Faculdade Mental
EDITORIAL - 21/11/2006
  

100SACIONAL! SÓ OS MELHORES EDITORIAIS 1,2,16,32,35,36,40,64,73,76,81,93,98.

FOI 100 QUERER QUERENDO
Finalmente a edição 100. Bem, pelo menos nós três esperamos muito por ela.
E, aí, ela chegou.
Mas o que dizer na edição 100?
O Cara é um pouco emocional, ele não diria, provavelmente declamaria e/ou choraria.
O Carinha é mais racional, provavelmente enumeraria uma série de fatos importantes.
O Canalha é irreverente, provavelmente citaria todas as provocações que o FM já fez.
Então, esse editorial tem que ser um pouco disso tudo. E a melhor forma de fazer isso é matar as saudades (tem que ter paciência, porque a edição é grande) e reler os melhores textos de cada coluna, democraticamente eleitos numa ampla pesquisa de opinão, tendo o Cara, o Carinha e o Canalha como universo pesquisado.
Assim, resgatamos editoriais, textos do Canalha, de Marilene Carolina, Manchetes da Semana, Rapidinhas, Mensagens do Falou no FM? Tá Falado!, e muito mais.
Vamos agora a caminho das próximas 100, continuando a ser o veículo paralelo oficial da FNH, sempre com o compromisso da informação, da contribuição e da irreverência.
Obrigado a todos que nos leram nestas 100 edições, mesmo os que não lêem qualquer jornal.


FACULDADE MENTAL - O LANÇAMENTO - NÚMERO 1 (FOI RECOLHIDO)
DIÁRIO DA FACULDADE “ MENTAL” 


Editorial: Este é o lançamento do nosso “Diário da Faculdade Mental”, com edição Semanal. Como diriam os paulistas “ pô meu se é Diário como que a edição é Semanal ?”. Bem, isto não importa, também numa Faculdade onde nosso Teacher manda os alunos entregarem um “trabalho em grupo individualmente” com o seu nome e dos demais do grupo o que que vocês queriam?. Espera aí, se todos os trabalhos tinham os nomes dos integrantes via XEROX, como que ele sabia de quem que era cada trabalho? Que critérios ele escolheu para escolher um como original? Isto é muito complicado, e o Paulinho não ia entender nada.


Perguntas que estão no ar:
1 – Na prova individual sem consulta do Teacher teremos que colocar o nome dos integrantes do grupo também?
2 – Poderemos consultar nosso neurônios?
3 – Se ele der prova oral, a mesma também deverá ser manuscrita?
4 – Será que foi nervossismo, problemas particulares, avaliação focal ou um ataque de frescura desses que só cruzeirense pode dar?
5 – O pé do João da Lider é pé de moleque?
6 – Daqui prá frente tudo vai ser diferente? Uai, o autoritarismo inicial tinha acabado? Pelo menos ninguém notou.
7 – XEROX  de manuscrito vale?
8 – O manuscrito pode ser em Árabe?
9 – Se o teacher pedir para mandar um e-mail teremos que escrever na tela do computador?
10 – Como se faz uma curva ABC manuscrita no excel?


EXTRA ! EXTRA ! EXTRA !
Deu a louca no primeiro andar. Abaixaram o preço do XEROX. XEROX agora é ZERO, aproveitem.
Convidaram o teacher para um churrasco. Só esqueceram de avisar prá ele que é ele que seria o churrasquinho.
Tem gente “ rindo a tôa” com a situação de ontem. Só podem ser os atleticanos...rsrsrsrsrsr essa praga pega?
Segundo as más linguas (atleticanas), baixou o espírito do Leão no teacher.ahahahahahh


Bem esse “ DIÁRIO”? tem a função de entretenimento, e de forma alguma seu editor tem a intenção de magoar, ofender ou denegrir a imagem ou as pessoas aqui citadas. Iremos semanalmente escolher um tema ou um fato acontecido e...................sai de baixo, mas tudo na maior civilidade e espírito esportivo. Apelou, perdeu.
Aceitamos sugestões para o e-mail abaixo: .........com.br


Breve inauguraremos nosso site manuscrito.


Os editores e editoras agradecem a paciência e boa prova.....................


DIÁRIO DA FACULDADE “ MENTAL”  - NÚMERO 2 (DISTRIBUÍDO NO DIA SEGUINTE AO NÚMERO 1)


Editorial: No lançamento do nosso “Diário da Faculdade Mental”, abordamos um tema específico, numa liguagem humorística que marcou a nossa criação. Sem demagogia, nós que fazemos e participamos da notícia e não apenas a relatamos, não poderíamos deixar de parabenizar a todos os envolvidos no acontecimento de quarta-feira pela atitude civilizada, honesta e por que não dizer emocionante de como resolveram o impasse. Nós por poucas vezes ou nunca, tivemos a oportunidade de ver em nossas vidas, um ato de humildade, coragem, carater e por que não dizer digno de um ser humano, preocupado em resolver os atritos e conflitos do dia a dia. Erramos todos um pouco, mas o importante é que acertamos muito mais. Ao nosso teacher e aos alunos protagonistas do episódio, nossos parabens pela aula de civilidade.Acreditamos que só assim posamos construir uma Novos Horizontes melhor para todos nós.


Canto do Humor: Vocês viram o quase strip-tease que a Miroslávia fez para beijar, abraçar..........o Tueli ? E o ciúme do Flávio? Não perdeu tempo também, foi lá e deu um maior..............abraço no teacher. Mais carinhoso que este abraço, só o Marcão já ganhou......!


Coisas que incomodam, mas nem tanto.........
O sono do Wendel........
A puxação de saco do Flávio no Marção.........
O “Há controvércias” do José Geraldo.......
Os pirulitos do Xandinho.............


Coisas que nos alegram...............
A simpatia da Clarinha................
A sinceridade da Miroslávia
O sorriso da Poliana.........
A Uyara na sexta, sabado, domingo, etc...........


Serviços:
Prova de materiais na quarta 26/04
Prova de Gestão na quinta 27/04
Esse Diário está aberto a quem quiser divulgar gratuitamente a sua empresa, acreditamos ser esta uma forma de conhecer mais cada um de nós no campo profissional.


Breve a coluna “profissionais disponíveis”, uma maneira de divulgar as qualidades de quem está momentaneamente sem emprego.


Esse “ DIÁRIO”? tem a função de entretenimento, e de forma alguma seu editor tem a intenção de magoar, ofender ou denegrir a imagem das pessoas aqui citadas.
Aceitamos sugestões para o e-mail abaixo: .......com.br



DIÁRIO DA FACULDADE “ MENTAL”                                             
EDIÇÃO NÚMERO 16 – segundo semestre 2004


Um patrocínio do “ESPAÇO  CULTURAL  KIWI”. Agora com contrato de patrocínio.  Tiragem limitada


Editorial: Incrível!!!!! Fantástico!!!! Extraordinário!!!!!! Um sucesso total o nosso I Baile do Administrador promovido pela FNH. Um ambiente acolhedor e repleto de pessoas bonitas (“ceis viram”, cada uma mais “chique” que a outra), presença maciça dos alunos e professores, e para completar a festa, uma banda que fez muita gente lembrar que “já foi bom nisso”.
Nada acontece por acaso, o sucesso foi fruto de um trabalho árduo de muitos alunos e funcionários, que longe dos holofotes, dedicaram seu tempo com muito carinho, para que cada um de nós pudesse ser recebido com toda aquela pompa.
Não gostaríamos de ficar citando nomes, até para não cometermos injustiça ao esquecer alguém, algumas pessoas em especial merecem um elogio público desta edição: parabéns e obrigado Fabiolla, Julinho, Matheus e Renato!!!! Podem contar conosco para as próximas festas.
Continuem enviando as notícias de cada turma para que sejam publicadas. Fale conosco: faculdade.mental@....com.br


Alguns destaques do Baile:
Primeiro ministro (Alfredo) e Dama de Ferro (Marlene) da FNH estavam numa “chiquesa” só...quanta elegância...dançando o tempo todo...que animação. Valeu!!!
O Casal Tueli (nosso eterno “defensor dos indefesos”) e Giovanna (primeira dama de logística), estavam com a corda toda. Tueli mostrou ao Sogrão, Sogrona, cunhada e pra todo mundo que é bom de dança.....Que beleza!!!!!!!!!!
E num é que teve aluno “pegando emprestado” uma porção de ovos de codorna (eu, hein?) que a “1a  Herdeira” deixou em cima da mesa enquanto bailava pela pista com seu vestido vermelho? Calma gente! Isso dá processo, e olha que disso ela entende..... mas que tava gosto, tava....!!!!
A mesa do Marcão tava animada...mãe, esposa, irmã, amiga, filho, nora, cachorro, papagaio, etc. O momento do baile foi a dança do Marcão e a mãe. Inesquecível. Dizem  as “más línguas” que em determinado momento do baile, o Flávio perguntou ao Marcão:
- E aí, não vai me tirar para dançar????
- Desculpa, mas hoje num posso, minha mãe tá aí. Pega mal, né????????
Zé Geraldo e Clarinha deram show e demonstraram todo o preparo para representar a Escola de Samba KIWI no próximo carnaval de BH.....Mestre-Sala e Porta-Bandeira...A nossa eterna princesinha, tudo bem, pode ser porta...(o que quiser e mais alguma coisa), mas o Zezinho, bem...deve estar ensaiando para Mestre-Sala/Quarto/Cozinha........
Teve gavião, digo, aluno que bateu o recorde..... beijou “muuuuuiiiiiiittttoooooo”.....isso depois de umas 5 cantadas infrutíferas...... mas valeu!!!!
E a turma do Barreiro, hein??? Animação total!!! Parabéns ao pessoal da Unidade Barreiro!!!!!
E os “tira-gosto” do Kiwi, hein???   O Cristiano caprichou.....Parabéns!!!!


