Faculdade Mental
EU DIGITAL - 30/05/2015
  

ROBOMANIA AMBIENTAL



PLANTOID – PLANTA-ROBÔ

English:
http://www.plantoidproject.eu/index.php/the-project/project-details
Project Plantoid:
http://www.plantoidproject.eu/
Istituto Italiano de Tecnologia:
http://www.iit.it/
https://www.facebook.com/IITalk
University of Studies of Florence:
http://camnes.org/university-of-studies-of-florence
http://www.unifi.it/
https://www.facebook.com/UNIFIOFFICIAL
Institute of Bioengineering of Barcelona:
http://www.ibecbarcelona.eu/
https://www.facebook.com/ibecbarcelona
Polytechnique Federale of Lausanne:
https://www.epfl.ch/
https://www.facebook.com/EPFL.ch?v=wall
Cientistas desenvolvem planta-robô que promete revolucionar estudo ambiental.
Pesquisadores anunciaram a criação de uma planta-robô que pode revolucionar o estudo do solo e do subsolo e abrir novas possibilidades para a exploração do meio ambiente e do comportamento da flora.
Para criar os chamados 'plantoides', os cientistas decifraram os movimentos das raízes de vegetais e os transportaram para o mundo da inteligência artificial. Eles então adaptaram a morfologia e as habilidades naturais das raízes a um sistema eficiente de perfuração e análise da terra.
Segundo os pesquisadores, o protótipo da planta sintética tem "vida própria".
Os 'plantoides' são capazes de explorar e penetrar a terra com um gasto mínimo de energia - economia de até 70% se comparado com sistemas tradicionais de perfuração linear - devido à redução do atrito com as barreiras naturais de ambientes irregulares.
"Na universidade, aprendemos questões relativas à botânica, mas aqui se trata de compreender as plantas sob um ponto de vista tecnológico", disse à BBC Brasil a bióloga italiana Barbara Mazzolai, coordenadora do projeto Plantoid, no Centro de Micro-BioRobótica do Instituto Italiano de Tecnologia(IIT), em Gênova.
Entre as aplicações futuras da invenção, estão da descontaminação de um terreno até a exploração de minérios, passando pela busca por água e o estudo da comunicação entre as plantas.
O projeto, financiado pela União Europeia, envolve o IIT, a Universidade dos Estudos de Florença, o Instituto de Bioengenharia de Barcelona, na Espanha, e o Politécnico Federal de Lausanne, na Suíça.
Raiz robótica
Ao contrário das plantas reais, que crescem sempre, o desenvolvimento do robô vegetal se limita à quantidade de material depositada dentro do tronco. Ele é alimentado por diferentes fontes de energia, entre elas a solar.
O plantoide foi desenvolvido em plástico, com uma impressora 3D. Um mecanismo interno permite ao robô armazenar dentro de si tudo o que lhe serve para continuar a sua viagem ao interior da terra.
As raízes artificiais do plantoide avançam por meio de tentáculos inteligentes que descem pela base.
"Este robô se autoconstrói. A única parte fixa é a ponta final, onde estão instalados os sensores", explica Barbara Mazzolai. "É como o crescimento dos nossos cabelos. Eles crescem da raiz na cabeça, e não da ponta final", diz ela.
As raízes artificiais crescem e investigam o subsolo a partir de um programa que responde a dois estímulos: "ao do operador, que pode dar a ordem de procurar água, por exemplo, e ao do próprio robô, inspirado biologicamente, projetado e programado para medir parâmetros como temperatura, umidade, gravidade", explica a coordenadora italiana.
"Ele tem ainda sensores químicos - para detectar a presença de fósforo, nitrogênio, potássio - e físicos, como o tato - que é fundamental para a integridade robótica."
A fiação inteligente termina na ponta da raiz artificial, que é formada por uma cápsula de teflon. Esta ponta concentra os dispositivos sensíveis que vão "ler" o terreno. "Entre eles, temos um que mede a força aplicada por uma raiz quando encontra uma pedra no caminho", conta Barbara Mazzolai.
O desafio foi o de transformar a reação de uma raiz natural diante de um problema como este em complicados algoritmos, que formam a base da linguagem robótica que determina o comportamento do plantoide.
"Tivemos que estudar o movimento das raízes embaixo da terra. Elas mudam de estratégia quando se deparam com um solo muito duro, por exemplo. Quando encontram um obstáculo, giram ao redor como espirais até achar uma saída, ou procuram fraturas. Assim, elas reduzem a força e a energia para superá-lo. Esta foi uma pesquisa difícil de ser feita", conta Barbara Mazzolai.
A partir daí criaram-se os programas que permitem ao plantoide imitar os movimentos e as percepções das plantas naturais.
Testes
Os pesquisadores estudaram diferentes tipos de plantas para desenvolver os plantoides, mas se concentraram, principalmente, no milho."Porque era mais fácil de cultivar em laboratório e tem uma raiz bem ramificada, relativamente grande", disse a pesquisadora.
"É muito belo ver a estratégia da planta para sobreviver e se defender no meio ambiente. Ela está presente desde o início dos tempos e tem conseguido se adaptar sempre", disse Barbara Mazzolai.
O protótipo atual chega a perfurar meio metro de terreno, mas futuras questões mais específicas exigirão uma escavação mais profunda, como uma hipotética exploração de petróleo ou de uma superfície deserta de um planeta distante.
"Em função de uma determinada aplicação, as dimensões devem ser revistas. O nosso robô é demonstrativo, por enquanto", diz Barbara Mazzolai. "O objetivo é gerar novas tecnologias e linhas de pesquisa."
Guilherme Aquino - Milão – Fonte: BBC Brasil – 28/04/15.
Mais detalhes:
http://www.plantoidproject.eu/index.php/the-project/project-details
O Projeto:
http://www.plantoidproject.eu/
Instituto Italiano de Tecnologia:
http://www.iit.it/
https://www.facebook.com/IITalk
Universidade dos Estudos de Florença:
http://camnes.org/university-of-studies-of-florence
http://www.unifi.it/
https://www.facebook.com/UNIFIOFFICIAL
Instituto de Bioengenharia de Barcelona:
http://www.ibecbarcelona.eu/
https://www.facebook.com/ibecbarcelona
Politécnico Federal de Lausanne:
https://www.epfl.ch/
https://www.facebook.com/EPFL.ch?v=wall

