Faculdade Mental
A JENTE HERRAMOS - 20/09/2012
  

“HERROS” SANGUINÁRIOS

MARFIM DE SANGUE


English:
http://www.nytimes.com/2012/09/04/world/africa/africas-elephants-are-being-slaughtered-in-poaching-frenzy.html?pagewanted=all
More details:
http://whc.unesco.org/en/list/136##
http://www.wcs.org/
http://www.facebook.com/TheWCS
http://www.iucn.org/
http://www.facebook.com/iucn.org
http://www.savetheelephants.org/
http://www.facebook.com/pages/Save-the-Elephants/58282388160?ref=ts
Garamba National Park, República Democrática do Congo.
Em 30 anos combatendo caçadores ilegais, Paul Onyango nunca tinha visto nada assim. Vinte e dois elefantes mortos juntos no meio da savana, muitos abatidos com uma única bala na parte superior da cabeça.
Não havia rastros que se afastavam dos elefantes, nem qualquer sinal de que os caçadores tivessem rastreado os animais em terra. As presas tinham sido cortadas fora, mas a carne dos animais continuava intacta.
Vários dias depois, no início de abril, guardas do Parque Nacional de Garamba viram um helicóptero militar de Uganda sobrevoando o parque em altitude muito baixa, num vôo não autorizado, mas disseram que, ao ser detectado, o helicóptero virou abruptamente e foi embora. Funcionários do parque, cientistas e as autoridades congolesas agora acreditam que foram militares ugandenses que mataram os 22 elefantes, desde um helicóptero, e levaram embora marfim no valor de mais de US$ 1 milhão.
"Os disparos foram feitos com precisão", disse Onyango, chefe dos guardas-florestais de Garamba. "Eles atiraram até nos filhotes. Por que? É como se tivessem vindo para cá para destruir tudo."
A África está passando por uma matança épica de elefantes. Grupos conservacionistas dizem que os caçadores ilegais estão exterminando dezenas de milhares de elefantes por ano, mais que em qualquer momento das duas décadas passadas, e o comércio ilegal de marfim está se militarizando.
O marfim, ao que tudo indica, é o mais recente recurso natural africano envolvido em conflitos. Alguns dos mais notórios grupos armados do continente, incluindo o Exército de Resistência do Senhor, o Shabab e os "janjaweeds" de Darfur, vêm caçando elefantes e usando suas presas para comprar armas e levar adiante sua violência e caos. Quadrilhas organizadas estão formando ligações com eles para transportar o marfim pelo mundo afora, aproveitando a existência de Estados turbulentos, fronteiras porosas e autoridades corruptas da África subsaariana até a China, dizem autoridades policiais.
Mas não são apenas agentes fora da lei que lucram. Membros de alguns dos Exércitos africanos que o governo americano treina e apoia -em Uganda, no Congo e no Sudão do Sul- estão envolvidos na caça ilegal de elefantes e no tráfico internacional de marfim.
Segundo especialistas, até 70% do marfim ilegal está indo para a China, e, embora os chineses cobicem o marfim há séculos, nunca antes tantos chineses têm tido os meios de possuí-lo. O boom econômico chinês criou uma classe média enorme, fato que empurrou o preço do marfim para o preço estratosférico de US$ 500 por quilo nas ruas de Pequim.
Mais de 150 cidadãos chineses foram presos em toda a África no ano passado, do Quênia à Nigéria, por contrabando de marfim. E há indicações crescentes de que a caça ilegal de elefantes aumenta em áreas onde os animais estão presentes e em que operários chineses estão construindo estradas.
"A China está no epicentro da demanda", disse um funcionário sênior do Departamento de Estado dos EUA, Robert Hormat. "Sem a demanda chinesa, este comércio praticamente deixaria de existir."
Com frequência, soldados congoleses são presos por caça ilegal e tráfico de marfim. As forças armadas do Sudão do Sul com frequência entram em choque com guardas-florestais.
A Interpol está ajudando a investigar as matanças em massa no parque de Garamba, procurando comparar amostras de DNA dos crânios dos elefantes com um grande carregamento de presas apreendido recentemente num aeroporto de Uganda em caixas rotuladas "artigos domésticos".
As presas de um elefante adulto podem valer mais de dez vezes a renda anual média dos habitantes de muitos países africanos. Na Tanzânia, camponeses miseráveis vêm envenenando abóboras e colocando-as nas estradas para que os elefantes as comam.
No ano passado, o volume de marfim ilegal apreendido em todo o mundo marcou um recorde, com 38,8 toneladas (o equivalente às presas de mais de 4.000 elefantes mortos). A polícia vê esse fato como indício claro de que o crime organizado penetrou no submundo do marfim, porque apenas uma máquina criminal experiente seria capaz de transportar centenas de quilos de presas por distâncias de milhares de quilômetros.
Os traficantes são " parte de organizações criminosas que operam na África e são comandadas desde a Ásia", diz Tom Milliken, diretor do Sistema de Informações sobre o Comércio de Elefantes, projeto internacional de monitoramento do marfim.
Richard Ruggiero, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, comentou: "Estamos passando pela maior perda percentual de elefantes na história".
Para alguns especialistas, a própria sobrevivência da espécie está em risco. "As enormes populações de elefantes da África Ocidental já desapareceram e os elefantes do centro e leste do continente estão sumindo em ritmo acelerado", disse o ecologista Andrew Dobson, da Universidade Princeton, de Nova Jersey. "A questão é: queremos ver nossos filhos crescerem num mundo sem elefantes?"
'Atiramos primeiro'
Garamba é considerado um dos parques naturais mais impressionantes da África. Hoje, porém, é um verdadeiro campo de batalha. Todas as manhãs, os 140 guardas-florestais do parque se equipam com fuzis, metralhadoras e granadas impelidas por foguetes.
"Não negociamos, não damos qualquer aviso -atiramos primeiro", contou Onyango.
Em junho, ele ouviu uma rajada de disparos. Seus homens passaram horas arrastando-se de barriga pelo capim alto, até verem caçadores ilegais talhando vários elefantes. No instante em que eles atiraram contra os caçadores ilegais, a área toda pareceu ganhar vida, com disparos por todo lado.
