Faculdade Mental
EU DIGITAL - 02/02/2012
  

ROBOMANIA BICENTENÁRIA

AUTÔMATO DE 200 ANOS


English:
http://www.nytimes.com/2011/12/27/science/maillardet-automaton-inspired-martin-scorseses-film-hugo.html?pagewanted=all
More details / videos:
http://www.fi.edu/learn/sci-tech/automaton/automaton.php?cts=instrumentation
Autômato construído há 200 anos escreve poemas e desenha...
O que faz um autômato se movimentar? Para um que está em exposição no Instituto Franklin, a resposta é: um par de volumosos motores a corda. O autômato, um boneco mecânico construído há mais de dois séculos pelo relojoeiro suíço Henri Maillardet, utiliza a força dos motores de corda, transferida por ligações em seu braço direito, para escrever e desenhar.
Porém, o que faz o autômato de 60 cm de Maillardet parecer mais do que uma máquina é o que está entre os motores e o braço. Um conjunto de cames rotativos de latão controla os movimentos do braço com precisão. Enquanto alavancas de aço acompanham o relevo das bordas dos discos rotativos, o braço se move suavemente ao longo de três eixos - de um lado a outro, para frente e para trás, para cima e para baixo.
Basicamente, os discos funcionam exclusivamente como a sua memória de leitura, dando ao autômato um repertório de três poemas - dois em francês e um em inglês - e quatro desenhos, incluindo um de um templo chinês.
"O que ele faz é incrível", disse Charles F. Penniman, um funcionário aposentado do museu que cuida do autômato com toda delicadeza. "Mas o fato de ainda fazê-lo depois de 200 anos é realmente incrível".
O autômato de Maillardet nem sempre esteve assim - ao longo de dois séculos, ele já passou por tantos altos e baixos quando as ondulações de seus cames. Ele foi exposto por toda a Europa durante quatro ou cinco décadas; talvez tenha sido levado aos Estados Unidos pelo produtor de espetáculos do século XIX P.T. Barnum; e foi danificado em um incêndio (talvez no museu de Barnum, na Filadélfia) antes de ser doado por uma família local ao Instituto Franklin em 1928. Ao longo dos anos, ele já foi vestido de menino (certo) e mulher (errado) e inspecionado, ajustado, modificado e consertado, às vezes de maneira deficiente.
Contudo, esta é uma época de grandes emoções para a máquina, e para outras que, como ela, derivaram da fabricação de relógios europeia: o autômato faz um papel coadjuvante fundamental em um recente filme de Martin Scorsese, A Invenção de Hugo Cabret, e no romance ilustrado de 2007 homônimo de Brian Selznick, no qual o filme se baseia.
Selznick foi inspirado, em grande parte, pela máquina que está no Instituto Franklin. Enquanto trabalhava no livro, ele soube que Georges Méliès, um cineasta francês que tem um papel central na história, tivera uma coleção de autômatos que mais tarde foi jogada fora. Selznick sabia pouco sobre as máquinas. Uma pesquisa na internet mostrou referências ao autômato do Instituto Franklin.
"Quando telefonei, fui informado de que ele tinha quebrado muitos anos atrás", disse ele em uma entrevista. "E que estava no porão, fora de exposição." Quando Selznick visitou o Instituto, o autômato de Maillardet estava sem cabeça e não tinha como escrever e nem desenhar. Mas Penniman conseguiu dar corda na máquina e mostrar como as coisas funcionavam, e como as engrenagens e cames operavam. "Dá a impressão de que Charles tem uma amizade muito íntima com o autômato", disse Selznick.
Selznick também foi fundamental para o conserto da máquina, feito por Andrew Baron, designer de livros pop-up e restaurador de mecanismos antigos que vive em Santa Fé, Novo México. Baron veio ao museu por várias semanas em 2007 e começou a trabalhar, com a ajuda das fotos tiradas por Penniman. "Em uma das fotos, Charlie escreveu 'Possível impacto no ombro'", ele lembrou. "Quando o operei pela primeira vez, ele emperrou - e foi no ombro."
