Faculdade Mental
EDITORIAL - 04/12/2008
  

DIREITOS HUMANOS

"DIGNIDADE E JUSTIÇA PARA TODOS NÓS"
English:
http://www.un.org/Overview/rights.html
http://www.un.org/events/humanrights/udhr60/
http://www.everyhumanhasrights.org/


No dia 10 de dezembro de 1948, a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Comemora-se, portanto, o 60° aniversário dessa Declaração que cumpriu e cumpre papel importante para o respeito ao ser humano, tornando-se uma codificação das esperanças de igualdade para todos e propiciando uma linguagem oficial para reivindicações, além de proporcionar a devida base para a confecção das mais diferentes leis dos direitos do cidadão.
Esse foi um passo fundamental, mas sabe-se e, principalmente nota-se, que ainda falta muito, que há um longo caminho pela frente até que se possa fazer cumprir os artigos de tal Declaração em sua plenitude em todos os lugares do planeta, ou pelo menos na maior parte da Terra.
Muitos não sabem sequer um desses artigos. Em tempos de crise, focada nas finanças e economia, torna-se crucial sua leitura, pois o desespero bate à porta de muitos que se esquecem imediatamente de valores éticos e jogam na lata do lixo o significado de Direito Humano. O FM relaciona abaixo (é longo, mas vale a leitura) os 30 artigos:


Artigo I.
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo II.
1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.
Artigo III.
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo IV.
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.
Artigo V.
Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
Artigo VI.
Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.
Artigo VII.
Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
Artigo VIII.
Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
Artigo IX.
Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Artigo X.
Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
Artigo XI.
1. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
Artigo XII.
Ninguém será sujeito à interferência em sua vida privada, em sua família, em seu lar ou em sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.
Artigo XIII.
1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
Artigo XIV.
1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Artigo XV.
1. Todo homem tem direito a uma nacionalidade.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.
Artigo XVI.
1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.
2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.
3. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.
Artigo XVII.
1. Todo ser humano tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.
Artigo XVIII.
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.
Artigo XIX.
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Artigo XX.
1. Todo ser humano tem direito à liberdade de reunião e associação pacífica.
2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.
Artigo XXI.
1. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.
Artigo XXII.
Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.
Artigo XXIII.
1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3. Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
Artigo XXIV.
Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.
Artigo XXV.
1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social.
Artigo XXVI.
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Artigo XXVII.
1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.
2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor.
Artigo XXVIII.
Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.
Artigo XXIX.
1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Artigo XXX.
Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.


São artigos elaborados e aprovados em Assembléia Geral, além de validados pelas Organizações das Nações Unidas. Vale a pena ler e reler, pois são Direitos Universais. Que todos possam fazer uma ampla reflexão e se já não colaboram, passem a colaborar ativamente pela implantação desses Direitos.    
Educação, Paz, Saúde e Direitos Humanos à todos.


HOLOCAUSTO: PARA NÃO ESQUECER NUNCA
A palavra Holocausto é de origem grega e significa "sacrifício pelo fogo". Na Modernidade Holocausto foi a perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores". Quem quiser saber mais deste triste capítulo da história pode consultar, agora em português, o site da Enciclopédia do Holocausto: http://www.ushmm.org/museum/exhibit/focus/portuguese/.
Fonte: O Tempo - 04/12/08.


DIREITOS HUMANOS - "TRIBUNAL POPULAR - O ESTADO BRASILEIRO NO BANCO DOS RÉUS"
Um julgamento simulado, no qual o Estado Brasileiro é réu por violações de direitos humanos como execuções sumárias, morte de negros e jovens pobres, maus-tratos a presidiários e torturas, entre outras.
Confira detalhes: http://www.tribunalpopular.org/ 
  
Fontes de pesquisa:
http://www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php
http://www.brasilia.unesco.org/areas/dsocial/areastematicas/direitoshumanos
http://www.brasilia.unesco.org/eventos/celebracao-60-anos-decldh-20-anos-constituicao
http://www.un.org/Overview/rights.html
http://www.un.org/events/humanrights/udhr60/
http://www.everyhumanhasrights.org/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
editoriais