CARTA DE UM QUÍMICO APAIXONADO
Berílio Horizonte, zinco de benzeno de 1999.
Querida Valência:
Não estou a ser precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irresversível entre nós os dois, mas sinto que estrôncio perdidamente apaixonado por você. Sabismuto bem te amo. De antimônio posso assegurar-te que não sou nenhum érbio e que trabário muito para levar uma vida estável.
Lembro-me de que tudo começou nurânio passado, com um arsênio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogénio. Tu estavas num carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atracção forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos nossos electrões, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando te telefonei, respondeste carinhosamente: "Protão, com quem tenho o praseodímio de falar?"
Espero que não estejas saturada, pois devemos procurar uma reacção de adição e não de substituição.
Soube que a Inês te contou que eu a embromo: manganês cuidar do seu cobre e acredite níquel que digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia te faça alguma que não gostes, eu sugiro que procures um avogrado e que me metais na cadeia.
Sinceramente, não sei por que é que estás à procura de um processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras!
Antes de deitar-me, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial.
Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas.
Nosso namoro é cério, estava índio muito bem, como se morássemos num palácio de ouro, e nunca causou nenhum escândio. Eu brometo que nunca haverá gálio entre nós e até já disse quimicasaria com você.
Mesmo sendo um pouco volátil, 0 nosso relacionamento não pode dar errádio.
Se isso acontecesse, irídio emboro urânio de raiva. Espero que não tenhas tido mais contacto com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros (Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição.
Sem ti a minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. Tu és a luz que me alumínia e estou triste porque atualmente o nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base. Aproveito para lembrar-te de devolveres o meu disco da KCl.
Abrácidos do: Marcelantânio
(Colaboração: O Cara)

Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php





 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tecnologias

09/04/2017
DIGITALIZAÇÃO EM MASSA... >>


18/02/2017
MUDANÇAS DIGITAIS... >>


30/12/2016
DIGITAL EM EXCESSO... >>


14/10/2016
MANIA DIGITAL >>


07/09/2016
QUEDA DIGITALIZADA... >>


02/07/2016
AMOR DIGITAL... >>


30/04/2016
VIDA DIGITAL >>


15/03/2016
TUDO PELA TECNOLOGIA... >>


19/01/2016
TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS... >>


19/12/2015
SOFTWARELOGY!!! >>


02/12/2015
PERCEPÇÃO DIGITAL >>


25/10/2015
ROBOMANIA SOCIAL >>


19/09/2015
ROBOMANIA "MADE IN JAPAN" >>


12/07/2015
ROBOMANIA NUCLEAR >>


30/05/2015
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


16/04/2015
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


24/03/2015
ROBOMANIA IMPRESSA >>


22/02/2015
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


18/01/2015
ROBOMANIA FAMILIAR >>


11/12/2014
ROBOMANIA NATALINA >>


13/11/2014
ROBOMANIA DIRECIONADA >>


14/10/2014
ROBOMANIA MUSICAL... >>


17/09/2014
ROBOMANIA DIFERENTE... >>


31/08/2014
ROBOMANIA CARONEIRA >>


16/08/2014
ROBOMANIA SINALIZADA... >>


27/07/2014
ROBOMANIA INTERNACIONAL >>


13/07/2014
ROBOMANIA JORNALÍSTICA >>


09/06/2014
ROBOMANIA EMOCIONANTE >>


29/05/2014
ROBOMANIA EM DEBATE... >>


08/05/2014
ROBOMANIA “POLE DANCE”... >>


23/04/2014
ROBOMANIA NO MUSEU... >>


12/04/2014
ROBOMANIA UNIVERSITÁRIA >>


21/03/2014
ROBOMANIA DO BEM... >>


08/03/2014
ROBOMANIA MUSICAL >>


23/02/2014
ROBOMANIA PRODUTIVA >>


07/02/2014
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


24/01/2014
ROBOMANIA FRONTEIRIÇA >>


16/01/2014
ROBOMANIA CONECTADA >>


24/12/2013
ROBOMANIA BRAÇAL >>


15/12/2013
ROBOMANIA POLICIAL >>


07/12/2013
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


24/11/2013
ROBOMANIA SEMELHANTE >>


19/11/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


03/11/2013
ROBOMANIA SOLAR >>


26/10/2013
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/10/2013
ROBOMANIA DE RESGATE >>