Ele desmontou alguns elementos do mecanismo, substituiu uma peça essencial, inserindo uma nova, produzida pelo mecânico do museu, lubrificou e ajustou as restantes. O autômato, que fica sentado, sem roupas, em um mostrador de vidro como parte da exposição permanente "Máquinas Incríveis" do museu, agora está funcionando, apesar de raramente ser ligado frente ao público.
Quando o autômato é operado, Penniman e os funcionários do museu o tratam com toda cautela, usando um pedaço de alumínio para preparar delicadamente a mão e a caneta (não se sabe qual o instrumento original de escrita; ele se perdeu muito tempo atrás) na posição apropriada sobre uma pequena folha de papel.
Assim que é dada a corda e a máquina é ligada, ela entra em ação, produzindo um desenho ou poema em cerca de três minutos. Cada um deles exige múltiplos cames, e podem ocorrer problemas quando a máquina precisa mover todo o conjunto, a apenas 0,3 mm, para mudar os cames. Se tudo correr muito bem, ela começa automaticamente a fazer outro desenho ou poema logo após terminar o primeiro.
Autômatos desse tipo eram exibidos pelos fabricantes de relógios finos como forma de fazer propaganda e relações públicas de seus produtos, disse Jeremie Ryder, conservador da Coleção Murtogh D. Guinness de autômatos e instrumentos musicais mecânicos do Museu Morris, em Morristown, Nova Jersey. O público do início do século XIX ficava impressionado com o realismo dos movimentos dos bonecos.
Ninguém sabe exatamente como eles foram feitos - era comum haver segredos comerciais na época - mas a precisão dessa máquina é notável. "As peças que datam daquele período eram o auge da complexidade", disse Ryder. "Uma quantidade extrema de trabalho manual era dedicada a elas."
"É difícil conseguir um gesto realista, bastante fluido, a partir de um simples movimento de braço ou mão, sem que ele seja brusco", acrescentou. "Nesse caso, eles o faziam de modo brilhante."
Penniman disse que compreendeu quão extraordinária era a máquina quando estudou os movimentos programados nos cames. "Eu disse: 'É geometria - eixo x, y e z'", lembrou ele. Porém, percebeu então que não era algo tão simples: "Se Maillardet quisesse que o autômato desenhasse uma linha diagonal reta, por exemplo, ele teria que programar os cames para mover o braço para trás enquanto ele estava se movendo para os lados - caso contrário, o boneco desenharia um arco."
"Como resolver isso?", disse Penniman. "Sim, você pode ser um relojoeiro e sim, você pode ter experiência. Mas isso é muito mais complicado." O que chamou mais ainda a atenção de Baron, o restaurador do Novo México, foram os movimentos da cabeça e olhos, que são controlados por dois cames mais simples.
"Maillardet podia ter deixado a cabeça em uma posição fixa, os olhos em uma posição fixa", ele disse. Em vez disso, quando o autômato para de escrever rapidamente enquanto o conjunto de cames muda, a cabeça se levanta, os olhos se voltam para cima por alguns poucos segundos e então para baixo, quando a mão começa a se mover de novo.
"Nesse momento, a impressão que a plateia tem é de que ele está pensando na próxima coisa que irá fazer", prosseguiu Baron. "É uma arte performática." Maillardet "criou uma ilusão de vida", afirmou. "Isso, para mim, é a verdadeira mágica."
Henry Fountain - Fonte: Tecnologia Terra ( ) - 07/01/12.
Reportagem original em inglês:
http://www.nytimes.com/2011/12/27/science/maillardet-automaton-inspired-martin-scorseses-film-hugo.html?pagewanted=all
Mais detalhes / vídeos:
http://www.fi.edu/learn/sci-tech/automaton/automaton.php?cts=instrumentation