27/08/2017
O DESESPERO... >>


09/04/2017
VEM AÍ UM ACORDÃO. >>


18/02/2017
VOCÊ ACHA QUE ESTÁ PREPARADO PRA REAGIR AO CONTEÚDO DAS DELAÇÕES? >>


30/12/2016
HÁ ALGO DE PODRE EM TODOS OS REINOS >>


08/10/2016
GOLPE! GOLPE! GOLPE! >>


04/09/2016
COMEMORAR? >>


23/08/2016
OLIMPÍADAS DO RIO... >>


02/07/2016
PASSANDO A LIMPO... >>


30/04/2016
BLÁ BLÁ BLÁ!!! >>


19/04/2016
IMPEACHMENT!!! >>


24/03/2016
FELIZ PÁSCOA! >>


21/02/2016
A HORA DO PLANETA >>


17/01/2016
2016 >>


19/12/2015
BOAS FESTAS... FELIZ ANO NOVO!!! >>


14/11/2015
A PAZ >>


26/09/2015
ABANDONO!!! >>


30/08/2015
EDUCAÇÃO X ENEM >>


14/06/2015
TRAVESSIA >>


01/05/2015
O DIA T >>


14/04/2015
12 DE ABRIL DE 2015 >>


22/03/2015
PÁTRIA EDUCADORA??? >>


14/03/2015
O INÍCIO, O FIM E O MEIO >>


07/03/2015
PARA SEMPRE >>


22/02/2015
ANO DIFÍCIL... >>


18/01/2015
FELIZ 2015 >>


11/12/2014
BOAS FESTAS >>


13/11/2014
OPOSIÇÃO >>


14/10/2014
EDUCAÇÃO SUPERIOR >>


17/09/2014
CORRUPÇÃO >>


31/08/2014
ELEIÇÃO >>


12/08/2014
OS CANDIDATOS >>


27/07/2014
O VOTO >>


13/07/2014
MAS É FUTENOBEL... >>


08/06/2014
A COPA >>


27/05/2014
COMPETIÇÃO... >>


08/05/2014
ESTUDOS... >>


23/04/2014
APAGÃO >>


08/04/2014
A VOZ DO POVO >>


21/03/2014
SONHO MEU... >>


08/03/2014
TRÁFICO HUMANO >>


22/02/2014
REFERÊNCIA >>


07/02/2014
MBA FINANCEIRO >>


24/01/2014
PENSADORES >>


15/01/2014
CONHECIMENTO >>


24/12/2013
FELIZ 2014 >>


15/12/2013
FELIZ NATAL >>


07/12/2013
EDUCAÇÃO >>


24/11/2013
ESTUDO X TRABALHO >>


16/11/2013
O ESTUDANTE >>


03/11/2013
FEMININO >>


26/10/2013
CIVILIDADE >>


19/10/2013
ESCRAVIDÃO >>


12/10/2013
HORAS DA VIDA >>


05/10/2013
CAPITAL HUMANO >>


25/09/2013
MAIS MÉDICOS? >>


13/09/2013
AS MELHORES >>


08/09/2013
SUA EXCELÊNCIA: A UNIVERSIDADE >>


31/08/2013
“NEM NEM” >>


24/08/2013
TRABALHO INFANTIL >>


17/08/2013
GRADUAÇÃO SANDUÍCHE >>


10/08/2013
PAI >>


03/08/2013
IDHM >>


20/07/2013
“MAIS MÉDICOS” >>


13/07/2013
BRASIL REAL >>


06/07/2013
O GIGANTE >>


27/06/2013
O PERFIL >>


20/06/2013
ESCOLA DE NEGÓCIOS >>


13/06/2013
VEDUCA >>


06/06/2013
QUALIDADE NO ENSINO >>


30/05/2013
IDF >>


25/05/2013
UM MUNDO JOVEM >>


05/05/2013
O PLANETA >>


29/04/2013
(DES)ORGANIZAÇÃO >>


21/04/2013
ENSINO SUPERIOR >>


12/04/2013
O TOMATE >>


06/04/2013
MATEMÁTICA >>


29/03/2013
COTAS >>


22/03/2013
CURRÍCULO >>


14/03/2013
O NOVO >>


07/03/2013
ENSINO MODELO >>


28/02/2013
“HARVARD BRASIL” >>


22/02/2013
WEBOMETRICS >>


14/02/2013
O ANO JÁ COMEÇOU... >>


07/02/2013
