Faculdade Mental
EU DIGITAL - 05/03/2009
  

ROBOMANIA DA INTERAÇÃO

ROBÔ JUSTIN


English:
http://www.pcpro.co.uk/blogs/2009/03/04/robot-servants-in-sight/
Video:
http://www.engadget.com/2009/03/04/video-rollin-justin-and-desire-robots-take-out-trash-follow-c/
CeBIT 2009 - http://www.cebit.de/homepage_e
Robô humanóide Justin serve chá aos passantes da maior feira de tecnologia européia em Hannover, a CeBIT 2009, que apresenta novidades de 4,3 mil exibidores de 69 países.
Fonte: Terra - 02/03/09. 
Video:
http://www.engadget.com/2009/03/04/video-rollin-justin-and-desire-robots-take-out-trash-follow-c/
Mais sobre a CeBIT 2009:
http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias.html/?bc=22
CeBIT 2009 - http://www.cebit.de/homepage_e 


LEGISLAÇÃO ROBÓTICA
Na ficção científica, já existem, há mais de 60 anos, as famosas leis da robótica, diretrizes criadas pelo escritor russo Isaac Asimov (1920-1992) que ditavam a "ética" dos robôs. Mas o mundo real ainda carece de uma iniciativa parecida. E, para um cientista britânico, já está mais do que na hora de começar a pensar em algo do tipo. Para Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, os robôs, de forma discreta, mas constante, estão deixando de ser elementos importantes apenas em laboratórios e linhas de montagem de fábricas para se tornarem habitantes do nosso cotidiano.
"Desde a virada do século, as vendas de robôs de serviço pessoal e profissional têm crescido e devem atingir um número total de 5,5 milhões em 2008", diz Sharkey. "Esse número, que facilmente supera os cerca de 1 milhão de robôs industriais operacionais no planeta, deve subir para 11,5 milhões até 2011." Entre esses robôs de serviço, muitos já estão sendo usados para ajudar a cuidar de crianças e idosos. "Na área de cuidados pessoais, companhias japonesas e sul-coreanas desenvolveram robôs que monitoram crianças e têm recursos para jogar videogame, conduzir jogos de quiz verbais, reconhecimento de voz, de face e conversação", diz.
Pesquisas sobre o desempenho desses robôs conduzidas nos Estados Unidos e no Japão mostraram que as crianças criam fortes laços com eles - a ponto de preferirem, na maioria dos casos, um robô a um ursinho de pelúcia. E aí, conforme essas máquinas ficam cada vez mais sofisticadas, surge um dilema ético: é certo permitir que crianças sejam criadas por robôs? De que maneira isso pode impactar em suas habilidades sociais?
Para Sharkey, o mesmo dilema se apresenta para máquinas destinadas a cuidar de idosos. Por mais eficientes que elas sejam, não seria ruim deixar uma pessoa, ao fim de sua vida, sem o privilégio dos cuidados (e do calor humano) fornecidos por outra pessoa? Na década de 1940, Isaac Asimov já pensou que seria preciso criar um código de ética - embutido na programação dos robôs - para evitar que fossem mal utilizados. As três leis da robótica, que ele descreveu pela primeira vez num conto de ficção científica publicado em 1942, são as seguintes:
• Primeira Lei: um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano seja ferido.
• Segunda Lei: um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando elas conflitam com a Primeira Lei.
• Terceira Lei: um robô precisa proteger sua própria existência, contanto que ela não conflite com a Primeira ou a Segunda leis.
Inteligente e conciso. Mas as leis da ficção não têm como dar conta do recado no mundo real, diante de dilemas que já aparecem hoje na sociedade. Por isso, Sharkey defende que seja iniciado, o mais rápido possível, um debate para definir os limites para as aplicações robóticas, quando as fronteiras da ética parecem mais tênues. Em uma livre interpretação jornalística, podemos dizer que seu artigo se resume em duas "novas" leis da robótica:
• Primeira Lei: um robô não pode cumprir ordens que acarretem em potenciais malefícios psicológicos para algum ser humano.
• Segunda Lei: em caso de combate, um robô não pode decidir por si só que humanos devem ser atacados.
Seu argumento foi apresentado em artigo publicado em dezembro passado pela revista científica americana "Science".
Soldados droides
Além de apontar os problemas potenciais com robôs de serviço pessoal, Sharkey também destaca uma outra classe de máquinas que enfrenta sérios dilemas de ordem ética: os robôs de guerra. Os EUA, por exemplo, estão fazendo vultosos investimentos para o desenvolvimento de robôs capazes de executar tarefas de forma completamente autônoma em cenários de conflito.
Mas os desafios de inteligência artificial envolvidos são grandes demais para qualquer máquina criada até hoje. "Os problemas éticos emergem porque nenhum sistema computacional pode discriminar entre combatentes e inocentes num encontro próximo", argumenta. Além disso, o robô também teria de ser capaz de discriminar sobre o uso ou não de força letal num ataque.
Hoje, por mais que os exércitos possuam mísseis "inteligentes", o alvo original e a força usada são definidos por um humano. Colocar isso na mão de máquinas exigirá que elas tenham uma percepção cognitiva muito mais apurada do que elas possuem atualmente. Mas isso não impede os militares de seguir desenvolvendo robôs com esses fins - e daí surge a necessidade do debate. "Robôs para cuidados e para guerra representam apenas duas de muitas áreas eticamente problemáticas que logo aparecerão, com o rápido crescimento e a disseminação diversificada de aplicações robóticas", diz Sharkey. "Cientistas e engenheiros que trabalham em robótica devem pensar sobre os potenciais perigos de seu trabalho, e a discussão pública e internacional é vital para estabelecer diretrizes políticas para aplicação segura e ética, antes que as diretrizes surjam sozinhas."
Salvador Nogueira - Fonte: Galileu - Número 211.