BLOG DO EASTMAN
Blog do Eastman: Entrou pixel no meu rolo
Pois é, a Kodak, empresa fundada por mim, faliu. Era uma morte anunciada. Mas a concretização do fato serviu para simbolizar o fim de uma era e para espalhar pela imprensa uma profusão de frases de autoajuda empresarial do tipo “é preciso não se acomodar e apostar sempre na inovação”. Não sem razão. A câmera digital, um dos algozes do filme, foi inventada pela Kodak, mas naquela época a maioria dos lucros vinha da venda de produtos químicos utilizados nos filmes e os espertos executivos que estavam no comando ficaram com medo de atentar contra o próprio patrimônio.
Juntamente com as películas vai embora também uma série de vocábulos e expressões. Queimar o filme, bem na fita, tenho seu negativo, por exemplo, não farão sentido para as novas gerações. Letras de música terão de ser revistas para continuarem a ser apreciadas. O clássico da bossa nova, Desafinado, entre outros, terá de modificar seu mais conhecido verso para:
Fotografei você no meu smartphone
Instagrou-se sua enorme ingratidão
*Leia conteúdo completo em Blogs do Além: http://blogsdoalem.com.br/eastman/.
Vitor Knijnik - Blogs do Além (http://www.blogsdoalem.com.br/) - Fonte: Carta Capital (http://www.cartacapital.com.br/) - 01/02/12.


