Faculdade Mental
COLUNA DO CANALHA - 03/03/2011
  

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
-

O CENTENÁRIO
English:
http://www.internationalwomensday.com/
http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd/
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado pela primeira vez em 8 de março de 1911. Esse ano celebra-se o Centenário da data com o tema:
"Igualdade de acesso à educação, formação e ciência e tecnologia: o caminho para o trabalho decente para as mulheres" (Equal access to education, training and science and technology: Pathway to decent work for women).
Parabéns à todas as mulheres do mundo por suas conquistas do passado, do presente e do futuro.
Mais detalhes:
http://www.internationalwomensday.com/
http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd/


A “BEAUVOIR” DE CADA UMA
Sempre que tenho oportunidade como em datas como esta, embora o admita diariamente, me agrada comentar sobre a “evolução” da mulher no cenário mundial apesar de toda a cultura machista que dominava este cenário e que infelizmente ainda domina certos países. Minha base ou ponto de partida, ainda que não seja necessariamente a marca, tem se fixado no advento do episódio que originou a instauração do “Dia Internacional da Mulher”. Desta vez, entretanto eu gostaria de retornar um pouco mais no tempo, não exatamente em janeiro de 1908 quando do seu natalício, mas nos anos subsequentes a 1930 quando já lecionando se permite a relacionamentos e atividades um tanto quanto digamos, diferentes ou não bem vistos pela comunidade da época. Estou me referindo a Simone-Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, ou como ficou conhecida - Simone de Beauvoir. Nasceu em Paris, estudou numa escola para moças, mas não se tornou uma casada ou foi para o convento como era o destino de muitas delas. Graduou-se em letras, matemática e filosofia, sendo letras com uma menção “bien” (bom) e matemática “très bien” (muito bom). Quanto à filosofia conseguiu sua “agrégation” (licenciatura para professora titular de nível superior) em segundo lugar, por uma diferença de dois pontos, atrás de nada menos que Jean-Paul Sartre, com quem manteve um relacionamento de concubinato até a morte. Decidiu ser professora, embora já soubesse que escritora seria o seu destino. Por conta de uma acusação infundada (corrupção de menores) foi impedida de lecionar na França. O reitor achou inadmissível manter no corpo docente uma mulher que não era casada, mas vivia em concubinato. Não tinha domicílio fixo, residia em hotéis, corrigia os trabalhos das alunas em cafés e dava aulas sobre escritores homossexuais como Proust e Gide. Além disso, Simone demonstrava profundo desprezo por toda a disciplina moral e familiar. No seu primeiro romance, “A convidada” ela explora a liberdade. Depois em “Memórias de uma moça bem comportada”, critica os valores burgueses. Em “O segundo sexo” explora abertamente a sexualidade feminina e o corpo da mulher, sendo muito criticada por amigos e inclusive tendo a reprovação do Vaticano. Em 1974 assina o “Manifesto das 343” admitindo como outras, ter feito um aborto ilegal, coisa que não havia acontecido e exigem direito à contracepção gratuita e ao aborto legal seguro. No próximo ano o aborto é legalizado na França. Torna-se presidente da “Liga dos direitos da Mulher” e mais tarde ganha o Premio Jerusalém, concedido aos escritores que promovem as liberdades individuais. Entre tantas características desta notável mulher, uma que a marcou bastante foi a sempre manifestação da verdade. Por causa do nome Beauvoir, recebeu o apelido de Castor (beaver, em inglês), mais precisamente pelo espírito construtor que o animal simboliza.
Ela esteve sempre à frente do seu tempo e embora tenha sofrido com as opressões por conta dos modelos, nunca se abateu dos seus propósitos e daquilo que acreditava, tendo em mente que cada um é responsável por si.
No Dia Internacional da Mulher e na impossibilidade de destacar todas individualmente, destaco Simone de Beauvoir como um modelo, ainda que não sigamos modelos, de movimento contra estereótipos e de levante contra opressões de qualquer tipo, como as que a mulher sofreu e infelizmente ainda sofre em alguns países ou mesmo no Brasil. Espero que a cada dia desperte em vocês a sua própria “Simone de Beauvoir”, conhecedoras de seus direitos, da sua força e das suas obrigações, principalmente como gente. De construir um mundo melhor e mais justo. De difundir a igualdade e a justiça. De mostrar a importância do amor e mostrar o bem que faz a harmonia entre os povos, ainda que entre eles haja homens e outras “coisas” que como homens pensam serem donos de vidas e manipuladores de destinos. Peço ainda que vocês não deixem de espalhar pelo mundo a graça que a mulher tem e a expressão do olhar, que infelizmente (ou não) tenho que admitir, desconcerta completamente o “sexo frágil” -  os homens.
Feliz Dia Internacional da Mulher, e que a cada ano possamos constatar a igualdade de todos quanto aos direitos de cada um.
Por: Eribaldo Bezerra dos Santos (Eddy)
São Paulo, 04 de março de 2011.


