Faculdade Mental
COLUNA DO CANALHA - 16/09/2008
  

DIA MUNDIAL SEM CARRO
-

WORLD CARFREE DAY 2008 - 22 DE SETEMBRO
English:
http://www.worldcarfree.net/wcfd/
No dia 22 de setembro, a população e o poder público estão sendo convidados a refletir e a tomar consciência do atual e suicida modelo de mobilidade urbana adotado e a experimentar a cidade sem o automóvel particular.
Saiba mais:
http://www.nacidadesemmeucarro.org.br/
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/1132


MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE
http://www.votoconsciente.org.br/


INSTITUTO ÁGORA EM DEFESA DO ELEITOR
http://www.institutoagora.org.br/


A QUEM INTERESSAR POSSA
Não se pode falar de moralidade como força política, porque todos os discursos que a envolvem camuflam interesses de alguém. Não se pode falar de progresso, a menos que se entenda que ele é mais ou menos estimulado de acordo com o poder de diferentes grupos. Não se pode falar de ideais que modificam o curso das coisas, a menos que se entenda que eles representam outro grupo de interesses. Não se pode falar de governantes, partidos, atores políticos e poderes constituídos, exceto que se perceba que eles são meios através dos quais operam os grupos de interesses.
Essas idéias são de um livro que completa em 2008 cem anos de sua primeira edição: "The Process of Government" (O Processo de Governo, obra sem tradução brasileira), de Arthur Fischer Bentley, lembrado em um artigo recente de Nicholas Lemann, da Columbia School of Journalism, para a revista "The New Yorker".
Lemann dedica ao livro de Bentley, um clássico da ciência política norte-americana, adjetivos como fascinante e magnetizador e recorda que a obra começou a ser escrita durante o período de mais de dez anos em que o autor trabalhou como jornalista em Chicago.
Lemann afirma que o prestígio de Bentley entrou em declínio depois da Segunda Guerra porque suas teses assustavam os progressistas tanto quanto Hitler e Stálin. "Grandes idéias sobre o bem-estar coletivo tinham se tornado assustadoras -prelúdios para assassinatos em massa", escreveu ele.
Aqueles hoje cansados de processos eleitorais viciados pela predominância dos financiadores de campanhas devem concordar com Bentley. E se beneficiam do fato de que o próprio descobriu o veneno e o antídoto: só se combate um grupo de interesses articulando, em viés oposto, outro grupo de interesses.
Plínio Fraga - Fonte: Folha de S.Paulo - 14/09/08.
"The Process of Government" - http://www.archive.org/details/processofgovernm00bent
Columbia School of Journalism - http://www.cjr.org/


MAL DE CAMPANHAS
Iniciadas efetivamente as campanhas pelos cargos municipais, o que vemos é mais do mesmo. Faltam propostas e debates consistentes por parte dos candidatos e, por outro lado, sobram promessas fáceis. O único quesito em que a propaganda eleitoral parece apresentar evolução é em relação a personagens estranhos (parecem proliferar a cada eleição), o que colabora, ao lado do blá-blá-blá, para a confecção de uma verdadeira “feijoada-eleitoral-gratuita-completa”, tamanho o sono que causa no eleitor.
Paralela à campanha pelos cargos municipais, teve início outra, a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que visa a promover a consciência do eleitor. Este ano a campanha procura inculcar na população a idéia de que, caso não seja cuidadosa com o voto, ela terá de conviver com um mau governo durante longos 4 anos. Uma das educativas propagandas, por exemplo, apresenta um personagem que tenta se livrar de uma abelha que lhe entra no ouvido, mas, percebendo que são inúteis as tentativas, ele acaba por acostumar-se, procurando conviver bem com o problema. Em outra propaganda, uma personagem tenta em vão andar em linha reta, mas simplesmente não consegue, pois não tem controle sobre seus desobedientes pés.
A campanha promovida pelo TSE, tal como a dos candidatos, provoca, embora de outra natureza, uma terrível sonolência, na medida em que as propagandas acabam por legitimar e/ou incentivar a aceitação e a passividade por parte da população no que diz respeito “ao durante” dos governos. Se por um lado elas chamam a atenção do eleitor para a responsabilidade que este precisa ter em relação ao voto, por outro sugerem que, uma vez passado o dia da eleição, o eleitor nada pode fazer para intervir em um possível mau governo; sugerem que qualquer atuação por parte da população daí em diante é sem efeito e que esta fica então inteiramente nas mãos dos intocáveis políticos eleitos.
A campanha do TSE acaba, portanto, por servir de cabo eleitoral a uma idéia extremamente danosa ao exercício consciente do direito de votar. Na tentativa de conscientizar o eleitor, ela o coloca como destituído de forças em relação ao pleno exercício do seu direito, que envolve avaliação constante dos representantes, além de fiscalização e mesmo pressão sobre estes. Com isso, ela promove o ”atacanhamento” do eleitor, uma vez que o desestimula (já que é inútil) em relação a exigir uma atuação correta dos políticos caso estes não correspondam.
Na perspectiva que norteia a campanha, o eleitor, preso a uma realidade incômoda e/ou perversa, encontra-se, de tempos em tempos, diante de um efêmero portal mágico que se abre para um mundo melhor; perdendo-o, cabe ao eleitor resignar-se até que se veja diante de outro. Ao que parece, tendo em vista essa plataforma, ou o TSE deixou-se contaminar pelo modelo das campanhas dos candidatos aos cargos políticos, ou mudou de partido.
Clebson Luiz de Brito - Professor/ Belo Horizonte MG - Fonte: O Tempo - 17/09/08.