ACERVO DIGITAL VEJA
O Acervo Digital ficou ainda mais atraente com a inclusão de todas as edições especiais e extras produzidas pela redação de VEJA. São 64 revistas, desde 1972. Temas que, por sua importância ou urgência em chegar às mãos dos leitores, foram merecedores de um trabalho diferenciado. Foi o caso da edição extra sobre a morte do piloto Ayrton Senna, em 1994, que os leitores receberam apenas um dia depois do acidente. Edições que trataram do tetra e do pentacampeonato, dos avanços tecnológicos e das mudanças de comportamento na sociedade moderna são destaques agora disponíveis a todos os leitores. Em http://www.veja.com.br/acervo.
Ficou ainda mais fácil realizar uma pesquisa nas mais de 2 000 edições de VEJA disponíveis no Acervo Digital. O recurso de Busca Avançada permite refinar o levantamento por palavras-chave, frases ou pelo nome do autor mais o tema da reportagem.
Fonte: Veja - Edição 2102.


PASSEIO VIRTUAL POR MADRID
CENTRO DE ARTE DOS DE MAYO - http://www.madrid.org/centrodeartedosdemayo/
PASEO DEL ARTE - O passeio triangular tem, em cada vértice, um museu. Bem perto um do outro, estão o Prado (http://www.museodelprado.es/) e o Thyssen-Bornemisza (http://www.museothyssen.org/thyssen/). Ao sul fica o Reina Sofía (http://www.museoreinasofia.es/museoreinasofia/live/index.html). Fica bem perto do CaixaForum.
PALÁCIO REAL - http://www.patrimonionacional.es/
SANTIAGO BERNABEU - http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/Home
COMPRAS EM CHUECA E MALASAÑA - http://www.turismomadrid.es/COMU/DOCU/documento/rutaCompras_ESPA.pdf
Fonte: Folha de S.Paulo - 05/03/09.


"TETRO" - NOVO FILME DE COPPOLA NA WEB
"Tetro", o próximo filme de Francis Ford Coppola, ganhou um site oficial já cheio de novidades (http://www.tetro.com/). A principal delas é um vídeo em que o próprio Coppola se filma para apresentar o projeto.
O diretor comenta que "Tetro" é seu primeiro roteiro original desde "A Conversação" e diz que muita coisa que está no texto sobre rivalidade de irmãos é inspirada em histórias da sua infância, mas com um pouco de ficção.
Além do vídeo, as primeiras fotos do filme também saíram - o fato de estarem em preto e branco não significa que o filme também o seja.
Lupa - Fonte: O Tempo - 01/03/09.


ARTES PLÁSTICAS E MÚSICA ONLINE
A internet oferece artes plásticas e música de graça. De todos os incontáveis sites, para as artes plásticas não hesito em afirmar que o mais formidável é a Web Gallery of Art (http://www.wga.hu/), organizado por universitários húngaros: um banco de quase 30 mil reproduções de alta qualidade, acompanhadas por comentários sucintos, mas precisos e plenamente confiáveis. No caso da música, o quinto canal da Filodiffusione (http://www.radio.rai.it/filodiffusione/) é formidável, com uma programação exclusivamente musical, sem comentários, imbatível pelas escolhas que são certamente feitas por uma equipe muito sofisticada de especialistas. 
Jorge Coli - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/03/09.


MODA ON-LINE
No site http://www.tamconexaomoda.com.br/, os visitantes estarão em contato com grandes áreas de conteúdo e destinos fashion, além de calendário de eventos, dicas e matérias do mundo da moda.
Fonte: Tam nas Nuvens - Número 14 - Fevereiro 2009. 


SITES BÁSICOS
http://www.imdb.com/ - O site tem tudo sobre cinema, desde a invenção do cinematógrafo ao Oscar deste ano: filmes, atores, técnicos, diretores e mais.
http://www.economist.com/ - Revista muito bem escrita, deixa clara sua opinião e apresenta fatos objetivos e análises procedentes.
http://www.kiosco.net/ - O site tem jornais do mundo todo. Ver sempre "El País" e "The New York Times", ambos com informação de qualidade e articulistas brilhantes.
Artes Visuais
Em sites como Frieze (http://www.frieze.com/), Artforum (http://artforum.com/), Canal Contemporâneo (http://www.canalcontemporaneo.art.br/), Trópico (http://www.uol.com.br/tropico), Fórum Permanente (http://www.forumpermanente.org/), e-flux (http://www.e-flux.com/), Akimbo (http://www.akimbo.biz/), Europeana (http://www.europeana.eu/portal/) e The European Library (http://search.theeuropeanlibrary.org/portal/pt/index.html) pode-se ver e ler de tudo.
Ivo Mesquita é curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/03/09.