"A maioria dos caçadores ilegais economiza munição, mas esses caras estavam disparando como se estivessem no Iraque. De repente nos vimos em desvantagem", disse ele.
Naquele dia, as duas metralhadoras velhas usadas pelos guardas-florestais emperraram e eles escaparam com vida por pouco. Onze guardas-florestais foram mortos desde 2008 e alguns guardas tiveram seus filhos sequestrados. Uma investigação posterior indicou que os caçadores ilegais eram integrantes do Exército de Resistência do Senhor, um grupo rebelde brutal que circula pela África central, matando camponeses e escravizando crianças. Acredita-se que o líder do grupo, o foragido Joseph Kony, esteja escondido num canto remoto da República Centro-Africana.
O marfim talvez seja a nova fonte de recursos que esteja garantindo a sobrevivência de Kony. Várias pessoas que escaparam do grupo disseram que Kony ordenou a seus combatentes matarem o maior número possível de elefantes e lhe enviarem as presas.
Vários comerciantes sudaneses de marfim disseram que o marfim do Congo e da República Centro-Africana atravessa a grande região sudanesa desértica de Darfur e, de lá, vai para Omdurman, ao norte, com a ajuda de autoridades sudanesas corruptas.
Na costa oriental da África, o porto queniano de Mombaça é um importante centro de traslado do marfim. Uma porcentagem relativamente pequena dos contêineres que passam pelo porto é inspecionada e o marfim já foi transportado escondido em carregamentos de abacates ou anchovas.
Vários comerciantes sudaneses de marfim e representantes ocidentais disseram que as infames milícias janjaweed, de Darfur, também praticam a caça ilegal em grande escala. Hoje, suspeita-se que centenas de milicianos janjaweeds tenham viajado a cavalo mais de 950 km, vindos do Sudão, e abatido pelo menos 300 elefantes no Parque Nacional de Bouba Ndjida, nos Camarões, em janeiro.
Dinheiro para militantes
Em 2010, soldados ugandenses que estavam à procura de Joseph Kony nas florestas da República Centro-Africana toparam com uma caravana de janjaweeds transportando marfim. "Havia 400 homens, mulas de carga, um grande acampamento, armas em grande quantidade", disse um diplomata ocidental. Seguiu-se uma batalha e mais de dez ugandenses foram mortos.
Vários líderes somalis disseram que o grupo militante islâmico Shabab, que jurou fidelidade à Al Qaeda, começou recentemente a treinar combatentes para infiltrar o vizinho Quênia, matar elefantes e extrair seu marfim, para levantar recursos para o grupo.
Um antigo aliado do Shabab disse que o grupo vem prometendo "facilitar a venda" do marfim e que incentivou camponeses na fronteira entre o Quênia e a Somália e lhes levar presas de elefantes, que em seguida vão para o porto de Kismayo, conhecido centro de contrabando e última cidade importante que ainda se encontra sob controle do Shabab.
"É um negócio de alto risco, mas que traz lucros excepcionais", comentou Hassan Majengo, morador de Kismayo que acompanha o comércio de marfim.
Em Garamba, os guardas-florestais já prenderam muitos soldados do governo congolês, alguns dos quais foram detidos com presas, pedaços de carne de elefante, e vestindo as boinas vermelhas usadas por membros da guarda presidencial de elite.
Um promotor militar congolês, o major Jean-Pierre Mulaku, reconheceu: "Alguns elementos de nosso Exército estão envolvidos. É dinheiro fácil."
Segundo o cientista americano John Hart, um dos principais pesquisadores sobre elefantes no Congo, "militares congoleses estão envolvidos em quase todas as atividades de caça ilegal de elefantes", fazendo das forças armadas "as maiores envolvidas na matança ilegal de elefantes na RDC".
Os guardas-florestais de Garamba e um funcionário de inteligência do governo congolês dizem que também combatem rotineiramente soldados do Exército de Libertação do Povo do Sudão, o Exército do Sudão do Sul.
Mas a suposta caça ilegal feita com helicópteros é novidade. A organização de conservação African Parks, com sede na África do Sul e que administra o parque de Garamba, tem fotos de um helicóptero Mi-17 de transporte militar sobrevoando o parque em baixa altitude em abril e disse que, pelo número de registro, identificou o aparelho como sendo das Forças Armadas de Uganda.
Ninguém sabe quantos elefantes estão sendo exterminados todos os anos, mas muitos conservacionistas concordam que são "dezenas de milhares" e que 2012 provavelmente será pior que 2011.
Alguns dos elefantes abatidos recentemente tinham sido sexualmente mutilados, com seus mamilos ou genitália cortados, possivelmente para serem vendidos. É algo que os pesquisadores dizem que não tinham encontrado antes.
Garamba enfrenta desafios aparentemente infinitos, muitos deles ligados à falência completa do próprio Congo. Alguns dos guardas-florestais são caçadores ilegais, eles próprios, matando os animais que são encarregados de proteger. Dizem que seus salários são muito baixos para possibilitar sua sobrevivência.
Houve época em que o Parque Nacional de Garamba tinha mais de 20 mil elefantes. No ano passado, havia cerca de 2.800. Neste ano, há possíveis 2.400.
"É como a guerra das drogas", disse Luis Arranz, o administrador do parque. "Enquanto as pessoas continuam a comprar e pagar pelo marfim, é impossível acabar com o tráfico."
Por Jeffrey Genttleman – Fonte: Folha de S.Paulo – 17/09/12.
Isma'il Kushkush colaborou com reportagem de Omdurman, Sudão; Mia Li de Pequim; e um jornalista somali de Mogadishu, na Somália.
Reportagem original em inglês do “The New York Times”:
http://www.nytimes.com/2012/09/04/world/africa/africas-elephants-are-being-slaughtered-in-poaching-frenzy.html?pagewanted=all
Mais detalhes:
http://whc.unesco.org/en/list/136##
http://www.wcs.org/
http://www.facebook.com/TheWCS
http://www.iucn.org/
http://www.facebook.com/iucn.org
http://www.savetheelephants.org/
http://www.facebook.com/pages/Save-the-Elephants/58282388160?ref=ts