EDUCAÇÃO É DINHEIRO
Poucos estudiosos se dedicam a compreender a educação com uma visão tão científica quanto a do americano Eric Hanushek. Professor da Universidade Stanford e doutor em economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos, é dele a mais extensa pesquisa já feita sobre os efeitos de um bom ensino no crescimento econômico. Nos últimos trinta anos, Hanushek vem travando embates com ideólogos da educação e os sindicatos de professores. É figura controversa, entre outras coisas, por ter sido o primeiro a afirmar que aumento de salário não influencia a qualidade do ensino – a não ser quando obedece a uma política de premiação aos melhores em sala de aula.
Seus estudos recentes comprovam uma forte relação entre educação e crescimento econômico. Com o Brasil nas últimas colocações em rankings internacionais de ensino, o que se pode dizer sobre a economia? Com esse desempenho, as chances de o Brasil crescer em ritmo chinês e se tornar mais competitivo no cenário internacional são mínimas. Digo isso baseado nos números que reuni ao longo das últimas décadas. Eles mostram que avanços na sala de aula têm peso decisivo para a evolução dos indicadores econômicos de um país. Olhe o caso brasileiro. Se as notas dos estudantes subissem apenas 15% nas avaliações, o Brasil somaria, a cada ano, meio ponto porcentual às suas taxas de crescimento. Isso significaria, hoje, avançar em um ritmo 10% maior. Vale observar que o que impulsiona a economia é a qualidade da educação, e não a quantidade de alunos na escola.
O Brasil colocou 97% das crianças na sala de aula. Isso não tem impacto na economia? A massificação do ensino, por si só, tem pouco efeito – e a matemática não deixa dúvida quanto a isso. Os dados mostram que a influência da educação passa a ser decisiva apenas quando ela é de bom nível. Aí, sim, consegue empurrar os indivíduos e a economia. A relação é simples. Países capazes de proporcionar bom ensino a muita gente ao mesmo tempo elevam rapidamente o padrão de sua força de trabalho. Quando uma população atinge alta capacidade de raciocínio e síntese, torna-se naturalmente mais produtiva e capaz de criar riquezas para o país. Nesse sentido, a posição do Brasil é desvantajosa. Faltam aos alunos habilidades cognitivas básicas, e isso funciona como um freio de mão para o crescimento. Esse cenário, que já era preocupante décadas atrás, agora é ainda mais nocivo.
O que mudou nas últimas décadas? A relação entre boa educação e desenvolvimento econômico é antiga – mas a qualidade do ensino nunca foi tão relevante para o crescimento dos países. Isso porque, em sociedades altamente tecnológicas, a produtividade passou a depender ainda mais das habilidades desenvolvidas na escola. Os números lançam luz sobre o tipo de conhecimento que faz mais diferença: de todas as disciplinas apresentadas aos alunos, são as ciências exatas que, hoje, têm o maior peso para o crescimento econômico. Afinal, exige-se o tempo todo dos profissionais que sejam capazes de lidar com novas tecnologias e de solucionar problemas de alta complexidade. Ocorre não apenas na rotina de quem ocupa um cargo de alto escalão, mas também nas linhas de produção mais simples. Quanto mais gente preparada para enfrentar tais questões, mais chances um país terá de avançar.
Os Estados Unidos são a maior economia do planeta, mas não figuram entre os países de melhor ensino. Isso não é contraditório? Não. Além de uma educação de bom nível, dois outros fatores têm impacto decisivo sobre o ritmo de crescimento de um país: o grau de abertura de sua economia e a segurança institucional que ele oferece, medida pela capacidade de garantir o direito à propriedade privada. Historicamente, os Estados Unidos sempre estiveram muito à frente dos demais países nesses dois quesitos. Outro antigo diferencial americano são as universidades, que ocupam o topo do ranking da excelência. Há décadas elas funcionam como um poderoso motor para o progresso científico e tecnológico, de valor inestimável para a economia do país. Até agora, esse conjunto de fatores ajudou a compensar o desempenho medíocre dos estudantes americanos no ensino básico. Essa vantagem, no entanto, está ameaçada.
Por que o senhor diz isso? Mais países começam a atingir graus de abertura da economia e patamares de desenvolvimento institucional semelhantes aos dos americanos. Também já aparecem, fora dos Estados Unidos, dezenas de universidades onde podem originar-se descobertas científicas relevantes ou mesmo um Prêmio Nobel. Significa que os americanos deixaram de ser os únicos a se destacar em áreas nas quais, bem pouco tempo atrás, não tinham rivais. Caso a qualidade da educação básica ofertada nos Estados Unidos não melhore, a liderança econômica do país ficará seriamente ameaçada. Repare que me refiro aqui apenas aos estragos da má educação. Não estou sequer levando em conta as outras variáveis que podem contribuir para isso.
O impacto da educação na economia varia de um país para outro? Os países que mais se beneficiaram do investimento no ensino, como Coréia do Sul e Finlândia, têm um ponto em comum: são economias abertas. Temos aqui um ciclo virtuoso. Para competirem globalmente, esses países precisam de um exército de pessoas com altíssima capacidade cognitiva – e, contando com elas, lucram como nenhum outro com a concorrência. Quando boa educação vem aliada a uma economia aberta, seu efeito no PIB é três vezes maior do que em países mais fechados.