SUPEROLHARES TECNOLÓGICOS
http://news.google.com.br/ - É a página de entrada do meu navegador Firefox, e volto a ela de hora em hora, acompanhando uma seleção de manchetes nacionais e internacionais, e culturais, conforme vão acontecendo. É superficial e, às vezes, vem com fatos irrelevantes (tipo um "serial killer" em Aracaju), mas em geral contém as notícias que estarão nos jornais do dia seguinte. Obrigatório e grátis.
http://www.nytimes.com/- Um site nada careta, e incontornável, cheio de matérias interativas e multimídia. As seções de arte, ciência e tecnologia (são) fornecem alimento para conversas em festas sem fim. Quando morre um grande nome, o "Times" libera todos os artigos que publicou sobre o assunto ao longo dos anos, durante uma semana, incluindo vídeos e resenhas. O mundo todo o copia. Às vezes, é (pode ser) substituído pelo "The Washington Post" ou o "Los Angeles Times" (que tem grandes fotógrafos) no meu café da manhã, em que sempre um deles está presente. Grátis.
http://www.alternet.org/ - A esquerda será fashion em 2009. Alternet reúne jornalistas independentes em artigos, fora da grande imprensa americana. Li recentemente uma reportagem sobre a favela de Mumbai onde se passa "Quem Quer Ser um Milionário?" [Oscar de melhor filme], do diretor inglês Danny Boyle, naturalmente desancando o adorável filme.
http://www.google.com/intl/en/landing/prado/ - O que pode oferecer o Museu do Prado a você que não tem dinheiro para ir a Madri? Algo muito melhor. Viajar (virtualmente) dentro de 14 obras-primas. Por meio do (programa de computador) Google Earth, você parte do planeta Terra e penetra no museu. Atravessando diversas salas, você mergulha no interior de um quadro, por exemplo "O Jardim das Delícias" de [Hieronymus] Bosch, e chega a níveis de detalhes nunca experimentados por um ser humano. A pintura se torna hiper-real, em reproduções de 14 milhões de pixels. A cada aproximação, a tela do seu computador se torna um quadro diferente, que você pode capturar, e cada personagem, visto nos livros como um pequeno ponto na multidão de figuras, adquire agora uma presença assustadora, dominando um espaço próprio. Macrocosmos e microcosmos se integram de forma nova, graças à tecnologia. A ideia de um visitante de museu explodiu em favor de um operador de olhares.
http://www.artdaily.org/index.asp - Todas as exposições do mundo diariamente chegam nessa newsletter, com um resumo e uma foto. O interessante é perceber a variedade de ofertas. Todas as exposições que estamos perdendo e não vamos ver nunca.
http://www.ubu.com/ - Nostalgia vanguardista em tempos de arte pós-contemporânea. Começou como um site de poesia experimental, hoje é um repositório gigante de recursos sobre arte sonora, performances, escrita conceitual, etnopoética, filmes e vídeos. Demanda semanas para ser explorado conscientemente.
http://www.sensesofcinema.com/ - Artigos sobre cinema e diretores, filmografias, análises, algumas muito detalhadas. De origem australiana, é o cinema no sentido universal. Tem edições regulares, com uma revista e um banco de dados. Eles veem para você os filmes que você não vai ver nunca -ou melhor, que você não precisa perder tempo assistindo.
http://realitystudio.org/ - Neste ano, em que se comemoram 50 anos de "Almoço Nu", de William Burroughs, nada melhor que viver numa comunidade burroughsiana como esse estúdio de realidade, dedicado a explorações de sua obra. Afinal, "Almoço Nu" quer dizer isso: a realidade nua na ponta do garfo.
http://www.rhizome.org/ - Site dedicado às relações entre arte e tecnologia, com pensamentos de ponta e obras de "net.arte" divertidas e engenhosas que podem ocupar a mente durante todo um fim de semana de chuva em casa.
Arthur Omar é cineasta, fotógrafo e artista plástico - Fonte: Folha de S.Paulo - 01/03/09.


MUSEU PABLO NERUDA
Casa no Chile onde viveu o poeta preserva seus objetos pessoais.
http://www.neruda.cl/
Fonte: Aventuras na História - Número 67.


NA REDE - MIB - MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA
Mesmo sendo considerada uma das mais criativas e diversificadas do mundo, comparável apenas à música cubana ou ao jazz norte-americano, a música instrumental brasileira não é incentivada como merece pela indústria do disco, que nas últimas décadas optou por investir apenas em vertentes de consumo fácil.
"Ainda temos de aguentar, de vez em quando, um desses chefões de gravadora dizer que a culpa é da falta de criatividade dos músicos", rebate a pesquisadora Maria Luiza Kfouri, 55, que desenvolveu com Fernando Ximenes o site Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental (http://www.musicosdobrasil.com.br/inicio.jsf), na rede desde fevereiro.
O perfil enciclopédico não impediu que o projeto, patrocinado pela Petrobras, fosse desde o início pensado para a internet. "Sabíamos que um projeto desta magnitude não estaria "pronto" nunca e, por isso, a internet seria seu meio ideal, para que possamos acrescentar aquilo que vai, sempre, estar faltando", diz a pesquisadora.
O site já reúne cerca de 700 verbetes com muitos dos principais instrumentistas do país, que traçaram nos palcos e estúdios de gravação a história desta corrente musical: do flautista Pixinguinha (1897-1973) ou do violonista Garoto (1915-1955), chegando a talentos da cena atual, como o bandolinista Hamilton de Holanda e o pianista André Mehmari.
Para iniciar a pesquisa, em meados de 2006, Kfouri e Ximenes criaram uma espécie de recenseamento, um minucioso questionário, enviado por e-mail a centenas de instrumentistas. A pesquisa também colheu dados sobre a formação e o "pensamento" desses músicos, mapeando assim seus mestres, influências e parceiros.
Os critérios para definir quais músicos devem estar representados nos verbetes do site resumem-se a apenas um: só entram os que gravaram ou participaram de gravações de pelo menos um disco exclusivamente instrumental.
"Não há outro critério, nem de estilo, nem de gênero", explica Kfouri. "Tivemos de criar essa regra, um tanto draconiana, pois se não teríamos de ter outras vidas para poder cobrir todos os instrumentistas brasileiros. São milhares aqueles que acompanham cantores e que nunca participaram de uma gravação instrumental."
As respostas vieram em grande volume, mas músicos pouco afeitos ao e-mail, como o flautista Altamiro Carrilho ou o pianista Amilton Godoy, pediram para gravar seus depoimentos. Já o pianista Francis Hime, curiosamente, preferiu responder o questionário à mão. "Ainda não conseguimos chegar a alguns músicos, como João Donato, Paulinho da Viola e Edu Lobo, mas estamos insistindo", conta Kfouri.
Dificuldades não faltam num projeto tão abrangente. No caso de instrumentistas já mortos, por exemplo, a pesquisa fica mais restrita a consultas a familiares, a poucas obras de referência ou a sites que nem sempre trazem dados corretos.
Mesmo assim, Kfouri observa que a situação na área da pesquisa cultural, no Brasil, tem melhorado. "A biblioteca musical cresceu consideravelmente e a internet tem sido uma ferramenta e tanto, embora muitas vezes ainda se tenha de tomar muito cuidado com as informações que se encontram em determinados sites."
O site oferece também dissertações universitárias e ensaios sobre instrumentos, estilos, grupos musicais ou discos mais significativos, escritos por especialistas. Entre os músicos que assinam ensaios, estão Henrique Cazes ("O Cavaquinho") e Maurício Carrilho ("O Violão de Sete Cordas").
Carlos Calado - Fonte: Folha de S.Paulo - 03/03/09.