ORIGENS DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A origem do Dia Internacional da Mulher, data significativa na luta pelos direitos das mulheres, vem sendo distorcida no Brasil e em diversos países. Na cobertura midiática, o dia 8 de março é associado a um incêndio que teria acontecido em 1857 em Nova York e provocado a morte de 129 trabalhadoras têxteis. Elas teriam sido queimadas como punição por um protesto por melhores condições de trabalho.
É importante destacar que houve, de fato, um incêndio, só que em 25 de março de 1911 e de forma diferente da narrada pela imprensa.
As chamas começaram quando um trabalhador acendeu um cigarro perto de um monte de tecidos e alastraram-se rapidamente. As portas das escadas de incêndio estavam trancadas por fora, para evitar que os funcionários saíssem mais cedo. O saldo foi de 146 vítimas fatais, 13 homens e 123 mulheres.
No edifício, funciona hoje a Faculdade de Química da Universidade de Nova York. O incêndio na Triangle Shirtwaist Company foi importante para a melhoria das condições de segurança de trabalhadores como um todo, e não apenas das mulheres, já que também havia homens entre as vítimas.
Um ano antes, em 1910, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, a alemã Clara Zetkin propôs que fosse designado um dia para a luta dos direitos das mulheres, sobretudo o direito ao voto.
Ou seja, o Dia Internacional da Mulher já existia antes do incêndio, mas era celebrado em datas variadas a cada ano.
Para compreender a escolha do 8 de março, remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano. Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos. No dia seguinte, eram mais de 190 mil.
Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao contrário, eles se uniram às mulheres.
Aquele protesto espontâneo transformou-se no primeiro momento da Revolução de Outubro. A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita em 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado.
Mas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, em decorrência dos interesses do poder no período, seu conteúdo emancipatório foi se esvaziando. No fim dos anos 1960, a data foi retomada pela segunda onda do movimento feminista, ficando encoberta sua marca comunista original. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Para além da distorção dos fatos históricos, um aspecto diferencia fundamentalmente a participação das mulheres nos dois episódios.
No incêndio da Triangle Shirtwaist, a mulher é vítima da opressão dos patrões e do fogo. Já nos protestos de 1917, ocupa uma posição de protagonismo. Encoberto, o fato deixa de mostrar a participação política das mulheres na construção de uma revolução que tem papel importante para a história mundial.
Adriana Jacob Carneiro, jornalista, é mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora em gênero e mídia do grupo Miradas Femininas.
Fonte: Folha de S.Paulo - 08/03/11.
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia:
http://www.ihac.ufba.br/portugues/category/pos-graduacao/


Blog do Hermíno: http://www.herminio.com.br/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
canalhisses