12/10/2013
ROBOMANIA EQUILIBRADA >>


05/10/2013
ROBOMANIA SELETIVA >>


25/09/2013
ROBOMANIA AEROPORTUÁRIA >>


13/09/2013
ROBOMANIA SEXUAL >>


08/09/2013
ROBOMANIA ESPACIAL >>


31/08/2013
ROBOMANIA VOADORA... >>


24/08/2013
ROBOMANIA SERVIÇAL... >>


17/08/2013
ROBOMANIA ABERTA >>


10/08/2013
ROBOMANIA NO AQUÁRIO >>


03/08/2013
ROBOMANIA FELINA >>


20/07/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


13/07/2013
A INVASÃO DA ROBOMANIA >>


06/07/2013
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


27/06/2013
ROBOMANIA AÉREA >>


20/06/2013
ROBOMANIA SEGURA >>


13/06/2013
ROBOMANIA COQUETELEIRA >>


06/06/2013
ROBOMANIA DETECTIVA >>


30/05/2013
ROBOMANIA VOADORA >>


23/05/2013
ROBOMANIA TEATRAL >>


05/05/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


29/04/2013
ROBOMANIA “PERFEITA” >>


21/04/2013
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


12/04/2013
ROBOMANIA ANTROPOMÓRFICA >>


06/04/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


29/03/2013
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


22/03/2013
ROBOMANIA VIRTUAL >>


14/03/2013
ROBOMANIA “MUSCULOSA” >>


07/03/2013
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


28/02/2013
ROBOMANIA LUNÁTICA >>


22/02/2013
ROBOMANIA EM TREINAMENTO >>


14/02/2013
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


07/02/2013
A TERRA DA ROBOMANIA >>


31/01/2013
ROBOMANIA CONTROLADA >>


24/01/2013
ROBOMANIA SERVIÇO >>


19/01/2013
ROBOMANIA METALEIRA >>


13/01/2013
ROBOMANIA VOMITADA >>


04/01/2013
ROBOMANIA NOTÁVEL >>


27/12/2012
ROBOMANIA EM RESGATE >>


20/12/2012
ROBOMANIA MARÍTIMA >>


13/12/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


06/12/2012
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


30/11/2012
ROBOMANIA AUDITIVA >>


23/11/2012
ROBOMANIA LIBÉLULA >>


15/11/2012
ROBOMANIA RUSSA >>


08/11/2012
ROBOMANIA PERSONAL TRAINNER >>


02/11/2012
ROBOMANIA “STAR WARS” >>


25/10/2012
ROBOMANIA ARMAZENADA >>


18/10/2012
ROBOMANIA IMPOSSÍVEL >>


11/10/2012
ROBOMANIA RECEPCIONISTA >>


03/10/2012
ROBOMANIA TESTADA >>


26/09/2012
ROBOMANIA CANINA >>


20/09/2012
ROBOMANIA FUTURISTA >>


12/09/2012
ROBOMANIA EM AÇÃO >>


05/09/2012
ROBOMANIA NOTURNA >>


30/08/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


24/08/2012
ROBOMANIA MISSIONÁRIA >>


15/08/2012
ROBOMANIA HUMANITÁRIA >>


09/08/2012
ROBOMANIA ENGRAÇADA >>


05/08/2012
ROBOMANIA “MANUAL” >>


30/07/2012
ROBOMANIA AFETIVA >>


21/07/2012
ROBOMANIA EM DISCUSSÃO >>


12/07/2012
ROBOMANIA EM FEIRA >>


05/07/2012
ROBOMANIA JOKENPO >>


28/06/2012
ROBOMANIA ASSINADA >>


21/06/2012
ROBOMANIA PROJETADA >>


16/06/2012
ROBOMANIA CANINA >>


09/06/2012
ROBOMANIA NADADORA >>


02/06/2012
ROBOMANIA PERFUMADA >>


25/05/2012
ROBOMANIA GLÚTEA >>


12/05/2012
ROBOMANIA SUBMERSA >>


03/05/2012
ROBOMANIA MOVIMENTADA >>


28/04/2012
ROBOMANIA SOCORRISTA >>


21/04/2012
ROBOMANIA COMBATIVA >>


14/04/2012
ROBOMANIA "QUASE" REAL >>


05/04/2012
ROBOMANIA RECORDISTA >>


31/03/2012
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


24/03/2012
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


15/03/2012
ROBOMANIA DANÇANTE >>


07/03/2012
ROBOMANIA AUTOSSUFICIENTE >>


29/02/2012
ROBOMANIA MÓVEL >>


22/02/2012
ROBOMANIA ALFABÉTICA >>


18/02/2012
ROBOMANIA VELOCISTA >>


09/02/2012
ROBOMANIA VIGILANTE >>


02/02/2012
ROBOMANIA BICENTENÁRIA >>


28/01/2012
ROBOMANIA MAIORAL >>


19/01/2012
ROBOMANIA TELEPRESENÇA >>


13/01/2012
ROBOMANIA TEMPORIZADA >>


06/01/2012
ROBOMANIA ESPECIALISTA >>


31/12/2011
ROBOMANIA INTERATIVA >>


22/12/2011
ROBOMANIA NATALINA >>


18/12/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


11/12/2011
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


03/12/2011
ROBOMANIA VOADORA >>


26/11/2011
ROBOMANIA OCEÂNICA >>


19/11/2011
ROBOMANIA DESAFIADORA >>


13/11/2011
ROBOMANIA REPRODUTORA >>


02/11/2011
ROBOMANIA CAPILAR >>


29/10/2011
ROBOMANIA COMPARTILHADA >>


22/10/2011
ROBOMANIA MESATENISTA >>


12/10/2011
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


05/10/2011
ROBOMANIA RECARREGADA >>


28/09/2011
ROBOMANIA BEBEDOURA >>


22/09/2011
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


14/09/2011
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/09/2011
ROBOMANIA REMOTA >>