CAÇA DIZIMOU ELEFANTES SELVAGENS NO VIETNÃ
Enquanto na África dezenas de milhares de elefantes continuam sendo mortos por ano por causa do seu marfim, no Vietnã os caçadores já tornaram isso impossível.
Junto com empreendedores imobiliários, madeireiros, moradores de aldeias e burocratas negligentes, eles reduziram a poucas dúzias a população de elefantes selvagens do país.
Os elefantes estão criticamente ameaçados em toda a Ásia, especialmente na Índia e na Tailândia, mas no Vietnã a situação é tão sombria que os grupos de conservação ambiental praticamente já desistiram.
Um minúsculo e mal financiado Centro de Conservação do Elefante, num parque nacional no centro-sul vietnamita, protege 29 animais.
Mas no mês passado, dois elefantes do grupo foram achados mortos numa floresta, inclusive o último macho da manada, que teve cabeça, tronco e presas decepados.
Sem um adulto macho, disseram as autoridades florestais, a manada não é mais "sustentável". O diretor interino do parque disse que a caça se tornou "desenfreada", com seis machos da manada mortos neste ano.
Especialistas preveem que uma manada de 15 elefantes no sul do Vietnã em breve será extinta. Em fevereiro, aventurando-se fora da floresta "protegida" na província de Dong Nai, elefantes famintos destruíram milharais, canaviais e lavouras de batata-doce. Os agricultores fugiram apavorados.
Os elefantes saqueadores pisoteiam pessoas e atacam casas rurais, principalmente buscando sal e cinzas de bambu dos fogareiros.
Os moradores, por sua vez, montam armadilhas para matar os elefantes, ou usam lança-chamas e armas caseiras para espantá-los.
Uma geração atrás, milhares de elefantes vagavam pelas florestas do país. Mas o Vietnã pós-guerra abriu sua economia, e grandes arrozais, cafezais e seringais foram abertos; o país se urbanizou e industrializou.
Os madeireiros também fizeram a sua parte, destruindo antigas matas de mogno, teca e outras madeiras. A população do país disparou, chegando a 92 milhões, maior que a da Alemanha.
Frank Momberg, gerente do programa de Vietnã da ONG conservacionista britânica Fauna e Flora Internacional, me disse em 1999 que "as autoridades locais estão tomando decisões sobre o desenvolvimento sem qualquer preocupação ambiental".
"Os elefantes estão enfrentando a extinção no Vietnã", disse ele, que no entanto ainda tinha esperança de uma intervenção governamental.
Um chamado "plano de ação urgente" para a proteção dos elefantes foi adotado pelo governo em 2006, mas ainda não recebeu verbas.
Nem elefantes domesticados estão a salvo. Em abril de 2011, autoridades locais indiciaram o dono de um elefante usado em passeios turísticos, acusando-o de conspirar para matar o animal por suas presas, que estariam avaliadas em US$ 24 mil.
"O elefante foi achado morto numa floresta", disse o jornal "Tuoi Tre". "Estava amarrado a uma árvore, e os ligamentos das suas pernas traseiras haviam sido arrancados."
Mark McDonald – Fonte: Folha de S.Paulo – 17/09/12.
Mais detalhes:
http://www.facebook.com/faunaflora
http://www.facebook.com/SeaWorldBuschGardensFund


E NÓIS QUE PENSAVA QUE NUNCA ERRAVA!
CONTINUAMOS ERRANDO PROPOSITALMENTE...! HERRAR É UMANO!


Se você vir alguma coisa errada, mande um e-mail pelo FALE CONOSCO que "a ajente correge". Clique aqui e envie: http://www.faculdademental.com.br/fale.php

editorial
cantinho do humor
coluna do canalha
eu digital
falou no FM? tá falado!
fazendo direito
formandos & formados
futebol show
manchetes da semana
marilene carolina
nossos colunistas
pense!
rapidinhas
turmas do FM
a jente herramos
fotos de eventos
trabalhos publicados
  buscar:     
fale conosco
Troque uma idéia com o Cara, Carinha e Canalha, 24 horas por dia.
histórico
“O jornal paralelo oficial dos alunos da FNH”?
créditos
Por trás de um grande site tem sempre uma grande empresa, clique e veja.
ops...