Mensagens recebidas de nossos colaboradores via e-mail:
- “Agradecimento:  Gostaríamos de agradecer ao “Faculdade Mental” pelo apoio dado para o sucesso do Baile do Administrador. E aos alunos pelo comparecimento em massa. Esperamos que todos estejam prontos para o próximo. Fabiolla, Julio (Bochecha), Matheus e Renato Leite.”  
- “O Marcão no baile, apresentou todas as meninas para a mãe dele, dizendo a ela que eram suas noras. Oh vontade, hein, Marcão!!!Ah se você pudesse e a idade deixasse!!!!”
- “Aliás, a mãe do Marcão deu um show no baile, ela dançou mais que muita menininha novinha. Isso que é saúde. PARABÉNS!!!”
- “O Marlon só cantava no baile: Beija, beija, tá calor, tá calor, beija, beija, tá calor, ta calor....”
- “O professor de Marketing liberou geral, a pista estava pequena para ele.”
- “Permaneçam no anonimato! Com relação à solicitação para que os editores do jornal apareçam, sou totalmente contra. O jornal cumpre seu papel no anonimato.”
- “Tem professor da faculdade que está precisando baixar um pouco a bola. Está se sentindo bem acima dos simples mortais que somos.”
- “Rolou um ciúme incrível do pessoal de contábeis em relação ao nosso baile.  É bom frisar que o baile é de todos. Aquelas lindas meninas sempre serão muito bem aceitas na festa.”
- “Porque não criar um grupo de endereços com todas as pessoas que desejam receber o  “Faculdade Mental”?”
- “Flávio deixa escapar no Kiwi: “Toda vez que vou à sauna faço massagem e fico todo relaxado, outra pessoa”.  Detalhe: O Flávião vai na sauna do jeito que veio ao mundo, a sauna é no Cruzeiro e o massagista é homem. Depois ele jura que não é.......PORRA MEU!!!”


Manchetes da semana:
O gaúcho Nagib e Walmir informam: Paulinho (Pit 2.1/2) afirma em bate-papo informal que seu sonho é namorar uma Lésbica!!!!!!!!!!(Eu, hein? Nem pensar...)
Professor de MKT 6o período Geral (Dudu para as íntimas) se enrola todo com a tentativa de explicação do Xandinho sobre criação de pintos.... a ave gente, a ave....!!!
Em Finanças 6o período, o mesmo “Dudu” avisou que a Fiat vai lançar na Itália o carro Stilo Schumacher. Num é que o João da Lider ficou todo entusiasmado e perguntou se já vinha com o “alemão” dentro? Eu hein Joãozinho.... Aliás, aqui vai nossos parabéns pela didática, companheirismo e compreensão do nosso “Teacher”. Vamos colaborar mais nas aulas com silêncio gente!!!!


Boca no Trombone:
O fundo de formatura do 6o período Geral está por um fio...
É que uma Professora “detonou” mais da metade da turma na prova. E olha que a segunda prova já está aí e pelo jeito vai para o mesmo caminho. São tantos textos e com perguntas complicadas sobre os autores, que quem conseguiu ler todos, equivale ler a Bíblia umas 4 vezes...
Será que “decorar” autores e suas “visões” ensina alguém a administrar pessoas? Num era melhor um “negucim” mais prático sobre suas idéias? Que saudades da nossa querida Fátima... Com a palavra o representante de turma.... e a “fessora”..., afinal somos democráticos. O recado tá dado, depois vai ser tarde pra chorar. Pergunta: a festa de formatura vai ser adiada para julho de 2006?..... o KIWI agradece......
E olha que em Finanças..... tá do mesmo jeito!!!!


KA- LOURADAS:
Tão fracos, deve ser censura da Marlene.....


Recordar é viver...:
Que bom rever nossos amigos e professores no baile.... Professora Giselle de Direito, Professora Andréa de Direito, Rubinho e esposa, até o Hermínio apareceu!!!!


Cantinho do Humor:
Um belo dia, um vendedor recebeu um telegrama de seu gerente, no qual estava escrito: PORRA.
No dia seguinte, o vendedor respondeu por telegrama: FODA-SE.
Retornando ao escritório central, foi imediatamente chamado pelo gerente, que lhe disse:
- Você não tinha o direito de me responder daquele jeito!
Não sabe que estamos em contenção de despesas?
O meu telegrama era simplificado e o significado de PORRA é: "Por Obséquio Remeter o Relatório Atrasado".
 O vendedor argumentou:
- Sei de tudo isso e foi exatamente dentro desse espírito que lhe respondi FODA-SE, que significa:
"Foi Ontem Despachado, Amanhã Será Entregue".


Para refletir (Lenda Árabe):
Diz uma lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e, em um determinado ponto da viagem, discutiram e um deu uma bofetada no outro. O outro, ofendido, sem nada poder fazer, escreveu na areia:
HOJE MEU MELHOR AMIGO ME DEU UMA BOFETADA NO ROSTO.
Seguiram adiante e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado e magoado começou a afogar-se, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se, pegou um canivete e escreveu em uma pedra:
HOJE MEU MELHOR AMIGO SALVOU MINHA VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
POR QUE, DEPOIS QUE TE MAGOEI, ESCREVESTE NA AREIA E AGORA, ESCREVES NA PEDRA?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
QUANDO UM GRANDE AMIGO NOS OFENDE, DEVEMOS ESCREVER ONDE O VENTO DO ESQUECIMENTO E O PERDÃO SE ENCARREGUEM DE BORRAR E APAGAR A LEMBRANÇA. POR OUTRO LADO, QUANDO NOS ACONTECE ALGO DE GRANDIOSO, DEVEMOS GRAVAR ISSO NA PEDRA DA MEMÓRIA E DO CORAÇÃO ONDE VENTO NENHUM EM TODO O MUNDO PODERÁ SEQUER BORRÁ-LO.


Pensem nisso!!!!


Bom final de semana a todos:  “Cara” e “Carinha”


FACULDADE MENTAL...e você, tudo a ver!
EDITORIAL 32 - Primeiro semestre 2005 - O PRIMEIRO COM A PARTICIPAÇÃO OFICIAL DO CANALHA.


BOLA DENTRO
Não é de hoje que as universidades americanas investem pesadamente nos esportes. Alunos com bom rendimento esportivo no ensino médio chegam a ganhar bolsas integrais em universidades em função do esporte. Não é à toa que esses alunos de alto rendimento esportivo, tornam-se grandes astros do esporte nos EUA. As universidades americanas têm políticas e incentivos claros para essa finalidade e sabem bem o que vão obter de retorno. Nós, no Brasil, temos a tendência de fazer “benchmark” de inúmeras práticas importadas, esbarrando sempre na questão da conveniência, é claro. Numa faculdade de administração, desde os primeiros dias de aula ouvimos falar de IBM/ XEROX/MICROSOFT/BENCHMARKING/ STEAKHOLDERS (dá-lhe Prof.Márcio), PETER DRUKER, AL RIES e, uma infinidade de nomes e conceitos americanizados que nos são permanentemente vendidos como exemplos a serem seguidos, ou, no mínimo, estudados. No Brasil, mais que em outros países, estar numa faculdade tem uma representatividade muito grande. A busca de conhecimento e qualificação é tão importante quanto o “network” que nela se estabelece. Na faculdade estabelecem-se bases de amizade, integração social, profissional e de lazer.
BOLA FORA
A omissão da FNH quanto ao apoio esportivo, mais do que indignação, nos causa decepção. Investir no esporte é muito pouco para uma instituição com as ambições da FNH. Os valores de investimentos são mínimos em relação à receita e fica aí clara a “miopia de marketing” da FNH quanto aos frutos que podem ser colhidos. Ninguém está pedindo bolsa de estudos, ninguém está pedindo desconto na mensalidade, ninguém quer abono de faltas. O que se solicita é apoio, investimento com retorno de qualidade. No mundo inteiro a bandeira do esporte é levantada em prol do combate à fome, no combate às drogas, no combate contra a criminalidade. Menos na FNH, que ainda não percebeu que seu público interno está pedindo muito pouco. O “Faculdade Mental” tem recebido muitos e-mails indignados sobre este assunto e fazemos dele mais uma de nossas bandeiras. O “endomarketing” da FNH precisa de uma correção de rumos. Não adianta apenas se comunicar com o aluno potencial se o aluno efetivo está insatisfeito. Ensinar Masllow é fácil.