REALIDADE >>


31/01/2013
A LÁGRIMA >>


24/01/2013
BOA NOTÍCIA >>


19/01/2013
OS CAMPEÕES >>


13/01/2013
O GRANDE RISCO! >>


04/01/2013
O JOGO DO ANO >>


27/12/2012
FELIZ 2013 >>


20/12/2012
CARTÃO DE NATAL >>


13/12/2012
OLIMPÍADA >>


06/12/2012
PRESENTE DE NATAL >>


30/11/2012
VIDA EM REDE >>


23/11/2012
JOVENS INSPIRADORES >>


15/11/2012
UNIVERSITÁRIOS ESTUDIOSOS >>


08/11/2012
SEM FRONTEIRAS II... UM SHOW! >>


02/11/2012
DO YOU SPEAK ENGLISH? >>


25/10/2012
MONITORAMENTO EDUCACIONAL >>


18/10/2012
DINAMISMO GLOBAL >>


11/10/2012
PARABÉNS, PROFESSOR! >>


03/10/2012
VOTO CONSCIENTE >>


26/09/2012
ESCOLA LEGAL >>


20/09/2012
EU QUERO MINHA BIBLIOTECA >>


12/09/2012
VIRADA CULTURAL >>


05/09/2012
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO >>


30/08/2012
O LIVRO PROIBIDO >>


24/08/2012
A REPERCUSSÃO >>


15/08/2012
15 ANOS ATRASADOS >>


09/08/2012
PAI >>


05/08/2012
MENSALÃO >>


30/07/2012
EDUCAÇÃO: QUANTO VALE? >>


21/07/2012
FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


12/07/2012
MENOS UM... >>


05/07/2012
CONTINUA LINDO... >>


28/06/2012
O PLANETA >>


21/06/2012
TUDO PELO PODER >>


16/06/2012
ENEM 2012 >>


09/06/2012
O FUTURO >>


02/06/2012
MENSALÃO >>


25/05/2012
EXAME NACIONAL >>


12/05/2012
PARA SEMPRE >>


03/05/2012
COTAS >>


28/04/2012
TRABALHO >>


21/04/2012
INCONFIDÊNCIA >>


14/04/2012
PIAUÍ >>


05/04/2012
PÁSCOA >>


31/03/2012
BOLA PRA FRENTE >>


24/03/2012
BUG BRASIL >>


15/03/2012
MULHERES DE NEGÓCIOS >>


07/03/2012
SEM FRONTEIRAS... >>


29/02/2012
CIÊNCIA EM CHAMAS >>


22/02/2012
CARNAVAL MASCARADO... >>


18/02/2012
CARNAVAL UNIVERSITÁRIO >>


09/02/2012
A VIOLÊNCIA >>


02/02/2012
MARAVILHAS REAIS >>


28/01/2012
DÁ-LHE IMPOSTO!!! >>


19/01/2012
DESRATIZAÇÃO >>


13/01/2012
UM PAÍS VIOLENTO! >>


06/01/2012
2012: AO TRABALHO >>


31/12/2011
6ª ECONOMIA... >>


22/12/2011
O BRILHO DO NATAL >>


18/12/2011
VALORIZANDO AS UNIVERSIDADES >>


11/12/2011
CORRUP... AÇÃO! >>


03/12/2011
RETRATOS DO BRASIL >>


26/11/2011
PIZZA DE ÓLEO >>


19/11/2011
O APAGÃO >>


13/11/2011
IDH 2011 >>


02/11/2011
A MARCA >>


29/10/2011
VERDADE >>


22/10/2011
E A EDUCAÇÃO? >>


12/10/2011
PROFESSOR >>


05/10/2011
PODER LEGISLATIVO >>


28/09/2011
OBSERVATÓRIO DA CORRUPÇÃO >>


21/09/2011
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO >>


14/09/2011
A FALTA DE LOGÍSTICA >>


07/09/2011
NAÇÃO INDEPENDENTA >>


01/09/2011
INTELIGÊNCIA ONLINE >>


25/08/2011
A GREVE >>


18/08/2011
TODOS CONECTADOS >>


11/08/2011