29/10/2017
"HERROS" MONETÁRIOS... >>


09/04/2017
"HERROS" GERENCIAIS... >>


18/02/2017
"HERROS" IMPACIENTES... >>


30/12/2016
"HERROS" FUTUROS >>


08/10/2016
"HERROS" INFANTIS >>


05/09/2016
"HERROS" ATRAVÉS DOS TEMPOS... >>


02/07/2016
"HERROS" CONJUGAIS... >>


30/04/2016
"HERROS" PERSISTENTES >>


14/03/2016
"HERROS" IMPENSADOS... >>


17/01/2016
"HERROS": A PRISÃO DO LIVRO... >>


21/12/2015
"HERROS" CATASTRÓFICOS... >>


07/12/2015
"HERROS" DE ATENÇÃO... >>


28/09/2015
"HERROS" MORTAIS... >>


13/09/2015
"HERROS" MATERIAIS... >>


23/06/2015
"HERROS" SOCIAIS... >>


31/05/2015
"HERROS" ATUAIS... >>


21/04/2015
“HERROS” AMBIENTAIS... >>


22/03/2015
"HERROS" ESCOLARES >>


22/02/2015
“HERROS” EDUCACIONAIS >>


18/01/2015
“HERROS” INFANTIS... >>


11/12/2014
“HERROS” INTERIORES... >>


16/11/2014
“HERROS” MIDIÁTICOS... >>


14/10/2014
“HERROS” LOCAIS... >>


17/09/2014
“HERROS” EDUCACIONAIS... >>


31/08/2014
“HERROS” DE VIDA >>


12/08/2014
“HERROS” DE INTERPRETAÇÃO... >>


27/07/2014
“HERROS” MODERNOS... >>


13/07/2014
“HERROS” COMPORTAMENTAIS >>


09/06/2014
“HERROS” COLOQUIAIS... >>


28/05/2014
“HERROS” IMAGINÁRIOS... >>


08/05/2014
“HERROS” SEMELHANTES... >>


23/04/2014
“HERROS” DE ATITUDE... >>


10/04/2014
“HERROS” EVIDENTES... >>


21/03/2014
“HERROS” PERCEPTIVOS >>


08/03/2014
“HERROS” COMPORTAMENTAIS... >>


22/02/2014
“HERROS” TECNOLÓGICOS... >>


07/02/2014
“HERROS” VISUAIS... >>


24/01/2014
“HERROS” REGISTRADOS... >>


13/01/2014
“HERROS” EXPOSTOS >>


24/12/2013
“HERROS” JORNALÍSTICOS... >>


15/12/2013
“HERROS” DITATORIAIS >>


07/12/2013
“HERROS” ITALIANOS >>


24/11/2013
“HERROS” DROGADOS >>


17/11/2013
“HERROS” SEGREGACIONISTAS >>


03/11/2013
“HERROS” LABORAIS... >>


26/10/2013
“HERROS” POLUÍDOS... >>


19/10/2013
“HERROS” MONETÁRIOS >>


12/10/2013
“HERROS” REGULADOS >>


05/10/2013
“HERROS” EDUCACIONAIS >>


25/09/2013
“HERROS” CLANDESTINOS >>


13/09/2013
“HERROS” ESPIONADOS... >>


08/09/2013
“HERROS” DE COMPETITIVIDADE >>


31/08/2013
“HERROS” COMPORTAMENTAIS >>


24/08/2013
“HERROS” DE CÁLCULO... >>


17/08/2013
”HERROS” EM DEBATE >>


10/08/2013
“HERROS” NA REDE >>


03/08/2013
“HERROS” MIDIÁTICOS >>


20/07/2013
“HERROS” DE ATENÇÃO... >>


13/07/2013
“HERROS” PERCEPTIVOS >>


06/07/2013
“HERROS” VIOLENTADOS >>


27/06/2013
“HERROS” DENUNCIADOS >>


20/06/2013
“HERROS” PROJETADOS >>


13/06/2013
“HERROS” TARIFÁRIOS >>


06/06/2013
“HERROS” AROMÁTICOS >>


30/05/2013
“HERROS” INESCRUPULÓSOS >>


25/05/2013
“HERROS” NOMEADOS >>


05/05/2013
“HERROS” INCRÍVEIS E BIZARROS... >>


29/04/2013
“HERROS” OCASIONAIS >>


21/04/2013
“HERROS” TRANSACIONADOS >>


12/04/2013
“HERROS” DIPLOMÁTICOS >>


06/04/2013
“HERROS” PUBLICITÁRIOS >>


29/03/2013
”HERROS” SALTITANTES >>


23/03/2013
“HERROS” UNIVERSITÁRIOS >>


14/03/2013
“HERROS” LOCOMOTIVOS... >>


07/03/2013
“HERROS” INFANTIS >>


28/02/2013
“HERROS” MORTAIS >>


22/02/2013
“HERROS” METEÓRICOS >>


14/02/2013
“HERROS” FINANCEIROS >>


07/02/2013
“HERROS” CARNAVALESCOS >>


31/01/2013
“HERROS” CELULARES >>


24/01/2013
“HERROS” FILANTRÓPICOS >>


19/01/2013
“HERROS” ARMADOS >>


13/01/2013
“HERROS” APLICATIVOS MÉDICOS... >>


04/01/2013
“HERROS” MONETÁRIOS >>


27/12/2012
“HERROS” PREVISÍVEIS >>


20/12/2012
“HERROS” INSTITUCIONAIS >>


13/12/2012
“HERROS” SUBORNADOS >>