27/08/2017
O PAÍS DO KKKKKKKKKKKKK >>


09/04/2017
E LÁ SE FORAM 2 ANOS (TEXTO DE MARÇO DE 2015) >>


18/02/2017
AI QUE VONTADE DE... >>


30/12/2016
BIEN VENIDO A BRAZUELA >>


08/10/2016
DIFÍCIL EXPLICAÇÃO... >>


04/09/2016
TRATAMENTO... >>


23/08/2016
REFLEXÃO OLÍMPICA... >>


02/07/2016
REFORMA POLÍTICA SEM UMA BOA FAXINA NÃO VAI RESOLVER NADA >>


30/04/2016
REFORÇO À DEMOCRACIA >>


14/03/2016
POR UM BRASIL MELHOR! >>


21/02/2016
NÃO SEI PARA VOCÊS, MAS, PARA NÓS... >>


17/01/2016
NÃO FOI SÓ O BRASIL QUE FALIU. É, VOCÊ TAMBÉM FALIU. >>


19/12/2015
POR UM 2016 DIFERENTE... >>


14/11/2015
NÃO ESPERE UMA INTERVENÇÃO. MUITO MENOS DIVINA. >>


26/09/2015
SOMOS TODOS??? >>


30/08/2015
NÃO VÁ TRABALHAR AMANHÃ... >>


14/06/2015
A VIDA DEPOIS DAS ASPAS >>


01/05/2015
POSICIONAMENTO POLÍTICO. TER OU NÃO TER, >>


14/04/2015
O RATO QUE FINGE QUE RUGE >>


22/03/2015
QUATRO ANOS DESASTROSOS... >>


14/03/2015
E O MEU AMIGO ZÉ SE FOI >>


07/03/2015
ISSO QUE VOCÊ FEZ FOI COISA DE CANALHA >>


22/02/2015
UM NOVO PONTO DE VISTA... >>


18/01/2015
INSENSATEZ... >>


11/12/2014
RETROSPECTIVA PAPAI NOEL 2014... >>


13/11/2014
CARTA ABERTA À COMUNIDADE INTERNACIONAL >>


14/10/2014
ARCA... >>


17/09/2014
CONTROLE CONTÍNUO >>


31/08/2014
COISAS DE CANALHA... >>


12/08/2014
MOMENTOS ESTRESSANTES >>


27/07/2014
A COPA DAS REDES SOCIAIS... >>


13/07/2014
FRANGO À MODA DA CASA >>


08/06/2014
OLHA A COPA AÍ, GENTE... >>


28/05/2014
POLÍTICA... >>


08/05/2014
A MENTE... >>


23/04/2014
CADA PAÍS... >>


08/04/2014
CANDIDATO RECUSADO... >>


21/03/2014
CAMINHO DE CASA >>


08/03/2014
MUITAS EMOÇÕES... >>


22/02/2014
BONECOS DE OLINDA!!! >>


07/02/2014
NECESSIDADES BÁSICAS... >>


24/01/2014
SOMOS TODOS NAVEGADORES... >>


14/01/2014
ACORDA BRASIL!!! >>


24/12/2013
NO RIO, LEI ISENTA “MACUMBA” E FLOR PARA IEMANJÁ DE MULTA >>


15/12/2013
JARDIM DO ÉDEN MODERNO... >>


05/12/2013
À LA MUSSUM... >>


24/11/2013
CALENDÁRIO PIRELLI >>


16/11/2013
NINGUÉM ESCAPA... >>


03/11/2013
OS MELHORES LUGARES PARA CHORAR NO CAMPUS >>


26/10/2013
SIMPLES ASSIM... >>


19/10/2013
FALANDO SÉRIO... >>


12/10/2013
PARÓDIA UNIVERSITÁRIA >>


05/10/2013
AS FALANTES... >>


25/09/2013
CAFÉ PENDENTE >>


13/09/2013
PRONÚNCIA CORRETA >>


08/09/2013
A LINGUAGEM DOS PRATOS... >>


31/08/2013
JARDINS SUSPENSOS E... >>


24/08/2013
CHARGES EXPÕEM MUDANÇAS POLÍTICAS DOS ÚLTIMOS 40 ANOS >>


17/08/2013
A CERVEJA >>


10/08/2013
ESTÉTICA DA GAMBIARRA >>


03/08/2013
CONCEITOS DE BELEZA >>


20/07/2013
AQUI TUDO ACABA EM PIZZA!!! >>


13/07/2013
ANTIVAZAMENTO >>


06/07/2013
SARCASMO NA INTERNET >>


27/06/2013
SACOLA GRADUADO >>


20/06/2013
COMO ESTOU DIRIGINDO? >>


13/06/2013
IN CAT WE TRUST >>


06/06/2013
FAÍSCAS IMPUNES >>


30/05/2013
CONHECIMENTO >>


18/05/2013
A “EVOLUÇÃO” DOS TEMPOS >>


05/05/2013
COLOQUE-SE NO SEU LUGAR >>


29/04/2013
PLATAFORMA EDUCACIONAL >>


21/04/2013
LIBERDADE DE EXPRESSÃO >>


12/04/2013
MOVIMENTO >>


06/04/2013
A VITÓRIA DA FEIJOADA >>


29/03/2013
CAMISINHA DO FUTURO >>


22/03/2013
GEDC AIRBUS DIVERSITY AWARD >>


14/03/2013
ZUMBIS NO ACELERADOR >>


07/03/2013