01/09/2011
ROBOMANIA FUTEBOLÍSTICA >>


25/08/2011
ROBOMANIA NA GRAMA >>


18/08/2011
ROBOMANIA TREINADA >>


11/08/2011
ROBOMANIA PENSATIVA >>


04/08/2011
ROBOMANIA INFANTIL >>


28/07/2011
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


21/07/2011
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


17/07/2011
ROBOMANIA FALANTE >>


10/07/2011
ROBOMANIA SOCIAL >>


01/07/2011
ROBOMANIA INTESTINAL >>


23/06/2011
ROBOMANIA NA COZINHA >>


16/06/2011
ROBOMANIA HEXÁPODE >>


08/06/2011
ROBOMANIA NA SINUCA >>


02/06/2011
ROBOMANIA NEPOTISTA >>


26/05/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


19/05/2011
ROBOMANIA EXOESQUELÉTICA >>


12/05/2011
ROBOMANIA ESPIÃ >>


05/05/2011
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


26/04/2011
ROBOMANIA MONITORADA >>


22/04/2011
ROBOMANIA CASEIRA >>


14/04/2011
ROBOMANIA BRAZUCA >>


08/04/2011
ROBOMANIA NO JOGO >>


31/03/2011
ROBOMANIA ENERGÉTICA >>


26/03/2011
ROBOMANIA SALVADORA >>


17/03/2011
ROBOMANIA DE RESGATE >>


10/03/2011
ROBOMANIA TEATRAL >>


03/03/2011
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


27/02/2011
ROBOMANIA AUTOLIMPANTE >>


17/02/2011
ROBOMANIA MARATONISTA >>


10/02/2011
ROBOMANIA BIORRÍTMICA >>


03/02/2011
ROBOMANIA SALVA-VIDAS >>


27/01/2011
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


20/01/2011
ROBOMANIA EXPOSITORA >>


13/01/2011
ROBOMANIA BOVINA >>


07/01/2011
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


30/12/2010
ROBOMANIA NO TRABALHO >>


21/12/2010
ROBOMANIA NATALINA >>


16/12/2010
ROBOMANIA TELE-ECOGRÁFICA >>


09/12/2010
ROBOMANIA GUERREIRA >>


02/12/2010
ROBOMANIA SOCIÁVEL >>


25/11/2010
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


20/11/2010
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


14/11/2010
ROBOMANIA FACIAL >>


04/11/2010
ROBOMANIA DIGITAL >>


29/10/2010
ROBOMANIA ARTICULADA >>


21/10/2010
ROBOMANIA AMBIENTALISTA >>


14/10/2010
ROBOMANIA ACESSÍVEL >>


07/10/2010
ROBOMANIA CORPORAL >>


02/10/2010
ROBOMANIA AUTOMATIZADA >>


25/09/2010
ROBOMANIA LIMPA >>


17/09/2010
ROBOMANIA TRADUZIDA >>


09/09/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


01/09/2010
ROBOMANIA ESPACIAL >>


26/08/2010
ROBOMANIA DEMOLIDORA >>


19/08/2010
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


12/08/2010
ROBOMANIA MARATONISTA >>


05/08/2010
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


03/08/2010
ROBOMANIA MARCIAL >>


22/07/2010
ROBOMANIA CAPACITADA >>


15/07/2010
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


08/07/2010
ROBOMANIA COMEMORATIVA >>


01/07/2010
ROBOMANIA DESENHISTA >>


24/06/2010
ROBOMANIA ANTIGA >>


17/06/2010
ROBOMANIA GOL >>


10/06/2010
ROBOMANIA ORQUESTRADA >>


03/06/2010
ROBOMANIA CORPORATIVA >>


27/05/2010
ROBOMANIA MOLECULAR >>


23/05/2010
ROBOMANIA ORTOPÉDICA >>


13/05/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


07/05/2010
ROBOMANIA FICTÍCIA E FLUENTE >>


29/04/2010
ROBOMANIA LUNAR >>


24/04/2010
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/04/2010
ROBOMANIA VOADORA >>