VIDA DIGITAL - IMPROV EVERYWHERE
Eles conseguem mobilizar centenas de pessoas para as mais bizarras performances em locais emblemáticos de Nova York.
Em janeiro, levaram cerca de 1.200 pessoas para os metrôs da cidade. Detalhe: sem as calças. No ano passado, organizaram um "espelho humano" reunindo gêmeos, com roupas idênticas, frente a frente em um vagão do metrô. Em 2003, atraíram 200 pessoas para a estação de trem Grand Central, para passarem cinco minutos "congeladas", sem se mover.
Esses feitos são de autoria do grupo Improv Everywhere (http://improveverywhere.com/), que, desde 2001, reúne comediantes, designers e nerds em geral interessados em se divertir promovendo "cenas de caos e alegria em lugares públicos".
A arma de que eles dispõem para divulgar as ações e atrair curiosos para elas se restringe à internet. Os participantes são acionados por e-mail, MSN ou fóruns de discussão no Facebook e no MySpace.
Nessa, Chad Nicholson, 30, fotógrafo oficial e integrante do grupo, estará em São Paulo para falar da experiência do grupo. Ele participa do You Pix, série de palestras e bate-papos, com entrada gratuita, sobre iniciativas bem-sucedidas na web.
Além da palestra, o evento promoverá uma ação similar a uma intervenção do grupo em Nova York, o MP3 Experiment, em que os participantes ligam seus aparelhos e ouvem a mesma música, no mesmo horário.
"Nosso trabalho começa na internet. Desde a definição do tema e do local da ação até a data e o número de participantes que queremos atingir. É tudo discutido por e-mails, MSN ou chat on-line", diz Nicholson.
Eles só se encontram pessoalmente cerca de uma hora antes do evento, para acertar os últimos detalhes, checar o movimento no local e decidir onde colocar a câmera fotográfica para registrar.
"Para mim, a ideia principal é fazer as pessoas sorrirem. Evento discute fazer as pessoas sorrirem. Em segundo lugar, quero torná-las mais observadoras, fazer com que olhem à sua volta", defende Chad.
Quem se lembra das "flash mobs", que causaram frisson entre os moderninhos de várias capitais (inclusive São Paulo), nos idos de 2003 pode notar que qualquer semelhança não é mera coincidência. As duas ações têm a mesma ideia central: reunir, por meio da internet, um grande número de pessoas em algum lugar público de grande visibilidade, por um curto período de tempo.
Os integrantes do Improv Everywhere, no entanto, rejeitam a comparação. "As flash mobs ficaram datadas. Era divertido aparecer em algum lugar e ir embora, mas nós gostamos de ter uma razão para aparecer. Por exemplo, na Grand Central Station, as pessoas gostaram porque nós fizemos algo inesperado, que era "congelar". Nas flash mobs as pessoas simplesmente aparecem e desaparecem de repente de um lugar", diz Nicholson.
Assim, os integrantes do grupo definem-se sobretudo como pranksters, pessoas que realizam atos incomuns ou até ridículos por pura diversão.
Em sua passagem por São Paulo, Nicholson ainda não planejou nenhuma grande missão. Mas, se alguém se habilitar, ele garante que participa.
Vida noturna
Além de Chad Nicholson, outro destaque do evento é o fotógrafo norte-americano Merlin Bronques, que registra a sempre efervescente vida noturna de Nova York e joga todas as fotos em seu blog, http://www.lastnightsparty.com/.
De festas badaladas com direito a Madonna na pista de dança a inferninhos com garotas seminuas, Bronques e sua câmera estão onde a noite ferver. A atração pelas personagens e eventos mais extravagantes da cidade, bem como a linguagem sexy das fotos se tornou marca registrada de Bronques e inspirou outros fotógrafos a seguirem seus passos, usando a web para divulgar seu trabalho.
Leticia de Castro - Fonte: Folha de S.Paulo - 02/03/09.


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
tecnologias

09/04/2017
DIGITALIZAÇÃO EM MASSA... >>


18/02/2017
MUDANÇAS DIGITAIS... >>


30/12/2016
DIGITAL EM EXCESSO... >>


14/10/2016
MANIA DIGITAL >>


07/09/2016
QUEDA DIGITALIZADA... >>


02/07/2016
AMOR DIGITAL... >>


30/04/2016
VIDA DIGITAL >>


15/03/2016
TUDO PELA TECNOLOGIA... >>


19/01/2016
TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS... >>


19/12/2015
SOFTWARELOGY!!! >>


02/12/2015
PERCEPÇÃO DIGITAL >>


25/10/2015
ROBOMANIA SOCIAL >>


19/09/2015
ROBOMANIA "MADE IN JAPAN" >>


12/07/2015
ROBOMANIA NUCLEAR >>


30/05/2015
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


16/04/2015
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


24/03/2015
ROBOMANIA IMPRESSA >>


22/02/2015
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


18/01/2015
ROBOMANIA FAMILIAR >>


11/12/2014
ROBOMANIA NATALINA >>


13/11/2014
ROBOMANIA DIRECIONADA >>


14/10/2014
ROBOMANIA MUSICAL... >>


17/09/2014
ROBOMANIA DIFERENTE... >>


31/08/2014
ROBOMANIA CARONEIRA >>


16/08/2014
ROBOMANIA SINALIZADA... >>


27/07/2014
ROBOMANIA INTERNACIONAL >>


13/07/2014
ROBOMANIA JORNALÍSTICA >>


09/06/2014
ROBOMANIA EMOCIONANTE >>


29/05/2014
ROBOMANIA EM DEBATE... >>


08/05/2014
ROBOMANIA “POLE DANCE”... >>


23/04/2014
ROBOMANIA NO MUSEU... >>


12/04/2014
ROBOMANIA UNIVERSITÁRIA >>


21/03/2014
ROBOMANIA DO BEM... >>


08/03/2014
ROBOMANIA MUSICAL >>


23/02/2014
ROBOMANIA PRODUTIVA >>


07/02/2014
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


24/01/2014
ROBOMANIA FRONTEIRIÇA >>


16/01/2014
ROBOMANIA CONECTADA >>


24/12/2013
ROBOMANIA BRAÇAL >>


15/12/2013
ROBOMANIA POLICIAL >>


07/12/2013
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


24/11/2013
ROBOMANIA SEMELHANTE >>


19/11/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


03/11/2013
ROBOMANIA SOLAR >>


26/10/2013
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/10/2013
ROBOMANIA DE RESGATE >>


