Faculdade Mental
EU DIGITAL - 12/08/2010
  

ROBOMANIA MARATONISTA

RANGER ROBOT


English:
http://www.sciencedaily.com/releases/2010/07/100722143905.htm
Video:
http://www.youtube.com/watch?v=YjTLSpFyi38
O Ranger, um robô feito por estudantes de engenharia dos EUA é o primeiro mecanismo com pernas a conseguir percorrer uma meia-maratona sem recarregar as baterias. O recorde não oficial foi atingido por alunos da Universidade de Cornell, e supera em 2,4 km o recorde anterior, totalizando 23km.
O autômato ambulante simula a caminhada de uma pessoa, apesar de não ter joelhos. Com isso, ele aproveita a força do balanço e do próprio peso para auxiliar no movimento das pernas, economizando energia, como pode ser visto pela url http://www.youtube.com/watch?v=YjTLSpFyi38.
Assim, ele foi capaz de superar o recorde anterior do Big Dog, que pode ser visto pelo endereço alturl.com/m5u8z, um quadrúpede que pesa quase quinze vezes mais e é produzido por uma empresa dos EUA.
Os dois robôs têm finalidades distintas, porém. Enquanto o Ranger é uma prova conceitual, que prioriza a economia de energia e exige um controle remoto, o Big Dog é um equipamento militar capaz de enfrentar terrenos acidentados e de se locomover de maneira autônoma.
Fonte: Terra Tecnologia - 29/07/10.


15 ANOS DE INTERNET
Os 15 anos da internet no Brasil: eleições, velocidade da informação, publicidade na web e entretenimento.
Confira: http://www.iabbrasil.org.br/15anosdeinternet/.
Lupa - Fonte: O Tempo - 08/08/10. 


SITE DA SEMANA
http://ogrifoemeu.wordpress.com/.
O blog O Grifo É Meu destaca trechos interessantes de livros. Geralmente, seleciona um parágrafo ou uma frase que contenham uma passagem poética, engraçada ou dramática. De Cecília Meireles ao maldito Bukowski, conheça um pouco das grandes obras da literatura. Só não deixe de ler os originais.
Fonte: Folha de S.Paulo - 09/08/10.


TECNOLOGIA - LISBOA NO SEU CELULAR
Os turistas que viajam para Lisboa contam com uma ferramenta nova. O Turismo de Lisboa disponibiliza aplicativo gratuito para smartphone que permite obter dados sobre monumentos, museus, restaurantes, hotéis, bares e casas noturnas. Com ele, é possível saber a que distância você está do ponto turístico. Para se conectar é preciso que o smartphone conte com GPS, internet e bússola, entre outros dispositivos que permitem que, ao apontar a câmera, por exemplo, para um restaurante, apareça na tela a informação disponível na base de dados do Turismo de Lisboa. Para saber como baixar e usar o aplicativo, visite o site www.visitlisboa.com.
Pelo Mundo - Fonte: O Tempo - 10/08/10.


SITE - 365 DIAS VIAJANDO
URL www.365diasviajando.com
Quer fazer uma viagem no Brasil, mas ainda está em dúvida sobre o destino? Dê uma olhada no site 365 Dias Viajando, que traz dicas de destinos nacionais classificados por praia, serra e interior.
Há ainda dicas de viagens internacionais, GLS e para a terceira idade, além de especiais, como o da Copa.
Overbook - Fonte: Folha de S.Paulo - 12/08/10.


CLIQUE


VELOCÍMETRO - RJNET
Site de teste de velocidade de conexão, independentemente do tipo de acesso, discado ou banda larga. Com interface limpa e navegação simples, o teste é realizado rapidamente.
http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php


ORANGOTAG
Rede social para fãs de seriados de TV. É possível pesquisar pelo nome do seriado, ler resumos de temporadas e episódios, associar seu perfil a seriados específicos e visualizar a lista de pessoas que assistem a cada seriado.
http://orangotag.com/


CURRÍCULO FÁCIL
Site para elaboração de currículos. Contém formulário com os itens considerados necessários para o documento. Após o preenchimento, a própria página gera o currículo, em formato HTML ou PDF.
http://gameoverlan.com.br/curriculofacil/


LIVEMOCHA
Comunidade que oferece cursos de idiomas on-line gratuitamente. O usuário é posto em contato com membros cuja língua nativa é a mesma que ele deseja aprender. A página está disponível em várias línguas, incluindo português.
http://www.livemocha.com/


EMAIL TEMPORÁRIO
Site útil para quem não gosta de registrar o e-mail pessoal em cadastros de páginas não confiáveis. O e-mail temporário expira em 15 minutos, durante os quais pode ser usado normalmente.
http://emailtemporario.com.br/


Fonte: Folha de S.Paulo - 11/08/10.