LOCALIZADOR DE ENDEREÇOS
Com um simples toque, você vai a praticamente qualquer lugar do planeta. Basta escrever o nome da rua que você quer, colocar a cidade na frente e pronto: http://showmystreet.com/.
(Colaboração: Jenny Squaiella - SP)


MEC VAI COMPRAR ATÉ 900 MIL TABLETS PARA DAR A ALUNOS
Sem alarde, o Ministério da Educação concluiu na semana passada o primeiro estágio de um pregão eletrônico para a compra de até 900 mil computadores do tipo tablet. O objetivo é distribuir os equipamentos para alunos do ensino médio e fundamental.
A compra dos tablets será feita por meio do "Um Computador Por Aluno", programa que prevê que os governos possam adquirir equipamentos a um custo mais baixo para a rede pública.
O MEC afirma que o objetivo não é comprar os tablets para todos os alunos (estimados em 53 milhões), mas sim "criar pequenos núcleos de aplicação e desenvolvimento da tecnologia, que depois vão disseminar o conhecimento".
A compra é polêmica. Alguns educadores consideram que ela só deveria ocorrer após elaboração de conteúdo pedagógico específico.
O edital foi lançado no dia 28. A sessão de lances do pregão eletrônico começou na segunda da semana passada e foi concluída na terça.
Dezenove empresas apresentaram propostas, mas só duas delas estão tendo suas documentações analisadas: a Digibras e a Positivo, pois deram os lances mais baixos.
Se o MEC ficar com as propostas mais baratas para os quatro lotes, o investimento total será de R$ 330 milhões.
O edital previa a aquisição de dois modelos de configurações dos tablets. Ambos devem ter o sistema operacional Android, mais aberto para diversos tipos de aparelho. O sistema da Apple, por exemplo, só pode ser usado no iPad -que, na prática, fica excluído do pregão.
Breno Costa / Renato Machado - Fonte: Folha de S.Paulo - 31/01/12.
MEC - http://www.mec.gov.br/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tecnologias

09/04/2017
DIGITALIZAÇÃO EM MASSA... >>


18/02/2017
MUDANÇAS DIGITAIS... >>


30/12/2016
DIGITAL EM EXCESSO... >>


14/10/2016
MANIA DIGITAL >>


07/09/2016
QUEDA DIGITALIZADA... >>


02/07/2016
AMOR DIGITAL... >>


30/04/2016
VIDA DIGITAL >>


15/03/2016
TUDO PELA TECNOLOGIA... >>


19/01/2016
TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS... >>


19/12/2015
SOFTWARELOGY!!! >>


02/12/2015
PERCEPÇÃO DIGITAL >>


25/10/2015
ROBOMANIA SOCIAL >>


19/09/2015
ROBOMANIA "MADE IN JAPAN" >>


12/07/2015
ROBOMANIA NUCLEAR >>


30/05/2015
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


16/04/2015
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


24/03/2015
ROBOMANIA IMPRESSA >>


22/02/2015
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


18/01/2015
ROBOMANIA FAMILIAR >>


11/12/2014
ROBOMANIA NATALINA >>


13/11/2014
ROBOMANIA DIRECIONADA >>


14/10/2014
ROBOMANIA MUSICAL... >>


17/09/2014
ROBOMANIA DIFERENTE... >>


31/08/2014
ROBOMANIA CARONEIRA >>


16/08/2014
ROBOMANIA SINALIZADA... >>


27/07/2014
ROBOMANIA INTERNACIONAL >>


13/07/2014
ROBOMANIA JORNALÍSTICA >>


09/06/2014
ROBOMANIA EMOCIONANTE >>


29/05/2014
ROBOMANIA EM DEBATE... >>


08/05/2014
ROBOMANIA “POLE DANCE”... >>


23/04/2014
ROBOMANIA NO MUSEU... >>


12/04/2014
ROBOMANIA UNIVERSITÁRIA >>


21/03/2014
ROBOMANIA DO BEM... >>


08/03/2014
ROBOMANIA MUSICAL >>


23/02/2014
ROBOMANIA PRODUTIVA >>


07/02/2014
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


24/01/2014
ROBOMANIA FRONTEIRIÇA >>


16/01/2014
ROBOMANIA CONECTADA >>


24/12/2013
ROBOMANIA BRAÇAL >>


15/12/2013
ROBOMANIA POLICIAL >>


07/12/2013
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


24/11/2013
ROBOMANIA SEMELHANTE >>


19/11/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


03/11/2013
ROBOMANIA SOLAR >>


26/10/2013
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/10/2013
ROBOMANIA DE RESGATE >>