06/12/2012
“HERROS” VISUAIS... >>


30/11/2012
“HERROS” BIZARROS... >>


23/11/2012
“HERROS” IMPRESSOS >>


15/11/2012
“HERROS” GLOBAIS >>


08/11/2012
“HERROS” PERTUBADORES >>


02/11/2012
“HERROS” COMERCIAIS >>


25/10/2012
“HERROS” CRITICADOS >>


18/10/2012
“HERROS” FALADOS >>


11/10/2012
“HERROS” HISTÓRICOS >>


03/10/2012
“HERROS” RETRATADOS >>


26/09/2012
“HERROS” POLUENTES... >>


20/09/2012
“HERROS” SANGUINÁRIOS >>


12/09/2012
“HERROS” COLETIVOS >>


05/09/2012
“HERROS” FLORESTAIS >>


30/08/2012
“HERROS” EDUCACIONAIS >>


24/08/2012
“HERROS” PARA SEMPRE... >>


15/08/2012
“HERROS” INEXPLICÁVEIS >>


09/08/2012
“HERROS” ELEITORAIS >>


05/08/2012
“HERROS” ESTATAIS >>


30/07/2012
“HERROS” BILIONÁRIOS >>


21/07/2012
“HERROS” INFANTIS... >>


12/07/2012
“HERROS” COTIDIANOS >>


05/07/2012
“HERROS” ENFORCADOS >>


28/06/2012
“HERROS” TURÍSTICOS >>


21/06/2012
“HERROS” INESCRUPULÓSOS >>


16/06/2012
“HERROS” CRUEIS... >>


09/06/2012
“HERROS” DOADOS... >>


02/06/2012
"HERROS" COMUNISTAS >>


25/05/2012
"HERROS" HEDIONDOS >>


12/05/2012
"HERROS" PATERNAIS... >>


03/05/2012
"HERROS" ENCAMINHADOS... >>


28/04/2012
"HERROS" REPERCUTIDOS >>


21/04/2012
"HERROS" POLUÍDOS >>


14/04/2012
"HERROS" FALANTES... >>


05/04/2012
"HERROS" COVARDES >>


31/03/2012
"HERROS" MODERNOS >>


24/03/2012
"HERROS" UNIVERSAIS >>


15/03/2012
"HERROS" COMERCIAIS >>


07/03/2012
"HERROS" ESTRATÉGICOS >>


29/02/2012
"HERROS" ESTÚPIDOS... >>


22/02/2012
"HERROS" AUTORITÁRIOS >>


18/02/2012
"HERROS" DE SEMPRE... >>


09/02/2012
"HERROS" PÍFIOS >>


02/02/2012
"HERROS" PARA SEMPRE... >>


28/01/2012
"HERROS" RELIGIOSOS >>


19/01/2012
"HERROS" ESCRAVAGISTAS >>


13/01/2012
A"HERROS" CIENTÍFICOS >>


06/01/2012
"HERROS" CHINESES... >>


31/12/2011
"HERROS" MONETÁRIOS >>


22/12/2011
"HERROS" CONSUMISTAS >>


18/12/2011
"HERROS" NATALINOS >>


11/12/2011
"HERROS" INOPORTUNOS... >>


03/12/2011
"HERROS" AMAZÔNICOS >>


26/11/2011
"HERROS" FORÇADOS >>


19/11/2011
"HERROS" OBEDIENTES >>


13/11/2011
"HERROS" NOS TRILHOS >>


02/11/2011
"HERROS" CALÓRICOS >>


29/10/2011
"HERROS" NEUROFISIOLÓGICOS >>


22/10/2011
"HERROS" TIRÂNICOS >>


12/10/2011
"HERROS" ESCRAVIZADOS... >>


05/10/2011
"HERROS" BRUTAIS >>


28/09/2011
"HERROS" DESIGUAIS >>


22/09/2011
"HERROS" AUTORITÁRIOS >>


14/09/2011
"HERROS" CAPTURADOS >>


07/09/2011
"HERROS" COLORIDOS >>


01/09/2011
"HERROS" AGUADOS >>


26/08/2011
"HERROS" CORRUPTOS >>


18/08/2011
"HERROS" FRONTEIRIÇOS >>


11/08/2011
"HERROS" PASSADOS >>


04/08/2011
"HERROS" REFRIGERANTES >>


28/07/2011
"HERROS" ARQUITETÔNICOS >>


21/07/2011
"HERROS" ESVERDEADOS >>


17/07/2011
"HERROS" CENSURADOS >>


10/07/2011
"HERROS" HEDIONDOS >>


01/07/2011
"HERROS" MENSURADOS >>


23/06/2011
"HERROS" PELADOS >>


16/06/2011
"HERROS" FOTOGRAGADOS >>


08/06/2011
"HERROS" PREVISÍVEIS >>


02/06/2011
"HERROS" DESEQUILIBRADOS >>


26/05/2011
"HERROS" IMIGRATÓRIOS >>


19/05/2011
"HERROS" ANÔNIMOS >>


12/05/2011
"HERROS" TRABALHISTAS >>


05/05/2011
"HERROS" COMPORTAMENTAIS >>


26/04/2011
"HERROS" REAIS >>


22/04/2011
"HERROS" PLASTIFICADOS >>


14/04/2011
"HERROS" ROUBADOS >>


08/04/2011
"HERROS" POLÍTICOS >>


31/03/2011
"HERROS" HEDIONDOS >>


26/03/2011
"HERROS" CRONOMETRADOS >>


17/03/2011
"HERROS" EDUCACIONAIS >>


10/03/2011
"HERROS" DESIGUAIS >>