08/04/2010
ROBOMANIA HUMORADA >>


01/04/2010
ROBOMANIA VISIONÁRIA >>


25/03/2010
ROBOMANIA PANORÂMICA >>


19/03/2010
ROBOMANIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA >>


11/03/2010
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


04/03/2010
ROBOMANIA INTERATIVA >>


25/02/2010
ROBOMANIA BOMBÁSTICA >>


18/02/2010
ROBOMANIA ÁRABE >>


13/02/2010
ROBOMANIA CINÉTICA >>


04/02/2010
ROBOMANIA SUBMERGÍVEL >>


29/01/2010
ROBOMANIA MOTORIZADA >>


23/01/2010
ROBOMANIA CASEIRA >>


15/01/2010
ROBOMANIA DOMINÓ >>


24/12/2009
MELHORES MOMENTOS DA ROBOMANIA >>


17/12/2009
ROBOMANIA NATALINA >>


10/12/2009
ROBOMANIA ORGANIZADA >>


03/12/2009
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


25/11/2009
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


20/11/2009
ROBOMANIA DE ARTILHARIA ELETRÔNICA >>


13/11/2009
ROBOMANIA CARONISTA >>


05/11/2009
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


29/10/2009
ROBOMANIA MEDICINAL >>


22/10/2009
ROBOMANIA “QUASE” HUMANA >>


16/10/2009
ROBOMANIA PERIGOSA >>


08/10/2009
ROBOMANIA ANTICOLISÃO >>


01/10/2009
ROBOMANIA PINGUIM >>


25/09/2009
ROBOMANIA MANIPULADA >>


17/09/2009
ROBOMANIA INFANTIL >>


10/09/2009
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


03/09/2009
ROBOMANIA VEGETARIANA >>


26/08/2009
ROBOMANIA INTERATIVA >>


20/08/2009
ROBOMANIA FALANTE >>


13/08/2009
ROBOMANIA À DISTÂNCIA >>


06/08/2009
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


29/07/2009
ROBOMANIA MODELO >>


24/07/2009
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


14/07/2009
ROBOMANIA SORRIDENTE >>


09/07/2009
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


03/07/2009
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


25/06/2009
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


19/06/2009
ROBOMANIA LITERÁRIA >>


11/06/2009
ROBOMANIA TÍPICA >>


04/06/2009
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


28/05/2009
ROBOMANIA AUTOMOBILÍSTICA >>


18/05/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


13/05/2009
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/05/2009
ROBOMANIA VOADORA >>


