAS LÍNGUAS >>


08/06/2011
FALANDO EM CINEMA >>


02/06/2011
FALANDO EM ENCICLOPÉDIA >>


26/05/2011
FALANDO NO MAIOR CORAL DO MUNDO >>


19/05/2011
FALANDO EM E-BOOKS E LIVROS >>


12/05/2011
FALANDO POR SINAIS >>


05/05/2011
FALANDO EM PARTITURAS >>


26/04/2011
FALANDO NA PAZ MUNDIAL >>


22/04/2011
FALANDO EM ESPONTANEIDADE >>


14/04/2011
FALANDO EM BANDEIRAS >>


08/04/2011
FALANDO EM BEBÊS >>


31/03/2011
FALANDO EM LIBERDADE >>


26/03/2011
FALANDO EM CÂNCER >>


17/03/2011
FALANDO EM ACONTECIMENTOS >>


10/03/2011
FALANDO EM GLOBALIZAÇÃO >>


03/03/2011
FALANDO EM IDIOMAS >>


27/02/2011
FALANDO A VERDADE >>


17/02/2011
FALANDO EM CINEMA >>


10/02/2011
FALANDO EM MUSEUS >>


03/02/2011
FALANDO EM INTERATIVIDADE >>


27/01/2011
FALANDO NA REALEZA >>


20/01/2011
FALANDO EM IMITAÇÃO >>


13/01/2011
FALANDO EM MEMÓRIA COLETIVA >>


07/01/2011
FALANDO EM VERSÃO BRASILEIRA >>


30/12/2010
FALANDO EM BELEZA UNIVERSITÁRIA >>


21/12/2010
FALANDO EM NOTÍCIAS >>


16/12/2010
FALANDO EM KORO >>


09/12/2010
FALANDO EM LUZES DE NATAL >>


02/12/2010
FALANDO EM RETRATOS VALIOSOS >>


25/11/2010
FALANDO DA WEB >>


20/11/2010
FALANDO EM VISUAL >>


14/11/2010
FALANDO NA ALTITUDE >>


04/11/2010
FALANDO EM TWITTER >>


29/10/2010
FALANDO EM UNIVERSO >>


21/10/2010
FALANDO EM GENEROSIDADE >>


14/10/2010
FALANDO EM SKATE >>


07/10/2010
FALANDO EM AUTOMÓVEIS >>


02/10/2010
FALANDO EM COMUNICAÇÃO >>


24/09/2010
FALANDO EM DEDO-DURO >>


17/09/2010
FALANDO EM AMIZADE >>


09/09/2010
FALANDO EM FOTOS... >>


01/09/2010
FALANDO EM MARKETING >>


26/08/2010
FALANDO DE HISTÓRIA >>


19/08/2010
FALANDO NA ESCRITA >>


12/08/2010
FALANDO EM ESPAÇO - FLATSHARE >>


05/08/2010
FALANDO EM RELAX... >>


03/08/2010
FALANDO EM LIVROS >>


22/07/2010
FALANDO EM EMOTICONS >>


15/07/2010
FALANDO EM PREVISÕES >>


08/07/2010
FALANDO EM IDENTIFICAÇÃO >>


01/07/2010
FALANDO DO MUNDO >>


24/06/2010
FALANDO NO PASSADO COM PRESENTE >>


17/06/2010
FALANDO EM JAPONÊS >>


10/06/2010
FALANDO EM HISTÓRIAS VIRTUAIS >>


03/06/2010
FALANDO EM MENSAGENS SECRETAS >>


27/05/2010
FALANDO EM BANHEIRO >>


23/05/2010
FALANDO EM "AGRICULTURA" >>


13/05/2010
FALANDO EM SUPER-HOMEM >>


07/05/2010
FALANDO EM COMUNICAÇÃO À ANTIGA >>


29/04/2010
FALANDO EM SALTO ALTO >>


24/04/2010
FALANDO DOS CORREIOS >>


15/04/2010
FALANDO EM DESCOBRIMENTO >>


08/04/2010
FALANDO EM LAPTOP >>


01/04/2010
FALANDO DA ÚLTIMA CEIA >>


25/03/2010
FALANDO EM BANCO IMOBILIÁRIO RELOADED >>


19/03/2010
FALANDO EM RARIDADE >>


11/03/2010
FALANDO EM VOZES... >>


04/03/2010
FALANDO EM PHOTOSHOP >>


25/02/2010
FALANDO EM INOVAÇÃO >>


18/02/2010
FALANDO DE MODA >>


13/02/2010
FALANDO EM LIBERDADE >>


04/02/2010
FALANDO EM ALTA RESOLUÇÃO >>


29/01/2010
FALANDO EM PAGODE JAPONÊS >>


23/01/2010
FALANDO EM TATUAGEM >>


15/01/2010