03/03/2011
"HERROS" CARCERÁRIOS >>


27/02/2011
"HERROS" CARNAVALESCOS >>


17/02/2011
"HERROS" EM QUADRINHOS >>


10/02/2011
"HERROS" INOCENTES... >>


03/02/2011
"HERROS" PLANETÁRIOS >>


27/01/2011
"HERROS" MORTAIS >>


20/01/2011
"HERROS" CRÍTICOS >>


13/01/2011
"HERROS" CENTENÁRIOS >>


07/01/2011
"HERROS" MISTERIOSOS >>


30/12/2010
"HERROS" ALIMENTARES >>


21/12/2010
"HERROS" DEMOCRÁTICOS >>


16/12/2010
"HERROS" DO ANO >>


09/12/2010
"HERROS" SOLARES >>


02/12/2010
"HERROS" MONUMENTAIS >>


25/11/2010
"HERROS" VIOLENTOS >>


20/11/2010
"HERROS" APRISIONADOS >>


14/11/2010
"HERROS" BIZARROS >>


04/11/2010
"HERROS" EXTREMOS >>


29/10/2010
"HERROS" IMPOSTOS >>


21/10/2010
"HERROS" SUBORNADOS >>


14/10/2010
"HERROS" TÓXICOS >>


07/10/2010
"HERROS" POLÍTICOS >>


02/10/2010
"HERROS" PUBLICITÁRIOS >>


25/09/2010
"HERROS" DIDÁTICOS >>


17/09/2010
"HERROS" GEOGRÁFICOS >>


09/09/2010
"HERROS" INCRÍVEIS >>


01/09/2010
"HERROS" ARQUITETÔNICOS... >>


26/08/2010
"HERROS" DIPLOMÁTICOS >>


19/08/2010
"HERROS" POLUÍDOS >>


12/08/2010
"HERROS" POSTAIS >>


05/08/2010
"HERROS" VAZADOS... >>


29/07/2010
"HERROS" REGISTRADOS >>


22/07/2010
"HERROS" CIRÚRGICOS >>


15/07/2010
"HERROS" DITATORIAIS >>


08/07/2010
"HERROS" QUEIMADOS >>


01/07/2010
"HERROS" PUBLICITÁRIOS >>


24/06/2010
"HERROS" DESPORTIVOS >>


17/06/2010
"HERROS" COPEIROS >>


10/06/2010
"HERROS" MARÍTIMOS >>


03/06/2010
"HERROS" ANUNCIADOS >>


27/05/2010
"HERROS" PARA REFLEXÃO >>


23/05/2010
"NÃO" AO RASTRO ONLINE >>


13/05/2010
"HERROS" SENSACIONALISTAS >>


07/05/2010
"HERROS" OLEOSOS >>


29/04/2010
"HERROS" MARQUETEIROS >>


24/04/2010
"HERROS" PICHADOS >>


15/04/2010
"HERROS" DE SEMPRE >>


08/04/2010
"HERROS" AQUÁTICOS >>


01/04/2010
"HERROS" GROTESCOS >>


25/03/2010
"HERROS" LINGUÍSTICOS >>


19/03/2010
"HERROS" ARQUITETÔNICOS >>


11/03/2010
"HERROS" HISTÓRICOS II >>


04/03/2010
"HERROS" HISTÓRICOS >>


25/02/2010
"HERROS" VICIADOS >>


18/02/2010
"HERROS" MANUAIS >>


13/02/2010
"HERROS" ACORRENTADOS >>


04/02/2010
"HERROS" DIGITAIS >>


29/01/2010
"HERROS" VERGONHOSOS >>


23/01/2010
"HERROS" E CENSURA >>


15/01/2010
"HERROS" PRISIONEIROS >>


24/12/2009
"HERROS" VERGONHOSOS >>


17/12/2009
"HERROS" GENOCIDAS >>


10/12/2009
"HERROS" MANUAIS >>


03/12/2009
"HERROS" CONTROVERSOS >>


25/11/2009
"HERROS" CÉTICOS >>


19/11/2009
"HERROS" TROCADOS >>


13/11/2009
"HERROS" FOTOGRÁFICOS >>


05/11/2009
"HERROS" AQUECIDOS >>


29/10/2009
"HERROS EM NOTÍCIA" >>


22/10/2009
"HERROS" CRIMINOSOS >>


16/10/2009
"HERROS" ARGH ENTINOS E PERUANOS >>


08/10/2009
"HERROS" CORRUPTOS >>


01/10/2009
"HERROS" DITATORIAIS >>


25/09/2009
"HERROS" GELADOS >>


17/09/2009
"HERROS" ASSASSINOS >>


10/09/2009
"HERROS" POLÊMICOS VIRTUAIS >>


03/09/2009
"HERROS" COMPARATIVOS - TSUNAMI X 11 DE SETEMBRO >>


26/08/2009
“HERROS” BRUTAIS >>


20/08/2009
"HERROS" RECORDES >>


13/08/2009
“HERROS” PARLAMENTARES >>


06/08/2009
"HERROS" DA SEGUNDA GUERRA >>


29/07/2009
"HERROS" AQUECIDOS >>


24/07/2009
"HERROS" SUJOS >>


14/07/2009
"HERROS" NO VOLANTE >>


09/07/2009
"HERROS" CULINÁRIOS... >>


03/07/2009
"HERROS" AFIXADOS... >>


25/06/2009
“HERROS” SEM ESCRÚPULOS >>


19/06/2009
"HERROS" COMPORTAMENTAIS >>


11/06/2009
"HERROS" EDUCACIONAIS >>


04/06/2009
"HERROS" DESCRITIVOS >>