12/10/2013
ROBOMANIA EQUILIBRADA >>


05/10/2013
ROBOMANIA SELETIVA >>


25/09/2013
ROBOMANIA AEROPORTUÁRIA >>


13/09/2013
ROBOMANIA SEXUAL >>


08/09/2013
ROBOMANIA ESPACIAL >>


31/08/2013
ROBOMANIA VOADORA... >>


24/08/2013
ROBOMANIA SERVIÇAL... >>


17/08/2013
ROBOMANIA ABERTA >>


10/08/2013
ROBOMANIA NO AQUÁRIO >>


03/08/2013
ROBOMANIA FELINA >>


20/07/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


13/07/2013
A INVASÃO DA ROBOMANIA >>


06/07/2013
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


27/06/2013
ROBOMANIA AÉREA >>


20/06/2013
ROBOMANIA SEGURA >>


13/06/2013
ROBOMANIA COQUETELEIRA >>


06/06/2013
ROBOMANIA DETECTIVA >>


30/05/2013
ROBOMANIA VOADORA >>


23/05/2013
ROBOMANIA TEATRAL >>


05/05/2013
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


29/04/2013
ROBOMANIA “PERFEITA” >>


21/04/2013
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


12/04/2013
ROBOMANIA ANTROPOMÓRFICA >>


06/04/2013
ROBOMANIA NA LIMPEZA >>


29/03/2013
ROBOMANIA COMPETITIVA >>


22/03/2013
ROBOMANIA VIRTUAL >>


14/03/2013
ROBOMANIA “MUSCULOSA” >>


07/03/2013
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


28/02/2013
ROBOMANIA LUNÁTICA >>


22/02/2013
ROBOMANIA EM TREINAMENTO >>


14/02/2013
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


07/02/2013
A TERRA DA ROBOMANIA >>


31/01/2013
ROBOMANIA CONTROLADA >>


24/01/2013
ROBOMANIA SERVIÇO >>


19/01/2013
ROBOMANIA METALEIRA >>


13/01/2013
ROBOMANIA VOMITADA >>


04/01/2013
ROBOMANIA NOTÁVEL >>


27/12/2012
ROBOMANIA EM RESGATE >>


20/12/2012
ROBOMANIA MARÍTIMA >>


13/12/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


06/12/2012
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


30/11/2012
ROBOMANIA AUDITIVA >>


23/11/2012
ROBOMANIA LIBÉLULA >>


15/11/2012
ROBOMANIA RUSSA >>


08/11/2012
ROBOMANIA PERSONAL TRAINNER >>


02/11/2012
ROBOMANIA “STAR WARS” >>


25/10/2012
ROBOMANIA ARMAZENADA >>


18/10/2012
ROBOMANIA IMPOSSÍVEL >>


11/10/2012
ROBOMANIA RECEPCIONISTA >>


03/10/2012
ROBOMANIA TESTADA >>


26/09/2012
ROBOMANIA CANINA >>


20/09/2012
ROBOMANIA FUTURISTA >>


12/09/2012
ROBOMANIA EM AÇÃO >>


05/09/2012
ROBOMANIA NOTURNA >>


30/08/2012
ROBOMANIA EM DEBATE >>


24/08/2012
ROBOMANIA MISSIONÁRIA >>


15/08/2012
ROBOMANIA HUMANITÁRIA >>


09/08/2012
ROBOMANIA ENGRAÇADA >>


05/08/2012
ROBOMANIA “MANUAL” >>


30/07/2012
ROBOMANIA AFETIVA >>


21/07/2012
ROBOMANIA EM DISCUSSÃO >>


12/07/2012
ROBOMANIA EM FEIRA >>


05/07/2012
ROBOMANIA JOKENPO >>


28/06/2012
ROBOMANIA ASSINADA >>


21/06/2012
ROBOMANIA PROJETADA >>


16/06/2012
ROBOMANIA CANINA >>


09/06/2012
ROBOMANIA NADADORA >>


02/06/2012
ROBOMANIA PERFUMADA >>


25/05/2012
ROBOMANIA GLÚTEA >>


12/05/2012
ROBOMANIA SUBMERSA >>


03/05/2012
ROBOMANIA MOVIMENTADA >>


28/04/2012
ROBOMANIA SOCORRISTA >>


21/04/2012
ROBOMANIA COMBATIVA >>


14/04/2012
ROBOMANIA "QUASE" REAL >>


05/04/2012
ROBOMANIA RECORDISTA >>


31/03/2012
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


24/03/2012
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


15/03/2012
ROBOMANIA DANÇANTE >>


07/03/2012
ROBOMANIA AUTOSSUFICIENTE >>


29/02/2012
ROBOMANIA MÓVEL >>


22/02/2012
ROBOMANIA ALFABÉTICA >>


18/02/2012
ROBOMANIA VELOCISTA >>


09/02/2012
ROBOMANIA VIGILANTE >>


02/02/2012
ROBOMANIA BICENTENÁRIA >>


28/01/2012
ROBOMANIA MAIORAL >>


19/01/2012
ROBOMANIA TELEPRESENÇA >>


13/01/2012
ROBOMANIA TEMPORIZADA >>


06/01/2012
ROBOMANIA ESPECIALISTA >>


31/12/2011
ROBOMANIA INTERATIVA >>


22/12/2011
ROBOMANIA NATALINA >>