A INTELIGÊNCIA COLETIVA
resumo
A corrida tecnológica e econômica deram à internet feições descentralizadas, em que aplicativos e sistemas operacionais dispersos em diferentes plataformas permitem a constituição de uma "inteligência coletiva". Alimentadas pelos usuários, essas preciosas bases de dados devem ditar o modelo de negócios na web nos próximos anos.
PERGUNTE-SE POR UM MOMENTO: qual é o sistema operacional da busca que realiza no Google ou no Bing? Qual é o sistema operacional de uma chamada de celular? Qual é o sistema operacional dos mapas e endereços no seu celular? Qual é o sistema operacional de um "tweet"?
Num computador que não esteja em rede, sistemas operacionais como Windows, Mac OS X e Linux gerenciam os recursos da máquina e permitem que os aplicativos se dediquem às suas tarefas. Mas muitas das atividades mais importantes para nós acontecem hoje entre as máquinas individuais, num espaço misterioso. A maioria acha normal que essas coisas funcionem e reclama quando, por um instante que seja, cai o milagre diário da comunicação instantânea e do acesso à informação. Mas olhe debaixo do tapete: você verá uma imensa infraestrutura técnica, de alcance mundial, que possibilita o futuro permanentemente conectado, no qual nos precipitamos sem refletir.
PAPEL SECUNDÁRIO
Quando você faz uma busca no Google, os recursos do seu computador -o teclado em que digita o pedido, o monitor que exibe os resultados, o hardware de rede e o software que conecta a sua máquina à rede, o navegador que formata e encaminha seu pedido aos servidores do Google- desempenham um papel secundário.
Na verdade, eles pouco importam para a operação da busca -você pode digitar o termo que está buscando no navegador, numa máquina com Windows, Linux ou Mac, ou num "smartphone" que rode Symbian, PalmOS, Mac OS, Android, Windows Mobile ou qualquer outro sistema operacional para celulares.
A maioria dos recursos essenciais para essa operação está em outro lugar: nas imponentes fazendas de servidores do Google, onde softwares do Google encaminham a sua busca (uma entre as milhões feitas simultaneamente pelos internautas) a algum subconjunto de servidores, onde os softwares processam um índice maciço para devolver o resultado em milissegundos. Há também, em cada sistema entre você e o "data center" do Google (ou você achava que estava diretamente conectado a ele?), o software de roteamento de IP, a maioria rodando em equipamentos da Cisco; o sistema de nomes de domínio (DNS), na maior parte de código aberto, uma rede de servidores que não só permitem que o seu computador se conecte a google.com (em vez de precisar digitar um endereço de IP como 74.125.19.106), mas também intervêm para que a sua máquina acesse qualquer sistema que armazene as páginas da web que você está procurando; os protocolos da web propriamente ditos, que permitem que navegadores em clientes rodando qualquer sistema operacional local (talvez devêssemos chamá-los de "conjuntos de 'drivers'") se conectem a servidores rodando qualquer sistema operacional.
CAMADA DE SOFTWARE
Você pode alegar que a busca do Google não passa de um aplicativo que roda em uma rede de computação maciça e que, no fundo, o sistema operacional dessa rede continua sendo o Linux. E que a internet nada mais é do que uma camada de software implementada pelo seu computador e por aplicativos remotos como o Google.
Mas espere. Vai ficar mais interessante. Imagine agora uma pesquisa feita no Google com o seu celular, usando a função de busca com voz. Você fala no seu telefone, o serviço de reconhecimento de fala do Google traduz em texto o som da sua voz e passa adiante para o buscador -ou, num telefone Android, para qualquer outro aplicativo que escolha ouvir.
Alguém que esteja acostumado com o reconhecimento de fala no PC pode achar que a tradução acontece no celular, mas não -ela ocorre nos servidores do Google, mais uma vez. Mas espere. Não acabou. O Google aprimora a precisão do reconhecimento de voz comparando o que os algoritmos de fala acham que você disse com o que o sistema de busca (leia "Google Suggest") espera que você vá dizer. Em seguida, como o seu celular sabe onde você está, o Google filtra os resultados para encontrar os mais relevantes para a sua localização.
LOCALIZAÇÃO
Seu celular sabe onde você está. Como ele faz isso? A resposta fácil é "ele tem um receptor de GPS". Mas, se ele tem um receptor de GPS, quer dizer que o seu telefone recebe a informação sobre a sua posição acessando uma rede de satélites lançados no espaço pelos militares norte-americanos. Ele também pode ter obtido com a sua operadora informações adicionais para acelerar a detecção da localização por GPS.
Ele pode, em vez disso, estar usando a "triangulação de antenas de celular" para medir a sua distância em relação à antena mais próxima, ou mesmo consultando uma base de dados que mapeia coordenadas a partir de pontos de wi-fi. (Essas bases de dados foram criadas percorrendo todas as ruas e assinalando a localização e a força de cada sinal de wi-fi.) O iPhone conta com o serviço da Skyhook Wireless para realizar essas consultas; o Google tem seu equivalente para isso, criado, sem dúvida, no mesmo momento em que foram capturadas as imagens para o Google Streetview. Seja qual for a técnica usada, o aplicativo depende de instalações e serviços disponíveis em rede, e não apenas de recursos do próprio telefone. E, cada vez mais, é difícil alegar que todos esses recursos entrelaçados são um mesmo aplicativo, mesmo quando são disponibilizados pela mesma empresa, como o Google.
MISCELÂNEA
Continue acompanhando a trama. Afora eventuais jogos, que aplicativos móveis existem apenas no telefone? Praticamente todos são aplicativos de rede, que dependem de serviços remotos para desempenhar suas funções. E onde está o "sistema operacional" em tudo isso? Está claramente evoluindo. Os aplicativos usam uma miscelânea de serviços de vários provedores diferentes para conseguir a informação de que precisam.
Mas em que medida isso é diferente do desenvolvimento de aplicativos para PC no início dos anos 1980, quando cada fornecedor escrevia seus próprios "drivers" compatíveis com a miscelânea de discos, entradas, teclados e monitores envolvidos no então emergente ecossistema de computadores pessoais? A Microsoft veio com uma oferta difícil de recusar: vamos gerenciar os "drivers"; tudo que os programadores de aplicativos precisam fazer é escrever e usar as APIs Win32, e toda a complexidade será afastada. E assim foi. Hoje poucos programadores escrevem "drivers". Isso fica a cargo dos fabricantes de dispositivos, com toda a desordem ocultada pelos "fornecedores de sistemas operacionais" que gerenciam as atualizações e, volta e meia, oferecem APIs genéricos para categorias inteiras de dispositivos. Esses fornecedores, que assumiram o ônus de gerenciar a complexidade, terminaram com um poderoso padrão. Criaram o contexto em que os aplicativos têm funcionado desde então.
PACTO FÁUSTICO
Eis a essência do meu argumento sobre o sistema operacional da internet. Aproximamo-nos, mais uma vez, do ponto em que o pacto fáustico será feito: basta usar as nossas instalações, e toda a complexidade se dissipará. E, assim como aconteceu nos anos 1980, há mais de uma empresa fazendo essa promessa.
Estamos entrando numa versão moderna do "Grande Jogo", a rivalidade para controlar os estreitos desfiladeiros até o prometido futuro da computação (John Battelle chama-os de "pontos de controle").