Não deixem de enviar suas mensagens para nosso e-mail faculdade.mental@...com.br


EDITORIAL 35 - 07 DE ABRIL DE 2005 - O LANÇAMENTO DO SITE www.faculdademental.com.br
SILÊNCIO ENSURDECEDOR:
A história é repleta de personagens caçados ou amordaçados no seu direito de expressão. Vozes foram caladas, mas jamais os pensamentos. Movimentos foram dissipados, mas jamais seus ideais. "Libertas Quae Será Támem" (Liberdade, ainda que tardia). Esquartejaram Tiradentes, mas nunca seu ideal e sua luta. Mata-se o homem, mas seu brado ecoa mais vivo do que nunca entre nós. Os regimes socialistas e ditatoriais tentaram e conseguiram em alguns momentos, mas ao primeiro brado de liberdade, ditadores foram dizimados, muros derrubados, regimes abolidos, mostrando o quão ensurdecedor pode ser o despertar de um povo oprimido. Julgar os modelos e métodos de "resistência" adotados contra os regimes opressores, é fazer um juízo de valor que pouco acrescenta, sendo mais importante uma reflexão sobre a participação de estudantes, filósofos, sociólogos, acadêmicos, intelectuais e pessoas comuns que se opunham a um "poder ilegítimo" que não representava suas vozes, mas que as oprimiam e emudeciam. Muitos de nós, alunos da  FNH, só conhecemos esses fatos como história. Outros tantos, como professores, funcionários e mesmo alguns alunos, presenciaram a triste história do Brasil, cujo golpe militar completou 41 anos, em 31 de março passado. Ainda bem que não se comemora esta data.
O objetivo desse editorial é fazer "link" com um passado recente, para que ninguém esqueça de uma época negra e, para que ao menor deslize democrático, normalmente influenciado pelo poder, possa reavivar na memória, um tempo de censuras e injustiças. O “FM” tem a finalidade de levar informação a todos, sem exceção, reproduzindo a linguagem dos corredores e estabelecendo uma via de várias mãos. Não somos de esquerda, de centro ou de direita, mas humor, irreverência e crítica consciente, sempre responsável. Visamos à construção de relações amenas e sem censura, com a premissa básica de que todos possam se expressar.
Jamais haverá uma “FNH” consistente, se as pessoas que a compõem não utilizarem, com responsabilidade, o seu direito de expressão, refletindo ao mercado um diferencial da qualidade. Somos lidos e comentados por todos, apesar da percepção de que ainda existem alguns com receio para admitir abertamente. Calam-se as vozes, mas não os pensamentos e ideais. A maioria dos professores nos ensina a nunca desistir diante de obstáculos. Que não existe problema irreversível quando se quer e se tem a humildade para enfrentá-lo.
Por sua origem, a FNH nos dá a certeza de que jamais haverá censura, pois foram as Universidades Federais que através de greves e movimentos estudantis, se tornaram uns dos instrumentos mais importantes para soltar gritos de liberdade no final da década de 1970, rumo ao fim da ditadura militar. Senhores, graças a Deus não estamos mais em 1964. Uma grande e sensata parte do mundo, luta por integração para que não existam mais muros a serem derrubados. E nós temos que lutar juntos para que novos muros não sejam construídos, mas sim, novos horizontes límpidos, transparentes e livres. "Libertas Quae Será Támem". Acreditamos realmente nisso.


"Discordo daquilo que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de o dizeres" Voltaire.
"O riso é a distância mais curta entre duas pessoas". Vitor Hugo.


Cara, Carinha e Canalha


EDITORIAL 36 - ENFIM, LUZES NA RIBALTA
Para a grata surpresa de muitos, a FNH, neste semestre, agradou o público presente no evento realizado no Colégio Santo Agostinho. A começar pelo espaço, que é dos mais confortáveis entre os espaços usados habitualmente. Depois pelo palestrante, capaz de surpreender a platéia com uma história de vida repleta de ‘empreendedorismo’, riscos calculados, fracassos, sucessos e a consolidação de todos esses esforços. Na receita dessa carreira de sucesso, Rodrigo Mascarenhas prende as atenções com passagens inusitadas que ilustram com precisão a trajetória de um empreendedor de sucesso no Brasil. A segunda parte da surpresa ficou por conta da peça ‘Chá com Porrada’ que quebrou o tradicional clima de fim de festa com uma excelente dose de humor, arrancando gargalhadas escancaradas de todos os presentes. Uma trama bem divertida, bem trabalhada, conseguiu prender a atenção e provocar muitos risos. Professora Marlene morreu de rir. Nos é prazeroso poder citar aqui os eventos de sucesso promovidos pela FNH, tão prazeroso  quanto escutá-los nos corredores e nas salas, pois as pessoas estão falando bem de sua faculdade. Nosso desejo é que a FNH tenha absorvido os sinais, insistentemente, emitidos pelos alunos e que essa absorção envolva uma coleta de opinião mais presente, cujo termômetro não pode ser medido apenas nas horas de litígio. Uma assessoria de comunicação mais atuante é parte integrante do processo de crescimento da FNH, atuando com menos formalidade e criando ações, gerando informações que tenham sintonia com a comunidade. A FNH precisa conhecer melhor sua comunidade. E é a isso que se propõe o Faculdade Mental, informação, irreverência, humor (tem gente que diz que a gente só fala besteira) e, até mesmo as besteiras. Mas levamos também a informação, o sentido de coletividade, sociabilidade e a seriedade. Fazemos com espontaneidade, diversão, porque gostamos do ambiente em que estamos e acreditamos que todos podem também gostar.
Ficaremos aguardando ansiosos por novos sinais de mudanças que evidenciem uma indicação de que caminhamos no mesmo sentido, e que a comunidade de alunos deve continuar apostando nessa jovem instituição que está aniversariando nesse mês. Parabéns Novos Horizontes!!!. Que sejam novos os horizontes.


Cara, Carinha e Canalha


EDITORIAL 40 - 18 DE MAIO DE 2005 - O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO FM!
CARAS, CARINHAS E CANALHAS, PARABÉNS O PASSADO A DEUS PERTENCE


É muito bom olhar para trás e ver o quanto podemos comemorar. Uma simples brincadeira que visava dar “voz” à insatisfação dos alunos, evoluiu calmamente de um mero “documento.doc” para uma versão “.com.br”, tornando-se, assim, um canal de comunicação facultativo e democrático. O que importa quem são o Cara, o Carinha e o Canalha? Na verdade eles não são pessoas, mas vozes que se manifestam através das idéias e mensagens captadas e enviadas por todos os caras, carinhas e canalhas espalhados em cada sala, em cada corredor da FNH e que encontraram no Faculdade Mental um canal que diverte, reivindica, elogia, cobra, um veículo que muito mais colabora do que atrapalha. Mais do que nomes, valem as idéias. Mario Sobral, Victor Leal, Dr. Semana e Stanislaw Ponte Preta deram vida às idéias de Mário de Andrade, Aluísio Azevedo, Machado de Assis e Sérgio Porto. Foram eles menores por seus pseudônimos?
Um mestre citou recentemente que o “passado a Deus pertence”. E, por mais estranho que isso nos soe aos ouvidos, só quem constrói alguma coisa sabe o quanto esta afirmação é verdadeira, pois o passado nada mais é do que a concretização do que já foi um dia o futuro. E é este futuro que estamos ajudando a construir a cada linha escrita neste periódico. Sempre com muito humor e irreverência, mas responsabilidade. Não queremos aqui apenas divertir ou ironizar. Queremos usar destes instrumentos para colaborar com nossos colegas na construção de uma consciência acadêmica, social e profissional, para abrir espaço tanto ao questionamento quanto ao esclarecimento, pois a FNH não estará apenas formando administradores ou contadores, mas sim cidadãos cuja responsabilidade final é a transformação da sociedade, tendo a profissão como meio e a consciência social como juiz.
Estamos muito felizes com este primeiro ano de vida, com estas 40 edições onde com orgulho e dedicação falamos a todos os Caras, Carinhas e Canalhas da FNH. Não importa se somos, ou não, conhecidos ou reconhecidos. Não importa se, aos olhos de quem não nos reconhece, somos um “jornal marginal”. O importante é que você, aluno, nos reconheça e nos leia, pois todo esse esforço é dedicado a você. Voltando ao mestre, “o passado a Deus pertence”. O futuro? Estamos construindo a cada linha aqui escrita.
Não percam Quarta dia 18/05 às 20:40h., ato público em frente à Faculdade em homenagem ao aniversário do Faculdade Mental. Contamos com vocês!!!!!!!!!