01/05/2009
ROBOMANIA "ABRAÇÁVEL" >>


22/04/2009
ROBOMANIA DE PAPELÃO >>


15/04/2009
ROBOMANIA INTELIGENTE >>


10/04/2009
ROBOMANIA CANINA >>


01/04/2009
ROBOMANIA DE FOGO >>


25/03/2009
ROBOMANIA NA PASSARELA >>


19/03/2009
ROBOMANIA EXPRESSIONISTA >>


12/03/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


05/03/2009
ROBOMANIA DA INTERAÇÃO >>


25/02/2009
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


19/02/2009
ROBOMANIA CIENTÍFICA >>


12/02/2009
ROBOMANIA PERSONALIZADA >>


06/02/2009
ROBOMANIA ESQUISITA >>


29/01/2009
ROBOMANIA SEGURA >>


22/01/2009
ROBOMANIA ABERTA >>


15/01/2009
ROBOMANIA RURAL >>


04/01/2009
ROBOMANIA 2008 >>


02/01/2009
ROBOMANIA FESTIVA >>


25/12/2008
ROBOMANIA CASEIRA >>


18/12/2008
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


11/12/2008
ROBOMANIA "GRAND PRIX" >>


04/12/2008
ROBOMANIA AUXILIADORA >>


29/11/2008
ROBOMANIA TEATRAL >>


20/11/2008
ROBOMANIA VEICULAR >>


13/11/2008
ROBOMANIA BIÔNICA >>


06/11/2008
ROBOMANIA DANÇANTE >>


30/10/2008
ROBOMANIA MECÂNICA >>


22/10/2008
ROBOMANIA SHOWROOM >>


16/10/2008
ROBOMANIA ELOQÜÊNTE >>


10/10/2008
ROBOMANIA ANFÍBIA >>


01/10/2008
ROBOMANIA CICLISTA >>


25/09/2008
ROBOMANIA EMERGENCIAL >>


16/09/2008
ROBOMANIA VOADORA >>


09/09/2008
ROBOMANIA OLÍMPICA >>


04/09/2008
ROBOMANIA HUMANÓIDE >>


29/08/2008
ROBOMANIA MARCIANA >>


21/08/2008
ROBOMANIA OVALADA >>


15/08/2008
ROBOMANIA À FLOR DA PELE >>


07/08/2008
ROBOMANIA MUSICAL >>


31/07/2008
ROBOMANIA ESPIÃ >>


27/07/2008
ROBOMANIA TERAPEUTICA >>


14/07/2008
ROBOMANIA EM CHAMA >>


06/07/2008
ROBOMANIA DE BAR >>


03/07/2008
ROBOMANIA RECEPTIVA >>


26/06/2008
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/06/2008
ROBOMANIA NO ESPAÇO >>


12/06/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


05/06/2008
ROBOMANIA EMOTIVA >>


29/05/2008
ROBOMANIA ANIMAL >>


23/05/2008
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


15/05/2008
ROBOMANIA SINFÔNICA >>


10/05/2008
ROBOMANIA NA COZINHA >>


03/05/2008
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


21/04/2008
ROBOMANIA GENTIL >>


16/04/2008
ROBOMANIA ENROUPADA >>


10/04/2008
ROBOMANIA LIXEIRA >>


03/04/2008
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


29/03/2008
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


21/03/2008
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/03/2008
ROBOMANIA GIGANTESTA >>