Essa rivalidade é vista de forma mais aguda em aplicativos móveis, que dependem de serviços da internet para alimentar a interface com o usuário. Como Nick Bilton, do "New York Times", descreveu num artigo recente, comparando o Google Nexus One e o iPhone: "Chad Dickerson, diretor-chefe de tecnologia da Etsy, recebeu um Nexus One do Google antes do lançamento. Disse que o celular do Google parece conectado a determinados serviços da web de um jeito que o iPhone não fica. "Comparado com o iPhone, para mim o telefone do Google parece fazer parte da internet", disse-me ele. "Se você vive no mundo do Google, tem o mundo no bolso de um jeito mais limpo e mais conectado do que com o iPhone." O mesmo se aplica ao iPhone. Se você é usuário do MobileMe, iPhoto, iTunes ou Safari, o iPhone o conecta sem dificuldades a suas fotos, contatos, favoritos e músicas. Mas se você usa outros serviços, às vezes precisa achar uma alternativa para acessar o conteúdo. Em comparação com o Nexus One, se você usa o Gmail, o Google Calendar ou o Picasa (o software de armazenamento de fotos on-line do Google), o celular se conecta sem esforço a esses serviços e automaticamente sincroniza com uma simples autenticação no telefone. Os celulares funcionam perfeitamente com seus respectivos soft-wares, mas nenhum deles faz esforço para lidar bem com outros serviços.
ESCOLHA
Não se preocupe com os detalhes técnicos sobre se de fato a internet tem ou não um sistema operacional. É claro que, na tecnologia móvel, estamos sendo apresentados a uma escolha de plataformas que vai muito além do sistema operacional do dispositivo que temos em mão.
Vejamos qual é o estado do sistema operacional da internet -ou melhor, dos sistemas operacionais concorrentes da internet- tais como existem hoje. Entre outras funções, um sistema operacional convencional coordena o acesso dos aplicativos aos recursos da máquina -coisas como memória, armazenamento em disco, teclado e monitor. O núcleo do sistema operacional -o "kernel"- gerencia processos, aloca memória, lida com interrupções dos dispositivos, com exceções variadas, e geralmente permite que muitos aplicativos compartilhem o mesmo hardware.
NUVEM
É fácil concluir que plataformas de "computação em nuvem", como Amazon Web Services, Google App Engine ou Microsoft Azure, que dão aos programadores acesso a armazenamento e computação, estão no âmago do sistema operacional da internet que está nascendo.
Os serviços de infraestrutura em nuvem são, de fato, importantes, mas concentrar-se neles seria cometer o mesmo erro que a Lotus fez ao apostar que o DOS permaneceria o sistema operacional padrão, mesmo depois do surgimento de concorrentes baseados em interfaces gráficas com o usuário. Essas interfaces, afinal, não faziam parte do sistema operacional "real", apenas eram mais um construto no nível dos aplicativos. Mesmo que o Windows tenha sido, ao longo de anos, apenas uma fina casca sobre o DOS, a Microsoft entendeu que levar os programadores a graus maiores de abstração era a chave para fazer aplicativos mais fáceis de usar. Mas quais são esses graus mais altos de abstração? Seriam eles apenas aspectos que ocultam os detalhes das máquinas virtuais em nuvem, isolando o programador da gestão da escala, ou ocultando detalhes de exemplos de sistemas operacionais dos anos 1990 em máquinas virtuais em nuvem?
SUBSISTEMAS
Os serviços subjacentes acessados pelos aplicativos hoje não são meros componentes do dispositivo ou recursos de um sistema operacional, mas subsistemas de dados: localizações, redes sociais, índices de websites, reconhecimento de voz e de imagem, tradução automática. É fácil pensar que são os sensores no seu dispositivo -a tela sensível ao toque, o microfone, o GPS, o magnetômetro, o acelerômetro- que tornam possível essa nova funcionalidade "cool". Na verdade, tais sensores são apenas "inputs" para subsistemas maciços de dados que residem na nuvem.
Quando, por exemplo, como um programador para o iPhone, você usa o Core Location Framework para estabelecer a localização do telefone, você não faz apenas uma solicitação ao sensor: faz uma consulta de dados em nuvem com os resultados, transformando coordenadas de GPS em endereços, ou transformando a intensidade dos sinais de wi-fi em coordenadas GPS, e daí em endereços. Quando o aplicativo da Amazon ou o Google Goggles leem um código de barras ou a capa de um livro, eles não apenas usam a câmera com processamento de imagem integrado: passam a imagem para um processador muito mais poderoso, em nuvem, e depois fazem uma consulta no banco de dados com os resultados.
Cada vez mais, os programadores de aplicativos não recorrem à programação de baixo nível para fazer reconhecimento de imagem, reconhecimento de fala, determinação da localização, gestão de redes sociais ou conexão com amigos.
Solicitam funções de alto nível a plataformas ricas em dados que oferecem esses serviços.
DESAFIO
Como o volume dos dados a serem tratados é muito grande, pois estão em constante mudança e distribuídos ao longo de milhões de sistemas em rede, a busca revelou-se o primeiro grande desafio da era do sistema operacional da internet. Resolver o problema da busca requer um pesado e contínuo rastreamento da rede, a construção de índices maciços e mecanismos algorítmicos de recuperação de dados para achar os resultados mais apropriados para a busca de um usuário.
Por se tratar de uma tarefa complexa, apenas alguns empreendedores tiveram sucesso na busca para a web, especialmente o Google e a Microsoft. O Yahoo! e a Amazon também fizeram avanços substantivos nesse campo, mas deixaram grande parte do terreno para os dois líderes do mercado. Nem toda busca, no entanto, é tão complexa como uma pesquisa na web. Um site de comércio eletrônico como a Amazon, por exemplo, não precisa rastrear constantemente outros sites para achar seus produtos; ela está diante do problema bem mais específico de encontrar apenas páginas na web que ela própria gerencia. No entanto, a busca é fractal e a infraestrutura para isso se replica sucessivas vezes em muitos níveis em toda a internet. Isso sugere que há oportunidades futuras para dirigir mecanismos de busca especializados e distribuídos para rastreamentos mais completos do que os que poderiam ser feitos por um mecanismo centralizado. A Amazon, por exemplo, classifica seus produtos mais populares lançando mão tanto de dados visíveis apenas por eles, como a taxa de vendas, quanto dados que eles tornam públicos, como o número e avaliação das resenhas dos usuários.
BUSCAS POR ARQUIVO
Além da busca na web, há muitos tipos especializados de busca por diferentes tipos de arquivo. Sempre que você coloca um CD de música num leitor ligado à internet, por exemplo, ele imediatamente busca o nome das faixas no banco de dados CDDB usando uma espécie de impressão digital produzida pela duração e pela sequência das faixas no CD.
Outros tipos de busca por música, como a feita por aplicativos para celulares como o Shazam, buscam músicas comparando sua impressão digital acústica. Já o "projeto genoma da música", da Pandora, encontra músicas parecidas recorrendo a um complexo de centenas de fatores analisados por músicos profissionais. Muitas das técnicas de busca desenvolvidas para páginas da web se baseiam na semântica dos links, em que cada link é um voto, e votos de fontes com autoridade têm peso maior do que os demais. Trata-se de um caso de metadado implicitamente alimentado pelo usuário, ausente na busca por outros tipos de conteúdo, como livros digitalizados.
Nesses casos, a busca permanece na mesma idade das trevas e da força bruta em que a busca na web estava antes do Google. Avanços significativos nas técnicas de busca para livros, vídeos, imagens e sons serão, muito provavelmente, uma característica da evolução futura do sistema operacional da internet.
Tim O'Reilly - Tradução Bernardo Esteves - Fonte: Folha de S.Paulo - 08/08/10.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tecnologias