EDITORIAL 64 - 01 DE DEZEMBRO DE 2005
FACULDADE  MENTAL. AGORA,  OFICIALMENTE, O JORNAL PARALELO DA FNH.


Já fomos chamados de imprensa marrom, de jornaleco, de jornal pirata, de jornal sem credibilidade e de outros tantos adjetivos pejorativos que até perdemos a conta. Há quem goste, há quem não goste, há quem leia, a quem não leia, mas não importa. Se o “Faculdade Mental” foi criado quase como uma brincadeira, há muito tempo não é mais. Contudo, não perdemos a irreverência, a malícia, o deboche, o tom crítico. Aliás, não perdemos nada em relação ao primeiro dia. Mas ganhamos muito. Ganhamos maturidade ao entender nossa função e desenvolvemos o senso de compromisso, a responsabilidade com as informações veiculadas e, principalmente, ganhamos muitos leitores.
Foram necessários vários meses para que a direção da FNH se dirigisse publicamente ao Faculdade Mental. E através de ninguém menos do que o Prof. Alfredo Melo, diretor geral da FNH. E, com certeza, os elogios nos envaidecem, ainda mais ao sabermos que é nosso leitor assíduo (está vendo só Ernani? Até o Prof. Alfredo nos lê). Contudo, mais do que vaidade, é o sentimento de vermos ampliada a nossa responsabilidade na conduta do FM. Não nos sentimos com mais, ou menos, autoridade para falar aos alunos, professores e direção da faculdade. Apenas o faremos ainda mais certos de que estamos cumprindo um papel importante dentro de nossa comunidade, e que, democraticamente, a direção da faculdade nos ouve.
O espaço da crítica jamais ocupará o espaço do elogio, quando este for merecido. O fato de reconhecer os esforços não ameniza a intensidade e as conseqüências de determinados erros. Mas entendemos, também, que os erros fazem parte de um processo construtivo, e só erra quem tem coragem de tentar acertar.
Ao longo destes 18 meses não pautamos nossa conduta em críticas sem sugestões. Sugerimos, sim, e poderíamos sugerir até muito mais. Mas, não podemos fazê-lo sem que exista a possibilidade do diálogo. Pedimos, então, que a FNH libere professores e funcionários para interagir com o FM. Não estamos falando de uma interação que crie polêmica, nem mesmo estabelecer diálogos sobre temas do cotidiano da faculdade. Estamos falando de contribuições efetivas, matérias relevantes, textos, materiais que colaborem na formação acadêmica e social de cada aluno.
Não há motivos para preocupação sobre a possibilidade do FM vir a acabar. Criamos um veículo que pretende sobreviver às pessoas que eventualmente passem pelo seu comando. Para isso, temos nos preparado e, preparado colaboradores que agreguem valor aos princípios do FM.
Assim, não importa se nos olham como imprensa marrom, jornaleco, jornal pirata, jornal sem credibilidade ou seja lá do que for. Aos que gostam e lêem o FM, muito obrigado. O reconhecimento da FNH só foi possível porque vocês acreditam em nós. Aos que não gostam e não lêem, uma dica: toda semana tem uma nova edição para vocês reverem suas opiniões.


Cara, Carinha e Canalha


FACULDADE MENTAL - O JORNAL PARALELO OFICIAL DA FNH
EDITORIAL 73 - PRIMEIRO SEMESTRE 2006


ENFIM, CONSEGUIMOS!!!


Não foi fácil colocar esse site novo no ar. Muita discussão, muita dificuldade, muito atraso e muito mico. Até gorila nós pagamos. Mas, está ele no ar, com muita coisa nova.
As novidades ficam por conta dos nossos novos colunistas, Professora Pasqualina tratando bem da nossa língua pátria e Professor X dando dicas e comentários, a coluna Fazendo Direito, integrando o pessoal do curso de Direito ao nosso
jornal, a coluna Turmas do FM, onde cada turma manda os seus recados, a coluna Pense, pra fazer todo mundo pensar mesmo, além da coluna "A Jente Herramos", onde serão colocadas as correções de erros de publicação e de informação, além, é claro, daqueles que vão pegar no nosso pé com qualquer “mancadinha”.
Marilene Carolina continua na ativa, assim como o Canalha, além das tradicionais Manchetes da Semana, Cantinho do Humor, Falou com o FM, Tá Falado!, Eu Digital, Formandos & Formados, Futebol Show, Rapidinhas e nosso Editorial.
A seção Trabalhos Publicados entra no ar na próxima semana, aberta à publicação de trabalhos de todo mundo. Fotos de eventos continuam mostrando tudo o que acontece com a comunidade da FNH.
Deu muito trabalho, mas também, agora, muita satisfação. Pode ser que o site até “dê pau”, afinal mesmo testado e aprovado, é informática e a gente nunca sabe o que pode esperar de um computador. Mas, tomara que não aconteça.
E, se acontecer, pode mandar mensagem xingando que a gente engole sem protestar.
O objetivo é que possamos agradar a gregos e troianos, até mesmo "quem não lê qualquer jornal". Críticas sempre vão aparecer. Torcemos para que apareçam sugestões também.
Esperamos que todos gostem do novo formato, das novas colunas e dos novos colaboradores. Nosso objetivo é fazer um jornal dinâmico, participativo e que consigamos interagir com cada vez mais alunos.
Se você gostou, divulgue para seus colegas da FNH. Se não gostou, fica quieto porque a gente precisa demais dessa audiência cativa!
No mais, tá chegando o Baile FNH 2006. Dia 7 de abril estaremos todos comemorando os 5 anos da FNH, dos quais somos parte integrante. O FM estará presente com todos os seus repórteres, ávidos por fofocas e fotos que serão publicadas na edição seguinte.
Já no mês de maio, quem faz aniversário é o FM. E nós vamos fazer barulho demaiiiiiiiiiiiiiissssssss. Preparem os ouvidos.
E é isso aí. Enfim, conseguimos. Esperamos que vocês consigam nos ver também.


Cara, Carinha e Canalha


FACULDADE MENTAL - O JORNAL PARALELO OFICIAL DA FNH
EDITORIAL 76 - PRIMEIRO SEMESTRE 2006


O D.A. DE HARRY POTTER


Talvez nem todos saibam o que exatamente é o D.A., mas quase todo mundo sabe quem é Harry Potter. E sabe que ele é um bruxo. E como, teoricamente, bruxaria pode tudo, misturando-se os ingredientes certos num caldeirão, está pronto o feitiço. Uma pitada de Administração, uma pitada de Ciências Contábeis e uma pitada de Direito, está pronto um D.A. pra bruxo nenhum por defeito. Bem ao estilo Harry Potter. Muito impressionante.
Na semana, véspera de semana de recesso, o assunto D.A. chegou a ser discutido por meia dúzia de três ou quatro pessoas. Mas elas discutiam sobre a criação de um D.A. e sobre a legitimidade, ou não, de se reunir as três ares num único Diretório Acadêmico.
Veio a Semana Santa e na segunda-feira seguinte surge do nada uma eleição, uma urna, uma chapa única. Os alunos são convidados por funcionários a votar. O assunto parece surpreender os poucos que param para ouvir o convite.
Dezessete de abril de 2006, 21:00 horas. A votação foi encerrada com míseras 21 assinaturas na ata da eleição. A urna tem mais de 50 votos, pois a lista não estava disponível na votação no turno da manhã.
O departamento de comunicação da FNH informa afixou informativo sobre a eleição do D.A. nos quadros de avisos. Poucos viram. Informa, também, que “alguém” foi nas salas de aula comunicar os alunos sobre a eleição. Nossa pesquisa de boca de urna não encontrou uma viva alma que tenha presenciado isso.
Como acreditamos em democracia plena, só podemos acreditar que esta eleição será impugnada e remarcada, através de um processo transparente e digno de uma instituição de ensino que oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.
Um processo mal Administrado, que na nossa Contabilidade gera prejuízo por infringir princípios básicos de um processo que deve ser feito Direito.
Não importa o poder da varinha de condão de Harry Potter se ele infringe os princípios do bem, do que é ético.
Não nos parece ético, também, que a chapa única não tenha se apresentado aos alunos, assim como os cargos eletivos disponíveis. Não podemos entender que o esforço de marketing para a eleição do primeiro D.A. da instituição possa ter se resumido a um informativo pregado no quadro de avisos. A divulgação do Baile 2006 mereceu maiores esforços e um trabalho de associativismo na divulgação do evento.
Louvamos a existência de pessoas que estão interessadas na promoção de um D.A. para a FNH, mas queremos conhecê-las e saber o que elas planejam. Mesmo sendo chapa única, temos que nos reservar o direito de votar em branco. Mas não é esse o objetivo. O que a comunidade FNH precisa é de um processo eleitoral transparente e justo. Que a chapa única se recandidate e se apresente ao seu eleitorado. Que os cargos eletivos sejam divulgados para que as pessoas interessadas participem democraticamente do processo. E que a eleição em si seja fartamente comunicada e não apenas informada.
A constituição de um D.A. único não é uma forma correta de se resolver o problema. Cada curso tem o seu D.A. representativo. O organismo que pode representar todas as áreas é o DCE e não o D.A., como estão tentando fazer.
O FM não quer participar do D.A. nem como veículo, nem nas pessoas de seus editores. Mas queremos apoiar a iniciativa pela qual tanto batalhamos. Mas queremos apoiar um D.A. democraticamente legitimado pelos alunos.
O ditado diz que cada povo tem o governo que merece. A comunidade da FNH não pode merecer a eleição de um D.A. saído de um conto de fadas. Mas se for mantido esse processo de bruxaria, merecemos ao menos bruxaria de boa qualidade, algum bruxo mais maduro do que Harry Potter. Para a área do ilusionismo, ficamos com David Cooperfiled.