12/10/2013
ROBOMANIA EQUILIBRADA >>


05/10/2013
ROBOMANIA SELETIVA >>


25/09/2013
ROBOMANIA AEROPORTUÁRIA >>


13/09/2013
ROBOMANIA SEXUAL >>


08/09/2013
ROBOMANIA ESPACIAL >>


31/08/2013
ROBOMANIA VOADORA... >>


24/08/2013
ROBOMANIA SERVIÇAL... >>


17/08/2013
ROBOMANIA ABERTA >>


10/08/2013
ROBOMANIA NO AQUÁRIO >>


03/08/2013
ROBOMANIA FELINA >>


20/07/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


13/07/2013
A INVASÃO DA ROBOMANIA >>


06/07/2013
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


27/06/2013
ROBOMANIA AÉREA >>


20/06/2013
ROBOMANIA SEGURA >>


13/06/2013
ROBOMANIA COQUETELEIRA >>


06/06/2013
ROBOMANIA DETECTIVA >>


30/05/2013
ROBOMANIA VOADORA >>


23/05/2013
ROBOMANIA TEATRAL >>


05/05/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


29/04/2013
ROBOMANIA “PERFEITA” >>


21/04/2013
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


12/04/2013
ROBOMANIA ANTROPOMÓRFICA >>


06/04/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


29/03/2013
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


22/03/2013
ROBOMANIA VIRTUAL >>


14/03/2013
ROBOMANIA “MUSCULOSA” >>


07/03/2013
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


28/02/2013
ROBOMANIA LUNÁTICA >>


22/02/2013
ROBOMANIA EM TREINAMENTO >>


14/02/2013
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


07/02/2013
A TERRA DA ROBOMANIA >>


31/01/2013
ROBOMANIA CONTROLADA >>


24/01/2013
ROBOMANIA SERVIÇO >>


19/01/2013
ROBOMANIA METALEIRA >>


13/01/2013
ROBOMANIA VOMITADA >>


04/01/2013
ROBOMANIA NOTÁVEL >>


27/12/2012
ROBOMANIA EM RESGATE >>


20/12/2012
ROBOMANIA MARÍTIMA >>


13/12/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


06/12/2012
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


30/11/2012
ROBOMANIA AUDITIVA >>


23/11/2012
ROBOMANIA LIBÉLULA >>


15/11/2012
ROBOMANIA RUSSA >>


08/11/2012
ROBOMANIA PERSONAL TRAINNER >>


02/11/2012
ROBOMANIA “STAR WARS” >>


25/10/2012
ROBOMANIA ARMAZENADA >>


18/10/2012
ROBOMANIA IMPOSSÍVEL >>


11/10/2012
ROBOMANIA RECEPCIONISTA >>


03/10/2012
ROBOMANIA TESTADA >>


26/09/2012
ROBOMANIA CANINA >>


20/09/2012
ROBOMANIA FUTURISTA >>


12/09/2012
ROBOMANIA EM AÇÃO >>


05/09/2012
ROBOMANIA NOTURNA >>


30/08/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


24/08/2012
ROBOMANIA MISSIONÁRIA >>


15/08/2012
ROBOMANIA HUMANITÁRIA >>


09/08/2012
ROBOMANIA ENGRAÇADA >>


05/08/2012
ROBOMANIA “MANUAL” >>


30/07/2012
ROBOMANIA AFETIVA >>


21/07/2012
ROBOMANIA EM DISCUSSÃO >>


12/07/2012
ROBOMANIA EM FEIRA >>


05/07/2012
ROBOMANIA JOKENPO >>


28/06/2012
ROBOMANIA ASSINADA >>


21/06/2012
ROBOMANIA PROJETADA >>


16/06/2012
ROBOMANIA CANINA >>


09/06/2012
ROBOMANIA NADADORA >>


02/06/2012
ROBOMANIA PERFUMADA >>


25/05/2012
ROBOMANIA GLÚTEA >>


12/05/2012
ROBOMANIA SUBMERSA >>


03/05/2012
ROBOMANIA MOVIMENTADA >>


28/04/2012
ROBOMANIA SOCORRISTA >>


21/04/2012
ROBOMANIA COMBATIVA >>


14/04/2012
ROBOMANIA "QUASE" REAL >>


05/04/2012
ROBOMANIA RECORDISTA >>


31/03/2012
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


24/03/2012
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


15/03/2012
ROBOMANIA DANÇANTE >>


07/03/2012
ROBOMANIA AUTOSSUFICIENTE >>


29/02/2012
ROBOMANIA MÓVEL >>


22/02/2012
ROBOMANIA ALFABÉTICA >>


18/02/2012
ROBOMANIA VELOCISTA >>


09/02/2012
ROBOMANIA VIGILANTE >>


02/02/2012
ROBOMANIA BICENTENÁRIA >>


28/01/2012
ROBOMANIA MAIORAL >>


19/01/2012
ROBOMANIA TELEPRESENÇA >>


13/01/2012
ROBOMANIA TEMPORIZADA >>


06/01/2012
ROBOMANIA ESPECIALISTA >>


31/12/2011
ROBOMANIA INTERATIVA >>


22/12/2011
ROBOMANIA NATALINA >>


18/12/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


11/12/2011
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


03/12/2011
ROBOMANIA VOADORA >>


26/11/2011
ROBOMANIA OCEÂNICA >>


19/11/2011
ROBOMANIA DESAFIADORA >>


13/11/2011
ROBOMANIA REPRODUTORA >>


02/11/2011
ROBOMANIA CAPILAR >>


29/10/2011
ROBOMANIA COMPARTILHADA >>


22/10/2011
ROBOMANIA MESATENISTA >>


12/10/2011
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


05/10/2011
ROBOMANIA RECARREGADA >>


28/09/2011
ROBOMANIA BEBEDOURA >>


22/09/2011
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


14/09/2011
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/09/2011
ROBOMANIA REMOTA >>