09/04/2017
DIGITALIZAÇÃO EM MASSA... >>


18/02/2017
MUDANÇAS DIGITAIS... >>


30/12/2016
DIGITAL EM EXCESSO... >>


14/10/2016
MANIA DIGITAL >>


07/09/2016
QUEDA DIGITALIZADA... >>


02/07/2016
AMOR DIGITAL... >>


30/04/2016
VIDA DIGITAL >>


15/03/2016
TUDO PELA TECNOLOGIA... >>


19/01/2016
TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS... >>


19/12/2015
SOFTWARELOGY!!! >>


02/12/2015
PERCEPÇÃO DIGITAL >>


25/10/2015
ROBOMANIA SOCIAL >>


19/09/2015
ROBOMANIA "MADE IN JAPAN" >>


12/07/2015
ROBOMANIA NUCLEAR >>


30/05/2015
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


16/04/2015
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


24/03/2015
ROBOMANIA IMPRESSA >>


22/02/2015
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


18/01/2015
ROBOMANIA FAMILIAR >>


11/12/2014
ROBOMANIA NATALINA >>


13/11/2014
ROBOMANIA DIRECIONADA >>


14/10/2014
ROBOMANIA MUSICAL... >>


17/09/2014
ROBOMANIA DIFERENTE... >>


31/08/2014
ROBOMANIA CARONEIRA >>


16/08/2014
ROBOMANIA SINALIZADA... >>


27/07/2014
ROBOMANIA INTERNACIONAL >>


13/07/2014
ROBOMANIA JORNALÍSTICA >>


09/06/2014
ROBOMANIA EMOCIONANTE >>


29/05/2014
ROBOMANIA EM DEBATE... >>


08/05/2014
ROBOMANIA “POLE DANCE”... >>


23/04/2014
ROBOMANIA NO MUSEU... >>


12/04/2014
ROBOMANIA UNIVERSITÁRIA >>


21/03/2014
ROBOMANIA DO BEM... >>


08/03/2014
ROBOMANIA MUSICAL >>


23/02/2014
ROBOMANIA PRODUTIVA >>


07/02/2014
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


24/01/2014
ROBOMANIA FRONTEIRIÇA >>


16/01/2014
ROBOMANIA CONECTADA >>


24/12/2013
ROBOMANIA BRAÇAL >>


15/12/2013
ROBOMANIA POLICIAL >>


07/12/2013
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


24/11/2013
ROBOMANIA SEMELHANTE >>


19/11/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


03/11/2013
ROBOMANIA SOLAR >>


26/10/2013
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/10/2013
ROBOMANIA DE RESGATE >>