As salas de aula estão repletas de experiências pedagógicas. O senhor chegou a alguma conclusão sobre qual o melhor caminho para alcançar a qualidade acadêmica? De todos os fatores numa escola, certamente o que mais explica a excelência na sala de aula diz respeito à capacidade dos professores de despertar a curiosidade intelectual dos alunos e lhes transmitir conhecimento. É algo básico, mas freqüentemente ignorado. Veja o que revelam os números. Tendo um ótimo professor durante cinco anos seguidos, uma criança egressa de um ambiente de pobreza e analfabetismo poderá alcançar o mesmo nível de conhecimento de outra vinda de uma casa em que os pais têm diploma de ensino superior e boa situação financeira. A questão é que os diretores das escolas raramente aplicam os critérios certos para rastrear os bons profissionais.
Por que eles erram tanto? Valorizam tempo de experiência e cursos de especialização, quando esses são fatores sem nenhuma relação relevante com a qualidade das aulas. Os educadores resistem a aceitar essa idéia, mas as pesquisas não deixam dúvidas: os Ph.Ds. não apenas não são necessariamente os melhores professores, como muitas vezes figuram entre os piores. Já se conhecem, portanto, algumas das características que não definem um bom professor. O que não se sabe até hoje é o que, de fato, faz um profissional sobressair na sala de aula.
O senhor está dizendo que não há uma explicação estatisticamente confiável sobre as características que determinam um bom professor? Existem muitas suposições, mas nenhuma delas tem valor científico. Por isso fica tão difícil estabelecer critérios prévios para a seleção dos melhores professores – e erra-se tanto. É possível, no entanto, tomar medidas para segurar os mais brilhantes na escola e eliminar os mal preparados.
Qual é a melhor maneira de fazer isso? O método mais eficaz, sem dúvida, é aderir à meritocracia. Entenda-se por isso oferecer incentivos financeiros e carreira atraente a quem merece. É fácil identificar os mais eficientes. São aqueles que, ao término de um período escolar, conseguiram melhorar o desempenho de seus alunos em relação ao patamar do qual partiram no início do ano. Para premiá-los, não quero dizer apenas pagar-lhes 200 ou 300 dólares a mais no fim do ano. O que defendo é mais radical – algo que nem nos Estados Unidos, país à frente nesse quesito, foi implantado.
O que, exatamente, o senhor propõe? Faria muito bem às escolas manter salários mensais diferenciados para os bons professores, poder demitir os incapazes e proporcionar, enfim, um ambiente tão competitivo quanto o de uma grande empresa. Depois de tudo o que pesquisei, afirmo com segurança: reconhecer concretamente os talentos individuais é a medida mais eficaz quando se trata de preservar apenas os professores mais talentosos – e melhorar o ensino. Infelizmente, não é tão fácil pôr essa idéia em prática.
Quais são as dificuldades? Primeiro, é preciso desenvolver mecanismos confiáveis para medir o desempenho de alunos e professores. O problema é que a maioria dos países em desenvolvimento não conta ainda com um sistema de avaliações que permita comparar resultados ao longo dos anos, algo em que o Brasil é uma boa exceção. Um segundo obstáculo é o corporativismo dos sindicatos de professores. Eles são os primeiros a se opor a qualquer medida em favor da premiação ao mérito. Como essas organizações têm, em geral, grande peso na definição das políticas públicas de educação, a meritocracia emperra. Tal é o corporativismo sindical que sua principal bandeira sempre foi o aumento generalizado dos salários. Dizem que só assim o ensino vai para a frente.
Até que ponto isso é verdade? Aumentar os salários de todos os professores de uma mesma rede de ensino não contribui em nada para melhorar a qualidade das aulas. Afirmo isso ancorado nos fatos, e não na intuição, como preferem muitos educadores. Ao defender a isonomia salarial e repudiar aumentos atrelados a resultados, os professores não se baseiam em nenhuma espécie de evidência científica de que a medida funcione em favor do ensino. Lutam por isso apenas porque é bom para eles.
Na educação, por que é tão raro que especialistas, educadores e autoridades se rendam às evidências científicas? Além dos interesses políticos, que passam ao largo da ciência, como ocorre em tantas outras áreas, um segundo fator específico da educação pesa contra a objetividade: não sendo uma ciência exata, as pessoas se sentem um pouco especialistas no assunto. Agrava o problema o fato de a sala de aula ser um lugar que, um dia na vida, todo mundo freqüentou. O resultado dessas crenças é perverso: no mundo todo, ainda são raras as políticas na educação guiadas por evidências empíricas, colhidas ao longo de estudos longitudinais e realizadas com rigor científico, como ocorre em outros setores. Políticas respaldadas em achismos são desastrosas. Elas fazem os países perder dinheiro duas vezes.
Como a falta de rigor científico nas medidas para a educação causam prejuízo a um país? Ao se perderem em opiniões vazias de pretensos especialistas, os governos desperdiçam a chance de se beneficiar de práticas já testadas com sucesso. Ao contrário disso, investem tempo e dinheiro em medidas inócuas, que não resistiriam a uma consulta rápida às experiências internacionais e a um mergulho nos números. Eles logo revelariam sua inutilidade. Mesmo grandes instituições cheias de boas intenções cometem erros básicos por subestimar os fatos.
O senhor citaria uma? Sim, o Banco Mundial. Ele erra ao investir em programas mais focados na quantidade de alunos do que propriamente naqueles com o objetivo de elevar o padrão do ensino. Chegar à escola é um primeiro passo – mas só isso. O que determina mesmo o crescimento de um país é quanto de conhecimento poderá ser extraído da sala de aula.
Camila Pereira - Fonte: Veja - Edição 2078.