Os Editores


FACULDADE MENTAL - O JORNAL PARALELO OFICIAL DA FNH - DOIS ANOS DE VIDA 
EDITORIAL 81 - PRIMEIRO SEMESTRE 2006


Nosso histórico, nossa missão, nossa visão e nossos valores (missão e visão vão mudar em breve), vocês já sabem, pois estão em nosso site www.faculdademental.com.br. O que vocês não sabem é que, apesar de um "trabalhão danado", é sempre um prazer escrever cada edição, participar de cada momento de nossa comunidade e estar sempre junto de vocês. Houve quem duvidasse da continuidade do FM após a formatura da última turma no final do ano passado. Pois é... Quase um semestre já passou e continuamos firmes, aliás, acreditamos que mais firmes do que nunca. Somos livres para expressar as vontades e os desejos de todos, principalmente dos alunos, que são a razão de nossa existência. Por isso, elogiamos quando há um mérito, mas não deixamos de criticar os deslizes democráticos como essa situação, no mínimo esquisita, da formação do DA. Em tempo, estamos dando uma pequena trégua nesse assunto, mas voltaremos com a carga toda no início de junho. Tudo por causa de um pequeno detalhe:
É ANIVERSÁRIO DO “FACULDADE MENTAL”!
Não importa a data exata, mas, sim, a comemoração. São dois anos de muita luta e dedicação. Já estamos na edição 81 e olha que não é fácil. No começo eram somente o Cara e o Carinha. Depois, o Canalha foi integrado ao grupo. Hoje, são inúmeros os Caras, Carinhas e Canalhas. No início era só uma folha de jornal e, com o passar do tempo, as matérias foram aumentando. Foram sendo criadas colunas e até um site, o qual também foi sendo modificado e adaptado e, pasmem, sendo acessado pela nossa comunidade, por outras Universidades, por diversas pessoas de BH e Minas Gerais, por outras capitais e cidades do Brasil como: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Vitória, etc., chegando até em outros países como: Chile, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra, Romênia etc.
Iniciamos com nosso site de forma tímida, com meros acessos casuais, mas, hoje, temos conseguido atingir marcas consideráveis, para a nossa estrutura, de mais de 330.000 “hits” por mês. Não podemos nos acomodar. Precisamos aumentar os acessos ao site, pois o “Faculdade Mental” é uma realidade, um motivo de orgulho e um diferencial para a nossa coletividade. Continuem acessando nosso site e participando de cada edição, criando novas turmas do FM e divulgando que sua faculdade tem um jornal
de verdade, que não é oficial, que é paralelo, mas que tem uma representatividade maior até que um DA.
Para que se tenha uma noção, já existem estudos para artigos ou teses sobre o “Faculdade Mental”, pois já foi pesquisado e não existe nada igual ao FM em Faculdades, pelo menos em nosso estado de Minas Gerais. Um empreendimento criado por alunos e saído das bases de uma estrutura acadêmica jovem, mas com professores marcantes e alunos fantásticos. Agradecemos a todos, porque o nosso FM não teria chegado nesses 2 anos de vida sem a participação e a dedicação de vocês.
Como não podia ser diferente, estamos preparando algumas surpresas para a próxima semana. Aguardem e participem! Fiquem ligados!


Cara, Carinha e Canalha


FACULDADE MENTAL - "SEMPRE PRESENTE" 
EDITORIAL 93 - SEGUNDO SEMESTRE 2006


"MERDA" PRA TODOS NÓS!!!!!!!!!!


Os bastidores do teatro nacional sabem muito bem do que estamos falando. Gerald Thomas um dos melhores diretores de espetáculos artísticos do Brasil, antes de cada apresentação deseja "Merda" pessoalmente a cada ator.
Calma gente! "Merda" no linguajar teatral não tem nenhum significado pejorativo com a intenção de denegrir qualquer pessoa, significa "Sucesso".
Somente após analisarmos toda essa conotação do significado da palavra "merda" no teatro podemos entender o por quê de uma Professora "mandar a merda" uma sala inteira de alunos de Direito e após aparte de um aluno, especificamente ele "ir a merda". Ela em toda sua sabedoria, peculiar aos grandes mestres, só poderia estar se referendo à "Merda" de Gerald Thomas e desejando sucesso a todos.
Jamais passará por nossos pensamentos que em pleno século XXI onde a busca por liberdade de expressão e democracia são metas prioritárias de muitos Governos, alguém utilize palavra "merda" no sentido pejorativo ofensivo por não concordância com a idéia de outrem.
Portanto, vamos aderir a onda da nossa digníssima professora de Direito e desejar sucesso a todos no linguajar do teatro.
Vamos todos a "Merda". Vai a "Merda" a Professora, vai a "Merda" o nosso querido D.A., vão a "Merda" nossos políticos e dirigentes.
Quem sabe assim, com tanta "Merda", poderemos obter sucesso!


Cara, Carinha e Canalha


FACULDADE MENTAL - "SEMPRE PRESENTE" 
EDITORIAL 98 - SEGUNDO SEMESTRE 2006


O PRIMEIRO INTERDISCIPLINAR A GENTE NUNCA ESQUECE.


Mentira. A maioria esquece sim. Se não esquecesse, mesmo, o processo do segundo, do terceiro, e assim por diante, não seria tão doloroso.
O fato é que todo interdisciplinar é assim. Um sufoco danado pra fazer o bendito,  uma “suadeira” descabida pra apresentar o dito cujo e uma ansiedade sem tamanho pela nota.
Por mais que o processo do projeto interdisciplinar tenha evoluído, melhorado, aperfeiçoado, ele ainda causa calafrios nos alunos. Parece que os alunos sentem o interdisciplinar como castigo semestral. Mas arriscamos a dar alguns indícios dos motivos para esse sentimento.
O “marketing” do interdisciplinar funciona mais ou menos como falar pra pro filho e pra empregada (que cuida dele o dia todo) como é importante comer verdura no almoço. Na frente da mãe os dois concordam. Quando ficam os dois sozinhos, a conversa é outra.
A forma como se anuncia, se valoriza e se cobra o interdisciplinar vende mais a grandeza acadêmica do projeto do que o valor intelectual que ele proporciona. É o conteúdo certo com o discurso errado.
Henry Ford pensou que o mundo não precisava de uma outra cor de carro que não fosse da preta.
É perceptível que os professores tem se engajado mais firmemente na condução do projeto interdisciplinar, mas ainda não são muitos os que entregam a ele, o que gera insegurança aos orientados, pois as contradições na forma como os professores orientam seus grupos ainda persiste.
Pra quem leva o interdisciplinar a sério, a colaboração que essa vivência proporciona ao aluno é indiscutível. E é tudo isso que o mercado de trabalho quer de um bom profissional.
O mercado informal de produção de trabalhos em geral é outro impedimento para que os alunos aproveitem melhor o projeto interdisciplinar. Essa informalidade contribui significativamente para a manutenção da ignorância em disciplinas significativas para quem pensa em ascender na vida profissional. É uma pena que a maioria só descobre isso quando não consegue obter resultados melhores por falta de uma dessas capacitações.
Estamos vivendo um momento de tensão mundial. A tensão política, bélica e religiosa, a fome, o desemprego, impõem a todos nós um stress de informações desanimadoras. Percebe-se claramente que muitos governantes mundiais carecem de diversos tipos de capacitações e qualificações para exercerem suas funções de chefes da nação. Isso conduz o mundo a conflitos provocados pela ignorância de quem não sabe e pela arrogância de quem sabe demais.
A vida profissional não é diferente disso. E como na política, pode-se enganar alguns por muito tempo, mas não se pode enganar a todos o tempo todo. Um dia a casa cai.
Louve-se, no entanto, que o projeto interdisciplinar tem evoluído e contribuído para ser um diferencial nas carreiras dos alunos. Mas ainda está faltando afinar o discurso com alunos e professores.
Henry Ford vendeu apenas carros pretos até alguém também começar a fabricar carros e de outras cores.