AMPLIFICA SUS VOCES >>


28/02/2013
HOMO FLORENSIENSIS >>


22/02/2013
MUSEU DE GRANDES NOVIDADES >>


14/02/2013
BRASIL!!! >>


07/02/2013
CARNAVAL DE BACANA >>


31/01/2013
A ONDA... >>


24/01/2013
OS 10 MAIORES DA TV BRASILEIRA... >>


19/01/2013
ALGEMAS DE OURO >>


13/01/2013
CARNAVAL 2013 >>


04/01/2013
IMPOSTOS – VISÃO GLOBAL >>


27/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS VI >>


20/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS V >>


13/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS IV >>


06/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS III >>


30/11/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS II >>


23/11/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS I >>


15/11/2012
CONTE ATÉ 10... >>


08/11/2012
O BRASIL CRESCE NA LEITURA >>


02/11/2012
MALANDRO E BOA-PINTA >>


25/10/2012
VALEU, STF >>


18/10/2012
OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA >>


11/10/2012
O DIA DAS CRIANÇAS! >>


03/10/2012
A HORA DO VOTO >>


26/09/2012
O CÉREBRO >>


20/09/2012
CANAL DO OTÁRIO >>


12/09/2012
BRAZUCA OU BRASUCA? >>


05/09/2012
A ESTÁTUA >>


30/08/2012
AULAS NA WEB >>


24/08/2012
A FILA >>


15/08/2012
AS MÍDIAS SOCIAIS BEM EXPLICADAS... >>


09/08/2012
EXCELÊNCIAS: “AGORA POLÍTICO SUJO TÁ FERRADO” >>


05/08/2012
PROBLEMAS COM E-MAILS!!! >>


30/07/2012
SOBRA DA OBRA >>


21/07/2012
FELIZ ANIVERSÁRIO!!! >>


12/07/2012
HORIZONTES URBANOS >>


05/07/2012
U.FRAME >>


28/06/2012
CIDADES LIMPAS >>


21/06/2012
GENTILEZA URBANA >>


16/06/2012
E-FARSAS >>


09/06/2012
AINDA VAI DEMORAR... >>


02/06/2012
CANNABIS >>


25/05/2012
FOCO: CAMPANHA DE DOENÇA RARA TEM EXPOSIÇÃO DE FOTOS >>


12/05/2012
SE MEUS LIVROS FALASSEM... >>


03/05/2012
ESPORTE X POLÍTICA >>


28/04/2012
COMIDA DI BUTECO >>


21/04/2012
O DIA DO BASTA >>


14/04/2012
OS 10 MELHORES EMPREGOS DE 2012 >>


05/04/2012
A FOTÓGRAFA! >>


31/03/2012
ORGANIZAÇÃO... >>


24/03/2012
4 LUGARES ONDE MORRER NÃO É PERMITIDO... >>


15/03/2012
CERVEJA VIA WEB >>


07/03/2012
UNICAMP A LÁPIS >>


29/02/2012
USP É A UNIVERSIDADE QUE MAIS FORMA DOUTORES >>


22/02/2012
WADI FAYNAN >>


18/02/2012
"NO CARNAVAL ROLA DE TUDO, SÓ NÃO ROLA SEM CAMISINHA" >>


09/02/2012
EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES >>


02/02/2012
O ESPAÇO QUE AS PESSOAS OCUPAM >>


28/01/2012
ARTE COLETIVA >>


19/01/2012
BARBIE LINDA E CARECA! >>


13/01/2012
GUANTÁNAMO >>


06/01/2012
NOSSA SRA. DA AMAZÔNIA >>


31/12/2011
AÇOUGUE CULTURAL T-BONE >>


22/12/2011
PROJETO EDUCAÇÃO ALÉM DOS MUROS >>


18/12/2011
EIS QUE JESUS RETORNA A TERRA... >>


11/12/2011
PRÊMIO JOVEM CIENTISTA >>


03/12/2011
RANKING DA CORRUPÇÃO 2011 >>


26/11/2011
FIM DA BANDIDAGEM NO CONGRESSO NACIONAL >>


19/11/2011
MEMÓRIA >>


13/11/2011
CHRIST TO COKE, HOW IMAGE BECOMES >>


02/11/2011
A GRANDE PERGUNTA! >>


29/10/2011
TEM ALGO ERRADO NA ESCOLA. É HORA DE CORRIGIR. >>


22/10/2011
THROWABLE PANORAMIC BALL CAMERA >>


12/10/2011
SOS VOTO >>


05/10/2011
AS PLANTINHAS DA DONA WANDA >>


28/09/2011
CINEMA: PROIBIDO PROIBIR (O MINEIRO E O QUEIJO) >>


21/09/2011
DIA MUNDIAL... >>