LEIA OS TEXTOS DO CANALHA NO SITE http://coisadecanalha.zip.net


NARIZ DE PALHAÇO
Só sendo palhaço para suportar essa palhaçada!
http://www.narizdepalhaco.com.br/


Não deixem de enviar suas mensagens através do “Fale Conosco” do site.
http://www.faculdademental.com.br/fale.php

 

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
canalhisses

27/08/2017
O PAÍS DO KKKKKKKKKKKKK >>


09/04/2017
E LÁ SE FORAM 2 ANOS (TEXTO DE MARÇO DE 2015) >>


18/02/2017
AI QUE VONTADE DE... >>


30/12/2016
BIEN VENIDO A BRAZUELA >>


08/10/2016
DIFÍCIL EXPLICAÇÃO... >>


04/09/2016
TRATAMENTO... >>


23/08/2016
REFLEXÃO OLÍMPICA... >>


02/07/2016
REFORMA POLÍTICA SEM UMA BOA FAXINA NÃO VAI RESOLVER NADA >>


30/04/2016
REFORÇO À DEMOCRACIA >>


14/03/2016
POR UM BRASIL MELHOR! >>


21/02/2016
NÃO SEI PARA VOCÊS, MAS, PARA NÓS... >>


17/01/2016
NÃO FOI SÓ O BRASIL QUE FALIU. É, VOCÊ TAMBÉM FALIU. >>


19/12/2015
POR UM 2016 DIFERENTE... >>


14/11/2015
NÃO ESPERE UMA INTERVENÇÃO. MUITO MENOS DIVINA. >>


26/09/2015
SOMOS TODOS??? >>


30/08/2015
NÃO VÁ TRABALHAR AMANHÃ... >>


14/06/2015
A VIDA DEPOIS DAS ASPAS >>


01/05/2015
POSICIONAMENTO POLÍTICO. TER OU NÃO TER, >>


14/04/2015
O RATO QUE FINGE QUE RUGE >>


22/03/2015
QUATRO ANOS DESASTROSOS... >>


14/03/2015
E O MEU AMIGO ZÉ SE FOI >>


07/03/2015
ISSO QUE VOCÊ FEZ FOI COISA DE CANALHA >>


22/02/2015
UM NOVO PONTO DE VISTA... >>


18/01/2015
INSENSATEZ... >>


11/12/2014
RETROSPECTIVA PAPAI NOEL 2014... >>


13/11/2014
CARTA ABERTA À COMUNIDADE INTERNACIONAL >>


14/10/2014
ARCA... >>


17/09/2014
CONTROLE CONTÍNUO >>


31/08/2014
COISAS DE CANALHA... >>


12/08/2014
MOMENTOS ESTRESSANTES >>


27/07/2014
A COPA DAS REDES SOCIAIS... >>


13/07/2014
FRANGO À MODA DA CASA >>


08/06/2014
OLHA A COPA AÍ, GENTE... >>


28/05/2014
POLÍTICA... >>


08/05/2014
A MENTE... >>


23/04/2014
CADA PAÍS... >>


08/04/2014
CANDIDATO RECUSADO... >>


21/03/2014
CAMINHO DE CASA >>


08/03/2014
MUITAS EMOÇÕES... >>


22/02/2014
BONECOS DE OLINDA!!! >>


07/02/2014
NECESSIDADES BÁSICAS... >>


24/01/2014
SOMOS TODOS NAVEGADORES... >>


14/01/2014
ACORDA BRASIL!!! >>


24/12/2013
NO RIO, LEI ISENTA “MACUMBA” E FLOR PARA IEMANJÁ DE MULTA >>


15/12/2013
JARDIM DO ÉDEN MODERNO... >>


05/12/2013
À LA MUSSUM... >>


24/11/2013
CALENDÁRIO PIRELLI >>


16/11/2013
NINGUÉM ESCAPA... >>


03/11/2013
OS MELHORES LUGARES PARA CHORAR NO CAMPUS >>


26/10/2013
SIMPLES ASSIM... >>


19/10/2013
FALANDO SÉRIO... >>


12/10/2013
PARÓDIA UNIVERSITÁRIA >>


05/10/2013
AS FALANTES... >>


25/09/2013
CAFÉ PENDENTE >>


13/09/2013
PRONÚNCIA CORRETA >>


08/09/2013
A LINGUAGEM DOS PRATOS... >>


31/08/2013
JARDINS SUSPENSOS E... >>


24/08/2013
CHARGES EXPÕEM MUDANÇAS POLÍTICAS DOS ÚLTIMOS 40 ANOS >>


17/08/2013
A CERVEJA >>


10/08/2013
ESTÉTICA DA GAMBIARRA >>


03/08/2013
CONCEITOS DE BELEZA >>


20/07/2013
AQUI TUDO ACABA EM PIZZA!!! >>


13/07/2013
ANTIVAZAMENTO >>


06/07/2013
SARCASMO NA INTERNET >>


27/06/2013
SACOLA GRADUADO >>


20/06/2013
COMO ESTOU DIRIGINDO? >>


13/06/2013
IN CAT WE TRUST >>


06/06/2013
FAÍSCAS IMPUNES >>


30/05/2013
CONHECIMENTO >>


18/05/2013
A “EVOLUÇÃO” DOS TEMPOS >>


05/05/2013
COLOQUE-SE NO SEU LUGAR >>


29/04/2013
PLATAFORMA EDUCACIONAL >>


21/04/2013
LIBERDADE DE EXPRESSÃO >>


12/04/2013
MOVIMENTO >>


06/04/2013
A VITÓRIA DA FEIJOADA >>


29/03/2013
CAMISINHA DO FUTURO >>


22/03/2013
GEDC AIRBUS DIVERSITY AWARD >>


14/03/2013
ZUMBIS NO ACELERADOR >>


07/03/2013
AMPLIFICA SUS VOCES >>


28/02/2013
HOMO FLORENSIENSIS >>


22/02/2013