TERRA DE SUPER-HERÓIS >>


04/08/2011
ABUSO >>


28/07/2011
AMIGO >>


21/07/2011
A LUTA PELA EDUCAÇÃO >>


17/07/2011
ECA 21 ANOS >>


10/07/2011
A CRISE OCULTA >>


01/07/2011
VAZIO >>


23/06/2011
AS ESTRADAS DO BRASIL >>


16/06/2011
OS PROJETOS >>


08/06/2011
APAGÃO NA EDUCAÇÃO >>


02/06/2011
100% FASHION >>


26/05/2011
PAL..ÇADA!!! >>


19/05/2011
POR UMA VIDA MELHOR? >>


12/05/2011
FESTIVAL DE BOLSAS >>


05/05/2011
MÃES >>


28/04/2011
O TRABALHADOR >>


26/04/2011
FELIZ NOVOS HORIZONTES >>


22/04/2011
PÁSCOA >>


14/04/2011
UM GRANDE EVENTO >>


08/04/2011
O TRIMESTRE >>


31/03/2011
COLABORAÇÃO CIENTÍFICA >>


26/03/2011
HORA DO PLANETA >>


17/03/2011
UNIVERSIDADE DA ÁGUA >>


10/03/2011
CARNAVAL CULTURAL >>


03/03/2011
CARNAVAL RESPONSÁVEL >>


27/02/2011
ÉÉÉÉ CARNAVALLLL >>


17/02/2011
PAÍS RICO É PAÍS "COM EDUCAÇÃO" >>


10/02/2011
TROTE RESPONSÁVEL >>


03/02/2011
PROFESSOR OU ATLETA? >>


27/01/2011
AULAS >>


20/01/2011
AÇÃO HUMANITÁRIA >>


13/01/2011
A PETIÇÃO >>


07/01/2011
O QUE MOVE O MUNDO? >>


30/12/2010
FELIZ 2011 >>


21/12/2010
O BOM VELHINHO >>


16/12/2010
RESPEITO - UMA MENSAGEM DE NATAL >>


09/12/2010
"PRESENTE" DE NATAL >>


02/12/2010
VOLUNTARIADO >>


25/11/2010
NUVEM PASSAGEIRA >>


20/11/2010
FELICIDADE >>


14/11/2010
PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO >>


04/11/2010
A PRIMEIRA >>


29/10/2010
EDUCAÇÃO >>


21/10/2010
CARTILHA DO ELEITOR >>


14/10/2010
O VOTO >>


07/10/2010
UMA FESTA... >>


02/10/2010
CHEGOU A HORA!!! >>


24/09/2010
ELEIÇÕES >>


17/09/2010
INFRAESTRUTURA >>


09/09/2010
RESPEITO >>


01/09/2010
O PIOR ANALFABETO >>


26/08/2010
A CAMPANHA >>


19/08/2010
ESCRITORES DO SÉCULO >>


12/08/2010
A EVOLUÇÃO >>


05/08/2010
O SEU DESTINO >>


29/07/2010
SALVE O ESPORTE >>


22/07/2010
GENEROSIDADE >>


15/07/2010
SAÚDE, BRASIL! >>


08/07/2010
O PROFISSIONAL >>


01/07/2010
ATITUDES E MUDANÇAS >>


24/06/2010
SAÚDE >>


17/06/2010
O GOL DA EDUCAÇÃO >>


10/06/2010
SALVE A SELEÇÃO! >>


03/06/2010
MEIO AMBIENTE >>


27/05/2010
BIBLIOTERNET >>


23/05/2010
O CÓDIGO >>


13/05/2010
A INVASÃO >>


07/05/2010
MÃE POETISA >>


29/04/2010
O TRABALHADOR >>


24/04/2010
PROPRIEDADE INTELECTUAL >>


15/04/2010
TERRA 2010 >>


08/04/2010
SAÚDE >>


01/04/2010
OS IMPRESCINDÍVEIS >>


25/03/2010
O PLANETA >>


19/03/2010
GOTA EM GOTA >>


11/03/2010
DIREITOS DO CONSUMIDOR >>


04/03/2010
INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA >>


25/02/2010
POLÍTICA AMBIENTAL >>


18/02/2010
REDUÇÃO DE CO2 >>