12/10/2013
ROBOMANIA EQUILIBRADA >>


05/10/2013
ROBOMANIA SELETIVA >>


25/09/2013
ROBOMANIA AEROPORTUÁRIA >>


13/09/2013
ROBOMANIA SEXUAL >>


08/09/2013
ROBOMANIA ESPACIAL >>


31/08/2013
ROBOMANIA VOADORA... >>


24/08/2013
ROBOMANIA SERVIÇAL... >>


17/08/2013
ROBOMANIA ABERTA >>


10/08/2013
ROBOMANIA NO AQUÁRIO >>


03/08/2013
ROBOMANIA FELINA >>


20/07/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


13/07/2013
A INVASÃO DA ROBOMANIA >>


06/07/2013
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


27/06/2013
ROBOMANIA AÉREA >>


20/06/2013
ROBOMANIA SEGURA >>


13/06/2013
ROBOMANIA COQUETELEIRA >>


06/06/2013
ROBOMANIA DETECTIVA >>


30/05/2013
ROBOMANIA VOADORA >>


23/05/2013
ROBOMANIA TEATRAL >>


05/05/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


29/04/2013
ROBOMANIA “PERFEITA” >>


21/04/2013
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


12/04/2013
ROBOMANIA ANTROPOMÓRFICA >>


06/04/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


29/03/2013
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


22/03/2013
ROBOMANIA VIRTUAL >>


14/03/2013
ROBOMANIA “MUSCULOSA” >>


07/03/2013
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


28/02/2013
ROBOMANIA LUNÁTICA >>


22/02/2013
ROBOMANIA EM TREINAMENTO >>


14/02/2013
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


07/02/2013
A TERRA DA ROBOMANIA >>


31/01/2013
ROBOMANIA CONTROLADA >>


24/01/2013
ROBOMANIA SERVIÇO >>


19/01/2013
ROBOMANIA METALEIRA >>


13/01/2013
ROBOMANIA VOMITADA >>


04/01/2013
ROBOMANIA NOTÁVEL >>


27/12/2012
ROBOMANIA EM RESGATE >>


20/12/2012
ROBOMANIA MARÍTIMA >>


13/12/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


06/12/2012
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


30/11/2012
ROBOMANIA AUDITIVA >>


23/11/2012
ROBOMANIA LIBÉLULA >>


15/11/2012
ROBOMANIA RUSSA >>


08/11/2012
ROBOMANIA PERSONAL TRAINNER >>


02/11/2012
ROBOMANIA “STAR WARS” >>


25/10/2012
ROBOMANIA ARMAZENADA >>


18/10/2012
ROBOMANIA IMPOSSÍVEL >>


11/10/2012
ROBOMANIA RECEPCIONISTA >>


03/10/2012
ROBOMANIA TESTADA >>


26/09/2012
ROBOMANIA CANINA >>


20/09/2012
ROBOMANIA FUTURISTA >>


12/09/2012
ROBOMANIA EM AÇÃO >>


05/09/2012
ROBOMANIA NOTURNA >>


30/08/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


24/08/2012
ROBOMANIA MISSIONÁRIA >>


15/08/2012
ROBOMANIA HUMANITÁRIA >>


09/08/2012
ROBOMANIA ENGRAÇADA >>


05/08/2012
ROBOMANIA “MANUAL” >>


30/07/2012
ROBOMANIA AFETIVA >>


21/07/2012
ROBOMANIA EM DISCUSSÃO >>


12/07/2012
ROBOMANIA EM FEIRA >>


05/07/2012
ROBOMANIA JOKENPO >>


28/06/2012
ROBOMANIA ASSINADA >>


21/06/2012
ROBOMANIA PROJETADA >>


16/06/2012
ROBOMANIA CANINA >>


09/06/2012
ROBOMANIA NADADORA >>


02/06/2012
ROBOMANIA PERFUMADA >>


25/05/2012
ROBOMANIA GLÚTEA >>


12/05/2012
ROBOMANIA SUBMERSA >>


03/05/2012
ROBOMANIA MOVIMENTADA >>


28/04/2012
ROBOMANIA SOCORRISTA >>


21/04/2012
ROBOMANIA COMBATIVA >>


14/04/2012
ROBOMANIA "QUASE" REAL >>


05/04/2012
ROBOMANIA RECORDISTA >>


31/03/2012
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


24/03/2012
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


15/03/2012
ROBOMANIA DANÇANTE >>


07/03/2012
ROBOMANIA AUTOSSUFICIENTE >>


29/02/2012
ROBOMANIA MÓVEL >>


22/02/2012
ROBOMANIA ALFABÉTICA >>


18/02/2012
ROBOMANIA VELOCISTA >>


09/02/2012
ROBOMANIA VIGILANTE >>


02/02/2012
ROBOMANIA BICENTENÁRIA >>


28/01/2012
ROBOMANIA MAIORAL >>


19/01/2012
ROBOMANIA TELEPRESENÇA >>


13/01/2012
ROBOMANIA TEMPORIZADA >>


06/01/2012
ROBOMANIA ESPECIALISTA >>


31/12/2011
ROBOMANIA INTERATIVA >>


22/12/2011
ROBOMANIA NATALINA >>


18/12/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


11/12/2011
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


03/12/2011
ROBOMANIA VOADORA >>


26/11/2011
ROBOMANIA OCEÂNICA >>


19/11/2011
ROBOMANIA DESAFIADORA >>


13/11/2011
ROBOMANIA REPRODUTORA >>


02/11/2011
ROBOMANIA CAPILAR >>


29/10/2011
ROBOMANIA COMPARTILHADA >>


22/10/2011
ROBOMANIA MESATENISTA >>


12/10/2011
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


05/10/2011
ROBOMANIA RECARREGADA >>


28/09/2011
ROBOMANIA BEBEDOURA >>


22/09/2011
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


14/09/2011
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/09/2011
ROBOMANIA REMOTA >>