18/12/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


11/12/2011
ROBOMANIA FLEXÍVEL >>


03/12/2011
ROBOMANIA VOADORA >>


26/11/2011
ROBOMANIA OCEÂNICA >>


19/11/2011
ROBOMANIA DESAFIADORA >>


13/11/2011
ROBOMANIA REPRODUTORA >>


02/11/2011
ROBOMANIA CAPILAR >>


29/10/2011
ROBOMANIA COMPARTILHADA >>


22/10/2011
ROBOMANIA MESATENISTA >>


12/10/2011
ROBOMANIA HOSPITALAR >>


05/10/2011
ROBOMANIA RECARREGADA >>


28/09/2011
ROBOMANIA BEBEDOURA >>


22/09/2011
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


14/09/2011
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/09/2011
ROBOMANIA REMOTA >>


01/09/2011
ROBOMANIA FUTEBOLÍSTICA >>


25/08/2011
ROBOMANIA NA GRAMA >>


18/08/2011
ROBOMANIA TREINADA >>


11/08/2011
ROBOMANIA PENSATIVA >>


04/08/2011
ROBOMANIA INFANTIL >>


28/07/2011
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


21/07/2011
ROBOMANIA AMBIENTAL >>


17/07/2011
ROBOMANIA FALANTE >>


10/07/2011
ROBOMANIA SOCIAL >>


01/07/2011
ROBOMANIA INTESTINAL >>


23/06/2011
ROBOMANIA NA COZINHA >>


16/06/2011
ROBOMANIA HEXÁPODE >>


08/06/2011
ROBOMANIA NA SINUCA >>


02/06/2011
ROBOMANIA NEPOTISTA >>


26/05/2011
ROBOMANIA MUSICAL >>


19/05/2011
ROBOMANIA EXOESQUELÉTICA >>


12/05/2011
ROBOMANIA ESPIÃ >>


05/05/2011
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


26/04/2011
ROBOMANIA MONITORADA >>


22/04/2011
ROBOMANIA CASEIRA >>


14/04/2011
ROBOMANIA BRAZUCA >>


08/04/2011
ROBOMANIA NO JOGO >>


31/03/2011
ROBOMANIA ENERGÉTICA >>


26/03/2011
ROBOMANIA SALVADORA >>


17/03/2011
ROBOMANIA DE RESGATE >>


10/03/2011
ROBOMANIA TEATRAL >>


03/03/2011
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


27/02/2011
ROBOMANIA AUTOLIMPANTE >>


17/02/2011
ROBOMANIA MARATONISTA >>


10/02/2011
ROBOMANIA BIORRÍTMICA >>


03/02/2011
ROBOMANIA SALVA-VIDAS >>


27/01/2011
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


20/01/2011
ROBOMANIA EXPOSITORA >>


13/01/2011
ROBOMANIA BOVINA >>


07/01/2011
ROBOMANIA EDUCATIVA >>


30/12/2010
ROBOMANIA NO TRABALHO >>


21/12/2010
ROBOMANIA NATALINA >>


16/12/2010
ROBOMANIA TELE-ECOGRÁFICA >>


09/12/2010
ROBOMANIA GUERREIRA >>


02/12/2010
ROBOMANIA SOCIÁVEL >>


25/11/2010
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


20/11/2010
ROBOMANIA ARTÍSTICA >>


14/11/2010
ROBOMANIA FACIAL >>


04/11/2010
ROBOMANIA DIGITAL >>


29/10/2010
ROBOMANIA ARTICULADA >>


21/10/2010
ROBOMANIA AMBIENTALISTA >>


14/10/2010
ROBOMANIA ACESSÍVEL >>


07/10/2010
ROBOMANIA CORPORAL >>


02/10/2010
ROBOMANIA AUTOMATIZADA >>


25/09/2010
ROBOMANIA LIMPA >>


17/09/2010
ROBOMANIA TRADUZIDA >>


09/09/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


01/09/2010
ROBOMANIA ESPACIAL >>


26/08/2010
ROBOMANIA DEMOLIDORA >>


19/08/2010
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


12/08/2010
ROBOMANIA MARATONISTA >>


05/08/2010
ROBOMANIA SENSÍVEL >>


03/08/2010
ROBOMANIA MARCIAL >>


22/07/2010
ROBOMANIA CAPACITADA >>


15/07/2010
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


08/07/2010
ROBOMANIA COMEMORATIVA >>


01/07/2010
ROBOMANIA DESENHISTA >>


24/06/2010
ROBOMANIA ANTIGA >>


17/06/2010
ROBOMANIA GOL >>


10/06/2010
ROBOMANIA ORQUESTRADA >>


03/06/2010
ROBOMANIA CORPORATIVA >>


27/05/2010
ROBOMANIA MOLECULAR >>


23/05/2010
ROBOMANIA ORTOPÉDICA >>


13/05/2010
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


07/05/2010
ROBOMANIA FICTÍCIA E FLUENTE >>


29/04/2010
ROBOMANIA LUNAR >>


24/04/2010
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/04/2010
ROBOMANIA VOADORA >>