13/02/2010
CARNAVAL O ANO TODO >>


04/02/2010
ECOFOLIÃO - CARNAVAL CONSCIENTE >>


29/01/2010
FÉRIAS SUSTENTÁVEIS!!! >>


23/01/2010
CONTINUAMOS EM FÉRIAS... >>


15/01/2010
ESTAMOS EM FÉRIAS >>


23/12/2009
FELIZ ANO NOVO >>


17/12/2009
ESPÍRITO DE NATAL ECOLÓGICO >>


10/12/2009
SOLIDARIUS CORRUPTUS >>


04/12/2009
NATAL SOLIDÁRIO >>


25/11/2009
FIM DE ANO CONSCIENTE >>


19/11/2009
A PRIMEIRA CAPA, A GENTE NUNCA ESQUECE! >>


12/11/2009
A PRIMEIRA ELEIÇÃO, A GENTE NUNCA ESQUECE! >>


05/11/2009
GESTÃO PÚBLICA >>


29/10/2009
DEZ MIL >>


22/10/2009
PERGUNTAS NO AR... >>


15/10/2009
CIÊNCIA E TECNOLOGIA - C&T >>


08/10/2009
OUTUBRO LITERÁRIO >>


01/10/2009
RIO 2016 GRAUS >>


24/09/2009
EQUINÓCIO >>


17/09/2009
ALFABETIZAÇÃO >>


10/09/2009
A MÃO À PALMATÓRIA >>


03/09/2009
INDEPENDÊNCIA >>


26/08/2009
FESTIVAL DE SERIEDADE >>


20/08/2009
FALA SÉRIO! >>


18/08/2009
A LIXEIRA DO MUNDO >>


06/08/2009
DISPARATE >>


29/07/2009
ACABOU A MAMATA! >>


24/07/2009
AS FÉRIAS ESTÃO ACABANDO... >>


14/07/2009
CONTINUAMOS EM FÉRIAS!!! >>


09/07/2009
ESTAMOS EM FÉRIAS!!! >>


03/07/2009
15 ANOS, "REAL"MENTE! >>


25/06/2009
MEMÓRIA CURTA >>


19/06/2009
EDUCAÇÃO EM FOCO >>


11/06/2009
BULLYING – TIRE ESSA IDEIA DA CABEÇA >>


04/06/2009
DIREITOS HUMANOS, CINEMA E TELEVISÃO >>


28/05/2009
A ERA DA PROIBIÇÃO >>


18/05/2009
COMIDA É PASTO >>


13/05/2009
VESTIBULAR? NEM!!! >>


07/05/2009
FILHOS DA MÃE >>


01/05/2009
TEMPO DE TRABALHO >>


22/04/2009
O PERIGO DE FICAR VELHO >>


15/04/2009
TERRA, O PLANETA VALE A PENA >>


09/04/2009
*SOBRE CLIPES, TESOURAS, CONVÊNIOS E LUCROS* >>


01/04/2009
A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA >>


25/03/2009
O MUNDO ESTÁ PERDIDO >>


19/03/2009
POVO DO BRASIL >>


11/03/2009
BONUS SENSUS >>


04/03/2009
O SEGUNDO SEXO >>


25/02/2009
SERÁ QUE DECOLA? >>


19/02/2009
CARNAVAL SOLIDÁRIO >>


12/02/2009
CARNAVAL, PARA ESPANTAR A CRISE >>


06/02/2009
FEVEREIRO >>


29/01/2009
OLÁ...OI...HI...HOLA... SALUT...HALLO...CIAO... >>


22/01/2009
SÃO PAULO, FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


15/01/2009
GENOCÍDIO >>


04/01/2009
INSENSIBILIDADE >>


02/01/2009
CONFRATERNIZAÇÃO E PAZ >>


25/12/2008
FELIZ 2009 >>


18/12/2008
FELIZ NATAL! COM MUITA EMOÇÃO! >>


11/12/2008
CORRUPÇÃO >>


04/12/2008
DIREITOS HUMANOS >>


28/11/2008
A PÁTRIA É MINHA LÍNGUA >>


20/11/2008
DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA >>


13/11/2008
O ESTUDANTE >>


06/11/2008
SINAL DOS TEMPOS, DE BONS TEMPOS >>


30/10/2008