01/09/2011
ROBOMANIA FUTEBOLÍSTICA >>


25/08/2011
ROBOMANIA NA GRAMA >>


18/08/2011
ROBOMANIA TREINADA >>


11/08/2011
ROBOMANIA PENSATIVA >>


04/08/2011
ROBOMANIA INFANTIL >>


28/07/2011
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


21/07/2011
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


17/07/2011
ROBOMANIA FALANTE >>


10/07/2011
ROBOMANIA SOCIAL >>


01/07/2011
ROBOMANIA INTESTINAL >>


23/06/2011
ROBOMANIA NA COZINHA >>


16/06/2011
ROBOMANIA HEXÁPODE >>


08/06/2011
ROBOMANIA NA SINUCA >>


02/06/2011
ROBOMANIA NEPOTISTA >>


26/05/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


19/05/2011
ROBOMANIA EXOESQUELÉTICA >>


12/05/2011
ROBOMANIA ESPIÃ >>


05/05/2011
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


26/04/2011
ROBOMANIA MONITORADA >>


22/04/2011
ROBOMANIA CASEIRA >>


14/04/2011
ROBOMANIA BRAZUCA >>


08/04/2011
ROBOMANIA NO JOGO >>


31/03/2011
ROBOMANIA ENERGÉTICA >>


26/03/2011
ROBOMANIA SALVADORA >>


17/03/2011
ROBOMANIA DE RESGATE >>


10/03/2011
ROBOMANIA TEATRAL >>


03/03/2011
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


27/02/2011
ROBOMANIA AUTOLIMPANTE >>


17/02/2011
ROBOMANIA MARATONISTA >>


10/02/2011
ROBOMANIA BIORRÍTMICA >>


03/02/2011
ROBOMANIA SALVA-VIDAS >>


27/01/2011
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


20/01/2011
ROBOMANIA EXPOSITORA >>


13/01/2011
ROBOMANIA BOVINA >>


07/01/2011
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


30/12/2010
ROBOMANIA NO TRABALHO >>


21/12/2010
ROBOMANIA NATALINA >>


16/12/2010
ROBOMANIA TELE-ECOGRÁFICA >>


09/12/2010
ROBOMANIA GUERREIRA >>


02/12/2010
ROBOMANIA SOCIÁVEL >>


25/11/2010
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


20/11/2010
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


14/11/2010
ROBOMANIA FACIAL >>


04/11/2010
ROBOMANIA DIGITAL >>


29/10/2010
ROBOMANIA ARTICULADA >>


21/10/2010
ROBOMANIA AMBIENTALISTA >>


14/10/2010
ROBOMANIA ACESSÍVEL >>


07/10/2010
ROBOMANIA CORPORAL >>


02/10/2010
ROBOMANIA AUTOMATIZADA >>


25/09/2010
ROBOMANIA LIMPA >>


17/09/2010
ROBOMANIA TRADUZIDA >>


09/09/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


01/09/2010
ROBOMANIA ESPACIAL >>


26/08/2010
ROBOMANIA DEMOLIDORA >>


19/08/2010
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


12/08/2010
ROBOMANIA MARATONISTA >>


05/08/2010
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


03/08/2010
ROBOMANIA MARCIAL >>


22/07/2010
ROBOMANIA CAPACITADA >>


15/07/2010
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


08/07/2010
ROBOMANIA COMEMORATIVA >>


01/07/2010
ROBOMANIA DESENHISTA >>


24/06/2010
ROBOMANIA ANTIGA >>


17/06/2010
ROBOMANIA GOL >>


10/06/2010
ROBOMANIA ORQUESTRADA >>


03/06/2010
ROBOMANIA CORPORATIVA >>


27/05/2010
ROBOMANIA MOLECULAR >>


23/05/2010
ROBOMANIA ORTOPÉDICA >>


13/05/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


07/05/2010
ROBOMANIA FICTÍCIA E FLUENTE >>


29/04/2010
ROBOMANIA LUNAR >>


24/04/2010
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/04/2010
ROBOMANIA VOADORA >>