14/09/2011
CSF WORLD'S LARGEST WATER BALOON FIGHT 2011 >>


07/09/2011
CÂNCER DE MAMA >>


01/09/2011
O LIXO DA SOCIEDADE, NOVINHO EM FOLHA >>


25/08/2011
UM PAÍS LATINOAMERICANO >>


18/08/2011
HISTÓRIA DO BRASIL >>


11/08/2011
CONDENADOS À FOME >>


04/08/2011
FEIRA GUIA DO ESTUDANTE >>


28/07/2011
CIÊNCIA SEM FRONTEIRA >>


21/07/2011
DIA DE MANDELA >>


17/07/2011
CRACK DESTRÓI >>


10/07/2011
DESENHO ANIMADO DE 1950 >>


01/07/2011
ENSINA! >>


23/06/2011
IDEA TO PRODUCT LATIN AMERICA >>


16/06/2011
COMO INVESTIR PARA MELHORAR O APRENDIZADO >>


08/06/2011
PACTO PELA VIDA >>


02/06/2011
QUEM É VOCÊ NA INTERNET? >>


26/05/2011
1 D1A CONTRA O CÂNCER >>


19/05/2011
MARKETING SOCIAL NO SURF >>


12/05/2011
ZERO RÚPIAS >>


05/05/2011
O MELHOR PAÍS PARA SER MÃE >>


28/04/2011
O PRESIDENTE É AMERICANO!!! >>


26/04/2011
PARABÉNS!!! >>


22/04/2011
FELIZ ANIVERSÁRIO FNH >>


14/04/2011
UM BRINDE >>


08/04/2011
"A" FACULDADE >>


31/03/2011
O BAILE >>


26/03/2011
O LIVREIRO DO ALEMÃO >>


17/03/2011
GOOGLE LANÇA SERVIÇO PARA ACHAR VÍTIMAS >>


10/03/2011
VÁ DE BIKE >>


03/03/2011
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


27/02/2011
PRÊMIO BRASIL SORRIDENTE >>


17/02/2011
CONFISSÕES VIA iPAD OU iPHONES >>


10/02/2011
ESPAÇO ABERTO >>


03/02/2011
MAPA DO BRASIL VISTO POR PAULISTAS >>


27/01/2011
TODOS CONTRA A DENGUE >>


20/01/2011
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA >>


13/01/2011
COPA DE LITERATURA BRASILEIRA >>


07/01/2011
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL >>


30/12/2010
RIO DE JANEIRO >>


21/12/2010
BRASILIS >>


16/12/2010
POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO >>


09/12/2010
113 ANOS DE BEAGÁ!!! >>


02/12/2010
IMAGEM DOS POVOS >>


25/11/2010
DOE VIDA >>


20/11/2010
CRECHE CANTINHO DO BEBÊ >>


14/11/2010
VALE-TUDO >>


04/11/2010
LUZ, CÂMERA... POLÍTICA! >>


29/10/2010
BULLYING >>


21/10/2010
EU VISTO SUSTENTABILIDADE >>


14/10/2010
BLOGS DO ALÉM >>


07/10/2010
BLOG DO ENÉAS >>


02/10/2010
BLOG DO JUSCELINO >>


24/09/2010
VOTAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA NO STF >>


17/09/2010
TIMES HIGHER EDUCATION - RANKING >>


09/09/2010
FACULDADE MENTAL >>


01/09/2010
POLÍTICA - PARA NÃO SER IDIOTA >>


26/08/2010
OUTDOORS DA VIDA >>


19/08/2010
TWITTER NARCISISTA >>


12/08/2010
9º FESTIVAL LIXO E CIDADANIA >>


05/08/2010
ONE DEGREE LESS >>


29/07/2010
VI CONGRÈS MONDIAL D'ADMINISTRATION >>


22/07/2010
FUNDO DE CAPITAL SEMENTE >>


15/07/2010
5º FESTIVAL DA LOUCURA >>


08/07/2010
A MENOR REDE DE TV DO MUNDO >>


01/07/2010
MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO >>


24/06/2010
OS MELHORES MOMENTOS >>


17/06/2010
A COPA DO MUNDO... >>


10/06/2010
A LOGOMARCA >>


03/06/2010
9º PRÊMIO MARKETING BEST SUSTENTABILIDADE >>


27/05/2010
PROJETO LIVRO DE RUA >>


23/05/2010
VIVA A LEITURA! >>


13/05/2010
O DIA 13 DE MAIO E UM DEBATE NECESSÁRIO >>


07/05/2010
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ETHOS 2010 >>


29/04/2010
2ª OLIMPÍADA DE ATUALIDADES >>


24/04/2010
DOE PALAVRAS >>


15/04/2010
PROJETO DE LEI FICHA LIMPA >>