01/09/2011
ROBOMANIA FUTEBOLÍSTICA >>


25/08/2011
ROBOMANIA NA GRAMA >>


18/08/2011
ROBOMANIA TREINADA >>


11/08/2011
ROBOMANIA PENSATIVA >>


04/08/2011
ROBOMANIA INFANTIL >>


28/07/2011
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


21/07/2011
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


17/07/2011
ROBOMANIA FALANTE >>


10/07/2011
ROBOMANIA SOCIAL >>


01/07/2011
ROBOMANIA INTESTINAL >>


23/06/2011
ROBOMANIA NA COZINHA >>


16/06/2011
ROBOMANIA HEXÁPODE >>


08/06/2011
ROBOMANIA NA SINUCA >>


02/06/2011
ROBOMANIA NEPOTISTA >>


26/05/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


19/05/2011
ROBOMANIA EXOESQUELÉTICA >>


12/05/2011
ROBOMANIA ESPIÃ >>


05/05/2011
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


26/04/2011
ROBOMANIA MONITORADA >>


22/04/2011
ROBOMANIA CASEIRA >>


14/04/2011
ROBOMANIA BRAZUCA >>


08/04/2011
ROBOMANIA NO JOGO >>


31/03/2011
ROBOMANIA ENERGÉTICA >>


26/03/2011
ROBOMANIA SALVADORA >>


17/03/2011
ROBOMANIA DE RESGATE >>


10/03/2011
ROBOMANIA TEATRAL >>


03/03/2011
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


27/02/2011
ROBOMANIA AUTOLIMPANTE >>


17/02/2011
ROBOMANIA MARATONISTA >>


10/02/2011
ROBOMANIA BIORRÍTMICA >>


03/02/2011
ROBOMANIA SALVA-VIDAS >>


27/01/2011
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


20/01/2011
ROBOMANIA EXPOSITORA >>


13/01/2011
ROBOMANIA BOVINA >>


07/01/2011
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


30/12/2010
ROBOMANIA NO TRABALHO >>


21/12/2010
ROBOMANIA NATALINA >>


16/12/2010
ROBOMANIA TELE-ECOGRÁFICA >>


09/12/2010
ROBOMANIA GUERREIRA >>


02/12/2010
ROBOMANIA SOCIÁVEL >>


25/11/2010
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


20/11/2010
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


14/11/2010
ROBOMANIA FACIAL >>


04/11/2010
ROBOMANIA DIGITAL >>


29/10/2010
ROBOMANIA ARTICULADA >>


21/10/2010
ROBOMANIA AMBIENTALISTA >>


14/10/2010
ROBOMANIA ACESSÍVEL >>


07/10/2010
ROBOMANIA CORPORAL >>


02/10/2010
ROBOMANIA AUTOMATIZADA >>


25/09/2010
ROBOMANIA LIMPA >>


17/09/2010
ROBOMANIA TRADUZIDA >>


09/09/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


01/09/2010
ROBOMANIA ESPACIAL >>


26/08/2010
ROBOMANIA DEMOLIDORA >>


19/08/2010
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


12/08/2010
ROBOMANIA MARATONISTA >>


05/08/2010
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


03/08/2010
ROBOMANIA MARCIAL >>


22/07/2010
ROBOMANIA CAPACITADA >>


15/07/2010
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


08/07/2010
ROBOMANIA COMEMORATIVA >>


01/07/2010
ROBOMANIA DESENHISTA >>


24/06/2010
ROBOMANIA ANTIGA >>


17/06/2010
ROBOMANIA GOL >>


10/06/2010
ROBOMANIA ORQUESTRADA >>


03/06/2010
ROBOMANIA CORPORATIVA >>


27/05/2010
ROBOMANIA MOLECULAR >>


23/05/2010
ROBOMANIA ORTOPÉDICA >>


13/05/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


07/05/2010
ROBOMANIA FICTÍCIA E FLUENTE >>


29/04/2010
ROBOMANIA LUNAR >>


24/04/2010
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/04/2010
ROBOMANIA VOADORA >>


08/04/2010
ROBOMANIA HUMORADA >>


01/04/2010
ROBOMANIA VISIONÁRIA >>


25/03/2010
ROBOMANIA PANORÂMICA >>


19/03/2010
ROBOMANIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA >>


11/03/2010
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


04/03/2010
ROBOMANIA INTERATIVA >>


25/02/2010
ROBOMANIA BOMBÁSTICA >>


18/02/2010
ROBOMANIA ÁRABE >>


13/02/2010
ROBOMANIA CINÉTICA >>


04/02/2010
ROBOMANIA SUBMERGÍVEL >>


29/01/2010
ROBOMANIA MOTORIZADA >>


23/01/2010
ROBOMANIA CASEIRA >>


15/01/2010
ROBOMANIA DOMINÓ >>


24/12/2009
MELHORES MOMENTOS DA ROBOMANIA >>


17/12/2009
ROBOMANIA NATALINA >>


10/12/2009
ROBOMANIA ORGANIZADA >>


03/12/2009
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


25/11/2009
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


20/11/2009
ROBOMANIA DE ARTILHARIA ELETRÔNICA >>


13/11/2009
ROBOMANIA CARONISTA >>


05/11/2009
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


29/10/2009
ROBOMANIA MEDICINAL >>


22/10/2009
ROBOMANIA “QUASE” HUMANA >>


16/10/2009
ROBOMANIA PERIGOSA >>


08/10/2009
ROBOMANIA ANTICOLISÃO >>


01/10/2009
ROBOMANIA PINGUIM >>


25/09/2009
ROBOMANIA MANIPULADA >>


17/09/2009
ROBOMANIA INFANTIL >>


10/09/2009
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


03/09/2009
ROBOMANIA VEGETARIANA >>


26/08/2009
ROBOMANIA INTERATIVA >>


20/08/2009
ROBOMANIA FALANTE >>


13/08/2009
ROBOMANIA À DISTÂNCIA >>


06/08/2009
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


29/07/2009
ROBOMANIA MODELO >>


24/07/2009
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


14/07/2009
ROBOMANIA SORRIDENTE >>


09/07/2009
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


03/07/2009
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


25/06/2009
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


19/06/2009
ROBOMANIA LITERÁRIA >>


11/06/2009
ROBOMANIA TÍPICA >>


04/06/2009
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


28/05/2009
ROBOMANIA AUTOMOBILÍSTICA >>


18/05/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


13/05/2009
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/05/2009
ROBOMANIA VOADORA >>