MUSEU DE GRANDES NOVIDADES >>


14/02/2013
BRASIL!!! >>


07/02/2013
CARNAVAL DE BACANA >>


31/01/2013
A ONDA... >>


24/01/2013
OS 10 MAIORES DA TV BRASILEIRA... >>


19/01/2013
ALGEMAS DE OURO >>


13/01/2013
CARNAVAL 2013 >>


04/01/2013
IMPOSTOS – VISÃO GLOBAL >>


27/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS VI >>


20/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS V >>


13/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS IV >>


06/12/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS III >>


30/11/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS II >>


23/11/2012
FRONTEIRAS EXTREMAS I >>


15/11/2012
CONTE ATÉ 10... >>


08/11/2012
O BRASIL CRESCE NA LEITURA >>


02/11/2012
MALANDRO E BOA-PINTA >>


25/10/2012
VALEU, STF >>


18/10/2012
OLIMPÍADA DE GEOGRAFIA >>


11/10/2012
O DIA DAS CRIANÇAS! >>


03/10/2012
A HORA DO VOTO >>


26/09/2012
O CÉREBRO >>


20/09/2012
CANAL DO OTÁRIO >>


12/09/2012
BRAZUCA OU BRASUCA? >>


05/09/2012
A ESTÁTUA >>


30/08/2012
AULAS NA WEB >>


24/08/2012
A FILA >>


15/08/2012
AS MÍDIAS SOCIAIS BEM EXPLICADAS... >>


09/08/2012
EXCELÊNCIAS: “AGORA POLÍTICO SUJO TÁ FERRADO” >>


05/08/2012
PROBLEMAS COM E-MAILS!!! >>


30/07/2012
SOBRA DA OBRA >>


21/07/2012
FELIZ ANIVERSÁRIO!!! >>


12/07/2012
HORIZONTES URBANOS >>


05/07/2012
U.FRAME >>


28/06/2012
CIDADES LIMPAS >>


21/06/2012
GENTILEZA URBANA >>


16/06/2012
E-FARSAS >>


09/06/2012
AINDA VAI DEMORAR... >>


02/06/2012
CANNABIS >>


25/05/2012
FOCO: CAMPANHA DE DOENÇA RARA TEM EXPOSIÇÃO DE FOTOS >>


12/05/2012
SE MEUS LIVROS FALASSEM... >>


03/05/2012
ESPORTE X POLÍTICA >>


28/04/2012
COMIDA DI BUTECO >>


21/04/2012
O DIA DO BASTA >>


14/04/2012
OS 10 MELHORES EMPREGOS DE 2012 >>


05/04/2012
A FOTÓGRAFA! >>


31/03/2012
ORGANIZAÇÃO... >>


24/03/2012
4 LUGARES ONDE MORRER NÃO É PERMITIDO... >>


15/03/2012
CERVEJA VIA WEB >>


07/03/2012
UNICAMP A LÁPIS >>


29/02/2012
USP É A UNIVERSIDADE QUE MAIS FORMA DOUTORES >>


22/02/2012
WADI FAYNAN >>


18/02/2012
"NO CARNAVAL ROLA DE TUDO, SÓ NÃO ROLA SEM CAMISINHA" >>


09/02/2012
EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES >>


02/02/2012
O ESPAÇO QUE AS PESSOAS OCUPAM >>


28/01/2012
ARTE COLETIVA >>


19/01/2012
BARBIE LINDA E CARECA! >>


13/01/2012
GUANTÁNAMO >>


06/01/2012
NOSSA SRA. DA AMAZÔNIA >>


31/12/2011
AÇOUGUE CULTURAL T-BONE >>


22/12/2011
PROJETO EDUCAÇÃO ALÉM DOS MUROS >>


18/12/2011
EIS QUE JESUS RETORNA A TERRA... >>


11/12/2011
PRÊMIO JOVEM CIENTISTA >>


03/12/2011
RANKING DA CORRUPÇÃO 2011 >>


26/11/2011
FIM DA BANDIDAGEM NO CONGRESSO NACIONAL >>


19/11/2011
MEMÓRIA >>


13/11/2011
CHRIST TO COKE, HOW IMAGE BECOMES >>


02/11/2011
A GRANDE PERGUNTA! >>


29/10/2011
TEM ALGO ERRADO NA ESCOLA. É HORA DE CORRIGIR. >>


22/10/2011
THROWABLE PANORAMIC BALL CAMERA >>


12/10/2011
SOS VOTO >>


05/10/2011
AS PLANTINHAS DA DONA WANDA >>


28/09/2011
CINEMA: PROIBIDO PROIBIR (O MINEIRO E O QUEIJO) >>


21/09/2011
DIA MUNDIAL... >>


14/09/2011
CSF WORLD'S LARGEST WATER BALOON FIGHT 2011 >>


07/09/2011
CÂNCER DE MAMA >>


01/09/2011
O LIXO DA SOCIEDADE, NOVINHO EM FOLHA >>


25/08/2011
UM PAÍS LATINOAMERICANO >>


18/08/2011
HISTÓRIA DO BRASIL >>


11/08/2011
CONDENADOS À FOME >>


04/08/2011
FEIRA GUIA DO ESTUDANTE >>


28/07/2011
CIÊNCIA SEM FRONTEIRA >>


21/07/2011
DIA DE MANDELA >>


17/07/2011
CRACK DESTRÓI >>


10/07/2011
DESENHO ANIMADO DE 1950 >>


01/07/2011
ENSINA! >>


23/06/2011
IDEA TO PRODUCT LATIN AMERICA >>


16/06/2011
COMO INVESTIR PARA MELHORAR O APRENDIZADO >>