08/04/2010
UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR >>


01/04/2010
PROTESTO MASCARADO >>


25/03/2010
NOVO FM... >>


19/03/2010
OS EXTERMINADORES DO FUTURO >>


11/03/2010
ALFINETANDO IDEIAS >>


04/03/2010
"PORTAL BRASIL" >>


25/02/2010
A HISTÓRIA... AH! A HISTÓRIA... >>


18/02/2010
A LEI DE PARKINSON >>


13/02/2010
VOLTA ÀS AULAS >>


04/02/2010
AMOR RADICAL >>


29/01/2010
LIÇÕES BÁSICAS DE SOBREVIVÊNCIA... >>


23/01/2010
PIPOCA COM GUARARÁ >>


15/01/2010
FALTA DO QUE FAZER >>


24/12/2009
Ô TEMPO QUE VOA >>


17/12/2009
O MUNDO PERDIDO DA VELHA EUROPA >>


10/12/2009
PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES >>


03/12/2009
EU NA USP JR >>


25/11/2009
NATAL SEM BEIJOS >>


19/11/2009
PRÊMIO JOVEM CIENTISTA >>


12/11/2009
AMIGOS DA ESCOLA >>


05/11/2009
COMÉDIA PRESIDENCIAL >>


29/10/2009
EXPRESSÕES E DITOS POPULARES >>


22/10/2009
REVOLUÇÃO FRANCESA >>


15/10/2009
CONVENÇÃO DE PALHAÇOS >>


09/10/2009
NOVO SITE DE CARLA BRUNI >>


01/10/2009
A MULHER EM 11 LIÇÕES >>


24/09/2009
ESPELHO >>


17/09/2009
VAI SABER >>


10/09/2009
NÃO SINTA INVEJA >>


03/09/2009
PELO AMOR OU PELA DOR >>


26/08/2009
CANALHAS DIDÁTICOS >>


20/08/2009
ENTRE O ETÉREO E O ETERNO >>


13/08/2009
REDESCOBRIR-SE >>


06/08/2009
EXISTE ALGUMA COISA >>


29/07/2009
26298 DIAS >>


24/07/2009
ALGUÉM ME AJUDE! QUERO VOLTAR A SER IGNORANTE >>


14/07/2009
PALAVRÃO PODE ALIVIAR DOR FÍSICA >>


09/07/2009
PIADA DE NEPALÊS >>


03/07/2009
GIVE ME LOVE >>


25/06/2009
VAI PRA CASA, SARNEY >>


19/06/2009
FESTA DE 18 ANOS >>


11/06/2009
...E EU NEM TE CONHEÇO >>


04/06/2009
VÔO AF 447. OU NÃO DÁ PRA ENTENDER, OU NÃO DÁ PRA EXPLICAR >>


28/05/2009
MISTÉRIOS DO OUVIDO FEMININO >>


18/05/2009
PROJETO INTEGRADO >>


13/05/2009
ESSA NÃO É SÓ PRA INGLÊS VER >>


07/05/2009
CINCO ANOS FALANDO MAL DOS OUTROS! QUE DELÍCIA! >>


01/05/2009
O SUOR DO TRABALHADOR >>


24/04/2009
A BIBLIOTECA DO MUNDO >>


15/04/2009
O GUIA >>


09/04/2009
SAÚDE, BRASIL! >>


01/04/2009
G20 >>


25/03/2009
ELES NEM SEMPRE CHEGAM TÃO RÁPIDO >>


19/03/2009
VOCÊ É UM OTÁRIO >>


12/03/2009
PERDOAI. ELE NÃO SABE O QUE FAZ >>


04/03/2009
WOMAN >>


25/02/2009
DARWIN ESCREVEU A ORIGEM DAS ESPÉCIES. NÓS ESTAMOS DANDO GRANDES PASSOS PARA ESCREVER O FIM. DA NOSSA. >>


19/02/2009
A PLACA DO ANO >>


12/02/2009
A CRÍTICA >>


06/02/2009
O FUTURO MODERNO DA EDUCAÇÃO >>


29/01/2009
OBA"MAD" >>


22/01/2009
CADILLAC ONE >>


15/01/2009
TCHAU... GOOD BYE... ADIOS... AU REVOIR... AUF WIEDERSEHEN... ARRIVEDERCI... GEORGE W.BUSH >>


04/01/2009
A SÍNDROME DO BUMERANGUE >>


02/01/2009
AMIZADE ASTRONÔMICA >>


25/12/2008
FECHANDO O ANO COM COISAS DE CANALHA >>


18/12/2008
"ÁRVORE DE NATAL" CÓSMICA >>


11/12/2008
QUEM TEM MEDO DA BOMBA ATÔMICA? >>


08/12/2008
PERDEMOS O GETÚLIO >>


28/11/2008
VIDA DE CASTELO >>


20/11/2008
BRANCOS E HOMENS NÃO TEM CONSCIÊNCIA >>


13/11/2008
AO CARA QUE VAI FECHAR O KIWI >>


06/11/2008
MASSA, VOCÊ FOI MASSA! >>


30/10/2008
O QUE VOCÊ PENSA QUE SABE SOBRE ELEIÇÃO? >>


22/10/2008
UM BRINDE DIFERENTE >>


16/10/2008
QUER ENTENDER COMO ESSA CRISE AMERICANA COMEÇOU? >>