Cara, Carinha e Canalha

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
editoriais

27/08/2017
O DESESPERO... >>


09/04/2017
VEM AÍ UM ACORDÃO. >>


18/02/2017
VOCÊ ACHA QUE ESTÁ PREPARADO PRA REAGIR AO CONTEÚDO DAS DELAÇÕES? >>


30/12/2016
HÁ ALGO DE PODRE EM TODOS OS REINOS >>


08/10/2016
GOLPE! GOLPE! GOLPE! >>


04/09/2016
COMEMORAR? >>


23/08/2016
OLIMPÍADAS DO RIO... >>


02/07/2016
PASSANDO A LIMPO... >>


30/04/2016
BLÁ BLÁ BLÁ!!! >>


19/04/2016
IMPEACHMENT!!! >>


24/03/2016
FELIZ PÁSCOA! >>


21/02/2016
A HORA DO PLANETA >>


17/01/2016
2016 >>


19/12/2015
BOAS FESTAS... FELIZ ANO NOVO!!! >>


14/11/2015
A PAZ >>


26/09/2015
ABANDONO!!! >>


30/08/2015
EDUCAÇÃO X ENEM >>


14/06/2015
TRAVESSIA >>


01/05/2015
O DIA T >>


14/04/2015
12 DE ABRIL DE 2015 >>


22/03/2015
PÁTRIA EDUCADORA??? >>


14/03/2015
O INÍCIO, O FIM E O MEIO >>


07/03/2015
PARA SEMPRE >>


22/02/2015
ANO DIFÍCIL... >>


18/01/2015
FELIZ 2015 >>


11/12/2014
BOAS FESTAS >>


13/11/2014
OPOSIÇÃO >>


14/10/2014
EDUCAÇÃO SUPERIOR >>


17/09/2014
CORRUPÇÃO >>


31/08/2014
ELEIÇÃO >>


12/08/2014
OS CANDIDATOS >>


27/07/2014
O VOTO >>


13/07/2014
MAS É FUTENOBEL... >>


08/06/2014
A COPA >>


27/05/2014
COMPETIÇÃO... >>


08/05/2014
ESTUDOS... >>


23/04/2014
APAGÃO >>


08/04/2014
A VOZ DO POVO >>


21/03/2014
SONHO MEU... >>


08/03/2014
TRÁFICO HUMANO >>


22/02/2014
REFERÊNCIA >>


07/02/2014
MBA FINANCEIRO >>


24/01/2014
PENSADORES >>


15/01/2014
CONHECIMENTO >>


24/12/2013
FELIZ 2014 >>


15/12/2013
FELIZ NATAL >>


07/12/2013
EDUCAÇÃO >>


24/11/2013
ESTUDO X TRABALHO >>


16/11/2013
O ESTUDANTE >>


03/11/2013
FEMININO >>


26/10/2013
CIVILIDADE >>


19/10/2013
ESCRAVIDÃO >>


12/10/2013
HORAS DA VIDA >>


05/10/2013
CAPITAL HUMANO >>


25/09/2013
MAIS MÉDICOS? >>


13/09/2013
AS MELHORES >>


08/09/2013
SUA EXCELÊNCIA: A UNIVERSIDADE >>


31/08/2013
“NEM NEM” >>


24/08/2013
TRABALHO INFANTIL >>


17/08/2013
GRADUAÇÃO SANDUÍCHE >>


10/08/2013
PAI >>


03/08/2013
IDHM >>


20/07/2013
“MAIS MÉDICOS” >>


13/07/2013
BRASIL REAL >>


06/07/2013
O GIGANTE >>


27/06/2013
O PERFIL >>


20/06/2013
ESCOLA DE NEGÓCIOS >>


13/06/2013
VEDUCA >>


06/06/2013
QUALIDADE NO ENSINO >>


30/05/2013
IDF >>


25/05/2013
UM MUNDO JOVEM >>


05/05/2013
O PLANETA >>


29/04/2013
(DES)ORGANIZAÇÃO >>


21/04/2013
ENSINO SUPERIOR >>


12/04/2013
O TOMATE >>


06/04/2013
MATEMÁTICA >>


29/03/2013
COTAS >>


22/03/2013
CURRÍCULO >>


14/03/2013
O NOVO >>


07/03/2013
ENSINO MODELO >>


28/02/2013
“HARVARD BRASIL” >>


22/02/2013
WEBOMETRICS >>


14/02/2013
O ANO JÁ COMEÇOU... >>


07/02/2013
REALIDADE >>


31/01/2013
A LÁGRIMA >>


24/01/2013
BOA NOTÍCIA >>


19/01/2013
OS CAMPEÕES >>


13/01/2013
O GRANDE RISCO! >>


04/01/2013
O JOGO DO ANO >>


27/12/2012
FELIZ 2013 >>


20/12/2012
CARTÃO DE NATAL >>


13/12/2012
OLIMPÍADA >>


06/12/2012
PRESENTE DE NATAL >>


30/11/2012
VIDA EM REDE >>


23/11/2012
JOVENS INSPIRADORES >>


15/11/2012
UNIVERSITÁRIOS ESTUDIOSOS >>


08/11/2012
SEM FRONTEIRAS II... UM SHOW! >>


02/11/2012
DO YOU SPEAK ENGLISH? >>


25/10/2012
MONITORAMENTO EDUCACIONAL >>


18/10/2012
DINAMISMO GLOBAL >>


11/10/2012
PARABÉNS, PROFESSOR! >>


03/10/2012
VOTO CONSCIENTE >>


26/09/2012
ESCOLA LEGAL >>


20/09/2012
EU QUERO MINHA BIBLIOTECA >>


12/09/2012
VIRADA CULTURAL >>


05/09/2012
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO >>


30/08/2012
O LIVRO PROIBIDO >>


24/08/2012
A REPERCUSSÃO >>


15/08/2012
15 ANOS ATRASADOS >>


09/08/2012
PAI >>


05/08/2012
MENSALÃO >>


30/07/2012
EDUCAÇÃO: QUANTO VALE? >>


21/07/2012
FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


12/07/2012
MENOS UM... >>


05/07/2012
CONTINUA LINDO... >>


28/06/2012
O PLANETA >>


21/06/2012
TUDO PELO PODER >>


16/06/2012
ENEM 2012 >>


09/06/2012
O FUTURO >>


02/06/2012
MENSALÃO >>


25/05/2012
EXAME NACIONAL >>


12/05/2012
PARA SEMPRE >>


03/05/2012
COTAS >>


28/04/2012
TRABALHO >>


21/04/2012
INCONFIDÊNCIA >>


14/04/2012
PIAUÍ >>


05/04/2012
PÁSCOA >>


31/03/2012
BOLA PRA FRENTE >>


24/03/2012
BUG BRASIL >>


15/03/2012
MULHERES DE NEGÓCIOS >>


07/03/2012
SEM FRONTEIRAS... >>


29/02/2012
CIÊNCIA EM CHAMAS >>


22/02/2012
CARNAVAL MASCARADO... >>


18/02/2012
CARNAVAL UNIVERSITÁRIO >>


09/02/2012
A VIOLÊNCIA >>


02/02/2012
MARAVILHAS REAIS >>


28/01/2012
DÁ-LHE IMPOSTO!!! >>


19/01/2012
DESRATIZAÇÃO >>


13/01/2012
UM PAÍS VIOLENTO! >>


06/01/2012
2012: AO TRABALHO >>


31/12/2011
6ª ECONOMIA... >>


22/12/2011
O BRILHO DO NATAL >>


18/12/2011
VALORIZANDO AS UNIVERSIDADES >>


11/12/2011
CORRUP... AÇÃO! >>


03/12/2011
RETRATOS DO BRASIL >>


26/11/2011
PIZZA DE ÓLEO >>


19/11/2011
O APAGÃO >>


13/11/2011
IDH 2011 >>


02/11/2011
A MARCA >>


29/10/2011
VERDADE >>


22/10/2011
E A EDUCAÇÃO? >>


12/10/2011
PROFESSOR >>


05/10/2011
PODER LEGISLATIVO >>


28/09/2011
OBSERVATÓRIO DA CORRUPÇÃO >>


21/09/2011
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO >>


14/09/2011
A FALTA DE LOGÍSTICA >>


07/09/2011
NAÇÃO INDEPENDENTA >>


01/09/2011