08/06/2011
PACTO PELA VIDA >>


02/06/2011
QUEM É VOCÊ NA INTERNET? >>


26/05/2011
1 D1A CONTRA O CÂNCER >>


19/05/2011
MARKETING SOCIAL NO SURF >>


12/05/2011
ZERO RÚPIAS >>


05/05/2011
O MELHOR PAÍS PARA SER MÃE >>


28/04/2011
O PRESIDENTE É AMERICANO!!! >>


26/04/2011
PARABÉNS!!! >>


22/04/2011
FELIZ ANIVERSÁRIO FNH >>


14/04/2011
UM BRINDE >>


08/04/2011
"A" FACULDADE >>


31/03/2011
O BAILE >>


26/03/2011
O LIVREIRO DO ALEMÃO >>


17/03/2011
GOOGLE LANÇA SERVIÇO PARA ACHAR VÍTIMAS >>


10/03/2011
VÁ DE BIKE >>


03/03/2011
DIA INTERNACIONAL DA MULHER >>


27/02/2011
PRÊMIO BRASIL SORRIDENTE >>


17/02/2011
CONFISSÕES VIA iPAD OU iPHONES >>


10/02/2011
ESPAÇO ABERTO >>


03/02/2011
MAPA DO BRASIL VISTO POR PAULISTAS >>


27/01/2011
TODOS CONTRA A DENGUE >>


20/01/2011
CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA >>


13/01/2011
COPA DE LITERATURA BRASILEIRA >>


07/01/2011
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL >>


30/12/2010
RIO DE JANEIRO >>


21/12/2010
BRASILIS >>


16/12/2010
POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO >>


09/12/2010
113 ANOS DE BEAGÁ!!! >>


02/12/2010
IMAGEM DOS POVOS >>


25/11/2010
DOE VIDA >>


20/11/2010
CRECHE CANTINHO DO BEBÊ >>


14/11/2010
VALE-TUDO >>


04/11/2010
LUZ, CÂMERA... POLÍTICA! >>


29/10/2010
BULLYING >>


21/10/2010
EU VISTO SUSTENTABILIDADE >>


14/10/2010
BLOGS DO ALÉM >>


07/10/2010
BLOG DO ENÉAS >>


02/10/2010
BLOG DO JUSCELINO >>


24/09/2010
VOTAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA NO STF >>


17/09/2010
TIMES HIGHER EDUCATION - RANKING >>


09/09/2010
FACULDADE MENTAL >>


01/09/2010
POLÍTICA - PARA NÃO SER IDIOTA >>


26/08/2010
OUTDOORS DA VIDA >>


19/08/2010
TWITTER NARCISISTA >>


12/08/2010
9º FESTIVAL LIXO E CIDADANIA >>


05/08/2010
ONE DEGREE LESS >>


29/07/2010
VI CONGRÈS MONDIAL D'ADMINISTRATION >>


22/07/2010
FUNDO DE CAPITAL SEMENTE >>


15/07/2010
5º FESTIVAL DA LOUCURA >>


08/07/2010
A MENOR REDE DE TV DO MUNDO >>


01/07/2010
MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO >>


24/06/2010
OS MELHORES MOMENTOS >>


17/06/2010
A COPA DO MUNDO... >>


10/06/2010
A LOGOMARCA >>


03/06/2010
9º PRÊMIO MARKETING BEST SUSTENTABILIDADE >>


27/05/2010
PROJETO LIVRO DE RUA >>


23/05/2010
VIVA A LEITURA! >>


13/05/2010
O DIA 13 DE MAIO E UM DEBATE NECESSÁRIO >>


07/05/2010
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL ETHOS 2010 >>


29/04/2010
2ª OLIMPÍADA DE ATUALIDADES >>


24/04/2010
DOE PALAVRAS >>


15/04/2010
PROJETO DE LEI FICHA LIMPA >>


08/04/2010
UNIVERSITÁRIO EMPREENDEDOR >>


01/04/2010
PROTESTO MASCARADO >>


25/03/2010
NOVO FM... >>


19/03/2010
OS EXTERMINADORES DO FUTURO >>


11/03/2010
ALFINETANDO IDEIAS >>


04/03/2010
"PORTAL BRASIL" >>


25/02/2010
A HISTÓRIA... AH! A HISTÓRIA... >>


18/02/2010
A LEI DE PARKINSON >>


13/02/2010
VOLTA ÀS AULAS >>


04/02/2010
AMOR RADICAL >>


29/01/2010
LIÇÕES BÁSICAS DE SOBREVIVÊNCIA... >>


23/01/2010
PIPOCA COM GUARARÁ >>


15/01/2010
FALTA DO QUE FAZER >>


24/12/2009
Ô TEMPO QUE VOA >>


17/12/2009
O MUNDO PERDIDO DA VELHA EUROPA >>


10/12/2009
PRÊMIO MELHORES UNIVERSIDADES >>


03/12/2009
EU NA USP JR >>


25/11/2009
NATAL SEM BEIJOS >>


19/11/2009
PRÊMIO JOVEM CIENTISTA >>


12/11/2009
AMIGOS DA ESCOLA >>


05/11/2009
COMÉDIA PRESIDENCIAL >>


29/10/2009
EXPRESSÕES E DITOS POPULARES >>


22/10/2009
REVOLUÇÃO FRANCESA >>


15/10/2009
CONVENÇÃO DE PALHAÇOS >>


09/10/2009
NOVO SITE DE CARLA BRUNI >>


01/10/2009
A MULHER EM 11 LIÇÕES >>


24/09/2009