01/05/2009
ROBOMANIA "ABRAÇÁVEL" >>


22/04/2009
ROBOMANIA DE PAPELÃO >>


15/04/2009
ROBOMANIA INTELIGENTE >>


10/04/2009
ROBOMANIA CANINA >>


01/04/2009
ROBOMANIA DE FOGO >>


25/03/2009
ROBOMANIA NA PASSARELA >>


19/03/2009
ROBOMANIA EXPRESSIONISTA >>


12/03/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


05/03/2009
ROBOMANIA DA INTERAÇÃO >>


25/02/2009
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


19/02/2009
ROBOMANIA CIENTÍFICA >>


12/02/2009
ROBOMANIA PERSONALIZADA >>


06/02/2009
ROBOMANIA ESQUISITA >>


29/01/2009
ROBOMANIA SEGURA >>


22/01/2009
ROBOMANIA ABERTA >>


15/01/2009
ROBOMANIA RURAL >>


04/01/2009
ROBOMANIA 2008 >>


02/01/2009
ROBOMANIA FESTIVA >>


25/12/2008
ROBOMANIA CASEIRA >>


18/12/2008
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


11/12/2008
ROBOMANIA "GRAND PRIX" >>


04/12/2008
ROBOMANIA AUXILIADORA >>


29/11/2008
ROBOMANIA TEATRAL >>


20/11/2008
ROBOMANIA VEICULAR >>


13/11/2008
ROBOMANIA BIÔNICA >>


06/11/2008
ROBOMANIA DANÇANTE >>


30/10/2008
ROBOMANIA MECÂNICA >>


22/10/2008
ROBOMANIA SHOWROOM >>


16/10/2008
ROBOMANIA ELOQÜÊNTE >>


10/10/2008
ROBOMANIA ANFÍBIA >>


01/10/2008
ROBOMANIA CICLISTA >>


25/09/2008
ROBOMANIA EMERGENCIAL >>


16/09/2008
ROBOMANIA VOADORA >>


09/09/2008
ROBOMANIA OLÍMPICA >>


04/09/2008
ROBOMANIA HUMANÓIDE >>


29/08/2008
ROBOMANIA MARCIANA >>


21/08/2008
ROBOMANIA OVALADA >>


15/08/2008
ROBOMANIA À FLOR DA PELE >>


07/08/2008
ROBOMANIA MUSICAL >>


31/07/2008
ROBOMANIA ESPIÃ >>


27/07/2008
ROBOMANIA TERAPEUTICA >>


14/07/2008
ROBOMANIA EM CHAMA >>


06/07/2008
ROBOMANIA DE BAR >>


03/07/2008
ROBOMANIA RECEPTIVA >>


26/06/2008
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/06/2008
ROBOMANIA NO ESPAÇO >>


12/06/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


05/06/2008
ROBOMANIA EMOTIVA >>


29/05/2008
ROBOMANIA ANIMAL >>


23/05/2008
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


15/05/2008
ROBOMANIA SINFÔNICA >>


10/05/2008
ROBOMANIA NA COZINHA >>


03/05/2008
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


21/04/2008
ROBOMANIA GENTIL >>


16/04/2008
ROBOMANIA ENROUPADA >>


10/04/2008
ROBOMANIA LIXEIRA >>


03/04/2008
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


29/03/2008
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


21/03/2008
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/03/2008
ROBOMANIA GIGANTESTA >>