08/04/2010
ROBOMANIA HUMORADA >>


01/04/2010
ROBOMANIA VISIONÁRIA >>


25/03/2010
ROBOMANIA PANORÂMICA >>


19/03/2010
ROBOMANIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA >>


11/03/2010
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


04/03/2010
ROBOMANIA INTERATIVA >>


25/02/2010
ROBOMANIA BOMBÁSTICA >>


18/02/2010
ROBOMANIA ÁRABE >>


13/02/2010
ROBOMANIA CINÉTICA >>


04/02/2010
ROBOMANIA SUBMERGÍVEL >>


29/01/2010
ROBOMANIA MOTORIZADA >>


23/01/2010
ROBOMANIA CASEIRA >>


15/01/2010
ROBOMANIA DOMINÓ >>


24/12/2009
MELHORES MOMENTOS DA ROBOMANIA >>


17/12/2009
ROBOMANIA NATALINA >>


10/12/2009
ROBOMANIA ORGANIZADA >>


03/12/2009
ROBOMANIA FUNCIONAL >>


25/11/2009
ROBOMANIA CONSTRUTORA >>


20/11/2009
ROBOMANIA DE ARTILHARIA ELETRÔNICA >>


13/11/2009
ROBOMANIA CARONISTA >>


05/11/2009
ROBOMANIA EQUILIBRISTA >>


29/10/2009
ROBOMANIA MEDICINAL >>


22/10/2009
ROBOMANIA “QUASE” HUMANA >>


16/10/2009
ROBOMANIA PERIGOSA >>


08/10/2009
ROBOMANIA ANTICOLISÃO >>


01/10/2009
ROBOMANIA PINGUIM >>


25/09/2009
ROBOMANIA MANIPULADA >>


17/09/2009
ROBOMANIA INFANTIL >>


10/09/2009
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


03/09/2009
ROBOMANIA VEGETARIANA >>


26/08/2009
ROBOMANIA INTERATIVA >>


20/08/2009
ROBOMANIA FALANTE >>


13/08/2009
ROBOMANIA À DISTÂNCIA >>


06/08/2009
ROBOMANIA ASSISTENCIAL >>


29/07/2009
ROBOMANIA MODELO >>


24/07/2009
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


14/07/2009
ROBOMANIA SORRIDENTE >>


09/07/2009
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


03/07/2009
ROBOMANIA AUTÔNOMA >>


25/06/2009
ROBOMANIA EMOCIONAL >>


19/06/2009
ROBOMANIA LITERÁRIA >>


11/06/2009
ROBOMANIA TÍPICA >>


04/06/2009
ROBOMANIA RASTEJANTE >>


28/05/2009
ROBOMANIA AUTOMOBILÍSTICA >>


18/05/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


13/05/2009
ROBOMANIA SUBMARINA >>


07/05/2009
ROBOMANIA VOADORA >>


01/05/2009
ROBOMANIA "ABRAÇÁVEL" >>


22/04/2009
ROBOMANIA DE PAPELÃO >>


15/04/2009
ROBOMANIA INTELIGENTE >>


10/04/2009
ROBOMANIA CANINA >>


01/04/2009
ROBOMANIA DE FOGO >>


25/03/2009
ROBOMANIA NA PASSARELA >>


19/03/2009
ROBOMANIA EXPRESSIONISTA >>


12/03/2009
ROBOMANIA DIDÁTICA >>


05/03/2009
ROBOMANIA DA INTERAÇÃO >>


25/02/2009
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


19/02/2009
ROBOMANIA CIENTÍFICA >>


12/02/2009
ROBOMANIA PERSONALIZADA >>


06/02/2009
ROBOMANIA ESQUISITA >>


29/01/2009
ROBOMANIA SEGURA >>


22/01/2009
ROBOMANIA ABERTA >>


15/01/2009
ROBOMANIA RURAL >>


04/01/2009
ROBOMANIA 2008 >>


02/01/2009
ROBOMANIA FESTIVA >>


25/12/2008
ROBOMANIA CASEIRA >>


18/12/2008
ROBOMANIA MINÚSCULA >>


11/12/2008
ROBOMANIA "GRAND PRIX" >>


04/12/2008
ROBOMANIA AUXILIADORA >>


29/11/2008
ROBOMANIA TEATRAL >>


20/11/2008
ROBOMANIA VEICULAR >>


13/11/2008
ROBOMANIA BIÔNICA >>


06/11/2008
ROBOMANIA DANÇANTE >>


30/10/2008
ROBOMANIA MECÂNICA >>


22/10/2008
ROBOMANIA SHOWROOM >>


16/10/2008
ROBOMANIA ELOQÜÊNTE >>


10/10/2008
ROBOMANIA ANFÍBIA >>


01/10/2008
ROBOMANIA CICLISTA >>


25/09/2008
ROBOMANIA EMERGENCIAL >>


16/09/2008
ROBOMANIA VOADORA >>


09/09/2008
ROBOMANIA OLÍMPICA >>


04/09/2008
ROBOMANIA HUMANÓIDE >>


29/08/2008
ROBOMANIA MARCIANA >>


21/08/2008
ROBOMANIA OVALADA >>


15/08/2008
ROBOMANIA À FLOR DA PELE >>


07/08/2008
ROBOMANIA MUSICAL >>


31/07/2008
ROBOMANIA ESPIÃ >>


27/07/2008
ROBOMANIA TERAPEUTICA >>


14/07/2008
ROBOMANIA EM CHAMA >>


06/07/2008
ROBOMANIA DE BAR >>


03/07/2008
ROBOMANIA RECEPTIVA >>


26/06/2008
ROBOMANIA CINEMATOGRÁFICA >>


19/06/2008
ROBOMANIA NO ESPAÇO >>


12/06/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


05/06/2008
ROBOMANIA EMOTIVA >>


29/05/2008
ROBOMANIA ANIMAL >>


23/05/2008
ROBOMANIA GRANDIOSA >>


15/05/2008
ROBOMANIA SINFÔNICA >>


10/05/2008
ROBOMANIA NA COZINHA >>


03/05/2008
ROBOMANIA ESTUDANTIL >>


21/04/2008
ROBOMANIA GENTIL >>