ESPELHO >>


17/09/2009
VAI SABER >>


10/09/2009
NÃO SINTA INVEJA >>


03/09/2009
PELO AMOR OU PELA DOR >>


26/08/2009
CANALHAS DIDÁTICOS >>


20/08/2009
ENTRE O ETÉREO E O ETERNO >>


13/08/2009
REDESCOBRIR-SE >>


06/08/2009
EXISTE ALGUMA COISA >>


29/07/2009
26298 DIAS >>


24/07/2009
ALGUÉM ME AJUDE! QUERO VOLTAR A SER IGNORANTE >>


14/07/2009
PALAVRÃO PODE ALIVIAR DOR FÍSICA >>


09/07/2009
PIADA DE NEPALÊS >>


03/07/2009
GIVE ME LOVE >>


25/06/2009
VAI PRA CASA, SARNEY >>


19/06/2009
FESTA DE 18 ANOS >>


11/06/2009
...E EU NEM TE CONHEÇO >>


04/06/2009
VÔO AF 447. OU NÃO DÁ PRA ENTENDER, OU NÃO DÁ PRA EXPLICAR >>


28/05/2009
MISTÉRIOS DO OUVIDO FEMININO >>


18/05/2009
PROJETO INTEGRADO >>


13/05/2009
ESSA NÃO É SÓ PRA INGLÊS VER >>


07/05/2009
CINCO ANOS FALANDO MAL DOS OUTROS! QUE DELÍCIA! >>


01/05/2009
O SUOR DO TRABALHADOR >>


24/04/2009
A BIBLIOTECA DO MUNDO >>


15/04/2009
O GUIA >>


09/04/2009
SAÚDE, BRASIL! >>


01/04/2009
G20 >>


25/03/2009
ELES NEM SEMPRE CHEGAM TÃO RÁPIDO >>


19/03/2009
VOCÊ É UM OTÁRIO >>


12/03/2009
PERDOAI. ELE NÃO SABE O QUE FAZ >>


04/03/2009
WOMAN >>


25/02/2009
DARWIN ESCREVEU A ORIGEM DAS ESPÉCIES. NÓS ESTAMOS DANDO GRANDES PASSOS PARA ESCREVER O FIM. DA NOSSA. >>


19/02/2009
A PLACA DO ANO >>


12/02/2009
A CRÍTICA >>


06/02/2009
O FUTURO MODERNO DA EDUCAÇÃO >>


29/01/2009
OBA"MAD" >>


22/01/2009
CADILLAC ONE >>


15/01/2009
TCHAU... GOOD BYE... ADIOS... AU REVOIR... AUF WIEDERSEHEN... ARRIVEDERCI... GEORGE W.BUSH >>


04/01/2009
A SÍNDROME DO BUMERANGUE >>


02/01/2009
AMIZADE ASTRONÔMICA >>


25/12/2008
FECHANDO O ANO COM COISAS DE CANALHA >>


18/12/2008
"ÁRVORE DE NATAL" CÓSMICA >>


11/12/2008
QUEM TEM MEDO DA BOMBA ATÔMICA? >>


08/12/2008
PERDEMOS O GETÚLIO >>


28/11/2008
VIDA DE CASTELO >>


20/11/2008
BRANCOS E HOMENS NÃO TEM CONSCIÊNCIA >>


13/11/2008
AO CARA QUE VAI FECHAR O KIWI >>


06/11/2008
MASSA, VOCÊ FOI MASSA! >>


30/10/2008
O QUE VOCÊ PENSA QUE SABE SOBRE ELEIÇÃO? >>


22/10/2008
UM BRINDE DIFERENTE >>


16/10/2008
QUER ENTENDER COMO ESSA CRISE AMERICANA COMEÇOU? >>


09/10/2008
O PESO DA URNA - A DIFERENÇA ENTRE O CANDIDATO E O VEREADOR >>


01/10/2008
A CARTA MAGNA >>


25/09/2008
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE >>


16/09/2008
DIA MUNDIAL SEM CARRO >>


09/09/2008
DEBATE NA FNH >>


03/09/2008
O FUTURO >>


28/08/2008
EDUCATION IN BRAZIL... >>


21/08/2008
DE OLHO NA EDUCAÇÃO >>


14/08/2008
A "ÉTICA" DA BELEZA!!! >>


07/08/2008
DOSE DUPLA: ALGEMAS E INVIOLABILIDADE DOS ADVOGADOS >>


31/07/2008
APESAR DE VOCÊ >>


27/07/2008
VALTER CABEÇÃO MATOU O FILHO DO PREFEITO >>


14/07/2008
UM PAÍS COM VERGONHA >>


07/07/2008
LEI SECA. E DEPOIS DELA? >>


02/07/2008
INGRID BETANCOURT LIVRE. LIVRE? >>


26/06/2008
RUTH CARDOSO, A PRIMEIRA DAMA >>


19/06/2008
AUTO-AJUDA DE ÚLTIMA GERAÇÃO >>


12/06/2008
TEM LEI QUERENDO VER VOCÊ MAIS TEMPO DENTRO DA FACULDADE >>


05/06/2008
OBAMA, O PORCO E O FRANGO >>


29/05/2008
REFLETINDO SOBRE O FUTURO! >>


23/05/2008
TEATRO DOS HORRORES >>


15/05/2008
ABSURDO! >>


10/05/2008
ISABELLA E O DIA DAS MÃES >>


01/05/2008
O QUE SIGNIFICA “CARALHO”? >>


21/04/2008
VERDADE E PRECONCEITO >>


16/04/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – ENFIM... >>


10/04/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 6ª PARTE – ÓPIO >>


03/04/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 5ª PARTE – O FILHO DE PAULO >>


28/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 4ª PARTE - VERDADES E MENTIRAS SOBRE A MENTIRA >>