09/10/2008
O PESO DA URNA - A DIFERENÇA ENTRE O CANDIDATO E O VEREADOR >>


01/10/2008
A CARTA MAGNA >>


25/09/2008
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE >>


16/09/2008
DIA MUNDIAL SEM CARRO >>


09/09/2008
DEBATE NA FNH >>


03/09/2008
O FUTURO >>


28/08/2008
EDUCATION IN BRAZIL... >>


21/08/2008
DE OLHO NA EDUCAÇÃO >>


14/08/2008
A "ÉTICA" DA BELEZA!!! >>


07/08/2008
DOSE DUPLA: ALGEMAS E INVIOLABILIDADE DOS ADVOGADOS >>


31/07/2008
APESAR DE VOCÊ >>


27/07/2008
VALTER CABEÇÃO MATOU O FILHO DO PREFEITO >>


14/07/2008
UM PAÍS COM VERGONHA >>


07/07/2008
LEI SECA. E DEPOIS DELA? >>


02/07/2008
INGRID BETANCOURT LIVRE. LIVRE? >>


26/06/2008
RUTH CARDOSO, A PRIMEIRA DAMA >>


19/06/2008
AUTO-AJUDA DE ÚLTIMA GERAÇÃO >>


12/06/2008
TEM LEI QUERENDO VER VOCÊ MAIS TEMPO DENTRO DA FACULDADE >>


05/06/2008
OBAMA, O PORCO E O FRANGO >>


29/05/2008
REFLETINDO SOBRE O FUTURO! >>


23/05/2008
TEATRO DOS HORRORES >>


15/05/2008
ABSURDO! >>


10/05/2008
ISABELLA E O DIA DAS MÃES >>


01/05/2008
O QUE SIGNIFICA “CARALHO”? >>


21/04/2008
VERDADE E PRECONCEITO >>


16/04/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – ENFIM... >>


10/04/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 6ª PARTE – ÓPIO >>


03/04/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 5ª PARTE – O FILHO DE PAULO >>


28/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 4ª PARTE - VERDADES E MENTIRAS SOBRE A MENTIRA >>


21/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 3ª PARTE – COLOMBO >>


14/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – PAPAI NOEL >>


08/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - PRÓLOGO >>


01/03/2008
8 DE MARÇO. O DIA É DELAS, SÓ DELAS. >>


24/02/2008
EU TAMBÉM QUERO UMA ONG. EU TAMBÉM MEREÇO. >>


16/02/2008
EU TAMBÉM MEREÇO UM CARTÃO CORPORATIVO DO GOVERNO FEDERAL >>


07/02/2008
CARNAVAL LÁ FORA >>


30/01/2008
CARNAVAL INSPIRADO... >>


24/01/2008
VIVA O BRASIL DA MEDIOCRIDADE! >>


19/01/2008
A "CRISE" AMERICANA >>


12/01/2008
HUGO CHAVEZ, O AMIGO DO PRESIDENTE >>


30/12/2007
UM ANO IMPORTANTE. >>


23/12/2007
2008, UM ANO DE MUITA POLÍTICA! SEJAMOS FELIZES! VAMOS MUDAR O QUE ESTÁ AÍ... >>


16/12/2007
PRESENTE DE NATAL DE 500 MILHÕES DE REAIS >>


10/12/2007
DEFINITIVAMENTE, ESSE NÃO É UM PAÍS SÉRIO >>


03/12/2007
LOMBADA...QUEBRA-MOLA...QUE QUE É ISSO??? >>


30/11/2007
PRESTE ATENÇÃO NA LETRA... >>


19/11/2007
PERSPECTIVA >>


15/11/2007
C... >>


06/11/2007
SERÁ QUE REALMENTE É HORA DE NOS PREPARARMOS PARA BANCAR UMA COPA DO MUNDO? >>


02/11/2007
A COPA VEM AÍ... >>


25/10/2007
ÊTA TRÂNSITO DANADO... >>


20/10/2007
VENDEDORES... >>


14/10/2007
"PROFESSOR" LICENCIADO... >>


30/09/2007
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO >>


24/09/2007
TROPA DE ELITE >>


16/09/2007
ÉTICA VIAJANDO NA MAIONESE... >>


10/09/2007
O CASO RENAN CALHEIROS!!! >>


08/09/2007
OU MORTE? NADA DISSO! >>


27/08/2007
POLÍTICA É COISA SÉRIA... >>


21/08/2007
A DITA...DURA!!! TESTE SUA APTIDÃO PARA CANALHA >>


14/08/2007
ERROS E MAIS ERROS... TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES! >>