08/03/2008
ROBOMANIA TELEFÔNICA >>


01/03/2008
ROBOMANIA NO AR >>


22/02/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


15/02/2008
ROBOMANIA NA CAMPUS PARTY BRASIL >>


07/02/2008
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


30/01/2008
ROBOMANIA DA MENTIRA >>


24/01/2008
ROBOMANIA EM FESTA >>


19/01/2008
ROBOMANIA DO PENSAMENTO >>


12/01/2008
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


30/12/2007
A ROBOMANIA CONTINUA... >>


23/12/2007
ANO NOVO, VIDA NOVA, NOVIDADES EM 2008... >>


16/12/2007
NATAL DIGITAL... >>


10/12/2007
SERVINDO NA ERA DIGITAL... >>


03/12/2007
AI QUE SAUDADE DA MINHA VITROLA! >>


26/11/2007
DIGITAL...RADICAL! >>


19/11/2007
SERÁ QUE DEUS PODE MESMO SER BRASILEIRO??? >>


13/11/2007
INTERAÇÃO DIGITAL... >>


06/11/2007
3D NO FM... >>


02/11/2007
POSIÇÕES DIGITAIS... >>


25/10/2007
EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS... >>


17/10/2007
MACBOOK - LAPTOP FOLHEADO A OURO - SEM SUGESTÃO DE PREÇO >>


14/10/2007
PROFESSOR DIGITAL... >>


30/09/2007
ANAGRAMA INTELIGENTE! >>


24/09/2007
ROBÔS DANCANTES... >>


16/09/2007
O MUNDO DIGITAL! >>


10/09/2007
TRISTEZA OU FELICIDADE? >>


02/09/2007
EDUCAÇÃO É TUDO O QUE ESSE PAÍS PRECISA PARA SER REALMENTE INDEPENDENTE!!! >>


27/08/2007
COMPUTADOR DE ÚLTIMA GERAÇÃO... >>


20/08/2007
E VIVA A DANÇA DO SIRI NA REDE... >>


13/08/2007
MAPAS ESTRANHOS >>


08/08/2007
É LINK PRA C......... >>


01/08/2007
INCONFIDÊNCIA MINEIRA >>


25/07/2007
VIAGENS E MONUMENTOS VIRTUAIS >>


13/07/2007
O MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO! >>


03/07/2007
NOS TEMPOS DA BANDA LARGA! >>


28/06/2007
MONITORAMENTO DE CONTA-CORRENTE PELO BANCO CENTRAL >>


18/06/2007
EVOLUÇÃO DO CELULAR II >>


11/06/2007
EVOLUÇÃO E LINKS... >>


04/06/2007
É O FIM DO GELO DIGITAL??? >>


28/05/2007
FESTIVAL DE LINKS... >>


21/05/2007
LINKS E MAIS LINKS... >>


14/05/2007
O D.A. MERECE...ELE MERECE....ELE MERECE... >>


07/05/2007
ATÉ O "EU DIGITAL" HOMENAGEIA O NOSSO "ATUANTE" D.A. >>


01/05/2007
INTERNET E INTELIGÊNCIA... >>


23/04/2007
CONTÍNUAS MUDANÇAS NA ERA DIGITAL... >>


17/04/2007
TEMPOS DE TECNOLOGIA AVANÇADA... >>


15/04/2007
RUMO AO FUTURO DIGITAL... >>


26/03/2007
FILHO DE PEIXE...PEIXINHO É... >>


20/03/2007
NAVEGAR É PRECISO... >>


13/03/2007
SEMPRE HÁ SOLUÇÃO! >>


06/03/2007
EU DIGITAL - UMA ESTRADA SEM FIM... >>


26/02/2007
VICIADO EM COMPUTADOR? >>


13/02/2007
O MUNDO À NOSSA DISPOSIÇÃO! >>


30/01/2007
É SÓ CLICAR NOS LINKS! >>


15/12/2006
FALE COM O PAPAI NOEL E FELIZ NATAL! >>


04/12/2006
A ERA DA INTERNET... >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "EU DIGITAL" >>


15/11/2006
O NEGÓCIO É DIGITALIZAR... >>


09/11/2006
CONECTADO COM OS AEROPORTOS... >>


30/10/2006
É GENTE PRA CARAMBA! >>


23/10/2006
SEMPRE TEM UM F.D.P. >>


16/10/2006
A IMPORTÂNCIA DO "EU DIGITAL" >>


09/10/2006
DICAS E MAIS DICAS! >>


01/10/2006
VERSÁTIL E DINÂMICO! >>


26/09/2006
POLÍTICOS DO BRASIL >>


21/09/2006
PALESTRA MOTIVACIONAL - JOSEPH CLIVER >>


14/09/2006
SEU NOME NO GELO!!! >>


04/09/2006
MUSICAS BRASILEIRAS DE TODOS OS TEMPOS >>


29/08/2006
O FUTURO COM RESPONSABILIDADE >>


21/08/2006
O DIA DA CAÇA!!! >>


20/08/2006
AMIGOS E E-MAILS >>


25/06/2006
DICAS PARA AS FÉRIAS! >>


17/06/2006
QUE BAITA AVIÃO! >>


04/06/2006
NOVO SITE! VALE A PENA ACESSAR! COM SOM! >>


27/05/2006
QUE BELEZA! MAIS UM PRESENTE PARA VOCÊ! >>


21/05/2006
ROMPENDO BARREIRAS >>


17/05/2006
BULA! >>


07/05/2006
SITES IMPORTANTES! >>


01/05/2006
RUMO AO FUTURO! EVOLUÇÃO! >>


27/04/2006
É IMPORTANTE SABER A ORIGEM DAS COISAS... >>


27/04/2006
EITA MUNDÃO VIRTUAL! >>


06/04/2006
Eu digital >>


06/04/2006
O QUE FOI NOTÍCIA QUANDO VOCÊ NASCEU? >>


23/03/2006
SIMPLESMENTE SENSACIONAL >>