INTELIGÊNCIA ONLINE >>


25/08/2011
A GREVE >>


18/08/2011
TODOS CONECTADOS >>


11/08/2011
TERRA DE SUPER-HERÓIS >>


04/08/2011
ABUSO >>


28/07/2011
AMIGO >>


21/07/2011
A LUTA PELA EDUCAÇÃO >>


17/07/2011
ECA 21 ANOS >>


10/07/2011
A CRISE OCULTA >>


01/07/2011
VAZIO >>


23/06/2011
AS ESTRADAS DO BRASIL >>


16/06/2011
OS PROJETOS >>


08/06/2011
APAGÃO NA EDUCAÇÃO >>


02/06/2011
100% FASHION >>


26/05/2011
PAL..ÇADA!!! >>


19/05/2011
POR UMA VIDA MELHOR? >>


12/05/2011
FESTIVAL DE BOLSAS >>


05/05/2011
MÃES >>


28/04/2011
O TRABALHADOR >>


26/04/2011
FELIZ NOVOS HORIZONTES >>


22/04/2011
PÁSCOA >>


14/04/2011
UM GRANDE EVENTO >>


08/04/2011
O TRIMESTRE >>


31/03/2011
COLABORAÇÃO CIENTÍFICA >>


26/03/2011
HORA DO PLANETA >>


17/03/2011
UNIVERSIDADE DA ÁGUA >>


10/03/2011
CARNAVAL CULTURAL >>


03/03/2011
CARNAVAL RESPONSÁVEL >>


27/02/2011
ÉÉÉÉ CARNAVALLLL >>


17/02/2011
PAÍS RICO É PAÍS "COM EDUCAÇÃO" >>


10/02/2011
TROTE RESPONSÁVEL >>


03/02/2011
PROFESSOR OU ATLETA? >>


27/01/2011
AULAS >>


20/01/2011
AÇÃO HUMANITÁRIA >>


13/01/2011
A PETIÇÃO >>


07/01/2011
O QUE MOVE O MUNDO? >>


30/12/2010
FELIZ 2011 >>


21/12/2010
O BOM VELHINHO >>


16/12/2010
RESPEITO - UMA MENSAGEM DE NATAL >>


09/12/2010
"PRESENTE" DE NATAL >>


02/12/2010
VOLUNTARIADO >>


25/11/2010
NUVEM PASSAGEIRA >>


20/11/2010
FELICIDADE >>


14/11/2010
PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO >>


04/11/2010
A PRIMEIRA >>


29/10/2010
EDUCAÇÃO >>


21/10/2010
CARTILHA DO ELEITOR >>


14/10/2010
O VOTO >>


07/10/2010
UMA FESTA... >>


02/10/2010
CHEGOU A HORA!!! >>


24/09/2010
ELEIÇÕES >>


17/09/2010
INFRAESTRUTURA >>


09/09/2010
RESPEITO >>


01/09/2010
O PIOR ANALFABETO >>


26/08/2010
A CAMPANHA >>


19/08/2010
ESCRITORES DO SÉCULO >>


12/08/2010
A EVOLUÇÃO >>


05/08/2010
O SEU DESTINO >>


29/07/2010
SALVE O ESPORTE >>


22/07/2010
GENEROSIDADE >>


15/07/2010
SAÚDE, BRASIL! >>


08/07/2010
O PROFISSIONAL >>


01/07/2010
ATITUDES E MUDANÇAS >>


24/06/2010
SAÚDE >>


17/06/2010
O GOL DA EDUCAÇÃO >>


10/06/2010
SALVE A SELEÇÃO! >>


03/06/2010
MEIO AMBIENTE >>


27/05/2010
BIBLIOTERNET >>


23/05/2010
O CÓDIGO >>


13/05/2010
A INVASÃO >>


07/05/2010
MÃE POETISA >>


29/04/2010
O TRABALHADOR >>


24/04/2010
PROPRIEDADE INTELECTUAL >>


15/04/2010
TERRA 2010 >>


08/04/2010
SAÚDE >>


01/04/2010
OS IMPRESCINDÍVEIS >>


25/03/2010
O PLANETA >>


19/03/2010
GOTA EM GOTA >>


11/03/2010
DIREITOS DO CONSUMIDOR >>


04/03/2010
INTEGRAÇÃO UNIVERSITÁRIA >>


25/02/2010
POLÍTICA AMBIENTAL >>


18/02/2010
REDUÇÃO DE CO2 >>


13/02/2010
CARNAVAL O ANO TODO >>


04/02/2010
ECOFOLIÃO - CARNAVAL CONSCIENTE >>


29/01/2010
FÉRIAS SUSTENTÁVEIS!!! >>


23/01/2010
CONTINUAMOS EM FÉRIAS... >>


15/01/2010
ESTAMOS EM FÉRIAS >>


23/12/2009
FELIZ ANO NOVO >>


17/12/2009
ESPÍRITO DE NATAL ECOLÓGICO >>


10/12/2009
SOLIDARIUS CORRUPTUS >>


04/12/2009
NATAL SOLIDÁRIO >>


25/11/2009
FIM DE ANO CONSCIENTE >>


19/11/2009
A PRIMEIRA CAPA, A GENTE NUNCA ESQUECE! >>


12/11/2009
A PRIMEIRA ELEIÇÃO, A GENTE NUNCA ESQUECE! >>


05/11/2009
GESTÃO PÚBLICA >>


29/10/2009
DEZ MIL >>


22/10/2009
PERGUNTAS NO AR... >>


15/10/2009
CIÊNCIA E TECNOLOGIA - C&T >>


08/10/2009
OUTUBRO LITERÁRIO >>


01/10/2009
RIO 2016 GRAUS >>


24/09/2009
EQUINÓCIO >>


17/09/2009
ALFABETIZAÇÃO >>


10/09/2009
A MÃO À PALMATÓRIA >>


03/09/2009
INDEPENDÊNCIA >>


26/08/2009
FESTIVAL DE SERIEDADE >>


20/08/2009
FALA SÉRIO! >>


18/08/2009
A LIXEIRA DO MUNDO >>


06/08/2009
DISPARATE >>


29/07/2009
ACABOU A MAMATA! >>


24/07/2009
AS FÉRIAS ESTÃO ACABANDO... >>


14/07/2009
CONTINUAMOS EM FÉRIAS!!! >>


09/07/2009
ESTAMOS EM FÉRIAS!!! >>


03/07/2009
15 ANOS, "REAL"MENTE! >>


25/06/2009
MEMÓRIA CURTA >>


19/06/2009
EDUCAÇÃO EM FOCO >>


11/06/2009
BULLYING – TIRE ESSA IDEIA DA CABEÇA >>


04/06/2009
DIREITOS HUMANOS, CINEMA E TELEVISÃO >>


28/05/2009
A ERA DA PROIBIÇÃO >>


18/05/2009
COMIDA É PASTO >>


13/05/2009
VESTIBULAR? NEM!!! >>


07/05/2009
FILHOS DA MÃE >>


01/05/2009
TEMPO DE TRABALHO >>


22/04/2009
O PERIGO DE FICAR VELHO >>


15/04/2009
TERRA, O PLANETA VALE A PENA >>


09/04/2009
*SOBRE CLIPES, TESOURAS, CONVÊNIOS E LUCROS* >>


01/04/2009
A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA >>


25/03/2009
O MUNDO ESTÁ PERDIDO >>


19/03/2009
POVO DO BRASIL >>


11/03/2009
BONUS SENSUS >>


04/03/2009
O SEGUNDO SEXO >>


25/02/2009
SERÁ QUE DECOLA? >>


19/02/2009
CARNAVAL SOLIDÁRIO >>


12/02/2009
CARNAVAL, PARA ESPANTAR A CRISE >>


06/02/2009
FEVEREIRO >>


29/01/2009
OLÁ...OI...HI...HOLA... SALUT...HALLO...CIAO... >>


22/01/2009
SÃO PAULO, FELIZ ANIVERSÁRIO! >>


15/01/2009
GENOCÍDIO >>


04/01/2009
INSENSIBILIDADE >>


02/01/2009
CONFRATERNIZAÇÃO E PAZ >>


25/12/2008
FELIZ 2009 >>


18/12/2008
FELIZ NATAL! COM MUITA EMOÇÃO! >>


11/12/2008
CORRUPÇÃO >>


04/12/2008
DIREITOS HUMANOS >>


28/11/2008
A PÁTRIA É MINHA LÍNGUA >>


20/11/2008
DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA >>


13/11/2008
O ESTUDANTE >>


06/11/2008
SINAL DOS TEMPOS, DE BONS TEMPOS >>