08/08/2007
O STRESS DO TCC >>


30/07/2007
OS CALOUROS ESTÃO CHEGANDO (QUEM É UM BOM ANFITRIÃO?) >>


25/07/2007
A COISA TÁ PRETA...(CAIXA PRETA) >>


14/07/2007
É SÓ SE ELEGER, QUE JÁ CRUZA OS BRAÇOS!!! >>


08/07/2007
COISA DE CANALHA >>


30/06/2007
A PROFECIA >>


23/06/2007
ISSO É QUE É INCOMODAR NOS DOIS PÉS... >>


17/06/2007
GESTÃO DE RESULTADOS >>


07/06/2007
TÁ CHEGANDO O 1º ARRAIÁ DA FNH. OLHA A COBRA! >>


28/05/2007
TEM GENTE COM TEMPO PRA TUDO >>


21/05/2007
BASTA DE CORRENTES >>


14/05/2007
E O PAPA NÃO PAPOU O QUE QUERIA >>


07/05/2007
LULA E A TEORIA DA RELATIVIDADE >>


01/05/2007
"MEU CACHORRO ME SORRIU LATINDO..." - AULA DE GESTÃO II >>


30/04/2007
VEXAME AZUL - QUANDO UMA EQUIPE NÃO QUER FAZER >>


17/04/2007
CANALHA TAMBÉM É CULTURA >>


15/04/2007
E LÁ SE FOI WALLY... FAZER O QUE? >>


29/03/2007
A MÁGICA DO MIL >>


22/03/2007
VOCÊ É FELIZ NO SEU TRABALHO? >>


14/03/2007
HI TEACHERS >>


08/03/2007
DEBAIXO PRA CIMA, DE CIMA PRA BAIXO, ESSA É A DIFERENÇA DO BARREIRO >>


04/03/2007
TEORIA E PRÁTICA EM COMUNICAÇÃO, SEMPRE VALE A PENA LEMBRAR COMO FUNCIONA >>


22/02/2007
CARTA AO D.A. >>


10/02/2007
MAS QUE CARNAVAL... DE ABOBRINHAS >>


14/12/2006
ALERTA! PRESENTE DE FIM DE ANO! >>


07/12/2006
ATÉ QUE O “BITCHÔ” NÃO É TÃO FEIO QUANTO PARECE >>


21/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO CANALHA: 36,37,39,40,41,51,60,67,73,77,83,86,94. >>


14/11/2006
CUIDADO PARA NÃO RONCAR... >>


09/11/2006
HOMEM X MULHER, E O CONFLITO! >>


31/10/2006
A MASSA QUE SE CONDENA >>


25/10/2006
COISAS DE CANALHA! >>


23/10/2006
VOTE PELO RESPEITO! >>


10/10/2006
PERSONAL COORDENADOR DE CURSO SELF ERNANATOR >>


01/10/2006
CROCODILO >>


25/09/2006
A FÁBULA DOS GATOS >>


21/09/2006
BRASILEIRO É UM, POVO SOLIDÁRIO. MENTIRA. >>


11/09/2006
E-MAILS. E-MAILS, QUEM QUER MAIS E-MAILS!!! >>


05/09/2006
O INCRÍVEL LADO BOM DAS COISAS RUINS DA VIDA >>


29/08/2006
VISÃO FEMININA >>


26/08/2006
CINQUENTÃO NA ACADEMIA >>


20/08/2006
TÁ CHEGANDO AGORA? >>


25/06/2006
COISAS DE CANALHA >>


17/06/2006
PALESTRA NO DIA DO JOGO? FALA SÉRIO! >>


04/06/2006
O CANALHA >>


27/05/2006
D.A. DA FACULDADE DE NOVA YORK (F.N.Y). LÁ TAMBÉM TEM PROBLEMA! >>


20/05/2006
COISAS DE CANALHA >>


17/05/2006
ANOS DE CHUMBO >>


07/05/2006
VAMOS FORMAR UM D.A.? É SÉRIO! >>


04/05/2006
NO MEIO DO CAMINHO >>


27/04/2006
ETIMOLOGIA! >>


27/04/2006
O EVANGELHO SEGUNDO LUIZ IGNÁCIO LULA DA SILVA >>


06/04/2006
Canalha >>


30/03/2006
MENTIRAS DITAS POR: >>


23/03/2006
WORKSHOP & UOÔRQUICHOPP? >>