08/04/2010
ROBOMANIA HUMORADA >>


01/04/2010
ROBOMANIA VISIONÁRIA >>


25/03/2010
ROBOMANIA PANORÂMICA >>


19/03/2010
ROBOMANIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA >>


11/03/2010
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


04/03/2010
ROBOMANIA INTERATIVA >>


25/02/2010
ROBOMANIA BOMBÁSTICA >>


18/02/2010
ROBOMANIA ÁRABE >>


13/02/2010
ROBOMANIA CINÉTICA >>


04/02/2010
ROBOMANIA SUBMERGÍVEL >>


29/01/2010
ROBOMANIA MOTORIZADA >>


23/01/2010
ROBOMANIA CASEIRA >>


15/01/2010
ROBOMANIA DOMINÓ >>


24/12/2009
MELHORES MOMENTOS DA ROBOMANIA >>


17/12/2009
ROBOMANIA NATALINA >>


10/12/2009
ROBOMANIA ORGANIZADA >>


03/12/2009
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


25/11/2009
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


20/11/2009
ROBOMANIA DE ARTILHARIA ELETRÔNICA >>


13/11/2009
ROBOMANIA CARONISTA >>


05/11/2009
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


29/10/2009
ROBOMANIA MEDICINAL >>


22/10/2009
ROBOMANIA “QUASE” HUMANA >>


16/10/2009
ROBOMANIA PERIGOSA >>


08/10/2009
ROBOMANIA ANTICOLISÃO >>


01/10/2009
ROBOMANIA PINGUIM >>


25/09/2009
ROBOMANIA MANIPULADA >>


17/09/2009
ROBOMANIA INFANTIL >>


10/09/2009
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


03/09/2009
ROBOMANIA VEGETARIANA >>


26/08/2009
ROBOMANIA INTERATIVA >>


20/08/2009
ROBOMANIA FALANTE >>


13/08/2009
ROBOMANIA À DISTÂNCIA >>


06/08/2009
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


29/07/2009
ROBOMANIA MODELO >>


24/07/2009
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


14/07/2009
ROBOMANIA SORRIDENTE >>


09/07/2009
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


03/07/2009
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


25/06/2009
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


19/06/2009
ROBOMANIA LITERÁRIA >>


11/06/2009
ROBOMANIA TÍPICA >>


04/06/2009
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


28/05/2009
ROBOMANIA AUTOMOBILÍSTICA >>


18/05/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


13/05/2009
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/05/2009
ROBOMANIA VOADORA >>


01/05/2009
ROBOMANIA "ABRAÇÁVEL" >>


22/04/2009
ROBOMANIA DE PAPELÃO >>


15/04/2009
ROBOMANIA INTELIGENTE >>


10/04/2009
ROBOMANIA CANINA >>


01/04/2009
ROBOMANIA DE FOGO >>


25/03/2009
ROBOMANIA NA PASSARELA >>


19/03/2009
ROBOMANIA EXPRESSIONISTA >>


12/03/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


05/03/2009
ROBOMANIA DA INTERAÇÃO >>


25/02/2009
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


19/02/2009
ROBOMANIA CIENTÍFICA >>


12/02/2009
ROBOMANIA PERSONALIZADA >>


06/02/2009
ROBOMANIA ESQUISITA >>


29/01/2009
ROBOMANIA SEGURA >>


22/01/2009
ROBOMANIA ABERTA >>


15/01/2009
ROBOMANIA RURAL >>


04/01/2009
ROBOMANIA 2008 >>


02/01/2009
ROBOMANIA FESTIVA >>


25/12/2008
ROBOMANIA CASEIRA >>


18/12/2008
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


11/12/2008
ROBOMANIA "GRAND PRIX" >>


04/12/2008
ROBOMANIA AUXILIADORA >>


29/11/2008
ROBOMANIA TEATRAL >>


20/11/2008
ROBOMANIA VEICULAR >>


13/11/2008
ROBOMANIA BIÔNICA >>


06/11/2008
ROBOMANIA DANÇANTE >>


30/10/2008
ROBOMANIA MECÂNICA >>


22/10/2008
ROBOMANIA SHOWROOM >>


16/10/2008
ROBOMANIA ELOQÜÊNTE >>


10/10/2008
ROBOMANIA ANFÍBIA >>


01/10/2008
ROBOMANIA CICLISTA >>


25/09/2008
ROBOMANIA EMERGENCIAL >>


16/09/2008
ROBOMANIA VOADORA >>


09/09/2008
ROBOMANIA OLÍMPICA >>


04/09/2008
ROBOMANIA HUMANÓIDE >>


29/08/2008
ROBOMANIA MARCIANA >>


21/08/2008
ROBOMANIA OVALADA >>


15/08/2008
ROBOMANIA À FLOR DA PELE >>


07/08/2008
ROBOMANIA MUSICAL >>


31/07/2008
ROBOMANIA ESPIÃ >>


27/07/2008
ROBOMANIA TERAPEUTICA >>


14/07/2008
ROBOMANIA EM CHAMA >>


06/07/2008
ROBOMANIA DE BAR >>


03/07/2008
ROBOMANIA RECEPTIVA >>


26/06/2008
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/06/2008
ROBOMANIA NO ESPAÇO >>


12/06/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


05/06/2008
ROBOMANIA EMOTIVA >>


29/05/2008
ROBOMANIA ANIMAL >>


23/05/2008
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


15/05/2008
ROBOMANIA SINFÔNICA >>


10/05/2008
ROBOMANIA NA COZINHA >>


03/05/2008
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


21/04/2008
ROBOMANIA GENTIL >>


16/04/2008
ROBOMANIA ENROUPADA >>


10/04/2008
ROBOMANIA LIXEIRA >>


03/04/2008
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


29/03/2008
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


21/03/2008
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/03/2008
ROBOMANIA GIGANTESTA >>