30/10/2008
O DUNGA DELES >>


22/10/2008
O POVO E O PODER >>


15/10/2008
O(A) PRIMEIRO(A) PROFESSOR(A)... >>


09/10/2008
PASSADO, PRESENTE E FUTURO >>


01/10/2008
CONSTITUIÇÃO >>


25/09/2008
VEREDAS >>


16/09/2008
VIROU MODA >>


09/09/2008
UMA ARTE >>


03/09/2008
INDEPENDÊNCIA >>


28/08/2008
O PODER DE ESCOLHA >>


21/08/2008
A LIÇÃO DAS OLÍMPIADAS >>


14/08/2008
UNIVERSIDADE X FACULDADE >>


07/08/2008
UMA SEMANA DE VOLTA ÀS AULAS >>


31/07/2008
VAMOS ÀS AULAS, DE FATO! >>


27/07/2008
LUGAR DE BRASILEIRO É NO BRASIL >>


14/07/2008
DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE >>


06/07/2008
CORRIDA ELEITORAL >>


02/07/2008
FECHAMENTO DE SEMESTRE >>


25/06/2008
FÉRIAS >>


19/06/2008
O ESTAGIÁRIO >>


12/06/2008
CAIPIRINHA DE SAQUÊ >>


05/06/2008
LIBERDADE >>


29/05/2008
MEIO AMBIENTE >>


23/05/2008
UM CARINHA COM CARA DE CANALHA - A FACULDADE É MENTAL >>


15/05/2008
COTAS NAS UNIVERSIDADES >>


10/05/2008
RETRATO DE MÃE >>


01/05/2008
MÃE É MÃE... >>


21/04/2008
DIA DO TRABALHO OU DIA DOS TRABALHADORES? >>


16/04/2008
ARROGÂNCIA >>


10/04/2008
LIBERDADE AINDA QUE TARDIA >>


03/04/2008
BALANÇO TRIMESTRAL >>


29/03/2008
QUEM NUNCA MENTIU? >>


21/03/2008
FELIZ PAZ...COA! FICÇÃO DA VIDA REAL! >>


14/03/2008
UMA GRANDE SEMANA A TODOS! >>


08/03/2008
CADA VEZ MAIS GENTE... >>


01/03/2008
DIA INTERNACIONAL DA REFLEXÃO >>


22/02/2008
CUBA SE DEU BEM. E CASTRO? >>


15/02/2008
DE VOLTA PARA O FUTURO >>


07/02/2008
BEM-VINDOS A 2008! >>


30/01/2008
O CARNAVAL DOS CARNAVAIS >>


24/01/2008
JANEIRO – UM MÊS DE COMEMORAÇÃO >>


19/01/2008
QUEM MERECE A SOMBRA??? >>


12/01/2008
PORQUE NO TE CALLAS, ALDO REBELO? >>


30/12/2007
O FUTURO JÁ COMEÇOU... >>


23/12/2007
FELIZ 2008! FELIZ ANO NOVO! >>


16/12/2007
FELIZ NATAL!!! >>


10/12/2007
NÓS E A CPMF >>


03/12/2007
PROFESSOR ESPORTE >>


30/11/2007
PRESENTE ANTECIPADO DE NATAL >>


19/11/2007
ESPÍRITO JOVEM >>


17/11/2007
ORGULHO NACIONAL >>


05/11/2007
VAMOS REPROCLAMAR A REPÚBLICA >>


02/11/2007
PRA FRENTE BRASIL! >>


27/10/2007
A DITADURA DA DEMOCRACIA >>


20/10/2007
UM FUTURO MELHOR... >>


14/10/2007
PRESENTE, PROFESSOR! >>


05/10/2007
CUIDADO, CRIANÇAS. >>


24/09/2007
ÉTICA JÁ... >>


16/09/2007
RESSACA MORAL >>


10/09/2007
ALI BABÁ E OS OITENTA LADRÕES >>


07/09/2007
INDEPENDÊNCIA... >>


31/08/2007
PARCERIA >>


20/08/2007
MELHORES PRÁTICAS >>


14/08/2007
TRABALHO EM EQUIPE >>


12/08/2007
QUEBRANDO PARADIGMAS >>


03/08/2007
POR VOCÊ, VALE A PENA! >>


29/07/2007
ATÉ ONDE VALE A PENA? >>


08/07/2007
ATÉ ONDE VALE A PENA? >>


01/07/2007
ACABOU-SE O QUE ERA DOCE >>


23/06/2007
PRATA DA CASA FAZ MILAGRE, SIM. >>


17/06/2007
VOCÊ NÃO FOI? POIS PERDEU! >>


07/06/2007
ÓTIMO? BOM? REGULAR? RUIM? PÉSSIMO? >>


28/05/2007
FNH PARA O PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA >>


21/05/2007
COMO É DIFÍCIL DEPENDER DOS OUTROS! >>


14/05/2007
CARACA! TRÊS ANOS! >>


13/05/2007
É MASSA MAIS UMA VEZ... >>


01/05/2007
SE O GALO NÃO FAZ 4, NÓS FAZEMOS. >>


30/04/2007
A VIOLÊNCIA ESTÁ NA NOSSA PORTA >>


17/04/2007
DIA DO TRABALHO: VAMOS COMEMORAR O QUE? >>


15/04/2007
O BAILE DO MASSA FOI HOJE, O DA FNH É DIA 20! >>


29/03/2007
NA FEIJOADA DO FM, ATÉ O PORCO SE DEU BEM! >>


22/03/2007
NÓS NÃO SOMOS IGUAIS... >>


18/03/2007
QUE CAVIAR QUE NADA! PANELA BOA FAZ É FEIJOADA!!!!! >>


08/03/2007
PANELA VELHA É QUE FAZ COMIDA BOA. SERÁ? >>


04/03/2007
QUEM VÊ CARA, CARINHA E CANALHA, NÃO VÊ CORAÇÃO. >>


22/02/2007
FNH. SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO! >>


04/02/2007
CALOUROS E VETERANOS, O FM ESTÁ NO AR! >>


17/12/2006
FELIZ NATAL! FELIZ 2007! >>


07/12/2006
NOVOS HORIZONTES NA NOVOS HORIZONTES >>


21/11/2006
100SACIONAL! SÓ OS MELHORES EDITORIAIS 1,2,16,32,35,36,40,64,73,76,81,93,98. >>


15/11/2006
100SACIONAL! ACREDITE, SE QUISER! >>


11/11/2006
O PRIMEIRO INTERDISCIPLINAR A GENTE NUNCA ESQUECE. >>


05/11/2006
SAUDADE...MAS DE OLHO NO FUTURO! >>


28/10/2006
OS ARROGANTES SE F......!!!!!!!!! >>


22/10/2006
VERDE-AMARELO >>


14/10/2006
"MERDA" PARA TODOS NÓS II - O RESGATE >>


08/10/2006
"MERDA" PRA TODOS NÓS!!!!!!!!!! >>


26/09/2006
VOTE CONSCIENTE – NÃO FUJA DA RESPONSABILIDADE >>


21/09/2006
JÁ DECIDIU EM QUEM VAI VOTAR? >>


17/09/2006
SABEM DA ÚLTIMA DO DA? >>


10/09/2006
SETE DE SETEMBRO. ONZE DE SETEMBRO. >>


03/09/2006
INTERDISCIPLINAR. QUEM ENGANA QUEM? >>


27/08/2006
PORQUE PEGAMOS TANTO NO PÉ DO DA? >>


20/08/2006
Ó NÓIS AQUI! DE NOVO! >>


27/06/2006
FIM DE FESTA. FIM DE SEMESTRE. >>


17/06/2006
NOSSA HOMENAGEM AO BUSSUNDA! >>


07/06/2006
Quem nunca fez um Control C + Control V que atire a primeira pedra >>


01/06/2006
FACULDADE MENTAL – RUMO AO TRI >>


23/05/2006
UM BRINDE! SAÚDE! >>


18/05/2006
ESTÁ "TUTTO" ERRADO >>


09/05/2006
EDITORIAL 79 >>


30/04/2006
"DEMOCRASSIA" >>


27/04/2006
AULA DE MATEMÁTICA >>


27/04/2006
O D.A. DE HARRY POTTER >>


06/04/2006
Editorial >>


30/03/2006
POR QUÊ DEVEMOS IR AO BAILE? >>


20/04/2006
ENFIM, CONSEGUIMOS!!! >>


20/04/2006
MENSAGENS, MENSAGENS, MENSAGENS,... >>