08/03/2008
ROBOMANIA TELEFÔNICA >>


01/03/2008
ROBOMANIA NO AR >>


22/02/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


15/02/2008
ROBOMANIA NA CAMPUS PARTY BRASIL >>


07/02/2008
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


30/01/2008
ROBOMANIA DA MENTIRA >>


24/01/2008
ROBOMANIA EM FESTA >>


19/01/2008
ROBOMANIA DO PENSAMENTO >>


12/01/2008
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


30/12/2007
A ROBOMANIA CONTINUA... >>


23/12/2007
ANO NOVO, VIDA NOVA, NOVIDADES EM 2008... >>


16/12/2007
NATAL DIGITAL... >>


10/12/2007
SERVINDO NA ERA DIGITAL... >>


03/12/2007
AI QUE SAUDADE DA MINHA VITROLA! >>


26/11/2007
DIGITAL...RADICAL! >>


19/11/2007
SERÁ QUE DEUS PODE MESMO SER BRASILEIRO??? >>


13/11/2007
INTERAÇÃO DIGITAL... >>


06/11/2007
3D NO FM... >>


02/11/2007
POSIÇÕES DIGITAIS... >>


25/10/2007
EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS... >>


17/10/2007
MACBOOK - LAPTOP FOLHEADO A OURO - SEM SUGESTÃO DE PREÇO >>


14/10/2007
PROFESSOR DIGITAL... >>


30/09/2007
ANAGRAMA INTELIGENTE! >>


24/09/2007
ROBÔS DANCANTES... >>


16/09/2007
O MUNDO DIGITAL! >>


10/09/2007
TRISTEZA OU FELICIDADE? >>


02/09/2007
EDUCAÇÃO É TUDO O QUE ESSE PAÍS PRECISA PARA SER REALMENTE INDEPENDENTE!!! >>


27/08/2007
COMPUTADOR DE ÚLTIMA GERAÇÃO... >>


20/08/2007
E VIVA A DANÇA DO SIRI NA REDE... >>


13/08/2007
MAPAS ESTRANHOS >>


08/08/2007
É LINK PRA C......... >>


01/08/2007
INCONFIDÊNCIA MINEIRA >>


25/07/2007
VIAGENS E MONUMENTOS VIRTUAIS >>


13/07/2007
O MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO! >>


03/07/2007
NOS TEMPOS DA BANDA LARGA! >>


28/06/2007
MONITORAMENTO DE CONTA-CORRENTE PELO BANCO CENTRAL >>


18/06/2007
EVOLUÇÃO DO CELULAR II >>


11/06/2007
EVOLUÇÃO E LINKS... >>


04/06/2007
É O FIM DO GELO DIGITAL??? >>


28/05/2007
FESTIVAL DE LINKS... >>


21/05/2007
LINKS E MAIS LINKS... >>


14/05/2007
O D.A. MERECE...ELE MERECE....ELE MERECE... >>


07/05/2007
ATÉ O "EU DIGITAL" HOMENAGEIA O NOSSO "ATUANTE" D.A. >>


01/05/2007
INTERNET E INTELIGÊNCIA... >>


23/04/2007
CONTÍNUAS MUDANÇAS NA ERA DIGITAL... >>


17/04/2007
TEMPOS DE TECNOLOGIA AVANÇADA... >>


15/04/2007
RUMO AO FUTURO DIGITAL... >>


26/03/2007
FILHO DE PEIXE...PEIXINHO É... >>


20/03/2007
NAVEGAR É PRECISO... >>


13/03/2007
SEMPRE HÁ SOLUÇÃO! >>


06/03/2007
EU DIGITAL - UMA ESTRADA SEM FIM... >>


26/02/2007
VICIADO EM COMPUTADOR? >>


13/02/2007
O MUNDO À NOSSA DISPOSIÇÃO! >>


30/01/2007
É SÓ CLICAR NOS LINKS! >>


15/12/2006
FALE COM O PAPAI NOEL E FELIZ NATAL! >>


04/12/2006
A ERA DA INTERNET... >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "EU DIGITAL" >>


15/11/2006
O NEGÓCIO É DIGITALIZAR... >>


09/11/2006
CONECTADO COM OS AEROPORTOS... >>


30/10/2006
É GENTE PRA CARAMBA! >>


23/10/2006
SEMPRE TEM UM F.D.P. >>


16/10/2006
A IMPORTÂNCIA DO "EU DIGITAL" >>


09/10/2006
DICAS E MAIS DICAS! >>


01/10/2006
VERSÁTIL E DINÂMICO! >>


26/09/2006
POLÍTICOS DO BRASIL >>


21/09/2006
PALESTRA MOTIVACIONAL - JOSEPH CLIVER >>


14/09/2006
SEU NOME NO GELO!!! >>


04/09/2006
MUSICAS BRASILEIRAS DE TODOS OS TEMPOS >>


29/08/2006
O FUTURO COM RESPONSABILIDADE >>


21/08/2006
O DIA DA CAÇA!!! >>


20/08/2006
AMIGOS E E-MAILS >>


25/06/2006
DICAS PARA AS FÉRIAS! >>


17/06/2006
QUE BAITA AVIÃO! >>


04/06/2006
NOVO SITE! VALE A PENA ACESSAR! COM SOM! >>


27/05/2006
QUE BELEZA! MAIS UM PRESENTE PARA VOCÊ! >>


21/05/2006
ROMPENDO BARREIRAS >>


17/05/2006
BULA! >>


07/05/2006
SITES IMPORTANTES! >>


01/05/2006
RUMO AO FUTURO! EVOLUÇÃO! >>


27/04/2006
É IMPORTANTE SABER A ORIGEM DAS COISAS... >>


27/04/2006
EITA MUNDÃO VIRTUAL! >>


06/04/2006
Eu digital >>


06/04/2006
O QUE FOI NOTÍCIA QUANDO VOCÊ NASCEU? >>


23/03/2006
SIMPLESMENTE SENSACIONAL >>