28/05/2009
HERROS CORRUPTOS >>


18/05/2009
"HERROS" LITERÁRIOS... >>


13/05/2009
PERIGO! PERIGO! >>


07/05/2009
"HERROS" NO FUTEBOL >>


01/05/2009
"HERROS GRIPAIS" >>


22/04/2009
"HERROS" INGÊNUOS >>


15/04/2009
VIOLÊNCIA E FÉ >>


09/04/2009
OS "HERROS" DE SEMPRE... >>


01/04/2009
"HUMOR" SAGRADO >>


25/03/2009
CAMPANHA ESTRANHA >>


19/03/2009
"HERROS" GEOGRÁFICOS >>


12/03/2009
"HERROS" DE 2004 >>


04/03/2009
"HERROS" PENAIS INTERNACIONAIS >>


25/02/2009
TROFÉU FRAMBOESA 2009 >>


19/02/2009
QUEBRADEIRA >>


12/02/2009
O SUSPEITO "HERRADO" >>


06/02/2009
DESEMPREGO >>


29/01/2009
ALERTA GERAL >>


22/01/2009
DESEMPREGO??? >>


15/01/2009
ACABOU... UFA! >>


04/01/2009
PROTESTO DA ANIMA NATURALIS >>


02/01/2009
CONTAGEM FATAL >>


25/12/2008
"HERRANDO" ATÉ NO CARTÃO DE NATAL >>


18/12/2008
ADIOS MELANCÓLICO, PRESIDENTE >>


11/12/2008
"HERROS" CRUÉIS E DISCRIMINATÓRIOS >>


04/12/2008
MATAR NÃO É MAIS CRIME??? >>


28/11/2008
NOITE DE TERROR >>


20/11/2008
OBRA DE ARTE >>


13/11/2008
UMA DATA PARA NÃO ESQUECER >>


06/11/2008
PROTESTO CONTRA ARRASTÃO >>


30/10/2008
HERROS & PICHAÇÕES >>


22/10/2008
UM PROBLEMA DE TODOS >>


16/10/2008
"HERROS" POLICIAIS >>


10/10/2008
CRIANÇAS ALFABETIZADAS??? >>


01/10/2008
PERIGO! PERIGO! >>


25/09/2008
TERROR NO PAQUISTÃO! >>


16/09/2008
A CRISE TÁ BRAVA >>


09/09/2008
HISTÓRIA CHILENA - "HERROS DO PASSADO" >>


04/09/2008
OS "HERROS" DO PASSADO >>


28/08/2008
TEM MOMENTO QUE É HACERTAR OU HERRAR... >>


21/08/2008
SISTEMA MEDÍOCRE >>


15/08/2008
14 DE AGOSTO - DIA DO COMBATE À POLUIÇÃO >>


07/08/2008
DESASTRE AMBIENTAL >>


31/07/2008
RECIFES DE CORAIS >>


27/07/2008
O NOME DAS VÍTIMAS >>


14/07/2008
VIOLÊNCIA >>


06/07/2008
RECESSO PARLAMENTAR >>


03/07/2008
MOVIMENTO PELA PAZ >>


26/06/2008
VIOLÊNCIA >>


19/06/2008
O ÓLEO QUE MATA >>


12/06/2008
O MEDO >>


05/06/2008
O ENTALADO >>


29/05/2008
"HERROS" AMBIENTAIS >>


23/05/2008
SOCORRO >>


15/05/2008
PAIS ANIMAIS >>


10/05/2008
O PLANETA PRECISA DE HUMANIDADE >>


01/05/2008
UMA POMBA PARA A PAZ... >>


21/04/2008
CARGA TRIBUTÁRIA >>


16/04/2008
FLORESTAS >>


10/04/2008
EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL! >>


03/04/2008
MANTANÇA DE FOCAS NO CANADA >>


29/03/2008
SITE DO CORPO DE BOMBEIROS IRONIZA A DENGUE >>


21/03/2008
PROTESTOS E MAIS PROTESTOS >>


15/03/2008
AQUECIMENTO GLOBAL >>


08/03/2008
QUAL O FUTURO DAS CRIANÇAS??? >>


01/03/2008
ABRAÇOS PARA EVITAR "HERROS" >>


22/02/2008
"HERRAR É UMANO", MAS COM A POLÍCIA??? >>


15/02/2008
OS "HERROS" DOS CARTÓES CORPORATIVOS GOVERNAMENTAIS >>


09/02/2008
"HERROS" NO TRÂNSITO... >>


30/01/2008
MAIS PROTESTOS >>


24/01/2008
A "JENTE HERRAMOS", MAS A NATUREZA NÃO... >>


19/01/2008
CONTRA PELE ANIMAL EM ROUPAS >>


12/01/2008
ESCADAS PARA SUBIR NA VIDA... >>


30/12/2007
MUDAR É PRECISO... >>


23/12/2007
FELIZ 2008, APESAR DA NOSSA POLÍTICA... >>


16/12/2007
SONHAR E REALIZAR, PARA MINIMIZAR OS "HERROS"... >>


10/12/2007
POMBA DA PAZ??? >>


03/12/2007
ALERTA MÁXIMO! >>


26/11/2007
E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE... >>


19/11/2007
ISSO É QUE É FUNÇÃO... >>


14/11/2007
A JENTE HERRAMOS OU HACERTAMOS? >>


06/11/2007
"A JENTE HERRAMOS" ATÉ INVENTANDO MARCAS... >>


02/11/2007