FALANDO EM WIKIPEDIAMANIA >>


24/12/2009
FALANDO NO ANO NOVO >>


17/12/2009
FALANDO ATRAVÉS DE ASSINATURAS >>


10/12/2009
FALANDO EM ÁRVORE DE NATAL SUSTENTÁVEL >>


03/12/2009
FALANDO EM AMIZADE >>


25/11/2009
FALANDO EM DESIGN FUTURISTA >>


20/11/2009
FALANDO EM RESPEITO NAS UNIVERSIDADES >>


13/11/2009
FALANDO EM GRITOS >>


05/11/2009
FALANDO EM SINCRONISMO >>


29/10/2009
FALANDO EM CARTAS FAMOSAS >>


22/10/2009
FALANDO EM BRASIL ILUSTRADO >>


16/10/2009
FALANDO EM CARREGAMENTO DE ESPOSAS >>


08/10/2009
FALANDO EM PRISÃO E MANDANDO O RECADO >>


01/10/2009
FALANDO EM INFORMAÇÃO VIRTUAL >>


25/09/2009
FALANDO EM BRUXO FAMOSO >>


17/09/2009
FALANDO EM PESQUISAS CANINAS >>


10/09/2009
FALANDO EM AGRICULTURA >>


03/09/2009
FALANDO COM OS ANIMAIS >>


26/08/2009
FALANDO EM DESIGN DE COMIDA >>


20/08/2009
FALA PRESIDENCIAL >>


13/08/2009
FALANDO EM REALITY SHOW LITERÁRIO >>


06/08/2009
FALANDO EM LETRAS ECOLÓGICAS >>


29/07/2009
FALANDO EM HITS >>


24/07/2009
FALANDO EM PEIXES... >>


14/07/2009
FALANDO EM AERODINÂMICA >>


09/07/2009
FALANDO EM PROVOCAÇÃO >>


03/07/2009
FALANDO EM MICHAEL JACKSON >>


25/06/2009
FALANDO EM GIOCONDA >>


19/06/2009
FALANDO EM PROJETO SECRETO >>


11/06/2009
FALANDO EM REFLEXO >>


04/06/2009
FALANDO EM URSO POLAR >>


28/05/2009
FALANDO EM "GEEK" >>


18/05/2009
FALANDO EM CALENDÁRIO DE 2010 >>


13/05/2009
FALANDO EM ARTE RUPESTRE >>


07/05/2009
FALANDO EM JORNALISMO >>


01/05/2009
DISCUTINDO A DIVINA COMÉDIA COM DANTE >>


22/04/2009
FALANDO EM EXPERIMENTO >>


15/04/2009
FALANDO PRA TODO MUNDO OUVIR >>


10/04/2009
FALANDO EM ARQUITETURA MUSICAL >>


01/04/2009
SEMPRE FALANDO DO PLANETA >>


25/03/2009
FALANDO NO PLANETA >>


19/03/2009
FALANDO COM O MUNDO >>


12/03/2009
FALANDO EM FACULDADE >>


05/03/2009
FALANDO SEM PALAVRÕES >>


25/02/2009
FALANDO NO CELULAR >>


19/02/2009
FALANDO EM FAVELA >>


12/02/2009
FALANDO EM TRADIÇÃO >>


06/02/2009
FALANDO EM METEOROLOGIA >>


29/01/2009
FALANDO EM VINHO >>


22/01/2009
FALANDO EM PIZZA >>


15/01/2009
FALANDO NAS ALTURAS >>


04/01/2009
FALANDO NO DESCONHECIDO >>


02/01/2009
FALANDO EM EVOLUÇÃO >>


25/12/2008
FALANDO NO GELO! >>


18/12/2008
FALANDO EM PAZ >>


11/12/2008
FALANDO, MIANDO E CANTANDO NO NATAL >>


04/12/2008
FALANDO EM SOLIDARIEDADE >>


29/11/2008
FALANDO EM UFOLOGIA >>


20/11/2008
FALANDO PELOS ARES >>


13/11/2008
FALANDO EM EXOTISMO >>


06/11/2008
FALANDO EM FERROVIA >>


30/10/2008
O IMPORTANTE É FALAR >>


22/10/2008
LEITURA DIGITALIZADA >>


16/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS III >>


10/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS II >>


01/10/2008
FALANDO EM IDÉIAS I >>


26/09/2008
FALANDO EM ILUSTRAÇÃO >>


16/09/2008
FALANDO NO TRÂNSITO >>


09/09/2008
FALANDO EM CAMPAINHA! >>


04/09/2008
FALANDO EM CIVILIZAÇÃO URBANA >>