16/04/2008
ROBOMANIA ENROUPADA >>


10/04/2008
ROBOMANIA LIXEIRA >>


03/04/2008
ROBOMANIA CIRÚRGICA >>


29/03/2008
ROBOMANIA COMUNICATIVA >>


21/03/2008
ROBOMANIA BRASILEIRA >>


15/03/2008
ROBOMANIA GIGANTESTA >>


08/03/2008
ROBOMANIA TELEFÔNICA >>


01/03/2008
ROBOMANIA NO AR >>


22/02/2008
ROBOMANIA JAPONESA >>


15/02/2008
ROBOMANIA NA CAMPUS PARTY BRASIL >>


07/02/2008
ROBOMANIA CARNAVALESCA >>


30/01/2008
ROBOMANIA DA MENTIRA >>


24/01/2008
ROBOMANIA EM FESTA >>


19/01/2008
ROBOMANIA DO PENSAMENTO >>


12/01/2008
ROBOMANIA ESPORTIVA >>


30/12/2007
A ROBOMANIA CONTINUA... >>


23/12/2007
ANO NOVO, VIDA NOVA, NOVIDADES EM 2008... >>


16/12/2007
NATAL DIGITAL... >>


10/12/2007
SERVINDO NA ERA DIGITAL... >>


03/12/2007
AI QUE SAUDADE DA MINHA VITROLA! >>


26/11/2007
DIGITAL...RADICAL! >>


19/11/2007
SERÁ QUE DEUS PODE MESMO SER BRASILEIRO??? >>


13/11/2007
INTERAÇÃO DIGITAL... >>


06/11/2007
3D NO FM... >>


02/11/2007
POSIÇÕES DIGITAIS... >>


25/10/2007
EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS... >>


17/10/2007
MACBOOK - LAPTOP FOLHEADO A OURO - SEM SUGESTÃO DE PREÇO >>


14/10/2007
PROFESSOR DIGITAL... >>


30/09/2007
ANAGRAMA INTELIGENTE! >>


24/09/2007
ROBÔS DANCANTES... >>


16/09/2007
O MUNDO DIGITAL! >>


10/09/2007
TRISTEZA OU FELICIDADE? >>


02/09/2007
EDUCAÇÃO É TUDO O QUE ESSE PAÍS PRECISA PARA SER REALMENTE INDEPENDENTE!!! >>


27/08/2007
COMPUTADOR DE ÚLTIMA GERAÇÃO... >>


20/08/2007
E VIVA A DANÇA DO SIRI NA REDE... >>


13/08/2007
MAPAS ESTRANHOS >>


08/08/2007
É LINK PRA C......... >>


01/08/2007
INCONFIDÊNCIA MINEIRA >>


25/07/2007
VIAGENS E MONUMENTOS VIRTUAIS >>


13/07/2007
O MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO! >>


03/07/2007
NOS TEMPOS DA BANDA LARGA! >>


28/06/2007
MONITORAMENTO DE CONTA-CORRENTE PELO BANCO CENTRAL >>


18/06/2007
EVOLUÇÃO DO CELULAR II >>


11/06/2007
EVOLUÇÃO E LINKS... >>


04/06/2007
É O FIM DO GELO DIGITAL??? >>


28/05/2007
FESTIVAL DE LINKS... >>


21/05/2007
LINKS E MAIS LINKS... >>


14/05/2007
O D.A. MERECE...ELE MERECE....ELE MERECE... >>


07/05/2007
ATÉ O "EU DIGITAL" HOMENAGEIA O NOSSO "ATUANTE" D.A. >>


01/05/2007
INTERNET E INTELIGÊNCIA... >>


23/04/2007
CONTÍNUAS MUDANÇAS NA ERA DIGITAL... >>


17/04/2007
TEMPOS DE TECNOLOGIA AVANÇADA... >>


15/04/2007
RUMO AO FUTURO DIGITAL... >>


26/03/2007
FILHO DE PEIXE...PEIXINHO É... >>


20/03/2007
NAVEGAR É PRECISO... >>


13/03/2007
SEMPRE HÁ SOLUÇÃO! >>


06/03/2007
EU DIGITAL - UMA ESTRADA SEM FIM... >>


26/02/2007
VICIADO EM COMPUTADOR? >>


13/02/2007
O MUNDO À NOSSA DISPOSIÇÃO! >>


30/01/2007
É SÓ CLICAR NOS LINKS! >>


15/12/2006
FALE COM O PAPAI NOEL E FELIZ NATAL! >>


04/12/2006
A ERA DA INTERNET... >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "EU DIGITAL" >>


15/11/2006
O NEGÓCIO É DIGITALIZAR... >>


09/11/2006
CONECTADO COM OS AEROPORTOS... >>


30/10/2006
É GENTE PRA CARAMBA! >>


23/10/2006
SEMPRE TEM UM F.D.P. >>


16/10/2006
A IMPORTÂNCIA DO "EU DIGITAL" >>


09/10/2006
DICAS E MAIS DICAS! >>


01/10/2006
VERSÁTIL E DINÂMICO! >>


26/09/2006
POLÍTICOS DO BRASIL >>


21/09/2006
PALESTRA MOTIVACIONAL - JOSEPH CLIVER >>


14/09/2006
SEU NOME NO GELO!!! >>


04/09/2006
MUSICAS BRASILEIRAS DE TODOS OS TEMPOS >>


29/08/2006
O FUTURO COM RESPONSABILIDADE >>


21/08/2006
O DIA DA CAÇA!!! >>


20/08/2006
AMIGOS E E-MAILS >>


25/06/2006
DICAS PARA AS FÉRIAS! >>


17/06/2006
QUE BAITA AVIÃO! >>


04/06/2006
NOVO SITE! VALE A PENA ACESSAR! COM SOM! >>


27/05/2006
QUE BELEZA! MAIS UM PRESENTE PARA VOCÊ! >>


21/05/2006
ROMPENDO BARREIRAS >>


17/05/2006
BULA! >>


07/05/2006
SITES IMPORTANTES! >>


01/05/2006
RUMO AO FUTURO! EVOLUÇÃO! >>


27/04/2006
É IMPORTANTE SABER A ORIGEM DAS COISAS... >>


27/04/2006
EITA MUNDÃO VIRTUAL! >>


06/04/2006
Eu digital >>


06/04/2006
O QUE FOI NOTÍCIA QUANDO VOCÊ NASCEU? >>


23/03/2006
SIMPLESMENTE SENSACIONAL >>