O DUNGA DELES >>


22/10/2008
O POVO E O PODER >>


15/10/2008
O(A) PRIMEIRO(A) PROFESSOR(A)... >>


09/10/2008
PASSADO, PRESENTE E FUTURO >>


01/10/2008
CONSTITUIÇÃO >>


25/09/2008
VEREDAS >>


16/09/2008
VIROU MODA >>


09/09/2008
UMA ARTE >>


03/09/2008
INDEPENDÊNCIA >>


28/08/2008
O PODER DE ESCOLHA >>


21/08/2008
A LIÇÃO DAS OLÍMPIADAS >>


14/08/2008
UNIVERSIDADE X FACULDADE >>


07/08/2008
UMA SEMANA DE VOLTA ÀS AULAS >>


31/07/2008
VAMOS ÀS AULAS, DE FATO! >>


27/07/2008
LUGAR DE BRASILEIRO É NO BRASIL >>


14/07/2008
DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE >>


06/07/2008
CORRIDA ELEITORAL >>


02/07/2008
FECHAMENTO DE SEMESTRE >>


25/06/2008
FÉRIAS >>


19/06/2008
O ESTAGIÁRIO >>


12/06/2008
CAIPIRINHA DE SAQUÊ >>


05/06/2008
LIBERDADE >>


29/05/2008
MEIO AMBIENTE >>


23/05/2008
UM CARINHA COM CARA DE CANALHA - A FACULDADE É MENTAL >>


15/05/2008
COTAS NAS UNIVERSIDADES >>


10/05/2008
RETRATO DE MÃE >>


01/05/2008
MÃE É MÃE... >>


21/04/2008
DIA DO TRABALHO OU DIA DOS TRABALHADORES? >>


16/04/2008
ARROGÂNCIA >>


10/04/2008
LIBERDADE AINDA QUE TARDIA >>


03/04/2008
BALANÇO TRIMESTRAL >>


29/03/2008
QUEM NUNCA MENTIU? >>


21/03/2008
FELIZ PAZ...COA! FICÇÃO DA VIDA REAL! >>


14/03/2008
UMA GRANDE SEMANA A TODOS! >>


08/03/2008
CADA VEZ MAIS GENTE... >>


01/03/2008
DIA INTERNACIONAL DA REFLEXÃO >>


22/02/2008
CUBA SE DEU BEM. E CASTRO? >>


15/02/2008
DE VOLTA PARA O FUTURO >>


07/02/2008
BEM-VINDOS A 2008! >>


30/01/2008
O CARNAVAL DOS CARNAVAIS >>


24/01/2008
JANEIRO – UM MÊS DE COMEMORAÇÃO >>


19/01/2008
QUEM MERECE A SOMBRA??? >>


12/01/2008
PORQUE NO TE CALLAS, ALDO REBELO? >>


30/12/2007
O FUTURO JÁ COMEÇOU... >>


23/12/2007
FELIZ 2008! FELIZ ANO NOVO! >>


16/12/2007
FELIZ NATAL!!! >>


10/12/2007
NÓS E A CPMF >>


03/12/2007
PROFESSOR ESPORTE >>


30/11/2007
PRESENTE ANTECIPADO DE NATAL >>


19/11/2007
ESPÍRITO JOVEM >>


17/11/2007
ORGULHO NACIONAL >>


05/11/2007
VAMOS REPROCLAMAR A REPÚBLICA >>


02/11/2007
PRA FRENTE BRASIL! >>


27/10/2007
A DITADURA DA DEMOCRACIA >>


20/10/2007
UM FUTURO MELHOR... >>


14/10/2007
PRESENTE, PROFESSOR! >>


05/10/2007
CUIDADO, CRIANÇAS. >>


24/09/2007
ÉTICA JÁ... >>


16/09/2007
RESSACA MORAL >>


10/09/2007
ALI BABÁ E OS OITENTA LADRÕES >>


07/09/2007
INDEPENDÊNCIA... >>


31/08/2007
PARCERIA >>


20/08/2007
MELHORES PRÁTICAS >>


14/08/2007
TRABALHO EM EQUIPE >>


12/08/2007
QUEBRANDO PARADIGMAS >>


03/08/2007
POR VOCÊ, VALE A PENA! >>


29/07/2007
ATÉ ONDE VALE A PENA? >>