28/08/2008
FALANDO DE CABEÇA PRA BAIXO >>


21/08/2008
LUXO ESPACIAL >>


15/08/2008
“EU VOS DECLARO...” >>


07/08/2008
A ROSA DE HIROSHIMA >>


31/07/2008
FALANDO E ESCUTANDO >>


27/07/2008
FALA MARCIANA >>


14/07/2008
FALANDO EM LIBERDADE >>


06/07/2008
FALANDO DE ARTISTAS >>


03/07/2008
"FAÇA ARTE, NÃO FAÇA GUERRA" >>


26/06/2008
FALANDO E GIRANDO >>


19/06/2008
FALANDO E OBSERVANDO >>


12/06/2008
FALANDO EM JAPONÊS >>


05/06/2008
FALANDO NA AREIA >>


29/05/2008
FALANDO DE BALEIAS >>


23/05/2008
FALANDO DE GENTE >>


15/05/2008
FALANDO E SONHANDO >>


10/05/2008
FALANDO DE ESTILO >>


02/05/2008
FALANDO NO GELO >>


21/04/2008
FALANDO NO ESCURO >>


16/04/2008
FALANDO NAS ALTURAS >>


10/04/2008
A VERDADEIRA SOLIDÃO! >>


03/04/2008
FALANDO, MAS NÃO IDENTIFICANDO... >>


29/03/2008
FALANDO DO QUE INTERESSA... >>


21/03/2008
FALAR EM GUERRA NÃO TÁ COM NADA... >>


14/03/2008
FALANDO PARA O MUNDO! >>


08/03/2008
FALANDO E ORGANIZANDO A LUTA PELOS DIREITOS DAS MULHERES >>


01/03/2008
ALÉM DE FALAR, AS MULHERES PROTESTAM MUITO >>


22/02/2008
FALANDO SENTADO... >>


15/02/2008
FALANDO DE AMOR >>


07/02/2008
FALANDO DAS LOIRAS >>


30/01/2008
O BRASIL FALANDO NA EUROPA >>


24/01/2008
NÃO IMPORTA O IDIOMA, O IMPORTANTE É FALAR! >>


19/01/2008
FALANDO PORTUNÊS OU JAPOGUÊS? >>


12/01/2008
FALANDO, ATÉ MESMO NO GELO... >>


30/12/2007
VAMOS FALAR MUITO EM 2008! >>


23/12/2007
VAMOS COMEÇAR O ANO FALANDO DE FORMA OBJETIVA? >>


16/12/2007
NÃO BASTA FALAR EM SOLIDARIEDADE, É PRECISO ACENDER A CHAMA... >>


10/12/2007
PODE FALAR, MAS UM DE CADA VEZ... >>


03/12/2007
POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA, É PRECISO FALAR... >>


26/11/2007
O ESPÍRITO NATALINO FALA POR SI SÓ!!! >>


19/11/2007
NO FM, TODO MUNDO FALA... É LIBERDADE DE EXPRESSÃO! >>


13/11/2007
FALA SÉRIO, AÊÊÊ!!! >>


06/11/2007
O TAMANHO DO JORNAL NÃO IMPORTA, MAS, SIM, O VALOR DA INFORMAÇÃO... >>


02/11/2007
OBRA-PRIMA QUE FALA... >>


29/10/2007
LOGÌSTICA QUE FALA POR SI SÓ... >>


17/10/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR V >>


14/10/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR IV >>


30/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR III >>


24/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR II >>


16/09/2007
O MELHOR REMÉDIO É FALAR... >>


10/09/2007
E POR FALAR EM BRASÍLIA... >>


02/09/2007
BOCA NO TROMBONE! >>


27/08/2007
ECLIPSE TOTAL DA LUA! É PRA FICAR DE BOCA ABERTA... >>


21/08/2007
SE NÃO FALAR, O TREM DA ALEGRIA PASSA... >>


14/08/2007
A HORA CERTA DE FALAR... APRIMORANDO APRESENTAÇÕES EM SLIDES >>


08/08/2007
NO FM, NÃO PRECISA DE ON / OFF PARA FALAR! >>


03/08/2007
DIREITO DE RESPOSTA >>


24/07/2007
PROTESTOU? TÁ PROTESTADO! >>


14/07/2007
VOX POPULI, VOX DEI! A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!!! >>