08/03/2008
ROBOMANIA TELEFÔNICA >>


01/03/2008
ROBOMANIA NO AR >>


22/02/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


15/02/2008
ROBOMANIA NA CAMPUS PARTY BRASIL >>


07/02/2008
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


30/01/2008
ROBOMANIA DA MENTIRA >>


24/01/2008
ROBOMANIA EM FESTA >>


19/01/2008
ROBOMANIA DO PENSAMENTO >>


12/01/2008
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


30/12/2007
A ROBOMANIA CONTINUA... >>


23/12/2007
ANO NOVO, VIDA NOVA, NOVIDADES EM 2008... >>


16/12/2007
NATAL DIGITAL... >>


10/12/2007
SERVINDO NA ERA DIGITAL... >>


03/12/2007
AI QUE SAUDADE DA MINHA VITROLA! >>


26/11/2007
DIGITAL...RADICAL! >>


19/11/2007
SERÁ QUE DEUS PODE MESMO SER BRASILEIRO??? >>


13/11/2007
INTERAÇÃO DIGITAL... >>


06/11/2007
3D NO FM... >>


02/11/2007
POSIÇÕES DIGITAIS... >>


25/10/2007
EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS... >>


17/10/2007
MACBOOK - LAPTOP FOLHEADO A OURO - SEM SUGESTÃO DE PREÇO >>


14/10/2007
PROFESSOR DIGITAL... >>


30/09/2007
ANAGRAMA INTELIGENTE! >>


24/09/2007
ROBÔS DANCANTES... >>


16/09/2007
O MUNDO DIGITAL! >>


10/09/2007
TRISTEZA OU FELICIDADE? >>


02/09/2007
EDUCAÇÃO É TUDO O QUE ESSE PAÍS PRECISA PARA SER REALMENTE INDEPENDENTE!!! >>


27/08/2007
COMPUTADOR DE ÚLTIMA GERAÇÃO... >>


20/08/2007
E VIVA A DANÇA DO SIRI NA REDE... >>


13/08/2007
MAPAS ESTRANHOS >>


08/08/2007
É LINK PRA C......... >>


01/08/2007
INCONFIDÊNCIA MINEIRA >>


25/07/2007
VIAGENS E MONUMENTOS VIRTUAIS >>


13/07/2007
O MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO! >>


03/07/2007
NOS TEMPOS DA BANDA LARGA! >>


28/06/2007
MONITORAMENTO DE CONTA-CORRENTE PELO BANCO CENTRAL >>


18/06/2007
EVOLUÇÃO DO CELULAR II >>


11/06/2007
EVOLUÇÃO E LINKS... >>


04/06/2007
É O FIM DO GELO DIGITAL??? >>


28/05/2007
FESTIVAL DE LINKS... >>


21/05/2007
LINKS E MAIS LINKS... >>


14/05/2007
O D.A. MERECE...ELE MERECE....ELE MERECE... >>


07/05/2007
ATÉ O "EU DIGITAL" HOMENAGEIA O NOSSO "ATUANTE" D.A. >>


01/05/2007
INTERNET E INTELIGÊNCIA... >>


23/04/2007
CONTÍNUAS MUDANÇAS NA ERA DIGITAL... >>


17/04/2007
TEMPOS DE TECNOLOGIA AVANÇADA... >>


15/04/2007
RUMO AO FUTURO DIGITAL... >>


26/03/2007
FILHO DE PEIXE...PEIXINHO É... >>


20/03/2007
NAVEGAR É PRECISO... >>


13/03/2007
SEMPRE HÁ SOLUÇÃO! >>


06/03/2007
EU DIGITAL - UMA ESTRADA SEM FIM... >>


26/02/2007
VICIADO EM COMPUTADOR? >>


13/02/2007
O MUNDO À NOSSA DISPOSIÇÃO! >>


30/01/2007
É SÓ CLICAR NOS LINKS! >>


15/12/2006
FALE COM O PAPAI NOEL E FELIZ NATAL! >>


04/12/2006
A ERA DA INTERNET... >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "EU DIGITAL" >>


15/11/2006
O NEGÓCIO É DIGITALIZAR... >>


09/11/2006
CONECTADO COM OS AEROPORTOS... >>


30/10/2006
É GENTE PRA CARAMBA! >>


23/10/2006
SEMPRE TEM UM F.D.P. >>


16/10/2006
A IMPORTÂNCIA DO "EU DIGITAL" >>


09/10/2006
DICAS E MAIS DICAS! >>


01/10/2006
VERSÁTIL E DINÂMICO! >>


26/09/2006
POLÍTICOS DO BRASIL >>


21/09/2006
PALESTRA MOTIVACIONAL - JOSEPH CLIVER >>


14/09/2006
SEU NOME NO GELO!!! >>


04/09/2006
MUSICAS BRASILEIRAS DE TODOS OS TEMPOS >>


29/08/2006
O FUTURO COM RESPONSABILIDADE >>


21/08/2006
O DIA DA CAÇA!!! >>


20/08/2006
AMIGOS E E-MAILS >>


25/06/2006
DICAS PARA AS FÉRIAS! >>


17/06/2006
QUE BAITA AVIÃO! >>


04/06/2006
NOVO SITE! VALE A PENA ACESSAR! COM SOM! >>


27/05/2006
QUE BELEZA! MAIS UM PRESENTE PARA VOCÊ! >>


21/05/2006
ROMPENDO BARREIRAS >>


17/05/2006
BULA! >>


07/05/2006
SITES IMPORTANTES! >>


01/05/2006
RUMO AO FUTURO! EVOLUÇÃO! >>


27/04/2006
É IMPORTANTE SABER A ORIGEM DAS COISAS... >>


27/04/2006
EITA MUNDÃO VIRTUAL! >>


06/04/2006
Eu digital >>


06/04/2006
O QUE FOI NOTÍCIA QUANDO VOCÊ NASCEU? >>


23/03/2006
SIMPLESMENTE SENSACIONAL >>