08/07/2007
ATÉ ONDE VALE A PENA? >>


01/07/2007
ACABOU-SE O QUE ERA DOCE >>


23/06/2007
PRATA DA CASA FAZ MILAGRE, SIM. >>


17/06/2007
VOCÊ NÃO FOI? POIS PERDEU! >>


07/06/2007
ÓTIMO? BOM? REGULAR? RUIM? PÉSSIMO? >>


28/05/2007
FNH PARA O PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA >>


21/05/2007
COMO É DIFÍCIL DEPENDER DOS OUTROS! >>


14/05/2007
CARACA! TRÊS ANOS! >>


13/05/2007
É MASSA MAIS UMA VEZ... >>


01/05/2007
SE O GALO NÃO FAZ 4, NÓS FAZEMOS. >>


30/04/2007
A VIOLÊNCIA ESTÁ NA NOSSA PORTA >>


17/04/2007
DIA DO TRABALHO: VAMOS COMEMORAR O QUE? >>


15/04/2007
O BAILE DO MASSA FOI HOJE, O DA FNH É DIA 20! >>


29/03/2007
NA FEIJOADA DO FM, ATÉ O PORCO SE DEU BEM! >>


22/03/2007
NÓS NÃO SOMOS IGUAIS... >>


18/03/2007
QUE CAVIAR QUE NADA! PANELA BOA FAZ É FEIJOADA!!!!! >>


08/03/2007
PANELA VELHA É QUE FAZ COMIDA BOA. SERÁ? >>


04/03/2007
QUEM VÊ CARA, CARINHA E CANALHA, NÃO VÊ CORAÇÃO. >>


22/02/2007
FNH. SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO! >>


04/02/2007
CALOUROS E VETERANOS, O FM ESTÁ NO AR! >>


17/12/2006
FELIZ NATAL! FELIZ 2007! >>


07/12/2006
NOVOS HORIZONTES NA NOVOS HORIZONTES >>


21/11/2006
100SACIONAL! SÓ OS MELHORES EDITORIAIS 1,2,16,32,35,36,40,64,73,76,81,93,98. >>


15/11/2006
100SACIONAL! ACREDITE, SE QUISER! >>


11/11/2006
O PRIMEIRO INTERDISCIPLINAR A GENTE NUNCA ESQUECE. >>


05/11/2006
SAUDADE...MAS DE OLHO NO FUTURO! >>


28/10/2006
OS ARROGANTES SE F......!!!!!!!!! >>


22/10/2006
VERDE-AMARELO >>


14/10/2006
"MERDA" PARA TODOS NÓS II - O RESGATE >>


08/10/2006
"MERDA" PRA TODOS NÓS!!!!!!!!!! >>


26/09/2006
VOTE CONSCIENTE – NÃO FUJA DA RESPONSABILIDADE >>


21/09/2006
JÁ DECIDIU EM QUEM VAI VOTAR? >>


17/09/2006
SABEM DA ÚLTIMA DO DA? >>


10/09/2006
SETE DE SETEMBRO. ONZE DE SETEMBRO. >>


03/09/2006
INTERDISCIPLINAR. QUEM ENGANA QUEM? >>


27/08/2006
PORQUE PEGAMOS TANTO NO PÉ DO DA? >>


20/08/2006
Ó NÓIS AQUI! DE NOVO! >>


27/06/2006
FIM DE FESTA. FIM DE SEMESTRE. >>


17/06/2006
NOSSA HOMENAGEM AO BUSSUNDA! >>


07/06/2006
Quem nunca fez um Control C + Control V que atire a primeira pedra >>


01/06/2006
FACULDADE MENTAL – RUMO AO TRI >>


23/05/2006
UM BRINDE! SAÚDE! >>


18/05/2006
ESTÁ "TUTTO" ERRADO >>


09/05/2006
EDITORIAL 79 >>


30/04/2006
"DEMOCRASSIA" >>


27/04/2006
AULA DE MATEMÁTICA >>


27/04/2006
O D.A. DE HARRY POTTER >>


06/04/2006
Editorial >>


30/03/2006
POR QUÊ DEVEMOS IR AO BAILE? >>


20/04/2006
ENFIM, CONSEGUIMOS!!! >>


20/04/2006
MENSAGENS, MENSAGENS, MENSAGENS,... >>