"A JENTE" NÃO PODEMOS "HERRAR" E NEM BRINCAR COM A SAÚDE... A VERDADE SOBRE A FRAUDE DO LEITE >>


25/10/2007
HERRAR ATÉ QUE É UMANO...MAS, PERSISTIR... >>


17/10/2007
LULA X DONA MARISA >>


14/10/2007
NÃO SE CONSTRÓI UMA NAÇÃO CIVILIZADA COM PROFESSORES ENLOUQUECIDOS... >>


30/09/2007
O NOSSO "CONGREÇO"... >>


24/09/2007
A JENTE PODEMOS HERRAR ATÉ NA BRINCADEIRA... >>


16/09/2007
FOTO QUE FALA MAIS QUE QUALQUER PALAVRA... >>


10/09/2007
PLACAS DO PAN - A PÉROLA FINAL... >>


02/09/2007
PLACAS DO PAN - A SAGA CONTINUA... >>


27/08/2007
PLACAS DO PAN - A MISSÃO >>


21/08/2007
OLHA MAIS PLACA DO PAN AÍ, GENTE!!! >>


15/08/2007
MAIS PLACAS DO PAN (PUTZ GRILL LOW!) >>


08/08/2007
AS PLACAS DO PAN (PUT A KEEP ARE YOU...) >>


02/08/2007
A QUITANDA DO SEU CREYSSON >>


25/07/2007
VAMOS "HERRAR", QUER DIZER, VIAJAR DE CARROÇA? >>


14/07/2007
COMO ESTÁ O SEU INGLÊS???? NÃO DEIXE DE CONFERIR PARA NÃO "HERRAR"... >>


03/07/2007
VAMOS ÀS FÉRIAS PARA "HERRAR" MENOS...NA VOLTA! >>


29/06/2007
É DIFÍCIL SEGURAR ESSE PAÍS!!! >>


18/06/2007
O SITE DA FNH E O APOIO "TOTAL" AO FUTSAL >>


17/06/2007
É "HERRANDO" QUE SE APRENDE... SERÁ? >>


04/06/2007
NINGUÉM SEGURA "ECE" PAÍS III >>


28/05/2007
HAJA ESTRELA! >>


21/05/2007
NINGUÉM SEGURA "ECE" PAÍS I >>


14/05/2007
É CADA "HERRO"... >>


07/05/2007
"HERRAMOS" MUITO EM COMUNICAÇÃO... >>


01/05/2007
VAMOS DIRIGIR COM ATENÇÃO, PARA NÃO """HERRAR""". >>


23/04/2007
LENDA! >>


16/04/2007
IDENTIFIQUE OS GÊMEOS! >>


07/04/2007
SE DIRIGIR, NÃO BEBA...SE BEBER, NÃO DIRIJA... >>


28/03/2007
VAMOS APRENDER COM OS NOSSOS ERROS? >>


19/03/2007
PREVISÃO DO TEMPO??? >>


13/03/2007
SINISTÉRIO DO LULA? >>


06/03/2007
HERRANDO E HAPRENDENDO... >>


28/02/2007
AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ... >>


19/02/2007
NOSSOS LEITORES COLABORAM SEMPRE... >>


29/01/2007
ANÚNCIO PROIBIDO DA MTV >>


16/12/2006
PALESTRA DE ENCERRAMENTO - FACULDADE MENTAL >>


05/12/2006
A JENTE HERRAMOS, MAS MERECEMOS FÉRIAS TAMBÉM! >>


02/12/2006
100SACIONAL - SÓ AS MELHORES DO "A JENTE HERRAMOS" >>


14/11/2006
MAIS IMPORTANTE DO QUE ERRAR OU ACERTAR, É A PAZ! >>


09/11/2006
TRATAR BEM O CLIENTE! >>


31/10/2006
PROPAGANDA CENSURADA! >>


29/10/2006
ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO DO BRASIL? >>


16/10/2006
SEMPRE TÊM EXCEÇÕES! ATÉ NOS DICIONÁRIOS! >>


09/10/2006
NOSSA LÍNGUA AGRADECE! >>


01/10/2006
DICIONÁRIO PARA LOIRAS >>


26/09/2006
ATÉ ELAS TÊM DE MELHORAR! >>


21/09/2006
SÃO PEQUENOS ERROS QUE FAZEM A DIFERENÇA... >>


11/09/2006
AH! ESSES POLÍTICOS! >>


10/09/2006
E AS PESQUISAS CONTINUAM... >>


03/09/2006
E DÁ-LHE LULA! >>


26/08/2006
CORRIGINDO DITOS POPULARES >>


20/08/2006
CUIDADO PARA NÃO ERRAR >>


27/06/2006
MAIS PAÍS VASCO! ZESTOA! >>


17/06/2006
VIVA SAN SEBASTIAN! VIVA ESPAÑA! VIVA O PAÍS VASCO! >>


06/06/2006
MAIS DOIS ANOS!!! >>


28/05/2006
DOIS ANOS DE MUITO MAIS ACERTOS DO QUE ERROS! >>


20/05/2006
FAÇA A TRADUÇÃO SE FOR CAPAZ >>


17/05/2006
AJENTE NÃO HERRAMOS? >>


07/05/2006
HERRAR É UMANO!!! >>


01/05/2006
HERRAR É UMANO! >>


27/04/2006
ERRANDO DE PROPÓSITO >>


27/04/2006
A JENTE NEM SABÍAMOS QUE ERRAVAMOS, SABIA? >>


06/04/2006
A jente herramos >>


06/04/2006
A foto não está herrada! >>


06/04/2006
E NÓIS QUE PENSAVA QUE NUM ERRAVA! >>


23/03/2006
O POBREMA É QUE A JENTE QUASE NUNCA HERRAMOS >>