21/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO 3ª PARTE – COLOMBO >>


14/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – PAPAI NOEL >>


08/03/2008
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - PRÓLOGO >>


01/03/2008
8 DE MARÇO. O DIA É DELAS, SÓ DELAS. >>


24/02/2008
EU TAMBÉM QUERO UMA ONG. EU TAMBÉM MEREÇO. >>


16/02/2008
EU TAMBÉM MEREÇO UM CARTÃO CORPORATIVO DO GOVERNO FEDERAL >>


07/02/2008
CARNAVAL LÁ FORA >>


30/01/2008
CARNAVAL INSPIRADO... >>


24/01/2008
VIVA O BRASIL DA MEDIOCRIDADE! >>


19/01/2008
A "CRISE" AMERICANA >>


12/01/2008
HUGO CHAVEZ, O AMIGO DO PRESIDENTE >>


30/12/2007
UM ANO IMPORTANTE. >>


23/12/2007
2008, UM ANO DE MUITA POLÍTICA! SEJAMOS FELIZES! VAMOS MUDAR O QUE ESTÁ AÍ... >>


16/12/2007
PRESENTE DE NATAL DE 500 MILHÕES DE REAIS >>


10/12/2007
DEFINITIVAMENTE, ESSE NÃO É UM PAÍS SÉRIO >>


03/12/2007
LOMBADA...QUEBRA-MOLA...QUE QUE É ISSO??? >>


30/11/2007
PRESTE ATENÇÃO NA LETRA... >>


19/11/2007
PERSPECTIVA >>


15/11/2007
C... >>


06/11/2007
SERÁ QUE REALMENTE É HORA DE NOS PREPARARMOS PARA BANCAR UMA COPA DO MUNDO? >>


02/11/2007
A COPA VEM AÍ... >>


25/10/2007
ÊTA TRÂNSITO DANADO... >>


20/10/2007
VENDEDORES... >>


14/10/2007
"PROFESSOR" LICENCIADO... >>


30/09/2007
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO >>


24/09/2007
TROPA DE ELITE >>


16/09/2007
ÉTICA VIAJANDO NA MAIONESE... >>


10/09/2007
O CASO RENAN CALHEIROS!!! >>


08/09/2007
OU MORTE? NADA DISSO! >>


27/08/2007
POLÍTICA É COISA SÉRIA... >>


21/08/2007
A DITA...DURA!!! TESTE SUA APTIDÃO PARA CANALHA >>


14/08/2007
ERROS E MAIS ERROS... TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES! >>


08/08/2007
O STRESS DO TCC >>


30/07/2007
OS CALOUROS ESTÃO CHEGANDO (QUEM É UM BOM ANFITRIÃO?) >>


25/07/2007
A COISA TÁ PRETA...(CAIXA PRETA) >>


14/07/2007
É SÓ SE ELEGER, QUE JÁ CRUZA OS BRAÇOS!!! >>


08/07/2007
COISA DE CANALHA >>


30/06/2007
A PROFECIA >>


23/06/2007
ISSO É QUE É INCOMODAR NOS DOIS PÉS... >>


17/06/2007
GESTÃO DE RESULTADOS >>


07/06/2007
TÁ CHEGANDO O 1º ARRAIÁ DA FNH. OLHA A COBRA! >>


28/05/2007
TEM GENTE COM TEMPO PRA TUDO >>


21/05/2007
BASTA DE CORRENTES >>


14/05/2007
E O PAPA NÃO PAPOU O QUE QUERIA >>


07/05/2007
LULA E A TEORIA DA RELATIVIDADE >>


01/05/2007
"MEU CACHORRO ME SORRIU LATINDO..." - AULA DE GESTÃO II >>


30/04/2007
VEXAME AZUL - QUANDO UMA EQUIPE NÃO QUER FAZER >>


17/04/2007
CANALHA TAMBÉM É CULTURA >>


15/04/2007
E LÁ SE FOI WALLY... FAZER O QUE? >>


29/03/2007
A MÁGICA DO MIL >>


22/03/2007
VOCÊ É FELIZ NO SEU TRABALHO? >>


14/03/2007
HI TEACHERS >>


08/03/2007
DEBAIXO PRA CIMA, DE CIMA PRA BAIXO, ESSA É A DIFERENÇA DO BARREIRO >>


04/03/2007
TEORIA E PRÁTICA EM COMUNICAÇÃO, SEMPRE VALE A PENA LEMBRAR COMO FUNCIONA >>


22/02/2007
CARTA AO D.A. >>


10/02/2007
MAS QUE CARNAVAL... DE ABOBRINHAS >>


14/12/2006
ALERTA! PRESENTE DE FIM DE ANO! >>


07/12/2006
ATÉ QUE O “BITCHÔ” NÃO É TÃO FEIO QUANTO PARECE >>


21/11/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO CANALHA: 36,37,39,40,41,51,60,67,73,77,83,86,94. >>


14/11/2006
CUIDADO PARA NÃO RONCAR... >>


09/11/2006
HOMEM X MULHER, E O CONFLITO! >>


31/10/2006
A MASSA QUE SE CONDENA >>


25/10/2006
COISAS DE CANALHA! >>


23/10/2006
VOTE PELO RESPEITO! >>


10/10/2006
PERSONAL COORDENADOR DE CURSO SELF ERNANATOR >>


01/10/2006
CROCODILO >>


25/09/2006
A FÁBULA DOS GATOS >>


21/09/2006
BRASILEIRO É UM, POVO SOLIDÁRIO. MENTIRA. >>


11/09/2006
E-MAILS. E-MAILS, QUEM QUER MAIS E-MAILS!!! >>


05/09/2006
O INCRÍVEL LADO BOM DAS COISAS RUINS DA VIDA >>


29/08/2006
VISÃO FEMININA >>


26/08/2006
CINQUENTÃO NA ACADEMIA >>


20/08/2006
TÁ CHEGANDO AGORA? >>


25/06/2006
COISAS DE CANALHA >>


17/06/2006
PALESTRA NO DIA DO JOGO? FALA SÉRIO! >>


04/06/2006
O CANALHA >>


27/05/2006
D.A. DA FACULDADE DE NOVA YORK (F.N.Y). LÁ TAMBÉM TEM PROBLEMA! >>


20/05/2006
COISAS DE CANALHA >>


17/05/2006
ANOS DE CHUMBO >>


07/05/2006
VAMOS FORMAR UM D.A.? É SÉRIO! >>


04/05/2006
NO MEIO DO CAMINHO >>


27/04/2006
ETIMOLOGIA! >>


27/04/2006
O EVANGELHO SEGUNDO LUIZ IGNÁCIO LULA DA SILVA >>


06/04/2006
Canalha >>


30/03/2006
MENTIRAS DITAS POR: >>


23/03/2006
WORKSHOP & UOÔRQUICHOPP? >>