03/07/2007
FALOU NO FM? TÁ FALADO! VOTOU? TÁ VOTADO! O CRISTO É UMA MARAVILHA! >>


29/06/2007
VENEZUELANO TAMBÉM FALA NO FM! >>


18/06/2007
COM A PALAVRA A GALERA DA FNH >>


11/06/2007
VOU ME ENTORPECER BEBENDO VINHO... >>


07/06/2007
FALANDO SOBRE MEIO AMBIENTE! >>


28/05/2007
FALAR OU PENSAR, EIS A QUESTÃO! >>


21/05/2007
SERÁ QUE DÁ PARA FALAR??? >>


14/05/2007
UNIVERSITÁRIO FALA MESMO E GOSTA DE MUITA FESTA! >>


07/05/2007
FALANDO ATÉ EMBAIXO D'ÁGUA... >>


01/05/2007
MINEIRIM FALA MES... >>


23/04/2007
TÁ RUSSO? ENTÃO, FALE! >>


16/04/2007
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORRETA... >>


07/04/2007
COM ESSE CALOR! SÓ NADANDO E FALANDO... >>


28/03/2007
SE CORRER O BICHO PEGA...SE FICAR O BICHO COME... >>


19/03/2007
SE NÃO FALAR, NÃO VALE, NÃO GANHA... >>


13/03/2007
FALAR E REALMENTE DAR O RECADO, É COISA SÉRIA! >>


08/03/2007
ATIRANDO E FALANDO PARA TODO LADO! >>


27/02/2007
A LIBERTAÇÃO DA EXPRESSÃO! >>


19/02/2007
FALANDO E PULANDO O CARNAVAL! >>


04/02/2007
FELIZ ANO NOVO! VAMOS ANDANDO, SEMPRE EM FRENTE! >>


14/12/2006
FM, SEMPRE PRESENTE! >>


04/12/2006
FALAR E OUVIR, UMA COMBINAÇÃO PERFEITA! >>


21/11/2006
100SACIONAL - ALGUMAS DAS MELHORES DO FALOU NO FM? TÁ FALADO! >>


14/11/2006
EITA!!! QUE FALAÇÃO DANADA... >>


09/11/2006
MANIFESTE SEU DESEJO! >>


31/10/2006
COMUNICAÇÃO GLOBALIZADA! >>


23/10/2006
NÃO HÁ DISTÂNCIA PARA SE COMUNICAR COM O FM! >>


16/10/2006
FALA MUIIIITTTOOO! PARECE ATÉ PAPAGAIO! >>


09/10/2006
FALE SEMPRE! IDENTIFIQUE-SE, TAMBÉM! >>


01/10/2006
A FORÇA DA COMUNICAÇÃO! >>


25/09/2006
ESPAÇO DEMOCRÁTICO >>


19/09/2006
TÊM MENSAGENS PARA TODO O TIPO DE GOSTO! >>


17/09/2006
QUE FALAÇÃO DANADA! >>


05/09/2006
QUEM NÃO SE COMUNICA...SE ESTRUMBICA >>


30/08/2006
VAMOS FALAR, MAS SEMPRE COM TRANSPARÊNCIA! >>


27/08/2006
CRIAR NOVAS COLUNAS? SÓ DEPENDE DE VOCÊS... >>


20/08/2006
FALANDO...... >>


25/06/2006
COMUNICAÇÃO É TUDO! >>


17/06/2006
SANTA PACIÊNCIA! >>


04/06/2006
LIBERDADE DE EXPRESSÃO! >>


27/05/2006
EXPONDO PONTOS DE VISTA! >>


21/05/2006
BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ >>


17/05/2006
RESUMÃO! >>


07/05/2006
SOLTA A GARGANTA, MEU POVO! >>


30/04/2006
O NEGÓCIO É MANTER O CANAL ABERTO! >>


27/04/2006
ETA D.A. DE HARRY POTTER! >>


27/04/2006
MAIS FALAÇÃO. Ô GENTE QUE FALA! >>


06/04/2006
Falou no FM? Tá falado? >>


06/04/2006
COMO ESSE POVO FALA!!! >>